Bom Dia!! Terça, 23 de julho de 2013

A FABULOSA ELEIÇÃO DE 1982 - 2
(foi fraudada??)



Com a decisão do PDS, em escolher Jair Soares, o quadro eleitoral estava definido.
Além de Jair, Pedro Simon, PMDB; Alceu Collares, PDT; e Olívio Dutra, PT.
Foi um período eleitoral muito legal.
Os candidatos e seus correligionários estavam a mil - afinal foram 20 anos sem que os brasileiros elegessem governadores. Por outro lado, dava muita briga. Muita. Principalmente no interior. Os casos de enfrentamento eram noticiados diariamente. Não tinha jeito, não existia amizade entre o pessoal do PMDB, PDT e PDS.
--
Entusiasmados, começaram a surgir muitos candidatos à Assembleia Legislativa e Câmara federal. Acreditem, todos os partidos tinham 3, 4 vezes mais candidatos do que a legislação permitia. Não era que nem hoje, que os candidatos querem apenas uma boquinha em uma das Casas ou se credenciar a uma boquinha nos governos. Nada disso. Outra coisa: não tinha tanta regra na eleição. Se o cara era rico, gastava mesmo. E tapavam as cidades de propaganda. Em tudo que era lugar.
O então empresário Cláudio Strassburger foi o campeão, em todos os sentidos, na eleição de 1978, a deputado federal pela Arena.. Literalmente ele tapou o Estado com as suas placas, número 222. Foi o mais votado, com mais de 100 mil votos. Com a bola cheíssima, foi o candidato a vice de Jair Soares.
--
Enquanto a animação era grande, em todo o país, os estrategistas dos milicos faziam de tudo para que os seus candidatos se dessem bem.
O primeiro golpe nas oposições foi a proibição de coligações.
Havia um pequeno partido, o PP, liderado por João Dêntice. O ex-governador Sinval Guazzelli também era uma liderança do partido. Com a proibição das coligações, o PP foi incorporado pelo PMDB.
O PDT chegou a debater internamente a hipótese de se unir com o PMDB, mas era impossível. Leonel Brizola tinha o seu título no Rio de Janeiro - queria ser governador - e jamais iria se juntar com a bandidagem liderada por Chagas Freitas. Este foi governador nomeado do Rio, mas era do MDB. Imaginem que figura mais repelente!!
--
Toda semana os milicos e seus estrategistas inventavam uma sacanagem para prejudicar as oposições.
A maior maldade eles lançaram poucos meses antes de 15 de novembro de 1982.
Olha só: os candidatos a governador só poderiam receber votos onde o partido tinha diretório, ou seja, estava organizado. Claro que PMDB, PDT e PT não conseguiram se organizar em várias cidades.  Ao contrário do PDS, que herdou toda a estrutura da Arena.
Foi mais um baque nas oposições, especialmente no PDT.
--
Continua amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário