Segunda, 15 de dezembro de 2014



Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.









um Bom Dia! especial



Para David Coimbra, que, finalmente, por decisão anunciada na Carta da Editora de Humor do Zero Hora, desbancou o Paulo Pagodinho Sant'Ana, de vez.
David vai escrever de segunda a sábado na penúltima página do jornal, espaço ocupado pelo Pagodinho há mais de 40 anos. Este fica só aos domingos. Ainda.
Não intindi isso que a editora/humorista escreveu:
-Moisés Mendes deixa de escrever às terças e sextas na penúltima página.
Vai escrever quando?
Paulo Pagodinho deve estar enlouquecido. Perdeu mais uma para o David.
Hahahahaha!!!!










ponto do dia


O QUE ESTAS PESSOAS TÊM EM COMUM?



Em ordem alfabética:


ANCHETA

CAETANO VELOSO

ELKE MARAVILHA

FIGUEROA

GERALDO JOSÉ DE ALMEIDA

JOÃO GILBERTO

NOEL ROSA

PAULO COELHO

RAY CHARLES

RICHARD GERE

RUBEM BRAGA







* * * * *



ponto midiático



UMA BOBAGEM DO JOSÉ IVO - Não intindi. Queria saber, ao menos, um motivo para extinguir a Secretaria de Comunicação. Ainda nais o governador tendo ao seu lado, neste momento de transição, Ibsen Pinheiro e José Alberto Fogaça.
Estranho.

--

DÚVIDA DO DIA - Como está lá no Bom Dia de hoje, a editora de humor do Zero Hora escreveu que Moisés Mendes está na geladeira - ou fritado.
Isto circula pelo Facebook:


--

FORA DO AR - Notícias do Correio do Povo online não são atualizadas desde o dia 13.

--

O FIM DO FOTOJORNALISMO NO ZH


Olhem a capa do Zero Hora de sexta passada, dia 12 de dezembro.
Boa foto, né?


-
Agora, olhem a assinatura da foto da capa:




O nome do fotógrafo e o já tradicional "ESPECIAL".
Significa que o fotógrafo deu a foto para o jornal ou vendeu. Nada mais do que isso.
-
Aí fui conferir todas as páginas do primeiro caderno do Zero Hora de 12 de dezembro, sexta passada.
A impressão que tenho é que não existem mais fotógrafos no Zero Hora.
Ou melhor, fica a certeza de que com a dispensa ("desligamento" como gostam de dizer os comedores de sucrilhos com nescauzinho) do repórter-fotográfico Mauro Vieira o departamento de fotografia fechou. Nesta edição, se a foto não é "ESPECIAL" é do BD - banco de dados. Até a foto do protesto dos donos de máquinas agrícolas, o assunto do dia, foi com "ESPECIAL".
Na contracapa, uma exceção.
Numa matéria do caderno Kazuka, as fotos são assinadas por Anderson Fetter.
-
Quando se fazia jornalismo na Zero Hora, os repórteres fotográficos se empenhavam ao máximo para que se foto fosse para a capa. Ou abertura do caderno de esportes. Na pior das hipóteses, o cara brigava para que a sua foto fosse publicada. Além do repórter tinha o editor de fotografia.
-
Tive a satisfação de trabalhar com grandes nomes da Fotografia.

--

ESCOLA ZH - Dica do Auber Lopes de Almeida:




--

ENCHEU O SACO - Não suporto mais ouvir o nome desse surfista. E muito menos entrevistas. Tão carismático quanto o Pato quando jogava no Internacional.

--

TVCOM - Acreditem, ao contrário do clima da RBS TV,  o pessoal da TVCOM está animadíssimo com o trabalho que deve ser feito pela diretora Flávia Moraes. Muito otimismo.
Legal!

--

ISSO SÓ PODE SER BRINCADEIRA - No Zero Hora, edição de sexta passada:



--

"NOVIDADES" DA RBS CATARINA - Recebo:

Eis a notícia que tomou conta das rodas de conversa no interior.  Desde 2005 a RBS transmite de Joaçaba.  Comprou a emissora da família Bonato, que tinha a TV Catarinense e retransmitia BAND.
Aos poucos, se mudou para Lages, mas manteve seu sinal em Joaçaba como manda a lei.
Há algum tempo já existia a informação que a emissora voltaria a sua cidade natural.  Esta semana foi confirmado.
A RBS anuncia uma nova fase, mas não comenta o fato de ter sido advertida pela ANATEL por uso irregular do sinal.
Seguem dois links para entender melhor.
http://www.cacodarosa.com/noticia/6831/nova-fase-jornal-do-almoco-sera-transmitido-de-joacaba – Versão Release RBS
http://www.cacodarosa.com/noticia/6828/rbs-tv-centro-oeste-de-volta-a-joacaba
Versão do blogueiro
Como conheço muito o que acontece nos bastidores, aposto ainda em uma união entre RBS Chapecó e RBS Centro Oeste para corte de custos.
O diretor já é o mesmo, e o marketing também está centralizado em apenas uma pessoa.
Três emissoras passam a ser uma.
Cabeças rolam e a majestosa casa em Joaçaba abrigará somente CINCO funcionários.




* * * * *



ponto dos parecidos



Dois jornalistas.
Vanderlei Malta da Cunha é porto-alegrense e um apaixonado pesquisador.
Rubem Braga era capixaba e morou em Porto Alegre.
Quem é quem??








* * * * *



ponto dos magistrados







Juiz ganha meia de amigo oculto
e dá voz de prisão a primo

O juiz Everaldo Santana, da nonagésima quinta Vara de Família do Rio, deu voz de prisão ontem a um primo por não gostar do presente de amigo oculto. Ele ganhou meias e ficou revoltado. De acordo com testemunhas, o juiz começou a brigar com o primo assim que abriu a caixa de presente. “Você me dá esse presentinho merdinha, baratinho, feinho? Tá pensando que eu sou bobinho? Está presinho!”, teria dito o juiz, que tem o hábito de falar tudo no diminutivo.
O delegado Matheus Andrade, que registrou o caso, disse que o primo acabou sendo liberado logo em seguida. O rapaz, porém, vai ter que prestar esclarecimentos porque também é acusado de contar a piada do Pavê na festa de amigo oculto.

--

Vidente prevê que próximo
avião de juiz cairá e é preso

O vidente Jucelino da Luz fez hoje provavelmente a sua última premonição. Ele disse que o próximo avião que o juiz da Tam tomasse iria cair. Jucelino acabou sendo preso. Agora, ele finalmente fez uma previsão infalível: disse que não ficará na cadeia nem dois dias, já que no Brasil ninguém fica preso mesmo.
Jucelino ficou famoso após prever que um avião cairia em São Paulo, mas o fato não se consumou. Para aliviar seu fiasco, Jucelino fez algumas previsões mais infalíveis. Disse que o Botafogo ia cair, que a inflação ia subir e que o dólar iria disparar. O vidente também afirmou que teremos enchentes no verão e que as autoridades dirão que o nível de chuva foi o maior dos últimos 15 anos.

--

Pra provar que é poderoso, juiz voa
atrás do avião em que foi impedido de entrar

O juiz Ka-el foi impedido de entrar no voo 333 da TAM e resolveu mostrar o quão poderoso é: saiu voando atrás da aeronave. Segundo a aeromoça Lois Lane, ele a empurrou, arrancou a porta de embarque com uma das mãos e voou atrás da aeronave.
Há um temor generalizado de que o juiz possa usar seus raios laser contra o avião da TAM. Fotos do juiz já foram enviadas para a polícia, mas ninguém consegue reconhecê-lo, pois ele mudou a posição do cabelo.

--

Após brochar, juiz dá voz de prisão a dono de motel

Um juiz, que não teve a vara revelada, passou por uma situação constrangedora em um motel da grande São Paulo. Após falhar com sua parceira, o juiz se aborreceu e deu voz de prisão ao dono do motel. O juiz acusou o estabelecimento de não oferecer condições adequadas para sua performance e mandou prender o dono. Irritado com o assédio da imprensa: perguntado se isso já teria lhe acontecido antes, o juiz disse que não e todos começaram a rir. Ele deu voz de prisão a todos os jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas presentes.

--

Juiz manda prender aeromoça
que lhe serviu barrinha de cereal durante voo

O juiz Estevão Cunha deu um ataque de pelanca durante o voo Rio-Japeri, porque a aeromoça lhe serviu uma barrinha de cereal. Segundo a aeromoça, Olívia Duarte, ele se negou a comer a barrinha; ela então lhe serviu um amendoim, ele recusou; ela ofereceu uma sete belo, ele recusou; então ela ofereceu um suco de laranja, mas o juiz ficou irado ao saber que era pasteurizado.
A aeromoça foi presa ainda durante o voo, após o avião ser parado por uma blitz da polícia aeronáutica. O piloto foi preso em seguida, pois o juiz o acusou de estar passando por muitas turbulências e por pilotar acima do limite de velocidade. O voo seguiu o seu destino, sem aeromoça e piloto, guiado pelo piloto automático que quase foi preso, por dar ao juiz um tratamento muito robótico.
(De o Sensacionalista.com.br)




* * * * *



ponto da bola de cristal



Mais uma que estará nas páginas da Playboy em 2015:

VENINA VELOSA DA FONSECA

Com um artista do fotoxópi ela vai se sair bem.




Não lembra? Olha o resumo:

A gerente de Abastecimento da Petrobras, Venina Velosa da Fonseca, percebeu em 2008 irregularidades nos contratos; desde então, tentou alertar a empresa, mas foi ignorada.
-
A chamada de capa:

VENINA QUER PROVAR O SEU PETRÓLEO!

ou

VENINA QUER SENTIR O PETROLÃO!



* * * * *



ponto g



PORTO ALEGRE, "TRI-DE-ESQUERDA",
NÃO TEM DECORAÇÃO NATALINA
"O que importa é a cidadania resgatada" teria dito o prefeito.
ou
"Estamos esperando os companheiros do OP deliberarem".

Em São Paulo, prefeito do PT:


Em Canoas, prefeito do PT:


Em Garibaldi, prefeito do PMDB:


Em Caxias do Sul, prefeito do PDT:


Em Porto Alegre, prefeito do PDT:


Hahahaha!!!! a Piadinha Natalina!!!

--

A INVEJA É UMA MERDA - Bastou a Rosane de Oliveira (ZH) escrever, neste final de semana, sobre os possíveis secretários que o José Ivo vai anunciar na segunda, que aquele sentimento que martiriza algumas pessoas aflora. Ficam remoendo uma inveja cada vez mais doentia.
E isso que é apenas especulação. Imagina quando o J.Ivo anunciar a valer!!

--

E A CPI DA SAÚDE? - Escreve o Flávio Damiani:

A criação de uma comissão especial na Câmara Municipal para investigar os problemas da saúde em Porto Alegre é uma cortina de fumaça para encobrir irregularidades na gestão da saúde da Capital com reflexos no Partido dos Trabalhadores (PT). Afirmação é do vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), que propôs uma CPI para passar a limpo os problemas e esclarecer “negociações nebulosas”.
 -
Thiago Duarte rechaça a criação de um colegiado para discutir os mesmos temas e assuntos que são de responsabilidade da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), que tem prerrogativas para tratar da matéria. Lembra que há anos a Cosmam vem fazendo um diagnóstico da saúde na capital, apontando várias situações que precisam ser esclarecidas por meio de uma CPI que não é apoiada pelo PT. Um relatório que será divulgado na próxima semana, compila todos os dados e denúncias trazidas pelos servidores e usuários à Cosmam em 2014. “É chover no molhado, já que tudo está pronto e comprovado,” afirma o vereador. Disse que não entende esta resistência do PT e desconfia que a atitude pode estar vinculada “a questões nada republicanas com envolvimento do partido na má gestão da saúde da Capital”.
 -
Dr. Thiago acha estranho que o Partido dos Trabalhadores, que instalou e levou adiante a CPI da Companhia de Processamento de Porto Alegre (Procempa), não queira assinar a da Saúde com denuncias bem mais transparentes que as investigadas na Procempa. “Estamos diante de mais uma manobra que o PT por meio dos seus representantes na Câmara apronta para a cidade”, desabafou o vereador Dr. Thiago Duarte afirmando que “estão tentando condenar uma CPI à morte antes mesmo dela nascer”, concluiu.

--

O AFFAIR - Escreve o Renato Kern:

Quase o total dos fundos arrecadados pela triste figura que se chama Jair Messias Bolsonaro foi dado pela Direção Nacional do PP. Como este é o partido que mais está envolvido com as empreiteiras não dá para dizer que o dinheiro que o PP repassou ao defensor dos torturadores de 1964 não é oriundo das empreiteiras. Dizem lá na tua terra que o Bolsonaro arrota tanta valentia com as mulheres é porque tem o tico pequeno.

--

AGORA VAI!! - Apesar de alguns doentes, que acreditam em Saci Pererê íntegro e honesto, me preocupo com o meu segundo time, o Internacional de Porto Alegre. Desde ontem estou contente porque o clube será comandado pelo sr. Pífio - quer dizer, sr. Pifero. Me dizem que é um baita administrador, um Colorado com Cecê maiúsculo - quer dizer, C maiúsculo.
Administrará o Inter como um bispo evangélico, daqueles que despreza dinheiro. Isso é muito legal.
Tenho certeza que em 2015 seremos finalmente CAMPEÕES DE TUDO e o Inter vencerá novamente o Gauchão e dará um passo importante para a briosa Segunda Divisão - CAMPEÃO DE TUDO!
E, mais: SEM ESSA BOBAGEM DE CONTRATAR ZAGUEIROS!!!

--

GREENPEACE: UM AMONTOADO DE BABACAS

E oportunistas.
Depois que aquela "ativista" brasileira foi presa na Rússia e terminou na Playboy apenas pude concluir definitivamente que o negócio deles é faturar. Coisa de filhinho de papai revoltado.
Não?
Olha o que esses idiotas fizeram:

Ação do Greenpeace pode ter danificado
irreparavelmente as Linhas de Nazca




O governo do Peru está considerando abrir uma investigação criminal contra o Greenpeace. A atitude se deu depois do grupo ambientalista realizar um protesto ao lado das históricas Linhas de Nazca, no deserto do país. O problema é que poucas pessoas podem andar naquela região, já que se trata de um terreno frágil. “Ao andar por lá, as pegadas das pessoas podem marcar o chão por centenas ou milhares de anos. Os turistas só têm acesso pelo ar – ou em raras exceções, com calçados específicos”, conta o Ministro de Cultura.
Com a intenção de atingir os 190 países participantes do congresso sobre mudanças climáticas da ONU que acontece em Lima, a mensagem escrita com gigantescas letras de pano dizia: “Tempo de mudança! O futuro é renovável”. Mas, depois de descobrirem a situação delicada da região, o Greenpeace decidiu se desculpar publicamente.
-
Os ativistas afirmam que lamentam eventuais "ofensas morais" que o protesto possa ter causado ao povo do Peru. Mesmo assim, as autoridades afirmaram que a possibilidade de uma investigação criminal sobre o incidente ainda existe. Além disso, tentarão impedir que os ativistas participantes do protesto deixem o país.
Imagem mostra ação do Greenpeace vista do alto  (Foto: Reprodução/AP)IMAGEM MOSTRA AÇÃO DO GREENPEACE VISTA DO ALTO (FOTO: REPRODUÇÃO/AP)
Em resposta, o Greenpeace contou que vai colaborar com o governo em relação aos danos locais e que vai deixar de usar as imagens do protesto como parte de suas campanhas. O grupo também informou que o diretor executivo Kumi Naidoo comparecerá na cidade de Lima para se desculpar pessoalmente com o governo peruano.
-
As Linhas de Nazca – consideradas  Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1994 – formam um conjunto de antigos geoglifos gigantes localizados nos Pampas de Jumana. Com imagens de plantas e animais, estima-se que as complexas figuras tenham sido escavadas no solo há cerca de 1.500 anos a 2000 anos.



* * * * *


ponto da frase perfeita



Como aparece gente sadia te dando conselhos
nesses momentos de veraneio, hein? 
Fodam-se!
Come o teu churrasco e enche a carinha.
Deus te perdoará, ó infiel! 

(Paulo Motta, jornalista e filósofo)



* * * * *



ponto da piadinha






--





* * * * *



ponto final



Na Folha de S.Paulo, em 12 de dezembro de 2014.

Eduardo Sirotsky Melzer:
O futuro a nós pertence


Ninguém discute que a mídia está mudando. Jornal, revista, rádio e TV vivem transformações radicais, abruptas, disruptivas, desafiadoras –escolha o termo. Na era do "eu, mídia" não há mais zona de conforto para a mídia. Mesmo as novas plataformas são premidas a evoluir constantemente antes que a próxima grande coisa as ameace.
No meio de tantas possibilidades, melhor desconfiar das certezas. Inclusive da mais propagada, a de que as mídias tradicionais serão logo ultrapassadas e encolherão. Essa suposição pode ser refutada pelos fatos –nunca os conteúdos produzidos por essas mídias foram tão consumidos e acessíveis– e pela falsa premissa de que elas não evoluirão para aproveitar as novidades –elas já estão evoluindo.
Folha, por exemplo, pioneira na cobrança de conteúdo na web, atingiu recorde de 33,5 milhões de visitantes mensais únicos em outubro deste ano. Os jornais do Grupo RBS, assim como outros títulos pelo país, também batem recordes de audiência por causa das novas ferramentas digitais.
No Reino Unido, um dos mercados mais competitivos do mundo, com imensa penetração digital, os jornais "The Times" e "Sunday Times" tiveram o primeiro lucro desde 2001 graças à cobrança de conteúdo na web.
Mas não se deve minimizar os desafios. A disputa é cada vez maior pela atenção do público e pelas verbas publicitárias. Essa nova audiência digital ainda não gerou um modelo de negócios tão rentável quanto o atual, capaz de sustentar a produção de conteúdo de alta qualidade, mas é importante lembrar que essa questão não é só das mídias. A Amazon, gigante do comércio on-line, por exemplo, registra prejuízos recorrentes e volumosos.
Nessa era de transformações não há área imune a revoluções. Da indústria de alimentos à de transportes, da medicina à TV, tudo está mudando de forma avassaladora com tecnologias cada vez mais potentes, acessíveis e inovadoras.
Isso, no entanto, não quer dizer que os grandes atores dessas áreas serão ultrapassados. Pelo contrário. Se estiverem abertos a inovações e usarem todos os seus talentos e conhecimento, terão condições de liderar as mudanças.
Na RBS, também estamos inquietos e explorando as novas oportunidades. Depois de investigação global, que levou um ano para ser concluída e na qual foram entrevistadas mais de 150 personalidades, como Shane Smith, do site "Vice News", Vint Cerf, um dos "pais" da internet, e Ethan Zuckerman, do centro de mídia do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA), construímos premissas para nos guiar rumo à comunicação total.
Elas são baseadas em princípios e demandas do nosso tempo, como autenticidade, credibilidade, transparência, legitimidade, curadoria, relevância, interação, abertura, disponibilidade, compromisso, propósito, intuição e conveniência.
Nossas primeiras conclusões ajudam a definir conceitos-chave, como a necessidade de coragem e energia para mudar, criar novos modelos e estabelecer relação mais próxima do público. E ajudam também a definir o que não deve mudar, como a integridade, a relevância e a qualidade do conteúdo.
Na nossa visão, não há futuro sem jornalismo e não há jornalismo sem jornalistas, fundamentais na era da informação.
É um debate rico, e nossa investigação, permanente, será compartilhada com todos a partir desta terça-feira (16) na web pelo site www.thecommunicationrevolution.com.br e em evento em Porto Alegre para construirmos –e desconstruirmos– juntos a nova comunicação.

EDUARDO SIROTSKY MELZER, 42, é presidente do Grupo RBS

--

E POR QUE SERÁ QUE O DUDU/DUDA, O JOVEM E TÍMIDO PRESIDENTE DA RBS, DEMITE TANTO JORNALISTA?
POR QUE ELE SEMPRE INSISTE NESTA CASCATA BRABA?
É UM PIADISTA ESSE DUDU/DUDA!!


10 comentários:

  1. Desejo do fundo do meu âmago que a RBS TV se ferre bonito!
    E que a arrogância dos seus funcionários de nariz empinado caia por terra de uma vez por todas.
    Muito ouvi (nos 6 tristes anos em que trabalhei naquela empresa) tanto desprezo por colegas como vi por lá.
    Me refiro à TVCOM, esquecida e vilipendiada pelos funcionários da co-irmã, que sempre ralaram muito para tirar leite de pedra, com recursos escassos.
    Embora a crise seja uma realidade, desejo profundamente que a TVCOM se recupere, para mandar para o inferno os maus colegas que falam pelos corredores que a TVCOM é igual a oxigênio (que tá no ar mas ninguém vê).
    Falta de respeito e coleguismo sempre custam caro, mais cedo ou mais tarde. Tomara!

    ResponderExcluir
  2. É sintomático o que a acontece com o conteúdo do jornais da RBS. É só ler os textos do Eduardo Melzer. Tanto lugar comum. Agora, para quem ficou, até agora, na empresa, isto que ele escreveu está cheirando a ameaça: "Na RBS, também estamos inquietos e explorando as novas oportunidades"

    ResponderExcluir
  3. Certa vez fui fazer uma entrevista na RB$. Haviam três vagas. Chegando lá, vou para uma sala com mais três pessoas, ou seja, eram 3 vagas e 4 concorrentes. Fiquei tranquilo, eu já detinha o conhecimento e a 'carteirinha'. Então chegou o 'chefe', muito sorridente, piadista e começou a conversar:
    - Então, tu fulano, foi indicado pela fulana?
    - sim, blá...blá...blá...
    - E tu siclano, foi indicado pela siclana?
    - sim, blá...blá...blá...
    - E tu veio pelo beltrano?
    - sim, blá...blá...blá...
    - E tu...tu...veio pelo RH?!
    - Pois é...

    Resumindo, entrei e saí desempregado de lá.

    - Lyhn Habbey -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não o conheço, mas por certo se sua pretensão era ser redator com o que você escreveu nesse comentário não podia mesmo ser aproveitado. Desculpe-me a franqueza, uma de minhas características.

      Excluir
  4. Parece que o comedor de sucrilhos com nescau, quer passar a imagem de "administrador moderno". Os funcionários (exceção os puxas) sabem o que realmente está por vir. Só falta um artigo do Pleni - O idiota, para colocarem a pá de cal na Rede de Baixos Salários.

    ResponderExcluir
  5. Bah! quanto ódio, eu, sinceramente não acredito que a empresa está mal das pernas.Não gostaria de ver quebrar até pq tenho diversos amigos que de lá tiram o sustento de suas vidas.Passei vinte e oito anos da minha vida lá e nunca vi isso.Só que tem uma diferença PEDI PARA SAIR, agora conheço um monte de gente que adorava trabalhar lá e foram DEMITIDOS.Pode ser que ficaram com raiva por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, ela não está em crise financeira... Não há concorrência a altura da RBS no RS... É problema de gestão, que poderá ocasionar crise financeira num futuro (próximo)...

      Excluir
  6. Li hoje a dominical coluna da editora que vive no mundo de Poliana hoje e fiquei com a impressão (não tinha reparado no gilete-press das fotos) que ela está se encaminhando para virar um símile do jornal O Sul. Só falta imitar aquela ridícula seção de aniversariantes do dia. O Sul, aliás, único jornal que dá ponto em título (bem que o Adolfo podia ir prá lá e salvar aquela diagramação pé-de-boi da Pampa). Marta cita que o jornal tem, hoje, cerca de 100 colunistas. É isso o que ela é. O jornalismo novo que se vende hoje é composto por 100 colunistas e "colunistas" levando um jornal nas costas.

    ResponderExcluir
  7. Essa decoração natalina de Porto Alegre está deixando a desejar. Até em Rio Casca, minha cidade natal do interior de Minas Gerais, com cerca de 15.000 hab., tem uma decoração melhor. Assim que chegar lá, vou tirar umas fotos para você colocar aqui no blog e desbancar PoA.

    ResponderExcluir