ANISTIAS
Me sentiria um cafajeste/canalha se me manifestasse contra esta tentativa de Anistia para os condenados pelo 8 de janeiro de 2023. Por quê? Ora, nos anos 1980 cantei, junto com Elis Regina, o Hino da Anistia aos que sofreram nas mãos dos milicos pós-64.
Normal que jornalista seja petista ou de ixquerda ou bolsonarista ou de direita ou anti-petista. Já me acostumei a ler e ouvir bobagens sobre o Brasil de hoje, mas tenho pena de velhos amigos e mesmo de pessoas que não conheço quando defendem a prisão de todos os de "8 de janeiro de 2023" e mesmo a prisão de pessoas que nem sabem o que é "golpe".
Mas eu fico triste mesmo quando vejo uma pessoa dizer que é contra a Anistia aos que estavam naquela esculhambação de 8 de janeiro.
Sabe por quê?
Porque eu participei de vários atos e até contribuí com grana para o movimento Pró-Anistia. Cantei, aos berros, o Hino da Anistia, na voz de Elis Regina. E chorei com cada Brasileiro que retornava ao Brasil, depois de anos no exílio. Depois convivi com vários personagens, que foram exilados, e soube como sofreram. Tive o privilégio de ouvir Brizola falando sobre os anos de exílio.
Um dos amigos que fiz no Rio de Janeiro, quando trabalhei no Governo Brizola, foi Alvaro Rabelo, um mineiro que viveu exilado em Paris com sua família - pais e irmãos. Muito conversamos e ouvi inúmeras histórias das comunidades no exílio. Infelizmente, Álvaro faleceu em Belo Horizonte.
A Anistia que se propõe agora é totalmente diferente.
Agora, não são pessoas que assaltaram bancos. que mataram, que queriam realmente tomar o poder.
Hoje, a grande maioria dos presos em 8 de janeiro de 2023 não tem a menor ideia do que é golpe, revolução ou seja lá o que for. Não apoiavam a posse do bandido condenado. A grande maioria dos presos há mais de dois anos - vários condenados a penas absurdas - não participaram do quebra-quebra dos prédios públicos. Ou seja, não fizeram nada, foram apenas lúmpens.
Sabe o que me deixa mais triste? Todos os dias leio ou assisto na TV a notícias de criminosos que são soltos pela justiça e mesmo pelo stf. Alias, chefes do tráfico não ficam presos no Brasil. Todos os dias, nas tais audiências de custódia, "autoridades da justiça" soltam bandidos, sob as mais esdrúxulas justificativas.
Mas os participantes do 8 de janeiro não tiveram a chance de falar com uma "autoridade da justiça". Não puderam dizer nada.
Tudo o que escrevi aqui os meus amigos jornalistas e as pessoas esclarecidas não conseguem contestar. Claro que alguém pode contestar, mas, por favor, não venham com texto nos "Comentários" como figuras "anônimas". Usem o jlprevidi@gmail.com
 

Concordo desde que o incentivador receba uma pena duríssima. E não falo de incentivo explícito, as vezes o silêncio conivente serve como estopim como foi o caso.
ResponderExcluirAssino embaixo 'in totun'!!!
ResponderExcluirParabéns pelo oportuno e belo texto.
Bela reflexão.
ResponderExcluirO PRÓPRIO EX PRESIDENTE JAIR BOLSONARO APROVOU LEI QUE PROTEGE A DEMOCRACIA E QUE ESTÁ SENDO UTILIZADA PARA JULGÁ-LO
ResponderExcluirA Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começou o julgamento, partir de terça-feira (2) a ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados de participação na tentativa de golpe de Estado em 2022.
O grupo é acusado de cinco crimes. Dois deles estão na lei que combate os ataques à democracia – sancionada pelo próprio Bolsonaro, quando presidente.
Da forma como os crimes estão previstos na legislação, a tentativa de deposição do governo já é suficiente para a configuração da ação ilegal.
Os delitos são:
➡️abolição violenta do Estado Democrático de Direito: pune o ato de "tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais". A pena varia de 4 a 8 anos de prisão.
➡️golpe de Estado: fica configurado quando uma pessoa tenta "depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituído". A punição é aplicada por prisão, no período de 4 a 12 anos.
O grupo também é acusado de:
➡️organização criminosa: quando quatro ou mais pessoas se reúnem, de forma ordenada e com divisão de tarefas, para cometer crimes. Pena de 3 a 8 anos.
➡️dano qualificado: destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia, com violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima. Pena de seis meses a três anos.
➡️deterioração de patrimônio tombado: destruir, inutilizar ou deteriorar bem especialmente protegido por lei, ato administrativo ou decisão judicial. Pena de um a três anos.
Os dois primeiros delitos foram incluídos no Código Penal pela lei que protege o Estado Democrático de Direito, aprovada em 2021 e assinada pelo próprio ex-presidente Jair Bolsonaro.
Como o objetivo da regra é proteger o funcionamento das instituições democráticas, já criminalizam o próprio ato de usar de violência ou ameaça para tentar subverter a ordem. Não exigem que o golpe tenha se concretizado para que a punição seja aplicada.
FONTE:
https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/08/30/trama-golpista-bolsonaro-responde-a-processo-por-crimes-previstos-em-lei-que-ele-mesmo-sancionou-entenda.ghtml
Defesa de Braga Netto diz que delação é 'narrativa' e elogia Moraes… -
ResponderExcluirVeja mais em https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2025/09/03/defesa-braga-netto-julgamento-stf.htm?cmpid=copiaecola
Tu é o cara, bro! Texto brilhante
ResponderExcluirÉ de uma hipocrisia digna de nota a atitude de antigos beneficiários do instituto da anistia agora serem contra que seus adversários políticos tenham esse mesmo benefício.
ResponderExcluirVender o patrimônio público brasileiro para os comunistas chineses não é atentado a democracia e a soberania..como dizia Winston Churchill..COMUNISTA BOM É COMUNISTA MORTO
ResponderExcluirMas diz onde que tu ouviu político ou militante de esquerda defendendo venda de patrimônio público pra quem quer que seja. Essa bandeira das privatizações e do estado mínimo é de vocês da direita. Mas estado mínimo para os outros é claro, a Farsul por exemplo tá sempre chorando querendo mais governo pra bancar os prejuízos do agro...
Excluirquando disse patrimônio público os inteligentes perceberam que estava falando das riquezas e metais preciosos..as vastas terras na Amazônia entregues aos chineses e outros ladrões. Como vc nunca esteve na Amazônia não sabe o que acontece na região
ExcluirExato, 22:27. Trata-se do mesmíssimo patrimônio cuja exploração é negada aos cidadão brasileiros. Agora, se é para os camaradas explorarem, aí tudo bem.
ExcluirA Trensurb será vendida pelo governo do Pudim.O Pudim e de esquerda!
ExcluirO Churchill nunca disse esta frase que
Excluiro 22:27 falou.FAKE HISTORY!!!!!!!!!!
Dizer que ele nunca disse também é fake, 03:23.
ExcluirDon José Luiz Prévidi, Mui Caro.
ResponderExcluirSAÚDE, MUUUUUITA SAÚDE E PAZ!
Chê, esse teu texto merece ser emoldurado - PARABÉNS!
Fraternal abraço,
Ignácio Mahfuz