Terça, 21 de setembro de 2021

 

SOU QUEM SOU.
TUA APROVAÇÃO NÃO É NECESSÁRIA.
...

ANDO DEVAGAR
PORQUE JÁ TIVE PRESSA







Escreva apenas para


COMENTÁRIOS: Todos podem fazer críticas, a mim, a qualquer pessoa ou instituição. Desde que eu tenha alguma informação do crítico - nome, telefone, cpf - ou seja, dados. Claro que existem pessoas que conheço e que não necessito dessas informações. MAS NÃO PUBLICO CRÍTICAS FEROZES. 
E não esqueça: mesmo os "comentaristas anônimos" podem ser identificados pelo IP sempre que assim for necessário. Cada um é responsável pelo que escreve.



UMA ODE AO FILME
"ÁGUA COM AÇÚCAR"


Assisti centenas e centenas de filmes, desde os 15 anos. Era fanático. Sonhava em ser diretor e tive até uma Super 8. Tinha uma caderneta que anotava tudo sobre o filme, inclusive dando uma nota.

Essa vida mudou quando casei e chegou o primeiro filho. Parei de ir a cinema como antes, mas não por causa do casamento ou dos filhos. Acontece que a gente tem outras prioridades para entretenimento - como ir ao circo, parquinhos e fazer castelos de areia na praia...

Mas tento sempre ver um filme na TV. O último que vi e gostei foi o  Bohemian Rhapsody. E cada vez que passa o ET eu assisto e fico emocionado. Já vi mais de 10 vezes.

Esse ano não vi nada decente. Isso que tento. Todo dia passo pelo Canal Brasil para ver a programação. As vezes tento assistir a um filme, mas o cinema atual desse século é muio chato. Muito. Uma xaropada danada. Nem vou citar algum, porque são todos horrorosos. Tá, tentei ver a Bruna Surfistinha, mas aguentei 10 minutos. Fime feito por quem não tem a menor ideia do que é prostituição.

Aí eu concluí que gosto apenas de filme "água com açúcar". Nem gosto mais de putaria, porque são muito mal feito - aí eu prefiro assisti a uma pornochanchada da década de 70, 80.

No sábado passado assisti, meio contrariado, Um Lugar Chamado Notting Hill, com a Julia Roberts e Hugh Grant. Bah, baita filme açucarado!! Uma história completamente irreal, mas assisti com satisfação até o final. Uma bobagem, mas que bobagem saudável!!

Quem não aguenta mais esses filmes de monstros, de fim do mundo, de gangsters, é uma boa pedida. Gostei tanto que vou ver se o Google me arruma uma versão completa.

Fico imaginando a vida dessas pessoas que pagam para assistir um filme que o vivente sai deprimido da sala ou aqueles que o cara boceja durante duas horas e sai dizendo: "Que baita filme!!".


************************************************************


PROMOÇÃO DA SEMANA!!

TRÊS LIVROS POR APENAS 80 REAIS!!



A T E N Ç Ã O!!

Pode fazer um PIX Banrisul:
Chave   238 550 700 59

(me avisa quando fizer a operação pelo jlprevidi@gmail.com, mandando o endereço completo)

OU
BANRISUL
AGÊNCIA 0834
CONTA CORRENTE 35.120973.0-2
JOSÉ LUIZ GULART PRÉVIDI
238 550 700 59


************************************************************


GORDINHO DE VOLTA - No início de junho um amigo me passou que o apresentador Alexandre Gordinho Mota estava voltando e que deveria estar no ar em setembro. Passados uns dias, comentei que já tinham resolvido a questão salarial, através de um empresário. E que a TV era a Ulbra. Os dias foram passando e eu relatei até um almoço do Gordinho com um diretor da TV, o Augustão.
Bah, os entendidos em TV me desmentiram, que ele não sairia do Mato Grosso, que não tinha a menor chance.
Pois bem, agora está mais do que certo: o Gordinho anunciou na Coletiva que estreia em 11 de outubro, para concorrer com o Balanço Geral do Samuel Vettori e a programação da RBS TV.
Claro que o Gordinho não comunicou ao Blog porque saiu brabinho comigo. Aliás, espero que ele não fique mais braqbinho com quem o conteste ou critique.
...
Não sei o alcance no canal 48 (aberto), mas isto deve ser uma bronca. E a Ulbra está na Net e Vivo - o público do Gordinho não é dessas "tecnologias".


-


É UM SUCESSO! - A SEXTA COM UMA CESTA DE LUIZ CLÁUDIO CUNHA foi um tremento sucesso. Neste ano foi a sexta com maior audiência, disparado.
Claro que foram textos polêmicos, que agradaram uns e lavaram a alma de outros.
...
Meujs espaços sempre estiveram abertos a todos - como está escrito lá em cima, no tópico "COMENTÁRIOS".


-


DATENA FORA DA BAND? - Acredito que a TV aberta brasileira se livraria de um dos maiores chatos. Insuportável. O dono da verdade. A Band pode se ver livre dele porque o sujeito ameaça concorrer a presidente da República. HAHAHAHAHA!!!!


-


LEITE AZEDO -
O governador Eduardo Leite, ao disputar esta prévia do PSDB que vai definir o candidato a presidente, está  cometeNDO barbaridades:

- Agora, ele diz que vai reduzir o ICMS de alguns produtos. Na verdade, ele está cumprindo uma Lei, aprovada pela Assembleia Legislativa, que reduzirá este importo no dia 31 de dezembro - explica o deputado federal Bibo Nunes, classificando este comportamento como uma "vergonhinha".

- Assim o Leite azeda - afirma Bibo Nunes.


-


POR FALAR NO DUDU - Está se aprontando para dar uma banda por França e Espanha.


-


RECORDAR É VIVER! - Essa é do Uol:

A MAIOR REFINARIA DA AMÉRICA LATINA!!


O sonho de ganhar a maior refinaria da América Latina levou os municípios de Bacabeira (a 61 km de São Luís) e Rosário (a 69 km da capital maranhense) a viver dias de prosperidade, mas isso durou apenas até o início de 2015.

No dia 28 de janeiro daquele ano, em meio à crise e às denúncias de corrupção, a Petrobras anunciou o cancelamento da obra. Quase dois anos e meio depois, a região coleciona construções abandonadas, que mais lembram cidades fantasmas, ao lado do que seria a refinaria Premium 1. 

"Investi o que tinha e o que não tinha para construir 20 quitinetes e alugar a trabalhadores. Pago até hoje e não tive retorno nenhum. Virou um elefante branco", conta Helena Maria de Souza, 56, empresária de Rosário. "Quando olho, me dá tristeza", completa.

A área onde seria erguida a refinaria equivale a 250 campos de futebol e foi toda tratada para receber o empreendimento. Mesmo sem erguer tijolos, a preparação e as indenizações custaram R$ 2,6 bilhões (valores atualizados) entre 2008 e 2014. Após o aterro e a destruição da vegetação, que causaram um dano ambiental considerado irreversível, a área está tomada pelo mato.

Helena e o marido já eram donos de um restaurante e de um hotel em Rosário. No início da década, ela diz que a chegada de trabalhadores e o avançar da obra alavancaram a economia da cidade e os inspiraram a investir.

"Quando começou a obra, alugamos o hotel para a construtora, e o tempo todo eles diziam que investisse, que ia ter retorno. Então, o que ganhei com o aluguel investi [nesse negócio]. Poderia ter guardado, mas fui cair nessa besteira", diz.

Ainda pagando pela obra, ela revela que apenas duas das 20 quitinetes estão alugadas. "Não sei nem o que fazer. Aqui no comércio está tudo parado. Tem dia que dorme eu e meu marido só no hotel. Hoje mesmo só tem dois hóspedes, e temos 16 quartos", afirma.

O UOL visitou as duas cidades e viu um cenário de prédios inacabados e abandonados por toda a BR-402, que liga as duas cidades e onde seria erguida a refinaria --que deveria ter entrado em operação em 2015. 

Em muitos trechos, as construções fechadas e inacabadas lembram uma cidade fantasma. "Tá tudo parado, não tem serviço para ninguém. Muita gente foi embora. Se não fosse a minha roça, não teria do que viver", conta o agricultor Sidnei Vieira, 34, que foi um dos desalojados pela obra da refinaria e recebeu terras e uma casa da Petrobras.

Hoje, ele e mais cerca de 40 famílias moram no conjunto Val Paraíso, em Rosário. "Deram essa terra, mas não serve para plantação porque é uma área alagada, não segura nada que plante. A terra boa era a que eles tiraram de nós", afirma Rosmino dos Santos, 55.

O local da obra é protegido por seguranças, e o acesso --também protegido por cercas-- é proibido. Por ora, não há informações sobre o que o será do local, que foi terraplanado e está inutilizado para a agricultura. 

"Veio muita gente de outras cidades que imaginava ganhar dinheiro", conta Raimundo da Silva, 58, que mora em Bacabeira, em frente à obra. "Era muita gente aqui, animou o comércio, mas acabou tudo."

Entre os moradores, o anúncio da Petrobras caiu como uma bomba. "Todo mundo se frustrou demais, todos esperavam viver dias melhores", completa a mulher de Raimundo, Antônia Almeida, 54.

Procurada, a Petrobras informou apenas que o projeto das refinarias Premium 1 e 2 "não constam no seu Plano de Negócios e Gestão 2017-2021 e não há intenção de participar como sócia em eventual retomada do projeto".
...O sonho de ganhar a maior refinaria da América Latina levou os municípios de Bacabeira (a 61 km de São Luís) e Rosário (a 69 km da capital maranhense) a viver dias de prosperidade, mas isso durou apenas até o início de 2015.

No dia 28 de janeiro daquele ano, em meio à crise e às denúncias de corrupção, a Petrobras anunciou o cancelamento da obra. Quase dois anos e meio depois, a região coleciona construções abandonadas, que mais lembram cidades fantasmas, ao lado do que seria a refinaria Premium 1. 

"Investi o que tinha e o que não tinha para construir 20 quitinetes e alugar a trabalhadores. Pago até hoje e não tive retorno nenhum. Virou um elefante branco", conta Helena Maria de Souza, 56, empresária de Rosário. "Quando olho, me dá tristeza", completa.

A área onde seria erguida a refinaria equivale a 250 campos de futebol e foi toda tratada para receber o empreendimento. Mesmo sem erguer tijolos, a preparação e as indenizações custaram R$ 2,6 bilhões (valores atualizados) entre 2008 e 2014. Após o aterro e a destruição da vegetação, que causaram um dano ambiental considerado irreversível, a área está tomada pelo mato.

Helena e o marido já eram donos de um restaurante e de um hotel em Rosário. No início da década, ela diz que a chegada de trabalhadores e o avançar da obra alavancaram a economia da cidade e os inspiraram a investir.

"Quando começou a obra, alugamos o hotel para a construtora, e o tempo todo eles diziam que investisse, que ia ter retorno. Então, o que ganhei com o aluguel investi [nesse negócio]. Poderia ter guardado, mas fui cair nessa besteira", diz.

Ainda pagando pela obra, ela revela que apenas duas das 20 quitinetes estão alugadas. "Não sei nem o que fazer. Aqui no comércio está tudo parado. Tem dia que dorme eu e meu marido só no hotel. Hoje mesmo só tem dois hóspedes, e temos 16 quartos", afirma.

O UOL visitou as duas cidades e viu um cenário de prédios inacabados e abandonados por toda a BR-402, que liga as duas cidades e onde seria erguida a refinaria - que deveria ter entrado em operação em 2015. 

Em muitos trechos, as construções fechadas e inacabadas lembram uma cidade fantasma. "Tá tudo parado, não tem serviço para ninguém. Muita gente foi embora. Se não fosse a minha roça, não teria do que viver", conta o agricultor Sidnei Vieira, 34, que foi um dos desalojados pela obra da refinaria e recebeu terras e uma casa da Petrobras.

Hoje, ele e mais cerca de 40 famílias moram no conjunto Val Paraíso, em Rosário. "Deram essa terra, mas não serve para plantação porque é uma área alagada, não segura nada que plante. A terra boa era a que eles tiraram de nós", afirma Rosmino dos Santos, 55.

O local da obra é protegido por seguranças, e o acesso - também protegido por cercas-- é proibido. Por ora, não há informações sobre o que o será do local, que foi terraplanado e está inutilizado para a agricultura. 

"Veio muita gente de outras cidades que imaginava ganhar dinheiro", conta Raimundo da Silva, 58, que mora em Bacabeira, em frente à obra. "Era muita gente aqui, animou o comércio, mas acabou tudo."

Entre os moradores, o anúncio da Petrobras caiu como uma bomba. "Todo mundo se frustrou demais, todos esperavam viver dias melhores", completa a mulher de Raimundo, Antônia Almeida, 54.

Procurada, a Petrobras informou apenas que o projeto das refinarias Premium 1 e 2 "não constam no seu Plano de Negócios e Gestão 2017-2021 e não há intenção de participar como sócia em eventual retomada do projeto".
...O sonho de ganhar a maior refinaria da América Latina levou os municípios de Bacabeira (a 61 km de São Luís) e Rosário (a 69 km da capital maranhense) a viver dias de prosperidade, mas isso durou apenas até o início de 2015.

No dia 28 de janeiro daquele ano, em meio à crise e às denúncias de corrupção, a Petrobras anunciou o cancelamento da obra. Quase dois anos e meio depois, a região coleciona construções abandonadas, que mais lembram cidades fantasmas, ao lado do que seria a refinaria Premium 1. 

"Investi o que tinha e o que não tinha para construir 20 quitinetes e alugar a trabalhadores. Pago até hoje e não tive retorno nenhum. Virou um elefante branco", conta Helena Maria de Souza, 56, empresária de Rosário. "Quando olho, me dá tristeza", completa.

A área onde seria erguida a refinaria equivale a 250 campos de futebol e foi toda tratada para receber o empreendimento. Mesmo sem erguer tijolos, a preparação e as indenizações custaram R$ 2,6 bilhões (valores atualizados) entre 2008 e 2014. Após o aterro e a destruição da vegetação, que causaram um dano ambiental considerado irreversível, a área está tomada pelo mato.

Helena e o marido já eram donos de um restaurante e de um hotel em Rosário. No início da década, ela diz que a chegada de trabalhadores e o avançar da obra alavancaram a economia da cidade e os inspiraram a investir.

"Quando começou a obra, alugamos o hotel para a construtora, e o tempo todo eles diziam que investisse, que ia ter retorno. Então, o que ganhei com o aluguel investi [nesse negócio]. Poderia ter guardado, mas fui cair nessa besteira", diz.

Ainda pagando pela obra, ela revela que apenas duas das 20 quitinetes estão alugadas. "Não sei nem o que fazer. Aqui no comércio está tudo parado. Tem dia que dorme eu e meu marido só no hotel. Hoje mesmo só tem dois hóspedes, e temos 16 quartos", afirma.

O UOL visitou as duas cidades e viu um cenário de prédios inacabados e abandonados por toda a BR-402, que liga as duas cidades e onde seria erguida a refinaria --que deveria ter entrado em operação em 2015. 

Em muitos trechos, as construções fechadas e inacabadas lembram uma cidade fantasma. "Tá tudo parado, não tem serviço para ninguém. Muita gente foi embora. Se não fosse a minha roça, não teria do que viver", conta o agricultor Sidnei Vieira, 34, que foi um dos desalojados pela obra da refinaria e recebeu terras e uma casa da Petrobras.

Hoje, ele e mais cerca de 40 famílias moram no conjunto Val Paraíso, em Rosário. "Deram essa terra, mas não serve para plantação porque é uma área alagada, não segura nada que plante. A terra boa era a que eles tiraram de nós", afirma Rosmino dos Santos, 55.

O local da obra é protegido por seguranças, e o acesso --também protegido por cercas-- é proibido. Por ora, não há informações sobre o que o será do local, que foi terraplanado e está inutilizado para a agricultura. 

"Veio muita gente de outras cidades que imaginava ganhar dinheiro", conta Raimundo da Silva, 58, que mora em Bacabeira, em frente à obra. "Era muita gente aqui, animou o comércio, mas acabou tudo."

Entre os moradores, o anúncio da Petrobras caiu como uma bomba. "Todo mundo se frustrou demais, todos esperavam viver dias melhores", completa a mulher de Raimundo, Antônia Almeida, 54.

Procurada, a Petrobras informou apenas que o projeto das refinarias Premium 1 e 2 "não constam no seu Plano de Negócios e Gestão 2017-2021 e não há intenção de participar como sócia em eventual retomada do projeto".
...
A empresa não informou o que será feito da área e disse não ter conhecimento de ações individuais de ressarcimento relacionadas ao cancelamento da obra.

Já o governo do Estado garante que não desistiu da proposta e busca parceiros para levar adiante a obra. Há também outras ideias para as cidades, como um parque ecológico que será erguido na cidade de Bacabeira.

Além disso, o governo informou que já possui memorandos assinados com empresas e que vai anunciar projetos em breve quando tiver algo "mais concreto".
A empresa não informou o que será feito da área e disse não ter conhecimento de ações individuais de ressarcimento relacionadas ao cancelamento da obra.

Já o governo do Estado garante que não desistiu da proposta e busca parceiros para levar adiante a obra. Há também outras ideias para as cidades, como um parque ecológico que será erguido na cidade de Bacabeira.

Além disso, o governo informou que já possui memorandos assinados com empresas e que vai anunciar projetos em breve quando tiver algo "mais concreto".
A empresa não informou o que será feito da área e disse não ter conhecimento de ações individuais de ressarcimento relacionadas ao cancelamento da obra.

Já o governo do Estado garante que não desistiu da proposta e busca parceiros para levar adiante a obra. Há também outras ideias para as cidades, como um parque ecológico que será erguido na cidade de Bacabeira.

Além disso, o governo informou que já possui memorandos assinados com empresas e que vai anunciar projetos em breve quando tiver algo "mais concreto".
...
AGORA, OLHA QUE BONITO ESTE VÍDEO FEITO NO MARANHÃO:

Lula, Sarney Roseana Sarney Dilma Rousseff e Edson Lobão juntamente com o presidente da Petrobrás inaugurando a refinaria Premium, em Bacabeira-MA.  Obs: A refinaria nunca foi feita . Comeram 5 bilhões de reais. Isso ocoreu em 7 de fevereiro de 2015.


-


PERGUNTINHA

Se um jornal, engajado até este ponto em uma campanha para derrubar um presidente, repito, legitimamente eleito, democraticamente eleito, vocês acham que o instituto subordinado à mesma empresa vai agir com honestidade?

Augusto Nunes, jornalista


-


PAULO FREIRE -
Assisti uma vez apenas uma palestra dele no plenário da Assembleia gaúcha. Foi uma promoção do então deputado Raul Pont. O espaço estava lotadíssimo e aplaudiram até o atraso dele, de mais de duas horas. Não tive saco de ficar até o final.



-


FIM DAS RESTRIÇÕES EM CANOAS - Do prefeito Jairo Jorge:



Acabo de assinar o decreto que retira a restrição de horário para o comércio, bares, restaurantes e eventos em Canoas. Felizmente estamos vencendo a pandemia com mais de 92% da população adulta vacinada e apenas 11% de ocupação de leitos de UTI COVID. É preciso flexibilizar as regras para retomar o desenvolvimento econômico. Seguimos em alerta e observando os protocolos de distanciamento, uso de máscara e higienização com álcool. Mas entendemos que é necessário apoiar os empreendedores, que tanto sofreram com as consequências da crise.


-



BANRISUL CONSÓRCIOS - Reafirmando seu propósito de ampliar a presença fora do Rio Grande do Sul, a Banrisul Consórcio anuncia seu mais novo parceiro: o cantor Carlinhos Brown. O músico irá participar da divulgação dos produtos da empresa em uma série de conteúdos no Instagram, tanto no perfil da Consórcio (@banrisulconsorcio), quanto em sua própria página (@carlinhosbrown).


De acordo com o diretor da Banrisul Consórcio, Gabriel Marchiori, a escolha de Carlinhos se deu porque ele é um artista bastante representativo na cultura brasileira, que comunica com o País inteiro. “Essa parceria está alinhada ao nosso programa de expansão e busca trazer maior visibilidade para a empresa além do Rio Grande do Sul; atualmente, uma fração de nossas vendas já é proveniente de outros estados, e pretendemos aumentar significativamente esse volume, queremos ser autoridade no segmento de Norte a Sul do Brasil”, frisa.


-




VOTO - 
A edição nº 152 da revista VOTO já está no ar. 

 Disponíveis na versão digital, para ler quando e onde quiser!

Nesta edição, a infraestrutura e os novos investimentos foram os temas de destaque. Não perca a entrevista exclusiva do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, com grandes novidades para o setor que prometem injetar otimismo na economia brasileira.⁣

Outra entrevista que está imperdível é com Fernando Schüler, considerado um dos maiores intelectuais da atualidade. Schüler traz sua visão crítica do cenário político e seus vastos conhecimentos em história e filosofia, que o colocam como um dos grandes analistas e pensadores do Brasil.

Confira:
https://www.revistavoto.com.br/wp-content/uploads/2021/09/revista_voto_edicao_152-final.pdf


-


A EXPLOSÃO DO BARRIL - Do jornalista Carlos Wagner, no Facebook:

Por que a imprensa gaúcha virou as costas para o caso da explosão do barril de chope em Campo Bom?  Perderam a noção do que é notícia?

A lamentável morte do Gilson do Nascimento pela explosão de uma barril de chope,  sexta-feira, ligou um sinal de alerta. No feriadão da Semana Farroupilha existem muitos barris de chope nas casas no Rio Grande do Sul. Estamos seguros?

...

Já que esse pessoal da "imprensa moderninha" gosta tanto de especialistas, por que não entrevistaram um entendido na área, de uma cervejaria, para que um horror desses não aconteça de novo.


-


IMPERDÍVEL!!



-



X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X






X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X


INTERVALO


"Coloca isso aqui na frigider, guri!"






X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X


PIADINHA


Sexta, 17 de setembro de 2021

 

SOU QUEM SOU.
TUA APROVAÇÃO NÃO É NECESSÁRIA.
...

ANDO DEVAGAR
PORQUE JÁ TIVE PRESSA






Escreva apenas para


COMENTÁRIOS: Todos podem fazer críticas, a mim, a qualquer pessoa ou instituição. Desde que eu tenha alguma informação do crítico - nome, telefone, cpf - ou seja, dados. Claro que existem pessoas que conheço e que não necessito dessas informações. MAS NÃO PUBLICO CRÍTICAS FEROZES. 
E não esqueça: mesmo os "comentaristas anônimos" podem ser identificados pelo IP sempre que assim for necessário. Cada um é responsável pelo que escreve.




especial

Nesta sexta, uma cesta 
de 
Luiz Cláudio Cunha!


Um currículo invejável,
ganhador dos mais importantes
prêmios do Jornalismo



Quando os investigadores da Comissão Nacional da Verdade (CNV) começaram a levantar os nomes, endereços e fichas dos que serviram ao regime militar e praticaram ou testemunharam graves violações de direitos humanos, esbarraram no calendário tardio e na barreira intransponível do tempo. Boa parte de quem sabia ou cometia torturas já tinha morrido. Os sobreviventes, esmagados pela idade avançada, estavam todos com Alzheimer, Parkinson ou uma indisfarçável má vontade para abrir a porta, escavar lembranças ou compartilhar seus arquivos. Assim, o Brasil continua a ser a única grande ditadura da região que não tem um só militar condenado por duas décadas de arbítrio inesquecível.

1.      Foto Histórica: repórter de ZERO HORA, segundo semestre de1970, segurando a verdadeira e finada taça Jules Rimet (antes de ser roubada e derretida), na sede da Federação Gaúcha de Futebol, quando a copa recém conquistada no México iniciava um roteiro de visitas pelo Brasil. 


Boa parte do fôlego para uma série tão extensa veio das mentiras oficiais, que realimentavam a história e abriam novos patamares de investigação. Um governo mentiroso, na ditadura ou na democracia, provoca e excita o jornalismo. A persistente farsa oficial é que garantiu a cobertura. 





Luiz Cláudio Cunha nasceu em Caxias do Sul, em 15 de abril de 1951. Trabalhou para diferentes órgãos como O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil, O Globo, Correio Braziliense, Zero Hora, Diário da Indústria e Comércio, e as revistas Veja, IstoÉ e Afinal.



Foi também editor-contribuinte da revista Playboy. Comandou a redação da Veja em Porto Alegre (1973-1980) e em Brasília (1981-1983). Também em Brasília, chefiou a redação de IstoÉ (1984)e Afinal (1985-1986), e de O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil, Zero Hora e Diário da Indústria e Comércio. Sua carreira jornalística está marcada pela reportagem investigativa e pelo jornalismo político. 


Dentre seus trabalhos mais importantes, destaca-se a série de reportagens realizadas entre 1978 e 1980, sobre o episódio conhecido como “Sequestro dos Uruguaios”, uma tentativa ilegal de militares brasileiros e uruguaios para a prisão de ativistas uruguaios, no âmbito da clandestina Operação Condor.

A pedido de Luiz Claudio, o Grande Prêmio Esso de 1979
foi entregue na redação da Veja em Porto Alegre. Ao lado esquerdo
do LCC o fotógrafo JLScalco e o diretor da Veja José Roberto Guzzo.

O trabalho, realizado em conjunto com o fotógrafo J.B. Scalco, rendeu-lhe o prêmio principal do Esso de Jornalismo de 1979.

Em 2008, lançou o livro Operação Condor: o Sequestro dos Uruguaios - uma reportagem dos tempos da ditadura, recebendo da Câmara Brasileira do Livro um Prêmio Jabuti e também a menção honrosa do Prêmio Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, ambos na categoria de Livro-Reportagem.

É detentor do Título de Notório Saber em Jornalismo pela Universidade de Brasília.


Luiz Cláudio começou sua carreira, em 1969, aos 18 anos, na cidade de Londrina, no norte do Paraná. Primeiro como locutor da rádio Londrina, ZYD-4 e, logo, como redator da Editoria de Interior do principal jornal da região, a Folha de Londrina. Um ano depois, em 1970, mudou-se para Porto Alegre e ingressou na RBS como aprendiz na editoria de Cidade para, meses depois, passar a repórter especial do Zero Hora. Em 1971, foi convidado para ingressar na revista Veja, criada três anos antes. Fez trabalhos eventuais para outras revistas da Editora Abril, como a Realidade, onde escreveu um perfil do novo gaúcho, ilustrado com fotos de Leonid Streliaev. Em 1973, com a transferência de Paulo Totti para a editoria de Brasil na sede da Veja em São Paulo, foi indicado para assumir a chefia da sucursal da Editora Abril em Porto Alegre. 



Além de escrever para Veja, Cunha teve sob sua responsabilidade as revistas Quatro Rodas, Exame e a Placar, um detalhe que pesaria, em 1978, durante a investigação do sequestro dos uruguaios quando se fez acompanhar por um repórter fotográfico da área de esportes. Na Veja de Porto Alegre, cobriu acontecimentos marcantes no Uruguai e Argentina.


Em abril de 1974, fez a primeira entrevista com Leonel Brizola no exílio. Na fazenda do ex-governador no interior do Uruguai, registrou a declaração literal de Brizola: “Fui derrotado militarmente. Politicamente, eleitoralmente, não”. De acordo com a historiadora Maria Fernanda Lopes causou profunda irritação nos quartéis. No Uruguai, cobriu também a crise político-militar que levou o país à ditadura, com reportagens sobre os bastidores do golpe de Estado de 1973. Uma dessas reportagens foi sobre a diáspora provocada pela ditadura, que levou à emigração em massa de uruguaios nos anos 1970, com meio milhão de uruguaios – 1/6 da população do país – partindo para o exílio, fugindo do endurecimento político e da crise econômica até então desconhecida na “Suíça da América Latina”, deixando para trás um país de gente cada vez mais idosa.


Na Argentina, em 1974, cobriu para Veja a morte, o drama nacional e o enterro de Juan Domingo Perón, que foi matéria de capa. Em junho de 1977, um ano antes da Copa do Mundo na Argentina, cobriu os preparativos da ditadura para reprimir a guerrilha no país. Integrou depois a equipe de Veja na cobertura da Copa do Mundo de 1978. Nessa ocasião, um artigo seu – em co-autoria com Carlos Maranhão – foi traduzido para a revista de jornalismo estadunidense Atlas World Press Review.

No Uruguai e na Argentina,respectivamente, entrevistou o líder da coligação de esquerda uruguaia Frente Ampla nos anos 1970, general Líber Seregni, e o escritor argentino Jorge Luis Borges.


Foi eleito para a diretoria do Sindicato dos Jornalistas de Porto Alegre (1977-1979) e ajudou a fundar, com mais de 300 pessoas, a Cooperativa dos Jornalistas de Porto Alegre (1974-78), CooJornal, a primeira entidade do gênero no país. No mensário CooJORNAL – jornal publicado pela Cooperativa – Cunha escreveu a coluna 'Perdão Leitores', um espaço de crítica que, nos moldes do 'Jornal dos Jornais' assinado por Alberto Dines na Folha de S.Paulo, avaliava o desempenho dos jornais e jornalistas. Em dezembro de 1977, Cunha escreveu no CooJORNAL o artigo ‘Uruguai: Terror e Silêncio’ sobre a ditadura militar naquele país. No artigo, Cunha relatou a prisão em Montevidéu, em junho de 1976, do jornalista brasileiro Flávio Tavares, correspondente de O Estado de S. Paulo em Buenos Aires.


Em novembro de 1978, alertado por um telefonema anônimo, Luiz Cláudio Cunha testemunhou com o fotógrafo da revista Placar J. B. Scalco uma ação em Porto Alegre da Operação Condor, um grande aparato de terrorismo de Estado conjunto entre diversos países do Cone Sul.


Era o sequestro dos ativistas políticos uruguaios Universindo Díaz e Lilian Celiberti e seus dois filhos, Camilo e Francesca. Os uruguaios são hoje os únicos sobreviventes uruguaios da Operação Condor, graças ao testemunho de Cunha e Scalco e à investigação jornalística empreendida por sua equipe de Veja.


Pela série de reportagens sobre o Sequestro dos Uruguaios publicadas em Veja durante 86 semanas, 630 dias, quase vinte meses, cerca de dois anos, Cunha recebeu, junto com o fotógrafo João Batista Scalco, o Prêmio Esso de Jornalismo de 1979, na categoria principal. O júri foi presidido pelo repórter Joel Silveira e composto por Paulo Henrique Amorim, Carmo Chagas, Luiz Carlos Lisboa e Mário Moraes. O trabalho de Cunha conquistou ainda premiação principal do Prêmio Nacional TELESP; o I Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos, do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo , e ainda o Prêmio Hors Concours da Editora Abril.


O trabalho profissional de Luiz Cláudio e sua postura em favor dos direitos humanos recebeu voto de louvor encaminhado pelo jurista Jean-Louis Weil em nome do SIJAU, Secretariat Internatonal des Juristes pour l’Amnistie en Uruguay, durante o Coloquio sobre la Política de Institucionalizacion del Estado de Exception y su rechazo por el Pueblo Uruguayo, realizado em Genebra, Suíça, 27-28 de fevereiro de 1981.

Em 1980, Luiz Cláudio Cunha transferiu-se de Porto Alegre para Brasília, como editor-assistente de Veja. Nesse ano, viajou à Bolívia para a reportagem 'O ministro da coca’ sobre a conexão entre a droga e a estrutura de poder boliviana. A reportagem era parte de uma matéria especial da revista intitulada ‘Rota da cocaína’, que incluiu ainda o Peru e a Colômbia, cobertos respectivamente por Marcos Sá Correa e Roberto Garcia. Na investigação jornalística, teve acesso a documentos secretos da CIA, comprovando a conexão dos militares bolivianos com o narcotráfico. O documento identificava o coronel Luiz Arce Gomez, ministro do Interior do general Luiz Garcia Meza, como o principal nome do narcotráfico na Bolívia. Garcia Meza e seu grupo tomaram o poder com a ajuda da ditadura militar argentina e do grupo terrorista boliviano Novios de La Muerte, comandado pelo criminoso de guerra nazista Klaus Barbie.


Recebeu, em 1980, o Destaque em Economia do V Prêmio Abril de Jornalismo com a matéria ‘Delfim entra em campo’ e, em 1981, o Destaque em Política do VII Prêmio Abril de Jornalismo com a reportagem sobre a bomba que explodiu no Riocentro. Ambas as reportagens foram publicadas em Veja.

Em 1981, assumiu a direção da sucursal de Veja em Brasília. Também nesse ano, de Brasília, escreveu o editorial do CooJornal sobre os quatro jornalistas – Elmar Bones, Osmar Trindade, Rosvita Saueressig e Rafael Guimarães – presos por publicarem os relatórios secretos do Exército sobre a guerrilha no Vale da Ribeira, em São Paulo, e a perseguição ao líder guerrilheiro Carlos Lamarca no sertão da Bahia.  

                               


             

Em 1983, Cunha deixou Veja, em Brasília, para editar na sede do Jornal do Brasil, no Rio de Janeiro, o 'Informe JB', influente coluna política da imprensa brasileira na época. No ano seguinte, assumiu a direção da revista IstoÉ em Brasília e, logo, foi convidado a abraçar um novo projeto editorial: a revista semanal Afinal, que durou até 1986. Dirigiu a redação da revista em Brasília, tendo participado de uma série de reportagens especiais sobre os porões da ditadura – ‘Página infeliz da nossa história’, ‘O preço da tortura’ e ‘Desaparecidos na repressão’ –, que recebeu a Menção Honrosa do 7º. Prêmio Vladimir Herzog de 1985.



Na Afinal cobriu a agonia e morte de Tancredo Neves para uma edição histórica ‘Brasil chora seu destino’ em abril de 1985. No mesmo ano, com Antonio Britto, publicou Assim morreu Tancredo, que vendeu cerca de 200 mil cópias. O livro é uma longa entrevista de Luiz Cláudio Cunha com Antonio Britto, Secretário de Imprensa e porta-voz daquele que seria o primeiro presidente civil depois de 21 anos de governo militar. A entrevista foi editada por Cunha a partir de 23 horas gravadas em 13 encontros em Brasília, entre junho e agosto de 1985

Em 1986, Cunha tornou-se repórter especial da Rede Globo em Brasília, onde editou e apresentou uma coluna política na extinta terceira edição do DF-TV, exibido no final à noite. Em 1987, voltou ao Jornal do Brasil, agora como Chefe de Redação da Sucursal de Brasília. Um ano depois foi convidado a participar do projeto de remodelação de O Estado de S. Paulo.


Na sua estreia no jornal paulista, Cunha revelou um fato espantoso da ditadura: o plano de radicais da extrema-direita do Exército para dinamitar o Memorial JK, um dos cartões postais de Brasília e uma das obras mais conhecidas do arquiteto Oscar Niemeyer. Na visão dos terroristas do Estado, o monumento seria uma alusão à foice e martelo que simboliza a ideologia comunista. Uma corajosa articulação de bastidores, nunca antes revelada, do então secretário de Obras do GDF, José Carlos Mello, que tinha ligações políticas com o chefe do gabinete civil do Governo Geisel, general Golbery do Couto e Silva, desmantelou o plano terrorista que poderia mergulhar o país numa grave crise.

Em 1990, para a revista Imprensa, Cunha escreveu o texto ‘A glória do texto’, um perfil de Mário Quintana em que, pela primeira vez, o poeta gaúcho é retratado como repórter.


Em 1991, tornou-se editor-contribuinte da revista Playboy em Brasília. Entre diferentes trabalhos na Playboy, entrevistou o porta-voz de Fernando Collor, o jornalista Cláudio Humberto Rosa e Silva. Nessa entrevista, afirmações feitas por Cláudio Humberto a respeito do advogado Tales Castelo Branco, presidente da OAB, registradas pelo entrevistador, levaram a entidade – amparada pela Lei de Imprensa legada pelo regime militar – a processar Cunha e a revista Playboy por terem simplesmente publicado as palavras do porta-voz de Collor. Em nota, a revista “manifesta sua perplexidade” pela OAB “responsabilizar um repórter pelo que disse um entrevistado ofende o mero bom senso”. O diretor de Playboy Juca Kfouri, em texto publicado na revista Imprensa, afirmou: “Luiz Cláudio mostrou dois lados com uma só entrevista: cumpriu sua obrigação ao revelar o que pensa o porta-voz do governo e deixou nua uma instituição [OAB] tão querida".

Em 1992, Luiz Cláudio Cunha voltou pela terceira vez ao Jornal do Brasil, onde atuou como repórter especial na sucursal de Brasília. No mesmo ano assumiu, como diretor, a sucursal do Diário do Comércio e Indústria em Brasília.

Em 1993, com a reestruturação do jornal Zero Hora em Porto Alegre, Cunha foi convidado para assumir como editor-chefe a sucursal da RBS em Brasília. No aniversário de 15 anos do sequestro dos uruguaios em Porto Alegre em 1993, Luiz Cláudio fez um programa especial de 53 minutos para a RBS. Autor do roteiro, ele apresentou o programa, dirigido por João Guilherme Reis. O trabalho em vídeo recebeu o X Prêmio de Direitos Humanos, Hors Concours, categoria Televisão, do Movimento de Justiça e Direitos Humanos e Comissão Sobral Pinto de Direitos Humanos, com apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais e da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul de Porto Alegre, em 1993. No XII Congresso da FEDEFAM – Federación Latinoamericana de Asociaciones de Familiares de Detenidos Desaparecidos, reunido em São Paulo, nos dias 24-29 de novembro de 1993, Luiz Cláudio Cunha recebeu um voto de louvor pela responsabilidade direta “pela vida de Universindo Diaz, Lílian Celiberti e seus dois filhos, únicos uruguaios sequestrados no exterior que não integram a lista de desaparecidos políticos.

Em 1994, editou no Zero Hora um caderno especial sobre os 30 anos do golpe que derrubou Jango Goulart, com detalhes inéditos sobre a fuga do ex-presidente. Nesse ano foi convidado a editar a coluna política ‘Brasília-DF’ do Correio Braziliense.


Em 1995, deu o 'furo' nacional sobre a inconfidência do Ministro da Fazenda Rubens Ricupero, captada por antenas parabólicas, onde ele se confessava cabo eleitoral de Fernando Henrique Cardoso na campanha eleitoral de 1994. A nota ‘A Confissão do Ministro Caiu do Céu’ lhe deu o VI Prêmio OK de Jornalismo, na Categoria ‘Reportagem de Cidade’[33]. No Correio Braziliense, também recebeu o VI Prêmio OK de Jornalismo, Categoria ‘Menção Especial em Política’ com a reportagem ‘Dinheiro da Odebrecht ajudou a pagar campanha para o governo de Cristovam’. Em 1997, tornou-se editor adjunto, em Brasília, da 'Coluna do Swann', editada por Ricardo Boechat no jornal O Globo. Em 2002 voltou à revista IstoÉ, onde assumiu o cargo de editor de Política e, um ano depois, com Weiller Diniz, publicou uma série de reportagens sobre o megagrampo comandado pelo senador Antônio Carlos Magalhães na Bahia. Luiz Cláudio quebrou o off, o sigilo da fonte, um dos dogmas do jornalismo, para não compactuar com o crime que lhe fora admitido pelo senador. Criticado por muitos colegas da imprensa por ter tornado pública uma declaração de ACM feita em caráter confidencial, Luiz Cláudio declarou perante o Conselho de Ética do Senado Federal que o off fora quebrado em comum acordo com a direção da revista. Explicou que a confidencialidade perdera sentido depois que a Polícia Federal informara que já investigava a denúncia de um megagrampo praticado pela polícia baiana, por ordem do senador.

A série de reportagens da revista IstoÉ sobre o grampo na Bahia foi finalista do V Prêmio Embratel e do Prêmio Esso de Jornalismo de 2003 e levantou um debate nacional na imprensa sobre o uso criminoso do off no jornalismo. Na ocasião, a jornalista Dora Kramer, colunista de O Estado de S.Paulo, escreveu que, assim como é crime o uso jornalístico de material obtido de forma ilícita, também é ilícito fazer uso do sigilo da fonte para acobertar uma ilegalidade. "Uma coisa é o direito que resguarda o exercício profissional. Outra bem diferente é o dever de submissão à lei. Este dever implica a observância do discernimento na revelação de fatos oriundos de ações criminosas, sob pena de criarmos uma categoria de cúmplices profissionais."Em 2004, ainda na IstoÉ, Luiz Cláudio Cunha, Sônia Filgueiras e Celina Côrtes participaram da equipe de Weiller Diniz que ganhou o Prêmio Esso de Informação Econômica com a reportagem ‘Presidente e diretor do BC esconderam da Receita bens no exterior’.


Também em 2004, escreveu o artigo ‘O off e o feiticeiro’ para o livro eletrônico A mídia eletrônica e o jornalismo fiteiro, organizado pelo jornalista Luiz Egypto e publicado pelo Observatório da Imprensa, com artigos de Alberto Dines, Cláudio Weber Abramo e Hélio Doyle. Em 2005, ao lado de selecionados nomes do jornalismo brasileiro – entre eles, Raimundo Rodrigues Pereira, Eurico Andrade, Marcos Sá Corrêa, Ricardo Kotscho e Márcio Moreira Alves –, Luiz Cláudio Cunha participou de uma coletânea organizada por Fernando Molica. ‘O sequestro dos uruguaios’ foi considerado por Molica como uma das 10 Reportagens que abalaram a ditadura. Em 2007, Cunha retomou um livro começado em 1980, no qual pretendia contar a história do sequestro dos uruguaios ocorrida em 1978. Lançou Operação Condor: o Sequestro dos Uruguaios - uma reportagem dos tempos da ditadura na Feira Internacional do Livro em Porto Alegre, em novembro de 2008, quando se completavam 30 anos da ação repressiva da Condor na capital gaúcha. Em 2009, o livro recebeu da Câmara Brasileira do Livro um Prêmio Jabuti e também a menção honrosa do Prêmio Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, ambos na categoria de Livro-Reportagem. Foi também finalista do Prêmio Açorianos de Literatura da Prefeitura de Porto Alegre.

No ano seguinte, o livro recebeu a menção honrosa, na categoria não-ficção em Literatura Brasileira, do Prêmio Casa de Las Américas, em Havana, Cuba. Cunha foi, em 2009, um dos autores convidados para a coletânea de quatro volumes da Assembléia Legislativa gaúcha sobre A Ditadura de Segurança Nacional no Rio Grande do Sul, organizada pelo historiador Enrique Sierra Padrós, da UFRGS. Cunha participou do primeiro volume, 'Da campanha da Legalidade ao Golpe de 1964', escrevendo o artigo ‘Máximas e mínimas: os ventos errantes da mídia na tormenta de 1964’, onde identificou as digitais da mídia brasileira na preparação e apoio ao golpe de 64.


Em 2011, três de seus trabalhos publicados no extinto Coojornal foram republicados na coletânea Coojornal, um jornal de jornalistas sob o regime militar, organizada por Rafael Guimaraens, Ayrton Centeno e Elmar Bones, em edição da Libretos de Porto Alegre. De setembro de 2012 a julho de 2013, sob a coordenação da advogada Rosa Cardoso, Cunha foi consultor do Grupo de Trabalho sobre a Operação Condor na Comissão Nacional da Verdade. Luiz Cláudio Cunha hoje escreve para espaços jornalísticos virtuais como Observatório da Imprensa e Jornal Já.

...

O GREMISTA

Aí está o momento da conversão de Luiz Cláudio ao Imortal Tricolor. Foi em Rio Pardo, onde morava em 1956, quando tinha cinco anos. Com um bando de moleques fardados, posamos para a foto do esquadrão do Grêmio que visitou a cidade para um amistoso. Naquele ano começou a épica campanha do pentacampeonato (1956-1960).

Estão lá na foto algumas das lendas de todos os tempos do tricolor: Milton Kuelle, o tanque Juarez, o goleiro argentino Germinaro que inaugurou a moda da camiseta amarela, o ponta Vieira e o grande Gessy. 

"Eu sou o segundo moleque, em pé, da direita para a esquerda, ainda sem saber que o Grêmio de hoje iria levar seis gols em dois jogos contra o Flamengo, pela Copa do Brasil, e rasteja para escapar do terceiro rebaixamento. Eu era feliz e não sabia...".




SOBRE OPERAÇÃO CONDOR




O governo, qualquer governo, faz mal à imprensa. A imprensa, toda a imprensa, faz bem ao governo - principalmente quando critica. Governo não precisa do "sim" da imprensa. Governo evolui com o "não" da imprensa. A proximidade da imprensa com o governo abafa, distorce o jornalismo. A distância entre governo e imprensa é conveniente para ambos, útil para a sociedade e saudável para a verdade. Jornalismo é tudo aquilo de que o governo não gosta. Tudo aquilo de que o governo gosta é propaganda. Certa vez, o segundo presidente da ditadura, general Costa e Silva, queixou-se das críticas da imprensa. Sua interlocutora, a condessa Pereira Carneiro, dona do Jornal do Brasil, esclareceu que eram apenas "críticas construtivas". O general, sempre franco, foi direto ao ponto: "Mas o que eu gosto mesmo é de elogio!..." (Jornal do Comércio, em 13/05/2011)



Os valentões bolsonários do 
bizarro ‘Clube Sem Opinião’


O vírus da estupidez que caracteriza a Era Bolsonaro, com sua miríade de truculências, desmandos e patifarias que reduziram a política e envergonham Brasil aqui e lá fora, contaminou mortalmente um setor que deveria estar acima da mediocridade galopante do capitão e sua manada: o jornalismo. 

O exemplo mais dramático disso está expresso no destemido Clube de Opinião de Porto Alegre, RS, uma aguerrida tertúlia do Sul que se declara como uma entidade que há 18 anos luta em favor das liberdades e contra as ações que acuam a liberdade de imprensa, “sem distinção em relação à origem ideológica que ela assume”.

O tal clube adentrou o aziago mês de agosto com sua típica valentia. Aproveitando uma feia derrapada da CPI da Covid no Senado, que tinha aprovada uma absurda quebra de sigilo bancário da rádio Jovem Pan, o clube de 19 jornalistas de Porto Alegre emitiu na segunda-feira, 2 de agosto, uma nota de protesto de três parágrafos e funda indignação contra a “inaceitável e despudorada intimidação”, denunciando o “aumento da escalada de discursos e ações contra a liberdade de imprensa no Brasil”.

Assustada com a bordoada do valente clube gaudério, a CPI dobrou o pelego logo no dia seguinte, terça-feira, 3, e desistiu da quebra de sigilo da Jovem Pan – hoje ridicularizada como “rádio Jovem Klan” pelo agudo tom supremacista que a torna a mais estrepitosa trombeta da extrema-direita bolsonarista no rádio brasileiro, onde agora ecoa a voz lúgubre e funérea de Augusto Nunes, um jornalista que, quando era um profissional respeitável, liderou importantes redações do país, como Veja, O Estado de S.Paulo, Jornal do Brasil e Zero Hora.  

No espaço do Facebook foi postado um artigo de onze anos atrás de minha autoria, publicado no Observatório da Imprensa em setembro de 2010, denunciando então a falsa valentia do ‘Clube de Opinião’ – leia aqui: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/imprensa-em-questao/desculpa-para-calar-a-opiniao/.A simples reaparição do meu texto no OI fez latejar a veia das tias mais excitadas do Facebook. Algumas delas são estrelas fulgurantes do bolsonarismo mais botocudo dos pampas, abrigadas no cercadinho amestrado do clube de opinião devotada ao Messias e circunscrito ao Mito e seu rebanho.

Conheço e reconheço, entre os 19 membros do grupo, alguns nomes singulares e densos do jornalismo gaúcho. Lamento que emprestem suas dignas biografias e seu prestígio a quem não merece tal distinção. Mais adiante, vou falar pontualmente sobre os dois espécimes mais conspícuos do clube, os exemplares mais apetrechados do bolsonarismo de guaiaca e chiripá que hoje envergonham os pagos: o presidente Júlio Ribeiro (que mal conheço) e o blogueiro Políbio Braga (que conheço muito bem). Com uma leve menção ao consultor de mídias sociais Marco Poli (que não conheço).  

Em setembro de 2010, véspera da eleição em que Germano Rigotto seria merecidamente derrotado na disputa pelo Senado, o Clube de Opinião resolveu por escassa maioria, numa reunião virtual, trocar de pele e se transmutar num singular ‘Clube Sem Opinião’, decidindo estranhamente por “não opinar” sobre o implacável processo que a família Rigotto movia contra um pequeno mensário (5 mil exemplares) de Porto Alegre, o JÁ, do jornalista Elmar Bones. A desculpa do valente ‘clube sem opinião’ para não opinar foi “evitar qualquer conotação político-eleitoral” antes do pleito de outubro.

O ex-governador estava incomodado com uma reportagem indesmentível de quatro páginas do jornal –publicada em 2001 e assinada por Elmar Bones –baseada em peças rombudas do Ministério Público e em autos inquestionáveis de uma CPI da Assembleia Legislativa sobre a maior fraude da história gaúcha: uma licitação fraudulenta na CEEE, a estatal gaúcha de energia elétrica, que abriu um rombo de mais de R$ 850 milhões(valores atualizados) no Governo Pedro Simon (1987-1990). O trabalho do JÁ ganhou em 2001 os maiores troféus de jornalismo do sul do país – o prêmio Esso Regional e o prêmio ARI (Associação Riograndense de Imprensa) – e, de quebra, um processo raivoso dos Rigotto, que tramita há duas décadas em segredo de justiça.  

O cabeça da quadrilha que montou a operação larápia na CEEE era Lindomar, o irmão menos notório do ex-governador Germano Rigotto, segundo o relatório final de 92 páginas da CPI de 1996: ‘De tudo o que se apurou, tem-se como comprovada a prática de corrupção passiva e enriquecimento ilícito de Lindomar Vargas Rigotto’, escreveu corajosamente o relator e deputado Pepe Vargas (PT), apesar de ser primo de Lindomar e Germano. Pela primeira vez, entre as 139 CPIs criadas no Rio Grande do Sul desde 1947, eram apontados os corruptos e os corruptores. Além de Lindomar e seus 12 comparsas, a Assembleia Legislativa aprovou o indiciamento pela CPI de 11 empresas, incluindo marcas lustrosas como Alstom, Camargo Corrêa, Brown Boveri, Coemsa, Sultepa e Lorenzetti. 

Vinte e cinco auditores quebraram sigilos bancários, fiscais e patrimoniais dos envolvidos. Em uma dúzia de depoimentos, Lindomar Rigotto foi apontado como a figura central do esquema, acusação reforçada pelo chefe dele na CEEE, o diretor-financeiro Silvino Marcon. Treze pessoas ouvidas pela CPI denunciaram Lindomar como ‘o verdadeiro gerente das negociações’ com os dois consórcios, agilizando em suspeitos oito dias a burocracia que se arrastava havia meses. Os contratos nº 1.000 e nº 1.001 foram assinados em dezembro de 1987 numa solenidade festiva no Palácio Piratini pelo governador e seu secretário de Minas e Energia.A CPI constatou que os vencedores, gerenciados por Rigotto, apresentaram propostas “em combinação e, talvez, até ao mesmo tempo e pelas mesmas pessoas”.

25 anos de sigilo – e o ‘clube’, nada

As 260 caixas de papelão da CPI foram remetidas no final de 1996 ao Ministério Público, transformando-se no processo n° 011960058232 da 2ª Vara Cível da Fazenda Pública em Porto Alegre. Os autos somam hoje 49 volumes e 80 anexos envolvendo 41 réus – 12 empresas e 29 pessoas físicas. E tudo isso, 25 anos depois,ainda tramita letárgica na primeira instância do lerdo judiciário gaúcho, sob o manto de um inacreditável segredo de Justiça. Nunca se soube de nenhuma nota de protesto do audaz ‘Clube Sem Opinião’ porto-alegrense sobre essa saga de despudorada intimidação da família Rigotto que sufoca a liberdade de imprensa que o JÁ tenta exercer.

Coisas muito estranhas continuam acontecendo em torno do escândalo que empesteia o nome Rigotto no escândalo da CEEE. A repórter Naira Hoffmeister, do jornal Extra Classe, sentiu isso na carne, quando tentou quebrar o silêncio do caso pesquisando na forma aparentemente mais pública e transparente do caso: a CPI da Assembleia Legislativa que investigou em 1995-96 a maior roubalheira da história gaúcha. Surpresa, a repórter descobriu em meados de 2018 que o material da CPI, embora público, não estava disponível no site da Assembleia gaúcha, como acontece com dezenas de outras comissões parlamentares.

Para ter acesso ao relatório final da CPI da CEEE, que tanto sofrimento provocou na família Rigotto e tanto constrangimento gerou entre integrantes do ‘Clube Sem Opinião’, Hoffmeister teve que recorrer à Lei de Acesso à Informação (LAI). Ainda assim, precisou esperar mais 22 dias após a decisão favorável, no prazo máximo que a mesa diretora do Legislativo usou para liberar o que devia ter acesso amplo e rápido. Graças à persistência da repórter do Extra Classe, o relatório de 92 páginas assinado pelo relator e deputado do PT Pepe Vargas – o primo honrado dos Rigotto –, está hoje, 25 anos após a conclusão da CPI, franqueado ao distinto público na internet, inclusive ao valente ‘Clube Sem Opinião’, neste endereço: http://www.al.rs.gov.br/download/CPI_CEEE/relatorio_CEEE.pdf.

Instalada pelo voto de 42 dos 55 deputados da Assembleia, a CPI da CEEE teve seu relatório final aprovadoem 27 de junho de 1996 pela unanimidade dos 11 membros da CPI. Entre seus criadores na Assembleia gaúcha estão alguns nomes que chegaram ao circuito da política nacional: Beto Albuquerque (candidato a vice-presidente na chapa de Marina Silva em 2014), Luciana Genro (candidata a presidente pelo PSOL em 2014), o deputado federal Pompeo de Mattos, o senador Sérgio Zambiasi e o saltitante deputado federal Onyx Lorenzoni, que no curto espaço dos últimos três anos quicou como ministro em cinco pastas diferentes do mitológico Governo Bolsonaro.

O caso de impenitente perseguição da família Rigotto ao JÁ, apesar da granítica apuração da CPI da CEEE, acabou sendo acatada pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (CIDH), com sede em San José, na Costa Rica – uma iniciativa da ONG Artigo 19, sediada em Londres, que promove a liberdade de expressão em todo o mundo.

A figura de Lindomar Rigotto se cobria de grande interesse público, não só por seu irmão ser um ativo político da região, tendo sido inclusive governador do RS, mas, principalmente por seu envolvimento em um dos maiores esquemas de desvio de verbas públicas do Estado. Segundo os padrões internacionais, pessoas públicas devem suportar maior tolerância às avaliações críticas, justamente porque atraem interesse público e assim deve-se permitir a participação da sociedade nestas questões. Consideramos esta decisão judicial como uma grave violação à liberdade de expressão, além de que o caso fere gravemente os direitos à livre manifestação e ao acesso à informação.

 Casos como este estabelecem um grave precedente pois podem dar origem a uma autocensura na comunidade jornalística, intimidando estes profissionais para não publicarem e denunciarem determinadas histórias por receio de futura perseguição, principalmente tendo em conta o valor alto e desproporcional cobrado à publicação e ao jornalista, após decisão judicial.

Mais inteligente que Rigotto e mais veraz que o ‘Clube Sem Opinião’, a CIDH reconheceu que o Estado brasileiro praticou cerceamento ao direito de defesa, no caso do JÁ, e pediu explicações à Procuradoria-Geral da União (PGU).

Germano Rigotto tentou sempre se escafeder da responsabilidade pelo processo contra o jornal, jogando esse lixo jurídico para debaixo das saias da sua veneranda genitora, dona Julieta. “Não tenho nada a ver com isso. É coisa da minha mãe”, esbravejava o filho em 2010, preocupado com sua vulnerável condição de candidato do MDB ao Senado.

A indigitada Julietafaleceu aos 89 anos, em 2016, quinze anos após a reportagem certeira do JÁ que feriu mortalmente a imagem pública de Rigotto na eleição de 2010, derrotado duplamente pelo PP (Ana Amélia Lemos) e pelo PT (Paulo Paim), amargando o voto de apenas 2,5 milhões de gaúchos num eleitorado de 8 milhões. O inocente Germano, irmão de Lindomar e filho de dona Julieta, acabou inscrevendo para sempre seu honrado nome no relatório final da 66ª Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), realizada na cidade mexicana de Mérida em novembro de 2010 – um mês após sua retumbante derrota na campanha gaúcha pelo Senado.

A censura eternizada na SIP – e o ‘clube’, calado

O capítulo sobre liberdade de imprensa no Brasil, com versões adicionais em inglês e espanhol, foi escrito pelo jornalista brasileiro Sidnei Basile, então vice-presidente institucional da Editora Abril e membro do Comitê de Liberdade de Expressão da SIP. Ali, Basile reservou três parágrafos, 15 linhas e 194 palavras para resumir o longo calvário de Elmar Bones e seu jornal.O nome Rigotto é citado quatro vezes no relatório final de 2010 da SIP.  Dona Julieta, a suposta dona do processo, nem é mencionada.Germano Rigotto, o ex-governador “que não tem nada a ver com isso”, é citado com nome e sobrenome uma vez. Ele ganhou sua inscrição eterna nos anais da SIP, assim descrito no relatório final de Basile: “No Sul do Brasil, continua o calvário por que passa o jornal gaúcho JÁ e seu proprietário, o jornalista Elmar Bones, por conta de uma reportagem publicada há dez anos sob o título Caso Rigotto – um golpe de US$ 65 milhões e duas mortes não esclarecidas”.

Ao morrer em março de 2011, aos 64 anos, vítima de um câncer fulminante, Sidnei Basile deixou a folha impecável de um dos mais respeitados profissionais da imprensa brasileira. Um ano antes, Basile fez uma pública declaração de fé: “Não é o Estado que fiscaliza a imprensa, é a imprensa que fiscaliza o Estado”. Uma nobre missão que o silente ‘Clube Sem Opinião’ não conseguiu processar em seu mergulho suicida nas águas turvas da subserviência bolsonarista.

A saga de resistência de Elmar Bones e a crônica perseguição dos Rigotto ao JÁ foi contada em uma série de três longos artigos no Observatório da Imprensa, entre novembro de 2009 e setembro de 2010 – um conjunto de mais de 10 mil palavras, 61 mil caracteres, 18 páginas de relato circunstanciado sobre o caso, assinado pelo autor desse texto. Apesar da catadupa de informações, dados e evidências históricas, Júlio Ribeiro, o líder do ‘clube sem opinião’, teve a coragem de ensaiar um desmentido no Facebook: “Nunca houve reunião ou decisão do clube sobre os fatos relatados neste texto fantasioso, do qual estou tendo conhecimento agora!”. Fundador do grupo, que preside há 17 anos, ele prova apenas que é um dirigente relapso ou muito distraído. Assim, é sempre saudável refrescar a memória combalida do diligente jornalista...

Sem se comprometer diante da mais longa e infame ação da Justiça brasileira contra a liberdade de expressão, na década de 2010, o ‘Clube Sem Opinião’ da gauchada botou suas louvaminhas de fora na década de 2020 para cair alegremente no brete da intolerância onde pasta, bovino, a boiada capitaneada pelo chucro Jair Bolsonaro. Com o servilismo próprio de quem só procura bajular, à custa do próprio juízo, o ‘Clube Sem Opinião’ comprou sem discussão a versão cretinado capitão que trata a CPI da Covid como uma instância de senadores “idiotas, patifões e pilantras”. Como o valente clube de Porto Alegre, nem mesmo em nome da elegância, emitiuqualquer nota protestando contra o palavrório chulo do presidente, entende-se, pelo silêncio cúmplice, que esse é o pensamento estúpido compartilhado pelos nobres representantes do ‘Clube Sem Opinião’.

Se fossem mais jornalistas e menos amancebados ao capitão de plantão no Planalto, os membros do clube de Porto Alegre deveriam lembrar que a CPI da Covid já prestou um grande serviço ao país: revelou aos brasileiros a rede de corrupção no Ministério da Saúde que mistura militares da ativa e da reserva com civis espertalhões e intermediários oportunistas de empresas-laranja e escritórios de fachada (de Brasília a Cingapura) tramando negociatas, artimanhas e maracutaias em tenebrosas transações, às custas dos cofres públicos, da saúde e da vida de brasileiros. O desfile de caras-de-pau e o repertório evidente de mentiras e versões desmentidas por documentos, e-mails e mensagens de WhatsApp mostram que a canalhice chegou ao coração do Governo Bolsonaro, que vendeu ao país (com sobrepreço) a miragem de que combateria a corrupção, e não se lambuzaria nela – como desmente e prova a CPI a cada novo e comprometedor depoimento.

O capitão vomita palavrão – e o ‘clube engole

O pétreo mutismo do ‘Clube Sem Opinião’ não se abala nem com o repertório sórdido que besunta a língua desse inacreditável governante brasileiro, com certeza o mais indecente e mais aporcalhado dos 38 ocupantes da cadeira presidencial em 132 anos de República – incluindo os cinco generais-presidentes da ditadura e os três patetas da Junta Militar de 1969, sempre louvados pelo capitão. O vocabulário escabroso de Bolsonaro emergiu, de repente, na reunião ministerial de abril de 2020. Ignorando que aquilo era uma reunião formal com ministros, não um furdunço fesceninonuma cantina da caserna mais remota do interior, o capitão vomitou 34 palavrões em duas horas de reunião – um a cada 3,5 minutos. Entre eles, ‘bosta’ sete vezes, ‘’merda’ e ‘putaria’ em quatro frases e a preferida, ‘porra’, outras oito vezes. 

No cercadinho mental e dissoluto do Palácio da Alvorada, onde sua plateia amestrada vibra a cada insulto, Bolsonaro reclamou de uma ação da PF determinada pelo STF contra empresários e apoiadores do governo: “Acabou, porra! Me desculpem o desabafo. Acabou!”. Em janeiro passado, diante do espanto geral pelo gasto de R$ 15 milhões para a compra de leite condensado para os quarteis, Bolsonaro pinoteou: “Leite condensado? Vai pra puta que o pariu!... É pra enfiar no rabo de vocês da imprensa!...”. Em julho, indignado com os “picaretas” e “‘patifes” da CPI do Senado, disse que não iria responder ao questionamento escrito dos senadores: “Sabe qual a minha resposta, pessoal? Caguei!... Caguei pra a CPI. Não vou responder nada”.

Apesar desse longo mergulho oral de Bolsonaro na escatologia, o asséptico ‘Clube Sem Opinião’ achou melhor não contestar, muito menos protestar contra a fétida verborragia do Capitão Cagão. Pelo silêncio, o clube de Porto Alegre consente e, pior, engole tudo aquilo. Diante da torrente diuturna de sandices e patifarias pronunciadas e estimuladas pelo Messias para seu rebanho sem máscara e sem imunidade, o silente clube adota a bovina posição de não emitir nenhuma opinião contrária ao que diz e pensa o Mito da extrema-direita brasileira. 

Um coro desafinado de cantores sertanejos – Sérgio Reis, Amado Batista, Zezé di Camargo, Netinho, Gusttavo Lima e as duplas Henrique e Juliano, João Neto e Frederico, Teodoro e Sampaio – entoa, sempre que pode, seu apoio incondicional ao capitão. Alguns vão além, como Sérgio Reis, que convocou o povo nas redes sociais a invadir o Senado para pressionar senadores no processo de impeachment contra ministros do STF e TSE: “Se em 30 dias não tirarem os caras nós vamos invadir, quebrar tudo e tirar os caras na marra. Pronto.”

A valentia do decrépito “Menino da Porteira” acaboulevando o troco: foi denunciado por incitar a violência, interrogado pela Polícia Federal como investigado e denunciado pelo MP. Acuado pela lei, recolheu-se a sua casa, deprimido, dizendo-se arrependido. O valente clube sem opinião, desta vez, não emitiu nenhuma nota – nem de protesto, nem de solidariedade.

Outro valentão, também sob o silêncio obsequioso do ‘clube sem opinião’, foi o ex-deputado Roberto Jefferson, presidente do dócil PTB, que adquiriu o estranho vício de circular pelas redes sociais fantasiado como moleque-propaganda de um ridículo arsenal de guerra, posando compistola, revólver, fuzil automáticoe cara de mau. E toda aquela parafernália bélica só para sustentar as bobagens que proclama nas redes. Lá incitou a população a se armar, defendeu a volta do AI-5 para fechar o Congresso e chamou o ministro do STF Alexandre de Moraes de ‘cachorro’ e ‘Xandão do PCC”, entre outras amenidades.

O avatar de jagunço foi denunciado pelo MP e acabou recolhido em prisão preventiva ao complexo penitenciário de Bangu, engrossando a população carcerária dali onde se amontoam 9 mil indivíduos. O ‘clube sem opinião’, como de hábito, não opinou sobre a presepada armífera do presidente do PTB.

Os valentões armados ameaçam – e o ‘clube’, quieto

Pretenso defensor da liberdade de imprensa, no caso específico da CPI da Covid e seus ‘elementos antidemocráticos’, o baldio ‘clube sem opinião’ de Porto Alegre jamais teve a mesma intrepidez para repudiar – como ele diz da CPI –o que seria a “intimidação despudorada, inaceitável, recorrente”de Jair Bolsonaro e seus quatro filhos zero à esquerda contra a imprensa e seu direito de livre expressão.

A hostil obsessão do capitão é uma conclusão matemática da ONG Repórteres da Fronteira (RSF), que apurou no final de julho um aumento de 74% nos seis primeiros meses de 2021 no número de ataques de Bolsonaro contra a mídia, em relação ao último semestre de 2020. Entre janeiro e junho desse ano, o capitão usou o seu avantajado coturno verbal para pisotear 87 vezes os órgãos de comunicação brasileiros – uma botinada a cada dois dias.

O vereador carioca Carlos Bolsonaro, o 02 do clã, atacou a mídia 83 vezes, um incremento de 84% em relação ao semestre anterior. O deputado federal Eduardo Bolsonaro, o 03, manteve o ritmo de batida, com 85 pancadas – bem menos de que sua média anterior, que chegou a 145 agressões no semestre final de 2020. O senador Flávio Bolsonaro, o 01, o mais manso do trio, bateu apenas 38 vezes durante o semestre, média mensal de seis pancadas. Só o filho mais novo, Jair Renan, o 04, não bateu – ainda.

Mas o quarteto, além do sobrenome, tem algo em comum: desde março passado, são alvos da polícia ou da justiça por variadas e criativas encrencas de um largo prontuário em processos distintos, que variam de tráfico de influência, lavagem de dinheiro, apropriação indébita, esquema de ‘rachadinha’, desvio de verbas públicas, peculato, organização criminosa, patrocínio de sites e incentivo a fakenews na internet, manifestações antidemocráticas e ofensas a juízes e tribunais.

Somando as batidas do capitão e sua prole abrutalhada, a cambada dos Bolsonaro foi responsável por 331 ataques à imprensa no Brasil, um índice de agressividade 5,4% maior do que os insultos cometidos pela família no segundo semestre de 2020. Apesar da impenitente, quase diária artilharia verbal dos Bolsonaro, o sossegado ‘clube sem opinião’ do Sul não viu nenhum motivo para romper o seu benévolo mutismo e sair em defesa da imprensa e da injuriada liberdade de expressão – alvo de uma “intimidação despudorada, inaceitável, recorrente”, como diz o clube de jornalistas gaúchos em relação à CPI da Covid, se tivesse coragem e hombridade no trato rigoroso das patifarias cometidas pelo capitão e seus filhotes.  

O arsenal de botinadas dafamiglia Bolsonaro na imprensa naquele semestre tem três alvos preferenciais, segundo o relatório da RSF: Grupo Globo (76 ataques), Grupo Folha (44) e Grupo Estadão (11), justamente os maiores, mais independentes e mais críticos sobre os feitos e malfeitos do capitão e sua tropa de celerados. Já a mídia submissa, aduladora e governista – o oposto de uma imprensa decente e séria –, Bolsonaro trata muito bem, protege e prestigia com entrevistas exclusivas, presença frequente e pronto atendimento. É o caso da Rede Record do bispo e aliado Edir Macedo, do SBT de Sílvio Santos (sogro de seu arrivista ministro das Comunicações) e do Grupo ‘Jovem Klan’ do saudoso âncora Augusto Nunes.

O núcleo bolsonarista na mídia – e o ‘clube’ agasalha

No sul do país, os bolsonaristas mais ardorosos da mídia estão congregadosjustamente nesse bizarro ‘clube sem opinião’, que abraçam – sem vergonha, sem rebuço – a defesa do capitão e seus arroubos autoritários mais cretinos. Só no mês de julho passado, Bolsonaro deu sete declarações, uma a cada quatro dia, ameaçando as eleições de 2022, insistindo na chorumela do voto impresso, que ele fantasia (sem provar) como o único meio “auditável” de eleição, e ameaçando não deixar a cadeira do Planalto sem um pleito “limpo”. Uma das entrevistas de maior repercussão do capitão, nesse período, foi dada em 7 de julho ao programa Boa Tarde, Brasil¸ da rádio Guaíba, hoje sob o cajado do bispo Edir Macedo e o controle da Igreja Universal do Reino de Bolsonaro.

Falando durante uma hora no programa que rasteja no Ibope do início da tarde com uma pífia audiência média de sete pontos, o presidente entoou –outra vez sem provas – sua cansativa falação anti-voto: “Eu não sou técnico em informática, mas pelo que ouvi, está comprovada a fraude em 2014. O Aécio foi eleito em 2014”. As bobagens que o capitão repete por ouvir dizer foram ouvidas, sem contestação, pelo apresentador do programa, Júlio Ribeiro, por acaso o presidente há 17 anos do mesmo e insosso ‘clube sem opinião’. Na rádio desde outubro de 2020, Ribeiro deveria ter adotado uma posição oposta, mais corajosa: ”Opinião, que é o grande diferencial hoje na comunicação, será uma marca da atração”, prometia o gerente-geral da Guaíba, Guilherme Baumhardt, semanas antes de Ribeiro assumir o programa e se jogar faceiro nas águas revoltas do bolsonarismo mais encapelado.

Aos 58 anos, Ribeiro tem uma editora com duas revistas (Press eAdvertising), um portal, cinco sites e nove blogs, o que não o exime de ter uma gelatinosa opinião sobre a obrigação do jornalista na checagem prévia de suas fontes: ”Sim, claro, mas nem sempre. Se a fonte é crível o suficiente, é tratar de tocar adiante“. Ribeiro é um dos jornalistas amestrados do bolsonarismo que acredita na farsa da‘ditadura da toga’ e que classifica a prisão do borrascoso Roberto Jefferson, armado até os dentes e engatilhado até na língua, como um ‘arroubo autoritário’ do STF: “Nem Kafka sonharia com isso”, espanta-se ele, criticando a Suprema Corte, a vítima, sem criticar Jefferson, o agressor.

Outra estrela do clube é o blogueiro Políbio Braga, redondos 80 anos e, apesar da idade,a voz mais trovejante do bolsonarismo nas redes do Rio Grande. Seu blog de quase 20 anos tem 157 mil inscritos no YouTube e, segundo suas modestas palavras, “é a maior e mais importante publicação do gênero (independente) do Sul do Brasil”. Políbio diz que, no primeiro dia de setembro, o blog alcançou o recorde de 49,1 mil acessos. Na sua tática para sair da penumbra, o blogueiro mergulha fundo na agenda bolsonária imaginando ganhar holofotes e adesões na manada do capitão.

Logo após o segundo turno de 2018, Políbio definiu assim a vitória bolsonária, no prefácio de um livro:

[A eleição de Bolsonaro é]Um marco histórico que marca a derrota dos renegados sociais, tudo no âmbito de uma batalha dessa grande guerra contra a escumalha lulopetista e seus aliados marxistas e neomarxistas, sabendo sempre que eles jamais abandonarão suas consignas reducionistas, todas elas marcantes dos atrasos político, econômico e social.                                                                                                         
Na sua santa cruzada nas redes sociais, o bilioso Políbio vocifera todo dia contra o ‘Eixo do Mal’, um caldeirão sulfuroso do bolsonarismo sulista onde ele junta “lulopetistas,comunistas e psólicos” que mexe e remexe com sua colher de hierofante.

Na sua fala diária no YouTube, em junho passado, Políbio comprou de graça o peixe podre que Bolsonaro tenta vender no mercado político brasileiro, repetindo: “Sim, senhores: se não houver voto impresso, não terá eleição”, garantiu o blogueiro, com a impertinente impostura e a empáfia marcial de um miliciano de republiqueta que se imagina mais forte e legítimo do que a Constituição. Políbio disse que o povo e os militares estão com o capitão contra o ‘Eixo do Mal’ e avisou, ameaçador, que o 7 de Setembro, terça-feira, seria ”o dia para cortar a cabeça da serpente”.

Como se viu, o cérebro de minhoca de Bolsonaro aproveitou o feriado para prometer desobediência ao Supremo e para xingar ministros do STF em Brasília e São Paulo. Quinta feira, 48 horas depois, o capitão foi obrigado a uma humilhante nota de recuo, para não abrir a porteira do impeachment por crime de responsabilidade. O blogueiro valentão nada disse a respeito. Em meados de agosto, Políbio desdenhou no blog de uma frase de Lula no Recife – “Não permitirei que Bolsonaro passe a faixa presidencial para mim” –, esclarecendo: “Bolsonaro não corre esse tipo de risco. Lula não será candidato. Se for candidato e vencer, não assumirá. E, se assumir, será derrubado. Simples assim”.

O trovão extremista das redes – e o ‘clube’ acolhe

O escrachado tom golpista de Políbio mostra que ele roubou a ideia e a índole maligna de um conspirador mais velho: o ex-governador da UDN Carlos Lacerda (1914-1977), líder civil do golpe de 1964 que acabou na ditadura sempre louvada pelo capitão e sempre exaltado por Políbio.

Em 1950, quando Getúlio Vargas ensaiava seu retorno pelo voto à presidência que perdera com o golpe de 1945, o jornalista Lacerda escreveu: “O sr. Getúlio Vargas, senador, não deve ser candidato. Candidato, não deve ser eleito. Eleito, não deve tomar posse. Empossado, devemos recorrer à revolução para impedi-lo de governar”.

O catarinense Políbio tem uma desconcertante identidade com o fluminense Lacerda e com outro ilustre colega de profissão, mais antigo: o italiano Benito Mussolini (1883-1945).

Os três socialistas de origem tinham o jornalismo como profissão e fizeram a mesma abrupta migração ideológica, trocando o comunismo da juventude, anos depois, pela aberta e escancarada militância conservadora da direita, no limite do fascismo. Simples assim.

O filho e sobrinho de militantes do Partido Comunista Brasileiro ganhou o batismo de seus mentores ideológicos: Carlos (como Marx) Frederico (como Engels) Werneck de Lacerda foi, quando jovem, ativista de esquerda no curso de Direito, no Rio. Aos 20 anos, foi designado para ler o manifesto de lançamento da Aliança Nacional Libertadora, entidade ligada ao PCB. Quando fracassou a Intentona Comunista de 1935, precisou se esconder em uma chácara para não ser preso. Rompeu com a esquerda em 1939, com uma alegação utilitária e nada filosófica: “O comunismo levaria a uma ditadura, pior do que as outras, porque muito mais organizada e, portanto, muito mais difícil de derrubar”.

Lacerda tornou-se, então, o crítico impiedoso de quem era mais fácil derrubar – Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart –, convertendo-se no principal porta-voz da direita brasileira e dos movimentos conservadores. Pivô e incitador do golpe militar de 1964, Lacerda só depois entendeu que era muito mais difícil derrubar os generais da ditadura que ajudou a implantar. Menos tolerantes do que seus antecessores civis, os militares cassaram os direitos políticos de Lacerda e o prenderam, abortando sua carreira política e fulminando suas ambições presidenciais. 

Já Benito Mussolini, filho de um ferreiro socialista que idolatrava nacionalistas como Garibaldi e anarquistas como Bakunin, filiou-se com 17 anos ao partido Socialista. Na Suíça, onde morou, foi correspondente do jornal italiano Vanguarda Socialista. De volta à Itália, criticou a ‘guerra imperialista’ de seu país contra a Líbia, e ficou cinco meses na prisão por defender o ‘internacionalismo proletário’. Em 1912, expulsou do partido dois socialistas revisionistas que apoiaram a guerra. Ganhou um elogio público, no jornal russo Pravda¸ de um ativista em ascensão chamado Vladimir Lênin. Ao assumir a editoria do diário do partido, Avanti!, multiplicou por cinco a circulação de 20 mil exemplares do jornal socialista. Ao romper a I Guerra Mundial, em 1914, Mussolini, que inicialmente apoiava a neutralidade, evoluiu para a defesa da participação italiana no conflito.

A divergência com os socialistas levou Mussolini a se demitir do jornal socialista, no final de 1914. Saiu de lá e fundou o seu próprio diário, Il Popolo d'Italia, um veículo militarista e nacionalista que defendia a entrada da Itália na guerra. Convocado como recruta, foi para o front como soldado raso e voltou para casa meses depois no posto de cabo, após a explosão acidental de um morteiro que lhe cravou 40 pedaços de metal no corpo. Do envolvimento físico ele evoluiu para a postura ideológica pró-guerra, definida num manifesto que Mussolini transformou, em 1915, no movimento Fascio d'azione rivoluzionaria, a origem partidária do fascismo.  Cada vez mais envolvido na radicalização política de rua contra os socialistas, Mussolini formou em 1919 uma milícia paramilitar de squadristi (os 'camisas-negras') em Milão, a FasciItalianidiCombattimento, que cresceu e ganhou maior coerência política ao se transformar, em 1921, no Partido Fascista Nacional.

Na sua volta triunfal à militância fascista, aos 39 anos organizou, em 1922, a marcha de sua milícia dos ‘camisas-negras’ sobre Roma. O sucesso da manifestação de cunho golpista levou o acuado rei Vítor Emanuel III a nomeá-lo primeiro-ministro. Em 1935, treze anos depois, o Duce fascista da Itália firmou com o Führer da Alemanha nazista a aliança militar que levaria Mussolini e Hitler, quatro anos depois, à eclosão da II Guerra Mundial. Quando o conflito começou, em 1939, 6 milhões dos quase 40 milhões de italianos eram filiados ao Partido Fascista.  

O jornalista Políbio Braga, como Lacerda e Mussolini, tem também o passado de um buliçoso militante da esquerda. Aos 21 anos, no trepidante ano de 1962, foi eleito presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas. Aos 22, emocionou-se com a multidão na praça lotada de Havana, punhos erguidos, cantando a Internacional Comunista diante de Fidel Castro no aniversário da revolução cubana. Aqui, com o golpe de1964, passou os dois primeiros anos da ditadura na condição de perseguido político, vagando escondido entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mudando de casa, de nome, de penteado, de óculos e até de amigos. Foi preso em Porto Alegre em 1966 pelo DOPS. Dali, passou pelo quartel da Polícia do Exército e foi levado num jipe para Curitiba, para seu primeiro endereço fixo em muito tempo: a cela 102 da Primeira Galeria do Presídio do Ahú, a penitenciária pioneira do Paraná, onde cumpriu pena de três meses de prisão.Libertado sem explicação, Políbio foi preso de novo, três anos depois, condenado pela Justiça Militar pelo mesmo processo: padeceu mais seis meses na cadeia, de novo no Ahú.

O ex-comunista defende a tortura – e o ‘clube’, nem aí

Do nome do lugar Políbio tirou o título do livro de memórias onde descreve essa dura convivência com a ditadura. Ahú: diário de uma prisão política é um relato seco, cortante, substantivo de um preso político de esquerda que conta só o necessário para dizer tudo, num exemplarde enxutas 260 páginas, surpreendentemente bem escrito, que destoa cruelmente do estilo atual do verboso, adjetivo e ensandecido militante da direita mais raivosa, agora dependurado nas insígnias mais cretinas do bolsonarismo. O Políbio dos anos 1960 certamente ficaria consternado com o que pensa, escreve e fala o Políbio de 2021.

Na página 43 de suas memórias, o preso político se dizia aliado do presidente João Goulart, mas discordava dele por não acelerar seu programa de reformas. Uma das alegações para o golpe, as ‘reformas de base’ – segundo Políbio – “não propunham nem ditadura e sequer socialismo, mas a reinstalação do Estado democrático de direito e o capitalismo reformado e civilizado”.  Em 1963, um ano antes do golpe, no papel de dirigente estudantil, o impaciente Políbio cobrou cara a cara mais pressa numa audiência no Palácio do Planalto com o então presidente. Condescendente, em tom profético, Jango explicou ao impulsivo e jovem Políbio a razão para não apressar o passo das reformas: “Se me apertarem demais, virá uma ditadura militar...”

Hoje, revirado pelo avesso, Políbio parece estar fazendo exatamente o oposto, apertando ainda mais o capitão-presidente na direção de uma nova ditadura militar. Nas paredes frias do Ahú, quando preso, Políbio sentiu o bafo da tortura, ao dividir a cela com Ayres, um ex-guerrilheiro do grupo do coronel Jefferson Cardim de Alencar Osório, líder da primeira e fracassada tentativa de rebelião armada contra a ditadura, em 1965. Ouviu dele que foi selvagemente torturado ao ser preso, como conta na página 48:

A polícia e os soldados bateram-lhe na cabeça. Ele dificilmente leria qualquer laudo sobre os Raios-X feitos de sua cabeça e de seu cérebro. Os exames até foram feitos, onze meses depois dos espancamentos, mas apenas para garantir que Ayres não morreria ali mesmo.

Na sua segunda temporada no Ahú, no final de setembro de 1969, uma quarta-feira, Políbio viu chegar mais gente: uma frágil prisioneira política. Descreveu a moça – “Muito pequena, cabelos pretos e longos, rosto de belos traços e queixo sugestivamente retangular” – e a ouviu dizer seu nome, Jeanéte. Em outubro, outra quarta-feira, lá pelas 10h da noite, a jovem foi retirada da cela e levada por agentes do DOPS. Políbio conta na, página 226, o que ela viveu na tortura:

Fiquei nua, de pés descalços, sobre duas pequenas latas sem tampa. Ainda tentei cobrir os seios com as mãos, mas os policiais berravam nos meus ouvidos, batiam com o cassetete na minha barriga e mandavam erguer as mãos para o alto. Posso ouvir os berros e o som dos cassetetes até agora”. Sem conseguir ficar na posição, tirava os pés da lata, mas apanhava até voltar à posição. Quando não resistiu mais, caiu sobre o cimento, levou um jato de água fria na cara e desmaiou. Quando acordou, estava pendurada nua no pau-de-arara, os pulsos e as canelas cobertos com panos molhados sobre cordas para não deixar marcas. Ela só se lembra quando acordou de novo. Já era madrugada. O delegado do DOPS, chamado Osias, chutou-a nos rins, no peito, na cabeça...

As torturas praticadas contra Jeanéte, embora isso não fosse surpreendente, revoltaram os 750 presos do Ahú, inclusive Políbio.No jantar, ninguém tocou no prato de comida. No dia seguinte, iniciaram uma greve de fome e redigiram um manifesto pedindo que Jeanéte tivesse o direito de ser amparada pela Lei de Proteção aos Animais. Esse era o clima que Políbio viveu na prisão da ditadura e essa era a tortura que ele viu para descrever no seu livro de memórias.

Apesar disso, em setembro de 2010, Políbio confessou “ter o rabo preso” com seu amigo Germano Rigotto na cretina ação judicial contra o jornal JÁe seu editor Elmar Bones. E emendou dizendo que era também contra a revisão da anistia que a ditadura se autoconcedeu. Supondo, erradamente, que ele havia sido torturado na cadeia, lembrei sua condição de ex-preso político submetido a sevícias. Sua resposta, além de surpreendente, dá a medida de seu caráter: “Mas, os militares estavam certos. Eu sou a favor da tortura!...”

Esse é o Políbio Braga, o ex-esquerdista e preso político que defende a tortura e que, na democracia de Jair Bolsonaro – o extremista que exalta a ditadura e louva torturadores como o coronel Brilhante Ustra –, apoia as ameaças autoritárias e golpistas que tentam devolver o Brasil ao mundo de trevas que o capitão defende e que o blogueiro um dia repudiou. Esse é o Políbio Braga, estrela do bizarro ‘clube sem opinião’, que resume na sua desatinada figura de radical de direita no YouTube o dilema moral de uma indecorosa confraria de jornalistas que se cala e se omite, a não ser nos momentos de servilismo explícito às patifarias do poder.

Um bom exemplo do desconcerto que preside o raciocínio de alguns membros menos dotados do clube gaúcho é o comentário lateral de Marco Poli, um dos 19 bravos militantes da liga não opinativa, que ficou irritado com os fatos narrados sobre o cúmplice silêncio de seus agregados no assédio judicial de Germano Rigotto ao jornal JÁ. Jornalista e consultor de mídias sociais, Marco Poli entrou no Facebook para esbravejar: “Quer pautar o Clube? Tenta o ingresso e, se for aceito, sugere a pauta por dentro”.

Na exótica formulação mental dePoli, seria necessário primeiro preencher um formulário, assinar a inscrição e daí ingressar na Geheime Staatspolizei, o nome oficial da polícia secreta do III Reich, popularmente conhecida como Gestapo, ganhando a honra de ser um liderado do chefe supremo da organização, Heinrich Himmler. Só então, na delirante conclusão de Poli, apenas um membro efetivo da Gestapo poderia se atrever a criticar a Gestapo de Himmler e os métodos sanguinários do nazismo.

Num exemplo mais recente e notório da lógica maluca de Poli, um crítico do DOI-CODI deveria antes bater na porta da unidade militar da rua Tutoia, em São Paulo, e passar pelos necessários filtros ideológicos de barbárie para ganhar a chance de trabalhar ao lado do ícone de Bolsonaro, o então major Carlos Alberto Brilhante Ustra, comandante do principal centro de suplícios da ditadura militar. Segundo o relatório nunca contestado da Comissão Nacional da Verdade, de 2014, no DOI-CODI da Tutoia transitaram sob torturas 2.541 presos políticos (um deles, a guerrilheira Dilma Rousseff) e 51 não sobreviveram aos maus tratos (um deles, o jornalista Vladimir Herzog).

Sendo assim, no raciocínio tortuoso do consultor Marco Poli, é preciso participar da tortura para só então criticar a tortura! Sempre na linha reducionista de sua mente restrita: “Quer pautar o clube? Tenta o ingresso!”.

O nível de indigência mental a que chegou o Brasil nos tempos cavalares desse galopante Jair Bolsonaro é a única explicação para esse estranho fenômeno do sulista ‘Clube Sem Opinião’ e seus bolsonaristas amestrados.