Terça, 30 de julho de 2019




Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu
...
ANDO DEVAGAR
PORQUE NÃO TENHO PRESSA





Escreva apenas para





Segue a vaquinha. Tenho que tentar chegar perto do necessário para atender a determinação judicial. 
Além de contribuir pelo https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajuda-ao-blog-do-previdi
aceito qualquer contribuição em uma das contas-poupança:

BRADESCO
José Luiz Gulart Prévidi cpf 238 550 700-59
agência 0939 3
conta poupança 1000049 1

BANRISUL
José Luiz Gulart Prévidi cpf 238 550 700-59
agência 0847
conta poupança:   39.081430.0-0
...
Se preferirem a opção de depositar em uma das contas, favor avisar pelo jlprevidi@gmail.com.







AMIGOS, AMIGOS...
NEGÓCIOS À PARTE?


O primeiro trabalho da Editora Escuna,
do Paulo Palombo Pruss


O antigo ditado não vale no meu caso.
Significa que quando uma pessoa avisa a um amigo, que o que tem a oferecer é igual para todos. Independente da amizade.
Repito: FELIZMENTE no meu caso não é assim.
Amigo é amigo mesmo!!
...
Desde que comecei a vaquinha, para pagar uma "indenização" decidida pela Justiça, tenho recebido as mais variadas provas de amizade e carinho. E, claro, contribuições.
De pessoas que conheço há décadas e até de queridos leitores que não tive a satisfação de bater um papo ao vivo. De todo o Rio Grande do Sul e do Brasil.
Falam muito mal das tais redes sociais, MAS EU NÃO! Tenho grandes e queridos amigos "virtuais".
Estudantes, aposentados, empresários, comerciantes, comerciários, advogados, rodoviários, agricultores, latifundiários, jornalistas, radialistas, médicos, economistas, juízes, policiais, desembargadores, funcionários públicos, enfim, pessoas das mais variadas atividades e profissões que me acompanham há anos.
Todos, de alguma forma, contribuíram com a minha vaquinha.
O mais legal? De quantias pequenas a valores relevantes!
...
Olha só.
Há algumas semanas comentei com o Julio Ribeiro que estava fazendo a biografia do jornalista Alfredo Octávio e que iria vender cada exemplar a 50 reais. Tudo para que eu pagar a minha dívida com a Justiça.
Notei que ele ficou reticente, perguntou quando pensava em lançar o livro, tal e coisa.
Passaram-se alguns dias e outro amigão, o Paulo Pruss, me liga diretamente de Aracaju.
- Cara, o Julio Ribeiro me disse que vais lançar um livro...
Contei a ele do projeto e que estava escrevendo muito, diariamente.
- Olha, não queria te falar, era surpresa, mas amigos teus se reuniram e vão lançar um livro para ajudar na vaquinha. Está quase pronto.
UAUUUU!!!
Fiquei sem saber o que falar. Perdoem-me, mas me caiu a bunda! Amigos se reúnem para fazer um livro e a venda vai para eu pagar minha dívida com a Justiça!
Jamais iria imaginar isso!
E o Paulo Pruss me conta assim, como se fosse a coisa mais natural do mundo!!
Envolvidos? 30 pessoas. E que ele, o Flávio Dutra e o Julio Ribeiro estavam coordenando.
- Já está na diagramação.
...
Lá pelas tantas,depois de receber a capa do livro, que está no início deste post, me caiu no email o texto aí abaixo. Não tive dúvidas, só podia ser de um autor, que me conhece muito e que gosta de mim. Mas o jeito de escrever, só podia ser do Julio Ribeiro.
Exatamente.
E, olhem, cada vez que leio tenho que secar os olhos:



QUANTOS AMIGOS DE VERDADE CONSEGUIMOS AMEALHAR NA VIDA É O GRANDE PARÂMETRO DE SUCESSO DE NOSSA EXISTÊNCIA.

Meu Deus!
...

Não quis ler os textos, "mas quem participa?"
Estranhei que alguns queridos e queridas não estejam na relação, mas o Paulo me explicou a ausência de alguns. Não importa. Também estão em meu coração.
Participam:
Carlos Frederico Matzenbacher / Márcia Nalepinski
Clovis Heberle
Fernando Albrecht
Fernando Di Primio
Fernando Pamplona
Flávio Dutra
Flávio Pereira
Gil Kurtz
Glauco Fonseca
Gustavo Mota
Indaiá Dillenburg
Jaime Cimenti
João Carlos Machado
João Elias Bragatto
Julio Ribeiro
Karim Miskulin
Milton Gerson
Nando Gross
Paulo Motta
Paulo Palombo Pruss
Percival Puggina
Ricardo Azeredo
Ricardo Orlandini
Rosana Debom
Vanessa Correa
Vítor Bley de Moraes

E tem um texto meu que eles escolheram.
...
Não sei como vou aguentar até 8 de agosto.
Quinta-feira, 8 de agosto, a partir das 18 horas, no Chalé da Praça XV, no Centro de Porto Alegre.
PARA O LANÇAMENTO DE
TODOS POR UM
...
Vamos estar todos lá. 
Com muita alegria, sem o menor rancor ou ódio.
Vamos lá para juntar uma grana e dar risada!


E QUE MORRAM DE INVEJA!!


Pra encerrar: O Paulo Pruss manda avisar que não tem cortesia nem pro Duda Melzer!!
"Cada livro custa 50 reais ao vivo!!"


5 comentários:

  1. Cara, simplesmente SENSACIONAL.
    Assim como muitos, não te conheço pessoalmente, mas sou um assíduo leitor. Me divirto muito, principalmente quando conta histórias dos comedores de sucrilho com nescau.
    E mesmo sem te conhecer, confesso que também tive que enxugar os olhos.
    Amizade verdadeiras valem muito.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. “Seu” Prévidi, desde quando o senhor me convidou para escrever para o seu blog com o título de FERRO E MAIS FERRO me senti muito feliz, pois depois de longos trinta anos de serviços prestados ao Estado do Rio Grande do Sul e seu povo, já aposentado, lançava meu blog.
    Surgiu ali nossa amizade. Conheci igualmente sua família. Gosto muito do Gustavo e da sua nora, uma perfeita “dupla de dois”.
    Sua esposa, essa é um capítulo à parte. Uma senhora extremamente simpática e gentil e que desde então me atura quando os visito. A caneca de café que bebo quando os visito é a melhor do mundo.
    Outro dia, quando os visitei e junto estavam frau Loeffler, sobrevivente de uma cirurgia cardíaca e o LUCAS, aquele “alemonzinho” abusado como nenhum outro que eu conheça quase morri de vergonha e então corri para o meu velho fuscão. O “alemonzinho” se atracou numa caixa de bombons como se não déssemos a ele alimentação.
    Assim me despeço desejando toda a sorte do mundo para ti e os teus assim como continuo à disposição nas VINTE E QUATRO HORAS DO DIA, pois como COMISSÁRIO DE POLÍCIA inativo lembro que nós não temos dia e muito menos hora para nada.

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo de quase 30 anos, as palavras apenas relam de leve tudo o quanto gostamos de ti, torcemos por ti, e te admiramos. Estamos juntos, nas ruins e nas boas. Que venham as boas...rsrs (Julio Ribeiro)

    ResponderExcluir
  4. Prévidi,

    Andei dando uma visita no cemitério público de Taquari, para fechar alguns dados em relação a uma monografia que estou finalizando sobre a cidade.
    Interessante que localizei um túmulo de - certamente - uma parente tua, Maria Elena Campes Prévidi, nascida em 1957 e falecido em 2015. Conhecias?

    Outra coisa, Prévidi: aquela editora que tu publicaste uma publicidade há uns dois meses, eu entrei em contato com eles, passei todos os dados para impressão de 1000 livros, todos os dados certos, pois fui dono de gráfica, e retorno... nunca! Retornei, ficaram de passar o orçamento, mas nada. É no mínimo estranho, não achas!? Talvez tenham perdido um negócio, pois já tenho a grana liberada e será impresso agora em agosto. Abraços, cara.

    ResponderExcluir