João Paulo I, o Papa Gaio |
Durou pouco, apenas um mês, entre 26 de agosto de 1978 até a data da sua morte, em 28 de setembro de 1978.
O cara era uma simpatia, tinha um sorriso largo.
Lembro que o jornalista e escritor Ivan Lessa, em O Pasquim, lascou uma manchete fantástica:
O PAPA GAIO
A ilustração era João Paulo dando uma gargalhada.
Um Papa completamente diferente do que o mundo estava acostumado.
Após a sua morte, muito se falou e escreveu sobre um possível assassinato.
A hipótese era de que ele, assim como os demais chefões da Igreja, sabia de todas as mutretas e sacanagens do Vaticano e começava a se mexer.
Leia:
O momento de sua morte, apenas um mês depois de sua eleição para o papado, e alegadas dificuldades do Vaticano com os procedimentos cerimoniais e legais, juntamente com declarações inconsistentes feitas após a morte, fomentaram várias teorias da conspiração.
O autor britânico David Yallop escreveu extensivamente sobre crimes não resolvidos e teorias da conspiração, e em seu livro de 1984 In God's Name sugeriu que João Paulo I morreu porque estava prestes a descobrir escândalos financeiros supostamente envolvendo o Vaticano.
John Cornwell respondeu às acusações Yallop em 1987, com um A Thief In The Night, em que analisou as várias alegações e negou a conspiração.6 De acordo com Eugene Kennedy, escrevendo para o The New York Times: o livro de Cornwell "ajuda a purificar o ar de paranóia e de teorias da conspiração, mostrando como a verdade, cuidadosamente escavada por um jornalista em um volume pode nos refrescar, faz-nos livres."
--
Jorge Mario Bergoglio é o Papa Francisco.
Assim como João Paulo I tem um sorriso maravilhoso e o mundo está aprendendo a gostar dele.
Li, na semana passada, que vai passar o rodo no Vaticano.
Viu, numa garagem, dezenas de Mercedes e Audis. Mandou vender.
Que Deus o proteja.
Francisco, o Papa Gaio II |
Poderoso Chefão Parte 3 conta muito sobre o que aconteceu com João Paulo I. Baita filme pra se ver na praia Prévidi! (sniff to reformando a casa e só ficará habitável em novembro =˜)
ResponderExcluir