Bom Dia!! Quarta, 28 de novembro de 2012


IMPRESSIONANTE A SUBSERVIÊNCIA


Publiquei ontem uma notinha com o título acima.
Esta:
Nos tempos em que trabalhei na Assembleia gaúcha, ninguém dava muita bola para o Tribunal de Contas. Basicamente fiscalizavam as prefeituras. O TCE era um órgão auxiliar do Legislativo. Nada além disso.
Hoje, tudo que se faz na AL passa pelo "crivo" das "autoridades" do Tribunal. São poderosíssimos!!
A impressão que tenho é de que os tais conselheiros até disciplinam os puns dos deputados e funcionários.
Outra impressão: Marcos Rolinho determina o que a Assembleia pode ou não fazer em relação a comunicação.
O que se tornou a ex-brava Assembleia gaúcha...
--
Vassalagem, será?
--
Imagine - e não duvide que tenha acontecido - o seguinte diálogo:
- Olá, nobre deputado!
- Olá, nobre e magistral conselheiro!!
- Soube que vossa pessoa procurou por mim no mês passado, mas não tive tempo de atendê-lo. Estava assaz ocupado. Imagine, quantos pareceres para relatar!!
- Eu o entendo, sagaz conselheiro. O vosso trabalho demanda muito tempo!!
- Diga-me, deputado, porque se dignou a tomar o meu precioso tempo?
- Eloquente conselheiro, tive uma dúvida mais do que cruel e não queria que fosse uma consulta formal, pelo inusitado do tema.
- Já estou assaz curioso para saber do que se trata!! Fale-me!!
- Altivo conselheiro, tenho problemas com flatos.
- Como, deputado?
- Flatulência.
- Não o entendo, deputado.
- Desculpe-me, sábio conselheiro, mas tenho problemas com excesso de peidos. Sabe? Puns, traques. É em demasia!!
- Sim, deputado, mas o que tenho, enquanto conselheiro, a ver com isso?
- Pois bem, diplomático conselheiro. Acontece que fico nas dependências da Casa do Povo muitas horas por dia. Por isso quero saber: Qual o melhor local para eu soltá-los?
O conselheiro pensa, com a mão fechada no queixo e com o semblante circunspecto.
- Nobre deputado, vossa excelência terá que fazer uma consulta formal a nossa corte. Desta forma, o pleno poderá se reunir e deliberar célere. Em 90 dias lhe daremos a resposta.
- E o que faço enquanto isso?
- Engula!! Estaremos de olhos atentos em todos os seus movimentos!! Nada fétido, pois, caso contrário, teremos que julgar esta irregularidade. Quem sabe até a cassação!! Adeus!!
- POR FAVOR, ELEVADO CONSELHEIRO. COMO VOU VIVER?
- ENGULA!! E SE CUIDE COM A CORTE!!!
--
Alguns poderão não acreditar, mas tudo é muito difícil de ser realizado na Assembleia. Sempre quando algo está indo por um caminho seguro e transparente, tem um sujeito que "pondera".
- Temos que consultar o Tribunal de Contas.
Aí, invariavelmente, o negócio tranca.
--
Talvez por isso os deputados ficam lá formando comissões e mais comissões, muita conversa nas sessões plenárias e é por aí. Ah, sim, e aprovam os projetos do Tarso Fernando.
--
Dura esta vida parlamentar com a "camisa de força do TCE", não?...
--
Faça um teste. Entre na página da Assembleia gaucha e veja o árduo trabalho, "engessado".
Ontem conferi três destaques:
Schuch homenageia Oktoberfest de Santa Cruz do Sul
-
Vinte e sete matérias estão em Ordem do Dia nesta semana
-
Deputados falam sobre demissão do diretor do Daer
e sanção presidencial ao projeto do pré-sal
--
Palpitantes assuntos, não?
--
Pra encerrar:
O TCE se mete mesmo em tudo!!
Olha essa matéria, do site da nobre corte:
Pesquisa do TCE-RS avalia portais dos municípios 
Pode?
Aguardo uma assim:
Banheiros das Prefeituras e Câmaras passarão por criteriosa avaliação
-
E essa aqui?
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) assinou, nesta segunda-feira (19), um termo de cooperação com a Assembleia Legislativa com objetivo de acessar seu banco de dados online para utilização em auditoria. O documento prevê o acesso à folha de pagamento de pessoal e apurações especiais da base de dados cadastrais de agentes políticos, servidores ativos e inativos e pensionistas
--
Sei lá o que isso significa, mas não é mais ou menos como colocar os glúteos na janela?

Um comentário:

  1. Tens razão, pois o TCE é destinado a fiscalizar Prefeituras o que é uma tarefa hercúlea. Aqui faz pouco tempo pegaram uma do prefeitinho que sempre pagou no mínimo o dobro por cachês em festas que é o que ele mais fez nesses últimos oito anos. Acredito que vai dar cana dura. Agora prefeitos irresponsáveis estão clamando por mais dinheiro vez que se não pagarem tudo até 31/12 ficam INELEGÍVEIS por OITO ANOS. Imagina o drama, pois vão viver do quê? Eu tenho uma dúvida que me atormenta, pois faz mais de trinta anos quando foi fundada a UGEIRM Sindicato a assembleia ocorreu no Julinho e lá estava uma funcionária da AL como repórter da rbs. Desde então sempre a vi nos programas da mesma rbs e agora soube que ela não trabalhava não rbs e sim na AL onde foi “aposentada” levando mais de VINTE MIL MENSAIS. O TCE não viu isto? Mais um detalhe. Ela nunca foi apadrinhada pelo PDT em quem essa emissora andou batendo faz pouco tempo.

    ResponderExcluir