Sexta, 11 de julho de 2014


Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.







PREVIDI@PREVIDI.COM.BR E
PREVIDI01@TERRA.COM.BR NÃO EXISTEM MAIS!!




ponto do dia



O AUTORAMA DE NOSSAS VIDAS






Convivi pouco com meu pai - até os 12 anos. Minha família não tinha problemas de grana, vivíamos muito bem. Nada de luxos excessivos, mas foi uma infância muito boa. Tinha tudo o que queria.
Quase tudo.
Em dois momentos diferentes meu pai não me atendeu. E até me gozava.
Influenciado pela febre dos The Beatles, pedi, com todo jeito, uma bateria. Ele deu uma risada gostosa e no outro dia apareceu com um pacotinho. Não entendi, mas abri. Era um chaveiro com uma bateria.
- Mas eu quero uma de verdade!
- Por enquanto te diverte com essa.
Claro que eu entendo. Imagina o inferno que seria a vida de todos lá em casa. Era um apartamento grande, mas certamente o som da dita seria muito maior.
Desisti.
Antes, pedi um Autorama da Estrela. Minha mãe vetou e não se falou mais nisso.
Também entendo.
O edifício em que morava tinha crianças em praticamente todos os apartamentos. Todos eram amigos de todos. Imagina eu sendo o único guri com um Autorama. Minha mãe ia enlouquecer, porque o Autorama é legal quando se faz um campeonato; ou seja, quanto mais criança, melhor.
Um pouco antes de nos mudarmos para Porto Alegre, quando meu pai morreu no Rio, um primo dele, que eu chamava de tio - Júlio Eberle - me trouxe da Europa uma joia: uma Ferrari para Autorama! Uauuu!!
Aí descobri na Rua da Praia uma pista imensa que a gente "comprava" tempo. Não sei bem, mas acho que a loja se chamava Hobbylândia (me corrijam!). A Ferrari fazia um sucesso danado, todo mundo queria pilotá-la. E eu me sentia como o dono da bola da rua.
Já pensei várias vezes em comprar um Autorama. Mas tinha que ter um motivo. Por exemplo, um dos meus filhos gostar. Mas jamais se manifestaram. O negócio deles sempre foi os videogames.
Agora, não posso comprar mais, porque vai ficar um negócio ridículo.
-
Encontrei o texto abaixo do inolvidável Paulo Motta. Li e lembrei de tudo isso aí da minha infância.
O Paulo também passou pelo mesmo "drama" que eu. Só que ele não se rendeu e teve um Autorama.
Leia:
Na minha infância um sonho não se concretizou: o autorama! Naquela época nossos pais costumavam nos colocar dentro da realidade nos limites do possível, ou seja, a grana não dá, entendeu, filho? Hoje as crianças se iludem com o poderoso papai que enfia o cartão numa máquina infernal que cospe dinheiro, uma fantástica fábrica de dinheiro!
Mas curti tardes ensolaradas, depois das matinés, inventando aventuras com os soldadinhos e índios do Forte Apache no quintal da minha casa lá em São Borja, entre pereiras, abacateiros, pitangueiras e meu cachorro, o Amigo, guaipeca que me acompanhava nas emboscadas à caravana e liderava o ataque da cavalaria; que saudades!
Lá pelos meus vinte anos comprei um autorama de um colega em aperto e montei dentro do meu apê-ovo, que tomou quase toda a área da residência, acreditem.
Era um autorama da Estrela, vieram três carrinhos: uma Lotus, a Ferrari do Niki Lauda e o Copersucar do Fittipaldi.
Meus amiguinhos borrachos se divertiam em memoráveis corridas e grandes prêmios regados a Black Tie e Norteñas de litro.
Acho que essa fase durou uns seis meses, até meu amigo Capincho e eu resolvermos tornar as peleias automobilísticas mais emocionantes, tocando fogo na pista pros carros passarem numa desafiadora cortina de fogo, um torvelinho de emoções quase tocar fogo no apartamento e no prédio, coisa de bêbado, de dois malucos realizando um velho sonho de infância, amigos e amigas!
Hoje nem sei se existe autorama, talvez nos games, telas e noutras engenhocas virtuais, que a meninada brinca sem se sujar de terra ou sangrar o joelho numa queda de bicicleta, não sei. Bons velhos tempos, meus queridos e queridas correligionárias!
-
Existe Autorama, sim, Paulo Motta.
Este está a venda no Magazine Luiza:


Olha o preço:

Super Autorama DMX - Estrela
porR$1.399,00
-
Paulo, quem sabe encaramos em sociedade um exemplar? Mas, por favor, sem fogo na pista!!
Só temos que descobrir um lugar para instalá-lo.
De repente, poderemos vender cotas do nosso empreendimento??!!



* * * * *


ponto da fotografia


(clica em cima que amplia)



* * * * *


ponto midiático


QUEM É FABNER UTIDA? - Consta que o cidadão aí será o marqueteiro do candidato do PDT ao Governo, Vieira da Cunha. Vem do Ceará onde tem um histórico de vitórias eleitorais. É, segundo o Diário do Nordeste, o marqueteiro mais requisitado do Ceará. Fez o livro "Campanha Eleitoral: Os 5 Elementos Estratégicos".
--
BALANÇA E CAI - Marcelo da Silva Santos escreve:
"Assistindo ao Balanço Geral,  o Alexandre Mota chama lá de São Paulo o Giuliano Marcos, aquele mesmo que durante algum tempo foi importado para cobri-lo em uma de suas ausências, para fazer uma reportagem ao vivo sobre... PIZZA. Isto mesmo, aquela de comer, numa comemoração ao dia da pizza.
E o gordinho parecia extasiado com a tecnologia VIA SATÉLITE da Record, como se fosse um grande feito.
Pior, o excelente repórter, lá de São Paulo, parecia pouco a vontade e não conseguia interagir com espontaneidade com o apresentador daqui, provavelmente sabedor da diferença de linguagem de ambas as praças. E ficaram assim um bom tempo até que o repórter de lá encerrou abruptamente a matéria alegando ser chamado pela base paulista. Uma lástima.
Tenho a impressão que o Giuliano Marcos corre o risco de voltar pro sul.
-
Queria saber quem foi o gênio que teve a ideia de colocar no ar um repórter de São Paulo para falar sobre pizza!!
--
HOMEM OU MULHER?- - Dúvida cruel!!

Geral

Viúva de Amarildo está desaparecida há 10 dias no Rio


--
RAPIDEZ - Na capa do ZH online desta sexta, 11 horas:

Guia de atrações na Capital e no Interior


Roteiro da programação cultural desta quinta-feira

--

"HORIZONTES" LEGAIS! - Escreve o Políbio Braga:
Até o final do ano passado na função de assessora de comunicação do BRDE, a jornalista Adriana Zottis abriu 2014 fora do banco, já que criou a Zottis Comunicação.
A direção gaúcha do BRDE é toda do PT, no caso os diretores Carlos Henrique Horn (Planeamento) e José Hermeto Hoffmann. (Acompanhamento e Recuperação de Créditos).
Adriana Zottis, que também é petista, não ficou totalmente afastada do banco, porque sua empresa, a Zottis Comunicação, foi contemplada com um belo contrato para a edição da revista Horizontes, 48 páginas, coloridíssima, papel couchê.
Não se tem notícias de disputa licitatória para a escolha dos editores da publicação.
A edição de abril é toda dedicada aos chamados "negócios ambientais".
--
DEMISSÕES NA SERRA - Recebo: Guilherme Pulita, repórter investigativo da Rádio Gaúcha Serra,  também foi demitido. Do grupo que começou em Caxias, só Kelly Pelisser permanece.



* * * * *


ponto g



Tudo pronto para o casamento gay gaudério!!
FUI VISIONÁRIO!! - Há algum tempo fiz uma brincadeira que não deu certo. Recebi porrada de tudo que é lado. Era a seção o Antibairrista. O estopim foi a "notícia" de que seria criado o CTG  "Arco-Íris do Pampa" - ou algo parecido.
Leio hoje no Correio do Povo online:
O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinelas do Planalto de Santana do Livramento, na Fronteira Oeste do Estado, deve promover o primeiro casamento gay em um ambiente tradicionalista da história. A cerimônia está marcada para setembro, mas a data não foi confirmada. A previsão é de que ocorra no dia 13, uma semana antes da Revolução Farroupilha.
Conforme o patrão do CTG e presidente da Câmara de Vereadores do município, Gilbert Gisler, não há nada na legislação que impeça a união homoafetiva. O casamento gay deve ser realizado numa cerimônia conjunta que reunirá 30 casais, conforme acordado com a Vara de Família de Santana do Livramento. Será o segundo casamento coletivo realizado na cidade. O primeiro evento ocorreu em março, no foro, quando um casal homossexual aproveitou para confirmar a relação. 
Para Gisler, os cidadãos contrários à medida devem lutar em nível nacional por mudanças na legislação. O vereador argumentou ainda que homossexuais têm direito a adotar um filho e, no futuro, esta criança pode ter interesse em participar do tradicionalismo. Segundo o patrão do CTG, a cultura gauchesca está perdendo os jovens por causa do radicalismo, a exemplo do que ocorre na música.
--
Manoelito vai tirar o "manto sagrado"
OIGALE TCHÊ!! - Na mesma notícia acima:
O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) não reconhece o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinelas do Planalto. Conforme o presidente do MTG, Manoelito Savaris, o CTG não é afiliado ao movimento e atua como um clube.
Já o patrão Gilbert Gisler garante que a instituição é filiada ao MTG, mas está com uma dívida.
Manoelito Savaris preferiu não opinar sobre a realização do casamento gay como presidente do MTG. No entanto, pessoalmente, disse que "dentro do galpão o homem deve se comportar como homem e a mulher, como mulher”. Ele destacou que, fora do CTG, as pessoas podem se comportar livremente.
Sgundo Savaris, o movimento só pode se posicionar por meio do seu conselho, mas salientou que CTGs não são locais para casamentos. O presidente do MTG informou ainda que as uniões realizadas em CTGs são entre casais que participam do Movimento Tradicionalista Gaúcho.
-
Agora eu pergunto: Quem é esse Manoelito para estar defecando regras????
Há tempos que noto que esta figura quer determinar o que pode ou não acontecer num CTG. O cara vive noutro mundo. As declarações de uma figura "pública" são bizarras!!
(e escrevo isso, mesmo que tenha gentalha que me considere homofóbico!!)
--
O BOICOTE A CPI - Escreve o Políbio Braga:
Quem foram os deputados que boicotaram os trabalhos da CPI da CEEE na Assembléia do RS, passando 90 dias sem comparecer a uma única reunião:
PT, Nelsinho Metalúrgico, Raul Pont e Oliboni
PDT, Ciro Simoni e Marlon Santos
PTB, Sperotto.
O PDT não é mais da base do governo, decidiu ter candidato de oposição ao governo, mas ficou o tempo todo ao lado do governo porque mantém seu filiado Gerson Carrion na presidência da CEEE.
Trata-se de uma incongruência e grossa incoerência.
Como se sabe, o PT estimula este tipo de traição, mas quando é o seu caso, jamais faz algo semelhante em favor de governo algum.


* * * * *


ponto da copa


AINDA ACREDITA NESSA MALTA? - Do Máquina do Esporte, do UOL:
Primeiro foi Marcelo, às 18h47 da última segunda-feira (7), a subir na página dele no Facebook uma imagem de Neymar rodeado de jogadores da seleção brasileira com a hashtag #jogapraele. Depois Willian, às 18h53, seguido por David Luiz, às 19h19. Nesta terça, horas antes do início da partida entre Brasil e Alemanha pela semifinal da Copa do Mundo, às 13h30, Neymar agradece às mensagens de apoio dos colegas de equipe e pede para que eles joguem por ele, assim como para todos os demais brasileiros, com a hashtag #jogapramim. Esta é uma ação patrocinada.
A Sadia está por trás dessas demonstrações de apoio entre jogadores, como se poderia deduzir por causa das palavras escolhidas por eles. #jogapramim é a hashtag usada na propaganda da empresa na televisão, aquela em que crianças pedem à seleção brasileira joguem por elas, afinal nunca viram o Brasil ser campeão mundial. A marca de alimentos pertencente à BRF patrocinou os posts desses atletas em redes sociais, uma iniciativa pensada em parceria com a F/Nazca, agência de publicidade que a atende. A ação tende a ser transformada em vídeo em breve.
Os posts patrocinados foram usados pela Sadia para aumentar o alcance da campanha que montou para esta Copa. Uma hora depois que Neymar publicou a parte dele, havia mais de 2 milhões de "curtir" e 100 mil compartilhamentos na soma dos posts desses quatro jogadores. Esses números tendem a aumentar muito antes do jogo contra a Alemanha.
-
A matéria foi publicada antes do histórico jogo do Brasil contra a Alemanha.



* * * * *


ponto da piadinha


Não me contive!!




* * * * *


ponto final


Estou quase indo para Oeisis International neste sábado.
E, como sempre, não vou ter saco de colocar a antena da TV.
Entenderam?


3 comentários:

  1. Você poderá acessar de Oeisis, tá sempre atualizado!!!
    http://brasilalemanhaeterno.com/

    ResponderExcluir
  2. Era a Hobby Brinquedos. Tinha uma filial dela no Centro Comercial de Porto Alegre(Shopping João Pessoa) e depois outra filial na Azenha, quase do lado do referido centro de compras. Na filial da Azenha fizeram também uma pista, se chegava cedo e se marcava a hora para "correr", era uma pista maior que a do centro. Das minhas lembranças de 81/82/83. Abraço

    ResponderExcluir
  3. O meu brinquedo fetiche era o FERRORAMA, que se me lembro, existiam 5 modelos: o X100, o X200, o X300, o X400 e o top de linha que era o X500, que eu sempre pedi pra minha mãe, mas que acabou me dando o X300. O outro brinquedo da minha infância foi o soldado FALCON! Na verdade eu gostava de colecionar eram os acessórios do Falcon (e que tinha que comprar em separado) como o Jeep, o helicóptero e aquele que foi a minha grande frustração, que nunca dava pra comprar pois não tinha em nenhuma loja de brinquedos ou de departamentos na época (Casa Sloper, Hobby Brinquedos, Mesbla, Superfestas, Lobrás, etc.), o tanque de guerra do Falcon!
    E alguns anos antes, o brinquedo que marcou minha infância foi o PELEBOL, cujo campo era um pano verde.
    Chê, tu me deu uma ideia e dar uma pesquisada na internet e ver se alguns desses brinquedos ainda existem...brinquedos dos anos 70 e 80, posso ficar escrevendo aqui umas duas horas sem parar kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir