Quinta, 15 de fevereiro de 2018



Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu





SITE/BLOG DO PRÉVIDI: HÁ 14 ANOS
INCOMODANDO CHATOS, 
INCOMPETENTES E BANDIDOS
(E CANALHAS)








HORÁRIO DE VERÃO:

Atualizado diariamente
pela manhã













Tendo que aguentar o moralismo
politicamente correto dos 
dias atuais, aumenta a
minha saudade dos anos 70 e 80.











UNANIMIDADES






Sempre imaginei que Catherine Deneuve e Elis Regina fossem duas unanimidades.
A primeira mundial; A outra brasileira.
Me enganei.
Já li artigos de entendidos em cinema dizendo que Deneuve não é tudo isso.
A Elis? Nem mesmo a cidade em que nasceu a homenageou. Uma vergonha. Adoram falar mal da maior cantora que o Brasil já produziu. Aliás, é considerada uma das cinco maiores cantoras do mundo. Mas para o porto-alegrense ela "não é tudo isso".
...
Na semana passada morreu a senhora Eva Sopher, que se intitulava a dona ou a comandante do Theatro São Pedro.
O maior argumento que usam é que ela fez muito pela cultura em Porto Alegre.
Tudo bem, concordo.
Mas não se esqueçam de que ela era muito bem remunerada para trabalhar. Desde o tempo dos governadores nomeados pelos milicos ela tinha um cargo em comissão do Governo do RS. Portanto, ela justificou a CC que recebia regiamente todo mês.
É mais ou menos como num noticiário de TV, depois que um repórter apresenta uma matéria, o bonner da vida agradece pelas informações. O repórter só cumpriu a sua obrigação.
Como a senhora Eva.
....
Em 1966 vim de muda para Porto Alegre. Fui estudar num colégio público, Infante Dom Henrique. Fiquei lá o segundo semestre. Valeu por dois motivos: conheci a Nega Lu e assisti "A Moreninha" no São Pedro. Lembro que o teatro estava mal cuidado, mas gostei muito. Foi um tipo de excursão do colégio.
Foi uma das raras vezes que entrei no São Pedro.
Primeiro, porque sempre considerei os ingressos para as peças do eixo Rio-São Paulo caríssimos. Uma exploração. Fui muito nos pequenos teatros da cidade e assistia atores que conhecia.
...
Quando concluíram a reforma só se apresentavam no São Pedro companhias do centro do país. E em janeiro e fevereiro abriam espaços pro pessoal daqui - por exemplo, Tangos e Tragédias.
E esse pessoal do Rio e São Paulo, especialmente estrelinhas da Globo, ajudavam a preservar a CC da chefona. Ou não?
Não? Então conto um episódio de 1991.
Alceu Collares tinha assumido o Governo do Estado. Estava um zumzum na cidade que a secretária da Cultura, Mila Cultura, iria substituir a senhora Eva.
Jô Soares estava no auge. Claro, chamou Collares para uma entrevista:
- Governador, o senhor vai substituir esta instituição da cultura nacional que é Eva Sopher?
Collares deu nos rins do gordo:
- Você pisou na bola mais uma vez. Quem é que falou que vou substituí-la?
Isso é um lobby de verdade!!
...
Com o tempo foram surgindo outros espaços em Porto Alegre. Mais modernos, como o Teatro do Sesi e o Teatro do Bourbon. O do CIEE.
O reinado do São Pedro chegou ao fim.
Aí foram obrigados a abrir o Theatro para cantores e humoristas locais - caso contrário, ficaria às moscas.
...
Mas a senhora Eva insistia no tal Multipalco.
Brincando, digo que a Fundação Theatro São Pedro não resiste a uma sindicância.
Por exemplo, quantos milhões foram enterrados naquela obra até agora?
Também tenho curiosidade de saber onde vai o dinheiro arrecadado no estacionamento que funciona no espaço do Multipalco. Mas isso é outro assunto.
Leiam este post no Facebook do jornalista Erico Valduga:

Dona Eva Sopher merece a cascata de homenagens pelo desempenho cultural. Mas não será demasia lembrar que ela, por sua personalidade marcante e neutralidade politico-ideológica, abocanhou por três décadas grande parte do dinheiro público e privado que poderia irrigar o multiculturalismo do Estado todo. Aliás, quanto custou até agora o inacabado Multipalco?

E este comentário do Robson Rocha:

Realmente isso é algo que sempre me chamou atenção e de muitos gaúchos artistas principalmente, com relação a obra do multipalco que já consumiu grandes cifras e nunca foi terminado.. Segundo o último levantamento da associação, ainda precisa se arrecadar no mínimo vinte milhões para conclusão total das obras.. Uma vez me falou um diretor de teatro local e ligado a cultura gaúcha, que esse era um tipo de assunto que ninguém tinha coragem de tocar nos tempos da Dona Eva.. E que pela proteção que as pessoas tinham com ela, e por ninguém ter coragem contraria-la então sempre se evitava de falar sobre as obras no quesito valores arrecadados.
...
Pra encerrar: querem passar a impressão de que a senhora Eva era uma unanimidade.
Não era. Muito pelo contrário.
Um dos mais respeitados intelectuais do RS foi Luiz Pilla Vares. E ele tinha discussões seriíssimas com ela.
Muitas pessoas respeitadas do meio cultural criticam a forma de administrar da falecida senhora.
Mas para a população em geral - inclusive muitos jornalistas - ela era um "ícone".
No fim de semana passada fiz dois posts no Facebook relacionados com o São Pedro. Bah, o que levei de porrada, um nível horrível, que me obrigaram a apagar os posts.
...
Que o governador José Ivo consiga nomear uma pessoa responsável para substituir a senhora Eva.
...
Querem que o tal Multipalco seja oficialmente chamado de "Eva Sopher".
E a Elis Regina continua sem uma homenagem justa em Porto Alegre, sua cidade natal.



-


PICARETAGEM  OU DESLEALDADE DO SINDICATO? - Desde o começo do ano, o Sindicato dos Jornalistas do RS está responsável pela assessoria de comunicação do Sindicato dos Enfermeiros do Estado.
...
Assino o comentário do Orestes de Andrade Jr:
Isso é um absurdo!!! Entre os vários pontos obscuros, o presidente do sindicato disse que um jornalista vai trabalhar mas não vai receber, é isso? O valor — abaixo de outras assessorias, seria concorrência desleal?! — vai todo pro sindicato e não pro jornalista. Ele é funcionário do sindicato? Vai trabalhar sem receber? Dúvidas, dúvidas, e uma certeza: sindicato não pode fazer isso! Simples.
...
Pelo que sei, o Sindicato dos Enfermeiros pode, sim, pagar uma assessoria de imprensa, das várias que existem em Porto Alegre, dirigidas por jornalistas profissionais.
Por sua vez, o Sindicato dos Jornalistas deveria, em primeiro lugar, fazer com que os jornalistas de verdade voltem a se associar e contribuam para que a entidade não termine. Não vai ser fazendo uma "assessoria de imprensa" completamente fria que o Sindicato vai se recuperar.



-



GLOBO INCENTIVA A PICARETAGEM - Escreve o Juarez Trindade de Oliveira:

Impressionante a forma rasteira e irresponsável com que a Rede Globo trata os temas e as situações de suas novelas.
Uma menina, nas novela das 9, advogada, se presta as usar técnicas de coach para "destravar" uma outra menina com bloqueios relacionados à atividade sexual!
E quem assiste acha que essas técnicas - pelo jeito a Globo que ditar mais uma "moda" - podem realmente fazer aquilo que a menina 1 conseguiu junto à menina 2!
Primeiro, ela usou técnicas de hipnotismo, quase de regressão, nem de longe aproximadas das ferramentas de coach.
Segundo, induziu, pela postura, pelo ambiente, etc., todos a pensarem estar diante de uma sessão de terapia, típica dos psicólogos ou dos psiquiatras.
Terceiro, mostrou pra quem quisesse ver que as limitações dessas suas "técnicas" são absolutamente solares: a menina 2 surtou ao fim da "sessão"e a menina 1 viu-se obrigada a chamar a "amiga" para ajudá-la!
Quarto, um(a) psicólogo(a) - terapeuta habilitado para esse tipo de ajuda - saberia o que fazer nessas situações e, provavelmente, acolheria a menina 2 e a acalmaria, sem maiores problemas.
Quinto, se dá alguma merda nesse tipo de processo (como deu nessa ficção!) ou é usada alguma técnica não autorizada, quem se submete a esse tipo de ajuda - para esse tipo de caso! - vai se queixar prá quem? Coach tem algum Conselho? Algum Código de Ética? Psicólogos e Psiquiatras tem.
Por essas e outras é que esse tipo de coisa tem de ter alguma posição prévia de alguém responsável.
Não dá mais pra ir vendendo soluções mágicas por aí.
Basta!


-


TEMPO "MALUCO" - O Marcos Funk informa:

Como veranista de Capão da Canoa, tenho a lhe dizer que no domingo de carnaval, nove horas da manhã,  apenas, tempo nublado em Capão com “entradas do sol”.
Pela manhã, a praia estava lotada!!


-


CARNAVALIZAÇÃO -  Antes tenho ue explicar que na semana passada dei uma gozada  num "novo verbo", carnavalizar. Aí recebi o texto abaixo.
Quem explica é o jornalista Rogério Mendelski:

Amigo, aí vai uma sintética definição de carnavalização, palavra muito utilizada na Antropologia Social. Roberto DaMatta e Affonso Romano de Sant’Anna tem belíssimos textos sobre carnavalização. Na China, quando alguém perdia uma batalha, o vencedor obrigava o general vencido a desfilar entre os prisioneiros com vestes de bebê.  Carnavalizar também é debochar, ironizar e não precisa ser no carnaval. Um exemplo: a nomeação da Cristiane Brasil cuja posse não sai, é uma carnavalização de nossas instituições. Uma ministra do Trabalho que tem sob o seu comando a fiscalização do trabalho  irregular, não assinava a carteira de seus empregados.  Magistrados com mansões, ganhando auxílio-moradia. Isso é pura carnavalização!
...
CARNAVALIZAR
Carnavalização, uma teoria sobre a inversão de papéis na sociedade moderna muito presente nas artes do fim do século XIX, começo do século XX, e desenvolvida por um dos maiores estudiosos da literatura mundial, o russo Mikhail Bakhtin.


-


LUIS GRISOLIO ESCLARECE

DO ANTENOR SILVA - A quem interessa a Rádio Guaíba transmitir um jogo de futebol americano  (na verdade, apenas comentar, pois não pode sequer narrar, já que há direitos de transmissão)? É o jogo da bola oval, mas, na verdade, não é o Ibope que fica oval?
...
Em reposta ao Sr.Antenor Silva quanto ao programa Especial Bola Oval de domingo, ainda não recebemos o IBOPE mas com certeza pelas manifestações em nossas redes sociais, no próprio lugar onde fizemos ao vivo e em nosso WhatsApp, que é o termômetro em relação ao ouvinte, percebemos que o novo tem lugar e fomos muito bem recebidos. Inovar com qualidade é sempre bom mas às vezes incomoda os acomodados.


-


IMAGEM DO CARNAVAL - O amigo da onça de folião.

(clica em cima que amplia)




-



A ALEGRIA DE ZECA PAGODINHO - Ao tirar uma foto com o prefeito de São Paulo, João Dória. Este fiasco aconteceu no sábado de Carnaval.

(clica em cima que amplia)






-


VIDARTE NA RECOPA - O comentarista Ricardo Vidarte embarca rumo a Buenos Aires para acompanhar o Grêmio na final contra o Independiente pela Recopa Sul-Americana. Durante toda a semana, Vidarte fará reportagens especiais sobre o clube gaúcho, que busca o bicampeonato pela Recopa. "Já fiz a cobertura da final da Recopa em duas ocasiões em que a dupla grenal saiu campeã. Uma com Grêmio em 1996 e outra com o Inter em 2011", conta Vidarte que tem mais de 30 anos de experiência no jornalismo esportivo.
...
Os boletins e reportagens sobre a final da Recopa Sul-Americana serão exibidos no SBT Esporte, no SBT Rio Grande e SBT Rio Grande 2ª edição. O primeiro jogo acontece em Buenos Aires no dia 14 de fevereiro e a volta da equipe será dia 21 do mesmo mês, em Porto Alegre.


-


VERDADE





-


SONINHO DURANTE O BAILE






PIADINHA

Do José Simão:

Luciano Hulk, candidato a presidente;
Louro José, candidato a vice





5 comentários:

  1. Meu amigo pergunto se essa senhora, Eva Sofre que faleceu faz poucos dias e que era muito paparicada pelos meios de comunicação nada tinha a ver com aquela luxuosa casa vendida ao Estado em Canela por um fortuna?
    Me autorizas a veicular no meu modesto blog esse texto sobre tal senhora. Encerro dizendo que como bom observador sei que todas as obras "intermináveis" por certo são objeto de algum tipo de falcatrua. Seria o tal Multipalco diferente?

    ResponderExcluir
  2. Prévidi, só pra polemizar:

    Em relação à música brasileira e ao meu gosto musical não abro mão de duas certezas:
    Primeira), nem em um milhão de anos aparecerá em terras brasilis outra cantora tão genial quanto à (NOSSA, GAÚCHA, DA VILA DO IAPI) Elis Regina. Voz, afinação, alcance, bom gosto na escolha de repertório, provocadora intelectual, agitadora cultural, etc., etc.
    Segunda), não aparecerá por aqui, em termos de música,nos próximos séculos, nada tão belo - letra e música - quanto Detalhes, da dupla Roberto e Erasmo.

    That's All, Folks!

    ResponderExcluir
  3. A Fundação Theatro São Pedro não é de direito privado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Fundação é pública, embora de direito privado. Quem paga os salários é o caixa do Estado. A CAGE tem que auditar as contas, eles tem que seguir os princípios da Administração Pública, etc. O patrimônio é público tb.

      Excluir
    2. Mas sou obrigado a concordar com o Prévidi: essa Fundação não resiste a uma investigação um pouquinho mais aprofundada.

      Excluir