tag:blogger.com,1999:blog-5409655679568537827.post5021371424421080773..comments2024-03-28T13:17:20.510-03:00Comments on O Blog do Prévidi: Fim de Semana do Prévidi - 12-13 setembro 2015JLPrévidihttp://www.blogger.com/profile/03546929087843617565noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-5409655679568537827.post-32095764016654965962015-10-23T12:52:31.369-02:002015-10-23T12:52:31.369-02:00... A promessa era de que os negros seria...... A promessa era de que os negros seriam libertados, uma espécie de prévia da ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA que a Princesa ISABEL assinou em 13-maio-1888 ... Conclui-se que o CANABARRO foi mesmo um traidor ... ganhando em troca, algumas fazendas em SANT'ANA DO LIVRAMENTO ... Contudo, é a velha conversa, a história é sempre escrita pelos vencedores... e em qualquer guerra a primeira vítima e sempre a VERDADE ...EDGAR GRANATA - OAB/RS - 8.388https://www.blogger.com/profile/06910795355260550880noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5409655679568537827.post-29878640787815406312015-09-25T12:16:50.468-03:002015-09-25T12:16:50.468-03:00Manifesto Contra o Tradicionalismo
O caso gaúcho c...Manifesto Contra o Tradicionalismo<br />O caso gaúcho começou a se desenhar quando o Paixão Cortes e o Barbosa Lessa, dois estudantes do Colégio Júlio de Castilhos, foram a Montevideo em 1948 e se deram conta de que lá havia folclore e aqui não.<br /><br />Ao voltarem para POA, eles trouxeram a Chimarrita, o Chamamé, danças típicas de lá. Fundaram o primeiro Centro de Tradições, um lugar que em tudo copiava uma realidade na qual eles nunca viveram, o campo. O vestido de baile das moças da década de 20 foi instituido como vestido de prenda.<br /><br />O chimarrão, bebida que os índios do PR descobriram, instituido como oficial. Basta ler 'Mídia Nativa e Cultura Regional', da Nilda Jacks, ou 'A parte e o todo', de Ruben Olivem, ou ler Décio Freitas, alguns dos maiores antropólogos rio-grandenses já existentes, e que inclusive trabalharam na UFRGS, para ver como isso tudo não é balela.<br /><br />Portanto, a questão da identidade gaúcha foi toda uma cultura artificialmente construída.<br /><br />Engraçado comemorar uma Independência falsa de 9 anos, já que o Império boa parte desse tempo dominou Porto Alegre e seu porto, além de fazer diversas incursões no interior do Estado para combater os rebeldes farroupilhas.<br /><br />Os paraenses não comemoram a cabanagem; os Baianos não comemoram a Sabinada e os Noredestinos não comemoram a Confederação do Equador, que separou estados do Nordeste e foi esmagada pelo Império. Os pernambucanos tentaram 2 vezes formar repúblicas (1817 e a Praieira em 1848) e foram derrotados...<br /><br />A Farroupilha como rebelião não diferiu das demais... mas a diferença é que alguns gaúchos iludidos e incultos continuam achando que ela foi demais...na verdade o Marquês de Caxias deu é uma surra nos farrapos!<br /><br />Continuando, a Farroupilha difere da Cabanagem do Pará e da Balaiada do Maranhão, esses sim movimentos formados pelo povo revoltado contra a sua miséria e a exploração do Império. O movimento rio-grandense foi desenvolvido pela elite criadora de gado do RS, que reclamava das altas taxas impostas pela capital Rio de Janeiro ao charque (carne seca) do Rio Grande.<br /><br />A Farroupilha foi desenvolvida pelos ricos estacieiros gaúchos e nada tinha de popular. A Farroupilha nunca controlou o território gaúcho por inteiro (O Império controlava diversas cidades - incluindo Porto Alegre - e tinha diversos destacamentos dentro do RS)...e nunca foi a favor da emancipação dos escravos.<br /><br />Os escravos negros do RS, sob promessa, falsa, de libertação, lutavam ferozmente pela revolução e pela promessa de liberdade. Foram os mais aguerridos e os que resisitiram até o fim, sendo massacrados até o último homem. Esses são os heróis da Farroupilha. Bento Gonçalves e os líderes em seguida derrotados, entraram em acordo com o Marquês de Caxias e sairam ilesos, ganhando terras e títulos do Império....Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5409655679568537827.post-12591689487851405612015-09-14T10:09:10.757-03:002015-09-14T10:09:10.757-03:00Texto magnífico do colega João Paulo Fontoura, de ...Texto magnífico do colega João Paulo Fontoura, de Taquari, para encarar um dos mais intrigados mistérios da historiografia rio-grandense. Isso não encanta verdadeiros historiadores. Quando fins escusos escondem os meios para se obter determinados objetivos, como falta de documentos que servem de fontes primárias aos pesquisadores para encontrar os caminhos da verdade, os historiadores entram na penumbra. Restam apenas muitas perguntas sem respostas. Será preciso descobrir outras fontes de pesquisa. Ainda hoje se “escondem” documentos, como que destruindo provas, e os chefes não “sabem” de nada... - José Alfredo Schierholt - Acadêmico nº 5 e Patrono Lothar Francisco Hessel..José Alfredo Schierholthttps://www.blogger.com/profile/09377817963726502092noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5409655679568537827.post-55231575654817174532015-09-13T11:29:25.118-03:002015-09-13T11:29:25.118-03:00A história dos Lanceiros Negros, é um dos fatos d...A história dos Lanceiros Negros, é um dos fatos da Revolução Farroupilha que mais me encanta pelo que já li. Mas o episódio narrado muito bem bem pelo companheiro da Academia Literária do Vale do Taquari - ALIVAT, é também um dos que mais me intriga.<br />O que realmente teria acontecido? Ou porque havia este batalhão de lanceiros negros? Enfim são perguntas que talvez possam um dia ser realmente respondidas como sugere o João Paulo.<br />Belo e instigante texto. Motiva muita reflexão. <br />Ana Cecília Togni<br />Escritora e Pesquisadora<br />Vice-Presidente da ALIVAT - Gestão 2015-2016Ana Cecíliahttps://www.blogger.com/profile/18187780176935774420noreply@blogger.com