Terça, 24 de setembro de 2019




Jamais troquei de lado.
Por quê? Eu não tenho lado.
Ou melhor, o meu lado sou eu
...
ANDO DEVAGAR
PORQUE NÃO TENHO PRESSA





Escreva apenas para





O livro TODOS POR UM? COMO COMPRAR?
Basta entrar em contato, no Facebook, com Paulo Palombo Pruss. ou pelo editoraescuna@gmail.com ou paulopruss@hotmail.com







BONECOS VESTIDOS


São raras as pessoas que sabem contar histórias.
O jornalista Marco Poli sabe como poucos. É uma arte. O mestre dos mestres dos contadores de história? Erico Verissimo. "O Tempo e o Vento" é a maior prova deste seu dom.
Aliás, gostaria de ver as histórias do Poli em livro (o que achas, Paulo Pruss? A Editora Escuna deveria providenciar...). Nome do livro? AS HISTÓRIAS DO POLI.





Tenho um fetiche por bonecos vestidos por pessoas. Na verdade uma tara mesmo. O José Luiz Prévidi, em tempos idos quando trabalhei na sua editora onde eu editava o Jornal de Porto Alegre, ao menos uma vez por semana me levava pra almoçar numa galeteria da rua da Praia. Ele não come nada que tenha penas, mas ele simplesmente adorava minha relação com um boneco de Galetão, vestido por um ator muito bem humorado, que ficava na janela do restaurante, promovendo o local. Num belo dia o Galetão desapareceu. Deve ter sido algum contigenciamento e tal. Por aqueles dias fui viajar para a Austrália e, ao retornar o Cabeça(apelido do Prévidi pra quem não sabe) me recebe com um sorrisão de orelha a orelha comentando: “bota um Isordil debaixo da língua, porque vou te contar algo que vai te enlouquecer… O Galetão voltou!”

Me caíram os butiás do bolso e quase não aguentei de ansiedade até a hora do almoço. Quando finalmente deixamos a editora e rumamos rua da Praia abaixo, o nível de excitação passava do natural, até que chegamos à Galeteria, cujo salão era num 2º andar. Subimos as escadas e o Prévidi ficou logo ao fim das escadas, só pra ver o que ia acontecer. Eu entrei correndo como criança voltando à escola no 2º ano letivo e o Galetão ao me avistar fez o mesmo, em minha direção. Não lembro quantas mesas e louças derrubamos quando finalmente nos encontramos depois de tanto tempo. Só sei que rolamos pelas mesas até cair no chão. A cena era tão ridiculamente engraçada que nem os donos do restaurante conseguiram ficar brabos. Naquele dia sequer paguei a refeição; foi brinde.

Digo isso porque hoje quando saía da Band, cruzei com uma abelha do meu tamanho. Sim, uma Abelhona. Escoltada por três lindas Princesas vestidas de dourado. Eram as promotoras do 5º Festimel, que acontece em Pinhal entre 4 e 13 de Outubro. Fui direto pra cima da Abelhona, pois não resisti. Ela adorou - parece que tenho um carisma especial por quem veste esses bonecos - ela me abraçou e gentilmente me ofereceu uma bisnaginha de mel, a qual bebo no instante que escrevo essas linhas, com pinga e limão, pra abrir os trabalhos antes da final da Copa do Brasil. No tempo em que fiquei no pátio esperando meu Uber e ela o veículo oficial da festa, já éramos amigos de infância.

As princesas vestidas na cor do mel eram lindas, mas meu “Crush” ficou, definitivamente, com a Abelhona. Afinal, foi ela quem me adoçou a boca


-


RENATO RIBEIRO NÃO SE TORNOU ANJO




Escreve o Sandro Kluge:

Na semana passada faleceu Renato Ribeiro que foi o proprietário, até 2007, do Correio, das Rádios e da TV Guaíba.

Ele, talvez, tenha sido o único que fez efetivamente frente a RBS na década de 80/90 – mesmo que com um empreendimento menor que a RBS, pois ele, Renato Ribeiro, encarava (na minha ótica) comunicação como sendo um negócio. Um pouco diferente do que o Breno Caldas que efetivamente tinha os empreendimentos como meio para a manutenção do seu “status” social – isto, concluo depois de ter lido quase tudo o que se relacionava ao Correio e a seu fundador, pois teve condições entre os anos 60 e 70 de simplesmente “matar” a RBS – seja comprando o Diário de Notícias (e o resto todo), seja comprando a própria Zero Hora – e não o fez.

Renato Ribeiro, ao que me recorde, assumiu o Correio e o resto, pois estava sendo objeto de matérias da Zero Hora – num assunto que envolvia ICMS e as suas empresas. Por mais que a intenção inicial não tenha sido a “preservação histórica do Correio”, ao final, ele acabou transformando tanto o jornal, como a Rádio, numa concorrência pau a pau com a RBS – a ponto de, na década de 90 ter colocado a Radio AM, em 100 Kw – igualando a Gaúcha, e dar ao Correio em 1995, uma capacidade de impressão, se não o triplo, o dobro que a Zero Hora tinha, pois ele colocou três parques gráficos – 100% a cores.

Na TV – que alguns diziam que dava traço (e não duvido), criou um modelo, aqui no RS, já na década de 80 – aonde as estruturas das emissoras eram verticalizadas (da produção do conteúdo, comercialização, até a transmissão), de “terceirização” – que depois virou normal – vide vista GNT´s, Multishow´s e outros, aonde se tinha acesso, pelo menos, a uma programação jornalística com opinião (Clóvis Duarte, Flávio Alcaraz, Ernani Behs, Bira Valdez – que ficou um tempo).

O tempo vai indicar a importância do Renato Ribeiro – mesmo sabendo que tem seus desafetos (o mais expoente foi o Sérgio Jockmann), mas, que ele foi o condutor da “efetiva concorrência” à RBS, isto ele foi.

...

Escrevo eu, JLPrévidi:

Não lembro se cheguei a ver o senhor Renato Ribeiro duas vezes.
A que recordo foi na Presidência da Assembleia Legislativa. O deputado Valdomiro Lima era o presidente e eu o supervisor da Comunicação.
Renato Ribeiro havia marcado uma audiência com o presidente para se apresentar e falar do ressurgimento do Correio do Povo e emissoras.
Foi um alvoroço quando o empresário chegou.
Passaram para o salão de audiências e eu fui junto:
O presidente Valdomiro indaga, de cara:
- O que te levou a comprar o jornal e as emissoras?
Doutor Renato, com a maior calma:
- Estava em dúvida, se comprava uma fazenda de camarões nos Estados Unidos ou o que sobrou da Caldas Júnior. Resolvi apostar neste negócio.
Isso ele falou num tom, tipo "não sei se compro mortadela comum ou defumada".
Claro que ele sabia muito bem o que queria ao comprar, principalmente, o jornal.
Tenham certeza de que ele fez muitos negócios com o poder que conquistou.
Para terem uma ideia, tentou até influenciar na eleição da Prefeitura de Porto Alegre em 1988. Acreditem, no dia em que a última pesquisa que seria publicada, ele... deixa pra lá. É passado.
Nessa época se comentava que as empresas de Renato Ribeiro eram as maiores devedores de ICMS do RS.


-



ESTÁGIOS - Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de estágio em Jornalismo no TRF4. Os estudantes interessados poderão se inscrever  até as 18 horas de 25 de setembro pelo portal do tribunal, na página de Concursos e Estágios.
Depois de realizar a inscrição, é necessário que os candidatos enviem a documentação comprobatória até o dia 26 de setembro para que a sua inscrição seja homologada. Os documentos devem ser enviados para selecao@trf4.jus.br.
As provas serão aplicadas no dia 9 de outubro, às 14h30min, na sede do TRF4, em Porto Alegre. A divulgação do resultado final do processo seletivo está prevista para ocorrer a partir do dia 15 de outubro e a previsão de ingresso dos aprovados é a partir do dia 22 do mesmo mês.
-
O programa de estágios do TRF4 tem carga horária de vinte horas semanais no turno da tarde. Além disso, a remuneração é de R$ 833,00, acrescida do valor de R$ 9,40 de auxílio-transporte por dia efetivamente trabalhado.
Para poder concorrer à vaga, o aluno precisa ter concluído, até o momento da inscrição, no mínimo 25% e no máximo 60% dos créditos disciplinares do curso de Jornalismo, independentemente do semestre em que esteja formalmente matriculado.
Somente poderão participar do processo seletivo, os estudantes devidamente matriculados em uma das instituições de ensino superior conveniadas com o tribunal.


-





SE MANDOU DA RECORD - O repórter Samuel Vettori está indo para a RBS TV.


-


FLAGRA DO OLIDIO VOLPATO

Repórter de TV entrevistando: "Que tu SENTIU quando o médico te disse...?".
Caramba, nas Faculdades de Comunicação não cobram conjugação verbal?
...
Cobram, sim. O probçema está nas redações.
Como o sujeito coloca no ar uma coisa dessas?
Sei lá, mas acredito que essa gente acredita na "informalidade" para "melhor comunicar".
Pode ser.


-


DÓI NO OUVIDO - Entre inúmeros absurdos televisivos, não consigo engolir quando dizem "a viúva da Mariele". Argh!!!


-



LITORAL GAÚCHO PERDE A CADA DIA - Escreve o jornalista Clóvis Heberle:



O Hotel Samburá, em Imbé, está fechado.
Não se sabe se e quando reabre.
Já foi um dos mais charmosos e confortáveis do litoral norte. A localização não podia ser melhor, junto à barra do rio Tramandaí, de frente para o mar.
É difícil de acreditar que nenhum desses grupos endinheirados do ramo hoteleiro (ou fora dele) tenha interesse em revitalizar o prédio e tornar a fazer dele uma excelente opção para hospedagem.



-


CONFIRA!




-


MEUS VOTOS NO PRÊMIO PRESS - 6

Comentarista de Rádio do Ano - Flávio Pereira, Rádio Pampa
Apresentador de TV do Ano - Felipe Vieira, SBT RS
Colunista de Jornal/Revista do Ano - Vitor Bley de Moraes, revista Expansão
Apresentador de Rádio do Ano - Rafael Marconi, 104 FM (O Rogério Mendelski não é hors-concours?)
Repórter de TV - Evandro Hazzy, Band TV (Gosto também do Josmar Leite, Wilson Rosa, Ricardo Azeredo e Jonas Campos. Escolham!!)
Locutor/Apresentador de Notícias - Maria Luiza Benitez, Rádio Guaíba

(continua amanhã)

...

E CONTINUEM VOTANDO NIMIM!

Jornalista de Web do Ano - Prévidi
(Ah, não quer votar nimim? Então vai de Jairo Kuba -  www.rdgalera.com)

Jornalista do Ano - Prévidi

Lá no topo tem um banner do Prêmio Press. Clica e vota!!



-


APOLOGIA DA BANDIDAGEM



-




VEM AÍ, AGUARDEM!!

CUIÃO,
o novo símbolo de GAY PORT.



   
1
-


EXEMPLO DE "ECONOMIA" - Escreve o jornalista Vitor Bley de Moraes:




Vejam exemplo desta "maravilha", uma das tantas da nossa Porto Alegre, executadas pela Prefeitura da Capital. Fica na esquina da Rua Tuparaí com a Toroquá, na Vila do IAPI. Depois de muitos meses, foi realizada essa "obra de arte". Concluída, os trabalhadores optaram em "economizar" tempo e paralelepípedos. Jogaram algumas pás de piche no buraco e "solucionaram" o problema. "As peças" (paralelepípedos) que sobraram foram deixadas sobre as calçadas. É mais um remendão na nossa triste cidade. 

...
E O DESPACITO JÚNIOR DIZ QUE ESTÁ "ARRUMANDO A CIDADE". SÓ PODE SER DEBOCHE.


-


ESSE SANDY JÚNIOR NÃO TEM JEITO!






-



PIADINHA DO ANO

Jean Aero-Wyllys será professor em Harvard.
HAHAHAHAHA!!!!



-



NÃO É PIADINHA

Por favor, não vomite!

O deputado federal Mário Heringer, do PDT-MG, propôs a medalha do Mérito Legislativo da Câmara Federal ao youtuber Felipe Neto.




-



PIADINHA

Assediada



Um comentário: