Terça, 25 de agosto de 2015



Atualizado diariamente ao meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.









O LEITOR DO DIA

Daqueles de todos os dias, o engenheiro Júlio Sartori, de Encantado.
(Calma, todo dia terá um fiel leitor)
Bom dia, Júlio!




VOVÔ BABÃO É ISSO!

Hoje, dia 25, uma da manhã, nasceu a Maya.
Filha do Guilherme Previdi e da Janaina Pericolo.
E irmã do Pedro Pericolo Previdi.
-
Vai destruir corações a gordinha!





--


MUNDO TECNOLÓGICO

SE TERMINAR EMAIL E TELEFONE,
VOU ME TORNAR ERMITÃO DE VEZ


Isso sim é modernidade!!


Outro dia, o consultor Dado Schneider escreveu isto:

Eu pesquiso muito a geração nascida neste milênio.
Eles não usam/não usarão EMAIL.
Desde 31/12/2011 parei de usar. Por favor, não me mande!
-
 O Dado é um famoso palestrante, em todo o país, e acredito que por isso tem que criar uma polêmica, vez que outra. Mas já imaginou? O cara se nega a usar email! É muito moderno! E acredito - não me atrevi a perguntar a ele - que não use também telefone, esta invenção arcaica, démodé, do século 19! Mesmo que ele tenha trabalhado na Claro.
O negócio dele é WhatsApp, Facebook e Twitter. E mais um monte que não tenho nem ideia. Moderno, já disse!
No entanto, não acredito que o Dado, quando vai a um bar com amigos ou jantar com a família, fique ali conferindo freneticamente tudo que lhe enviam, sem dar bola para o que falam. Sim, porque a "geração nascida neste milênio" age assim. Não querem papo e muito menos se expressar como uma pessoa normal.
-
Viro ermitão pelo seguinte: 90 por cento das informações que recebo são por email e telefone.O restante pelo Facebook. Se estes dois meios forem desprezados, paro de fazer o Blog. Não vou ter mais informação, por um motivo: NÃO USO E NÃO VOU USAR INTERNET NO CELULAR!
Sou traumatizado.
Ou melhor, passo o dia na frente de uma máquina - raras são as tardes que consigo dar uma fugida. De segunda a segunda, das 8 às 8. Aí quando consigo uma folga vou conferir alguma coisa no celular? Nananinanão!
-
Quero assistir a uma palestra do Dado só para encher o saco dele! Hahaha!
Um jurássico indagando um moderninho!!
HAHAHAHA!!!

--


AS 10 PALESTRAS QUE AINDA QUERO ASSISTIR

Estas são as pessoas que toparia ficar ouvindo ou eventualmente até indagando.
Nada de estilo Fidel Castro, intermináááááveis! Algo em torno de 30 minutos a, no máximo uma hora.
Confira (não tem nenhuma ordem de preferência):

Silvio Santos
Lily Safra
Paulo Coelho
Jorge Paulo Lemann
Luis Fernando Verissimo
Otávio Gadret
Lirio Parisotto
Edir Macedo
Dado Schneider
Ricardo Boechat
-
Lista eclética, não?
Se não gostou ou quer sugerir nomes, envie para jlprévidi@gmail.com

--


MUNDO MIDIÁTICO - 1

Sobre o repórter Carlos Wagner, escreve o jornalista Clovis Heberle:

Em Front Page (Primeira Página), filme de 1974 dirigido por Billy Wilder, o editor-chefe de um jornal da década de 30, representado pelo ator Walter Matthau, faz de tudo - ameaças, chantagem, promessas de aumento salarial - para que seu principal repórter (Jack Lemmon) volte atrás da decisão de trocar aquela vida dura e instável por um bom emprego e finalmente casar com a namorada (Susan Sarandon).
Assim como no filme, ter na equipe o maior número possível de repórteres que topam qualquer parada na busca da informação é o sonho de todo diretor de redação que tenha como meta superar os concorrentes, aumentar as vendas (de jornais e revistas), a audiência (nas tevês e meios digitais), o faturamento da empresa.
-
A saída de Carlos Wagner de Zero Hora, aposentado depois de 31 anos de trabalho no jornal, em outubro de 2014, seria comparável à derrota de Matthau em Front Page (não, não vou contar o final do filme...) na sua luta para manter o seu melhor repórter. Wagner acumulou dezenas de prêmios regionais e nacionais de reportagem - é um dos jornalistas mais premiados do Brasil -, tem carisma e fez incontáveis amigos entre seus colegas de profissão e pessoas que conheceu em milhares de entrevistas.
Ele é dessa espécie conhecida nas redações como puro-sangue, tão rara entre os jornalistas de todas as épocas, e mais ainda nestes tempos redução de custos devido à queda no faturamento das empresas.
Este tipo de repórter tem um envolvimento emocional com a profissão, à qual dá prioridade total - que o digam os seus familiares. Nunca cedeu à tentação de aceitar cargos de chefia ou empregos paralelos para ganhar mais e trabalhar menos.
Diretores e editores autoritários e medíocres preferem os repórteres "bem mandados", que cumprem as pautas com resignação bovina. Trazem matérias corretas, comportadas, que não darão problemas, para ele ou os chefes. Mas dificilmente terão emoção, polêmica, impacto. No dia seguinte serão esquecidas. Uma boa reportagem, ao contrário, ficará na lembrança de quem as leu ou viu.
Para o repórter puro sangue, cada dia é um desafio - até naquele domingo frio e chuvoso quando nada de importante parece acontecer. Ele sempre briga por suas ideias, mesmo que a viagem de dois dias por estradas barrentas do interior atrás de um assunto fantástico não dê em nada.
Geralmente é cabeçudo, indisciplinado, detesta a rotina. Incomoda os editores, mas vale a pena - e como - valorizá-lo. A reportagem é - e sempre será - a alma do jornalismo.

--


HOJE É FERIADO NACIONAL!


No maravilhoso Uruguay!
Terça, 25 de Agosto 2015

Declaratoria de la Independencia del Brasil

--


SÓ NO BANANÃO

Escreve o jornalista Mario Marona:

Em que país do mundo um ministro do Supremo Tribunal Federal se reuniria fora de agenda com o presidente da Câmara dos Deputados, que se opõe ao governo, para prestar informações sobre formas legais de dar encaminhamento a um pedido de impeachment da presidente da República?
Em que país do mundo este mesmo ministro não se declararia impedido de usar a condição de integrante do Tribunal Superior Eleitoral, algumas semanas depois daquela reunião, para pedir uma investigação das contas da campanha da presidente eleita?
Em que país do mundo este ministro do STF pediria a investigação das doações empresariais à campanha da candidata vitoriosa, apesar de saber, por informações oficiais disponíveis no TSE, que estas mesmas empresas também doaram recursos à campanha do candidato derrotado, justamente o autor do pedido de anulação da eleição pelo TSE?
Eu arrisco uma resposta às três perguntas: isto tudo só aconteceria num país em que o um movimento golpista está em curso, muitos homens públicos perderam o escrúpulo e o pudor, e a imprensa escolhe com critério ideológico que abusos devem ou não ser denunciados e combatidos.

--

SÓ NO BANANÃO - 2

A constatação do jornalista Luiz Fonseca:

Com o pretexto da crise nas finanças públicas, o governo vai parcelar a antecipação do 13º dos aposentados. Com exceção da presidente da República e seus 39 ministros, que vão receber integralmente.
-
Agora, o Governo decidiu que não vai mais parcelar a antecipação.
Vai pagar em setembro.
De qualquer forma, é sempre bom lembrar que vivemos no Bananão!

--


MUNDO MIDIÁTICO - 2

Variadas

QUEIXA DE ASSINANTE - O pior é que o Correio do Povo não disponibiliza telefone 0800 pra seus assinantes. Nós do interior temos que utilizar o 051 para contatos. É o fim da picada... E ainda cobram para acessar o jornal na internet!!
-
NIVER 1 - A Diretoria da ARI  convida para as homenagens que serão prestadas ao presidente do Conselho Deliberativo, jornalista Ercy Torma, pelo 81º aniversário. O evento será na próxima quinta, dia 27, a partir das 19 horas, no Bar Social da ARI.
Confirme pelo ari@ari.org.br, figa@ari.org.br ou 3211.1555.
--
NIVER 2 - Cinco anos da "Fernanda Rosito Press", assessoria de comunicação tri. Com o site reformulado: www.fernandarosito.com.br
-
IMPRESSIONANTE - Pensei que fosse as vezes, mas não, é todos os dias! Ontem, o Jornal Nacional fez uma extensa matéria sobre a Bolsa da China, como se fosse uma baita novidade. Pô, quem abriu algum site de notícias às 8 da manhã já lia muita coisa a respeito. E durante o dia foi o assunto na internet, rádios e TVs.
O que será que eles acham? Que são a única "fonte de informação" dos brasileiros?
-
SEI NÃO - Poderoso empresário com negociação adiantada para comprar rádio, Zambiasi procurando uma rádio... Logo, novidades que darão uma boa mexida no mercadinho.
-
NOVO NEGÓCIO - E aquele executivo, que dirige um grupo de comunicação, vai entrar no ramo do Entretenimento. Aconselhado pelo Conselho de Comedores de Sucrilhos com Nescauzinho, vai adquirir, em cidade próxima a Passo Fundo, uma fábrica de bolinhas de gude.

--


NO HAITI E NICARAGUA

De hoje até o dia 27 o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção
Civil (STICC), Gelson Santana, estará em Porto Príncipe, capital do Haiti, para estabelecer acordos com entidades sindicais, organizações sociais e políticas locais. A viagem conta com o apoio da Internacional dos Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM) e da Embaixada do Haiti no Brasil para tentar proporcionar um tratamento digno dos migrantes haitianos desde a saída do país até a sua chegada em Porto Alegre. O representante da ICM para América Latina e Caribe, Nilton Freitas, também integra o grupo.
Durante a viagem, os sindicalistas terão reunião com as lideranças da Federação Nacional dos Trabalhadores da Construção (FENATCO), com o objetivo de estabelecer parcerias bilaterais entre Brasil e Haiti para defender os direitos dos trabalhadores na construção civil nos dois países. O encontro também servirá para a apresentação do panorama atual da situação dos trabalhadores haitianos, incluindo as ações desenvolvidas pelo STICC em benefício aos imigrantes que atuam na construção civil no estado do Rio Grande do Sul.
 -
De 3 a 5 de setembro, Gelson Santana participa da Conferência sobre Migrações em Manágua, capital da Nicarágua, para apresentar as ações realizadas pelo Sindicato sobre o tema. O encontro organizado pela ICM tem por objetivo desenvolver um plano de trabalho para a organização dos trabalhadores migrantes. Vale lembrar que, no cenário internacional, o STICC é referência na integração e acolhimento dos migrantes no Brasil.

--


MUNDO MIDIÁTICO - 3

Adivinhe quem é?

O feliz proprietário deste contracheque trabalha numa rádio de Porto Alegre.
Quase sempre seus comentários estão errados - a Natureza o desmente.
Tem uma voz enjoadinha.
E disse que o Catarina, aquele furacão terrível, não passava de um ventinho.
-
Matou a charada?
Pois é, deveria cumprir 40 horas semanais nesta boquinha federal maravilhosa. Será que cumpre?

Respostas para jlprevidi@gmail.com

(clica em cima que amplia)



--


PROPAGANDINHA BÁSICA



Ainda tem gente que pensa que Orquídea é fabricante apenas de massas.
Nada disso.
É porque ainda não experimentou Rosquinhas, Cookies e Cereais.
Maravilha!
-
A marca Orquídea é da Tondo S.A., de Caixas do Sul - 0800 51 38 88.

--


O ESPAÇO DO ZEQUINHA




Amanhã, o São José de Porto Alegre enfrenta, em casa, no Estádio Passo D'Areia, o time do Igrejinha, pela Copa Luiz Fernando Costa.
O São José venceu ao Igrejinha por 1x0, na noite de quarta passada, e praticamente garantiu passagem para a 3a. fase da competição.
O único gol do jogo com o Igrejinha, no estádio Carlos Alberto Schwingel,  foi anotado pelo centroavante Castilho, aos 40 minutos do 2o. tempo.

--


SEM COMENTÁRIOS





--


NOVA PROMOÇÃO!!


Três espetaculares livros!!
MAIS UMA BARBADINHA!
APENAS NA BANCA DA REPÚBLICA

 A Revolução da Minha Janela


 Tempos do Róseo - Histórias de Jornalistas


10 Anos às Ganhas



APENAS R$ 50,00


ATENÇÃO: APENAS NA BANCA DA REPÚBLICA
esquina da avenida João Pessoa com Rua da República, Porto Alegre


--


PIADINHA


Ao Dado Schneider:



5 comentários:

  1. Penso que agora podes de considerar um avô pleno, pois já são dois netos. O primeiro dá apenas o gostinho e o segundo consolida o gostinho. Digo isto por que tenho dois casais de netos, um da filha e outro do filho. Parabéns aos pais e avós e igualmente ao Pedrão que vai ter que aceitar a maninha. Quanto à lista de criaturas que te feliz em ouvi-las tenho restrição a dois nomes que são: Paul Rabbitt que me recuso a ler, pois o rei da abobrinha. Já Macedo apenas e tão somente mais um vigarista mais rico do que o tal Malacara, aquele que se meteu com o Boechat que é o melhor apresentador de noticiosos na TV.

    ResponderExcluir
  2. Lembro que quando o Senador Calheiros voou em jato da FAB para implantar 10.800 fios de cabelo em sua calvície em Recife, implante pago por nós assim como foram pagos R$ 66.000,00 por nós ano passado para o turco chorão, então Senador efetuar de implante dentário, o que estou investindo em mim e por minha conta a um custo de apenas um terço, lembro que comentei que certamente o Senador Calheiros nascera num período de intensa seca no sertão das Alagoas e sua zelosa mamãe certamente havia aproveitado a água em que havia enxaguado suas fraldinhas ao preparo das mamadeiras, assim penso tenha agido a zelosa mamãe desse idiota cheio de anzóis. Só mesmo tendo tomado madeira com merda para assim comportar-se. Posso estar errado, pois não sou dono da verdade, mas assim penso.

    ResponderExcluir
  3. O que esse adivinhão ganha hoje é troco, pois quando participava de um programa em emissora de rádio AM aqui no litoral e ele no MA, dezenas de emissoras compravam boletins diários ao custo de um SM mensal. Isto me dói dito pelo então gerente da emissora. Não sei, mas creio que ele foi “saído” do MA e não por opção de sua atual emissora. Em alemão o nome Kuhn tem um sentido, mas se tirarmos o “N”, se traduz apenas por VACA. Havia à época também outro esperto que nos finais de semana anunciava a chegada da neve na serra gaúcha. Lembras? Isto me parece que nos meios de comunicação é denominado como JABA.

    ResponderExcluir
  4. Se trouxeres a neta para a praia tranca o portão da tua casa, pois observando bem a foto dela me dá uma vontade de morder aquela bochechinha linda. Deram-te uma grande presentão, né mesmo vovô?

    ResponderExcluir
  5. Tua propagandinha básica da Orquídea me levou a um bom momento de 2009: em promoção conjunta com o super Unidão (Rissul), a empresa patrocinou uma panificadora e um conjunto de panelas Tramontina, para frase que tivesse a palavra amor. Da filial 36, minha frase foi premiada. Presentemente, é a massa integral da Orquídea que estamos consumindo aqui em casa.

    ResponderExcluir