Segunda, 12 de outubro de 2015



Atualizado diariamente ao meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.







especial – todas as segundas


mundo gaudério com fronteiras



DE MODELO A TODA TERRA? - 2




UM DIA DAS CRIANÇAS ESPECIAL
NO PRESÍDIO CENTRAL DE PORTO ALEGRE


Neste domingo fui, novamente, ao Presídio Central de Porto Alegre.
O convite foi do "Doutor Presídio", o médico Clodoaldo Ortega Pinilla,o Bolo, durante muitos anos o único que atendia aos detentos do Central. Hoje são 14 médicos no posto de saúde, além de enfermeiros e auxiliares de enfermagem.
Comemoração do Dia das Crianças. O Bolo conta que funcionários da Susepe e da Brigada Militar resolveram, pela primeira vez, fazer uma festa para os filhos dos presos. Aí foram conseguir o apoio de empresários. Tudo certo para dois dias diferentes. Sábado e domingo especiais.



A fila para as visitas no final de semana começa muito cedo. Antes das 6 horas já estão lá. E vão entrando durante todo dia. Nos dois dias, as crianças tiveram muitas surpresas.  Nem acreditaram.
Olha só:









Imagina! Churros, cachorro quente, algodão doce, livros,  uauuu! E alguns brinquedos, como cama elástica, e brincaram com os cachorros adestrados da Brigada.
O problema é que as crianças queriam ficar no auditório, onde estava centralizado o evento - choveu bastante -, e as mães queriam ir logo para os pavilhões.
E recebiam ainda uma lembrancinha.


-
Curiosidade.
Vocês sabem que antes de entrar nos pavilhões, as visitas passam por uma revista rigoriosa - as crianças, apenas pela raquete. E todas levam sacolas com alimentos.




E elas vão, mesmo com chuva, de chinelos, porque facilita a revista.




-
HISTORINHA MIDIÁTICA

Todos os veículos de comunicação foram convidados para a festa, principalmente por ter sido realizada pela primeira vez.
Ah, para esses novos gênios da comunicação isso não é notícia.
Primeiro, porque não podem fazer a matéria com a bunda bem sentada, ainda mais num final de semana. E, além disso, o Presídio Central é notícia apenas quando deputados ou os chamados magistrados vão lá para criticar. Aliás, nenhum político ou juiz, daqueles críticos contumazes, foi conferir o evento.
Mas foi uma repórter de TV. Entrou lá nos pavilhões e foi conversar com os presos.
A genial repórter, de cara, perguntou sobre as dificuldades dos presos, a falta de estrutura, claro, tudo de ruim que os presos enfrentam.
Aí o presidiário deu nos dedos:
- A senhora não está vendo que hoje é um dia de festa para nós? Estamos aqui com nossas famílias, as crianças, e queremos aproveitar. Vamos tratar disso noutro dia.
Tóing!!

--


QUAL PRESIDIÁRIO NÃO DIZ
QUE A SUA "MORADIA" É A PIOR?

Bastoy Prision Island, na Noruega, é a melhor prisão do mundo. Os prisioneiros vivem como se estivessem em uma pequena comunidade – todos trabalham, cozinham, estudam e têm até seus horários de lazer. Entre os 120 detentos há traficantes e assassinos. Para entrar só há uma regra: o prisioneiro deverá estar solto em até 5 anos. Os presos têm uma praia para pegar sol, diversos pontos de pesca, sauna e quadra de tênis. Há também cavalos, sem contar os cursos, como o de computação.
Dá uma conferida:




-

Essa aqui é a Litla-Hraun, da Islândia. Um dos melhores do mundo.




Hosmany Ramos é um bandido internacional, ex-cirurgião plástico brasileiro, que foi preso na Islândia em 2010, com acusações de roubo de joias e carros, contrabando, tráfico e homicídio. Mas quando a Justiça brasileira estava para determinar a extradição do rapaz, ele logo disse: “Terá que vir com argumentos robustos.”
Isso porque Ramos estava hospedado num hotel de luxo, segundo suas próprias impressões, que na verdade era a prisão de Litla-Hraunim.
Segundo ele, 70% dos guardas são mulheres, a prisão tem apenas 80 detentos, a comida é de restaurante e os presos recebem um salário de R$145 para “comprar chocolates e cigarros”, além de contarem com uma sala de musculação de luxo, pátio para momentos de lazer e escola para estudar computação e até a língua local. Nada mal.
-

Já li várias matérias sobre presídios pelo mundo. Existem inúmeros com mordomias, até mesmo em países como Tailândia, Indonésia, Islândia, Áustria e Espanha, além dos Estados Unidos. Mas a maioria os presos vivem como "ratos engaiolados e as condições carcerárias ultrapassam a barreira do precário e a pena a ser cumprida rapidamente se transforma em um pesadelo da vida real".
Voltando à realidade do Bananão.
Não temos nada decente, a não ser alguns prédios públicos como congresso nacional, tribunais e bancos. Entenda-se por "decente" a estrutura física dos prédios. Apenas isso.
Os brasileiros jamais contaram com escolas e hospitais decentes; o saneamento básico é uma brincadeira; os serviços públicos são péssimos, de terceiro mundo, e a carga tributária é acima do primeiro mundo.

AÍ QUEREM PRESÍDIOS DO NÍVEL DE BASTOY OU LITLA-HRAUN?
OU QUEREM PRISÕES NOS MOLDES DOS PRÉDIOS PÚBLICOS?

-

Vamos lá: qual a diferença do sujeito que vive num presídio padrão do que vive numa penitenciária brasileira?
Nenhuma, porque todos estão privados da liberdade. Mesmo que disponham de mordomias, impensáveis para os brasileiros. Afinal, qual o cidadão do Bananão que não está acostumado a se virar para sobreviver.
-
Chamadas autoridades adoram dizer que o Presídio Central de Porto Alegre é o pior do Brasil. E a chamada grande mídia corrobora com esta assertiva.
Mostram sempre tudo de ruim que existe no Central - há anos que a TV mostra a imagem de uma ratazana, que, certamente, já deve ter falecido. E, evidente, como TODO presídio brasileiro tem muita coisa horrível.
Interessante é que a Brigada Militar faz a segurança do Presídio Central. E desde que assumiu não foi registrada nenhuma rebelião.
Ao menos, os detentos podem usar um posto de saúde, que é considerado melhor do que a maioria dos oferecidos à população de Porto Alegre. Ao menos isso.


Um comentário:

  1. Prezado Prévidi, boa noite !
    Sou seu leitor já algum tempo, talvez por preguiça ou inibição não poste comentários sobre as reportagens e assuntos abordados em seu blog.
    Porém, a reportagem sobre o presídio, eu não poderia me furtar de elogia-lo pela qualidade do assunto exposto com senso crítico, mas destacando o lado humano dessa instituição. Parabéns!!!
    Parabens!!!

    ResponderExcluir