Quinta, 12 de dezembro de 2019




Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu
...
ANDO DEVAGAR
PORQUE JÁ TIVE PRESSA





Escreva apenas para





NOTÍCIAS DO MORETTO

O jornalista Cláudio Moretto recupera-se bem da cirurgia que sofreu na semana passada.
Já está num quatro do Hospital São Francisco, da Santa Casa.








QUE ESTRANHO "PODER" TÊM
OS FABRICANTES DE FOGOS?





É impressionante.
Para terem uma ideia, a Câmara de Vereadores de Porto Alegre já aprovou o fim da comercialização de fogos de artifício. Acreditem: alguns meses depois, aprovaram um outro projeto permitindo a comercialização.
Uma vergonha!
...
Há, atualmente, apenas quatro distribuidoras de fogos no Estado.
...
Agora, foi aprovado pela Assembleia projeto que regulamenta a venda de fogos.. Um projeto é do deputado Gabriel Souza, do MDB. Mais recente, deste ano, projeto de Luciana Genro.
O leitor amigo Ivair Coutinho lembra que a lei "está nas mãos do governador Dudu Milk. Quando alguém da esquerda , no caso Luciana Genro , faz enfim um projeto de valor inestimável para a sociedade , eis que surge de onde menos se espera uma mão para lançar por terra este projeto que nos separaria do mundo das trevas em que estamos . Este deputado Zucco colocou tantos penduricalhos e objeções no projeto que acabou por inviabilizá-lo totalmente. Escrevi para seu gabinete e recebi uma resposta que deixou claro que ele ficou ao lado de meia dúzia de empresários fabricantes desta PRAGA e CONTRA toda uma população que o elegeu . Por isso, toda vez que vejo uma foto deste senhor eu lanço toda sorte de maldições contra ele e sempre que possível , farei campanha contra ele".
...
Sobre a iniciativa da deputada Genro:
A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (15/10) um projeto que proíbe a utilização de fogos de artifício com ruído no Rio Grande do Sul. O PL 21/2019, da deputada Luciana Genro (PSOL), foi aprovado por 28 votos favoráveis contra 15 votos contrários.
A iniciativa tem o objetivo de evitar os transtornos causados pelo barulho dos fogos a pessoas no espectro autista, idosos, crianças e animais.
“O ruído destes artefatos causa muito sofrimento a uma grande parcela da população e aos animais. Existem fogos de artifício silenciosos, que preservam a beleza dos espetáculos de luzes e não fazem mal a ninguém. Esses poderão seguir sendo utilizados”, disse a deputada Luciana Genro.
O PL 21/2019 proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso no RS. A medida prevê multa de R$ 2 mil a R$ 10 mil a quem infringir a lei – valores que, de acordo com o projeto, devem ser obrigatoriamente destinados ao Fundo Estadual de Saúde.
O texto original do projeto foi modificado por uma emenda do deputado Tenente-Coronel Zucco (PSL), que estipula proibição de fogos com ruído acima de 100 decibéis. A deputada Luciana Genro foi contrária à emenda, que acabou sendo aprovada por maioria dos parlamentares.
“Fui contra esta emenda, pois ela dificulta a fiscalização e o cumprimento da lei, mas caberá ao Poder Executivo tornar viável esta fiscalização. Agora precisamos seguir numa mobilização para que o governador Eduardo Leite sancione a medida e ela possa virar lei, ser fiscalizada e cumprida”, disse Luciana.
Com a aprovação pela Assembleia, o projeto agora será encaminhado para sanção do governador Eduardo Leite. Nesta terça o Legislativo também aprovou o PL 19/2015, do deputado Gabriel Souza (MDB), que restringe a venda de fogos de artifício e proíbe sua utilização próximo a hospitais, escolas, parques e praças.
...
Ivair escreveu ao deputado Zucco:
"Uma LÁSTIMA sua postura na lei contra os fogos de artifício . Quando poderia ficar ao lado da sociedade que o elegeu , optou por ficar ao lado de meia dúzia de empresários que produzem um artefato que não traz um único benefício para a sociedade, repito, que o elegeu. Convido o senhor a andar pelas zonas rurais de municípios como Nova Petrópolis e Presidente Lucena para ver o uso dos mesmos pelos caçadores, infernizando triplamente a população : com soltura de fogos , tiros e a caça criminosa . PARABÉNS pela falta de noção, deputado".
A resposta de Zucco:
Na terça-feira foram discutidos dois projetos de lei na Assembleia Legislativa, referentes a fogos de artificio. O de n° 19/2015, do deputado Gabriel Souza, que estava sendo discutido há cinco anos, tratava das regras de venda e comercialização de fogos no varejo, com pareceres positivos em comissões de mérito, onde foi aprovado.
Já  projeto 21/2018, da deputada Luciana Genro, foi protocolado no começo do ano, somente com o parecer da Comissão de Constituição e Justiça, inclusive com o meu voto favorável. Infelizmente o projeto foi a plenário não as necessárias discussões, sem a realização de audiências públicas e sem avaliação de mérito. Restou a nós, em plenário, fazer mudança.
Ao analisa o projeto flagramos necessidade de fazer várias correções. Muitos parlamentares estavam desconfortáveis com diversos pontos do projeto.
Minha emenda objetivou sanar diversos desses pontos que explico a seguir.
1°) Existia um interpretação dúbia sobre o uso de fogos de artificio  e os equipamentos utilizado pela Brigada Militar para dispersão de tumultos. São as conhecidas bombas de efeito moral e sonoro. Por isso criamos a devida ressalva sobre esses recursos, garantindo o trabalho da segurança jurídica.
2°) Havia uma incongruência no valor nominal da multa aplicada. Para isso corrigimos para fixar as variações do valor em UPF para evitar cálculos intermináveis com índices.
3°) Notou-se falta de critérios sobre que seria um estampido, uma vez que todos os fogos de artifícios, inclusive "sem estampido" resulta em algum tipo de barulho.
Da maneira que estava redigido, o texto do projeto de lei originalmente não contemplava critérios assertivos de quais fogos seriam proibidos ou não. Após a demanda, qualquer fogo de artificio que supere os 100 decibéis fica proibido. A Organização Mundial da Saúde recomenda 170 para adultos e 120 para crianças. O critério apresentado é técnico e muitos mais severo que o recomendado.
Quando se trata sobre a fiscalização, cabe o Poder Executivo regulamentar, e diversas maneiras diferentes possíveis podem ser feitas, cabe a eles decidirem a mais frutífera.
Uma sugestão que pode ser adotada contempla testes anteriores à comercialização. Ou seja, o fabricante testa o produto utilizando um deibelímetro e afixandi esta informação na caixa do produto.
A própria lei do deputado Gabriel Souza aprovada ontem prevê mecanismos para o poder público fazer esse controle na loja, e não necessariamente no local da utilização dos fogos.
Em resumo, o projeto como chegou ao plenário tornava impossível a fiscalização. Nossa emenda colocou parâmetros e retirou os critérios subjetivos.
...
VOTARAM CONTRA O FIM DOS FAMIGERADOS FOGOS:

DEM
Eric Lins
Rodrigo Lorenzoni

PSL
Capitão Macedo
Vilmar Lourenço

Republicanos
Fran Somensi

PSD
Gaúcho da Geral

MDB
Carlos Búrigo
Vilmar Zanchin

PSDB
Luiz Henrique Viana
Mateus Wesp

PSB
Dalciso Oliveira
Elton Weber
Franciane Bayer

Novo
Fábio Ostermann
Giuseppe Riesgo


-


POR FALAR EM FALTA DE VERGONHA - Na reunião de segunda passada do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, a última do ano, os caciques da classe convocaram os pares a se mobilizarem contra a aprovação da PEC da 2ª instância no Congresso no ano que vem.
Dois ex-presidentes, Marcus Vinicius Furtado Coêlho e Ophir Cavalcante, lembraram que a entidade já rejeitou, por unanimidade, proposta semelhante, redigida pelo ministro aposentado do STF Cezar Peluso, que permite a execução das decisões proferidas em segundo grau em todas as áreas — penal, cível, trabalhista e militar.
Coêlho disse que a PEC vai acabar com o sistema recursal brasileiro.
“Faz com que vários arbítrios sejam cometidos. O STF e o STJ perdem sua função de unificar e garantir a autoridade da lei, porque as decisões serão cumpridas. Qualquer medida que seja tomada por uma maioria de desembargadores num tribunal já será imediatamente cumprida. Um recurso terá natureza meramente acadêmica quando muito, não terá qualquer efetividade”, queixou-se.
Cavalcante disse que a PEC acaba com o direito de defesa.
“É uma luta em que não podemos permitir que haja qualquer tipo de negociação, de flexibilização, porque isso é um atentado à democracia, um atentado à cidadania, ao amplo direito de defesa. E se disserem que não inviabilizar, mas postergar o direito de defesa. Não podemos cair nesse conto”, afirmou.


-


POR FALAR EM FALTA DE VERGONHA NA CARA! BANDIDAGEM!! CLEPTOCRACIA!!




-



DECADÊNCIA RIMA COM ASSÉDIO

UMA EX-ESTAGIÁRIA, DE UMA RÁDIO DECADENTE DE PORTO ALEGRE, SOFREU GRAVE ASSÉDIO. NÃO DERAM BOLA. NÃO FIZERAM NADA. 
AGORA, A GURIA VAI METER UM PROCESSO NA FUÇA DELES.
...
NÃO ME FORCEM A DAR DETALHES.


-



PRISÃO - Do jornalista Ricardo Azeredo:

Jovem Pan se posicionando oficialmente em favor da prisão em segunda instância. Veículos de comunicação tomando esta atitude publicamente é coisa de democracia madura. No caso, ainda é exceção. Tomara um dia vire regra.


-


MENOS UM SINDICATO PRA HAVANA





-



BOQUINHAS - O Itamaraty já fechou as embaixadas em Roseau e Saint John’s, capitais de Dominica e Antígua e Barbuda, Granada, São Cristóvão e Nevis e São Vicente e Granadinas. As representações diplomáticas foram abertas por Lula.
Aliás o ex-presidente abriu representações em 67 "países".
Boquinhas mil!!


-


REFLEXÃO SOBRE "REGRAS"

Manuela d’Ávila, em entrevista a Andréia Sadi, disse que “até na guerra existem regras”.
Envolver-se com hackers estelionatários para tirar da cadeia um corrupto e lavador de dinheiro é uma regra aceitável, por exemplo?

De O Antagonista


-


NA CARA DO GOL - O programa do Glauco Pasa e do Flávio Fiorin. Edição 66.





-



FONTES DE INFORMAÇÃO 

(clica em cima que amplia)





-



INADIMPLENTES - O Banrisul anunciou  a prorrogação até 30 de dezembro, das condições diferenciadas para negociação de operações de créditos inadimplentes a mais de 180 dias. Com a medida, serão mantidos os descontos de até 90% do valor das operações inadimplentes para pagamentos à vista, de acordo com o prazo de vencimento da dívida; parcelamento em até 96 meses e taxa de juros a partir de 0,69% ao mês.
Para o presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, a iniciativa contribui na organização da vida financeira dos clientes interessados em renegociar suas dívidas, alinhada às ações de educação financeira promovidas pelo Banco. “Durante a Semana da Negociação e Orientação Financeira, que ocorreu de 02 a 06 de dezembro, o Banrisul alcançou um ótimo resultado, com mais de 10 mil propostas de negociação que totalizaram valor superior a R$ 40 milhões”, frisou.
...
As condições especiais estão disponíveis em toda a rede de agências do Banrisul, no horário normal de atendimento ao público. Os correntistas do Banrisul também podem regularizar os débitos pelo Portal de Solução de Dívidas localizado no site http://www.banrisul.com.br/negocie e por meio do aplicativo Banrisul Digital, na função Resolva Dívidas em Atraso.
No site do Banrisul, o cliente tem acesso, ainda, a orientações financeiras na área Crédito Consciente.



-



PEÇA LÚCIA DELÍCIAS
tudo que é bom: doces, salgados, bolos e tortas






-


MODERNINHOS - Estão achando L-I-N-D-O o filho do novo presidente da Argentina ser drag queen.


-



ÓCULOS FALSIFICADOS?
NEM DE GRAÇA! - A nova campanha “Óculos Piratas Podem Causar Cegueira” começa a ganhar espaço na frota de ônibus de Porto Alegre. Adesivado no modelo busdoor (parte traseira dos coletivos), o objetivo é trazer junto à população, mais informações sobre os drásticos efeitos causados por óculos falsificados à visão. A realização é do Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico do RS (Sindióptica RS), Ajorsul, com apoio do Procon Porto Alegre e Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Com o slogan “Falsificado, nem de graça!” e a imagem de um abacaxi com óculos, a campanha se estenderá até o final de janeiro e pretende atingir o público circulante, a partir de 100 painéis colocados nos ônibus que fazem parte do transporte público municipal. Cartazes e panfletos também serão distribuídos em repartições públicas, estabelecimentos ópticos e demais espaços de acesso ao público-alvo.
Entre as informações disponíveis na campanha, está a mensagem que “Lentes de proteção UV aumenta em 60% os riscos de Catarata, o que pode levar a cegueira”.  Outra indicação nos folders distribuídos é a desconstrução sobre o artifício utilizado no comércio informal de ‘Réplicas’ ou ‘segunda linha’, o que na verdade nada mais são do que produtos falsificados.
...
Em mais um tópico da campanha, sugere que camelôs ou ambulantes não vendem óculos de marcas famosas. É tudo falsificado ou sem permissão dos detentores das marcas originais. Os óculos estão em quinto lugar entre os produtos mais comercializados ilegalmente em Porto Alegre, com 62% para venda de óculos de sol, movimentando volumes não contabilizados pela Receita Federal, tipificado também como contrabando.
Além de prejudicar a saúde, esse consumo financia o crime organizado, a evasão de divisas e crimes financeiros.  “Cabe ao Procon zelar pela proteção à saúde e segurança do consumidor. E por este motivo apoiamos a campanha. O consumidor não deve pensar apenas nas questões estéticas e modismos. Deve sim valorizar a sua saúde, a sua visão que ao longo dos anos poderá ser drasticamente prejudicada, por escolhas erradas. É fundamental o consumidor saber a procedência e qualidade do produto que adquire”, aponta  a diretora executiva do Procon Porto Alegre, Fernanda Borges.
...
Já para o presidente do Sindióptica RS, André Roncatto, mais uma vez, as entidades reunidas levam a mensagem de saúde pública junto aos porto-alegrenses. “É importante alertar a sociedade sobre os riscos dos óculos sem qualidade, pois estes produtos apresentam-se como uma ameaça à saúde pública e com efeitos cumulativos e irreversíveis”, afirma.
Em 2018, a campanha  “Saúde dos Olhos”, ação semelhante veiculada na frota de ônibus,  trouxe repercussão sobre a opinião pública e imprensa, revertendo  a ideia do impulso pela compra fácil, uma vez que lentes sem qualidade potencializam a penetração de raios solares, podendo queimar a retina, atentando contra a visão, e por consequência, à saúde pública da população.


-


NÃO É PIADINHA


PIRRALHA - É a melhor definição para aquela guriazinha-fantoche.

...

A Time a considerou a Personalidade de 2019.
No passado (1936), homenagearam isto:



 
-


PIADINHA

Presentinho de Natal



Um comentário:

  1. Sobre este assunto dos fogos com som: quando morava no bairro Sarandi, num tempo pré tudo, e a noite escutava um foguetório, sabia que a boca estava abastecida. Não sei se ainda é assim, mas se for, e tiramos o som, vamos prejudicar a divulgação do produto dos (nem sempre) livres empreendedores.

    ResponderExcluir