Sexta, 7 de novembro de 2025


NESSA SEXTA

a cesta do João Paulo






JOÃO PAULO DA FONTOURA é de Taquari-RS. É escritor e historiador diletante, membro da ALIVAT – Academia Literária do Vale do Taquari, titular da cadeira nº 26.





150 anos da Imigração Italiana


Dalla Italia noi siamo partiti / Siamo partiti col nostro onore / Trentasei giorni di macchina e vapore /
E nella Merica noi siamo arriva

Merica, Merica, Merica / Cossa saràlo 'sta Merica? / Merica, Merica, Merica / Un bel mazzolino di fior

 

Dois primeiros versos da canção Mérica Mérica do folclore italiano, que representa ludicamente a esperança e a realidade dos migrantes em busca de uma vida algures na América.



(Aviso: Este texto foi escrito em maio deste ano e deveria marcar (mesmo com atraso) os 151 anos da imigração italiana. Com o problema de saúde do nosso José Prévidi, ficou suspenso. Segue agora, pois considero importante a data. Abraços, curtam!)

Tenho lido em vários sítios informativos, mas principalmente na web, local onde busco informar-me  prioritariamente, que este ano marca exatos 150 anos do início da migração italiana do nosso estado.

No Brasil, a data é 21 de fevereiro de 1874 – ou seja, 151 anos atrás –, quando 386 italianos desembarcaram no porto de Vitória, Espírito Santo, a bordo do vapor La Sofia.

Em nosso estado a data que oficializa a migração italiana é 20 de maio de 1875 – Dia da Etnia Italiana no Rio Grande do Sul, estabelecido pela Lei Estadual nº 11.595, de 2001, ergo, neste mês que está a findar fechamos exatinhos 150 anos da primeira leva.

Essa primeira leva desembarca no porto de Rio Grande, do bordo do vapor Cachoeira, segue até Porto Alegre, e dali ruma em direção ao antigo Campos do Bugre, hoje a pujante Caxias do Sul.

Dali iniciam as primeiras colônias dos oriundis.


Essa migração-primeva foi antecipada por um planejamento do governo imperial, no início dos anos 1870, preocupado com os vazios na região da Serra da então província de São Pedro, e também com a necessidade de incrementar a produção agrícola da região para abastecer as emergentes regiões urbanas já instaladas e em processo de crescimento acelerado.

Entre 1875 e 1914, instaram-se no Rio Grande do Sul aproximadamente 84 mil italianos vindos, sobretudo da Lombardia, Vêneto e Tirol.

O ponto culminante da imigração foi entre 1884/94, abrangendo cerca de 60 mil italianos.

A partir de então, houve o cancelamento da concessão, pelo novo regime republicano, das gratuidades (ou longos financiamentos) das passagens transoceânicas.


As cinco primeiras colônias imperiais foram:

1874 – Colônias Dona Isabel (Bento Gonçalves) e Conde d’Eu (Garibaldi);

1875 – Colônia Fundos, de Nova Palmira (Caxias do Sul);

1877 – Silveira Martins (próximo a Santa Maria);

1884  – Colônia Álvaro Chaves (Veranópolis);

1885 – São Marcos e Antônio Prado;

A primeira parada destes imigrantes era o Rio de Janeiro, de onde rumavam para o porto de Rio Grande, seguindo então pela Lagoa dos Patos até Porto Alegre. Permaneciam semanas ou meses em barracões comuns, devendo prestar trabalho compulsório na abertura de estradas. Finalmente, recebiam do governo seus nacos de terra, sementes e ferramentas agrárias como machado, facão curvo, faca, pá e outros.

Mesmo esses itens (passagens, terras, ferramentas, etc.) não sendo cedidos graciosamente, na prática era algo próximo disso, pois altamente subsidiados. A terra, poderia ser paga em até 10 anos ou mais, se necessário.

Outro fato interessante que vi, há uns 20 anos, em um estudo sobre a emigração italiana para as Américas – e que o Google confirmou in totem –  é que as comunidades dos locais que resolviam emigrar cotizavam-se na ajuda financeira a esses corajosos aventureiros, pois essas saídas aliviavam a pressão populacional dessas comunas. É o que hoje se chama política do ‘ganha-ganha’. 

Estes imigrantes trouxeram consigo a cultura do vinho, cuja comercialização permitiu-lhes acumular capitais que mais tarde se tornaram pujantes indústrias como uma Tramontina da vida.

O elemento religioso era o centro da vida dessas comunidades católicas fervorosas.


Por meio da religião, os italianos exerceram grande influência sobre a cultura rio-grandense. Padres e freiras tiveram uma intensa participação na instrução religiosa e laica no estado.

Uma das curiosidades que tenho, creio que muitos a tenham, é a questão da razão, ou razões, da migração em massa dos italianos, fala-se em 27 milhões, uma quase diáspora de um povo mundo afora.

Genericamente, achamos estudos que dizem tudo e nada ao mesmo tempo:

"A grande imigração italiana no final do século XIX e início do século XX foi impulsionada por fatores econômicos, sociais e políticos na Itália, combinados com o incentivo à imigração em outros países, como o Brasil."

Na realidade, penso, a Itália simplesmente seguia a Europa, ou seja: a miséria também era geral lá pela segunda metade do século XIX.

A transição do feudal para o capitalismo, somada, no caso da Itália, à transição da dominação austríaco-francesa para a gloriosa Unificação Italiana de 1861 (que teve a liderança do nosso Garibaldi), afetou muito a economia e as condições sociais do povo italiano.

Terras, quando não fracionadas ao limite por heranças, estavam em mãos de poucos proprietários.

Como a Itália estava se reconstruindo, os pequenos proprietários endividavam-se com taxas e mais taxas sobre suas terras.

Havia, também, a concorrência desigual com as grandes propriedades rurais, que fazia o preço dos produtos do pequeno proprietário ficarem muito baixos, empurrando essa mão de obra para as indústrias nascentes, as quais não conseguiam absorver essa massa de trabalhadores, saturando as cidades com desempregados.

À medida que a disputa pelos mercados consumidores se acirra, a concentração das terras nas mãos de poucos agravou-se.

Assim, milhões de camponeses, que antes eram pequenos proprietários rurais, desceram à condição de trabalhadores braçais (os bracciante) nas grandes propriedades rurais.

Mesmo aqueles que continuaram na condição de pequenos proprietários não conseguiam mais tirar seu sustento da terra. Isto porque as terras eram normalmente adquiridas por herança, e o filho mais velho adquiria a propriedade após a morte do pai, enquanto os outros filhos eram excluídos. Mesmo quando as terras eram divididas entre os filhos, o fracionamento (citado acima) acarretava no recebimento de um pedaço de terra muito pequeno, tornando impossível dali extrair o sustento. Aqueles, excluídos das terras, seguiam para os aglomerados urbanos engrossando as filas de desempregados.


E também havia outro fator com peso importante: países como o nosso Brasil, que, precisando de mão-de-obra qualificada de toda a sorte, criavam mecanismos para atrair esse migrante, ergo...

Nesta questão das razões, que geram muitas discussões, eu tenho um amigo e colega da ALIVAT, morador de Roca Sales, e que tem uma verdadeira fixação pelo tema: o historiador e genealogista Luiz Rota.

A tese dele é singular, diferente da maioria que a gente encontra em escritos sobre o tema. Mas é boa e bem argumentada. Tomo a liberdade, com a licença do autor, de colocá-la abaixo ao escrutínio do nosso leitor, copiada do ‘Informativo Regional’ de Teutônia:

Ei-la:

Lei italiana nº 3124, de 25 de maio de 1876, que encerrava definitivamente a questão das florestas (terras) no país europeu, reconhecia o Estado como proprietário de fato e definitivo, deixando os colonos (contadini) sem saída. 

“La legge 3124, di 25 de maggio del 1876, poneva termine si alla questione silana, ma poneva per sempre una pietra sulle speranze dei contadini”. 

(A lei punha fim à questão da disputa de terras, mas também punha para sempre uma pedra sobre a esperança dos colonos na Itália.)

“L’emigrazione fu la triste valvola di sfogo alla’ miseria”. 

(A imigração foi a triste válvula de desafogo para fugir da miséria total)

A partir desta lei, a imigração, que tinha iniciado tímida, teve um crescimento gigantesco, sendo o principal motivo da vinda para a América. Grande parte dos italianos que aqui vieram desenvolveram, em especial, o Rio Grande do Sul de forma maravilhosa, com seu trabalho e dois mil anos de conhecimentos trazidos em suas mentes brilhantes.

Foi em busca de terras que eles vieram para esta parte do Novo Mundo e encontraram em abundância. Souberam adquirir, cultivar e produzir na América toda. 

Ao chegar ao Rio Grande do Sul, o colono bradou alto, ergueu os olhos para o céu e iniciou, com toda moral possível, a construção de uma nova sociedade, baseada na sadia estrutura da pequena propriedade familiar. 

O encontro com a terra e a fé em Deus se constitui num canto de louvor, numa vibração intensa, um estremecimento que jamais pode silenciar, pois estava baseado na distribuição da terra, alicerce de progresso, mas também raiz de muitos males e conflitos, em face da injusta distribuição.

Felizmente, neste cantinho quase esquecido do planeta, pela abundância de terra fértil a ser distribuída aos colonos que ocuparam o solo, uma região inóspita acidentada e isolada, o colono italiano superou todos os obstáculos, com coragem e denodo, sob alicerce firme da fé, associado ao trabalho incansável, e trouxe prosperidade econômica e social para esta “Terra Nostra”, abençoada por Deus.  

Uma parte dessa história está descrita em alguns de nossos livros da origem italiana, como “A saga do imigrante italiano em busca da Terra Nostra” e as publicações que relatam a saga das famílias Rota/Rotta, Cossul, Gugel, Barzotto e Bronca, por exemplo.

Sempre nos perguntamos: quem de nós não tem um parente, familiar ou amigo com origem Italiana? Por isso, a lei Italiana de maio de 1876 muda nossas vidas todos os dias, basta usar uma ferramenta de origem da Serra Gaúcha, tomar um copo de vinho, ou um suco de uva.  Neste ano, comemoremos os 150 anos da imigração italiana abrindo um espumante.


Curiosidade sobre as migrações italianas

+ Estima-se que entre 1870 e 1920, época da grande imigração,  aproximadamente 1,5 milhão de italianos migraram para o Brasil, representando 42% do total de imigrantes da época;

+ No período entre 1874 e 1889, cerca de 320.000 desses italianos chegaram ao Brasil, com quase metade deles indo para São Paulo;

+ O Brasil ocupa, folgadamente, o posto de maior abrigo de descendentes de italianos do mundo, com aproximadamente 30 milhões de moradores, ou 15% do total de brasileiros;

E vejam bem, a população da Itália é de 60 milhões de habitantes, portanto, somos – literalmente – uma meia Itália.

Os Estados Unidos, que é segundo colocado, com um total de 340 milhões de habitantes, têm em torno de 17 milhões de descendentes italianos.

+ De acordo com historiadores, a maioria dos imigrantes italianos eram originários das regiões da Itália Setentrional – no Norte, principalmente do Vêneto, e a da Itália Meridional – no Sul, principalmente a região da Calábria.

+ Na década de 1970, houve a visita de uma alta autoridade da administração italiana à nossa região da Serra, e que a deixou impressionada com os falantes locais: eles falavam o talian, uma corruptela da língua original dos seus antepassados da região do vêneto, língua esta hoje extinta na Itália.

+ O talian é preservado pelos locais havendo inclusive registros de livros escritos e dicionários. Também existem rádios, como a Radise, em Caxias do Sul, que utiliza cerca de 90% da sua programação na língua talian. Há programas transmitidos nessa língua, além da música e contação de histórias. 

+ A travessia do Oceano Atlântico, em barcos movidos a vapor, levavam ainda assim, em média, 40 dias. Não havia mordomia, era tudo padrão terceira classe. Um dos portos que mais embacaram esses imigrante é o de Gênova, no noroeste italiano.

+ A impressão que temos, de tantos e tantos italianos que há em nosso estado (principalmente aqui na minha região do Vale do Taquari), é que somos o estado que mais possui – ao menos proporcionalmente – população dessa nobre origem, mas não é vero! Vejamos:

No Brasil, como já dito acima, há mais de 30 milhões de brasileiros que são descendentes de italianos, com a grande maioria estando presente nas regiões sudeste e, principalmente, sul do país.

Os quatro estados brasileiros com maior número de descendentes de imigrantes italianos são:

São Paulo: 13 milhões de descendentes (representam 32,5% da população); Paraná: 3,7 milhões de descendentes (representam 37% da população);

Rio Grande do Sul: três milhões de descendentes (representam 27% da população);

Santa Catarina: que empata com o nosso RS, também três milhões de descendentes, mas que representam 50% da população catarinense.

Os outros três estados da região sudeste (Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo) possuem, juntos, quase quatro, ou  1/3 de todo o estado de São Paulo.

Já nas regiões norte, centro-oeste e nordeste do país, a quantidade de descendentes de imigrantes italianos é: um milhão; 400 mil; e 150 mil – respectivamente.

+ Um fato triste e pouco divulgado: nos extertores do escravagismo negro em nosso país (e também por sua baixa produtividade: as lavouras paulista perdiam para as lavouras do Vale do Paraíba da região do Rio de Janeiro, que passaram a usar mão-de-obra assalariada)) houve no interior de São Paulo aquilo que classicamente podemos chamar de ‘trabalho escravo’, ou ‘trabalho análogo à escravidão’:

Muitos imigrantes italianos que vieram para São Paulo foram submetidos à condição de trabalho que se assemelhava à escravidão. Embora não estivessem acorrentados como os escravos africanos, eles foram obrigados a trabalhar em condições precárias, com baixos salários e jornadas exaustivas, em grande parte das fazendas de café.’

Pelo que sei, andei lendo, houve protestos diplomáticos fortes, e ameaças de proibição de migração por parte do governo italiano e de outros governos europeus.

+ A Itália é tão representativa aqui na nossa América (vou deixar o Brasil e nosso Rio Grande um pouco de lado) que até mesmo – e isso passa batido pela maioria das pessoas, o nome do continente homenageia um italiano, o grande navegador e cartógrafo Américo Vespúcio, toscano florentino, nascido em 1454 e companheiro de outro italiano, Cristóvão Colombo, o descobridor.

+ Essa nada tem a ver com a migração maciça dos italianos na condição de migrantes, mas é interessante, vamos lá: segundo Gilberto Freyre, no início da formação do Brasil veio para o nordeste um ‘macho’ Cavalcante de nome ‘Filippo Cavalcante’, de origem italiana, donatário de largas terras e que espalhou seu sêmen entre mulheres negras e indígenas, formando uma descendência que hoje chega a 249 mil usuários deste sobrenome! Que tal?



Quinta, 6 de novembro de 2025

 

UM LINDÍSSIMO POEMA
DE LUIZ CORONEL
(COM DEBORAH FINOCCHIARO)

As Cinzas


SEGUINTE:

O AMERICANO, EM ESPECIAL, O NOVA-IORQUINO
É UM POVINHO DE MERDA.
MERECE ISSO




Floriza Xavier Hias, via Facebook: O mais interessante numa cidade onde tem o maior número de judeus é o discurso do (prefeito eleito) Zohran Mamdani é antisemita até a raiz dos cabelos. Mas a “islamização” nos Estados Unidos é diferente da Europa. Os americanos sempre tiveram mais domínio e se nos lembrarmos na tragédia de 11 de setembro a comunidade muçulmana americana foi completamente contra aos patricios. E não nos esqueçamos de figuras importante americanas como Maicon X, Muhammad Ali entre outros. Tinham posicionamentos políticos divergentes e tudo dentro da democracia.

DEPOIS É O BRASILEIRO QUE TEM QUE SER ESTUDADO PELA NASA.

MELHOR DO QUE POD
não pode

Nada como um bom papo.
O nosso limite é de 30 minutos. Mas pode continuar em outro dia.
O primeiro convidado é o

JORNALISTA MILTON CARDOSO!! O SENADOR!!

TEMOS UM CANDIDATO PORRETA AO SENADO!!

O INÚTIL PAULO PAIM VAI VOLTAR PARA CANOAS!!
DUDU MILK VAI REVER SUAS PRETENSÕES ELEITORAIS E PODE SER CANDIDATO A VEREADOR EM PELOTAS EM 2028.
MARCEL VAN HATTEM COMEÇA A ACREDITAR QUE É MAIS FÁCIL CONCORRER AO GOVERNO DO RS.


TUDO A VER!!
ou não?

PADRÃO DUDU MILK DE GOVERNAR:

PORTO ALEGRE NÃO TEM ESCADA MAGIRUS.   

NA NECESSIDADE, VEM DE CAXIAS DO SUL.

(e esta plasta sonha em ser presidente...)

DE TUDO
muito

DE UM LEITOR - Vinte e quatro anos após o ataque às Torres Gêmeas, Nova York elege um prefeito muçulmano, estrangeiro e, como se não bastasse, socialista. O mundo não gira, capota.

CANALHA!!


OS SEGUIDORES DO "EDUCADOR"
DEVEM ESTAR FELIZES



ESSE BANDO DE BABACAS ESTUDAM NA UFRGS:





INTERNACIONAL, CHEFIADO POR PETISTAS, RUMA PELA SEGUNDA VEZ PARA A SEGUNDA DIVISÃO DO BRASILEIRÃO.

O GOVERNICHO DUDU MILK




Memorial onde foi proclamado a República Rio Grandense, em 11 de setembro de 1836. Está localizado em Seival, distrito de Candiota. 
Foi neste local que ocorreu no dia anterior a batalha do Seival, onde apesar dos caramurus estarem com vantagem numérica, 560 contra 430, os Farroupilhas se superaram e acabaram destroçando-a, fazendo 180 soldados mortos, 60 feridos e 116 presos. Pelo lado Farroupilha as baixas foram mínimas.
Foto de Jairo Reis
Fonte:


SEGURA ESSAS
quem se trumbica não comunica

Band continua com MasterChef em 2026.


POR ONDE ANDA A NOVA APRESENTADORA DO GLOBO ESPORTE (RBS TV)?

DE UM LEITOR:
Hoje fui ver no YouTube a repercussão do “sucesso “ dos times gaúchos ontem, deparei-me com um programa na GZH com uma apresentadora com certo sotaque que além da voz chata fala gritando! Que decadência do jornalismo gaúcho, que já foi o melhor!


   

SBT News começa em 15 de dezembro.
Daniela Beyruti: “O SBT News é um novo marco para o SBT. Queremos entregar informação de qualidade sob as diretrizes que seguimos no nosso jornalismo, porém, podendo aprofundar em assuntos que nem sempre são atraentes para TV aberta como economia, política, mercado, saúde, esporte, entre outros. Assuntos que serão debatidos com maior intensidade. Estamos todos bastante empolgados com o nascimento desse canal”.

DOIS MINUTOS
com o PRÉVIDI

A RELAÇÃO DO COMANDO VERMELHO, HAMAS, PT E O CARECA.
ASSISTA E ESPALHE!!



PORTO ALEGRE É ASSIM!

PODERIA SER AQUI, NÃO?


RECREIO

O Tributo Elis Regina que vem arrastando corações por onde passa, chega mais uma vez a sua terra natal Porto Alegre para mais um show emocionante e cheio de saudade!
A banda em seu formato original, promete mais uma vez entregar uma experiência sonora única com um show repleto de significado e potência.
Compre o seu ingresso para essa noite mágica de muita música boa! 
Abertura da casa: 20h
Show: 22h
Ingressos: a partir de R$ 25 reais
Onde: Espaço Cultural 512 na Rua João Alfredo, 512, Cidade Baixa - Porto Alegre





OLIMPO
a morada das deusas do século 21




PIADINHA
sem nome feio, sem política e sem futebol



Quarta, 5 de novembro de 2025

 

UM LINDÍSSIMO POEMA
DE LUIZ CORONEL
(COM DEBORAH FINOCCHIARO)

As Cinzas


SEGUINTE:

RESPONDA RÁPIDO!!


MELHOR DO QUE POD
não pode

Nada como um bom papo.
O nosso limite é de 30 minutos. Mas pode continuar em outro dia.
O primeiro convidado é o

JORNALISTA MILTON CARDOSO!! O SENADOR!!

TEMOS UM CANDIDATO PORRETA AO SENADO!!

O INÚTIL PAULO PAIM VAI VOLTAR PARA CANOAS!!
DUDU MILK VAI REVER SUAS PRETENSÕES ELEITORAIS E PODE SER CANDIDATO A VEREADOR EM PELOTAS EM 2028.
MARCEL VAN HATTEM COMEÇA A ACREDITAR QUE É MAIS FÁCIL CONCORRER AO GOVERNO DO RS.




TUDO A VER!!
ou não?

TEM MALUCO QUE NÃO VALE O COCÔ QUE FAZ

Acredite: tem gente fazendo campanha para que Flávio Dino seja candidato a presidente em 2026!!

   

DE TUDO
muito

MISSÃO - Este é o mais novo partido registrado no TSE. Surgiu a partir do MBL.
Querem ter candidato a presidente no ano que vem.

BANDIDO É SEMPRE BANDIDO


AUXÍLIO FINANCEIRO PARA FAMÍLIAS
DE BANDIDOS MORTOS NO RIO

SEGURA ESSAS
quem se trumbica não comunica


LUIZ RENI MARQUES - Estive ontem a tarde visitando o amigo jornalista e escritor. Lá se vão quase 50 anos, quando em janeiro de 1977, concursados do Banco do Brasil, fomos mandatos para Palmeira das Missões.
O Reni está no Hospital Moinhos de Vento se recuperando de umas arapucas que a vida impôs.
Está falante, cheio de vontade de que termine logo estas semanas de recuperação. Pelo que passou está ótimo.
Temos em comum muita coisa, mas uma em especial:
SOMOS HYLANDER!!!

A Globo demitiu o jornalista Sidney Garambone, um dos chefes de esportes. Garambone estava na empresa desde 2000 e, atualmente, era editor de Qualidade e Projetos Especiais da área esportiva da emissora.

PERGUNTINHA: Por onde andam os bons repórteres de futebol da RBS TV?
Cadê o Arildo Palermo?


JOSÉ NUNES, PRESIDENTE DA ARI: Dia de movimento na banca da Associação Riograndense de Imprensa ARI, com a chegada do livro institucional dos 90 anos da ARI intitulado - A entidade que virou instituição - 90 anos da história da Associação Riograndense de Imprensa de 1935 a 2025. Uma honra estar à frente dessa entidade que teve Erico Verissimo como primeiro presidente. O livro estará à disposição na banca da ARI.

DOIS MINUTOS
com o PRÉVIDI

A RELAÇÃO DO COMANDO VERMELHO, HAMAS, PT E O CARECA.
ASSISTA E ESPALHE!!


PORTO ALEGRE É ASSIM!

A APOSTA NO TURISMO CULTURAL

Consultores contratados pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) apresentaram as primeiras impressões sobre o turismo cultural na capital gaúcha aos representantes do governo de Porto Alegre e ao público nesta terça-feira, 4. O evento foi realizado na sala Aldo Locatelli, no Paço Municipal. Gerente de projetos da AFD, Alice Rios participou remotamente da atividade. Os urbanistas apontaram como ponto forte da cidade a ampla oferta de opções culturais. Um dos desafios destacados será aumentar o tempo de permanência dos turistas que passam pela cidade a caminho de outros destinos do Estado.  

A AFD vai investir R$ 3 milhões na realização do Plano de Turismo Cultural para Porto Alegre, cuja versão final será divulgada no segundo semestre de 2026. O objetivo é que o estudo contribua para reforçar a atratividade do município, estimule a economia local, valorize o patrimônio (material e imaterial) e promova a inclusão social por meio do turismo.

A proposta incluirá metas de curto, médio e longo prazo, com prioridades, indicadores, cronograma e fontes de financiamento. A vice-prefeita Betina Worm elogiou a iniciativa. "Esse projeto visa qualificar nossa cidade, verificar as potencialidades para que nosso povo e os turistas possam aproveitar da melhor maneira tudo o que Porto Alegre oferece de bom", afirmou.

O Plano de Turismo Cultural fornecerá amplo material de apoio para as ações do programa Centro+4D, iniciativa com foco na revitalização do Centro Histórico e do 4º Distrito.

De acordo com o secretário de Planejamento, ampliar o número de visitantes em Porto Alegre depende de um esforço coletivo. “Para o êxito daquilo que estamos nos propondo, é indispensável que haja participação efetiva da comunidade e da iniciativa privada. Estamos tratando de uma estratégia da sociedade porto-alegrense para transformar nossa cidade em um destino turístico relevante. O que significa mais renda, mais prosperidade, mais riqueza e mais trabalho”, destacou Cezar Schirmer.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, o programa tem como objetivo revitalizar o Centro Histórico e o 4º Distrito de Porto Alegre. Com cofinanciamento do Banco Mundial, da Agência Francesa de Desenvolvimento e contrapartida do município, serão investidos 162 milhões de euros para enfrentar os desafios urbanos e sociais nas duas regiões.

Entre as iniciativas previstas estão ações de inclusão social e econômica. O Plano de Turismo Cultural busca posicionar a capital gaúcha como polo capaz de atrair visitantes nacionais e estrangeiros.

RECREIO



OLIMPO
a morada das deusas do século 21


PIADINHA
sem nome feio, sem política e sem futebol


-

Terça, 4 de novembro de 2025

 

UM LINDÍSSIMO POEMA
DE LUIZ CORONEL
(COM DEBORAH FINOCCHIARO)

As Cinzas


SEGUINTE:

MÃE É MÃE




MELHOR DO QUE POD
não pode

Nada como um bom papo.
O nosso limite é de 30 minutos. Mas pode continuar em outro dia.
O primeiro convidado é o

JORNALISTA MILTON CARDOSO!! O SENADOR!!

TEMOS UM CANDIDATO PORRETA AO SENADO!!

O INÚTIL PAULO PAIM VAI VOLTAR PARA CANOAS!!
DUDU MILK VAI REVER SUAS PRETENSÕES ELEITORAIS E PODE SER CANDIDATO A VEREADOR EM PELOTAS EM 2028.
MARCEL VAN HATTEM COMEÇA A ACREDITAR QUE É MAIS FÁCIL CONCORRER AO GOVERNO DO RS.



TUDO A VER!!
ou não?

APRENDI MAIS UMA:
EXPO FAVELA RS 2025 É UM EVENTO TURÍSTICO

Aprenda com o que está no Diário Oficial do RS, de 31 de outubro de 2025:

ATO DE DECLARAÇÃO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
Declaro inexigível de licitação a efetivação do Contrato de Patrocínio concedido pela SECRETARIA DE TURISMO – SETUR/RS à  Associação de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, inscrita no CNPJ sob o nº 12.149.188/0001-13,no valor de R$ 350.000,00 (trezentos e cinquenta mil reais), referente à Cota Patrocinador para o evento EXPO FAVELA RS 2025 a ser realizado  nos dias 07 e 08 de novembro de 2025, na Fábrica  Guahyba (Instituto Caldeira), em Porto Alegre/RS , conforme proposta de fl. 02/22 e Termo de Referência de fls. 46/52 do PROA n° 25/2301-0001211-7, cujas despesas correrão por conta da UO: 23.01; Projeto: 2041; Sub Projeto: 204101  Recurso: 1190; NAD: 3.3.90.39, SRO n.º 093826,  com fulcro no art. 74, caput,  da Lei  14.133/2021.
Porto Alegre, outubro de 2025.
RONALDO SANTINI
Secretário de Estado do Turismo

DE TUDO
muito

ASSISTA. É DEVASTADOR!!



A COMPROVAÇÃO


PT ENVIA CANHÕES PARA O RIO


O CASAL REAL

  

VEJAM A RELAÇÃO DOS LIVROS MAIS VENDIDOS DA FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE. 
NÃO TEM UM LIVRO DESTE SÉCULO, TODOS RELACIONADOS SEM PAGAMENTO DE DIREITO AUTORAL.
PODERIA DIZER QUE É UMA BAITA PICARETAGEM?


SEGURA ESSAS
quem se trumbica não comunica

"A GLOBO É RUIM QUANDO NÃO ME SERVE"
Caco Belmonte, jornalista e escritor.

BOLSA PARA  JORNALISTAS - Da Folha de S.Paulo:
Jornalistas brasileiros podem se candidatar a uma bolsa de estudos na Universidade Harvard, nos Estados Unidos. A iniciativa é da Nieman Foundation for Journalism. Em cada edição, até 12 profissionais de fora dos Estados Unidos são contemplados.
Os bolsistas selecionados recebem US$ 85 mil (cerca de R$ 450 mil) ao longo de nove meses, para cobrir despesas básicas durante o programa, que começa em agosto de 2026. A organização também oferece seguro-saúde suplementar e um subsídio para creche destinado a filhos de até 12 anos.
As inscrições exigem currículo, dois ensaios, resumo do plano de estudo, portfólio e três cartas de recomendação, todos em inglês. É preciso ter pelo menos cinco anos de experiência na área. Desde 1938, o programa já beneficiou mais de 1.700 jornalistas de quase cem países.
Os bolsistas também podem assistir aulas no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, na sigla) e na Universidade Tufts.
Os resultados serão divulgados em maio de 2026. As candidaturas podem ser enviadas até 1º de dezembro em https://nieman.harvard.edu/fellowships/how-to-apply/

AS MUTRETAS JAMAIS PARARAM, NÉ PETISTAS?



DOIS MINUTOS
com o PRÉVIDI

A RELAÇÃO DO COMANDO VERMELHO, HAMAS, PT E O CARECA.
ASSISTA E ESPALHE!!


PORTO ALEGRE É ASSIM!

MORROS DO FUTURO


RECREIO



OLIMPO
a morada das deusas do século 21



PIADINHA
sem nome feio, sem política e sem futebol



Segunda 3 de novembro de 2025

UM LINDÍSSIMO POEMA
DE LUIZ CORONEL
(COM DEBORAH FINOCCHIARO)

As Cinzas


SEGUINTE:

Fiquei tão impressionado com este poema do Luiz Coronel que resolvi deixá-lo aí, na abertura do Blog, por algum tempo. Posso até dizer que é um dos três poemas mais lindos que conheci em nosso idioma  (ao lado de Mario Quintana e Ferreira Goulart).
Para aqueles que quiserem conhecer mais um trabalho do Coronel, sugiro que compareçam à Praça da Alfândega, na Feira do Livro, para tentar ganhar a sua última obra.
Mas, tente chegar antes para não perder!


Para que possam ler o poema As Cinzas.
Ah, esqueci: assisti ao vídeo no programa de sábado passado, ENTRE AMIGOS, do Alejandro Malo, na Band TV.

É bom pensar que a morte é uma curva na estrada, os outros não veem, mas o caminho continua...
As pessoas levam sua sombra,
mas deixam sua luz
Na cerimônia do adeus a um grande amigo eu disse: 
"Nós somos a morada dos ausentes, enquanto existir quem nos amou continuamos nítidos e intocados"
Tudo termina em cinzas
Quando eu morrer, minhas cinzas
na praia podereis jogar
Onda após onda, 
as ondas do mar virão me buscar
Unindo areia e cinza, 
um castelo um menino irá edificar
Serei rei, serei príncipe,
até que as ondas do mar venham me destronar
No labirinto dos caracóis
minhas cinzas hão de ficar
Ouvirás minha voz na partitura das ondas, no coral das sereias das noites de luar.

MELHOR DO QUE POD
não pode

Nada como um bom papo.
O nosso limite é de 30 minutos. Mas pode continuar em outro dia.
O primeiro convidado é o

JORNALISTA MILTON CARDOSO!! O SENADOR!!

TEMOS UM CANDIDATO PORRETA AO SENADO!!

O INÚTIL PAULO PAIM VAI VOLTAR PARA CANOAS!!
DUDU MILK VAI REVER SUAS PRETENSÕES ELEITORAIS E PODE SER CANDIDATO A VEREADOR EM PELOTAS EM 2028.
MARCEL VAN HATTEM COMEÇA A ACREDITAR QUE É MAIS FÁCIL CONCORRER AO GOVERNO DO RS.




TUDO A VER!!
ou não?

O DETRAN-RS - Departamento Estadual de Trânsito do RS - patrocina o 30º Musicanto Sul-Americano de Nativismo, em Santa Rosa.   

DE TUDO
muito

PERGUNTINHA

O QUE O GOVERNADOR GAUDÉRIO DUDU MILK FAZ NO RIO DE JANEIRO E EM SÃO PAULO DE 2 DE NOVEMBRO A 7 DE NOVEMBRO? 
E POR QUE VIAJA ACOMPANHADO DE JORNALISTAS E BRIGADIANOS?


DE UM LEITOR - ENTRE UMA CHACINA E OUTRA
Essas chacinas funcionam como uma grande expiação. Nesse exato momento já devem estar providenciando novos soldados do tráfico para substituir aquelas centenas que pereceram nessa operação. Outras facções vão tratar de ocupar os espaços vazios de um CV enfraquecido temporariamente. Do outro lado, um novo concurso, para novos policiais. No lado da bandidagem ou no lado dos policiais, mais carne, mais sangue para manter o moedor de carne funcionando. Deram um Ctrl Alt Del para reiniciar o sistema, chamar novos personagens e começar tudo outra vez. Lembremos, é preciso abastecer a demanda, que não está nos morros e nem nas favelas. E a classe política? Assistindo tudo de camarote. Aliás ano que vem tem eleições. Fundo eleitoral de 5 bilhões já está garantido para a festa...

DETALHE PARA A CAMISETA DE BIBO NUNES
EM ENCONTRO DE SANTO ÂNGELO


LULA NUNCA FOI INOCENTADO


TIBÉRIO VARGAS RAMOS, JORNALISTA - Metamorfoses da esquerda 
Os velhos stalinista e maoístas ignoravam os massacres de Stalin e Mao, contestados pelos trotskistas, acusados de traidores. Foram vistos com desconfiança, ao longo do tempo, os nacionalistas, trabalhistas, UDN Bossa Nova, moderados e autênticos do MDB. Comunistas radicais e delinquentes juvenis aderiram à luta armada, sequestros e assaltos a banco na ditadura. Sem vocação para a iniciativa privada, fizeram concursos públicos, aparelharam o Estado e ao chegarem ao poder, descobriram a corrupção. Locupletaram-se com dinheiro da Fundação Ford e do milionário ambientalista Soros em Ongs nas favelas e na Amazônia, com foto de uma seringueira e olho nos minérios, na madeira e nas rotas da droga da Colômbia, Bolívia e Venezuela. As Farcs da Colômbia (foto) mostraram que o narcotráfico podia ser um aliado. No Rio, a esquerda é narco-afetiva (foto).         



DO JORNALISTA VITOR VIEIRA: "Governo da Argentina decretou que qualquer brasileiro que tente ingressar no país será considerado amplamente suspeito, devendo passar por rigorosa averiguação de antecedentes. A desmoralização internacional do Brasil é algo inacreditável."



Líder do CV do Ceará, que foi morto no Rio. Sabem com quem ele está na foto? Governador do Ceará, Elmano de Freitas, e Ministro da Educação do Lula, Camilo Santana.                                                                                                                                                                                                           
IMPERDÍVEL!!
No dia 1° de novembro vamos ter o privilégio de assistir no YOUTUBE (televisão, computador ou APP) o filme " O FALSO JUIZ " produzido pelo jornalista português Sérgio Tavares, baseado na história de uma nação nas mãos de um psicopata que busca expor a  ditadura imposta no BRASIL. 
Adivinhem quem é o ator em destaque. 
O filme vai mostrar todos os CRIMES deste pseudo ministro, protagonizados contra a Constituição Federal do BRASIL e contra os direitos humanos praticados arbitrariamente nas sentenças contraditórias dos anarquistas de 8 de janeiro apelidados de "golpistas" (aqueles que estavam sem armas, sem munição,  sem exército e sem qualquer prévio planejamento de invasão). 
Este filme foi gravado em 10 Países: BRASIL, EUA, Portugal, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, Bélgica, Índia e Argentina. 

ASSISTA:



SEGURA ESSAS
quem se trumbica não comunica

LAURO QUADROS, 86 ANOS


DE CARONA COM O GAMBA



DO ZURBA FAGUNDES, HUMORISTA - "Maurício Saraiva, taí um cara que não pode ver uma vergonha que já quer passar...".

O SABICHÃO ESTÁ CANCELADO



O PRODUTO ROGÉRIO FORCOLEN


Galvão Bueno sai da Band TV antes do Natal.
Vai para o SBT. Estreia no Teleton neste mês e fará os jogos do Brasil na Copa de 26. Lógico, pelo SBT.

DOIS MINUTOS
com o PRÉVIDI

A RELAÇÃO DO COMANDO VERMELHO, HAMAS, PT E O CARECA.
ASSISTA E ESPALHE!!


PORTO ALEGRE É ASSIM!

Ingressos pelo Sympla, acesse o perfil @ograndeencontro.gaucho 

O Grande Encontro - Música dos Gaúchos - 11ª Edição 

📆 4 de novembro, terça-feira 

🕖 20h30min

🏟️ Auditório Araújo Vianna 

📍 Parque Farroupilha, 685 - Porto Alegre/RS


RECREIO

JEFF PRESLEY / JULIO SASQUATT - PORTO ALEGRE será a primeira cidade a receber nosso tributo ao Rei do Rock!! Não podia ser diferente, pois além de ser artista representante da América Latina no Elvis Week, em Las Vegas, Jeff Presley é cirurgião no Hospital de Clínicas, Diretor da SIMERS e envolvido com diversas causas sociais que impactam crianças e idosos da capital.
O segredo para fazer tudo isso é a paixão e atitude Rock'n Roll, que você pode presenciar ao vivo, dia 27 de novembro com grande banda, luz, cenário e figurinos que vão te levar em uma viagem pela carreira do Rei, está IMPERDIVEL!


---

Do Facebook de Fernando Belissimo:


OLIMPO
a morada das deusas do século 21


PIADINHA
sem nome feio, sem política e sem futebol