Terça, 2 de dezembro de 2014



Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.









um Bom Dia! especial



Para   a Equipe de Comunicação Vonpar, gentilíssimos!

Coca-Cola e os deliciosos chocolates Neugebauer. Muito legal!
(não tenham inveja, por favor)












ponto do dia



RBS TV

VAI ACABAR O TELEDOMINGO
E MAIS QUATRO PROGRAMAS  -  2


Conversei sobre as "mudanças" na RBS TV com muitos amigos, especialmente com os que estão ligados à Globo. Tinha esperança de estar errado. Não. Os quatro programas de sábado vão mesmo ser extintos. Só não existe explicação para o fim do Teledomingo, que é transmitido depois do Fantástico. A única especulação é de que a Globo pode entrar com uma atração nacional, obrigatória para as retransmissoras.
Para lembrar os programas que terminam:

- Anonymus Gourmet é apresentado por José Antônio Pinheiro Machado, que editou, em 1982, o bom  livro O brasileiro que ganhou o Prêmio Nobel, que tinha como subtítulo Uma Aventura de Anonymus Gourmet.
- Vida e Saúde vai ao ar às 8 da manhã, com apresentação de Isabel Ferrari e Laura Medina. Está há 11 anos no ar.
- RBS Esporte, sábados, 9 da manhã. É a mais nova atração e, cá entre nós, o mais fraquinho. Mas sempre tem uma boa matéria.
- Patrola, o programa jovem da emissora. O curioso é que desde que estreou, em 1999, ainda não tinha encontrado os apresentadores ideais, como os atuais, Luciano Potter e Rodaika. Começou com um casal digno do Zorra Total - o sujeito não conseguia concordar o sujeito com o verbo e ela, muito robusta, se achava a mulher mais inteligente, linda e elegante do mundo.
-
Acontece que a Globo vai estender a programação matinal, com início em abril de 2015.
Mais Você, Bem Estar e Encontro com Fátima Bernardes também aos sábados
O primeiro vai ser apresentado por André Marques, aquele ex-gordão que virou gordinho. Engraçadinho; o Bem Estar, como é sempre gravado, continua com o casal; e o tal Encontro com Ana Furtado, aquela que é muito bem casada com o Boninho.
Não querem saber de desenho animado. Que a criançada continue no SBT e Record.
Comercialmente não perdem nada. Desenho não tem anúncio - vide Pica-Pau e Chaves.
-
Se a RBS TV não tiver o objetivo de botar todos os funcionários dos programas na rua, tem sempre um jeito. Os técnicos podem ir para outras atrações, melhorando o nível. As gurias, do Vida e Saúde, podem ter participações nesse noticiário da manhã, que tem uma hora e meia. Imagina quanta bobagem! Pelo menos as duas podem dar informações relevantes.
O casal do Patrola pode fazer aos sábados um Jornal do Almoço diferente. Pior não vai ficar, certamente.
O nosso cozinheiro José Antônio, pelo que me disseram, estava a fim de largar mesmo. Mas poderia ter participação em algum noticiário.
-
Mão se iludam: A TVCOM não é destino para ninguém.
É um pepino para o Grupo RBS. Deficitária. Não sabem o que fazer com o canal.
-
Ah, sim, o Edu Cesar (do Papo de Bola) sugere que o programa Estrelas, nas tardes de sábado, não é de retransmissão obrigatória.
Quem sabe?



* * * * *



ponto midiático



EXTRA!! O PRÊMIO DA SEMANA!!

O Zero Hora "venceu" o Prêmio Colunistas 2014, como Veículo Impresso.
Dudu/Duda, o presidente jovem e tímido do Grupo RBS, foi receber o Prêmio.
Na real, deveria ter ido o responsável pelas impressoras, tipo diretor industrial. Afinal, não é "impresso"?
Hahahaha!!!!

--

MELHOROU BASTANTE - Estreou ontem novo programa na Rádio Pampa, o Conexão Pampa, claro, na Rádio Pampa.
Pedro da Fonseca e Kleriton Vargas  dividem a atração com Beatriz Fonseca.
Das 6 ao meio dia.

--

ESCOLINHA ZH A MIL!! - No Correio do Povo online de ontem:

Vídeo indica que elevador não freou antes de bater
Nove pessoas ficaram feridas em acidente em prédio de Porto Alegre
--

INSUPORTÁVEL - No rádio, programa sobre carros é como transmitir um concurso de beleza ou carnaval.

--

DE NOVO? - Quem é que ainda não sabe que o Marco Antônio Pereira vai deixar a Rádio Gaúcha pela Rádio Guaíba?

--

EM COMPENSAÇÃO - Duvido, João Garcia, que o Daniel Oliveira saia da Band para a Rádio Gaúcha.

--

PERGUNTINHA - Quantas pessoas botaram pra gravar o noticiário das 5 da manhã da Globo e se "esqueceram" de assistir?

--

O INFORMATIVO - O maior jornal do Vale do Taquari lança, na próxima sexta, dia 5, seu novo projeto gráfico. Com a mudança, o diário “O Informativo do Vale” dá início às ações referentes a seu aniversário de 45 anos de fundação – a ser comemorado no dia 8 de maio de 2015.
O projeto foi trabalhado durante quatro meses por uma equipe interna composta por sete profissionais - editores, diagramadores e arte-finalistas - com a consultoria do jornalista Wilson Marini, editor executivo da Associação Paulista de Jornais e consultor especializado em jornalismo regional.
-
A ideia central do novo layout é a valorização dos espaços, a fluência na leitura, o reforço da participação de leitores, a integração comunitária e a ligação com o portal de notícias do jornal (www.informativo.com.br) e redes sociais. “É um projeto moderno, de visual leve e que vai ao encontro dos layouts mais modernos do país”, explica o editor-chefe Emilio Rotta. “A reorganização de editorias, a nova paleta de cores, mais elementos gráficos e espaços para reportagens, além de uma nova fonte (FF Meta), deixarão o jornal mais completo e agradável de ler”, acrescenta.
Entre as principais novidades está o retorno do logotipo original do jornal, em seis colunas em preto e branco, lincado aos endereços virtuais do veículo. A página de Opinião, que antes ocupava a página 2, passa para a 6.
-
As matérias principais das páginas passam a ter complementos que visam o aprofundamento do tema, a contextualização, a cobertura mais completa do assunto abordado. O jornal, além de informativo, busca ser interpretativo.
Um exemplo será o Tema do Dia, assunto que ocupará as páginas 2 e 3 com reportagens especiais sobre notícias factuais ou de interesse público e comunitário.
-
O projeto anterior havia sido criado por ocasião dos 40 anos do periódico, em 2010. O Informativo do Vale foi fundado em 1970 por Oswaldo Carlos van Leeuwen, que atua ainda hoje como diretor-presidente da empresa.
-
 Cidade-sede: Lajeado
- Periodicidade: Diário (de segunda-feira a sábado, em edição conjunta com o domingo)
- Tiragem: 8,2 mil exemplares durante a semana e 8,5 mil aos finais de semana
- Abrangência - 36 municípios do Vale do Taquari e duas cidades de outras regiões (Boqueirão do Leão e Itapuca)
- Correspondentes em três cidades (Marques de Souza, Santa Clara do Sul e Fazenda Vilanova), sucursais em duas (Encantado e Arvorezinha) e uma filial na cidade de Arroio do Meio.
-
Participaram da criação do novo projeto:
Edmar Gomes - Repórter
Emilio Rotta – Editor-chefe
Marcio Souza – Editor executivo
Luiz Antônio Soares – Arte-finalista
Maurício Marques – Diagramador
Nicole Silva – Arte-finalista
Renan Silva – Repórter e diagramador
Rodrigo Cantini – Arte-finalista



* * * * *



ponto da idiotice



Os comedores de sucrilhos orgânicos com nescauzinho, os tais "executivos" do Grupo RBS, tomaram uma decisão do mais alto nível!
Brilhantes como sempre, mandaram monitorar pela TI todos os funcionários que acessam o Blog do Prévidi. Como diz a minha "informante", a medida é para ficarem com medo e não acessarem.
Genial!
Terão que proibir que os funcionários trabalhem com celular.

-

EXCLUSIVO!!

Eis o gênio, ao acordar, que propôs o monitoramento do Blog do Prévidi







* * * * *




ponto da reflexão



Queria morar dentro de uma novela pra tomar
esses cafés da manhã com suco de laranja bem amarelo.


Cláudio Andrade, jornalista



* * * * *



ponto dos parecidos



Quem é quem?
Joaquim Levy, novo ministro da Fazenda.
Mr. Bean, o popular Mr. Bean.







* * * * *



ponto g



CASA DE CULTURA REFORMADA!






Hoje, às 18 horas, a entrega da obra de restauração da Casa de Cultura Mario Quintana será confirmada com a inauguração de uma placa na fachada da Travessa dos Cataventos. O atual titular da Secretaria de Estado da Cultura Luiz Antonio de Assis Brasil representará, no ato, o governo gaúcho, junto com o diretor da casa, Henrique Manoel Paulo.
A Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana entregou, no domingo, dia 30, o mais importante e completo restauro de fachadas e coberturas do prédio desde sua inauguração em 1990.
Proponente do projeto que foi elaborado pela museóloga Vanessa Dutra e aprovado integralmente pelo Ministério da Cultura, a Associação contou com o trabalho da Arquium Construções e Restauro, chefiada pelo engenheiro Paulo da Luz e com a supervisão do arquiteto Joel Gorski, um dos transformadores do Hotel Majestic no múltiplo centro cultural da Rua da Praia, 736.
O projeto teve patrocínio do Banrisul via Lei Rouanet, no valor de R$ 4 milhões, e foi iniciativa do Governo do Estado.
-
A tarefa de resgatar a aparência original das fachadas externas e internas do prédio (cuja construção remonta ao início do século 20) exigiu detalhado e minucioso trabalho. Em junho de 2013, a Arquium começou a remover e reparar os elementos danificados de paredes, pisos de sacadas, janelas, portas, muretas, calhas, ornamentos e coberturas. A tarefa foi executada tanto no local quanto na oficina da empresa por especialistas. Ao longo dos 18 meses, mais patologias foram detectada e eliminadas.
Para o presidente da Associação dos Amigos Eduardo Vital, responsável pela realização do projeto, o restauro foi um sucesso esperado, por envolver uma equipe comprometida com a cultura e com a preservação do patrimônio artístico e histórico. “Devemos lembrar que a Associação dos Amigos foi criada em 1985, seis anos antes da própria inauguração da casa. E surgiu para dar suporte à concretização do sonho de tornar um prédio decadente de 12 mil metros quadrados um grande centro de cultura. Temos orgulho de, durante estes 30 anos, contribuído, com nosso trabalho voluntário, para tornar o lar de Mario Quintana uma instituição de valorização da cultura gaúcha e até mesmo do Centro Histórico de Porto Alegre.” (Foto de Mauro Schaffer)


O original, Hotel Majestic



* * * * *



ponto da piadinha



RAPIDINHA


- Mãe, posso usar sutiã?
- Não.
- Por que não?
- Não porque não.
- Por favorrrrr!
- Já disse que não, Ricardo!




* * * * *



ponto final



"AQUELA VOZ DO CINEMA”
SE CALOU EM PORTO ALEGRE






Augusto Bisson, jornalista 

Morreu de pneumonia em Porto Alegre neste domingo (30/11), Jorgeh Ramos, 73 anos.
O nome e o rosto podem ser desconhecidos para vocês, mas quem frequenta cinemas, convive há três décadas com a voz do Jorgeh. Ele era o locutor dos trailers de cinema. Da maioria deles, pelo menos. Encerrava as chamadas com um “Breve, nos cinemas” ou “Num cinema perto de você”.
O Jorgeh não morreu aqui porque era gaúcho
Na verdade, ele nasceu em Recife. Estava na cidade desde 2011 por razões de doença, já que uma de suas filhas é casada com um médico e reside em Porto Alegre. Jorgeh estava na fila de um transplante de rim, pois a moléstia lhe criou dificuldades de locomoção.
Há um ano, foi diagnosticado com câncer. Ao que dizem, tinha um estúdio no seu apartamento e era daí que fazia suas locuções. Era ator e dublador. Esta última atividade ele exercia ocasionalmente. Dublou vilões em dois desenhos da Disney de enorme sucesso: “Sinbad”, no qual foi Jaffar, e “O rei leão”, emprestando sua voz a Scar (no original, era Jeremy Irons).
Começou sua carreira em São Paulo, lá por 1965-66, no legendário estúdio Arte Industrial Cinematográfica (a AIC-SP). Algumas de suas participações desse período, verdadeiras raridades, podem ser encontradas no Youtube. Logo em seguida, foi para o Rio, onde desenvolveu a maior parte de sua carreira profissional. Trabalhou nos extintos estúdios TV Cinesom e Dublasom e, como aconteceu com a maioria dos profissionais cariocas, foi para a Herbert Richers na metade dos anos 70, quando a hoje também extinta HR se tornou a maior empresa do ramo no Brasil.
Lá, dublou Charles Bronson, Ben Gazarra, James Mason, Jack Palance e Lee Majors (foi a primeira voz deste em “O homem de seis milhões de dólares).Era o líder do sindicato quando os dubladores entraram em greve por melhores salários (1977-1978).
Fez uma pequena participação na Globo como o diretor do presídio onde Sônia Braga estava encarcerada na novela “Dancin Days”. Possuía uma voz inconfundível, que deixará muita saudade. R.I.P.https://www.youtube.com/watch?v=LqgHWzD1Euw


7 comentários:

  1. Comprovado: Nescau com Sucrilhos afeta sua reserva cognitiva!
    Prezados gestores, estou nesta empresa há mais de uma década e o que me impediria de acessar o blog do Prévidi da minha casa, da lan house ou da casa da mãe Joana?
    O raciocínio dos piás é bem curto mesmo!
    O novo gestor da Opec da RBS TV anda de fraldas cheias, não sabe como resolver nada. Pudera, mal sabe usar um controle remoto, quem diria administrar o comercial de uma TV! baita bobalhão!
    Depois eu volto e conto uma boa sobre o pavor da TVCOM!
    Me peguem, gestorezinhos!
    Vocês passam eu fico! Hahahaha

    ResponderExcluir
  2. Se o Marco Antonio Pereira sair da rd Gaucha nao tenho mais motivos pra escutar as jornadas esportivas dessa rádio, e Daniel Oliveira ser reforço é piada hueahuea

    ResponderExcluir
  3. O mais pior de terrível é a impressionante discrepância de horários em que os fatos são registrados nas matérias factuais. Se um acidente acontece às 10h da manhã, dizem que foi às 9h, que é para a concorrência (devem se achar referência em verdade absoluta) não checar a informação. Fora isso, a estranha coincidência de pautas. A escassez de produtores e repórteres chegou a tal ponto que estão de olho no twitter de colegas jornalistas de outras emissoras! Aí, começa o mais novo e famoso jogo, como uns estão dizendo: Chupa-Chupa, da Estrela. E convenhamos, aquela matéria da queda do elevador que ocorreu no centro de Porto Alegre foi um espetáculo de focas vaidosas soberbas em show de atualizações de informação. Caiu do 10º andar, não pera, do 13º andar, quero dizer, do 3º, digo, segundo andar e, depois, um pouco mais de um metro.

    ResponderExcluir
  4. Tri bom nescau com sucrilhos!

    ResponderExcluir
  5. Todo mundo acessa dos celulares, ninguém é bobo de acessar pela web do computador funcional. Todos sabem que eles nos espionam. Mas a fofoca que se espalha aqui por dentro na diretoria é que os produtores assim como a maioria da equipe.de produção serão dispensados. Os repórteres desligados, aos poucos até março. E os apresentadores tchau e benção. E sobre a TV COM, o que tudo indica que ela como é hoje vai encerrar. Os poucos que ainda estão lah serão dispensados. Vai ser de programação de vendas na TV. Já estão sendo feitas experiências em programas terceirizados à noite e aos sábados. 2015 será um ano de muitas demissões na RBSTV. E quem não tem vocação para a web vai a cada semana dizendo adeus no Zero Hora também. Isso é o que ouvimos a editora poderosa sugerir! Estamos começando uma fase péssima para o jornalismo no RS. Mas ainda vemos pelos corredores alguns iludidos achando que o sindicato vai impedir as demissões. Mas desde quando o sindicato tem poder dentro da RBS. Os mais espertos já estão vendo novas oportunidades desde agora. A canoa começou a afundar e quem não aprender a nadar, vai afogar!

    ResponderExcluir
  6. -Dizem as "más" (ou boas) línguas que durante o período eleitoral a tropa petista (remunerada é claro) durante expediente, estava autorizada a rebater os "post" dos adversários políticos nas redes. Será que a RBS concordava com a suposta situação?

    ResponderExcluir
  7. Só uma amável correção, Prévidi: o "Bem Estar" não é gravado e sim ao vivo, assim é desde a estreia com exceção de períodos de férias de fim de ano, quando aí sim deixam edições gravadas, mas de mais a mais sendo ao vivo, tanto que tinha sempre a interação deles com um dos apresentadores do "Jornal Hoje" no quadro "Globo Notícia" por volta das 10h30 (quadro extinto há algum tempo) e volta e meia o programa derruba a pauta do dia e abre espaço para uma notícia urgente do momento que vem a ocupar toda a sua duração de cerca de 40 minutos, com o Fernando Rocha e a Mariana Ferrão interagindo com os apresentadores e repórteres do "Jornal Hoje". Se no sábado será ao vivo já não sei, aí sim pode ser que seja gravado, mas o de segunda a sexta é ao vivo - e a edição especial feita há poucas semanas na Redenção levou um grande público pra lá, acabei passando por ali e estava tomado de gente. Quanto a esta mudança nos sábados, a Globo fará com base em bons resultados que esta grade teve nos últimos anos do "Criança Esperança". O grande problema está no fato da "TV Globinho" não fazer mais frente no Ibope de São Paulo ao "Sábado Animado" do SBT, que na prática se tornou a última grande rede comercial aberta com programação infantil regular de segunda a sábado, e à Record com o "Fala Brasil" já a partir das 7h (e queimando todos os intervalos até 8 e pouco para ficar cerca de duas horas direto sem intervalo) e o "Esporte Fantástico" das 10h15 às 12h terem um público consolidado e fiel, que só varia para cima e para baixo em no máximo 1 ponto e pouco, mas que são atrações firmadas no horário. A Globo tenta reforçar a "TV Globinho" não apenas com séries animadas e sim também com filmes infantis, sobretudo produções clássicas e modernas da Disney, mas não tem jeito. Também foi por causa desta boa frente feita por SBT e Record ao rachar em mais ou menos três terços a audiência da manhã de sábado que a Globo parou de transmitir na íntegra os treinos da Fórmula 1, exibindo somente o Q3 (os 10 pilotos que definem a pole), com a íntegra passando para o SporTV - a exceção nos últimos meses foi o GP do Brasil por mais que óbvias razões. Tudo isso acaba colaborando, direta ou indiretamente, para esta informação que trazes sobre os matinais de sábado da RBS, Prévidi, e que certamente respingará também nos vários de filiais e afiliadas de mais da metade do Brasil.

    ResponderExcluir