Terça, 2 de dezembro de 2025

 

SEGUINTE:

ACREDITEM,
PUBLICADO NA FOLHA DE S.PAULO (01/12/25):

NÃO HÁ JUSTIFICATIVA
PARA OS ABUSOS DO STF

Validar brechas na garantia de direitos para evitar suposto mal maior incita hipertrofia da corte e fragiliza a democracia que se alega proteger

* Golpismo bolsonarista não apaga os excessos cometidos pelo Supremo, que já vêm de longa data, como mostra o inquérito das fake news

Lygia Maria, jornalista

Em outubro de 2022, o Tribunal Superior Eleitoral proibiu a estreia de um documentário sobre Jair Bolsonaro até o fim das eleições. No seu voto a favor da medida, a ministra Cármen Lúcia disse que a censura não poderia voltar ao Brasil sob nenhum argumento, mas que se tratava de "uma situação excepcionalíssima".

Esse mesmo discurso que valida brechas na garantia de direitos para evitar um suposto mal maior emerge agora no debate público com as condenações e prisões de Bolsonaro e militares por tentativa de golpe de Estado.

A ideia é a seguinte: o Supremo Tribunal Federal avançou limites processuais, mas essa atuação heterodoxa não elimina o ímpeto golpista dos investigados e foi necessária para defender o regime democrático. Por isso, concluído o julgamento, teria chegado a hora de o Supremo retornar à normalidade.

Trata-se, porém, de uma ideia perigosa, já que incita a hipertrofia da mais alta corte do país —que há anos falha em sua autocontenção— e a fragilização de princípios fundamentais do Estado democrático de Direito que se alega proteger.

Além disso, deficiências e erros no processo são capazes de reverter decisões no futuro, como mostra o desmonte da Lava-Jato promovido pelo Supremo.

O que deveria ser ressaltado, portanto, é que o golpismo não apaga os abusos cometidos pelo STF, que já vêm de longa data. O maior deles é o interminável inquérito das fake news —que a PGR usou como referência na construção de sua acusação contra Bolsonaro e militares.

Abertura de ofício, escolha do relator sem sorteio, objeto amplo e pouco delimitado, o ministro Alexandre de Moraes ocupando funções incompatíveis (vítima institucional, investigador, acusador e julgador), medidas cautelares desproporcionais, investigação de pessoas sem foro, escopo ampliado indefinidamente e infrações à liberdade de expressão são alguns dos abusos verificados no inquérito desde 2019.

Enquanto parte da sociedade e da imprensa continuar a justificar os excessos do STF, as exceções tendem a virar regra.

MELHOR DO QUE POD
não pode

Nada como um bom papo.
O nosso limite é de 30 minutos. Mas pode continuar em outro dia.
O convidado desta semana é o jornalista, professor e escritor

RICARDO AZEREDO

Há mais de 40 anos é jornalista.
Trabalhou em todas as TVs como repórter e inclusive foi presidente da TVE-RS.
É um dos mais premiados profissionais do Estado.
Hoje está na TV Record Guaíba, onde faz reportagens investigativas e também é produtor de conteúdos especiais.
Ricardo mora em Guaíba, onde com a esposa veterinária, cria cachorros de raça.
Tenham uma excelente aula de Jornalismo!!


POD COM MILTON CARDOSO:
https://www.youtube.com/watch?v=4UNEK9aJFxg&t=177s

AO TRIBUNAL DE CONTAS
demais autoridades estaduais e
gaúchos

NINGUÉM PERGUNTA O QUE O DUDU MILK
FAZ TODA SEMANA NO CENTRO DO PAÍS?

E Dudu leva jornalistas e brigadianos na "comitiva":

"...03/12/2025 a 09/12/2025, viajar a Brasília/DF, São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ, a fim de Assessorar jornalisticamente o Governador do Estado do RS, em cobertura de agendas..."

O sujeito vai ficar 7 dias fora do RS e ninguém pergunta o que ele vai fazer, quanto vai gastar?

E OS DEPUTADOS ESTADUAIS,. PARA QUE SERVEM?

Cadê aquele deputado, reencarnação do Pedro Seelig, que chama todo mundo de fascista e extrema direita? O que faz na Assembleia?

---

UM BOM CONTRATO, NÃO?

Assunto: Contrato
Processo: 25/1100-0002602-6
Súmula do Contrato nº 175/2025/SEDAC
PARTES: O Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Estado da Cultura e GXPRO PRODUÇÕES ARTÍSTICAS LTDA, CNPJ nº 23.455.750/0001-53. 
OBJETO: realização de 1 (uma) apresentação musical do artista Serginho Moah para o projeto “Nativismo em Cena”, no dia 05 de dezembro de 2025, na cidade de Santa Cruz do Sul/RS. 
VALOR: R$ 30.000,00 (trinta mil  reais).  
RECURSO  FINANCEIRO:  Unidade  Orçamentária:  11.01;  Recurso:  0001;  Natureza  da  Despesa:  3.3.90.39Atividade/Projeto:  5836.  Empenho  nº:  25007697484  de  24/11//2025
FUNDAMENTO  LEGAL:  art.  74,  II  da  Lei  Federal  n.º14.133/2021 e suas alterações.

TUDO A VER!!
ou não?

SEM DISCUSSÃO


SEGURA ESSAS
quem se trumbica não comunica

DE UM LEITOR - Tenho uma hipótese para as "matérias de gaveta" do RBS Notícias. O jornal ficou longo demais com o passar do tempo e há espaço em demasia para preencher, o que torna inviável ter pautas interessantes e atuais todo dia. Isso faz com que muitas sejam quase inacreditáveis, como a sobre o Enart, dividida em três partes, todas chatíssimas e irrelevantes.

E aí se vê que repórteres que se saíam bem em outras pautas demonstram um entusiasmo só compartilhado por eles e pelas fontes e se revelam não tão competentes assim. E há para mim uma curiosidade, que é onde escondem alguns repórteres, pouco vistos.

É o caso do Arildo Palermo, um bom repórter de geral que "sumiu" ao se tornar do esporte.

Há escassez de boas pautas. Citarei uma, da semana passada, o destino dos armazéns do Cais do Porto, de Cristiano Dalcin, um dos melhores repórteres, aliás, da emissora. A Band nacional teria algo a ensinar, porque faz matérias especiais - como sobre a Independência, para ficar em um exemplo - durante vários dias, por variados ângulos, matérias que rendem bem e se mostram complexas.

TALVEZ tenha uma explicação para o "sumiço" do repórter Arildo Palermo: as emissoras da Globo que transmitem futebol - Premiere e SporTV - não aceitam aquelas "repórteres descoladas e engraçadinhas, além de gasguitas" nas partidas transmitidas por eles. Aí são chamados os repórteres de verdade.

A CASA DO PATRÃO é mais um reality na TV brasileira. O SBT promete a estreia quando terminar o BBB 26, na Globo. Boninho está comandando a atração.

MELHOR ENTREVISTA DE 2025 - Assisti ontem no SBT: no Danilo Gentili, com o grande jornalista, escritor e compositor NELSON MOTTA. Uma maravilha, há muito tempo não assistia na TV uma atração 10.
Sugiro que tentem assistir - sei que existe um canal do Danilo no YouTube.

SBT quer contratar o comentarista de futebol Caio Ribeiro, da Globo. Quer ele na Copa do Mundo.

PELA PRIMEIRA VEZ, na história do RS, um Chefe da Casa Civil do Governo é funcionário de uma TV?
É isso mesmo?
Deve ser convidado todos os dias.
Assista ao ATUALIDADES PAMPA e lá estará o senhor Artur Lemos.

CONTESTE POR FAVOR



DE TUDO
muito

POR QUE O DONO DO BANCO MASTER FOI SOLTO?



EX-DEPUTADO ESTADUAL É CONDENADO


Atendendo a pedidos formulados pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, a Justiça, por meio da Vara Estadual de Improbidade Administrativa, condenou o ex-deputado estadual Ruy Santiago Irigaray Jr. pela prática de três atos de improbidade praticados entre 2019 e 2020. São eles: a utilização de servidores públicos para reforma de imóvel particular, utilização de assessora para atividades de natureza particular e doméstica e o uso ilícito de diárias na condição de secretário de Estado.
A decisão reconheceu o enriquecimento ilícito do réu, imputando a ele as sanções de perda dos valores acrescidos indevidamente, suspensão dos direitos políticos por 14 anos, pagamento de multa equivalente ao acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de 14 anos.
A promotora de Justiça Roberta Brenner de Moraes, responsável pela ação, lembra que os fatos, de repercussão nacional, vieram a público em 2021, a partir de matéria veiculada no Programa Fantástico, da Rede Globo, e resultaram na cassação do mandato do então parlamentar por ampla maioria na Assembleia Legislativa do Estado.
A promotora ressaltou a importância da condenação, “inclusive por seu caráter inibitório quanto à utilização do trabalho de servidores públicos em benefício particular, prática que, além do enriquecimento ilícito e prejuízo aos cofres públicos, fere gravemente os princípios da administração pública, notadamente o da moralidade”. Roberta Brenner destacou, ainda, o trabalho do promotor de Justiça Cláudio Ari Pinheiro de Mello, que atuou na fase investigatória.

DO JOÃO PAULO DA FONTOURA - Falemos em Inter (e não em futebol, pois futebol e Inter são duas palavras que se anulam): quando o Barcellos foi eleito há uns 5 anos, pensei comigo, estamos quebrados, não conheço um só caso de petista ou pesolista que tenha o mínimo de responsabilidade fiscal. Delfim Neto dizia, às vezes é preferível pagar a comissão logo e não fazer o negócio (7 milhões de euros por Borré, que não jogava no time alemão há séculos, por evidente falta de bola, sem falar o Valência, ui!). Nosso Inter está quebrado, falido, pode se recuperar, mas levará anos e anos, mas de uma coisa todos podemos ter a mais absoluta certeza: o escritório de advocacia do nosso presidente vai de vento em popa!
Por fim, eles vão pendurar aos vindouros mais uma conta salgada, a indenização da dupla Diaz , eles não param, não param, não param, não deixarão nem um migalha!!!!

POR QUE AS CHAMADAS "LIDERANÇAS NEGRAS"
NÃO FALAM EM NILO PEÇANHA? O PRIMEIRO NEGRO
PRESIDENTE DO BRASIL



NÃO SE VÊ ESTES ILUSTRES NO 20 DE NOVEMBRO


   


CISNE NEGRO É GAY?


DOIS MINUTOS
com o PRÉVIDI

O BRASIL DO URUBU CARECA É INSPIRADO
NUM FILME DO WODDY ALLEN DE 1971, BANANAS


PORTO ALEGRE É ASSIM

A RETOMADA DE UMA OBRA!


RECREIO

LISTAS - 1



CORTE NA SEGURANÇA?
E TIRA ESSE GAMBÁ DA CARA!!


OLIMPO
a morada das deusas do século 21




PIADINHA
sem nome feio, sem política e sem futebo



7 comentários:

  1. Assisti a uma parte da entrevista de Nelson Motta. A partir de certo ponto fiquei constrangido com o exibicionismo do entrevistado. Todo mundo sabe da importância que ele tem, como compositor de música popular, entrevistador de estrelas da música, biógrafo, apresentador do Manhattan Connection, comentarista, colunista de jornal e romancista. Para um homem de 80, se vangloriar só o coloca em um papel ridículo.

    ResponderExcluir
  2. Acho que te enganaste.
    É na Câmara Municipal.
    O nome dele é coronel ultra.
    ustra

    ResponderExcluir
  3. Previdi.
    Você apenas reproduz o que o diario oficial publica.
    Não tem nada de secreto nem irregular.
    Sua mágoa por não ter um banner de algum órgão oficial estadual é escancarada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, sabichão. Tu achas que todo mundo lê o Diário Oficial? Acha que todo mundo sabe que existe o DO? És muito ixperto!!! E claro que estou registrando uma empresa e agora vou atrás de banners. Algo ilegal nisso?

      Excluir
    2. ALGO IMORAL, COMO DAR 100 MIL REAIS POR UM EVENTO CHULÉ?

      Excluir
  4. Nessa questão do Master tem dois pontos que não entendi e em nenhuma das inúmeras matérias que assisti esclareceu:
    1º - por qual motivo o BRB quis comprar e o Master quis ser comprado atraindo para si uma vigilância redobrada do BC se, em tese, ambos sabiam das falcatruas?
    2º - em sendo barrada a primeira tentativa e havendo uma segunda oferta por qual motivo o BC preferiu liquidar o banco deixando o prejuízo bilionário no colo do FGC em vez de deixar que os árabes comprassem e se virassem pra honrar os compromissos?
    Caso haja algum entendedor do sistema bancário entre os leitores agradeço se esclarecer esses dois mistérios (ao menos para o leigo aqui).

    ResponderExcluir
  5. Correios com prejuízo recorde. Ações do Banco do Brasil virando mico. CEF um queijo suíço. Loucos para, nas sombras, ressuscitar a velha Eletrobras.
    E mesmo assim faltam cargos e "investimentos" das estatais em setores amigos para satisfazer o Centrão.
    A solução petista: criar mais empresas estatais.
    Nem a China tem tanta sanha estatizante!

    ResponderExcluir