Quinta, 14 de janeiro de 2021

 

SOU QUEM SOU.
TUA APROVAÇÃO NÃO É NECESSÁRIA.
...

ANDO DEVAGAR
PORQUE JÁ TIVE PRESSA






Escreva apenas para


COMENTÁRIOS: Todos podem fazer críticas, a mim, a qualquer pessoa ou instituição. Desde que eu tenha alguma informação do crítico - nome, telefone, cpf - ou seja, dados. Claro que existem pessoas que conheço e que não necessito dessas informações. MAS NÃO PUBLICO CRÍTICAS FEROZES DE ANÔNIMOS!!



Comece bem o ano!
Conheça quem
revolucionou o
JORNALISMO!!


O livro está a disposição na Banca da República - na esquina da Rua da República com avenida  João Pessoa.

Também posso enviar pelo Correio, sem custo adicional.

Quem tiver pressa, posso mandar por Sedex, mas aí tem um custo extra de absurdos 25 reais para a EBCT. APENAS PARA O RS - DEMAIS ESTADOS É OUTRO VALOR.

Ah, sim, o livro custa 35 reais.

A T E N Ç Ã O!!

Pode fazer um PIX Banrisul:
Chave   238 550 700 59

Ou um PIX Nubank:
Chave   jlprevidi@gmail.com 

(me avisa quando fizer a operação pelo jlprevidi@gmail.com, mandando o endereço completo)

OU

BANRISUL

AGÊNCIA 0834

CONTA CORRENTE 35.120973.0-2
JOSÉ LUIZ GULART PRÉVIDI
238 550 700 59




TRUCOLÊNCIA


Texto do jornalista Paulo Motta.

Toda a vez em que mergulho no meu baú de reminiscências, volto à tona trazendo alguma coisa divertida nas mãos!

Pois hoje é uma passagem acontecida no bolicho do Doca, logo na curva da estrada, à direita passando Conde de Porto Alegre, alegre distrito de São Borja.

O Doca, velhote sacudido nos seus sessenta e poucos anos, tinha o que se precisasse no pequeno armazém.

Mantas de charque, tulhas* com milho, feijão, erva-mate e quirera*, cortes de sarja, cambraia, vigela e brim, para as bombachas da peonada e os vestidos das prendinhas.

Querosene pros candeeiros e até Liquinho a gás, que alumeia muito melhor de que os candeeiros, só vendo. Para a patroa lavar roupas, sabão La Perdiz, argentino, e azeite Cocinero pra fazer a boia.

Vendia uma canha de Santo Antonio da Patrulha que emborrachava só pelo cheiro, chegava a ser azulada! E gasosa do Sperandio* pra piazada.

Dia desses ele botou pra vender um Fogãozinho Jacaré, que o Balbino, capataz da Fazenda Santa Rita, comprou.

Mas num fim de semana diferente, houve um torneio de truco, no galpão dos fundos.

Truco é tipo um pôquer bagual, jogado com baralho espanhol, característico pela mentira e o blefe. Me ensinaram a jogar truco, numa feita. O De Tarso - olha só, Elena Fagundes - o João Telmo e o Sarico perderam horas me ensinando o carteado, todos borrachos, é claro. No outro dia acordei sóbrio e sem sombra de conhecimento de truco. Meus professores ficaram furiosos! Eu deveria ter continuado bêbado, uma pena!

Reuniram-se as duplas e se atracaram no carteado. O Caruncho e o Quibebe - não é o-que-bebe; é quibebe, refogado de moranga com charque - o Juca Perez e o Balbino e mais duas duplas. Começaram na sexta-feira antes do almoço e sábado de noite a bugrada lidava com as cartas, de vereda, o gritedo da jogatina se ouvia de longe:

- Truco, seu bosta!

- Retruco, bagacera!

- Quero e vale quatro, não me achico, sou do Iguariaçá, coxa pelada!

Até as lindas filhas do Doca vinham espiar, de longe, a peleia. Uma mais linda que a outra. Todas com olhos verdes que nem cuspida de mate, origem italiana; cortejadas pelos gaudérios, que se botavam nas pilchas domingueiras, depois de um banho de sanga, pra não ficar com cheiro de baralho velho.

Seu Boaventura assava um chibo* no buraco feito na terra, ao lado do galpão, perto dos espinilhos, golpeando, despacito, um liso de pura.

De já hoje, o Pisca, peão da Fazenda Palermo, metido a gaiteiro, sentou e se atracou na oito baixos*, tirando um chamamé* comprido que nem ralhada de gago. Mas não durou muito, a canha foi mais ligeira que ele e o artista dormiu sobre a gaitinha chorona.

Mas pra lhes encurtar o relato, na tardinha de domingo os jogadores faziam o rescaldo e o menos borracho contava os pontos e tentava se entender e convencer os outros do resultado final. Era de sentar pra rir:

- Como que não ganhemo, alarife? Tu te cagou com trinta e três de espada e perdeu de mão, abostado!

- Abostado é tu, paisano fiadaputa, que já te abro outra boca bem nessa barriga cheia de merda!

- Antes na barriga do que na cabeça, que nem tu, serrano desgraçado!

E quando levantaram pra pelear com arma branca, cada um caiu prum lado, de tão bêbados!

Não sei se ainda é assim na minha querida fronteira, na beira do Rio Uruguai, oceano que o Patrão Velho lá de cima nos deu. Talvez seja. Importante que essas coisas não caiam no esquecimento, que não deixemos nosso passado ser soterrado por tecnologia ou ornamentos. Lembremos das pataquadas antigas pra essa meninada de agora, meus amigos e amigas. Eles vão adorar, tenham certeza!

Depois eu volto para azucriná-los, um beijo carinhoso no fígado de todos!

...     

*Quirera: milho moído pras galinhas.
*Tulha: caixas de madeira para estocar arroz, farinha, erva-mate, etc.
*Sperandio: antiga fábrica de refrigerantes de São Borja.
*Chibo: Ovelha.
*Chamamé: ritmo musical argentino.
*Oito baixos: pequena gaita de botões.


-

PERGUNTINHA

Quem mandou a YOKI embora do RS?


-


A PROPÓSITO



-



REPRESENTAÇÃO - O deputado federal Bibo Nunes entregou ao ministro da Justiça substituto, Tercio Tokano - o titular está em férias - a representação de crime contra a honra do Presidente da República. O instrumento cita Pedro Hallal, ex-reitor da UFPEL, Isabela Andrade, atual reitora, Paulo Ferreira, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico  e Eraldo Pinheiro, da Escola Superior de Educação Física.
"Sou deputado federal para que a Lei seja respeitada e cumprida, em todos segmentos da sociedade", justificou o deputado. 


-


VOU TE CONTAR... - Um "especialista" em política, dotô, sugere que a "bancada negra" tenha um representante na direção da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.


-


SOCORRO, PREFEITO!! - Escreve a jornalista Rita Daudt:

Há dois meses a conta do DMAE  veio no valor - arredondado - de 1.700,00 reais.
Como estou em isolamento no interior de Estrela desde março, busquei informações por telefone junto à  instituição - tarefa quase impossível de conseguir.
Me deram um endereço eletrônico para eu formalizar a reclamação. Encaminhei a cópia da conta, preenchi o questionário onde afirmo nao ter vazamento aparente, bem como o reduzido numero de pessoas que ora ocupam o imóvel.
Depois de uns 15 dias responderam que a conta estava correta e que para revisão  eu teria que chamar um técnico que pudesse atestar a situação um loco. Como estou distante, contratei uma empresa, que mandou o tal técnico. Examinando tudo só constatou um pequeno defeito em baixo de um tanque na lavanderia procedendo o reparo.
830 reais.
Conforme orientação, encaminhei para o mesmo endereço eletrônico o tal nota com o diagnóstico feito com um aparelho medidor.
Não recebi retorno. Mandei outro e mail e voltaram duas vezes com resposta de ausência temporária.
Na terceira tentativa me responderam como da primeira vez.
Disse que tinha feito os procedimentos e aguardava solução, até porque a conta do mês seguinte não havia chegado nem sido debitada.
Não responderam.
Agora recebo uma conta, atrasada, com data de 20 de dezembro e valor - arredondado - de 1.900,00 reais.
Pedi que olhassem neste momento o relógio e seu movimento está aparentemente como deve ser.
E contínua sem vazamento aparente algum.
Prefeito Sebastião Melo, faco o quê?


-


EMOCIONANTE - O pior apresentador de rádio do RS e "colunista" de site faz comovente matéria sobre quem será o primeiro gaúcho a ser vacinado. Escreveu um monte para dizer que ainda não foi decidido quem será o "felizardo".
É um pândego!!
Ah, e a chamada na capa do site tem uma foto do dito seriíssimo.
HAHAHAHA!!!!


-




SANBANK INICIA OPERAÇÕES - Com a visão de conectar diversos players do mercado de saúde e beleza, a Sanbank, uma Fintech Health Care, gaúcha com sede no FeevaleTechpark - Hub One Porto Alegre, surge com o foco de financiar os profissionais de estética de toda América Latina com o acesso às tecnologias de ponta do fabricante Medical San, outro player gaúcho com sede em Estrela/RS que compõe o hall de fundadores da Fintech.

“Fundamos esta operação para dar financiamento ágil e eficiente ao mercado da saúde e estética que está em franca expansão e com uma demanda muito grande represada, e deve crescer 40% em 2021”, afirma Mauro A.N. dos Santos Filho, CEO da Medical San e co-founder da SanBank.

A indústria de equipamentos de estética, Medical San, conta com 68 distribuidores espalhados em todos os 27 estados, além de operações no Chile, Costa Rica e inicialização nos mercados europeus e EUA. Diante deste cenário, a Sanbank busca utilizar este know-how adquirido ao longo dos anos para conectá-los a uma plataforma de crédito inteligente, ágil e funcional. 

Originando operações de financiamento e expandindo futuramente para outros serviços financeiros. A expectativa inicial é investir R$ 48 milhões para financiar as operações de crédito em 2021. 

A ousadia dos desafios para 2021 é baseada em um grande time de empreendedores com vasta experiência que compõe o time de fundadores e operações da nova empresa que já nasce grande.  Os fundadores Fernando Röhsig, Mauro A.N. dos Santos Filho, Paulo Cesar Rutzen, Eduardo Provenzano e Guilherme Previdi buscam entender cada vez mais a dinâmica e a funcionalidade deste mercado exponencial, trazendo cada vez mais valor e causando um indutor potente para disrupção do setor.

Sobre o FeevaleTechpark - Hub One Porto Alegre, sede da Fintech, é um parque tecnológico com espaço de negócios, empreendedorismo e inovação, com marcas globais, startups e cursos alinhados com o mercado da indústria criativa, em um ambiente pulsante para pessoas e empresas compartilharem seus conhecimentos.

A empresa foi oficialmente lançada nesta semana, após 120 dias de operação em regime inicial de ajustes e contratação do time operacional.

... 

Contato: 
Guilherme Previdi – +55 51 982 490 464
contato@sanbank.com.br
guilherme@griffincapital.com.br


-

REFLEXÃO

Se cada pessoa tomar duas vacinas do Doria a garantia passa de 100 por cento!!

Adivinhe quem disse esta pérola


-


NO ZERO HORA


...

VOU VER COMO ESTÁ O MEU PRESTÍGIO

Está faltando Fanta Laranja Zero no Litoral Norte


-


NA CARA DO GOL - INTER TÁ BUZINANDO


-


TÁ COM SAUDADE DELA?


X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X




As entregas são realizadas nas quintas, sextas e sábados das 11 às 18 horas, em todos os bairros de Porto Alegre. 

Pedidos podem ser feitos pelo fone/whatsapp: (51) 99913.8545

Taxa de Entrega: R$ 10,00




X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-XX-X-X-X-X-X-X-X-X


(clica em cima que amplia)


XXXXXXXXXX




XXXXXXXXXX


INTERVALO


X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-XX-X-X-X-X-X-X-X-X

OS ALFAJORES
DA ROCHELLE!!






Me chamo Rochelle Benites (foto), moro em Porto Alegre e estou na espera para transplante pulmonar, na Santa Casa. Aguardo dois pulmões. 

Não tenho condições físicas para trabalhar e encontrei nos deliciosos Alfajores de Gramado uma maneira de ajudar no sustento de minha família - sou a chefe do lar.

Os Alfajores são uma ótima maneira de presentear quem você ama e para chocólatras!
  
      Chama  no Watts e faz teu pedido
Combinamos entrega ❤️ 51 9996-3361 ❤





-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-XX-X-X-X-X-X-X-X-X



PIADINHA

Vinhetas




-

AGLOMERAÇÃO

Um péssimo exemplo


3 comentários:

  1. Previdi,

    não sei se é mau caratismo ou ingenuidade mesmo, mas basta acessar o site do Destemperados, da RBS, e lá tem sugestões de lugares "pra curtir" tanto no litoral quanto em PoA.

    Talvez o #fiqueemcasa não tenha chegado por lá; talvez eles não tenham ficado sabendo da pandemia que está assolando a Terra; talvez o cachê pago pelos estabelecimentos seja mais forte que qualquer doença.

    Forte abraço,
    Pedro Leon.

    ResponderExcluir
  2. Apresentadora do JA de hoje:

    "Olha que boa notícia! Depois de tanto tempo os cinemas vão abrir novamente!"

    Ué, e o fique em casa? Quanto será que custou essa reportagem?

    ResponderExcluir
  3. Tô desconfiado que aquela "ex-zona" da foto é Mônica. Nunca fui, foi um amigo que me disse...

    ResponderExcluir