Quinta, 18 de outubro de 2012 - parte 2

PALPITES, APENAS ISSO

José Alberto, muito na dele!!
Pelo que leio nos jornais, os dirigentes dos partidos em Porto Alegre estão alvoroçados. Alguns estão se achando. Os mais próximos ao prefeito José Alberto Fortunati estão crentes de que vão formar o novo primeiro escalão.
Hahahahaha!!!!
José Alberto já deixou claro que o Secretariado de 2013 vai ser escolhido por ele, ao contrário do que recebeu do outro José Alberto, o Fogaça. Não que tenha grandes críticas ao Secretariado que se encerra em dezembro, mas não tinha como mexer, em função dos compromissos anteriormente assumidos.
--
NÃO ESQUEÇAM: ELE TEM 65 POR CENTO DOS VOTOS DE PORTO ALEGRE!!
--
Tenho a impressão de que José não vai aceitar a indicação de politiqueiros, mesmo que tenham sido eleitos para a vereança. Sujeitos que são colocados em secretarias ou em departamentos importantes que não entendem xongas de nada. Estrupícios, na verdade.
O novo prefeito não poderá contar com esse tipo de gente.
--
Por exemplo, na importante Secretaria de Obras e Viação, José Alberto Fortunati tem a "obrigação" de nomear um cidadão acima de qualquer suspeita. Um técnico, excelente administrador e até pode ser político. Que respeite o porto-alegrense. Mas tem que ter um currículo de serviços, seja na iniciativa privada ou pública. Um cara competente.
Vamos lá.
Algumas das principais:
SECRETARIA DE OBRAS - Pelo que está aí em cima, nem dou palpite - e creio que o prefeito não tem  que se aconselhar com ninguém. Tem que ser um sujeito que conheça. E, principal, que confie.
SECRETARIA DA SAÚDE - O titular tem que estar ao lado do Sindicato Médico. Vai ter que trabalhar junto com o presidente Paulo de Argolo Mendes e sua diretoria. Ao mesmo tempo que ter ter um baita jogo de cintura - um bom político. Palpite: o vereador reeleito (PTB) Doutor Goulart.
SECRETARIA DIREITOS HUMANOS (SEGURANÇA) - Tem que ser do ramo, apenas isso. Fala-se no vereador eleito (PDT) Delegado Cleiton.
SECRETARIA DE TURISMO - Olha, não é implicância, mas está na hora dessa Secretaria começar a funcionar. 2013 vai ser fundamental para a cidade. E dar um bom tempo na mise en scène, como viagens ao exterior "para vender Porto Alegre". Um cara que entende de Turismo e é sério? O professor Abdon Barretto Filho. Só duvido que o liberem de uma das diretorias do Grupo Plaza de Hoteis.
SECOPA - É a Secretaria que cuida da Copa do Mundo em Porto Alegre. Não tem outro nome: o vereador reeleito (PDT) João Bosco Vaz.
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO - Acredito que continue o jornalista Giuliano Santos Thaddeu.
Mas e o marqueteiro Marcos Martinelli vai pra onde? Já sei até a resposta do cara: "Vou ficar aí, pelo mundo!!" Hahahahaha!!!!
SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE - O cara tem que ser um trator, que não dê bola para esses xaropes que contestam tudo o que a Prefeitura quer realizar. Tem que "amassar" essa gente!! Tem que fazer e pronto. Quem?? Sei lá. Um Edenir Cechi, vereador reeleito (PMDB). Ou um Mário Bernd (PPS)?
OUTRAS SECRETARIAS - Tem aquelas que são da escolha pessoal do prefeito, que ele nem conversa com ninguém. Aqueles secretários que estão sempre ao lado do prefeito. Tipo o Urbano Schmitt, Cezar Busatto, Edmar Tutikian, Luciano Marcantonio (eleito vereador PDT), entre - poucos - outros.
GUILHERME SOCIAS VILLELA - Esse vai ser um curinga. Já me enviaram vários e-mails "informando" para onde vai o ex-prefeito de Porto Alegre. Várias Secretarias. Eu, palpiteiro, acredito que ele fica mesmo na Câmara - pelo menos no primeiro ano. E será o Líder do Governo, cargo que até dezembro será ocupado pelo admirável João Dib.
--
Hoje leio a grande colunista de política do Correio do Povo, Taline Oppitz.
Pincei algumas informações interessantes:
As negociações oficiais sobre a composição do novo governo de José Fortunati terão início oficial apenas no dia 22...
Nos bastidores, no entanto, dirigentes partidários têm realizado encontros quase que diários para discutir nomes e reivindicações de espaços, movimento - a pleno vapor - que está levando à elaboração de uma espécie de mapa prévio de poder, que dependerá de aval do prefeito.
(...) trabalha em projeto de redesenho da máquina pública, que deve ser apresentado a Fortunati até o início de novembro.
As discussões passam pela otimização da atuação de secretárias, mas também por criação, fusão e extinção de algumas pastas.
Lideranças articulam nos bastidores para que o PPS assuma a presidência da Procempa, hoje comandada pelo PTB. Caso vingue a negociação, o PTB deve substituir o PPS na presidência do Dmae.
Uma das possibilidades é a extinção da Inovapoa, que seria substituída por uma Secretaria de Desenvolvimento. O cotado para a nova Pasta é Guilherme Socias Villlela, do PP, terceiro vereador mais votado de Porto Alegre.  
--
Olha, sei não, a Taline é muito bem informada, mas acredito que o José Alberto deve estar dando muita risada dessa "movimentação dos dirigentes partidários".
--
URGENTE!!
PODE HAVER A FUSÃO ENTRE A SECOPA E A SECRETARIA DE ESPORTES


Nenhum comentário:

Postar um comentário