Bom Dia!! Quinta, 14 de junho de 2012

MUQUIRANA É MUQUIRANA!!
Pior do que ser pobre é ser bobo alegre

Gosto muito das pessoas que falam ou escrevem tudo aquilo em que pensam.
Sem firulas. Sem lero-lero.
Pessoas de verdade.
Não leio muita coisa que está na moda, porque muitas pessoas fingem que estão falando ou escrevendo a verdade e quem os ouve ou os lê fingem que estão diante da verdade absoluta. Todos se enganam. E fingem que estão cumprindo o seu papel. É mais ou menos como aquele sujeito que vai no Brique da Redenção e dá esmola para os indiozinhos que fingem que cantam.
Há tempos que não suporto situações que sou obrigado a fingir que "não é comigo". Não consigo mais fingir que está tudo bem na minha volta!! Claro que brinco com muita coisa, mas não dá para levar tudo na boa.
--

 O Ruy Gessinger é um cara assim. Quem acompanha o seu blog - http://ruygessinger.blogspot.com.br/ - sabe que é apaixonado pela sua terra, o orgulho que tem em ser gaúcho. Poderia estar, como muitos, curtindo sua boa aposentadoria de desembargador. Mas, não, investe pesado em terras gaúchas. Lá na boa Unistalda. Tem orgulho das suas coisas.
Mas é um cara indignado.
Olha esse texto do Ruy. Para guardar:

Como vermes numa carniça. Já viram? Vão uns por cima dos outros, sempre em círculos, se arrastando num moto contínuo nojento e asqueroso.
Esse amontoado informe e pastoso, essa mole descerebrada já nasce sabendo de tudo, sem nunca ter aberto um livro. E vai atrás dos " formadores" de opinião de sua preferência. Ora querem a pena de morte, ora se apiedam de canalhas mordedores de vinténs, ou os desviadores de verbas públicas, concedendo-lhes indultos por seus deslizes sazonais.
C'est la nause!
Não vejo em volta  quase ninguém (muito menos eu) com protagonismo para indicar um caminho.
A sociedade brasileira vai sendo tangida por factóides, novelas, produções artísticas, feriadões, saques sobre o futuro.
Os produtores de riquezas e os geradores de empregos assistem atônitos a  um bando de néscios orquestrarem tudo. E dê-lhe ameaças pelo pecado de produzir. Até em cidades miseráveis formam-se redes de "cala-te que te pago um trago".
Um dia um cara me disse: o guri estudioso estuda para ter uma profissão; o espertinho vai ser CC, ou motorista de ambulância, para depois ser vereador e prefeito.
Em todo esse lamaçal ninguém quer  saber do pobre do colono, do gari, do professor, do artesão, do pequeno comerciante, do policial do escalão inferior.
E essa massa adesista que forma filas para tudo, ainda vota nos canalhas.
É um salve-se quem puder nesse país em que até um Estado como o nosso que tem uma Metade Sul pobre, atrasada e ineficiente, gera manifestações eufóricas e ufanistas. Capital disso e daquilo, Terra disso e daquilo. Nossa cidade é que é inigualável. Nosso Estado é que é bagual.
Pior do que ser pobre é ser bobo alegre.
E é o que esse povinho que vende seus votos é. É isso que esse povinho que adora ver a Prefeitura gastar verbas com festas é. Bobo alegre.

2 comentários:

  1. Caríssimos, Ruy e Zé...
    Concordo, em gênero e número!
    O Tecido Social, está roto! Nem o Dr. Pitangui conserta! Valores, Princípios Éticos e Morais, foram colocados na Latrina! Sem Alarmismos, mas, o processo, é de pura Imbecilização! E seja, o que Deus, não quiser!
    Deu...NO RIM!
    Abraço Fraterno.
    Bira Brasil
    Santa Maria-RS

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, vocês sabiam que aqueles "indiozinhos" que "fingem que cantam" (como descrito no texto acima), são remanescentes dos Mbyas-Guaranis, uma das únicas Etnias Indígenas Brasileira reconhecida desde 2005 como Patrimônio-Linguístico-Humanitário pela UNICEF exatamente por sua forma de cantar e falar? Faça uma pesquisa antropológica séria (nã irônica como seu texto) e verás que nos enche de orgulho partilharmos o espaço Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio Grande do Sul, conhecido como Brique da Redenção... e vergonha, porque expõem seu precioso artesanato no chão...vergonha porque a FUNAI não os assiste adequadamente e os deixam viver (se é que se pode dizer isto) às minguas da sociedade tirana que ainda tira sarro de uma grandiosa parte da história brasileira... coisa de "colarinho branco"... por isso o Brasil não vai para frente... por sarcasmo de pessoas como a que elaborou este texto colocando narizes de palahçona cultura e na história patriótica...

    ResponderExcluir