Quinta, 2 de abril de 2015



Atualizado diariamente ao meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.




Escreva apenas para  jlprevidi@gmail.com





Hoje estou escrevendo, direto de Oeisis International, utilizando a maravilhosa Internet Banda Larga da Oi.
Meu poderoso notebook ficou tinindo!
Não tenho a menor saudade da 3G. Testei todas aqui e na maioria dos horários é um fiasco, especialmente nos finais de semana.





ponto do dia




EU SOU FABRÍCIO!






Nada mais chato, xarope, morrinha do que torcedor. Não importa o time. Todos são iguais.
São chatos, xaropes e morrinhas porque acham que sabem tudo de futebol. Sempre querem derrubar um técnico ou um jogador. São os entendidos. Tipo jornalista entendido em futebol. Sabem tudo.
Torcedores ficam berrando o jogo inteiro e não se importam com o que está acontecendo em campo. A maioria dos que pagam ingresso não se importa em ver as jogadas bonitas, os gols. Não, eles querem é berrar, xingar e cantar aquelas musiquinhas imbecis cheias de palavrões.
Me desculpem, mas a torcida do Internacional de Porto Alegre também é assim.
Falo porque já fui sócio do clube, na década de 70, quando o Inter foi inesquecível.
Até o início desse século insisti em assistir alguns jogos. Mas logo larguei de mão. Nem conheço o novo Beira-Rio e a Arena do Grêmio. Sério, tenho medo de me meter com esta turba.
-
Pior isso gostei muito dessa foto aí de cima do Fabrício. Genial! Agiu exatamente como a imensa maioria dos jogadores de futebol gostaria de fazer. Acontece que a imensa maioria dos jogadores estão divididos em duas categorias: os alienados e os hipócritas. Nenhum dos tipos apoiaria abertamente o Fabrício. Pelo contrário.

EU SOU FABRÍCIO!

-
Gostei o que escreveu o Leonardo Oliveira, no Zero Hora online de hoje:

Fabrício está na média dos laterais-esquerdos em atividade no Brasil. Não encho uma mão com nomes melhores do que ele. Tem força e bola no pé. O problema é cabeça.
Os episódios de descontrole se repetem. Quando se enfurece, ninguém o segura. Nem Abel Braga, com seu corpanzil de peso pesado e coração mole de paizão conseguiu no ano passado, quando o lateral tentou invadir o vestiário do Palmeiras para acertar contas com o meia Bruno César.
Piffero ganhou um imenso abacaxi para descascar na Páscoa. A pressão de dirigentes é imensa. A da torcida, maior ainda. Ninguém pode passar ileso depois de atirar a camisa do clube longe e ofender com gestos obscenos quem paga seu salário.
Mas o presidente precisa pensar menos com o coração e mais com a razão. Não se pode crucificar Fabrício, pela questão humana. Tampouco pode-se arriscar tanto e entrar na fase de jogos decisivos com apostas nas laterais.



--



ponto da perguntinha



JATO LAVADO

Do Facebook:

ATÉ HOJE NÃO SE SABE quem era o dono, quem pagou, quem recebeu, NADA sobre o jato que matou Eduardo Campos. Não é isso realmente o que se chama Operação Lava-Jato?

(Obrigado, Cezar)



--



ponto midiático



NÃO ACREDITO!!





Do João Garcia:

Tem muita gente achando que é 1º abril a minha saída da Band. Não foi isso que o Ribeiro Neto me disse!
infelizmente é verdade!


--


CANAIS DE PICARETAGEM "RELIGIOSA"


O picareta "apóstolo" Valdemiro Santiago

A impressão - ou certeza - que tenho é de que os governos e os ministérios públicos da vida A-D-O-R-A-M esses canais de picaretagens religiosas.
Dois exemplos: o Canal 21 e o CNT.
Foram arrendados por 22 horas por dia para picaretas. E eles só transmitem os tais cultos. Mais nada. Não há nada de jornalismo, de cultura, lazer ou educação. Milagres e mais milagres o dia inteiro.
E as chamadas "autoridades" não fazem nada.
Como essas emissoras ainda não foram cassadas?

--

NOVIDADE NA TVE

O Jornal da TVE 1ª edição vai aumentar sua duração e passar a ter meia-hora de informações, notícias e serviços para todos os gaúchos a partir de segunda, dia 6, às 12h30min. O programa, que vai ao ar de segunda a sexta, também vai contar com novos quadros, como uma agenda cultural do estado, e entrevistas sobre esporte ao vivo no estúdio.
A TVE sempre apresenta novas informações durante a sua programação, com o TVE Notícias, e o Jornal TVE 2ª edição, às 19h30min.

--

ESCOLINHA G1

Essa ainda não tinha visto:


EMBARCAÇÃO RUSSA
Sobe para 56 de mortos em naufrágio de barco no Pacífico
Navio levava 132 pessoas; 15 estão sumidas.

--

ESCOLINHA G1 - 2

???????

Filha de refugiados da ex-URSS,

aluna do Rio é aprovada em Harvard


--

ESCOLINHA G1 - 3


Máquinas de café devem cair de preço (Thinkstock/BBC)

Máquinas de café devem cair de preço
--

ACEG COM TRANSPARÊNCIA

Em reunião de diretoria realizada na última terça, na sede da ACEG, foi definido que a entidade disponibilizará um Portal da Transparência, mostrando além de outras informações, os números dos balancetes trimestrais. Desta forma, o associado poderá ficar por dentro de como estão sendo administrados os recursos da ACEG nesta nova gestão, capitaneada pelo presidente Edgar Vaz.
Após passar pelo crivo do Conselho Fiscal, o balancete do trimestre de janeiro, fevereiro e março de 2015 já estará à disposição dos sócios.
A divulgação será no site da entidade: www.aceg-rs.com.br e nas demais redes sociais.
-
Além desta novidade, a ACEG divulgou os apoiadores institucionais dos troféus Fairplay, que serão o Sindicato dos Árbitros do RS e o Tribunal de Justiça Desportiva - o TJD,  da Federação Gaúcha de Futebol.
Para o troféu Gol de placa, a parceria será com a AGERT – Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão e com a ARFOC – Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul.



--



ponto fake



O Vanderlei não escreve muito no Facebook, mas quando escreve é sempre genial.
Quem ainda não viu "pensamentos e textos" de Caio Fernando Abreu, Luis Fernando Verissimo, Clarice Lispector, Jô Soares em sites,blogs e nas chamadas redes sociais?
Tudo frio.
Fotos por email? Não tenho o trabalho de conferir, porque são bobagens "trabalhadas".
-
Muita coisa na internet é um constante primeiro de abril.
-
Confiram:

FALSA IDENTIDADE


Vanderlei Malta da Cunha, jornalista


Se vivos, Jorge Luis Borges e Pablo Neruda teriam motivos de sobra para aborrecer-se com palavras que lhes atribuem e que jamais foram de sua autoria.
Nas redes sociais e páginas da web, proliferam como virais e transformam-se em citações que enaltecem sua beleza e profundidade e amplificam ainda mais a `genialidade` de `seus` autores.
Muere lentamente quien no viaja, / quien no lee, /quien no oye música, / quien no encuentra gracia em si mismo. / Muere lentamente / quien destruye su amor próprio, / quien no se deja ayudar...`
Esses versos, atribuídos a Pablo Neruda, nunca passaram pela cabeça do grande poeta chileno, Prêmio Nobel de Literatura 1971.
Si por um instante Dios se olvidara de que soy uma marioneta de trapo y me regalara um trozo de vida, aprovecharía esse tiempo ló más que pudiera...`
´La Marioneta` é um texto famoso com o qual, supostamente, o Prêmio Nobel de Literatura colombiano de 1982, Gabriel García Márquez, se despedia de seus amigos após inteirar-se que morreria de um câncer fulminante. Gabo não só não escreveu essa carta como tampouco estava morrendo no momento em que ela começou a circular na rede.
Ele ainda viveu o suficiente para lê-la, em 2002, quando disse: `O que pode realmente me matar é a vergonha de que alguém acredite que fui eu quem escreveu tamanha asneira...`
-
A mais célebre de tais citações é `Instantes`, creditada a Jorge Luis Borges e que se espalhou pela galáxia:
`Si pudiera vivir nuevamente mi vida, em la próxima trataria de cometer más errores. No intentaria ser tan perfecto, / me relajaria más. Seria más tonto de ló que he sido, de hecho tomaria muy poças cosas com seriedad. Seria menos higiênico. Correria más riesgos, haria más viajes, contemplaria más atardeceres, subiria más montañas, nadaria más rios.`
A mentira chegou a tal ponto que María Kodama, a viúva de Borges, usou a própria rede para esclarecer que bastaria um pouco de atenção dos leitores para concluir que seu marido não poderia ter escrito algo tão brega e piegas...
A vítima mais recente dessas empulhações não é nenhum Prêmio Nobel, mas aparece na internet como tendo recebido o de Medicina, em 2004.
Trata-se do popular e talentoso Dr. Drauzio Varella, que está indignado/irritado/montado num javali, com a seguinte afirmação e-m que aparece como autor:
`Atualmente, investe-se cinco vezes mais em medicamentos para a virilidade masculina e em silicone para as mulheres do que na cura do Mal de Alzheimer. Daqui a alguns anos, teremos velhas de peitos gigantes e velhos com pinto ereto, mas nenhum deles se lembrará para que servem...`
Drauzio se defende do veneno dizendo que ´eu jamais seria tão grosso e nem podre de bêbado seria capaz de escrever coisa tão abominável!...`
A falsa identidade polui a rede de modo avassalador e devemos ter muito cuidado com tudo que diga respeito a Albert Einstein, ao Dalai Lama, Madre Teresa de Calcutá, Marilyn Monroe, Gandhi, Frida Kahlo, Oscar Wilde e a muitos outros.
Barbas de molho, fellows!



--




ponto do feriadão



MAIS UM TEXTO IMPERDÍVEL

Leo Iolovitch sugere:

O que fazer com um passaporte velho?
O texto A LÂMPADA MÁGICA traz uma sugestão.
clique no link
http://www.olivronanuvem.com.br/site/a-lampada-magica.html



--



ponto g




PARQUE DO PONTAL





As audiências públicas acontecem  no próximo dia 8 (quarta) no Jockey Club - avenida Diário de Notícias, 750 - e no dia seguinte na Igreja Sagrada Família - rua José do Patrocínio, 954.
-
Depois de quatro anos em análise na Prefeitura de Porto Alegre, o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) do Parque do Pontal – na antiga área que pertenceu ao Estaleiro Só, será apresentado à população em duas audiências públicas, em abril.
O projeto liderado pela BM Par prevê a implantação de um parque público de aproximadamente 3,7 hectares – com a revitalização de 700 metros da Orla do Guaíba, um Centro Comercial de 17,1 mil metros quadrados e uma Torre Comercial com 14 mil metros quadrados, de acordo com o que prevê a legislação da Capital. A área do parque corresponde a mais de cinco campos oficiais de futebol, ou duas vezes a área da Praça da Alfândega. A revitalização prevê a construção de ciclovia, espaço para caminhadas, espaços de contemplação do pôr do sol, entre outras atrações.
-
O Parque do Pontal será a primeira área da Orla do Guaíba urbanizada pela iniciativa privada, com acesso para pedestres, bicicletas e veículos. Ao longo da via de acesso ao parque, haverá uma área para o estacionamento público de 100 veículos e um bicicletário para 80 “magrelas”.

Resgate da história
O parque também resgatará a história do antigo Estaleiro Só, através de um caminho interpretativo. Esta história será contada ao longo do percurso,  em um tipo de memorial do Estaleiro Só, cuja instalação remonta o ano de 1949.
Além de resgatar a história do Estaleiro Só, o Parque do Pontal abriga vestígios do antigo Trapiche de Asseio Público, que era conectado com a Antiga Ferrovia do Riacho, responsável pelo transporte dos dejetos da cidade. O trapiche operou na Ponta do Melo entre 1899 e 1949, e eus vestígios serão mantidos, protegidos e identificados através de um tratamento paisagístico, e incorporados ao caminho interpretativo.

Impacto ambiental
De acordo com o EIA/RIMA que será apresentado à comunidade, o empreendimento tem vários impactos positivos para a cidade, compatibilizando uma urbanização moderna e uma valorização da área, que hoje possui uma vegetação comum. Para se ter uma ideia, apenas três espécies de árvores existentes no local são de especial interesse à conservação e duas delas são passíveis de serem transplantadas, conforme levantamento feito pela Profill Engenharia e Ambiente, empresa contratada para avaliar todos os impactos que o empreendimento possa ter.
Na audiência pública também serão apresentados estudos sobre iluminação, sombreamento e ventilação, este último desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), conforme exigência feita pela Secretaria Municipal do Urbanismo. O estudo mostra que não há interferência significativa sobre estes três itens, mostrando a qualidade do projeto arquitetônico urbanístico.
-
Na área destinada ao centro comercial, haverá uma loja de 10,4 mil metros quadrados da Leroy Merlin, que, a exemplo das suas últimas operações, será certificada com o Selo AQUA (Alta Qualidade Ambiental). Ela ficará no segundo pavimento, conectando o usuário da avenida Padre Cacique ao parque e à Orla do Guaíba. A loja da Leroy Merlin foi incorporada à tipologia do centro comercial e da torre de conjuntos profissionais, criando uma identidade única a este complexo arquitetônico, de acordo com o projeto criado pela Debiagi Arquitetos.

Fácil acesso
A implantação do projeto do Parque do Pontal irá atrair um maior número de veículos para o sistema viário da região. Em função disso, serão realizadas melhorias no sistema viário de acesso à Zona Sul de Porto Alegre, bem como a implantação de uma via de acesso exclusivo ao Centro Comercial de forma que este não interfira no fluxo de veículos da avenida Padre Cacique. Também será criada uma via de fluxo lento que irá contornar o conjunto, tornando-se uma via de contemplação à Orla.
O acesso ao empreendimento será facilitado com a implantação de passeios largos, com acessibilidade para portadores de necessidades especiais e pessoas com mobilidade reduzida, como idosos e crianças. Além disso, está prevista a implantação de uma ciclovia em frente ao Centro Comercial que será conectada com o sistema existente na Orla do Guaíba.
Aproveitando os desníveis entre a Padre Cacique e área lindeira ao Guaíba, foram criados dois pavimentos de estacionamentos. São mais de 1,7 mil vagas cobertas, onde também serão instalados bicicletários.
-
Segundo dados dos empreendedores, o investimento será de R$ 155 milhões, em valores de 2013.

--

NOVA UTI DO SANTO ANTÔNIO






A nova UTI do Hospital da Criança Santo Antônio, unidade de pediatria do complexo da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, será inaugurada em junho, mês dedicado a Santo Antônio. A unidade vai incorporar dez leitos de UTI aos 30 já existentes no Santo Antônio. Esse acréscimo possibilitará um aumento de 25% no número de procedimentos de alta complexidade em pacientes pediátricos, sobretudo de cirurgias cardíacas e de malformações digestivas e hepáticas, além de transplantes de coração, fígado e rins.
O Hospital da Criança Santo Antônio tem como foco as especialidades pediátricas de maior complexidade. É centro de referência no tratamento de doenças do coração, câncer, transplantes, neurocirurgia, cirurgia de malformação do aparelho digestivo e cirurgia pulmonar e torácica.
-
A construção da nova UTI, que tem um custo estimado de R$ 3,7 milhões, está sendo inteiramente financiada com os recursos arrecadados pelo grupo Voluntárias da Vida. Sensibilizadas com a necessidade de ampliar o atendimento de recém-nascidos que dependem de procedimentos de alta complexidade para sobreviver, as senhoras da sociedade gaúcha Cláudia Bartelle, Helena Bartelle, Josiane de Castro, Mariana Chies, Marina Sirotski, Nora Teixeira, Renata Callage, Rosana da Silveira, Sabrina Ribeiro e Scheila Vontobel reuniram-se, no ano passado, para, através de doações e do resultado de eventos beneficentes, tornar possível alcançar a quantia necessária para a construção da Nova UTI, feito que elas conseguiram em apenas quatro meses.
-
Cada um dos dez leitos da nova UTI do Santo Antônio será batizado com o nome de um dos pássaros mais populares entre os que incluem o Rio Grande do Sul em seu habitat. Além do nome no leito, a sala de espera da UTI será decorada com textos explicativos e paineis multicoloridos retratando situações características da vida dos padrinhos escolhidos: Quero-quero, Sabiá-do-campo, Beija-flor, Cardeal, Pica-pau, Bem-te-vi, Tesourinha, João-de-barro, Freirinha e Tico-tico.
“A ideia chegou para mim pronta, pois o Hospital Santo Antônio já tem em suas instalações desenhos baseados no livro Lili inventa o Mundo, de Mario Quintana,” explica o artista plástico porto alegrense Gustavo Corrêa, o Gusco, que está produzindo, de forma voluntária, os paineis dos pássaros. Ele acrescenta que a intenção era manter a obra de Quintana, tão conhecido e adorado pelos gaúchos, como tema: “Foi escolhido o Poeminha do contra (Todos estes que aí estão/Atravancando o meu caminho,/Eles passarão.../Eu passarinho!)” informa Gusco.



15 comentários:

  1. Ontem, na Bandnews, o D.Casagrande cita Confucio.... Bacana, mas a frase era de Nietzche.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha...
      Esse coxinha que 'escorregou' conforme o e-mail acima é um chato de galocha. Quando está no ar não é possível sintonizar a Bandeirantes.

      Excluir
  2. A outrora simpática Band agora dá sinais de antipatia. JG cairia bem na rádio Grenal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era o único ali com conhecimento e boas histórias para contar.

      Excluir
  3. Falando em rádio e Band... O que está acontecendo com a Ipanema FM?
    Degringolou de vez. Tá todo mundo se queixando. Eles repetem as mesmas 40/50 músicas. Algumas tocam duas vezes de manhã, duas de tarde e mais uma ou duas de noite. Já não posso afirmar se é tanto, pq não consigo ouvir mais...
    Uma pena.
    As rádio da web estão aí pra derrubar esta "nova ipanema".
    Uma pena com toda a história da rádio aqui no estado e no país.

    ResponderExcluir
  4. A Band é um depósito inchado de "ex". Todos que saem das outras, a Band pega. Acabou nisso! Inchou, inchou, inchou, que estourou!

    Boa Páscoa para todos!

    ResponderExcluir
  5. Milton Ferretti Jung3 de abril de 2015 às 00:26

    É brabo,há empresas que odeiam as pessoas mais velhas e as veem como trapos. A BAND,pelo jeito,entrou nesta. Saiu o AG,não ouço mais outra rádio de Porto Alegre,

    ResponderExcluir
  6. A Ipanema Fm morreu quando caiu nas mãos do imberbe Pancho, que não tinha vivência alguma de rádio, jamais foi do ramo.
    As cagas já vinham de décadas, mas ali foi o princípio do fim.
    Depois, veio do Thadeu, ultrapassado, desatualizado, que vive na década de 90 e se acha o centro das atenções.
    Thadeu faz rádio pra ele ouvir e não é preciso ser expert no assunto para entender que esse é o primeiro passo para dar tudo errado.
    Mataram a Ipanema!
    Porém, a ideia é essa: tornar a rádio inviável para que possa, finalmente, ser substituída pela péssima Band FM, que é só mais uma igual a todas outras.
    O rádio gaúcho agoniza, com a Rede Pampa mergulhada no ridículo pelas ideias do Roger dos Reis - que já deveria ter se aposentado em 1980 - e do arrogante Martin TJ - que não é do ramo e já deu provas disso.
    Na RBS, só a Atlântida se salva, renovando e buscando se enquadrar no mercado sempre de forma ágil. A Gaúcha adolesceu, tá insuportável! O novo Sala de Redação é uma bobagem!
    E assim caminha o rádio gaúcho, cada vez menos interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Radio Gaúcha está hilária com os "adolescentes", não tem um noticiário em que o locutor não tenha que repetir uma palavra ou frase porque errou anteriormente. O Sala virou bestiol, e o mais fraco de todos é o grande ator Zé Castiel, quase não fala ou não deixam, e o Cacalo segue os passos do Santana, está senil com menos idade, só fala bobagem. O grande rádio do RS acabou, lamentavelmente.

      Excluir
  7. Ainda pras bandas da Band, o quê é aquela Band News????
    Nossa, a diferença para a excelente band News de Sampa é gritante!
    Enuanto lá nos temos o sempre certeiro Boechat, aqui temos que nos contentar pelo garoto mimado do Diego Casanova e seus gurizinhos.
    Bela merda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. He, he... E tem um cara que trabalha junto e concorda com tudo o que o Casagrande fala... Um cloninho...

      Excluir
  8. Consta que o tal A.R. Soares, cunhado do maior picareta dentre todos os donos de igrejas contratou o Canal da BAND durante um ano pagando a bagatela de 120 milhões de reais. Mais grave ainda é o fato de que o Estado Brasileiro, LAICO, concede vários canais de TV à igreja do tal Vaticano que é um estado estrangeiro e os padrecos alugam um desses canais até mesmo aos picaretas das tais igrejas nacionais. Igrejas são a maneira mais fácil de tomar dinheiro sem bronca, pois nem mesmo precisam declarar ao fisco quando faturam. Ou mandamos todas essas igrejas para o diabo que as carrega ou amanhã essa corja vai terminar de tomar o Congresso Nacional de assalto e aí vamos virar penico desses cretinos. Pé na bunda deles e para já”

    ResponderExcluir
  9. Nunca gostei do João Garcia como comentarista; de sua carreira como repórter, nada posso falar, pois não acompanhei. Acho que a Band fez bem, mandando ele e, principalmente, o fraquíssimo e contestado - até pelos colegas de ACEG - Haroldo Santos para a reserva. A crise é enorme. O curioso é que a Guaíba, que parecia estar na situação mais precária até há um ano, conseguiu colocar a cabeça para fora da água e respira. Acho que é mérito do Nando Gross, arrogância à parte. Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  10. Lamento a saída do JG da Band. Sem ele e a Cris Mattos ficou muito chato ouvir essa emissora. Prá mim sobrou apenas o Zé Aldo pois os outros são ou muito fracos ou arrogantes e insuportáveis.

    ResponderExcluir
  11. Prezado Prévidi,
    O que esperar de uma emissora que demite João Garcia, Haroldo Santos, um radialista com coloração clubistica bem definida, porém equilibrado em seus posicionamentos, Cristiane Mattos, Claudio Andrade e outros, e que mantém em seus quadros os insuportáveis Fabiano Baldasso, um desequilibrado, famoso pelo destempero verbal com que trata a atual e as ultimas diretorias vermelhas (lembram dos ataques diários aos diretores Luciano David e Souto de Moura e ao presidente Luigi? Terá algo a ver com negativa de benesses ao Grupo Band?) e ódio, travestido de cobrança jornalística, que nutre pelo clube, e um retrógrado representante neo liberal, chamado Diego Casagrande, conhecido pelo seu ranço anti-Estado (é claro, só quando interessa)?
    Lamentavelmente, a gerencia geral atual, com a sua incompetência, está levando a emissora para o fundo do poço. Bons tempos aqueles quando tínhamos o saudoso Bira Valdez no comando do Grupo Band no Rio Grande do Sul.

    Luiz Cunha

    ResponderExcluir