Bom Dia!! Terça, 13 de novembro de 2012

LASIER MARTINS GARANTE
A GRANA PARA AS FÉRIAS!!

A informação está no Consultor Jurídico, edição de ontem.
Trabalho do Jomar Martins, correspondente do site no RS.


O blogueiro Paulo Henrique Amorim está obrigado a pagar R$ 18,6 mil (30 salários mínimos) de indenização, por danos morais, ao jornalista e apresentador Lasier Martins, do Grupo RBS, com sede em Porto Alegre. A 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul entendeu que ele ofendeu a honra do jornalista ao reproduzir em seu blog um texto com o título “Tarso cala RBS com filha de Serra”.
O TJ gaúcho confirmou a sentença da 2ª Vara Civil do Foro Central da Comarca da Capital. Os desembargadores entenderam que o direito de livre manifestação do pensamento, garantido pela Constituição, não pode ser exercido de maneira irresponsável, pois aquele que noticia fatos de interesse público deve fazê-lo de maneira objetiva, sem promover distorções, agindo com diligência e boa-fé. O acórdão, com decisão unânime, foi proferido no final de setembro. Ainda cabe recurso.
Ao replicar informação produzida originalmente pelo site ‘‘Cloaca News’’ no blog Conversa Afiada, Amorim se referiu a Lasier como “vigarista”, “sabujo”, “agenciador de salames coloniais”, “porta-voz do império mafiomidiático guasca” e “velhaco”. Usou as palavras ‘‘jornalista’’ e ‘‘comentarista’’ entre as aspas, em flagrante deboche. O texto opinativo, remetendo para um vídeo do Jornal do Almoço (RBS-TV), criticava a atitude de Lasier de tentar ‘‘emparedar’’ o então candidato ao governo do Estado, Tarso Genro, com perguntas sobre corrupção no governo federal.
A juíza Rosane Wanner Bordasch afirmou que os qualificativos mostram, claramente, seu ‘‘caráter infamante’’, sendo evidente o menosprezo do blogueiro em relação ao profissional da RBS, pois atingiu sua honra e imagem.
No TJ-RS, o relator da Apelação, desembargador Tasso Caubi Soares Delabary, disse que a liberdade de imprensa, mesmo com tom jocoso, não pode ferir a dignidade do ser humano e causar-lhe uma profunda vergonha perante a comunidade onde ele trabalha e reside, ‘‘ainda mais quando se trata de uma pessoa pública e de prestigiada capacidade profissional como o autor, que por seguidos anos tem merecido a lembrança e o reconhecimento do público radiotelevisivo’’.
Delabary também lembrou que já está pacificado no Superior Tribunal de Justiça o entendimento de que a ação de indenização pode ser proposta contra a empresa que explora o meio de comunicação, contra o autor do escrito ou contra os dois. O Verbete 221 da Súmula é claro: ‘‘São civilmente responsáveis pelo ressarcimento de dano, decorrente de publicação pela imprensa, tanto o autor do escrito quanto o proprietário do veículo de divulgação’’.
Neste passo, encerrou o relator, não se pode aceitar que o réu, conhecido jornalista, não filtre as matérias publicadas em seu blog, autorizando o conteúdo e vetando a publicação mesmo no que se refira às reportagens elaboradas e firmadas por outros jornalistas ou sites.

-----

UMA BOQUINHA PARA
ZÉ DIRCEU E ZÉ GENUÍNO!!


A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos vai contratar 800 detentos para trabalhar em suas unidades administrativas espalhadas pelo país, conforme Termo de Cooperação Técnica que será assinado hoje. Esta será a maior parceria firmada pelo Programa Começar de Novo, do CNJ, que utiliza a oferta de oportunidades de capacitação profissional e de trabalho para prevenir a reincidência criminal.
Segundo o acordo, serão contratados 800 detentos que cumprem pena nos regimes semiaberto e aberto. Na ECT, inicialmente eles passarão por capacitação profissional.
A empresa também vai possibilitar a participação dos contratados em atividades socioeducativas e culturais. Quando já estiverem trabalhando, eles vão desempenhar atividades auxiliares que também contribuirão para sua formação profissional. Além disso, terão o tempo de duração da pena reduzido em um dia a cada três trabalhados

2 comentários:

  1. absurdo isso. pessoas honestas são preteridas em favor de bandidos. Deve ser o sistema de cotas....

    ResponderExcluir
  2. Prezado Prévidi, as diversas e ferrenhas "peleias PT x RBS" pelo domínio intelectual da sociedade (manipulação da massa) utilizam-se de linguagens muitas vezes perversas quanto a veracidade da informação, causando desconforto e até repugnância em alguns profissionais de imprensa. É sabido que uma forte estrutura argumentativa em discursos está enraizada entre estas duas ideologias. A sua constituição estratégica pode ser consultada no livro Comunicação Monoteísta - A Fonte dos Discursos do Partido dos Trabalhadores e da Rede Brasil Sul, do jornalista Álvaro Nunes Larangeira, editora Sulina, http://nomundodaluanews.blogspot.com.br e www.larangeira.com.br

    ResponderExcluir