Bom Dia!! Quarta, 24 de outubro de 2012

O APRESENTADOR SE REBELOU
CONTRA A ENXURRADA DE SUSPEITOS!!

Hoje acordei lá pelas 7 e meia e não escutei o Fábio Marçal, que fala sempre de Brasília, no Bom Dia, programa do Rogério Mendelski, na Rádio Guaíba. Aí já estava começando as notícias do dia. Também gosto de ouvir, mesmo que as informações não mudem muito - os engarrafamentos são sempre nos mesmos locais, sempre tem um acidente com motoqueiro, sempre tem assassinatos em vilas. Mas gosto, porque os repórteres são "pessoas normais", não se acham os reis da cocada preta.
Bom, tô ali escutando, sem prestar muita atenção, tal e coisa, e um dos repórteres começou a falar de suspeitos pra lá, suspeitos pra cá, o sujeito "que poderia ser o dono da arma", o suspeito de atirar...
Aí o Mendelski saltou:
- O adolescente não confessou que atirou? Então ele não é suspeito!! Ele cometeu o crime!! A arma não é do padastro do adolescente? Então não se pode dizer que "a arma poderia ser". A arma é do padrinho. Nós temos que parar com isso!! Se confessou não é suspeito!!
O apresentador teve o seu "dia de fúria" com essa bobagem de suspeito.
--
Há muito tempo que sou um dos que tento fazer que se termine com essa bobagem "politicamente correta" de suspeitos.
Mas também há tempo que descobri de onde tiraram essa asneira.
O "culpado" é o Jornal Nacional.
Lembram daquele guri, numa universidade dos Estados Unidos, que saiu atirando e matou um monte? Pois é, o JN tratou o cara como "suspeito". E aquele outro maluco que matou muita gente na Dinamarca ou, sei lá, em outro país nórdico? Pois é, também era suspeito para aquela sumidade do W. Bonner.
--
Todos são suspeitos, até o Zé Dirceu.
--
Mas voltando ao Bom Dia de hoje.
O repórter justificou, porque a própria redação da Rádio Guaíba adota esta forma de classificar tudo de "suspeito". Aliás, é só fazer um passeio rápido pelos jornais para ver a quantidade de bobagens.
Tem exceções, é claro.
Olha só esse início de matéria na Folha de S. Paulo de hoje:
O administrador de empresas Fernando César Gouveia, 33, que atirou em três pessoas na semana passada durante uma tentativa de interdição na Aclimação (na zona sul de São Paulo), foi transferido ontem para a penitenciária de Tremembé (a 147 km de São Paulo)
Perfeito, né? O cara atirou e ponto!!
--
Em compensação olha essa joinha da GRANDE Zero Hora de hoje:

Suspeitos de matar jovens em Novo Hamburgo confessam o crime


Não é um primor? Se o cara confessou não é suspeito!!
Agora, olha o texto:

Era para ser "um assaltinho comum, um simples roubo", como disse o atirador, William Gabriel da Silva, 19 anos. O que seria mais um assalto com roubo de carro em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, se transformou no assassinato de dois jovens na madrugada do dia 7 de outubro.
Os três executores do crime foram presos nesta terça-feira, e confessaram em detalhes como foi a ação. Eles foram recolhidos temporariamente por 30 dias, e serão levados para a Penitenciária Modulada de Montenegro nesta quarta-feira. Além de William, que seria o atirador, participaram da ação Jacson da Cruz Souza, 20 anos, e Cleiton Schilke, 21 anos.
De acordo com os depoimentos dos suspeitos, os três haviam saído cedo para beber na noite daquele sábado. Bêbados, depois que o dinheiro acabou eles andavam pelo centro de Novo Hamburgo procurando alguém para assaltar. Chegaram a escolher um carro parado em um semáforo, mas o motorista arrancou com o veículo.
(...)
— Ele tentou pegar "o cano", achou que seria fácil, mas eu não sou bobo. Se ele pegasse o cano me mataria. Era ele ou eu. Então atirei — afirmou William em depoimento.
Com uma expressão irônica no rosto, em depoimento filmado por cerca de 1 hora, o atirador explica o que aconteceu em seguida. Como já havia matado uma das vítimas, resolveu que mataria os outros dois rapazes. O segundo a ser morto foi Brunno Zimmermann Kirsch, 22 anos.
A terceira vítima, que pediu para não ter seu nome divulgado, tentou tirar a arma de William. De acordo com o atirador, o jovem só não teria sido morto porque o tambor do revólver calibre 38 teria se aberto. Ele conseguiu fugir, e os três assaltantes fizeram o mesmo.
– Não para ter tido morte, era para ser só um assaltinho comum, um simples roubo.
Polícia ainda procura a arma do crime
Há divergências entre a versão sustentada pela polícia, e o que disseram os presos. De acordo com o titular da 3ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo, Alexandre Quintão, a perícia mostrou que não houve luta dentro do veículo, nenhum dos jovens teria reagido ao assalto.
— Não houve reação das vítimas. Continuo acreditando que eles optaram por matar os jovens — reforça o delegado.
Na ação da polícia desta terça-feira, foi apreendido um celular, de uma das vítimas, na casa de Jacson da Cruz Souza. Escondido em um terreno baldio estavam as roupas usadas por William Gabriel da Silva. A polícia procura, agora, pela arma usada no crime.

--
Viram?
Os bandidos confessaram o crime e o cara continua escrevendo que eles são suspeitos!!!
--
Se a utilização da expressão "suspeito" é uma orientação dos tais "departamentos jurídicos", digo uma coisinha: NÃO DÁ PRA LEVAR A SÉRIO NADA DO QUE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO ESTÃO VEICULANDO!!

12 comentários:

  1. O problema está na nossa própria justiça, cujas sentenças são das mais variadas interpretações. Se qualquer jornalista falar claramente contra um desses suspeitos, pode levar processo e ainda ser condenado. Por tanto, trata-se de se resguardar e não acusar ninguem, mesmo que tudo esteja claro.

    ResponderExcluir
  2. Pois é meu amigão, pensar hoje se constitui num comportamento reprovável. Esses jovens saem cada vez mais burrinhos das faculdades e tenho a certeza de que isto se deve em boa parte ao fato de que pouco leem quando leem. Pensar para que? Se o povo está idiotizado por que nos meios de comunicação haveria de ser diferente. Nós somos um pequeno grupo de velhos que embora nem todos saibam estamos organizando a resistência, pois se assim continuar teus netos, ou melhor, nossos netos estarão perdidos e já tenho quatro. Dois casais, um aqui “nas praia” e outro em Estrela.

    ResponderExcluir
  3. Aproveito para dizer ao amigo Fachel, por certo parente do falecido João Carlos Fachel eu tinha algum parentesco com minha mãe que quando se tem medo não se deve continuar na profissão. Aposentei-me, ou melhor, fui aposentado pela Polícia após mais de 30 anos de serviço enfrentei muitos riscos do que trago uma fratura no pé esquerdo e outra no ombro direito.

    ResponderExcluir
  4. Pois é! E lá pelo 4º ou 5 º§ eu pensei: em que outro lugar será que alguém pode ter “uma expressão irônica no rosto” se não for na cara? Eu bem que tentei outras partes do corpo. Não consegui, pois ninguém notou nenhuma expressão irônica. Bem que forcejei! Talvez, por essas e outras, é que o Clark Kent, ontem, pediu demissão do Planeta Diário onde trabalhava desde 1938. Não aguentou o jornalismo “espetaculoso” dos americanos. Mais ou menos como o nosso – em geral – que “politicamente correto” é burro. Pra encerrar: aqui onde moro a guria do “Bom dia....” diz: são 7 horas e quase 10 minutinhos. Arre égua!

    ResponderExcluir
  5. Me passei dessa, Cesar Cabral.
    Mas dei o devido destaque, depois do teu toque: EXPRESSÃO IRÔNICA NO ROSTO!!!!

    SOCORRO!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Concordo com todos teus argumentos. Mas te pergunto sobre um termo teu: não é vício de comunicador chamar um assassino em série de "maluco"? Não acha reducionismos demais? Não achas que, para diferenciar essas pessoas de nós, "pessoas normais", se tornou chavão o "maluco"? Eu conheço pessoalmente muitas pessoas que todos classificariam como "normais" que tem toda a possibilidade de cometer crimes - tão graves como este

    ResponderExcluir
  7. Isso, Fábio, mas não é vício, é uma gíria, mesmo. No sentido de que o infeliz (outra) que faz merda, é maluco, bandido, essas coisas.
    Nada contra os louquinhos - convivi por pouco tempo com um, o Pedrão, que era, esse sim, maluco não beleza!! Outro dia conto essa história.
    abr

    ResponderExcluir
  8. Se não tem sentença condenatória transitada em julgado (de que não caiba recurso), todos são meros suspeitos. A Constituição Federal diz isso. É a presunção de inocência antes da condenação.
    Se assim não fosse, nem precisava ter processo judicial, o instrumento que garante uma condenação (ou absolvição) justa.

    ResponderExcluir
  9. Conversa pra boi dormir, anônimo.
    Aliás, se estás tão certo disso, por que não bota o nominho, hein?
    Bandido que confessa que matou merece ir pra cadeia direto.
    Assassino, por exemplo, não tem que ter direitos, certo otário?
    (chamando de otário pode ser que mostre a cara. Hahahaha!!!!)

    ResponderExcluir
  10. de repente era melhor mesmo não ter julgamento, porque o cara pode ter a sorte de pegar um "magistrado", como o levandovisqui, e o assassino é absolvido.

    ResponderExcluir
  11. Assino em baixo do post Anônimo das 18:58, recomendo uma consulta jurídica.
    A confissão no Processo Penal não é formadora de culpa indiscutível. Alguém compelido pelo verdadeiro criminoso que mantem em seu poder um ente querido daquele. A confissão de um alienado mental que toma para si, a autoria; a confissão obtida sob tortura e outras tantas situações.
    O meu nome é Heloísa Corrêa e visito o teu Blog sempre que posso.
    Venho como Anônimo pois é mais fácil para mim, sou velhinha de 72 anos.
    Sem pitacos, não mereço o tratamento dado ao Anônimo das 18:58.


    ResponderExcluir
  12. Alguns ADEVOGADOS vivem em outro mundo, como alguns políticos que casualmente estão condenados pelo STF.
    Alguns ADEVOGADOS defendem até criminosos que revelam os seus crimes hodiondos!!
    Tem ADEVOGADO para tudo!!

    ResponderExcluir