Vinhos e Afins - 6/5/2012

Miolo lança venda antecipada do Sesmarias 2011

 A Miolo inspirou-se no modelo francês Vente de Vins en Primeur para a comercialização do Sesmarias, o 1º vinho brasileiro enquadrado no segmento luxo. O modelo determina a venda prévia de vinhos antes mesmo de serem lançados. O vinho está sendo vendido exclusivamente no site da Miolo (http://loja.miolo.com.br) e pela Central de Atendimento 0800 970 4165. O valor da caixa com seis garrafas é de R$ 1.212,00. Serão comercializadas apenas 500 caixas, sendo que a venda será restrita a uma caixa por CPF. A expectativa é esgotar a venda em um mês. A entrega será realizada a partir de março de 2013.
Ícone do Projeto Seival Estate, o Sesmarias foi o primeiro vinho brasileiro elaborado através do processo de fermentação integral em barrica, sistema utilizado nos grandes châteaux da França, onde uvas selecionadas são delicadamente desengaçadas e as bagas inteiras colocadas em barricas novas de carvalho francês. O vinho inicia o processo de vinificação com maceração pré-fermentativa a frio durante aproximadamente uma semana, após inicia-se a fermentação alcoólica seguida da fermentação malolática. Ambas as fermentações são espontâneas e realizadas na presença das cascas, período que pode durar de 30 a 45 dias. Durante esse período, as barricas são mexidas diariamente.
Após o período de maceração, as uvas são prensadas em uma pequena prensa manual e a totalidade do vinho (flor e prensa) volta para as barricas para envelhecer por mais 18 meses. “Este processo de vinificação extrai de forma muito delicada a potencialidade das uvas, essencial para a elaboração de grandes vinhos”, resume o winemaker francês Michel Rolland, um dos mais renomados no mundo do vinho e consultor da Miolo desde 2003.
O Sesmarias resulta de um corte de seis variedades de uvas tintas (selecionadas entre dez variedades), de parcelas com produtividade inferior a 4 toneladas por hectare, isto é, com produção inferior a 1 Kg por planta. O ícone será elaborado sempre com as melhores uvas produzidas no Projeto Seival Estate, Campanha Gaúcha. A proporção e as castas poderão ser diferentes a cada ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário