Terça, 26 de maio de 2020




Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu
...

ANDO DEVAGAR
PORQUE JÁ TIVE PRESSA





Escreva apenas para






Pensando bem

Bosta é um negócio sério!
Se assim não fosse, os empreendedores da marijuana não misturariam o puro excremento animal no produto oferecido à população.
Como todos sabem, a bosta é um excelente e insubstituível adubo para as hortas.
Bosta é um bem insubstituível!
João Agripino da Costa Doria Junior não é um bosta. Ele apenas serve de inspiração para Tom Cavalcanti fazer as pessoas rirem.
Bosta é um negócio muito sério.













A ECONOMIA QUE O BICHO
CHINÊS ENSINOU PARA AS TVS





Quando comecei a trabalhar com jornalismo, na década de 70, não se aceitava fazer uma matéria por telefone. Na redação do Diário de Notícias, o Diarinho, tinha uma gurizada, mas também tinha repórteres com mais "experiência". Logo que o chefe de reportagem, o Renan Antunes de Oliveira, distribuía as pautas, uns iam pro telefone. Aí quando tudo se ajeitava para sairmos - todos iam numa Kombi - os repórteres "experientes", diziam: "Eu não vou, já fiz a entrevista". Todo dia era isso.
Teve uma época que atacávamos em grupo.
Três e as vezes quatro repórteres iam junto para uma entrevista. Um negócio assustador para os entrevistados. Algumas vezes até com dois fotógrafos. E tinha disputa até para quem fazia mais perguntas.
Nos proibiram de fazer estas "entrevistas coletivas", mas não se admitia fazer entrevista pelo telefone. Tinha que ser "olho no olho".
Mas ao mesmo tempo aprendemos a fazer cascatas. Por exemplo, inicio de verão e sempre tinha matérias sobre as "praias do Guaíba". Bah, sentávamos nos bares que existiam na beira da praia de Ipanema e enquanto sorvíamos cerveja, o Friolin, o Adãozinho ou o Luiz Armando fotografavam as gurias tomando sol, um que outro dentro do rio. Depois na redação se inventava os entrevistados e tudo resolvido.
Há uns anos, assisti num final de semana, na Band, uma matéria feita com celular. Achei aquilo um horror - até porque na época os celulares eram primários. Fiz um crítica e o diretor Leonardo Meneghetti levou numa boa, mas ficou indignado - afinal era uma experiência.
O tempo foi passando e hoje muitos repórteres "multimídia" fazem tudo sozinho. Já vi até uma "comentarista" de Brasília falando para uma solitária câmera de celular... Os repórteres de rádio também fazem as filmagens para os sites.
Agora, com o ataque do bicho chinês, TODAS as TVs estão fazendo entrevistas pelo celular ou semelhante. Normalmente a imagem não é boa, mas o que interessa é a entrevista. Não é isso?
Se podem fazer a maioria das entrevistas dessa forma, do prédio da TV, por que vão deslocar uma equipe, com três, quatro pessoas, de carro até a casa ou o escritório de um entrevistado?
Aposto um cafezinho:
A partir de agora, 90 por cento das entrevistas serão feitas assim, com o uso da internet. Coletivas e pronunciamentos? Ah, as entidades ou os governos irão mandar as gravações, como já acontece.
Outra: notara, como os diários estão dispensando repórteres fotográficos? Por que mantê-los com contratos? Simples, contratam frees, quando necessário,mas contam com a "colaboração voluntária" dos leitores, que adoram ver seu nome ao lado da foto.



-


QUE FOTO!! - Alceu Collares Nelson Mandela num evento no Rio de janeiro, durante o Governo Leonel Brizola. Ao lado, o deputado federal CAO, que foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do RJ.



-


REFLEXÃO

Semana passada Lula agradece o surgimento do coronavírus, enquanto Bolsonaro disse que a direita toma cloroquina e a esquerda tubaina. Para sorte nossa, Dilma não disse nada.

Anton Karl Biedermann (extraído de um texto publicado no Facebook)


-


FALTA AUTOCRÍTICA - Escreve o jornalista Cleber Benvegnú:



Muitos reproduziram a versão de que o tal vídeo seria devastador para Bolsonaro. Mas o que vimos, além de um linguajar baixo (nenhuma novidade), foi coerência política - e nenhum crime.
As fake news, desta vez, então, não vieram das redes sociais, mas de analistas com lugar constituído na opinião pública. Está faltando autocrítica.


-


"ACORDANDO GIGANTES" - Por gentileza de um amigo, li o artigo da sra. Cláudia Laitano, no ZH de ontem, que trata de um movimento, nascido nos Estados Unidos, chamado "Sleeping Giants". Segundo ela, o tal movimento visa tornar o fanatismo e o sexismo menos lucrativos.
Escreveu a moça:
"O objetivo é alertar grandes marcas quando seus anúncios, randomicamente, forem parar em sites que apoiam políticos de extrema direita ou divulgam fake news e informações que contrariam a ciência".
Nos contou que no Brasil o efeito foi imediato. Em poucos dias, o perfil do movimento no Twitter alcançou 100 mil seguidores, com o "apoio de celebridades como Felipe Neto e Luciano Huck".
Aí parei de ler.
Tá certo, são dois candidatos a presidente do Brasil, mas a dona Claudia tava de sacanagem!!
...
Na Folha de S.Paulo de ontem, por incrível que possa parecer, tem uma matéria muito mais completa do que a da senhora do ZH. Confira: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/05/grupo-conservador-lanca-movimento-contra-avanco-do-sleeping-giants-no-brasil.shtml
...
Considero notícias falsas um horror. Infelizmente todo mundo cai, inclusive os grandes conglomerados de comunicação. Eu, ontem mesmo, caí numa e me desculpei.
Agora, sabe o que acha infinitamente pior?
O que faz a Folha de S.Paulo faz, diariamente, com o apoio de publicações-satélites, como o ZH; o que faz o jornal nacional diariamente; o que faz há décadas o Estado de S.Paulo; e o Globo, claro.
Manipular uma informação verdadeira é tão criminoso como uma informação falsa.
Só que o efeito de uma notícia mentirosa em grupos de WhatsApp ou num site é infinitamente menor do que nesses veículos tradicionais.
E não adianta comprovar que estão mentindo, porque esses "grandes" não desmentem.
...
Ainda bem que esses grandes conglomerados estão em situação pré-falimentar e a população, de um modo geral, não levam mais a sério.
...

Dona Claudia Laitano, isenta e imparcial, "esqueceu" de colocar em seu texto que os responsáveis pelo Sleeping Giantes Brasil já informaram que podem denunciar sites de esquerda.
"Mas não necessariamente vai denunciá-los. Só o fará se identificar que uma dessas páginas lidera a distribuição de informação falsa ou conteúdo com discursos de ódio — como faz agora com o Jornal da Cidade Online, que, segundo o Sleeping Giants, é um dos cabeças da lista", registrou a revista Época, da globo, na coluna de ontem de Guilherme Amado.
...
Trecho da entrevista que o jornalista da Época fez com o responsável pelo movimento:

Há sites da esquerda com fake news. Não seria o caso de também denunciar o anúncio de empresas neles?

Devemos deixar claro que, até o momento, o nosso único alvo é o Jornal da Cidade Online e provavelmente levaremos meses para alcançarmos os resultados pretendidos. Portanto, não discutimos nesse momento a ampliação de nossa atuação para outros veículos. Mas é importante ressaltar que é um movimento que objetiva suprimir o financiamento da desinformação e do discurso de ódio. Eventuais próximos alvos serão definidos a partir de uma análise que observe esses dois critérios.

Portanto vocês denunciariam no futuro sites de esquerda?

Sim podemos, se consideramos que os sites da esquerda são os que mais propagam fake news e discurso de ódio. Também os mais prejudiciais a democracia.

-


GOSTARIA DE SABER COMO A SRA. LAITANO CLASSIFICARIA ESTA MANCHETE DO JORNAL EM QUE TRABALHA: 



PERGUNTO, DONA LAITANO: BOLSONARO FOI AO ATO COM FAIXAS CONTRA O STF? É ISSO?


-


ESSA É BOA!

BNDES ANUNCIA EM SITES TRI-DE-IXQUERDA!!


-


BURRICES - Recebo:
 Leio uma chamada do “Estadão”: Zambelli (Deputada Carla Zambelli) antecipou operação da PF contra Governadores – leio a matéria, e vejo que a “anta” da deputada deu entrevista na Radio Gaúcha – NA GAUCHA!!!!!, falando isto.
Ou esta criatura é muito jumento, ou acha que não seria munição para quem está atirando no presidente que ela apoia. Será que esta retardada não sabe que a Gaúcha está dando-lhe “´pal” – nem é pau, no Presidente que ela apoia? Será que ela imagina que este tipo de informação vai “ajudar” o presidente, a ter mais apoio do povo – já que é o exemplo da mudança da Polícia Federal que está dando efeito.
...
VAI PRO INFERNO! COMO TEM NEGO BURRO DEMAAAAAAAAIS! Assisti ontem uma entrevista do Paulo Francis de 1994 no Roda Viva. Por mais que o bicho fosse antipático, prepotente/arrogante, metido, viado (sei lá se era, jeitão tinha), o cara era inteligente – ou fingia muito bem. Outro tempo atrás, li a biografia do Saraiva Guerreiro – que foi Embaixador do Brasil nos EUA, e Chanceler, além de todo o livro do Roberto Campos (um tarugo de 1.450 páginas), a biografia do “Chatobriã” – não tô com saco de escrever “certo”, e chego a conclusão que “emburrecemo mesmo”.


-



PROIBIDO O BUSER - Em decisão liminar proferida no sábado (23/5), o desembargador federal Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), suspendeu o funcionamento do aplicativo Buser no estado do Rio Grande do Sul. A determinação atende a um pedido da Federação das Empresas de Transportes Rodoviários do RS (FETERGS), que questiona judicialmente a legalidade do serviço de fretamento oferecido pela empresa. Segundo Favreto, o transporte coletivo de passageiros realizado pela Buser é irregular, uma vez que se enquadra como serviço público e necessita de outorga estatal para funcionar.
A ação questionando o aplicativo foi ajuizada pela FETERGS no fim de janeiro. Segundo a federação, a Buser estaria realizando o transporte interestadual de passageiros sem autorização estatal. A autora do processo ainda mencionou a falta de providências da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) quanto ao suposto serviço irregular da empresa
Em análise liminar ocorrida no início de março, a 2ª Vara Federal de Porto Alegre negou a tutela de urgência por entender que não haveria proibição clara quanto ao regime de funcionamento da Buser.
...
A FETERGS recorreu ao tribunal com um agravo de instrumento com pedido de efeito suspensivo. No recurso, reforçou os argumentos de que o serviço oferecido pela Buser seria clandestino e configuraria concorrência desleal e irregular.
O relator do caso na corte, desembargador Favreto, deu provimento ao recurso e determinou que a Buser não comercialize viagens de transporte interestadual de passageiros no RS, sob pena de multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento. A determinação também prevê que a ANTT, dentro de seu poder de regulamentação e fiscalização, adote medidas para coibir serviços da Buser que estejam em descompasso com as normas aplicáveis.


-


QUARENTENA DO JULIO RIBEIRO

(clica em cima que amplia)



-


QUARENTENA DO NELSON DUTRA FILHO!

(clica em cima que amplia)




NESTA QUINTA 28/05/2020   20 HORAS

Pra quem não aguenta mais notícias de vírus, palavrões do Bolsonaro e reprises de novela...

Tudo visto no charme do mediador NELSON DUTRA, as fofocas e bundas do Vô PREVIDI com o humor ácido e imperdoável do SACOMORY, tudo em 59 minutos e 59 segundos.

Quer relembrar como foi a primeira? Clica aqui: https://bit.ly/2LVpwEZ


-


RBS TV TÁ DE SACANAGEM

No próximo domingo
vai reprisar um jogo
que não valeu nada:
Grêmio e Hamburgo.


-


CHOMSKY NA SUCURSAL DA FOLHA? - Recebo:
"O jornal do Nélson dando voz para o Noam Chomsky? Tem algo de errado...
Será que eles acharam uma maquineta de imprimir pila?"




-


GAÚCHOS CRIAM TESTE PARA O BICHO CHINÊS - Um grupo de cientistas gaúchos, coordenados pelo médico e doutor em Biotecnologia Fernando Kreutz, desenvolveu um teste laboratorial inovador capaz identificar e quantificar a presença de anticorpos tipo IgG, contra a proteína S, que é responsável pela entrada do Coronavírus nas células. Este teste permite saber quem já esteve em contato com o vírus, e se desenvolveu imunidade ao mesmo. Estudos vêm apontando que pacientes que apresentam estes anticorpos, podem apresentar imunidade contra a doença, e desta forma os pacientes não desenvolveriam ou transmitiriam a mesma. A inovação pode mudar o paradigma de enfrentamento à pandemia e dar esperança à população, criando uma nova perspectiva para lidar com a crise, uma vez que identificaria quem poderia retomar suas atividades.
Inicialmente, o teste utilizou a proteína S viral importada, porém, devido à importância estratégica desta inovação e graças à parceria com o Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares da COPPE/UFRJ, coordenado pela Professora Leda R. Castilho, foi possível substituir o material importado pela proteína S produzida no Brasil, mantendo-se a mesma qualidade e performance. Desta forma, está sendo possível a produção nacional de todos os insumos necessários para a produção dos testes em grande escala, gerando independência tecnológica e disponibilidade de exames. O teste já foi validado e estará disponível a partir desta semana em laboratórios da Região Sul do Brasil, podendo muito em breve ser ampliado para as demais regiões do Brasil.
...
"Sabe-se que de 80 a 85% das pessoas infectadas com a COVID-19 são assintomáticas ou manifestam apenas sintomas leves da doença. A resposta imunológica é bastante variável e complexa, podendo levar mais de quatro semanas para ocorrer. Para garantir imunidade àCOVID-19, é preciso que as pessoas tenham contato com o vírus, desencadeando esta resposta, e desta forma o paciente produziria anticorpos que poderiam bloquear a infecção viral. Uma das formas de caracterizar esta resposta seria identificar estes anticorpos contra a proteína Spike (S)", explica doutor Kreutz. A proteína S da Covid-19 é responsável pela ligação do vírus às células humanas, através da enzima ACE2, presente na superfície das células pulmonares, permitindo que o vírus entre nas células e se multiplique, causando adoença.
Vem sendo amplamente estudado que parte dos anticorposproduzidos contra a proteína S, seriam anticorpos neutralizantes, ou seja, anticorpos que inibem a ligação da proteína S do vírus à enzima ACE2. Portanto o teste pode ser uma ferramenta importante para auxiliar a criar o famoso "passaporte imunológico" e, em conjunto com  informações clínicas, permitir que estas pessoas retornem às suas atividades com maior segurança, salienta Alberto Stein, médico que colaborou no desenvolvimento do teste.
A maioria dos testes imunológicos disponíveis atualmente no mercado produzem resultado a partir da identificação de anticorpos contra a proteína N, da COVID-19. Essa proteína encontra-se no interior do Coronavírus e sinaliza que a pessoa teve contato com o vírus, mas não dáinformação sobre a imunidade contra ele, porque estes anticorpos contra a proteína N não são neutralizantes.
...
O teste é realizado a partir de uma amostra de sangue, analisada em laboratório, determinando e quantificando a presença destes anticorpos que reagem contra a proteína S. "Este fator é extremamente importante, visto que a maioria dos testes imunológicos disponíveis hoje no mercado não quantificam o nível de anticorpos contra a proteína S, e nem avaliam a possibilidade de imunidade contra o vírus”, destaca Kreutz.
Stein explica que o teste quando foi realizado em familiares de pacientes que foram acometidos pela doença, evidenciou em alguns destes familiares níveis elevados de anticorpos contra a proteína S, muito parecidos aos níveis daqueles que tiveram a doença. O que indicaria que estes familiares desenvolveram imunidade contra o vírus.
O teste leva cerca de duas horas para ser realizado e o resultado fica pronto em até seis horas. Esta inovação é fruto de uma iniciativa de cientistas que atuam no setor privado da indústria nacional de biotecnologia, demonstrando que parcerias público-privadas em áreas estratégicas podem trazer resultados concretos no combate à COVID-19.


-


RODÍZIO DE PEDESTRES? - O que trem de gente na quarentena pensando em sacanagem não é mole.
Olha essa: Em Tramandaí começou a circular um email com um decreto do prefeito. OK decreto determina o rodízio de pedestres por meio da numeração do calçado. É sério!! Tiveram coragem de mandar isso. E teve gente que acreditou!!
A norma falsa estipula que pessoas que calçam números pares só poderiam circular em dias pares e os demais, poderiam andar pela cidade em dias ímpares.
Isso gerou uma série de perguntas na página oficial da Prefeitura.
...
O sacana estava inspirado:
No art. 3º AQUELES QUE FOREM PEGOS DESCALÇOS, NA TENTATIVA DE BURLAR A FISCALIZAÇÃO, SERÃO MULTADOS EM R$ 200,00 (DUZENTOS REAIS)


-


POR FALAR EM TRAMANDAÍ - Agora, é completamente proibido dar uma banda de carro na praia. A Prefeitura de Tramandaí instalou placas que indicam a proibição de acesso de veículos na orla marítima. As novas placas indicativas, foram instaladas em acessos regulados e indicados  pela FEPAM (Monumento de Iemanjá, avenidas Ivo Schneider e Beira Rio) e visam a conscientização ambiental.
Após a instalação das placas, os  automóveis que forem flagrados circulando nos locais  sinalizados, estarão sujeitos as penalidades previstas em Lei.
...
Quero ver o que vão fazer no Cassino, em Rio Grande.


-


ENCONTRO VIRTUAL - O Conselho Deliberativo e a Diretoria Executiva da ARI convidam conselheiros, diretores e associados para participar do Encontro Virtual Semana Hipólito da Costa, no dia 28 de maio, às 14h30min, pela plataforma Zoom (link abaixo). Para acessar, basta baixar o aplicativo Zoom no celular ou no computador.  
...
Entrar na reunião Zoom
https://pucrs.zoom.us/j/91508200246?pwd=RU5ObmVZM0N4TTBOYzNWRGVKZ0VkUT09

ID da reunião: 915 0820 0246
Senha: 693150 


-


LI NO FACEBOOK

colegionarios

Traduzo: Correligionários


-



DONA ROBERTA COLTRO VIAJA PELA PAMPA! - 2




-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-XX-X-X-X-X-X-X-X-X

APROVEITEM!!!
É MUITA GENTE COMPRANDO!!!



ALFAJORES COMBINAM
COM TRANSPLANTE?


Me chamo Rochelle Benites (foto), moro em Porto Alegre e estou na espera para transplante pulmonar, na Santa Casa. Aguardo dois pulmões. 

Não tenho condições físicas para trabalhar e encontrei nos deliciosos Alfajores de Gramado uma maneira de ajudar no sustento de minha família - sou a chefe do lar.

A caixa com 6 unidades (2 chocolate branco e 4 chocolate preto) custa R$ 20,00.
Tenho Tele Entrega e máquina.

Os Alfajores são uma ótima maneira de presentear quem você ama e para chocólatras!
  
      Chama  no Watts e faz teu pedido
Combinamos entrega ❤️ 51 9996-3361 ❤




-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-XX-X-X-X-X-X-X-X-X




PIADINHA OU NÃO É PIADINHA?





-


NÃO É PIADINHA




-


PIADINHA




-


BRINCADEIRINHA DA QUARENTENA

Use a sua expertice e adivinhe quem é a da direita.
Claro, a da esquerda é a Paolla Oliveira!!
Dica: fez plástica até no cotovelo e calcanhar.





12 comentários:

  1. Melhor definição sobre o "intelequitual" Noam Chomsky: "Noam Chomsky não passa de Um Michael Moore alfabetizado, menos adiposo, e ventualmente, de banho tomado". O autor da frase definitiva é Reinaldo Azevedo para que a turma da alfafa não fique ruminando ódio.

    ResponderExcluir
  2. Então eu sonhei ter visto um vídeo na semana passada. Um ministro querendo dar "um jeitinho" para passar leis. Outro chamando seus pares de vagabundos e mais. A outra querendo prender prefeitos e governadores. O outro mandando o micro-empreendedor se lascar. E chefe dizendo que fará o que bem entender. Tive "ô" pesadelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kleber, tu não teves pesadelo algum, apenas estiveste sob o império de uma decisão absolutamente inconstitucional. Uma conversa entre duas pessoas, pertence inteiramente às duas pessoas; uma reunião, principalmente reunião ministerial, pertence aos membros da reunião, e só. Tanto num caso quanto noutro, se eu soubesse que os atos, ambos, pertenceriam ao mundo, jamais falaria o que falei, O mundo não funcionam assim; uma reunião no Vaticano, à porta fechada, deve sair coisas que enrubece até o capeta.Claro que tudo isso que estou falando, tu bem o sabes. A conversa do Lulladrão coma Dilma, que vazou, foi um absurdo, idem a do presidente Temer com o dono da JBS. Assim não se faz uma democracia, pisando em direitos inalienáveis que é o de confidencialidade. Imagina, Kleber, se a tua nulher grava a conversa de vocês na cama, em conubio sexual, e depois, quando vocês se separam, ela divulga para mostrar que tu falhastes na hora, e que brinca de 'nenezinho no ato'. Pode? Óbvio que não, crime!
      Tu sabes tudo isso e mesmo comunistinha bobo, entendes. Mas a gente martela tentanto enfiar conceitos republicanos em cabecinhas de dois neurônios socialistas como é a tua.

      Excluir
    2. Se as tuas divagações sobre cama e mulher servem para explicar alguma coisa, melhor usar a cloroquina JP. Talvez uma arritmia arrefeça teu discurso.

      Excluir
    3. Kleber, pra mim a Constituição é uma 'Vaca Sagrada', ou seja, tem que elevada a um pedestal, pedestal do respeito e da reverência. Agora, novamente, o ministro Morais a vilipendia. Onde se viu um Tribunal Superior provocar uma ação contra um das partes dos poderes da República (o Legislativo); Em qualquer nação do mundo - e na nossa também , pois está na Constituição - um Supremo só age quando é provocado, vocado, instigado. Não é o caso agora, caro amigo, de um Ministro mandar a policia federal invadir casas de deputados aliados ao governo, sete deputados. É grave, grave, gravíssimo. No caso do governador do Rio, a ação veio do Ministério Público.
      Cara, eu disgosto totalmente do Renan Calheira, um politico corrupto e calhorda, mas ele teve toda a razão em não aceitar e devolver a Intimação do STF em relação a ele, presidente então do Congresso.
      Eu assisti duas vezes o video da entrevista do decano do constitucionalismo brasileiro, o Ives Gandra Martins, ao programa Quarentena do Júlio da revista Press. Ele criticou acidamente essas repetidas 'invasões de competências', e deixou claro que, constitucionamente, o Exércio tem o poder de 'repor as coisas ao seu devido lugar Constitucional'. Estamos no limiar de uma atitude do Exército que, certamente, irá chocar gente pudica como tu, um pudismo cínico, ideológico, aproveitador. Pra mim, como disse o jurista Paulo Brossard, saudoso, 'Lei boa é aquela que protege meu próprio inimigo'. Pra vocês, 'lei boa é aquele que nos protege (a turminha, os 'mãos grandes') e ferra meu inimigo.
      Essa é a nossa diferença, cara pálida!!!

      Excluir
  3. Obrigado por "escutar" os teus leitores, Previdi, e trazer de volta a seção ali ao final do post.

    Não importa o nome que tu dê a ela, o importante é termos esse tipo de informação, ainda mais agora nesses "tempos de pandemia".

    A moça da "dereita" na foto seria a cantora, e futura política, Anitta?

    Forte abraço,
    Pedro Leon.

    ResponderExcluir
  4. Total apoio a João Paulo da Fontoura!!!

    ResponderExcluir
  5. Espetacular João Paulo da Fontoura.

    ResponderExcluir
  6. João Paulo da Fontoura, esse me representa!!! O tal Kléber foi à lona depois desse cruzado de DIREITA! É assim que os petralhas devem ser tratados, "sob vara"... Bravo, JP!!!

    ResponderExcluir
  7. Previdi, apenas compartilhando essa notícia
    https://observador.pt/2020/05/27/youtube-censurou-comentarios-que-faziam-criticas-ao-partido-comunista-chines/


    Será feique níus???

    Grande abraço,
    Pedro Leon.

    ResponderExcluir