Segunda, 27 de fevereiro de 2017


Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.










HOJE, 17 DIAS SEM FUMAR.
NADA COMO UM CAGAÇO





semi-licença-saúde




Menos um. E os donos dos jornais que ainda restam
 insistem no papo furado de que a circulação cresce




Cada vez que leio algo sobre fechamento de um impresso é como morrer um conhecido ou até mesmo um amigo. Há pouco, fechou o Correio Riograndense, fundado pelos Capuchinhos em 1909, em Caxias do Sul. Agora, no sábado passado, foi impresso o último A Razão, de Santa Maria.
No sábado vi um post no claudemirpereira.com.br (o Claudemir é quem me passou a última capa). A gente custa a acreditar nisso. Aí vi um post do Flávio Pereira (flaviopereiranews.com) no Facebook:



Recebo a notícia de que o jornal A Razão encerra suas atividades em Santa Maria neste final de semana. Minha carreira na área da comunicação está intensamente ligada ao jornal a Razão. Comecei ali, em 1973 minha atividade na imprensa,então como chargista. O jornal pertencia ao condominio dos Diarios Associados, à época o maior grupo de comunicação do país,com a Rede Tupi de Televisão e a revisa O Cruzeiro. Diariamente comparecia na sede do jornal, ao lado do Cine Teatro Independência,onde hoje está uma lancheria. Preparávamos ali o material com um dia de antecedência,enviando-o pela empresa Planalto para Porto Alegre,onde o jornal era impresso nas oficinas do Diário de Noticias, outro jornal do grupo Associados. Recebiamos no dia seguinte o jornal,também pelo ônibus da Planato. Veio depois a minha participação na reportagem esportiva do jornal, a atuação na Rádio Imembuí,e a vinda para Porto Alegre, para integrar-me à redação da Zero Hora,e da Radio Gaucha, O jornal foi posteriormente adquirido pelo Luizinho de Grandi, sua esposa Zaira e o Celito, todos já falecidos. O encerramento das atividades do jornal A Razão me entristece muito. Minha solidariedade aos colegas de redação,e aos cerca de 100 funcionários.

Olha a sede atual de A Razão:



Imagina o que está acontecendo em todo o Brasil, com o fechamento de todo tipo de publicação.
Horror!
Infelizmente esta é uma realidade mundial. Não tem volta.
Os diários acumulam prejuízos anualmente. Por várias razões, mas a principal é a internet. Acreditem, jornal impresso é para algumas pessoas com mais ou menos 50 anos.  Assim como para qualquer outra publicação impressa. Gurizada nem sabe o que é impresso. Aliás, sabe, os seus livros da escola/faculdade.
Engraçado, a Associação Nacional de Jornais não admite esta realidade.
Vejam este sub-título de uma matéria da RBS, que está no site da ANJ:

Investimento em conteúdo digital, reformulação de plataformas e modalidades de assinatura alavancam o consumo de notícias, ampliando a média mensal de circulação do jornal em comparação ao início de 2016

Viram a cascata, a conversa de Cantinflas?
Juntam as ridículas tiragens dos impressos com as visualizações dos sites. Não esqueça que cada pessoa que entra numa notícia disponível apenas para assinantes é computada como "visitante".
Aliás, eu queria saber os números dos assinantes online.
Olha, falo diariamente - por telefone, email whatsApp, etc - com centenas de pessoas e afirmo que apenas UM tem o tal tablet da assinatura.
E isso que dão um monte de brinde. Agora, parece que vão dar até uma ROMISETA restaurada ou uma LAMBRETA. Uauuuu!!!!
Pra encerrar:
Vocês sabem quem é o presidente da ANJ - Associação Nacional dos Jornais, a entidade dos donos dos jornalões?
Marcelo Antônio Rech, o nosso Homer Simpson, o fabuloso Décio Piccinini dos Pampas. Isso, o MAR, bambambã dos impressos da RBS,  virou representante dos patrões!! Legal pra ele, deve estar ganhando uma grana legal!!

O nosso Homer colabora e faz uma assinatura digital!!

-

NÃO É IMPLICÂNCIA. MAS TENHO DÚVIDAS SE ESTÃO VENDENDO ASSINATURAS DIGITAIS

Na edição desta segunda:




--

E essa me mandaram por email:



*Promoção válida no dia 27/02/2017.
Ao adquirir a assinatura da modalidade ZH Digital, ao término do período promocional, o assinante passa a pagar R$ 18,90/mês pela assinatura digital e R$ 4,00/mês pelo Clube do Assinante. Essa oferta é exclusiva para novas assinaturas realizadas pela internet, válida apenas para pagamentos com cartão de crédito.


-

JOVEM PAN SERRA GAÚCHA - A partir de março, o que acontece de mais importante em todo o país estará mais próximo da Serra Gaúcha pelas ondas do rádio. É que os resultados positivos da parceria entre o Grupo RSCOM e a rede liderada pela rádio Jovem Pan, de São Paulo, que possibilitou o retorno da marca à região metropolitana de Porto Alegre em dezembro de 2016, já estão rendendo novos avanços, e garantem a expansão das operações conjuntas para a região de Caxias do Sul e de toda a Serra Gaúcha: a partir do dia 14 de março, a nova operação do grupo sediado em Bento Gonçalves entra no ar com a estreia da Jovem Pan Serra Gaúcha 92,5 FM, com sintonia local de sinal nos municípios mais populosos da região da Uva e do Vinho (Caxias, Bento Gonçalves, Farroupilha, Garibaldi e Flores da Cunha) e penetração na região das Hortênsias, principalmente em Gramado e Canela.
Com uma forte programação local produzida na região, com ênfase em jornalismo, entretenimento, ativação e eventos e foco na Serra Gaúcha, a emissora inicia a operação estratégica para consolidar a presença da marca nacional, que é a maior rede de rádios do país, nas mais importantes cidades do Rio Grande do Sul através da experiência reconhecida em comunicação do grupo serrano.
De acordo com o diretor operacional do Grupo RSCOM, Marcos Dytz Piccoli, a operação demonstra a confiança do grupo no mercado da Serra Gaúcha, considerada uma praça importante para todo o país por sua capacidade produtiva, qualidade de vida e potencial como destino turístico.
“É a união da maior rede de rádios do país, uma marca nacional, com um destino nacional. A Serra Gaúcha merece”, acredita.
Com isso, além a programação produzida na Serra. o público regional terá acesso à consagrada programação nacional da emissora, que apresenta conteúdos exclusivos e diferenciados como os programas Pânico, humorístico comandado por Emilio Surita que tem entrevistas com convidados especiais, trotes e muita participação de ouvintes, e Missão Impossível, apresentado por Ligia Mendes e o locutor Bob Fernandez, um programa perfeito para quem tem problemas de relacionamento, onde os ouvintes pedem ajuda para que seus impasses de relacionamento sejam resolvidos e a risada é garantida.
A nova afiliada vai substituir a Oi FM, que, no entanto, não deixará de existir. A emissora já prepara sua repaginação em uma nova frequência que em breve estará no ar. Assim como ocorre na região metropolitana de Porto Alegre, onde a operação é sediada em Montenegro mas possui uma central de produção no Shopping Total, na capital gaúcha, a operação serrana também terá ramificações em mais de uma cidade. Com a estrutura de operação da emissora de classe A1, a Jovem Pan Serra Gaúcha terá seu sinal irradiado direto de Bento Gonçalves, e estúdios em Farroupilha e Caxias do Sul, com a manutenção de um espaço de convivência no Shopping São Pelegrino.
Como preparação para a estreia da Jovem Pan Serra Gaúcha, os dois grupos estabeleceram ações estratégicas para a adaptação da programação nas últimas semanas. Enquanto a Oi fez um movimento para se aproximar da direção artística da rede Jovem Pan, sem esquecer seu perfil mais popular, a Jovem Pan FM adotou em sua grade de programação músicas que misturam um conceito ligadas ao sertanejo pop e universitário.
O Grupo RSCOM é a maior empresa multimídia do interior do estado e tem sua maior penetração na Serra Gaúcha, Vale do Caí e Região Metropolitana de Porto Alegre. Com sede em Bento Gonçalves, mantém as emissoras de rádio Jovem Pan 90.7 FM Grande Porto Alegre, Viva FM 94,5, campeã de audiência na Serra Gaúcha; Amizade FM 89.1, Amizade AM 1070, de Bento Gonçalves, rádio Oi FM, todas com abrangência na Serra Gaúcha, e rádio Erreci, de Conegliano, na Itália, e edita os portais de notícias Leouvê e Olá Serra Gaúcha.

--

DIÁRIO DO PARAÍSO

PRAIA GAÚCHA TOP! - Em Oeisis International não acontece isso!




-

PERGUNTINHA SOLAR - Quanto as indústrias de protetor solar pagam para fazer propaganda em um programa da Globo? Hoje, poo Bem Estar SÓ fez propaganda. Pelo preço dos protetores - acima de 50 reais - eles jamais poderiam comprar espaço em programas populares, tipo Ratinho. Apostam tudo na Globo e na classe média consciente.

--

E OS PAIS NÃO VÃO EM CANA? - Uma guria de 14 ANOS, GRÁVIDA, foi morta durante uma briga de traficantes, na praia de Magistério. Eram seis horas da manhã.
Claro que tem que botar na cadeia o assassino.
Os pais dessa guria têm que ser responsabilizados!! Grávida? Seis da manhã na rua?

--

CADA VEZ MAIS TEM GENTE CHATA - Era o que faltava. Olha essa nota  da FSP:
Durante o "Domingão do Faustão" deste domingo (26), Preta Gil saiu em defesa de marchinhas como "Cabeleira do Zezé" e "Maria Sapatão", banidas de alguns blocos de Carnaval por conterem trechos considerados preconceituosos e homofóbicos. "Tenho dúvidas se algum algum gay já se sentiu ofendido com essas músicas", disse a cantora. "Essas marchinhas surgiram em uma época onde era tabu falar sobre isso e  serviam para introduzir de maneira natural esses assuntos". Ela também brincou: "Está tudo tão politicamente correto que vão ter que me chamar de 'Afrodescendente Gil', não de Preta."

-

PERGUNTINHAS - Por que APENAS na Cidade Baixa tem carnaval? Por que os organizadores não querem incomodar os vizinhos em seus bairros?
(aí quem não gosta que façam de sua rua uma esculhambação, transformando as calçadas em banheiro, sem contar a grande reunião da bandidagem, é preconceituoso. Tá bem, né Roberto Jardim?).

-

FALTOU ÁGUA - Como no final do ano faltou, no final de semana, água no Litoral Norte.  Sabe o motivo, né? A gauchada metida a fina, que A-M-A a ilha está pelada e teve que ficar na casa dos parentes por aqui mesmo. Essa gente, que A-D-O-R-A SC só incomoda!! Pelo jeito, sem água até quarta. Com a palavra a Corsan.

--

FERIADÃO É DELES!

Recebo:
Ontem no Jornal da Band , às 19h30min , uma pérola .
Após um boa reportagem sobre falcões e corujas , a repórter pergunta para uma criança que estava passando a mão na Coruja :
- Bonita , né? O que está achando do "pelo" da coruja ??????

DEPOIS ARRUMARAM, MAS DEMOROU. PRINCIPAL CHAMADA DESTA SEGUNDA!! 
NÃO TEM DESCULPA: O "E" FICA BEM LONGE DO "O" NO TECLADO.
ISSO SE CHAMA DESLEIXO. O SUJEITO NÃO LÊ O QUE ESCREVE PORQUE DEVE SE ACHAR GENIAL!


Na folga 25/02/2017 | 05h00

Alexandra Aranovich: Descobrindo o Brasil de Pedro Álvares Cabral e de Thomas Mulller



Sistema prisional Destaque do editor 24/02/2017 | 21h42

Quem são os chefes da facção do Vale do Sinos que pretendia fugir do Presídio Central 



????????????????

Interiores  25/02/2017 | 08h00

Toalhas com tecnologia que deixa mais macia e volumosa

Material tem tecnologia que adiciona ar entre as fibras do algodãoDE

Um Olhar sobre o RS

Hamilton Coelho, o escultor que morano fim do Brasil, no Chuí



IMPASSE (????????)

Crematório de Joinville ainda pode demorar três para começar a operar




-

REFLEXÃO - Do jornalista e apresentador Rogério Mendelski: Carnaval com funk, sertanejo e outros ritmos de primatas? Isto não é carnaval e estamos conversados...
-

MEMÓRIA - Como sempre, do extraordinário jornalista Marcello Campos:
Seu Flores e a sua heroica oficina de máquinas de escrever na rua Espírito Santo, no Centro Histórico de Porto Alegre!



-

NA REAL - Tem coisa mais primeira metade do século passado do que transmitir carnaval por rádio?
Este é um comentário que fiz no Facebook. Mais de 200 curtidas.
O amigo Wesley Coll escreve de Nova York\;
Lembro de ir ao estádio de futebol e a maioria tinha radinho de pilha colado no ouvido. A narrativa era mais intensa porque não podia contar com a visão. Depois, veio a TV e os primeiros narradores botavam todo mundo pra dormir. 'Queeee lance....' Lembra? Celestino Valenzuela, acho. Hoje, você vai ao maior show do mundo, ou um evento estarrecedor acontecendo à sua frente, e todo mundo está de cabeça baixa, assistindo na tela diminuta de seus celulares. Afinal, o que mudou?

-

piadinha


Numa audiência


O juiz:
- Mas como o senhor foi matar a sua mulher depois de 45 anos de casamento?
O réu:
Pois é, Meritíssimo, a gente vai adiando, adiando...


2 comentários:

  1. Caro Prévidi, abaixo um pequeno texto, que publico no jornal O Taquariense, para teus leitores curtirem neste carnaval. Acho que é interessante. Abraços.

    Nossa língua galego-Portuguesa
    Alguns dias atrás, eu estava a reler o livro “Açorianos no Rio Grande do Sul, II” – uma coletânea de escritos histórico-culturais editada em 2011, pelo Instituto Cultural português, de Porto Alegre.
    Reler esses textos, pra mim, é um passatempo agradável, mas o que me deixou realmente ligado foi um estudo, página 71, do historiador gaúcho Sérgio Mota e Silva, em cuja introdução ele descreve, ao detalhe, a nossa protolíngua portuguesa, o galaico-português. Ele também nos informa (coisa que eu, metido a sabido, honestamente desconhecia!) que a língua hoje falada na Galícia (a Galícia é uma comunidade/estado autônoma da Espanha, situada no noroeste da península ibérica - bem acima de Portugal) é o galego. Pra mim, era muito lógico que eles falassem a língua da Espanha, o castelhano.
    Pouco após, eu e minha esposa, em Montevidéu, a caminho de Colônia de Sacramento, à noite, zapeando a TV do hotel, encontramos um canal da Galícia e, ora vejam, ouvimos pessoas falando a nossa língua portuguesa, ou quase isso, com um forte sotaque espanhol. É vero, pessoal, é isso que é exatamente a língua galega. Tanto que, recentemente, passou a fazer parte da associação dos países ou regiões que falam o idioma lusitano.
    Na realidade a nossa língua portuguesa é derivada de uma língua falada na região, ao final do século IX, hoje compreendida pelo norte de Portugal e a atual Galícia, a partir do latim vulgar – que era a língua falada pelos incultos soldados romanos, misturada a vários dialetos e línguas dos povos locais, entre os quais, destaco, a tribo dos lusitanos. Com a separação, em 1143, de Portugal do Reino de Castela, o galego e o português deveriam tomar rumos diferentes, mas - incrivelmente! - tal não ocorreu.
    Só como exemplo, para ficar bem assente, como disse um falante castelhano, “o galego es português escrito leido por um hablante castelhano”, vejam a frase abaixo escrita nas três línguas:

    Português: O cão do meu avô é parvo;
    Galego: O can do meu avó é parvo;
    Espanhol: El perro de mi abuelo es tonto.

    Por fim, para os cristãos, a mítica cidade de Santiago de Compostela, o final da árdua caminhada de 800 quilômetros, fica na Galícia.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, João Paulo. Reproduzo amanhã no blog. abraço

    ResponderExcluir