Sexta, 8 de dezembro de 2023

 

NÃO LEVE A SÉRIO
QUEM NÃO SORRI!

 


NÃO SEJA GUERREIRO.
SEJA DA PAZ




Escreva apenas para






FORA LULA!!





Dois minutos com prévidi

- O MELHOR DA SEMANA!!
SÓ QUEM FICA EM CIMA DO MURO É O FIASQUENTO:




(está baixo o áudio? Assiste pelo YouTube - clica em cima ali do lado direito da tela)

- NÃO ESQUEÇAM!! AO VISITAR O CANAL DO PRÉVIDI (@JLPREVIDI NO YOUTUBE) CLIQUE EM INSCREVER-SE.

AGRADECIDOI!! AH, E SE GOSTAR DÊ UM POSITIVO:

 

Olá!

- AGUARDE!
PRÊMIO PRÉVIDI - COMUNICAÇÃO GAUDÉRIA 2023
O FRANBOESA DE OURO DA IMPRENSA GAÚCHA!!

O que é o prêmio Framboesa de Ouro dos norte-americanos?
Criada em 1981 pelo americano John Wilson, a cerimônia é uma espécie de Oscar às avessas, já que elege os piores filmes, atuações e direções em vez de dar o troféu para os melhores de cada categoria. O nome "framboesa" vem da expressão "blowing a raspberry", que significa simular o som de um arroto.

Mas aqui é diferente.

AQUI GANHA O FRAMBOESA DE OURO OS MELHORES QUE CASUALMENTE SÃO AMIGOS DO PRÉVIDI OU DO BLOG.


OS QUE NÃO SÃO AMIGOS (LÓGICO, SÃO MUITO RUINS) GANHAM O JILÓ DE COBRE:


O JILÓ DE COBRE FOI ELABORADO POR UM ARTISTA DA VILA DOS PAPELEIROS, RECEPTADOR DE FIOS DE ENERGIA.

DEU PARA ENTENDER?

lindo, lindo, lindo!!


LIVROs

- A NOVA AVENTURA DO BEIJA-FLOR FILÔ!
EDITORA ESCUNA

VENDAS SÓ AQUI NO BLOG!!


ATENÇÃO VOVÔS, PAPAIS, VOVÓS, MAMÃES, TIAS,TIOS, DINDOS, DINDAS, PROFESSORAS E PROFESSORES!!

A NOVA AVENTURA DE FILÔ
É MAIS UMA EXALTAÇÃO DA LIBERDADE!!

- APENAS 25 REAIS!
PIX PARA 23855070059
OU
DEPÓSITO BANRISUL
AGÊNCIA - 0847
CP -39.081430.0-0
ENVIE COMPROVANTE PARA  
jlprevidi@gmail.com

Quando a poesia veste calças curtas
Um livro para adultos com alma de criança
 Editora Escuna


Gilberto Stone Braga, escritor, poeta, cantor, funcionário público aposentado, nos brindou há pouco com a participação na coletânea Crônicas para ler com c/ALMA e também com o livro "Gilberto Braga, a voz de ouro agora em letras".
Na obra, ele revela sua vivência quando era crooner (cantor) dos conjuntos Mocambo e Molin Rouge, narrando histórias interessantes sobre a noite de Porto Alegre e toda a sua efervescência nos anos dourados, entre 1950 e 1960.
Publicou "Arquitetura da Paz, poemas e poesias" e "A Melodia dos Iguais", uma seleção de contos, crônicas e poesias do autor. Gilberto tem ainda um vasto material publicado no site Recanto das Letras.
Gilberto, com seus 85 anos não para, tanto nas redes sociais como em impressos, lança seu quarto livro solo, mais uma vez pela Editor Escuna.
 A obra é pura poesia, revelando todo o sentimento do autor. Vai do coração direto ao papel. de forma autêntica, lúdica e encantadora.
Gilberto conta e encanta, resgatando a infância, trazendo a reflexão de que todos ainda temos a criança dentro de nós, que é o que nos salva e nos fortalece para enfrentarmos as questões da vida adulta.
Vamos nos permitir recordar, voltar no tempo e resgatar lembranças de quando ainda éramos inocentes. Quando a gente acreditava que as nuvens eram feitas de algodão. Quando a gente brincava com o amigo imaginário ou explodia de alegria só por estar em cima de uma árvore. Quando meninos e meninas brincavam sem malícia e a nossa mente era uma fábrica de sonhos. Ainda que de calças compridas, vamos voltar a sonhar.

- Vendas/contatos com o autor: bragags@gmail.com – Preço R$ 45,00

especial 1

- CONHEÇA A MASPER TV


Fiquei sabendo que estava sendo criada uma nova TV. A Master TV. E que um diretor da emissora era o Pedro Weber. Pensei:
- Sacanagem do Pedro, nem me falou!
Parêntesis: o Pedro é filho da Leila Weber, a minha primeira editora, no Diário de Notícias. O Pedro se criou indo ao Diarinho com a mãe e ficava lá até a Leila fechar suas páginas. Passam alguns anos e reencontro o Pedro diretor de programas de TV e fotógrafo. Fecha o parêntesis.
Passei uma mensagem pra ele, cobrando o silêncio em relação a Masper.
- Dá última vez que nos encontramos eu te falei.
Na hora inventei uma boa desculpa:
- Tô velho, esqueci!!
...
Aí combinei de fazer uma entrevista com o presidente da Masper, o Milton Mattana. Claro, o Pedro é diretor de Criação e Conteúdo e a Carla Monteiro é a diretora comercial.
Antes, um pouco da estrutura que está em fase final de implantação. Os estúdios e todo equipamento estão na avenida Carlos Gomes, 651, esquina com a rua Furiel (onde foi uma agência do Citibank).
Estas duas fotos são do prédio e do estúdio de  vidro:



E aí abaixo um dos estúdios:


Aí estão Milton Mattana e Pedro Weber:


- Estamos abaixo de ótimo tempo, Prévidi, nada de mal tempo. Estamos construindo a emissora, os nossos equipamentos estão chegando, um baita cenário com a cidade ao fundo, Um projeto muito legal. Aí está o presidente para te responder - abre "os trabalhos" o Pedro.

- Então vamos lá. Sempre que um projeto empresarial é lançado, os responsáveis miram um ou mais concorrentes. Com quais emissoras a sua TV vai competir?

MATTANA - Nós não vamos competir com ninguém, vamos fazer diferente. Estamos criando esta TV porque não achamos legal o conteúdo que está sendo produzido nas outras TVs. Eu quero uma TV diferente, por isso não estou mirando em nenhuma. Acredito que o telespectador está querendo algo novo.

- É um investimento muito pesado, não? E em quanto tempo este retorno?

- MATTANA - O investimento é pesado mas nós não vamos detalhar isso em números. O retorno? Qualquer negócio que se faça o retorno não é imediato. Retorno imediato é a venda de conhecimento e isso eu já faço há 30 anos. Quando você faz algo que não depende só de ti mas de terceiros, de bens materiais, o retorno é de longo prazo. Acreditamos que entro de um ano já estamos com superávit na TV.

- Além do Claudio Andrade, quem mais está ou pode ser contratado?

- MATTANA - A equipe está praticamente completa. Em breve as pessoas vão tomar conhecimento dos contratados. São todos profissionais focados no mercado, de nível alto, em conteúdo positivo. 

- Qual o alcance do sinal?

- MATTANA - O sinal já alcança o Brasil todo. Estamos no canal 575 da nova parabólica digital e aberta brasileira, Banda KU, satélite One D2 - 70W e no canal do Youtube. Estamos ao lado da CNN, da Jovem Pan para todo o Brasil. E nas redes sociais @maspertv.

- Vocês se basearam em algum modelo nacional ou internacional?

- MATTANA - Não, não nos baseamos em modelos. Nós viemos para fazer diferente, nós não viemos para copiar outros projetos, muito menos ser igual.

- Qual será o carro-chefe da emissora? Jornalismo, entretenimento ou os dois?

- MATTANA - O importante é ter um conteúdo que toda família possa assistir. Nos vamos ter programas que atendam a família e que eu jamais precise tirar o meu filho da frente da TV para assistir qualquer um dos programas.

Ao final da entrevista, uma mensagem de uma das estrelas da Master, o jornalista Claudio Andrade:

"Meu querido amigo Prévidi, fiquei muito contente em ser mencionado nesta entrevista com o nosso presidente. Estou nesse novo projeto e conto sempre com o teu carinho e teu apoio. Um grande abraço, com saudade"



especial 2

- TEXTOS DO MAGO, O JORNALISTA PAULO MOTTA

- LETRAS -

Eu te daria o céu, meu bem, e o meu amor também, desde que nos amássemos como se não houvesse amanhã e te diria que, apesar você, amanhã será outro dia. 

Te queria o tijolinho da minha construção e te beijaria como se fosse a última, atravessando a rua com meu passo bêbado, numa tarde que caía como um viaduto e as nuvens, lá no mata-borrão do céu, anunciando um inverno que me deixaria perto de ti pra me aquecer, e que tudo mais fosse pro inferno. 

Sem querer fui me lembrar de uma rua e seus ramalhetes, embora minh'alma de sonhar-te andasse perdida, tu sumiu no mundo sem me avisar, e a felicidade foi-se embora, mas a saudade no meu peito ainda mora; nunca esqueça nem por um segundo, como é grande o meu amor por você!

Não quero ficar na beira da estrada, com a boca escancarada cheia de dentes, esperando que você, um dia, volte para mim; mas o acaso vai me proteger enquanto eu andar distraído. 

Amanhã será outro dia.



- LETRAS 2 -

Eu não queria a juventude assim perdida. Queria sem a vergonha de ser feliz pois, apesar de você, amanhã vai ser um novo dia.

Mesmo que caia o rei de ouro, caia o rei de copas, caia o rei de paus e quase não fique nada ficará alguma coisa, pois agora eu sou o herói e meu cavalo só fala inglês e minha namorada prefere ter aquela velha opinião formada sobre tudo, sobre todos, e mergulhar numa piscina cheia de ratos, fazer o quê, não é?

Saudades dela.

Era raio estrela e luar mas minha dor é perceber que, apesar de tudo, tudo que fizemos ainda nos lembramos daquela tarde que caía feito um viaduto e eu, bêbado de uísque com guaraná, te convidei pra dançar.

Meu coração traiçoeiro batia mais que o bongô e eu tinha tanto pra te falar que com palavras não sabia dizer o quanto era grande o meu amor por você!

Mas você sumiu no mundo sem me avisar e agora sou um louco a gritar: "Não podemo se entregá pros home, de jeito nenhum, amigo e companheiro!".

Beijinho no ombro e no manguito rotador de vocês, hereges penitentes e penitentas!

Boa semana de clausura no calabouço ou na masmorra, filisteus, hebreus e pecadores em geral!



- PALAVRAS -

Aprendendo a escrever me deparo com sintaxes, gerúndios, tritongos orais e nasais, palavras cruzadas monossilábicas e advérbios demonstrativos de lugar impróprio, o próprio!

Sem me preocupar com a música, esqueço as regras e bailo, bailo ao ritmo das letras saltitantes que se juntam em palavras, materializando os meus pensamentos que jorram, verborrágicos, trágicos, pelas minhas mãos!

Tropeço num adjunto sem oração e quase escorrego numa virgula perdida entre consoantes dissonantes irritantes, tudo em instantes!

Orações subordinadas e insubordinadas, as hereges!

Escrever cuidando as regras é como dirigir um automóvel prevendo cada movimento, lendo o manual do motorista: impossível pra mim!

Crases e parenteses são desbocados, cruzes, crases e porquês, por quê? porque por acentos, assentados nas vogais e nos ditongos flatulentos que atormentam as sílabas, tão sérias e sinceras, pertinho dos hiatos ingratos com seus primos hifens, que sempre esqueço e, quando me lembro-me, uso errado, o danado! E esse artigo, que nem é antigo.

E as aspas? Recuso-me a escrever "entre aspas" traiçoeiras aspinhas, 'apóstrofo' que ninguém mais usa isso, sei lá!

Chega de abusar da bondade das palavras e vamos deixá-las entre os seus (parenteses), ao menos para almoçarem juntas, separadas ou compostas, como lhes aprouver, comam de colher.

 Ora, hora do almoço, seu moço, não obstante palavras antigas são do balacobaco, velhaco, quero o meu casaco, partirei, até já!

Prato de hoje: sopa de letrinhas, abobrinhas, peraltinhas.



especial 3

- TEXTO DO JORNALISTA RAUL FERREIRA

Foi um dia  muito especial de abril de 1980 quando a avenida João Pessoa em torno do número 41, quase no centro da capital, parou para ver a triunfal entrada feminina na então Casa dos Estudantes da UFRGS (CEU).

Aquele movimento começou por iniciativa dos colegas Rualdo Menegath, Germano Maraschin Filho, Ruy Pauletti e tantos outros que acreditavam na revolução dos costumes paralelamente a política. Segundo o hoje professor Rualdo, me relembrou há pouco tempo as gurias que frequentavam o DCE que ficava no segundo andar do prédio que tinha oito, foram convidadas a participar do evento e toparam na hora porque o movimento feminista dentro da universidade estava a mil.

Foi muito bonito participar desde o começo daqueles momentos transgressivos que reuniam apenas em torno de dez por cento dos moradores que acreditavam que as coisas precisavam mudar. O perfil da maioria dos moradores era bastante pacato e conservador, por isso qualquer mudança que dependesse de muitos “era quase impossível” de acontecer.

Imagine que até então nem as colegas de curso, nem as mães, nem as pesquisadoras do IBG, podiam entrar além do segundo andar onde tinha a portaria, o dce, um corredor, a biblioteca e o famoso bar da casa que reunia a fauna de variadas tendências estudantis. Pois naquele dia todos se uniram por uma causa comum de mudança de comportamento ou política para quem quiser entender assim.

Estas imagens abaixo (sem som) podem comprovar a alegria de uma conquista para quem vivia em um mundo absolutamente masculino, tendo ao lado morando um “rato: estudante de diversos cursos que servia de informante” para quem controlava a ditadura (ele era meu vizinho e aparece nas imagens saindo do prédio).

Foi bom rever os líderes do movimento estudantil posando nas imagens deste evento de conquistas, o famoso Zezinho da Peleia, e a cena inesquecível do ator Dunga, cantando a capela com uma voz extraordinária. Os brigadianos na avenida, os cartazes, a chuva de papel picado. Como é bom recordar.


EVENTO

- PAULO GUERRA CONVIDA



- ROGÉRIO BOHLKE CONVIDA


- ENGENHEIRO DO ANO 
- A Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (SERGS) realizará no próximo dia  11 de dezembro às 19 horas, a solenidade de entrega da Láurea “Engenheiro do Ano” 2023. O evento será realizado na sede social da entidade, Av. Coronel Marcos, 163 – bairro Pedra Redonda em Porto Alegre.

Pela Área Privada receberá o troféu o presidente do Sinduscon-RS, engenheiro civil Claudio Teitelbaum e pela Área Pública o Diretor Geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), engenheiro civil Luciano Faustino da Silva.

 Será ainda prestada homenagem especial ao coordenador da Comissão de Meio Ambiente da SERGS, Engenheiro Metalúrgico Luiz Antônio Borges Germano da Silva.

Na mesma oportunidade, serão igualmente homenageados os formandos que mais se destacaram nos cursos de Engenharia das Universidades gaúchas.

Segundo o presidente da SERGS, eng. Walter Lídio Nunes, a “Láurea Engenheiro do Ano” considerada o “Oscar” da Engenharia Gaúcha, é conferida anualmente pela entidade a profissionais do setor que tenham contribuído de forma decisiva para o desenvolvimento do Estado e do País.

ATENÇÃO IMPRENSA: FAVOR CONFIRMAR PRESENÇA, COM A TODT COMUNICAÇÃO NO CEL. 98104.8000


intervalo

- FRANK 5



piadinhA



18 comentários:

  1. desculpe a minha ignorância, mas estas TVs se pagam? não conheço ninguém que assista e olha que tenho gente na família que assiste até novela turca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conseguindo bons patrocinadores e controlando custos talvez dê para se manter. Mas também tenho minhas dúvidas. A TV está perdendo espectadores continuamente.

      Excluir
  2. Em abril de 1980, trabalhava no Instituto de Geociência no laboratório fotográfico do Curso de Geodésia. Ficava nos fundos dos prédios da Economia e do Direito. Tive o prazer de Fotografar o evento,foi muito libertário. A ditadura estava a caminho do fim. Só quem viveu a década de 70, pode entender o que movimentos assim representavam
    Hoje muito daqueles "subversivos" perderam o trem da história e são qual os Porcos da Revolução dos Bichos. Não sabemos dizer quem é quem! Se perderam por aí.

    ResponderExcluir
  3. Caro Prévidi,
    1) Não me contenho, vi um epigrama nesta sexta num programa local simbolizada na imagem de uma batata. Na hora fiz a conexão e acho que estou certo!
    Há um famoso comunicador local, claramente conservador, o qual assisto diariamente, acho-o ótimo, que - parece - estar sendo defenestrado por ação 'apimentada'. É um radialista de sobrenome bem alemão e que tem o apodo carinhoso por seus amigos de 'alemão batata'. Estou torcendo que saia, pois sua casa virou a casa e está insuportável!
    Como diria o Aroldão, 'advinhem????!!!'
    Abraços!

    2) Alguém escreveu alhures por aqui que não entende como uma dessas ( inúmeras ) novas estações de TV via Web conseguem manter-se economicamente. Tem um pessoal, vou simbolizar em dois nomes, Baldasso e Potter, que estão faturando cada um mais de 300 mil por mês ( aho que hoje valor cresceu!). A RDC TV contrata o Miltão, e seu passe não deve ser barato, e já está faz mais de cinco anos no mercado. Se, RDC, faturar 500 mil mensal (acho que fatura mais), deve ter um custo em torno de 300 mil, sobra 200 mil por mês , 2,4 milhões por ano! Cota de 100 mil por mês para patrocinar o Sala de Redação, já era! Com 100 mil disponíveis para publicidade, qualquer empresário que pensa em seu negócio e não em status, rateia a grana em mais de dez veículos. O mundo mudou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei sabendo agora que o Potter tem canal no YT ou seja lá o que for.

      Excluir
    2. Desculpem-me, não é o Potter, é o outro, aquele que faz o 'Santaninha'. Eu não curto esse pessoal, mas eles são fenômenos da Web, isto é fato ! Perdão!

      Excluir
    3. OK, JP. É o Duda Garbi.
      Só que, pesquisando rapidamente, vi que o Potter também tem um canal em conjunto com outros comunicadores.

      Excluir
  4. Está "divertido" assistir a imprensa marrom tentando justificar a posição de "pacifista/estadista" do Luladrão no caso Venezuela x Guiana. Ridículos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, é mais uma mentira de pernas curtíssimas.

      Excluir
    2. E qual seria a posição do Bolsonaro caso fosse o presidente? Declarar guerra à Venezuela com o Gen Heleno comandando a tropa caso invadisse a Guiana???

      Excluir
    3. O mundo imaginário do 13:06.

      Excluir
  5. É impressionante o apoio da imprensa a Alessandro Barcellos, antes e depois da eleição. E com argumentos, no mínimo, muito estranhos. O que explica isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu pudesse escrever aqui o que uma vez ouvi na arquibancada do Beira Rio em relação a isso tu entenderia na hora ...

      Excluir
    2. Deve ser o mesmo caso da eleição do Pixuleco. Pouca diferença de votos. Imprensa, incluindo Baldasso & Cia, mudando opiniões. Tudo muito "estranho"...

      Excluir
    3. Pois é, tudo muito estranho.
      Quanto ao Baldasso & Cia, quase caí da cadeira. Uma coisa é se resignar com o resultado e desejar boa sorte ao vencedor. Outra coisa, muitíssimo diferente, é rasgar elogios a quem criticava duramente dias atrás.

      Excluir
    4. Nos últimos tempos surgiram novos "influenciadores" colorados ...

      Excluir
  6. Impressionante a tendência esquerdista do Osiris na BandRS, ignora tudo contra a esquerda! Não dá mais para escutar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora os canhoteiros têm carta branca das chefias para agir dessa maneira.

      Excluir