Quinta, 25 de julho de 2013 - parte 2

O CAOS NA ULBRA - 2

EU DEFENDO O QUE É GAÚCHO, MAS...

Bibo Nunes

Todos estão acompanhando o caso da Ulbra TV e Rádio Pop Rock, que se fala que poderão virar repetidoras de emissoras paulistas: A Ulbra TV repetidora da TV Cultura e a POP ROCK repetidora da MIX FM. Isso acontecendo será uma grande perda para a representatividade da comunicação gaúcha. O ex-reitor Rubem Becker teve uma vitória consagradora em conseguir esses dois veículos. Eu, como comunicador, colaborei muito com a Ulbra TV, enquanto estive lá. Saí porque não concordava com a gestão.
Hoje, a convite do Deputado Federal Ronaldo Nogueira I-lotado fui a uma reunião com o Reitor Marcos Zimmer para falar sobre o assunto. O deputado entende que os dois veículos podem ficar em mãos gaúchas. Só para esclarecer: eu começo o meu programa daqui a um mês no canal aberto 55 e 11 NET, além de ser sintonizado, ao vivo, em qualquer computador. Em estúdio próprio. Tudo via fibra ótica.
Fui junto, mais no sentido de chamar a atenção, de que com gestão os dois veículos são viáveis. Mas o Reitor disse que está no caminho certo e que se tem problemas, eles serão resolvidos internamente. Disse da possibilidade de ser repetidora e não se mostrou interessado em colaboração . O deputado entregou ao Reitor vasto material publicado em blogs jornalísticos sobre a Ulbra TV e Pop Rock FM.
Nem água ou cafezinho foi servido ao deputado, que sempre apoiou a Ulbra, como eu. Lutamos pelo que é do Rio Grande, mas quando chega a esse ponto devemos nos retirar. Tanto o Deputado Ronaldo Nogueira, quanto eu, nos retiramos com a consciência tranquila. Que a Ulbra siga o seu caminho! E não esqueça: dentro de um mês, aproximadamente, o Bibo Nunes Show estará no ar. Vou aos EUA buscar alguns equipamentos que faltam , para mostrar o melhor para os gaúchos.
Estou apoiando a instalação da TV NATIVA também, com programas locais. Nós falamos e incentivamos o que é nosso! E apoiamos a todos que lutam pelo que é gaúcho!!! Mas em certos casos não dá!
-----

NOVIDADES DO LITORAL NORTE?

No www.litoralnorters.com


5 comentários:

  1. Bibo: para termos um mundo perfeito, o sinal da TV URBANA - canal 55, tem que ser melhorado. Aqui, na minha Taquari, pega-se muito mal. As concorrentes, TVCOM e ULBRA, muito bem.

    Abraços e bom retorno ao "écran"

    Abraços
    João Paulo / Taquari

    ResponderExcluir
  2. Fiquei impressionado com o relato do Bibo Nunes. Principalmente sobre a 'recepção' com a qual ele e o Deputado Federal, inexplicavelmente, fizeram jus. Eu 'entenderia -- em que pese não aceitar e tampouco concordar -- similar tratamento para pessoas sem destaque na sociedade (em termos jornalisticos e politicos). Porem, penso que o currículo do Bibo Nunes (trajetória profissional irretocável) e a atuação do Deputado mereciam outro enfoque. Se houver novo encontro/reunião, fico na torcida para que o Bibo nos conte distinta (e, claro, positiva) mudança de atitude por parte do Reitor. Porque errar é humano. Permanecer no erro...
    Atenciosamente,

    Paulo McCoy Lava
    Jornalista

    ResponderExcluir
  3. Acredito que não seja por acaso essa visita. Estranho o fato de que pessoas de fora tenham ido até uma empresa privada questionar a gestão ou estratégia de mercado utilizada por tais.
    Por acaso foram até outras empresas criticar ou sugerir formatos administrativos também? Vejo um certo oportunismo nesta história que, certamente, não está totalmente bem contada. Não existe uma ação assim que seja realizada apenas pelo fato de querer "alertar". Estranhamente alguns fatos deste blog não se confirmam, e tenho acompanhado-o há anos.
    Quem sabe não seria melhor o deputado e o Bibo abrissem uma empresa ou instituição de assessoria empresarial? Soaria menos oportunista oferecer este serviço através de uma empresa.
    Aliás, juridicamente, este texto me soa efusivo demais. Continuarei a observar o "trabalho" dos senhores por aqui.
    Espero que este comentário não seja excluído.

    Pedro A. de Oliveira
    Jornalista

    ResponderExcluir
  4. O comentário do Pedro Oliveira vem alavancado por um sentimento de defesa de seus interesses e em demonstrar estar apoiando a reitoria. Mas revela não ter a menor noção do que é se importar pelas coisas do nosso Rio Grande. A Ulbra que depois do golpe ( ministrado pela maioria que compõe a reitoria hoje - e isso é público e está inclusive nos autos e Jornal do SINPRO ) deveria crescer e justificar o dinheiro público nela empregado. O interesse do Deputado é normal. Não quer que acabem com 2 veículos que eram cabeça de rede para divulgar o Estado virem meras repetidoras de paulistas. Quem só olha seus interesses e é bajulador não entende isso. O Deputado Ronaldo Nogueira foi quem mais apoiou a Ulbra na sua reestruturação. Mas agora, com razão, as coisas mudaram. Quanto a mim, sou um comunicador e empresário do meio, que quero que o Esatdo tenha o maior número de emissoras para projetar nossa cultura. E não admito que se coloquem incompetentes em funções que não lhes dizem respeito. Não admito alguém ocupar um posto e ser protegido só porque tramou ou conspirou junto comigo. Atitude de seres pequenos, que não pensam na floresta. Pensam apenas em adubar as suas árvores. O dia que o Pedro tiver um pouco de altruísmo,solidariedade, sentimento de agregar e acima de tudo, lutar pelas nossas causas , talvez ele entenda o que eu e o deputado fomos fazer lá.
    Mas a Ulbra, pelo que nós vimos, é um caso perdido!
    Que os conspiradores, bajuladores e oportunistas levantem a Ulbra!!!

    ResponderExcluir
  5. De pronto e, sobre o assunto em epígrafe, ressalto que, mesmo sem ser solicitado, penso ser justo comentar que apreciei o tópico aberto pelo José Prévidi, assim como igualmente apreciei o relato do Bibo Nunes.
    Sim, eu quero comentar por uma série de motivos. Primeiro, porque, na última vez que chequei, constatei que moro em democrático país do continente conhecido como America. Segundo, por saber que manifestações pró e/ou contra determinados assuntos/atitudes são aceitas (mas, como precaução nunca é demais, consultei um querido amigo da área Jurídica, Dr. Afrânio – da McMann & Tate – que, sem delongas, garantiu-me que manifestações sobre atitudes são bem vindas. Desde que dentro dos ditames da boa-educação e afins. Afinal, divergências conceituais podem muito bem serem vistas como saudável exercício de democracia).
    Em terceiro lugar, acrescento que nada de vi de ‘errado’ na atitude do Bibo em termos de propor parceria e, acima de tudo, almejar que nosso querido Rio Grande do Sul seja um polo repleto de emissoras com alto nível cultural. Mais que óbvio, reivindicar e defender espaço jornalístico de alta qualidade não é apenas direito de quem trabalha, mas intransferível dever por parte de empresas engajadas neste importante setor de nossa Sociedade. Algo tão válido quanto a busca por emprego digno (desnecessário ressaltar que o ‘sistema’ autoriza e estimula tais lutas...).
    Por ultimo mas, não menos importante, ressalto que o Bibo certamente liquidou o assunto sem precisar de minha ajuda. Porém, pelo fato de admirar todo e qualquer profissional do Rio Grande do Sul detentor de competente currículo, não me custa ressaltar suas qualidades. E igualmente solicitar que, se ainda der tempo, que a ‘atitude’ dantes destilada, seja corrigida – sem falar que proporcionar espaço para o programa do Bibo seria algo tão maravilhoso quanto a empresa Anacott Steel me patrocinar*.
    (Se esta última situação é quase impossível, o mesmo não acontece em imaginar o Bibo nos brindado com programas de alta qualidade. O exigente telespectador gaúcho, antecipamente, agradece. E de forma penhorada).
    With kind regards,

    Paulo McCoy Lava
    Jornalista

    *Como todo piloto ‘amador’ de Kart, me acho maravilhoso e digno de ser brindado com fartos dólares, posto meu potencial para brilhar no Mundial da categoria. E se ela patrocina pilotos sem expressão, nada mais justo eu tecer tal pedido...

    ResponderExcluir