Segunda, 29 de julho de 2013

GRANDE FOTO!!

Da Laís Legg, no Facebook, que compartilhou a foto de Porto História PH.



SOCIEDADE BAILANTE, início do século XX

O casarão ficava de frente para a praça da Matriz e, até o início do século XX, foi um dos salões de festas mais frequentados de Porto Alegre. Ali também foram realizadas reuniões da Sociedade Partenon Literário.
Quantos romances foram vividos ao ritmo saltitante de uma mazurka ou ao compasso de uma valsa na velha BAILANTE! O salão imenso, as filas de cadeiras encostadas às paredes; o cavalheiro seguia um ritual ao convidar a dama para dançar. Aproximava-se de onde ela estava, curvava-se e perguntava: “Já tem par para esta marca?” ou então “Quer dar-me a honra desta contradança?”. Ela sorria, murmurando um “pois não” ou um “muito obrigada” e estendia a mão enluvada ao cavalheiro, que a tomava pelas pontas dos dedos e a colocava no braço, pondo-se os dois a passear em volta do salão. Era durante esses passeios, vigiados pelo olhar atento das mães, que se trocavam galanteios, declarações e juras.
A BAILANTE foi demolida em 1924 para dar lugar ao Auditório Araújo Viana, que mais tarde foi também demolido para a construção da Assembleia Legislativa. Nos últimos anos de sua existência, o prédio sediou um setor do Arquivo Público.
Foto: Virgílio Calegari
(Acervo do Museu Joaquim José Felizardo/Fototeca Sioma Breitman)

Nenhum comentário:

Postar um comentário