Sexta, 17 de janeiro de 2020




Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu
...
ANDO DEVAGAR
PORQUE JÁ TIVE PRESSA





Escreva apenas para





especial

Nesta sexta, uma cesta
de Carros Antigos!




Na América do Sul, nada foi igual
ao Museu do Automóvel da Ulbra



No início deste século conheci o Museu do Automóvel, no campus da Ulbra, em Canoas-RS. O nome oficial era Museu da Tecnologia da Ulbra. Não conhecia e não conheço nada semelhante. Um espetáculo, inimaginável existir no Estado. Negócio de primeiro mundo no calcanhar da América Latina (não podia dar certo, não?)








O Museu ocupava uma área de  9.346 m². Foi preparado para ser o maior do gênero na América Latina e um dos maiores do mundo em quantidade e diversidade de acervo.
Devido a dívidas da Universidade Luterana do Brasil com o governo foi forçado a fechar as portas em 2009, tendo seu acervo leiloado por decisão da justiça.
Hoje, o prédio abriga os estúdios da Ulbra TV e da Rádio Mix FM de Porto Alegre.
As decisões da Justiça não permitiram que todo o acervo fosse adquirido por um grupo de investimentos. A decisão mandou que fossem feitos leilões "carro por carro". Aí não havia mais a possibilidade de reunir todo esse acervo fantástico.
...
O Museu do Automóvel, como era conhecido, era a alma do Museu da Tecnologia. Era o maior do Brasil e um dos maiores do mundo, contando com um acervo de mais de 270 veículos (carros, utilitários e motos) que iam desde os mais antigos automóveis (Oldsmobile 1904) até modelos mais recentes (como um protótipo do Chevrolet Astra 1999).
Em exposição estavam raridades como Rolls-Royce, Mercedes-Benz, BMW, Cadillac, Jaguar e Maserati, juntamente com veículos que foram verdadeiros marcos da história da indústria automobilística mundial e nacional, como Chevrolet, Ford, Volkswagen, Fiat, Renault, entre outras igualmente importantes.
O museu contava ainda com uma área de seis mil metros quadrados para a reserva técnica de veículos e oficinas de restauro. O acervo de veículos a recuperar era de cerca de 350 unidades, das mais variadas marcas e modelos. A intenção do museu era estar intimamente ligada aos cursos da universidade, pretendendo formar profissionais das áreas voltadas a museologia.
No quarto andar do museu também estavam expostos outros três acervos: o acervo dos Correios, o acervo de aparelhos de rádio e o acervo de relógios. Neste andar também se encontravam uma biblioteca e um auditório com 70 lugares.
...
As fotos são de Henrique Oscar Loeffler, irmão do blogueiro Jorge Loeffler.

(clica em cima que amplia)























Nenhum comentário:

Postar um comentário