Vinhos e Afins - 29/7/2013

Compre Vinhos já é a maior loja
de e-commerce do Sul do Brasil

A maior loja de e-commerce do Sul do Brasil.
É assim que a Compre Vinhos (www.comprevinhos.com) encerrou o balanço do seu primeiro quadrimestre de atividade no país. Projeto do técnico de futebol Vanderlei Luxemburgo e do empresário Rafael Zardo, de Bento Gonçalves (RS), as vendas estão concentradas 90% no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O projeto agora é alcançar o restante do Brasil, começando pela região Sudeste e Centro-Oeste. A estratégia é oferecer vinhos até 85% mais baratos do que a concorrência. Em muitos casos, a diferença de preço ultrapassa os 100%. “Sempre oferecemos preços mais baixos do que outros sites. Este é o nosso compromisso”, garante Zardo.
--
A oferta de vinhos a preços mais baixos tem uma explicação lógica na Compre Vinhos. Primeiro, Rafael Zardo é representante para o Sul do Brasil das sete importadoras com quem trabalha no site (Franco Suissa, Ravin, Berenguer, Hannover, Da Confraria, Winelovers e Global Wine). Isso lhe traz uma boa vantagem competitiva ao adquirir rótulos importados. Segundo, a Compre Vinhos não inclui o frete nas compras. Ou seja, o transporte não está embutido no preço do vinho. O site ainda não manda revista ou outros pequenos benefícios que fazem encarecer o custo final dos vinhos dos concorrentes. “Trabalhamos com uma boa margem e, mesmo assim, temos preços altamente competitivos. Queremos democratizar o consumo de vinho no Brasil, cobrando valores mais compatíveis com o mercado internacional”, observa Zardo.

Mudanças contínuas
O site Compre Vinhos passou por mudanças contínuas nesses seus primeiros quatro meses de vida. “O e-commerce ainda é uma novidade no Brasil e, por isso, as empresas precisam se adaptar ao mercado e às demandas dos consumidores com o andamento dos negócios”, afirma o empresário.
--
A Compre Vinhos iniciou vendendo, no final de março, sem estoque próprio. Contava com a adega das oito importadoras parceiras e de duas vinícolas brasileiras (Aurora e Valmarino). Hoje são cinco as vinícolas brasileiras comercializadas no site, com o acréscimo de Courmayeur, Gran Legado e Pericó, a única de Santa Catarina. Na noite do lançamento do site, em 18 de março, 500 garrafas do chileno Perez Cruz foram comercializadas em apenas três minutos. No dia seguinte, com grande divulgação nacional, o site recebeu 1 milhão de acessos e ficou fora do ar por algumas horas. Resultado: houve demora na entrega dos vinhos aos clientes, que vieram de todos os cantos do país.
--
A solução encontrada por Zardo foi adquirir um estoque mínimo de reserva para entrega imediata. Dos 2 mil vinhos oferecidos no começo do site, o portfólio hoje caiu para cerca de 400 rótulos. E foram firmados acordos com as importadoras garantindo a entrega dentro do prazo prometido aos clientes. “Priorizamos os vinhos com maior giro de mercado e aqueles que negociamos uma compra exclusiva de boa quantidade por ótimos preços, facilitando a entrega”, explica o empresário.
--
A saída de Luxemburgo do Grêmio não prejudicou os negócios da Compre Vinhos. Ao contrário, trouxe maior estabilidade. Gremista, Zardo conta que as vendas de vinhos eram influenciadas pelo desempenho do Tricolor Gaúcho em campo. “Vendemos muito, por exemplo, depois que o Luxemburgo foi agredido em uma partida pela Libertadores. A torcida se mostrou solidária. Mas, nos dois dias posteriores a sua demissão do Grêmio, passamos sem receber praticamente nenhum pedido”, conta. Agora, a venda está estabilizada, sem picos para cima ou para baixo. “O nosso negócio é independente do que o Luxemburgo faz no futebol. É assim que deve ser”, conclui Zardo.
--
Para mais informações e ofertas visite o site www.comprevinhos.com.
--
Crédito da foto: Liane Neves / .DOC



-----

APOSTA NO MERCADO AFRICANO

A Vinícola Aurora participou de três feiras importantes na África, em menos de dois meses. A mais recente, de 16 a 21 de julho, foi a FILDA-Feira Internacional de Luanda, em Angola. Entre os dias 30 de junho e 2 de julho, a vinícola esteve na SAITEX, na África do Sul e, no início de junho (de 6 a 8), participou da East Africa International Trade Exhibition, na Tanzânia.
Nessas primeiras participações da Aurora em feiras nesses países, o objetivo foi o de buscar parceiros para a distribuição dos seus produtos naquele continente.
"A Aurora está investindo na África pelo grande potencial de crescimento desse mercado, que nutre boas relações com o Brasil", avalia Rosana Pasini, gerente de exportação da  Aurora.
Nessas primeiras participações, a Aurora a presentou produtos das diferentes linhas: suco de uva Aurora, Keep Cooler Classic, Espumante Aurora Moscatel Branco e os vinhos tintos Saint Germain Merlot Demi-Sec, Aurora Varietal Merlot e Aurora Reserva Cabernet Sauvignon.


Um comentário:

  1. Procurei um Moscatel de Setúbal Alambre, da Vinícola José Maria da Fonseca, de Portugal, e não achei no site, aliás Porto Alegre não oferece maiores e melhores opções para a aquisição de determinados tipos de vinho. Vou continuar procurando, quem sabe um dia eu acho. Black.

    ResponderExcluir