Segunda, 24 de novembro de 2025

 


SEGUINTE:

SOBRE O DIA DA "CONSCIÊNCIA NEGRA"


Pode ser uma heresia o que vou escrever, mas, a cada ano, aumenta a minha convicção de que o chamado "movimento negro" está perdido. E noto isso em manifestações que acompanho há tempos. E nem vou tratar de bobagens que sempre surgem e que são levadas a sério, mesmo que mais pareçam quadros de programa humorístico (vejam o vídeo que está no TUDO A V ER (medicina racista).
Claro que são momentos diferentes, mas os navios negreiros eram tão "desumanos" quando os navios que traziam imigrantes europeus para o Brasil. Os métodos eram diferentes - os negros não sabiam que estavam viajando para o "novo mundo" enquanto que os europeus - principalmente alemães e italianos seriam colonizadores, com a garantia de vantagens.
No entanto, todos foram enganados. Os negros viravam escravos, se resistiam a longa viagem; os europeus, se sobrevivessem a viagem, eram "largados" sem nada do que havia sido prometido pelo Império.
Nada poderia ser pior do que a escravidão, mas o que faziam com os imigrantes era também desumano. Basta se informar como foi, por exemplo, a criação do povoado que originou Porto Alegre (não acreditem nos "casais de açorianos" saindo do navio cantando e dançando).
Repito: são incomparáveis as chances que os imigrantes tiveram em comparação com os negros. Para terem uma ideia, enquanto italianos e alemães já estavam organizados nas cidades e mesmo no campo, os negros ainda padeciam os efeitos da escravidão. E o que poderiam fazer no início do século XIX?
Os negros que não ficaram no campo se instalaram nas cidades e foram "empurrados" para as periferias, criando as favelas e vilas. Foram discriminados ao extremo, ao ponto de serem excluídos até no entretenimento. Exemplo? Até hoje resistem os "clubes para negros" em todo o Brasil, assim como escolas de samba (poucas) e algumas festas populares.
Hoje, as chamadas "lideranças negras conscientes" incentivam a criação de grupos formados exclusivamente por negros. Até mesmo "grupo de ginástica para negros" e "escolas de danças para negros". Em todas as áreas se criaram estes "segmentos exclusivos". Para terem uma ideia, na capital paulista existe uma "faculdade para negros"...
Apenas para lembrar de passado recente: nos Estados Unidos o 
fim da segregação legal somente foi formalizada com a aprovação da Lei dos Direitos Civis de 1964. E na África do Sul o apartheid foi um regime de segregação racial que durou de 1948 a 1994. Era o sistema que  segregava a população de acordo com a cor da pele, com a minoria branca no poder. Isso resultou em leis que limitavam o acesso de pessoas negras à educação, moradia e voto, e impunha restrições severas em seu cotidiano, como o proibição de casamentos interraciais.
Hoje, no Brasil, assistimos o orgulho de algumas pessoas em incentivar a formação de grupos específicos que reúnem negros, apenas negros.
Neste último dia 20 de novembro assisti na TV  e redes sociais inúmeras iniciativas voltadas  exclusivamente para negros...
.....
Neste final de semana conversei com um amigo do tempo da faculdade, o jornalista, poeta e, hoje, cineasta Paulo Ricardo Moraes. O querido Negão ou Baiano. 
Ele conta que está se dedicando ainda mais a atividade de cineasta, junto com a filha Camila.
Está fazendo a pré-produção de num novo curta, sobre um personagem queridíssimo de Porto Alegre. Posso garantir que será um sucesso.

(depois vejam  a PIADINHA do dia)

MELHOR DO QUE POD
não pode

Nada como um bom papo.
O nosso limite é de 30 minutos. Mas pode continuar em outro dia.
O convidado desta semana é o jornalista, professor e escritor

RICARDO AZEREDO

Há mais de 40 anos é jornalista.
Trabalhou em todas as TVs como repórter e inclusive foi presidente da TVE-RS.
É um dos mais premiados profissionais do Estado.
Hoje está na TV Record Guaíba, onde faz reportagens investigativas e também é produtor de conteúdos especiais.
Ricardo mora em Guaíba, onde com a esposa veterinária, cria cachorros de raça.
Tenham uma excelente aula de Jornalismo!!


POD COM MILTON CARDOSO:
https://www.youtube.com/watch?v=4UNEK9aJFxg&t=177s

AO TRIBUNAL DE CONTAS
e demais autoridades estaduais

É PAPEL DE UMA PREFEITURA PATROCINAR UM PROGRAMA DE TV?

Recebo de um leitor:
O Jornal do Almoço, das RBS TV, de sábado passado, bateu todos os recordes de absurdos. Levaram vários apresentadores a Canela, cujo objetivo era divulgar o "Sonho de Natal" na cidade.
Para surpresa de poucos, foi realizado no palco, um AMIGO SECRETO dos jornalistas e das jornalistas. Cada um(a) entregando um presente pro outro.
Ou seja, a Prefeitura de Canela pagou o "Amigo Secreto" destas pessoas.
Dinheiro Público para uso pessoal de figuras alheias aquela cidade.
UM ABSURDO!! 

PARA FINALIZAR OS ABSURDOS EM CANELA, ASSISTA:


TUDO A VER!!
ou não?

MEDICINA RACISTA


SEGURA ESSAS
quem se trumbica não comunica

AGORA, só falta uma gasguita pra substituir o Maurício Saraiva, em seus "comentários certeiros", no Globo Esporte.
Gostaria de ver uma pesquisa sobre o público que assiste ao programa diário que deveria ser de futebol, da RBS TV.

TV RECORD tentou fazer jornalismo no sábado de manhã. Insistiram em ficar no ar por causa da prisão do Bolsonaro. Mas não tinham mais do que meia dúzia de informações imprecisas. Mesmo assim, repórteres e comentaristas ficaram por horas repetindo e repetindo e repetindo.... E, claro, as mesmas imagens.
Um horror!!

Rodrigo Bocardi fechou acordo com o SBT e vai participar do Show do Milhão - Celebridades, game show comandado por Patrícia Abravanel nas noites de domingo. A versão especial irá ao ar em dezembro.
As gravações começaram nesta semana. Além de Bocardi, o humorista Ceará também estará na atração.
Ao todo, serão quatro episódios. No ano que vem, o formato voltará com uma edição tradicional com anônimos.
Rodrigo Bocardi foi demitido por justa causa da Globo no início do ano, após quase 25 anos na empresa. Foi acusado de prestar serviços de comunicação para uma empresa que atende contas públicas, incluindo empresas de ônibus na Grande São Paulo.
No Instagram, o ex-âncora do Bom Dia SP criou um projeto de jornalismo comunitário, a BocaTV, "focado em tentar resolver os problemas da cidade de São Paulo".

EVARISTO VILLALOBOS NOBRINHO E OS TORCEDORES:
São ridículos!!!
Estes jornalistas em veículos de comunicação que leio, vejo e ouço "torcendo" para o Inter e Grêmio.
São os primeiros a cornetear em caso de derrota.
Não sei como admitem fazer isso...
Sou um jornalista que sempre manteve, mantém e manterá a postura, o senso crítico. E jamais abrirei mão disso.
Mas ser jornalista/ torcedor pegou moda, reconheço.
Acho isso péssimo para quem se diz profissional. É minha humilde opinião.
Só os ignoro. Fujo deles.
Cada vez têm mais.
Tempos ruins....
Lembro do grande Cid Pinheiro Cabral, que escreveu:
- Eu nunca disse que era colorado. Sempre confiei na inteligência dos leitores.
Ponto

THE VOICE BRASIL, no SBT, às segundas, é um  baita sucesso de público.

PATRICIA POETA "se acha" demais! Até um elogia que faça em seu programa na Globo parece falso, fingido. Até  seu sorriso é falso. Então, quando elogia...

MOÇOILAS que estavam no Jornal do Almoço, em Canela, no sábado, precisam urgentemente de aulas de dança. "Sem jeito" passou por ali e ficou em cada um dos corpinhos.

OBSERVAÇÃO: Sobre o Jornal d Almoço de sábado passado, em Canela. Ouvi mais do que assisti, mas me deu a impressão de que foi um dos programas mais ridículos do ano. Sério, o pessoal da RBS TV se acha "mais importante" do que aqueles que pagam a festa deles na cidade.

DE TUDO
muito

PONTE DE IMBÉ - Escreve o jornalistas Clovis Heberle:
Um release da prefeitura de Imbé publicado no jornal Zero Hora sem contraponto e reproduzido em sites de Imbé e Tramandaí atualiza as informações sobre a polêmica construção da ponte sobre a foz do rio Tramandaí. Neste RS onde falta dinheiro até para fazer uma pinguela, o prefeito conseguiu 80 milhões para esta obra desnecessária e possivelmente danosa ao equilíbrio ecológico.
Na nota, espanta a generosidade da Corsan/Aegea: pagou o estudo ambiental sobre a ponte, sem nada pedir em troca da prefeitura de Imbé. A mesma generosidade que teve para com Xangri-lá e Capão, construindo um cano de mais de 20 km para largar os efluentes de sua estação de tratamento bem longe, no rio Tramandaí.
No dia 11 de dezembro haverá uma audiência pública na sede da SAT, em Tramandaí, para a discussão dos efeitos que este lançamento de esgoto vai ter nas lagoas que abastecem os municípios da região. A afirmação da Corsan/Aegea de que não poluirá a água é contestada pelos ministérios públicos federal e estadual, prefeituras e pela Associação Comunitária de Imbé-Braço Morto. Será uma oportunidade para sabermos se é generosidade mesmo ou mais um capítulo do jogo de intere$$es.
Como diziam os narradores esportivos de antigamente... reina grande expectativa.

DO EDUARDO ESCOBAR, VIA FACEBOOK:
Fim de semana de ENART, o maior encontro homoafetivo tradicionalista de todo o Brasil.

MODERNIDADE - Chamada de Publicação para Autoras Transexuais (contos, crônicas, livros completos e poesia) – até 10-12-2025.


FELIPE CAMOZATTO, DEPUTADO ESTADUAL NOVO: Vitória nossa contra o governador! O governador recuou de colocar sigilo nas viagens. Recuou, ressalto, de novo. E não foi por pressão de colunista, não: foi porque a gente cobrou, expôs e não deixou passar. Mesmo com tentativa de processo, mesmo com veículo tentando apagar meu nome da história, o resultado tá aí. Vamos em 
O governador recuou de colocar sigilo nas viagens. Recuou, ressalto, de novo. E não foi por pressão de colunista, não: foi porque a gente cobrou, expôs e não deixou passar. Mesmo com tentativa de processo, mesmo com veículo tentando apagar meu nome da história, o resultado tá aí. Vamos em frente!

UM MOMENTO TERRÍVEL DO BRASIL -  DO DEPUTADO FEDERAL BIBO NUNES, DO PL:


DUDU MILK SÓ QUE GASTAR COM PROPAGANDA - Do deputado estadual Rodrigo Lorenzoni:
Ao analisarmos os gastos do governo do dinheiro do Fundo de Reconstrução, percebemos que áreas vitais como Saúde e Educação não são prioridades. O governo preferiu gastar mais em Publicidade.







DOIS MINUTOS
com o PRÉVIDI

ESCÂNDALOS


PORTO ALEGRE É ASSIM

TERMIKNAR COM OS CORREDORES DE ÔNIBUS?
Leio na GZH que a Prefeitura de Porto Alegre lançará um edital para escolha da empresa que prestará consultoria especializada para avaliar se corredores de ônibus deixarão de existir na cidade. A ideia, segundo o secretário municipal de Planejamento e Gestão, Cezar Schirmer, é que o material traga propostas para resolver gargalos antigos no trânsito. 
— Será um estudo profundo, demorado, que envolverá a questão dos ônibus que circulam em Porto Alegre e dos que chegam da Região Metropolitana. Também vai envolver outros modais, como ônibus elétricos, trens e o VLT (modal que não está implementado na Capital). Esse estudo precede a qualquer decisão sobre retirada de corredores de ônibus em avenidas de Porto Alegre, mas é uma possibilidade que pode vir a acontecer — diz Schirmer. 
A consultoria também apoiará a Prefeitura em reuniões técnicas e eventos de participação popular, incluindo consultas e audiências públicas. O foco está nos modos prioritários de transporte previstos na Política Nacional de Mobilidade Urbana: pedestres, ciclistas e transporte coletivo.
— Para retirar os corredores (de ônibus) não basta vontade política. É uma decisão que precisa ser baseada em estudos. Os corredores ainda são importantes para o transporte entre zonas da cidade — completa o secretário municipal de Comunicação Social da prefeitura de Porto Alegre, Luiz Otávio Prates. 
A Diretoria de Programas de Financiamento espera mandar em até 15 dias o edital para o setor de licitações da prefeitura. A licitação será nos moldes do regulamento do Banco Mundial, com base na melhor proposta, onde a questão técnica vale mais do que o preço oferecido pela empresa. Existe um valor de referência, mas que ainda é mantido sob sigilo. 
Entre as alternativas levantadas pela prefeitura para substituir os corredores de ônibus está o Veículo Leve sobre Trilho (VLT). O trem de superfície é movido a eletricidade e é visto como uma opção sustentável para o transporte público. Conforme noticiou o colunista de GZH Jocimar Farina, um estudo sobre o sistema foi doado por um consultor à prefeitura de Porto Alegre em agosto.
Com o documento, a prefeitura poderá dar prosseguimento às ações para realizar um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea) sobre a linha e uma Parceria Público-Privada (PPP). O objetivo é que o VLT se integre às linhas metropolitanas. 
Três traçados foram apresentados ao secretário Schirmer. A linha principal, de 10,7 quilômetros, sairia do Terminal Triângulo na Avenida Assis Brasil, e passaria pelas avenidas Sertório e Farrapos, chegando até a Rua Voluntários da Pátria e se deslocando até a Praça XV, no Centro.

RECREIO

O RIDÍCULO DO RIDÍCULO!!


OLIMPO
a morada das deusas do século 21


PIADINHA
sem nome feio, sem política e sem futebol


Sexta, 21 de novembro de 2025

 

NESSA SEXTA

a cesta do João Paulo






JOÃO PAULO DA FONTOURA é de Taquari-RS. É escritor e historiador diletante, membro da ALIVAT – Academia Literária do Vale do Taquari, titular da cadeira nº 26.





Amyr Klink, o Homem e o Mar


"Quem tem um amigo, mesmo que seja um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudades, mas não estará só."


 Pensamento filosófico em relação à solidão dos duros 100 dias solos na travessia do Atlântico, o mare tenebrosum, transcrito da página 162 do livro Cem Dias Entre Céu e Mar.


Há alguns dias – mais precisamente no dia 10 de outubro –, recebi em meu Whatsapp um card avisando que neste dia o programa ‘5 a 7’ da rádio web Mais Brasil estaria entrevistando o navegador e aventureiro Amyr Klink, o cidadão brasileiro de Paraty que atingiu projeção mundial em 1984 quando do seu feito ousado, a travessia do Atlântico num pequeno barco com 6 metros de comprimento usando, como força motora, somente seus dois braços e remos.
Foram exatamente 3.780 milhas náuticas (aproximadamente sete mil quilômetros) navegados em 100 dias, mais seis horas, ufa!, um verdadeiro trabalho de Hércules.
Este feito o projetou de um quase anônimo morador da bucólica Paraty para uma super estrela mundial, ídolo inconteste de todos os brasileiros.
A mim, particularmente, vale muito mais, mas muito mais mesmo, do que títulos de campeão mundial de futebol, fórmula um, box, tênis, etc.
Fazer o que este doidivanas fez é literalmente experimentar o limite das forças física e mental de um ser humano.
Aí me pergunto, por quê?
Pergunto e  (penso) tenho a resposta: o ser humano, ao longo da história, sempre buscou experimentar o limite.
No início do século XV – em termos de navegação – na velha Europa dos precursores portugueses e espanhóis, o limite era o Bojador, o "Isto é claro – diziam os mareantes que depois deste cabo não há uma só gente nem povoação alguma (...) e as correntes são tamanhas, que navio que lá passe, jamais nunca poderá tornar". Assim o cronista português Gomes Eanes de Zurara descreveu a apreensão, o medo paúra que os marujos, no início da década de 1430, tinham ao se aproximarem dos limites meridionais do mundo de então, o temível cabo Bojador, um montulho de pedra e areia açoitado pelos ventos, no extremo oeste da África, na região hoje conhecida por Saara Ocidental.



Em 1434, o navegador Gil Eanes (com ordem expressa do infante Dom Henrique: vá e não retorne sem honra!)  superou-o, e ninguém morreu por maldades de demônios ou cozinhado em águas ardentes! 

Com relação a este tema: coragem, romper limites, Amyr Klink coloca na página de apresentação do seu famoso livro a também famosa estrofe do poema Mar Português, do genial Fernando Pessoa:

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus, ao mar o perigo e o abismo deu
Mas nele é que espelhou o céu.

No programa "5 a 7", Amyr é entrevistado pelos jornalistas Glauco Fonseca e Cláudio Spritzer, falando de seu escritório em São Paulo. A entrevista dura aproximadamente 90 minutos. Maravilha. O carinha navega com maestria nas turbulentas águas atlânticas, mas também nas prontas e afiadas respostas às perguntas e curiosidades dos âncoras.
Duas curiosidades sobre a entrevista relacionadas à nossa terrinha gaúcha:
1) Esteve em Porto Alegre nos anos 1980, mais precisamente na rua Vicente da Fontoura (ele memorizou), comprando um trailer modelo Itapuã do fabricante de nome Paulo Marshall, que vem a ser o pai do Roberto Marshall, o qual, bota casualidade, estava assistindo ao programa;



2) Também pelos anos 1980, esteve pelo interior do nosso estado, fazendo um "tour" de moto com amigos.

Assistam!  Vale a pena!

Abaixo vou falar algumas palavras do personagem desta cesta histórica  (pequena bio),  e, igualmente, do seu livro maior Cem Dias Entre Céu e Mar.

Biografia

O navegador, aventureiro, escritor, palestrante, e empreendedor Amyr Klink nasceu em São Paulo em 25 de setembro 1955 (portanto está com 70 anos) e quando da sua primeira e arriscada aventura, a travessia do oceano Atlântico, a remo, num acanhado barco de seis metros, da África até o Brasil, tinha apenas 29 anos.
Passou boa parte da sua infância e juventude entre as cidades de Paraty e São Paulo.
Aos 10 anos, comprou seu primeiro barco, feito pelo maior mestre canoeiro, o Mané Santos.
Era um estranho ao ninho entre seus amigos, pois nunca, por exemplo, curtiu futebol. Sua praia eram barcos e itens relacionados ao mar. Seus heróis eram os antigos navegadores, descobridores de continentes, rotas marítimas, povos, riquezas. Sobre aventureiros – James Cook, Marco Polo e tantos outros -  chegou a reunir em sua biblioteca mais de 200 livros!


Casado com a fotógrafa Marina Bandeira Klink, o casal tem três filhas, as gêmeas Tamara e  Laura, e a caçula Marina Helena.
Filho de pai libanês e mãe sueca, ele, Jamil Klink, ela, Asa Elizabeth Freiberg Klink.
Seu pai já tinha uma irmã morando no Brasil. Ele veio durante a guerra, apaixonou-se  pelo país, e decidiu aqui permanecer. 
Ele era um visionário que tinha muitos negócios diferentes,  um investidor meio playboy que falava muitos idiomas, oito, extremamente culto, pouco empreendedor, mas ele tinha uma visão de mundo muito audaciosa.

Amyr com o irmão e o pai

Sua família no Líbano era de posses, mas ele, muito jovem, foi para a Pérsia e lá se fez sozinho.
Mesmo que – em tom de brincadeira – na entrevista ao programa ‘5 a 7’ ele tenha dito que seu pai não era o que classicamente chamamos de ‘empreendedor’, de uma forma ou de outra ele foi vencedor, pois acaba sendo proprietários de ilhas , praias e fazendas em Paraty.

Vou brincar um pouco: um pai com nome ‘Já mil’, jamais poderia ser um perdedor!
Sua mãe, a sueca Asa Elizabeth, era uma moça muito evoluída para a época. Veio pro Brasil e acabou montando uma agência de publicidade. Era uma artista plena, e que desenhava – palavras do filho Amyr – muito bem. Era mais tranquila, pragmática, que o pai.

Amyr e a mãe

Voltando ao pai, houve uma altercação pai-filho que quase acaba a carreira do futuro navegador. Uns dois anos antes da travessia pioneira, Amyr reage ao império do pai socando uma porta de vidro que quebrou e funcionou como uma guilhotina cortando-lhe o braço e deixando a mão pendurada por alguns poucos tendões.
Como o pai desmaiou, foi salvo por um advogado da região. Depois da rápida atuação de médicos locais, foi levado por esse advogado, de automóvel, a São Paulo para costurar  e revascular a mão, numa complexa microcirurgia.
Graças a Deus (e a Netuno), sua mão foi salva.

Amyr é autor de vários livros sobre suas viagens.
Seu primeiro – o best-seller CEM DIAS ENTRE CÉU E MAR – foi editado um ano após seu singular feito, pela Editora Círculo do Livro – em 1985. A este seguiram-se outros seis.
Ministra palestras sobre planejamento e gerenciamento de risco.  Além disso, é sócio de empresas de planejamento e pesquisa e administra suas marinas em Paraty.
É formado em economia pela Universidade de São (USP), e pós-graduado em Administração de Empresas pelo Mackenzie – Universidade Presbiteriana.
Em 1990, passou 13 meses no continente antártico, durante os quais ficou sete  preso no gelo da baía de Dorian.
Em 1998, liderou o projeto ‘Antártica 360 Graus’, realizando a circunavegação polar em uma rota complicada de longos 88 dias.

 CEM DIAS ENTRE CÉU E MAR


Eu já havia lido este livro quando do lançamento.
Para escrever este ensaio sobre o personagem e sua obra literária maior, precisava relê-lo.
Então, procuro na minha pequena biblioteca e não o localizo (devo tê-lo emprestado whithout return). Acabei pegando outro exemplar com um amigo, o Leandro Teixeira Kern, o querido ‘Mala’.
É tão legal que o matei em três dias.
Como é menos um livro autoral, e mais um livro documental, uma espécie de relato jornalístico (mas, magnificamente bem feito e bem escrito!), não há muito o que se comentar na questão literária, estilística.



Eu – como já dito - gostei muito, pois a mim parecia a todo o momento que ele (o Amyr) estava papeando comigo. Fluiu leve como uma pena ao vento!
O livro inicia no capítulo 1 com os trâmites burocráticos para a liberação da saída do barco e do navegante do Porto de Lüderitz, na Namíbia – antiga África do Sudoeste. Finalmente, às seis horas do dia 10 de junho de 1984, uma gelada manhã de domingo, o oficial de Imigração libera a saída.
(Aqui abro um parêntese para falar de algo absolutamente singular, fora da lógica, citado pelo autor, uma sequência de coincidências incríveis, tipo o ‘dedo divino interferindo pras coisas darem certo’. Vou citar só uma, mas são várias:  O Amyr tinha pesquisado, estudado, procurado o melhor ponto para a saída, e tinha chegado a um local com o estranho nome ‘Lüderitz’, na Namíbia.
A procura por informações dava em nada!
Essa questão super importante, da escolha do porto de saída, estava relacionada a um local – raro – onde ventos e correntes se afastam da costa, e também, depois dessa fuga, a existência de correntes marítimas favoráveis e dos ventos (alísios) que conduzem os barcos até à costa do nordeste brasileiro.
Quando Amyr, dando uma pausa a essa busca, tenta obter informações em classificados de jornal sobre equipamentos e técnicas de radioamador, ele encontra um rapaz muito atencioso, daqueles viciados em antenas, bobinas, condensadores, etc. que se dispõe a ajudá-lo pessoalmente, ao vivo.
No correr da conversa, ele explica ao rapaz o seu projeto, e fala que pretende partir de um local na Namíbia de nome Lüderitz: o rapaz estanca, reage, o quê?, Lüderitz é o meu sobrenome!
Mas calmo, detalha, meu nome completo é Henrique Lüderitz, e sou descendente direto desse Adolf Lüderitz, o fundador do porto e da cidade...)
A viagem toda foi (ao menos é o que deduzo pela leitura do livro) relativamente tranquila.
Só no início, ainda bem próximo à costa africana, em um forte temporal, Amyr teve seu barco ‘capotado’ (o termo é dele).
Eu lendo, fiquei mal, pois acho que realmente foi algo muito perigoso. Mas, como estava muito preparado, nosso navegante saiu do problema e seguiu adiante.
Ele nunca demonstra angústia, desespero, alteração, nem mesmo no tranco inicial, até mesmo porque, ele e seu barco estavam adredes preparados para a viagem.
Foi coisa de alguém extremamente profissional, muito preparado para o mister a que, por gosto, impunha-se.
Alimentação desidratada e separada dia por dia, estoque de água, sistema de geoposicionamento (medidores de latitude e longitude), mapas das correntes, rádios para comunicação com a base e com os navios circundantes. Tinha, até mesmo, rádio para ouvir estações do Brasil, entre elas a Gaúcha de Porto Alegre e os horóscopos da mística Zora Yonara.

=

A viagem acaba, depois de longos 100 dias, justo às 13h30m do dia 18 de setembro, no litoral de São Salvador, Bahia, numa enseada defronte ao ‘Buteco do Doró’, que lhe recebe perguntado, ‘como foi a pescaria, moço?’
Finalizando, na entrevista ao 5 a 7, e mesmo no livro, o Amyr tenta explicar as questões das correntes e as rotas de navegações.
No mar, o caminho mais curto entre dois pontos é aquele que observa as correntes marinhas. Como não ficou claro, e eu curto muito esses assuntos científicos, vou explicar, ou tentar.
Existe na natureza um fenômeno da física chamado efeito Coriolis.
O que é exatamente?
 
É um fenômeno que causa o desvio aparente na trajetória de objetos em movimento (como massas de ar, água e projéteis) em relação à superfície da Terra, e é devido à "rotação do planeta". 
A causa fundamental desse efeito é a diferença na velocidade de rotação da Terra em diferentes latitudes.
Aqui no hemisfério sul, em nossas casas, quando esgotamos a água de uma pia, no final nota-se que, em fuga pelo ralo, ela gira no sentido horário.
No Hemisfério Norte, é ao contrário.

That’s All, Folks!


Quarta, 19 de novembro de 2025



SEGUINTE:

DOIS GOLPES 


 
Está circulando no Whatsapp um vídeo que se chama Gambarelli. 
É um virus quese instala no seu telefone. Sua conta bancaria será zerada e seu telefone bloqueado.
Se você receber uma mensagem para atualizar o Whatsapp não abra!

AO TRIBUNAL DE CONTAS
e demais autoridades estaduais

Nos patrocínios do Governo do RS, quando se justifica a "inexigibilidade de licitação"?

Existe uma quantia mínima de patrocínio para que se justifique a decisão da Secretaria de Comunicação beneficiar um determinado evento?

Um órgão do Governo do Estado tem autonomia para liberar, qualquer quantia de reais, a uma empresa privada, sem qualquer controle, a não se pulicação no Diário Oficial?

Existe um valor mínimo para que seja utilizado o expediente de inexigibilidade de licitação?

MELHOR DO QUE POD
não pode

Nada como um bom papo.
O nosso limite é de 30 minutos. Mas pode continuar em outro dia.
O convidado desta semana é o jornalista, professor e escritor

RICARDO AZEREDO

Há mais de 40 anos é jornalista.
Trabalhou em todas as TVs como repórter e inclusive foi presidente da TVE-RS.
É um dos mais premiados profissionais do Estado.
Hoje está na TV Record Guaíba, onde faz reportagens investigativas e também é produtor de conteúdos especiais.
Ricardo mora em Guaíba, onde com a esposa veterinária, cria cachorros de raça.
Tenham uma excelente aula de Jornalismo!!


POD COM MILTON CARDOSO:
https://www.youtube.com/watch?v=4UNEK9aJFxg&t=177s


TUDO A VER!!
ou não?

ESSA EU NEM DESCONFIAVA QUE EXISTIA!!

Os procuradores do RS utilizam veículos de "propriedade e/ou posse direta", no "exercício das funções inerentes  ao  cargo, por um ano, "findo o qual, não havendo manifestação contrária de qualquer das partes, passará a vigorar por prazo indeterminado".
Isto abaixo não consegui decifrar:
VALOR: Indenização calculada na forma do art. 8º da Resolução n.º 89/2015 –PGE. BASE LEGAL: Art.  28  do  Decreto  n.º  42.819,  de  14/01/04,  e  Resolução  n.º  89/2015  –  PGE.
CLASSIFICAÇÃO  DAS DESPESAS: Unidade Orçamentária 10.01 – Projeto/Atividade 6020 ou Unidade Orçamentária 10.87 – Projeto/Atividade 6027 –Rubrica 3390.93.9308 OU 3390.92.9308 – Indenização pelo Uso de Veículo Particular.
Assim, os procuradores andam nos seus carros e ainda recebem por isso.
Alguns modelos:
Citroen Shine, Onix, Jeep Compass, Hyundai, T Cross, Honda Civic, BMW, entre outros.

-----

PELO QUE ESTOU ASSISTINDO, NESTE ANO, O TRIBUNAL DE CONTAS DO RS NÃO PASSA DE UM ÓRGÃO "AUXILIAR" OU "QUE DIZ AMÉM" A TUDO O QUE O GOVERNO DUDU MILK FAZ.

Foto mais recente que consegui dos ágeis senhores do TCE-RS.
De 2023!!


DE TUDO
muito

INACREDITÁVEL!!
DUDU MILK ELOGIA ERICA HILTON!!
Felipe Santos Silva é seu nome.
Erica é deputado(a) federal do Psol.
Dois assessores parlamentares são seus maquiadores.


O CASCATEIRO DO PIRATINI


 A CADA DIA O DUDU SE TORNA UM "BAITA NOME NACIONAL"!!
HAHAHAHAHA!!!



O GOVERNADOR GAÚCHO EDUARDO DUDU MILK LEITE CONTINUA VIVENDO EM SÃO PAULO.
PARA ISTO, TODA SEMANA ELE LEVA DOIS JORNALISTAS PARA PASSAR A IMPRESSÃO DE QUE ESTÁ EM SP A TRABALHO.
HAHAHAHAHAHA!!

OS DOIS DESTA SEMANA:

Assunto: Afastamento
Processo: 25/0811-0001869-9
Nome: Suelen Gotardo
Identificação Funcional/Vínculo: 4233760/3
Tipo Vínculo: comissionado
Cargo/Função: Cargo Comiss. Sup. 11 / Função Gratif. Sup. 11
Lotação: SECOM - Departamento de Imprensa do Palácio
O SECRETÁRIO DE ESTADO DE COMUNICAÇÃO, no uso da delegação de competência, conferida pelo art. 2º, inciso IX, do Decreto nº 53.481 de 21 de março de 2017, AUTORIZA o afastamento do(a) servidor(a), sem prejuízo de seus vencimentos e demais vantagens, para, no período de 18/11/2025 a 19/11/2025, viajar a São Paulo/SP, a fim de Assessorar jornalisticamente o  Governador  do  Estado  do  RS,  em  cobertura  de  agendas  ,  com  direito  ao  pagamento  de 1 , 5 (uma  e  meia)  diárias regulamentares, passagens aéreas de ida e volta e despesas com deslocamentos terrestres.

Assunto: Afastamento
Processo: 25/0811-0001868-0
Nome: Mauricio Bozzi Tonetto
Identificação Funcional/Vínculo: 4406702/4
Tipo Vínculo: comissionado
Cargo/Função: Cargo Comiss. Sup. 11 / Função Gratif. Sup. 11
Lotação: SECOM - Departamento de Imprensa do Palácio
O SECRETÁRIO DE ESTADO DE COMUNICAÇÃO, no uso da delegação de competência, conferida pelo art. 2º, inciso IX, do Decreto nº 53.481 de 21 de março de 2017, AUTORIZA o afastamento do(a) servidor(a), sem prejuízo de seus vencimentos e demais vantagens, para, no período de 18/11/2025 a 19/11/2025, viajar a São Paulo/SP, a fim de Assessorar jornalisticamente o  Governador  do  Estado  do  RS,  em  cobertura  de  agendas  ,  com  direito  ao  pagamento  de 1 , 5 (uma  e  meia)  diárias regulamentares, passagens aéreas de ida e volta e despesas com deslocamentos terrestres.

SEGURA ESSAS
quem se trumbica não comunica

LUIZ RENI MARQUES - O jornalista e escritor está em casa, depois de 56 dias no Hospital Moinhos de Vento.
Como já escrevi, somos de uma cepa Highlander, duríssimo na queda!!

DÚVIDA - Com todo o respeito a jornalista Marta Gleich, poderosa diretora-executiva de Jornalismo e Esporte do Grupo RBS - uma feminista que luta para que as empresas do grupo tenham cada vez mais mulheres em postos-chave - indago: SERÁ QUE ERA NECESSÁRIO IMPORTAR DE SC UMA JORNALISTA PARA APRESENTAR UM PROGRAMA DE FUTEBOL?
Nem vou citar os jornalistas contratados pela RBS que são muito mais preparados do que a moça que está apresentando o Globo Esporte em alguns dias da semana. OK, não precisa mexer na Risadinha, mas a gritona...
Não queriam desfalcar o time de repórteres de futebol?
Tudo bem, puxava um jornalista da Geral ou do Interior.

PARA LEMBRAR - Lembro que, há alguns anos, a Record TV importava jornalistas do centro do país e todo Estado caía de pau nos "estrangeiros". Custaram a entender que quem sabe das coisas da terra é o pessoal nativo.

MEMÓRIA - Quando recordo que o Manoel Soares jamais conseguiu apresentar o Jornal do Almoço. Falavam que ele não tinha o "nosso sotaque"...

TEM QUE BOTAR O NOMINHO - Quando brinco ou debocho de algo faço aqui, no espaço que assino. Tem uns bostas que querem me criticar. Ótimo. Só que fazem nos comentários do Blog do Prévidi e não assinam. Como se chama isso?

O MISSISSIPI É NA SERRA GAÚCHA!! - ATO DE DECLARAÇÃO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
AM PRODUÇÕES LTDA, inscrita no CNPJ sob o nº 09.322.179/0001-78 , no valor de R$ 90.000,00 (noventa mil reais) ,referente à Cota Bronze para o evento 16º Mississippi Delta Blues Festival, a ser realizado nos dias 20 a 22 de novembro de 2025,em Caxias do Sul/RS, na Fabbrica – Complexo Gastronômico e Cultural, conforme proposta de fls. 29/42 e Termo de Referênciade fls.111/117 do PROA n° 25/2301-0001256-7, cujas despesas correrão por conta da UO: 23.01; Projeto: 6247; Sub Projeto:624706;Recurso: 1190; NAD: 3.3.90.39, SRO n.º 098354, com fulcro no art. 74, caput, da Lei 14.133/2021 .
Porto Alegre, novembro de 2025.
RONALDO SANTINI Secretário de Estado do Turismo
-----
Porto Alegre, segunda-feira, 17 de novembro de 2025
Diário Oficial Nº 225 - 2ª edição

UMA PENA! - O excelente Aberto ao Público, com Mauricio Meirelles, foi cancelado pela globo. Motivo: perdeu na audiência para a Fazenda 17.
Os ixpertus não divulgam o programa e querem ganhar assim mesmo.

EVENTO DE UM DIA E PATROCÍNIO DO DUDU DE 150 MIL REAIS!!
No Diário Oficial de ontem, publicado pelo secretário de Comunicação Caio Tomazeli:

"ESTADO  DO  RIO  GRANDE  DO  SUL,  por  intermédio  da  SECRETARIA  DE  COMUNICAÇÃO,  e  ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA  DE  AGÊNCIAS  DE  VIAGENS  DO  RIO  GRANDE  DO  SUL.
OBJETO:  Patrocínio  para  realização  do  evento“WORKSHOP  VIVA  O  VERÃO  GAÚCHO”,  que  ocorrerá  em  19  de  novembro  de  2025,  na  Praia  da  Guarita,  em  Torres/RS;
VALOR:  R$  150.000,00  (cento  e  cinquenta  mil  reais);
BASE LEGAL:  Decreto  Estadual  nº  54.870/2019  e  suas posteriores alterações."

ESSA FIGURA SE DIZ JORNALISTA, É EX-COMUNISTA E
QUER SER ELEITA SENADORA PELO RS. VADE RETRO!!


JORNALISTA Luiz Carlos Reche comemora 58 anos.
Há uns dez anos parou nos 58.
HAHAHAHA!!!!
Figura maravilhosa!!!

DOIS MINUTOS
com o PRÉVIDI

ESCÂNDALOS


PORTO ALEGRE É ASSIM

EXCESSO DE VELOCIDADE?

No período de 14 de julho a 31 de outubro de 2025, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) instaurou 681 processos de suspensão do direito de dirigir relacionados ao artigo 218, inciso III, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) - dirigir com velocidade superior a 50% do limite da via. No mesmo intervalo, foram registradas 1.253 infrações desse artigo, que, após os prazos de defesa, poderão resultar na abertura de novos processos de suspensão.

“A redução dos sinistros de trânsito é uma prioridade permanente para Porto Alegre, e a instauração desses processos de suspensão é uma medida essencial para proteger vidas e reforçar o caráter educativo da legislação. Quando conseguimos reduzir o tempo entre a infração e a penalidade, aumentamos a percepção de risco e fortalecemos a mudança de comportamento no trânsito”, afirma o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto.

A partir de 14 de julho de 2025, a EPTC passou a instaurar os processos de suspensão do direito de dirigir referentes às infrações previstas no artigo 218, inciso III, que tratam dos casos de excesso de velocidade superior a 50% do limite da via.

A mudança decorre da Lei Federal nº 14.071/2020, que atribuiu aos órgãos executivos municipais de trânsito a responsabilidade pela condução dos processos de suspensão referentes às infrações por eles autuadas. Com essa nova competência, a EPTC busca reduzir o tempo entre o cometimento da infração e a aplicação da penalidade, reforçando o caráter educativo e preventivo das sanções.

Até então, os processos de suspensão referentes a infrações cometidas em Porto Alegre eram instaurados exclusivamente pelo Detran-RS. Com a nova implementação, a Capital passa a exercer de forma ampliada as competências previstas no Código de Trânsito Brasileiro no âmbito do Sistema Nacional de Trânsito.

“Cada vida preservada justifica plenamente essas iniciativas. Nosso compromisso é construir um trânsito mais humano, seguro e responsável para todos que circulam pela cidade”, conclui Bisch Neto.

De acordo com o CTB, a multa aplicável para quem dirige com velocidade superior a 50% do limite da via (art. 218, inciso III) corresponde ao valor triplicado da infração de natureza gravíssima, resultando em uma penalidade de R$ 880,41, além da suspensão do direito de dirigir

RECREIO

E AÍ, GURIAS!!
CAIAM NA FESTA!!


OLIMPO
a morada das deusas do século 21



PIADINHA
sem nome feio, sem política e sem futebol


Segunda, 17, e terça, 18 nov 2025


SEGUINTE:

NADA COMO TER SIDO PREFEITO DE PORTO
ALEGRE E SER AMIGUINHO DO DUDU MILK



VAMOS REMEMORAR:
O nosso ex-prefeito Despacito Junior, conhecido como Nelson Marchesan Júnior, quando eleito, era do mesmo partido do Dudu Milk, o PSDB. Amiguinhos no sucesso!!


Desde que  perdeu a eleição para Sebastião Melo, Despacito sumiu do mapa.
Reapareceu neste mês no Diário Oficial do RS, brindado pelo amiguinho Dudu Milk com 500 MIL REAIS!!
Abaixo, a publicação no Diário Oficial do RS:

Sumula inexigibilidade licitacao GOV EXPO SUMMIT
SÚMULA DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, por intermédio da SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO, em cumprimento do disposto no artigo 72, parágrafo único, da Lei federal n.º 14.133/21, e no artigo 3º, §1º, do Decreto estadual nº 57.034/23, torna pública a 
INEXIGIBILIDADE  DE  LICITAÇÃO  para  a  concessão  de  patrocínio  ao  INSTITUTO  NACIONAL  DE  DESENVOLVIMENTO COLABORATIVO,  CNPJ  nº  57.563.020/0001-98,  representado  por  Nelson  Marchesan  Júnior,  inscrito  no  CPF  sob  o  nº647.771.540-68,  nos  termos  do  artigo  74,  caput,  da  Lei  federal  nº  14.133/21,  e  do  artigo  7º,  caput,  do  Decreto  estadual  n.º57.034/23, para realização do evento “GOV EXPO SUMMIT”, que ocorrerá entre os dias 25 e 26 de novembro de 2025, em Porto Alegre/RS no montante estimado de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) e tendo o início de sua vigência na data da publicação no Diário Oficial do Estado, conforme consta no Processo Administrativo n.º 25/0811-0001697-1.

Entenderam? Simples, apenas uma canetada e Despacito fatura 500 mil reais. Numa tacada só, mas tem mais!!

Fui ver o que é INSTITUTO  NACIONAL  DE  DESENVOLVIMENTO  COLABORATIVO.
CNPJ 57.563.020/0001-98
O tal instituto está na avenida Carlos Gomes, 222/801, em Porto Alegre.
Oficialmente foi legalizada há um ano.
E tem apenas um dirigente: o seu presidente NELSON MARCHEZAN JUNIOR. 
O que se propõe a fazer o tal instituto:
Entre outras cositas

Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
Comércio varejista de livros
Comércio varejista de jornais e revistas

E esta é a mais interessante:
Atividades de associações de defesa de direitos sociais
O que isto significa?
Esta atividade compreende:
- as atividades de associações que são criadas para atuar em causas de caráter social, tais como a defesa dos direitos humanos, defesa do meio ambiente, defesa das minorias étnicas, etc.
Descritores da atividade:
Atividade de operação de centrais de disque denuncia quando realizado por entidades sem fins lucrativos, Associação de proteção de minorias étnicas, Associação, ong, de grupos minoritários, Associação, ong, de defesa dos direitos humanos, Associação, ong, de defesa do meio ambiente, Associação, ong, de movimentos ecológicos

CONTINUAM AS CURIOSIDADES:
No site do evento, o Instituto do Marchesan Junior não aparece em nenhum momento.
Veja:



MAIS UM DETALHE INTERESSANTE:
O GOVERNO DO RS ENTRA COM CINCO PATROCÍNIOS!!

EM RESUMO: NELSON MARCHESAN JUNIOR, O NOSSO DESPACITO JUNIOR, TERÁ UM FINAL DE ANO AUSPICIOSO!!!!


AO TRIBUNAL DE CONTAS
e demais autoridades estaduais

Nos patrocínios do Governo do RS, quando se justifica a "inexigibilidade de licitação"?

Existe uma quantia mínima de patrocínio para que se justifique a decisão da Secretaria de Comunicação beneficiar um determinado evento?

Um órgão do Governo do Estado tem autonomia para liberar, qualquer quantia de reais, a uma empresa privada, sem qualquer controle, a não se pulicação no Diário Oficial?

Existe um valor mínimo para que seja utilizado o expediente de inexigibilidade de licitação?


   

MELHOR DO QUE POD
não pode

Nada como um bom papo.
O nosso limite é de 30 minutos. Mas pode continuar em outro dia.
O convidado desta semana é o jornalista, professor e escritor

RICARDO AZEREDO

Há mais de 40 anos é jornalista.
Trabalhou em todas as TVs como repórter e inclusive foi presidente da TVE-RS.
É um dos mais premiados profissionais do Estado.
Hoje está na TV Record Guaíba, onde faz reportagens investigativas e também é produtor de conteúdos especiais.
Ricardo mora em Guaíba, onde com a esposa veterinária, cria cachorros de raça.
Tenham uma excelente aula de Jornalismo!!


POD COM MILTON CARDOSO:
https://www.youtube.com/watch?v=4UNEK9aJFxg&t=177s


TUDO A VER!!
ou não?

SERÁ QUE OS SABIDOS DO TRIBUNAL DE CONTAS DO RS NÃO ESTRANHAM ESTE TIPO DE CONTRATAÇÃO?
Antes, leia o que está no Diário Oficial do RS, em 14/11/25:
(evento de um dia, ao custo de 51.700 reais)

PARTES: ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, por intermédio da SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO, e a empresa ANGELA BEATRIZ DA COSTA SALOMAO LTDA. OBJETO: Contratação de empresa especializada em serviços técnicos para eventos a fim de organizar e realizar o evento “Reunião de Segurança Pública - A1”, no dia 13/11 (quinta-feira).
PRAZO: 45 dias a contar do envio da nota de empenho ou outra forma equivalente prevista em Lei.
VALOR: R$ 51.700,00 (cinquenta e um mil e setecentos reais).
BASE  LEGAL:  Artigo  75,  inciso  II,  da  Lei  Federal  nº  14.133/21. INFORMAÇÕES  COMPLEMENTARES:  O  Secretário  de Comunicação,  no  uso  de  suas  atribuições,  atesta  conformidade  da  presente  contratação  com  as  normas  constantes  na  Lei Complementar Federal nº 159, de 19 de maio de 2017, e no Decreto nº 56.638/2022, de 07 de fevereiro de 2022.

Agora, leia a justificativa da Secretaria de Comunicação:

Urgente
No dia 13 de novembro de 2025, acontecerá no Salão Alberto Pasqualini, do Palácio Piratini, a “Reunião de Segurança Pública - A1”, havendo a presença do Governador, Secretários Estaduais, Segurança Pública do Estado – chefes e representantes de todas as vinculadas e demais servidores da Secretaria. O evento contará com um público de 80 pessoas ao total. Haverá apresentações e com isso se faz necessária a contratação de multimídia (painel de led, áudio, iluminação, gerador de energia e equipe técnica). Devido a data de definição do ato estar próxima a data da montagem, que acontecerá no dia 12 de novembro, bem como todos os trâmites de planejamento, orçamentação, tem-se como inviável o cumprimento do prazo de três dias úteis previsto art. 2, §3º, do Decreto Estadual n.º 57.034/2023 para abertura do procedimento de cotação eletrônica e envio de lances. Com efeito, tem-se que os pontos acima indicados demonstram a urgência na contratação, a justificar a exceção prevista no citado dispositivo, qual seja, a fixação de prazo para envio de lances não inferior a quatro horas.

AMIGOS, ESTA VERGONHA AÍ ACIMA NÃO É INVENÇÃO.
ESTÁ TUDO NO DIÁRIO OFICIAL DO RS, DE 14/11/2025

DE TUDO
muito


VICTORINO E OS PEDÁGIOS DO DUDU



BÓRIS CONTINUA AFIADO


ISTO AÍ É O ESTADO DEMOCRÁTICO
DE DIREITO D DO PT E STF


ZUCCO PRECISO
R AS PICARETAGENS DA COP 30




SEGURA ESSAS
quem se trumbica não comunica

PERGUNTINHA - Por que a news Matinal SÓ faz oposição ao prefeito de Porto Alegre?
Quem se dá ao trabalho de seguí-los conclui que Dudu Milk é um exemplo de correção e de honestidade!!

GAÚCHA DO SÉCULO PASSADO - Jornalistas que trabalharam na Rádio Gaúcha nos anos 1980/90 se encontraram para matar saudade. Faziam jornalismo, ao contrário de hoje, que antes de tudo está a soberba. Hoje, se acham as próprias fontes da informação. HAHAHAHA!!
Nas fotos, grande figuras como Ana Cassia Henrich, Jussara Marchand e Cláudio Moretto.



DICA - Repito que vale a pena conhecer a programação do canal 24, do Porto Alegre 24 horas. Ontem, acreditem, eu assisti 200 mil Léguas Submarinas!!
No domingo tem Família  Dinossauro.

A GENIAL  DERCY GONÇALVES




SERÁ?- Se eu me inscrever para a plateia do Baita Sábado, da RBS TV, as gurias vão me reservar uma cadeira?

ERA MUITO LEGAL!


PRIMEIRA FRASE DE MATÉRIA DO JORNALISMO MUDERNO:
Confinada a uma cadeira de rodas após um trágico acidente de quadriciclo, Emily perdeu o uso de alguns membros preciosos. 

NÃO SABIA QUE ESSE SUJEITO ERA TÃO ORDINÁRIO.
HOMENAGEM ÀS MÃES DOS BANDIDOS?


INSCRIÇÕES ENCERRAM HOJE - Estão abertas as inscrições para a CORRIDA DOS JORNALISTAS, que será realizada no feriado de 20 de novembro, marcando as comemorações dos 90 anos da Associação Riograndense de Imprensa/ARI e os 80 anos da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos/ACEG. 
Informações no site aceg80.gmail. com e inscrições em  sprinta.com.br e trichip.com.br . As vagas são limitadas e haverá desconto para os associados da ARI e da ACEG.  A organização do evento será da RS Eventos Esportivos, com  grande experiência em provas de rua.
A largada está marcada para as 7h30 na sede da Federação Gaúcha de Futebol/FGF, av. Ipiranga, 10.  As provas terão distância de 3 km e 6 km, além da Corridinha Kids, para crianças de 2 a 14 anos.
Os valores de inscrição variam a partir de R$ 89,00,  incluindo um kit completo, com camiseta, meia, sacochila, numeração e medalha para todos os concluintes das provas. Para associados da ARI e da ACEG o valor terá 25% de desconto nas várias categorias.
Corrida dos Jornalistas
Data: 20 de novembro
Distâncias: 3 e 6 km e prova kids
Largada: 7h30min
Local: FGF – av. Ipiranga, 10

DOIS MINUTOS
com o PRÉVIDI

ESCÂNDALOS



RECREIO

ANOS 1960, AS TVS COLORIDAS.
NÃO É PIADINHA, TINHA GENTE QUE FAZIA ISSO!!



ISSO SÓ PODE SER IA?
NÃO É


OLIMPO
a morada das deusas do século 21



PIADINHA
sem nome feio, sem política e sem futebol