Terça, 23 de janeiro de 2024

 

NÃO LEVE A SÉRIO
QUEM NÃO SORRI! 




NÃO SEJA GUERREIRO.
SEJA DA PAZ


PLANEJE SEUS VOOS




Escreva apenas para




EM 2024

ELE VAI DANÇAR!!





sr. governador dudu milk,

logo que o sr. terminar a  lua de mel com o doutor, poderia decretar o fim DAS CAIXAS DE SOM EM TODAS AS PRAIAS GAÚCHAS - MAR, RIOS E LAGOAS.
SE NÃO PODEMOS LEVAR NOSSOS CÃES PARA AS AREIAS, ESSEs IDIOTAS DEVEM DEIXAR O BARULHO EM Casa.
obrigado, sr.governador dm.




Dois minutos com prévidi

- BAD - BURRICE ARTIFICIAL (DIGITAL)
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL É PARA OS FRACOS

 


- A propósito da BAD: ontem, 22 DE JANEIRO, encontrei uma pérola.
As redes sociais estrão lotadas de seguidoras de Notradamus.
Uma dessas postou que no dia 20 de janeiro as pessoas não saíssem nas ruas. Que iria acontecer algo muito gracve no mundo.
E EU AINDA LEIO ESSAS COISAS

(está baixo o áudio? Assiste pelo YouTube - clica em cima ali do lado direito da tela)

- NÃO ESQUEÇAM!! AO VISITAR O CANAL DO PRÉVIDI (@JLPREVIDI NO YOUTUBE) CLIQUE EM INSCREVER-SE.

AGRADECIDOI!! AH, E SE GOSTAR DÊ UM POSITIVO:

 

Olá!

- RAÍZES DO BRASIL
POR JOÃO PAULO DA FONTOURA

Neste momento vemos nas mídias, principalmente na web, matérias relacionadas com a reconstrução da ponte sobre o rio das Antas, ligando Nova Roma do Sul a Farroupilha. Ela havia sido destruída pelas cheias de setembro do ano passado.  O novo, o inusitado, é que foi refeita por iniciativa e custeio da comunidade. Se dependesse do governo estadual, a obra levaria 12 meses (ou mais) para ser concluída e custaria em torno de R$ 50 milhões.

Eu, Fontoura, sou obviamente descendente de portugueses e criei-me ouvindo em casa, nas ruas, na escola, que os portugueses somos lenientes, preguiçosos, do “Deus dará”, enquanto os demais migrantes europeus, de origem italiana, germânica, polonesa etc., mais ativos, participativos, do “Deus dará se eu merecer”.

Que há de verdade nisso? É somente um preconceito sem base probatória? Fui atrás de elementos em forma de estudos produzidos por grandes escritores e sociólogos do naipe de Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda, que se aprofundaram ao limite nesse tema.

Casa-grande & senzala, de Freyre, é um estudo extenso, uma leitura muito difícil, mas fui até o fim. Vou pinçar apenas um aspecto da obra. Os portugueses vieram para a colônia recém-descoberta com o claro objetivo de predar, enriquecer e voltar. Já os italianos e os alemães (vou usar uma metáfora simples) atravessaram a ponte entre a Europa e a América, e dinamitaram-na. Ou seja, não tinha volta. Era vencer ou vencer!

Na prática, contrariando a intenção inicial, os portugueses acabaram não voltando. Freyre registra que um varão português gerava ao longo do tempo uns 30 descendentes. Como praticamente não havia mulheres portuguesas, ele emprenhava indígenas, negras, e a esses descendentes acrescentava seu nome. Tudo sob o olhar complacente das autoridades e da Igreja.

O livro do pai do cantor Chico Buarque Raízes do Brasil é curto (em contraponto a Casa-grande & senzala, um calhamaço com mais de 500 páginas), mas de difícil compreensão para um leitor não versado nessa área sociológica, antropológica, como é o meu caso. Eles não dão a mão ao leitor. O leitor que se vire.

Reproduzo abaixo um pequeno trecho de Raízes do Brasil em que o autor aborda o fato sociológico de os povos hispânicos (Portugal dentro) não curtirem muito trabalhar. Eles prezavam mais a ociosidade. Esforço manual? “Ai, que preguiça!” (Macunaíma).

“É compreensível assim que jamais se tenha naturalizado entre gente hispânica a moderna religião do trabalho e o apreço à atividade utilitária. Uma digna ociosidade sempre pareceu mais excelente, e até mais nobilitante, a um bom português, ou a um espanhol, do que a insana luta pelo pão de cada dia. O que ambos admiram como ideal é uma vida de grande senhor, exclusiva de qualquer esforço, de qualquer preocupação. E assim, enquanto povos protestantes preconizam e exaltam o esforço manual, as nações ibéricas colocam-se ainda mais largamente no ponto de vista da Antiguidade clássica. O que entre elas predomina é a concepção antiga de que o ócio importa mais que o negócio e de que a atividade produtora é, em si, menos valiosa que a contemplação e o amor.”

Remate: em 1620, 120 ingleses puritanos migraram para a então colônia americana, pois achavam muito leniente a sociedade inglesa da época. Para esses puritanos, o Céu só estaria aberto a quem tivesse sucesso aqui na Terra.


comunicação  

- MILTON CARDOSO - Faz importantes exames hoje a tarde.

- BOA EDIÇÃO - Está circulando o Jornal da ARI, edição digital. Muito bom. Seria ótimo que a gurizada das faculdades também recebesse. Acredito que não seja difícil conseguir o e-mail nas seceretarias das faculdades.

- INACREDITÁVEL I - O que virou Os Donos da Boia, da Band RS.

- INACREDITÁVEL ii - Assisti ontem o Band Cidade. O que é o cenário do jornal? Fazíamos mil vezes melhor nos tempos de faculdade, nas aulas de TV com o professor Brito. Assistam para  ver meia dúzia de fotos coladas numa parede mal pintada. MAIS DO QUE RIDÍCULO!!
Aí entra o Jornal da Band, num cenário profissional e pautas interessantes.

- JORNALISTA? - No Band Cidade conheci ontem o comentarista Guilherme Macalossi. Se acha jornalista, mas não é. É mais um palpiteiro - o Facebook está cheio de comentaristas sobre todos os assuntos. E melhores que o Macalossi.

- PERGUNTINHA - O tal Macalossi fez alguma faculdade? Terminou o colégio?

- NÃO INTINDI ESSE POST.
NO TICTOK


POLÍTICA

- ÓBVIO - A colunista Rosane de Oliveira indaga:
Para onde vai o dinheiro que Tribunal de Justiça repassou para a saúde
Resposta: para o caixa único.
Gostei do teatrinho do Dudu Milk com a secretária da Saúde, assinando compromisso.
VAI PARA O CAIXA ÚNICO.
O ESTADO ESTÁ PRATICAMENTE QUEBRADO.
DUDU NÃO TIRA A BUNDINHA DA CADEIRA?

- GOSTARIA DE ASSISTIR AO DESMENTIDO DO DUDU - Recebi umas 20 vezes o e-mail com um post assinado por Gustavo Goulart Minussi. Nas redes sociais não existe esta figura.
No texto ele trata de "Canalhices em Seis Atos".
O "autor" trata da venda da CEEE, Corsan e as relações políticas de Dudu com grandes empresários e banqueiros.
Se fosse assinado teria valor.

- BIBO NUNES, DEPUTADO FEDERAL - Estive em Tramandaí, capital das praias, entregando dois veículos para a Prefeitura. Agradeço a hospitalidade que recebi do prefeito Luiz Gauto, Secretários, Vereadoeres e lideranças da cidade.



- MILEI DÁ UMA AULA



pensando bem

- OS CAMPEÕES DA CORRUPÇÃO NO BRASIL


POrto alegre

REFORÇO NAS EQUIPES - Nesta semana, quatro novas empresas passam a reforçar o trabalho de podas e supressões da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), em decorrência do temporal que atingiu Porto Alegre, na última terça-feira, 16. Os contratos são temporários, com duração de 21 dias, e estão previstos no decreto de emergência publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) no dia 19 de janeiro que permite esse tipo de contratação de forma mais ágil. Uma das empresas já começou os serviços nesta segunda, dia 22.

“Nossa gestão é a que mais investiu em podas e supressões, por isso temos um atendimento mais célere, mas com os estragos do último temporal foi necessário reforçar as equipes”, destaca o secretário Marcos Felipi Garcia.

As empresas devem passar por vistoria nos próximos dois dias. Atualmente, 40 equipes da SMSUrb, mais 15 equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e 30 soldados do Exército, trabalham na poda, supressão e limpeza da cidade.

Até o momento, foram registradas mais de duas mil ocorrências de queda de árvore pelo 156 e pelas equipes de ronda da SMSUrb, com mais de 900 atendimentos. Caminhões serão contratados, posteriormente, para fazer o recolhimento dos resíduos que deve começar em 15 dias.

recordar é viver

- SANTA CASA DE PORTO ALEGRE, EM 1888.

(clica em cima que amplia)


cá entre nós

- A CADA DISCURSO, LULA FALA VÁRIAS BESTEIRAS.
ESTÁ CADA VEZ MAIS GAGÁ...


intervalo

- HERMES 2


carioca-gAUCHÃO-SELEÇÃO

- QUE PENA! - Espero que a direção petista do Internacional não sacaneie o goleiro Ivan, que se machucou no jogo contra o Avenida e vai ficar um tempão de molho.

- MUITO AZAR - Por Evaristo Villalobos Nobrinho:
Ivan, goleiro do Inter, rompeu os ligamentos do joelho.
Isso, pela experiência que tenho no futebol, implica em ficar no mínimo seis meses sem jogar.
Urge que a diretoria colorada traga outro goleiro, ou que reveja o caso de Keiller.
O problema é onde achar este bom goleiro agora que a temporada já iniciou.
Ah...e o Rochet segue reclamando de dores nas costelas.
Sinuca de bico para a diretoria do clube resolver...
E tem que resolver logo.
Bem logo.

DEUSA


piadinhA


14 comentários:

  1. Foi na mosca o veredito sobre o Maca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não escuto nenhum programa no qual esse "Jornalista" participa.

      Excluir
  2. Milei é lúcido, capaz e valente. E já começou a arrumar a Argentina. O Brasil precisa de um cara desses, já que o nosso Capitão é só lúcido e capaz.

    ResponderExcluir
  3. O Macalossi veio da RDC para a Band, onde os bons mesmo eram o Milton Cardoso e o ex Dep. Lara. Esses sim faziam um jornalismo puro e imparcial...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dois citados são excelentes profissionais. Jornalismo se faz com transparência, e não querendo mostrar uma isenção que não possui, como é o caso do almofadinha.

      Excluir
  4. Discordo quanto ao jornal da band. Cenário ok, mas quanto as pautas os caras não se dão conta que a proposta é (ou deveria) ser um jornal de abrangência nacional mas o fazem como se fosse um noticioso local de SP com "notícias" pouco relevantes para os telespectadores de outros estados como o flagrante de um roubo em algum lugar na capital paulista ou longas e cansativas reportagens sobre o andamento de alguma investigação sobre o PCC (pauta essa quase diária). Isso fora o desperdício de tempo com inúmeras bobagens nitidamente com o propósito de deixar o jornal "leve", mas exageram na dose e deixam de lado notícias importantes do dia como, por um exemplo que me ocorre agora, o da moça psicopata que envenenou a família do ex-namorado em Goiás e não mereceu nenhuma notinha no Jornal da Band Paulista. Por incrível que pareça o Band Cidade, mesmo com toda a pobreza, consegue ser mais objetivo e atraente, levando obviamente em consideração a sua proposta de ser um jornal local.

    ResponderExcluir
  5. Com a grana que estão recebendo dos PTralhas as pautas dos Jornais/TVs tendem a favorecer os "de volta à cena do crime."

    ResponderExcluir
  6. Então tá. O louco do Milei acha que o pessoal de Davos é socialista... rsrsrs e o pessoal aqui bate palma. Bueno, pra quem rezava para pneu meses atrás, tá na mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O 20:44 está mais perdido do que cachorro em dia de mudança. Não conhece Klaus Schwab, não conhece a elite globalista mundial, nem as ferramentas que estão sendo usadas para controle social. E acha que o Fórum Social Mundial se contrapõe a Davos.

      Excluir
    2. Anônimo 20:44, você, pelo jeito, não viu absolutamente nada do impecável discurso do Milei. Vá te catar !!!

      Excluir
  7. Antônio Carlos Pichamuro de Humaitá24 de janeiro de 2024 às 00:24

    O Maca é fraco, bem fraco. Foi invenção furada do Almirante Marins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrível como a turma canhota envelhece mal. Serão os maus hábitos a causa disso?

      Excluir
  8. Vocês vivem dando pau nos jornais pobres da Band, mas parece que esquecem da ruindade do SBT RS. Ninguém assiste. O jornal do meio-dia é tão ou mais fraco que o da Band, com o agravante de que o SBT possui melhores recursos. Só tem foca e o gerente só está no cargo por causa de um tal comitê.

    ResponderExcluir