Sexta, 5 de dezembro de 2014



Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.









um Bom Dia! especial



Para  o Gustavo que nesta semana apresentou o trabalho final da Faculdade de Economia da UFRGS. Recebeu um A, com indicação para que o trabalho seja publicado.
Filhinho de papai!!










ponto do dia




CONFRARIA DO CACHORRO QUENTE

MARAVILHA DE ENCONTRO.
VOLTA EM MARÇO DE 2015!



É isso, quem não foi é mulherzinha do padre. Ou do bispo.
Como sempre, muuuuuuita risada e nenhuma discussão sobre futebol, política ou outras bobagens
Nosso presidentO de Bulhufas, Paulo Motta, se atrasou, mas quando chegou foi ovacionado, especialmente pelas jovens senhoras.
Foi mais uma vez no Posta de Diablo, na rua Lima e Silva, em frente ao Zaffari.
Confiram e babem de boa inveja!!


Início dos trabalhos.
Flávio Dutra, moderninho, conferindo o Facebook

Nosso presidentO Paulo Motta, ao lado da ex-Repórter Vega.
Hoje, ela é a MC Vesga. E no domingo estará
no programa da Eliana

Tempo: Todos dando uma força para a MC Vesga!!
Confiram, é rapidinho:





Rogério, Linei e Flávio

A foto da foto - Themis Groisman

A chegada triunfal do Samuel de Souza Santos

Com a minha celebridade predileta, MC Vesga!!

Roberto Vargas Dornelles e o grande Samuel de Souza Santos

Giovanna Valentini embretada!


Giovanna e MC Vesga!!

Que tal?

Samuel de Souza Santos e eu, na foto da Themis




* * * * *



ponto midiático



E ESSA? - Primeiro lugar, nota 10 com estrelinha, na Escolinha ZH:




--

BOM DIA, BOA TARDE, BOA NOITE - Escreve o advogado e pecuarista Ruy Gessinger, direto de Unistalda:

UMA RÁDIO COMUNITÁRIA SÓ PARA A REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE DAS 5 ÀS 8 DA MANHÃ
Não estou dando pau ou dizendo que a programação da Rádio Gaúcha é de má qualidade.
Mas observem o seguinte: na estância eu tenho internet perfeita. Por ela leio todos os jornais e vejo o que o cara que mora em Porto Alegre olha.
Na minha parabólica paga posso ouvir música clássica o dia inteiro pelo canal 907.
Pelo 979, a Rádio Gaúcha.
O que eu quero saber? Coisas do Rio Grande, do Brasil e do mundo.
Eu e todos os ouvintes  fora de Porto Alegre
Hoje sintonizei  às 5 da manhã.
- Bom dia Macedo, bom dia Jocimar,bom dia sra. faxineira,bom dia ouvintes! Um caminhão atolou no viaduto de Canoas!
- Mom dia Maiquel, bom dia Carlinho, bom dia ouvintes, e na Redenção um motorista dormiu e capotou seu carro.
- bom dia Carlos, e de que marca era o carro?
- Bom dia Macedo, bom dia ouvintes, o carro tropeçou numa pedra.
- Vamos voltar agora para o viaduto de Canoas, bom dia Claudete!
-Bom dia Macedo,bom dia Jocimar, o...
-
Deu, desliguei.
Moral: é uma programação que só serve para os da região metropolitana, que andam de carro, e ainda naquele horário.
Deve ser lucrativo par a emissora um espectro tão estreito de interessados.
Então, bom dia pra vocês...e tchau!

--

O GORDINHO ACUSOU O GOLPE - Tenho certeza de que escrevo a mais cristalina verdade quando o sujeito fica nervozinho. Bah, é batata!
Ontem me ligaram e me passaram um email para dizer que o Alexandre Mota, o Gordinho da TV Record, tinha falado em (de) mim. Sobre a notinha que publiquei na quarta passada.
O mais engraçado que me contaram é que ele desancou o Rogério Forcolen, como se ele fosse meu informante! Como se o Forcolen, no Rio de Janeiro, morando de frente pro mar, se lembrasse ainda do Gordinho. Hahahahaha!!!!
-
Alexandre Gordinho Mota, por favor, volta a ser aquele cara bacana, simples, jornalista de verdade. E não copia mais esse mula chamada Geraldo Luiz. E não fica tentando prejudicar os que não são teus bajuladores.
-
E deixa de ser "artista" - tu não atendes JAMAIS o telefone.
-
Aproveita, toma esse remédio milagroso para emagrecer, que anuncias e, quem sabe, o humor melhora e o TOC pode ser melhor controlado.

--

QUEM MORREU? - EPTC, foi o ônibus ou o pedestre?

16h12 - Motoristas devem evitar Cristóvão Colombo, próximo Ramiro, devido à atropelamento com óbito
entre pedestre e ônibus.

--

CENAS - Recebo:

Cristina Ranzolin, no Jornal do Almoço, após comentário dramático de Tulio Milmann sobre o luto dos familiares das vítimas da Boate Kiss:
- Maravilha, Tulio!
E abriu um grande sorriso.

--

ISSO É UM HORROR! - A imprensa, de um modo geral, não podia dar mais espaço para esses "familiares" das vítimas da Boate Kiss, de Santa Maria. A impressão que dá é que gostaram de aparecer.
Leiam isso:
"Familiares de vítimas da Kiss fazem mobilização em frente à catedral de Santa Maria para angariar fundos a fim de custear descontaminação de objetos pessoais retirados da boate durante processo de limpeza. Justiça determinou que despesas seriam de responsabilidade dos familiares"

--

É HOJE!! - O Informativo do Vale, diário de Lajeado, deu início hoje às comemorações de seus 45 anos – que transcorrerão em 8 de maio de 2015. A primeira e grande novidade é a mudança de layout. A última modificação havia sido feita em 2010, quando dos 40 anos.
O periódico circula em 38 municípios do Vale do Taquari e arredores, e é o maior jornal de sua região.
Para anunciar a novidade, o jornal circulou hoje com uma sobrecapa: A mensagem iniciada com a frase “Você é o protagonista” convida os leitores a conhecerem um jornal “reinventado, repaginado”.
-
Criado por uma equipe interna composta por dois editores, um diagramador, três arte-finalistas e um repórter, o projeto gráfico valoriza os espaços, as matérias mais aprofundadas, com novos elementos gráficos e instiga a participação efetiva do leitor. “O objetivo é reforçar a ligação que já temos com nossa comunidade e integrar ainda mais os moradores da região ao nosso produto”, analisa o editor-chefe Emilio Rotta.
O jornal O Informativo do Vale foi fundado em 1970 por Oswaldo Carlos van Leeuwen, que ainda hoje atua como diretor-presidente da empresa.

--

SINDICATO DENUNCIA RBS! - Nesta quinta, dia 4, o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, Milton Simas, protocolou denúncia junto à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado contra o Grupo RBS de comunicação.
No ofício são informadas as situações de demissões imotivadas e terceirização do trabalho de jornalistas, que são coagidos a pedir desligamento da sua função e passam a prestar serviço como Pessoa Jurídica, prejudicando as relações trabalhistas.
“O grupo tem promovido uma série de demissões em seus quadros desde o início do ano. Alguns colegas foram convencidos a se tonarem pessoa jurídica, mas seguem cumprindo jornada como se ainda fossem empregados”, afirma o presidente Simas. “O sindicato não é contrário ao trabalho como pessoa jurídica, mas é contra o artifício utilizado pelas empresas para burlar os direitos trabalhistas e precarizar o trabalho do jornalista”, conclui.
Em agosto, a entidade sindical já havia tratado do tema quando, através de representação junto ao Ministério Público do Trabalho, se manifestou contrário às arbitrárias demissões praticadas pelo grupo. Uma manifestação organizada pelo SINDJORS reuniu profissionais em frente à sede da empresa para alertar a sociedade sobre descaso com o trabalho dos jornalistas.




* * * * *



ponto da fotografia



Ontem o Rafa Souza postou isso:

Olha quem apareceu aqui na ACEG. Foi fundador da entidade. Tem 82 anos e já trabalhou em 8 Copas do Mundo. Alguém arrisca o nome dessa fera?!



-
É o Jesus Afonso!
Trabalhei com ele no Diário de Notícias mas não lembrei da fisionomia.
Foi há mais de 30 anos!
Uma figura, bom Colorado!



* * * * *



ponto do vídeo



É MUITO ESTRANHO!


Exatamente nos 12 segundos.
Muito legal.
Uma expedição de gaúchos a uma cerveja!!
E o pior é que passa por chefes e chefetes. Deve ser tudo estagiário!
Preste atenção, 12 segundos:

http://videos.clicrbs.com.br/rs/zerohora/video/leia-na-zh/2014/12/leia-desta-sexta-feira-05-12-2014/106514/

-
Não conhecia mais uma modernidade.
No ZH:

Sua Vida

Incursão brasileira ao coração da Antártica


Fui conferir, porque pra mim sempre foi ANTÁRTIDA.

Como não sou moderninho, pedi socorro ao professor Sérgio Rodrigues:

(...) em português, o nome tradicional do continente gelado em torno do Polo Sul é Antártida (em Portugal, Antárctida). Entende-se, portanto, que seja essa a forma que o leitor encontra “com mais frequência na mídia”. No tempo em que eu lustrava os bancos escolares, era a única.
Até algum momento impreciso dos anos 1980, talvez 1990, não parecia haver dúvida sobre isso: Antártida era o nome próprio e antártico (ou antártica), o adjetivo a ele correspondente. Era comum um aluno trocar as bolas e, talvez por influência da famosa marca de cerveja – auxiliada pelo fato de serem aquelas terras chamadas de Antarctica em inglês –, referir-se ao continente antártico como “Antártica”. Nunca deixavam de corrigi-lo.
(...)
Há quem imagine que tudo começou com um erro de grafia e ainda os que enxergam no batismo da Antártida uma influência daquela mitológica Atlântida, o continente perdido. De todo modo, foi Antártida a forma que se consagrou em nossa língua – e da qual não vejo motivo para abrir mão. Afinal, se a simetria é tão importante, quando vai começar a campanha para mudar o nome do Ártico para Ártica?
Discussões etimológicas à parte (dificultadas pelo fato de dicionaristas não se dedicarem habitualmente a topônimos, registrando apenas os adjetivos a eles correspondentes), considero provável que a forma emergente Antártica seja (mais) um reflexo do domínio cultural do inglês. Trata-se, contudo, de uma preferência pessoal. Qualquer que seja a sua, o uso atual e o bom senso mandam admitir como corretas ambas as formas, Antártida e Antártica.




* * * * *



ponto g



SOFRENILDO COLORADO - Escuto que para os sócios do Internacional de Porto Alegre o técnico preferido é Abel Braga.
E o craque é D'Alessandro.
-
Louquinhos para sofrer numa segunda divisão

--

EM BENEFÍCIO DA VIDA - Acontece na próxima segunda, dia 8, às 19 horas, no Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (Av. Independência, 75), a assinatura do Termo de Autorização e de Apoio em Ação Social entre a Santa Casa e grupo Amiguinhos da Neo, e o lançamento do Calendário Beneficente.
Trata-se do Projeto de Fortalecimento das Práticas de Humanização ao Bebê de Baixo Peso da Maternidade Mário Totta, tendo como objetivo determinante suprir carências do setor de saúde, disponibilizando tecnologias vitais para o pleno atendimento dos recém-nascidos na referida Unidade Assistencial.
-
A primeira ação desta parceria é o lançamento do Calendário Beneficente, produzido pelo grupo Amiguinhos da Neo. A iniciativa é em prol do Centro de Neonatologia da Maternidade Mário Totta da Santa Casa, e a venda do material será revertida para a aquisição de novos equipamentos para a unidade como incubadoras, ultrassom portátil e eletroencefalograma digital.
-
Fundado em 1994, o Centro de Neonatologia tem 40 leitos. Ele dedica 73% do total de sua assistência a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e atende, em média, 750 recém-nascidos a cada ano. Recebe pacientes de todo o Rio Grande do Sul e também de outros estados, sobretudo de Santa Catarina.
-
Amiguinhos da Neo
O grupo Amiguinhos da Neo é formado por 15 mães que passaram por uma mesma experiência: tiveram seus bebês recém nascidos internados em uma UTI Neonatal. Hoje, celebram a vida de suas crianças com a produção de um calendário de mesa muito especial, constituído por fotos de seus filhos. De acordo com as integrantes do grupo, a ideia deste projeto surgiu com o intuito de trazer esperança às outras mães que passam pela mesma experiência, ao verem que os mesmos bebês que estiveram por dias em uma UTI, hoje estão recuperados e sadios.
O Calendário Beneficente tem o valor de R$ 30 e poderá ser adquirido a partir da próxima semana no
http://www.amiguinhosdaneo.com​ e nos pontos de venda abaixo:
- Produtora Rossoni - R. Santo Antônio, 440 - Independência, Porto Alegre
- Pet's Way - Bourbon Country - Av. Túlio de Rose, 80, 1º andar - Passo d'Areia, Porto Alegre




* * * * *



ponto da piadinha





--




* * * * *



ponto final




PACOTES PROMOCIONAIS
DA LIVRARIA DO PRÉVIDI



Descontos inacreditáveis até 19 de dezembro!




PRESENTES DE NATAL COM PREÇOS ACESSÍVEIS
E COM O TRADICIONAL SELO DE QUALIDADE PRÉVIDI!



PAPAI NOEL DE OLHO NOS LIVROS!!





 Pacote 1


TRILOGIA DAS PIADINHAS
(200 Piadinhas Contra Qualquer Crise, 200 Piadinhas para Ler na Viagem e 200 Piadinhas para Ler nas Férias)
Preço real: R$ 30,00
Na promoção: R$ 20,00 + frete grátis


Pacote 2


PORTO ALEGRE
(Apaixonados por Porto Alegre – Personagens do Centro e Porto Alegre é Assim!)
Preço real: R$ 40,00
Na promoção: R$ 30,00 + frete grátis


Pacote 3


TEXTOS ESCOLHIDOS
(15 Maneiras Diferentes de Ser Ainda Mais Feliz, A Revolução da Minha Janela e 10 Anos às Ganhas!)
Preço real: R$ 60,00
Na promoção: R$ 45,00 + frete grátis



FAÇA SEU PEDIDO, SEM BUROCRACIA:



6 comentários:

  1. Oi Prévidi.
    Ao ler o parágrafo envolvendo sua sugestão para que o apresentador da TV Record deguste o produto para emagrecer, impossível não recordar o ano de 1999. Na época, namorei uma moça fofa (não que seja novidade: você e demais amigos do Facebook sabem que sou fascinado por garotas GG!). Porém, preocupada com ‘imposiçoes’ da chamada ‘sociedade’, Erica (nome fictício), ao ouvir propaganda de um ‘milagroso comprimido emagrecedor’ que era seguidamente ‘ofertado’ em um programa da hoje extinta TV2 Guaíba, ligou para o telefone da emissora. Alguma moça da produção atendeu e, ato contínuo, ‘Érica’ indagou: ‘Escuta, se este comprimido é mesmo milagroso, porque a apresentadora não utiliza ele? A cada ano que passa, ela continua gorda... ‘. Resposta da telefonista? ‘Ah, minha amiga. Mas a fulana não precisa disso: ela é robusta de nascença e está feliz com o peso...’. Sério, Prévidi. Esta conversa realmente aconteceu. Ate porque, durante a conversa, sem querer – ou talvez ‘sem querer querendo’ – ‘Érica’ acionou o botão viva-voz... (Pano rápido!) .
    Kind regards,

    Paulo Lava

    PS: Lamentei não poder comparecer à festa da Confraria. Menos mal, 2015 é um ano no qual deposito muitas esperanças. Uma delas, poder me agendar e comparecer ao seu evento.

    ResponderExcluir
  2. Porra, Prévidi, para de implicar com os parentes das vítimas da boate Kiss. Não foi você que perdeu parentes lá dentro, não é mesmo?

    Anônimo por Opção

    ResponderExcluir
  3. Puxando da memória as aulas de português (especialmente do 2° grau e do cursinho), lembro que me foi ensinado que o correto era AntártiCa; e mais, lembro de um professor de cursinho pré-vestibular que considerava AntártiDa exibicionismo de ignorante tentando se passar por cdf. Óbvio que não declino o nome do professor, talvez até ele mesmo já tenha esquecido desse seu comentário...afinal de contas, lá se vão mais de 20 anos...

    ResponderExcluir
  4. Nada mais me surpreende em emissoras de televisão. Essa da titia Ranzolin se ajusta à própria figura dela, arcaica e já ultrapassada com suas horríveis olheiras que nem mesmo a melhor massa de chapeação e as melhores tintas modernas conseguem esconder. A charmosa Sandrinha Annenberg solta: Conta pra gente quando chama os repórteres no jornal que apresenta. Nós já foi abolido do idioma pátrio, sendo agora apenas ‘a gente’.
    Necessário um saco maior do que o meu já murcho pela idade (apenas o saco), pois o resto ainda funciona normalmente. Hahaha... Com o advento da Internet a escrita convencional está sumindo lentamente. Ninguém mais lê e logo teremos um país com analfabetos. Outrora líamos desde cedo e nos era cobrado na escola o resumo dos livros que nos haviam sido indicados. Triste, mas uma realidade.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo Gustavo. É muito legal o sucesso de um filho. Felicidades mil
    Paulo Tarja Preta

    ResponderExcluir
  6. Por falar no Gustavo acredito que deva te fazer uma pergunta e bem direta como é do meu feitio. Os méritos são somente do papai? E a mamãe que o gerou neda tem a ver com o sucesso do meu jovem amigo?

    ResponderExcluir