Quinta, 16 de outubro de 2025


SEGUINTE:

Por que recomeçar o Blog do Prévidi em 16 de outubro?
Tudo nesta vida tem um motivo.
Há quatro meses eu fui operado para que colocassem no meu coração quatro obras de arte, três pontes de safena e uma mamária.
Teoricamente, a partir de hoje "estou liberado".
Apesar que este "liberado" é recheado de restrições, óbvio.
Exemplos?
Não poderei mais me dedicar ao meu esporte predileto:



Oeisis International não me verá mais dominando ondas...
Nem mesmo um prosaico jacaré poderei realizar. É triste.
Mas o que importa é que estou "novo", ou melhor, com um coração funcionando legal!
E, creiam, tomo uma batelada de medicamentos e são alguns médicos que me acompanham.
Estou aqui também para dizer que sempre estou de plantão para ajudar - ouvir e seja lá o que for - a minha família, amigos, colegas e todos os amigos do Blog. Da mesma maneira estou aqui para denunciar canalhices e falcatruas em geral.
OK, sempre estou em "prontidão"!!
Como estou ainda calmíssimo, publico este vídeo "lindo!!!"


MELHOR DO QUE POD
não pode

Nada como um bom papo.
O nosso limite é de 30 minutos. Mas pode continuar em outro dia.
O primeiro convidado é...
CALMA!!
Antes da estreia, assista 10 minutos sobre o pássaro insuportável:



   

DE TUDO
muito

A PIADA DO ANO (confira o sobrenome do sujeito):



TRUMP, O LÍDER DA PAZ
(QUE LULA TENTOU SER E FRACASSOU)



Gostando ou não do presidente dos Estados Unidos está claro que foi ele, líder do maior país, o único responsável pelo fim da guerra de Israel contra o terror. As ixquerdas não aceitam esta realidade por burrice ou idiotice, como queiram.
Imagino se ele conseguirá reunir na mesma mesa de negociação os presidentes da Rússia e daq Ucrânia. E mais: imagina se ele termina também com esta guerra. Aí vamos assistir suicídios em massa de babacas da ixquerda mundial.

DO JORNALISTA GUSTAVO MOTA: "Muito feio esse comportamento da esquerda, que se considera imaculada enquanto acusa a direita de promover violência e fascismo. No entanto, governa com mão de ferro em regimes autoritários, com apoio militar e uso de armas, perseguindo e matando opositores. Critica o Prêmio Nobel da Paz quando este reconhece quem resiste aos regimes socialistas. Aplaudí quando Adolfo Pérez Esquivel foi premiado por combater a ditadura militar argentina, e agora celebro a escolha coerente de María Corina. Esquivel, por sua vez, demonstra incoerência, pois, se fosse venezuelano, apoiaria o regime opressor, como faz hoje, de longe, em uma contradição gritante. Todo autoritarismo, seja de esquerda ou de direita, deve ser combatido, sem hipocrisia. Não tem ditadura boa."

A POMBA DA PAZ DE 2025



A SURPRESA



QUER SABER O MOTIVO
DO BARROSO LARGAR O OSSO?


ME DÁ UMA PENA DELE!!

A ÚLTIMA ANISTIA NO BRASIL


UM PAU NO PRETTO




O DEPUTADO FEDERAL BIBO NUNES
E UM REPÓRTER BABAQUARA


SEGURA ESSAS
quem se trumbica não comunica




Este ser estava na plateia do último Baita Sábado. Pensei que a Cris Silva iria entrevistá-lo. De repente não é deste planeta. Mas o que estava fazendo lá aquela pessoa?

O último Baita Sábado, da RBS TV, estava bem melhor do que o último que assisti. Teve menos comerciais no corpo do programa. Vamos combinar, é muita picaretagem fazer as apresentadoras do Baita venderem peixes diversos. Parece até programa da TV Pampa, coisa do início da TV na década de 1950. Não é legal. Sei que os comerciais são fundamentais, mas não pode misturar com as matérias.

Tiozão Metido a Guri está virado num personagem do finado Chico Anísio. Alguém aí assistiu ao programete sobre o Pretinho Básico? vi as chamadas. Tiozão está cultivando uma franja e está com os cabelos de uma tonalidade usado pelo finado Silvio Santos.


Alô editores do SBT-RS: quem sabe vocês dão uma conferida no que sai escrito em cada matéria. As chamadas estão invariavelmente com algum erro de português. Ou de informação.

Inflação de apresentadores no Baita Sábado: voltou à RBS TV a queridona Brunna Colossi. E vai dividir os minutos da atração com a poderosa Cris Silva e Giulia Perachi.

Por que a RBS TV não prioduz novamente o Teledomingo?

A gritaria no Globo Esporte, patrocinada por uma moça recém-   contratada, é de tirar o som da TV. Quando não está a Risadinha, entra essa gritona. Mas até que combina com o repórter da voz metálica.

Melhor programa da TV aberta, aos domingos, é da Record: Acerte ou Caia, apresentado pelo Tom Cavalcanti. Na segunda, SBT, com o The Voice Brasil. Na terça, Globo: Aberto ao Público, com o Maurício Meirelles. Quarta, Globo, Segue o Jogo. Sexta, Record, Quilos Mortais. Sábado é o UFC. 

Fazia muito tempo que a RBS TV não tinha repórteres excelentes no interior do Estado. Já assisti matérias excelentes de todas as regiões.Poderiam iniciar logo o trabalho em Porto Alegre.

A propósito, a RBS TV tem um repórter com dois nomes. Os dois nomes com trema. Significa que nem o chefe dele sabe escrever.  Devem referir-se a ele como "o cara das tremas".

Publicitários são únicos: a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) virou Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. TÓING!!!

Ronaldinho Gaúcho foi contratado pela Globo para atuar na Copa do Mundo do ano que vem. Vai conversar com jogadores e mostrar bastidores. Legal!!

ACEG RECEBE HOMENAGEM

Em solenidade realizada na segunda, dia 13, no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa, o deputado Gustavo Victorino (Republicanos) homenageou os 80 anos da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (ACEG) com a entrega da Medalha da 56ª Legislatura. 

Fundada em 25 de setembro de 1945, a ACEG figura entre as associações de jornalistas esportivos mais tradicionais do País, com uma trajetória de valorização, defesa e integração dos profissionais da imprensa esportiva no Rio Grande do Sul, responsável por ações relevantes no esporte estadual e nacional.  Reconhecida como entidade de utilidade pública em 1963, a associação recebeu em 1978 sua denominação atual, com abrangência estadual. Atualmente, conta com mais de 2 mil associados ativos e sede própria em Porto Alegre. 

O deputado Gustavo Victorino, como radialista e jornalista, lembrou sua trajetória nas coberturas de futebol e manifestou o respeito à imprensa esportiva: “Eu quero honrar esses profissionais com essa homenagem pelos 80 anos da ACEG, uma entidade que é exemplo para o Brasil e, agradecer a cada um e a cada geração pelo trabalho sério que colocou a ACEG no mapa da crônica esportiva brasileira”, manifestou o parlamentar.

Representando a Mesa Diretora, o deputado Airton Lima ressaltou o compromisso da entidade com o povo gaúcho. 

Ao agradecer a honraria, o presidente da ACEG ressaltou:“Receber essa honraria do Parlamento, nos enche de alegria e orgulho, pois simboliza que estamos cumprindo os ideais dos nossos antecessores” disse Rogério Amaral, salientando a luta dos profissionais esportivos por respeito ao trabalho com credibilidade, bem como a oportunidade que a entidade vem oferecendo aos novos profissionais. 

O ato contou com a presença de ex-presidentes da ACEG e demais autoridades da crônica esportiva gaúcha.

DOIS MINUTOS
com o PRÉVIDI

NA ANISTIA DE 1979, O PERDÃO FOI PARA TORTURADORES, SEQUESTRADORES, ASSASSINOS E LADRÕES DE BANCOS. DE TODOS OA LADOS



PORTO ALEGRE É ASSIM!

Nada como começar um espaço novo com um cara genial. Poucos conhecem a verdadeira histór4ias de Porto Alegre quanto o jornalista Fernando Albrecht, o Senhor da Página 3 - hoje empresta o seu talento para o Jornal do Comércio. Este texto foi publicado no JC em 10 de outubro de 2025.

COMIDINHAS E BEBIDINHAS

O Beco do Mijo

  Na década de 1960 o Centro de Porto Alegre ainda abrigava boa parte de escritórios de toda ordem, então almoçar perto do trabalho era comum. Os bufês de comida eram poucos, mas os restaurantes eram vários, com cardápio típico de classe média com viés de alta. Muitos bancos tinham seus próprios restaurantes, como o Província, na esquina da Uruguai com a Sete de Setembro, hoje Santander. Bancário ganhava relativamente bem até meados dos anos 1960, quando os banqueiros decidiram que eles não deveriam ganhar bem, exceto os bancos oficiais. Os mais conhecidos eram a Churrascaria Capri, na Rua da Praia, a Spaghettilândia, na Travessa Acelino de Carvalho que à noite virava o Beco do Mijo, e as churrascarias na rua Riachuelo, como a Devon e Hereford.

  Era comum almoçar bebendo um copo de leite gelado. As colas não eram dominantes como hoje, os Vontobel vendiam refrigerantes sabor limão como a Minuano e a Charrua Limão, vendida em copo. Para grupos, pedia-se garrafa de litro. Vinho de GARRAFÓN em copo, que segundo Osvaldo Aranha dava azia até em copo com bicarbonato, e vinhos da Granja União, mais elaborados. Era relativamente comum beber uma taça de um ser vinífero estranho, o clarete. Não era rosé, era um tinto claro ou um branco escuro, como queiram.

  Os vinhos gaúchos não gozavam de boa fama na época. O melhor disparado foi o Santa Úrsula. Só mais tarde vieram os brancos da Almadén com videiras em Livramento. Como em seguida se voltava aos escritórios, bebia-se com moderação com um máximo de duas taças pequenas. Para os que quisessem seguir carreira alcoólica, o refúgio discreto eram as lancherias da Andradas depois da rua Caldas Júnior. As mesas preferidas por estes fugitivos do batente eram as que ficavam bem no fundo, longe das vistas dos pedestres.

  Para dar ciência às chefias dos escritórios recorria-se a Especialistas da Explicação, geralmente indivíduos que prestavam pequenos favores,tais como ir aos bancos para tirar dinheiro ou pagar contas. Após as 18 horas o refúgio seguro eram os bares. O único inconveniente era topar com a chefia que também começava os trabalhos cedo. Segundo os sobreviventes da época, o ruim de se abrigar em cantinhos escuros era encarar o sol na cara quando se saía do estabelecimento. Na Salgado Filho havia o Gilbert 's; na sobreloja dava para namorar, dar uns amassos contidos porque os espanhóis que eram os donos exigiam respeito. O CEO era o garçom Luís.

  Naquele tempo, como dizia Jesus, lanches de primeira qualidade eram comuns. No final do expediente, os profissionais molhavam as palavras primeiro nos bares do Centro e depois nos bar-chopes espalhados pela cidade. Se querem saber, também naquele tempo o uísque podia ser falsificado, mas nunca com metanol. E nem havia Aids, caso o expediente fosse esticado a serviço do combate de Eros.


RECREIO

PAULO ALBERTO REBELADO,
psiquiatra e comunicador

Me sinto velho quando...

1 - Ter abraçado John LENNON e YOKO Ono em Liverpool, no Natal de 1969;
2 - Ter estado a 3 metros de Elvis PRESLEY em 26/12/1969, em Londres!...
3 - Ter TOCADO no ROSTO pálido de Charles DE GAULLE (morto, no caixão em seu VELÓRIO em 10/11/1970. Em Notre-Dame, Paris);
4 - Ter cumprimentado com aperto-de-mão a Neil ARMSTRONG em 1975, na NASA. O primeiro humano a pisar na LUA!...
5 - Ter saboreado na casa de um ex-sogro, em Buenos Aires, uns "7 ASADOS" com o melhor primo e amigo de infância dele: o então FREI franciscano Don Jorge Mario BERGOGLIO! 30 anos depois virou o tal PAPA FRANCISCO!

ALFREDINHO JR
o filho do Alfredo Octávio, o maior jornalista do Brasil 

Se alguém neste mundo de Deus não conhece o jornalista Alfredo Octávio, certamente, veio do planeta Orion, morada do cientista Carlos Ducatti, que viveu e morreu em Porto Alegre.
O maior jornalista do Brasil gerou uma imensa esperança do jornalismo pátrio, o Alfredo Octávio Júnior, filho da jornalista Kristinna Drumond.

Pois Alfredinho não cursou a Faculdade de Jornalismo. Ele justifica dizendo que "papai jamais passou na calçada de uma Faculdade e era o maior de todos!!

Coo ele me apresentou um registro "profissional" permiti que ele assinasse uma coluna no Blog mediante o pagamento de uma boa grana. Por quê? Ora, eu não pedi que escrevesse neste espaço, desejado por muitos. E como fico com o pé atrás de quem tem registro de jornalista e não cursou faculdade -   exigi que ele pagasse sempre adiantado.


OLIMPO
a morada das deusas do século 21



PIADINHA
sem nome feio, sem política e sem futebol



Domingo, 12 out de 2025

 

O RETORNO

Quinta, dia 16, o Blog do Prévidi retorna a normalidade. Como é há 21 anos.

Depois desta parada, forçada, volta com algumas novidades. Acredito que ficará ainda mais interessante.

Novas seções.

Pronto, agora não precisam ficar mais brabinhos comigo, mas tinha que estar em forma para voltar.

Medíocres e cafajestes, preparem-se!!

Aos amigos, conhecidos e meus ídolos, como sempre, amplos espaços!!

VAI SER DO BALACOBACO!!



Quinta, 2 de out. de 2025

 

O RETORNO

Dentro de duas semanas, dia 16, o Blog do Prévidi retorna a normalidade. Como é há 21 anos.

Depois desta parada, forçada, volta com algumas novidades. Acredito que ficará ainda mais interessante.

Novas seções.

Pronto, agora não precisam ficar mais brabinhos comigo, mas tinha que estar em forma para voltar.

Medíocres e cafajestes, preparem-se!!

Aos amigos, conhecidos e meus ídolos, como sempre, amplos espaços!!


Segunda, 15 de set. de 2025

 

ESTAMOS VIVENDO UMA DITADURA
DO NÍVEL DA IMPLANTADA PELOS
MILICOS EM 1964
(mas não param de arrotar um tal de estado democrático de direito)

Escreve o Paulo Cursino:

"O problema era o Bolsonaro. depois da prisão tudo se acalma", "vamos jogar dentro das quatro linhas", "a democracia brasileira está fortalecida, apesar de tudo". A direita brasileira abusa da sua capacidade de ser ingênua. Ainda não se deu conta de que está lidando com bandidagem forte e nem da verdade básica de que não existe liberdade pela metade. 

Não há imprensa livre no Brasil há muito tempo e agora darão o tiro de misericórdia na Jovem Pan. Não duvido de empastelamento de redações. A ditadura apenas acelerará daqui para a frente e a oposição será derrubada um a um. Quem acredita em candidatos como Nikolas, Zemas, e Tarcisios, terceiras vias, ainda não entendeu o jogo: esta merda venezualizou de vez. Se algum deles ameaçar o reich petista terá direitos cassados e inventarão qualquer motivo, lei escrita hoje não vale nada, vide o teatro histórico da semana passada. 

O Brasil hoje está na mão de uma elite tão corrupta quanto seu governo, de um jornalismo tão enviesado quanto seu supremo, e de uma classe artística tão prostituída quanto suas próprias mães. A juventude até poderia fazer diferença e reagir, promover um levante, sair às ruas, mas desistamos. Nossos jovens demorariam tanto para decidir com que roupa, sexo, e gênero usariam pra sair de casa que acabariam se esquecendo até do motivo pelo qual estavam saindo. Preferem continuar alienados e colocar mais um piercing de argolinha de vaca no nariz do que fazer alguma coisa que preste.

Nós não vivemos mais sob uma democracia de fachada, isso é passado, o cenário é pior. Estamos hoje sob uma ditadura desavergonhada de suas censuras, perseguições e prisões. Festejar morte de opositor é até bonitinho pra essa gente. A coisa piorará MUITO daqui para a frente.

Protejam-se, meus amigos.


Domingo, 14 de set. de 2025

 

POR QUE NÃO APOIAR
A 49º ANISTIA NO BRASIL?
ATÉ O ALEX DE MORAES VAI NESSA!

 

Da Independência até 1979 o Brasil já teve 48 Anistias.
A última trouxe de volta ao Brasil políticos com Brizola, Darcy, Arraes e deu dinheiro para mais de 80 mil brasileiros. A maioria alcançou a estabilidade financeira graças a Anistia.
Curiosidade: a Oposição aos milicos, que mandavam no país desde 1964, apresentou um projeto que não beneficiaria todos os cassados a partir do início da chamada "revolução militar". Coube ao líder do governo militar, o então deputado federal Nelson Marchezan, apresentar um projeto que beneficiaria todos os brasileiros perseguidos.

ASSISTA AO VÍDEO

e se inscreva no canal do José Luiz Prévidi no Youtube.
se gostar, dê um "positivo".    


Sábado, 6 de setembro de 2025

 

ANISTIAS


Me sentiria um cafajeste/canalha se me manifestasse contra esta tentativa de Anistia para os condenados pelo 8 de janeiro de 2023. Por quê? Ora, nos anos 1980 cantei, junto com Elis Regina, o Hino da Anistia aos que sofreram nas mãos dos milicos pós-64.


Normal que jornalista seja petista ou de ixquerda ou bolsonarista ou de direita ou anti-petista. Já me acostumei a ler e ouvir bobagens sobre o Brasil de hoje, mas tenho pena de velhos amigos e mesmo de pessoas que não conheço quando defendem a prisão de todos os de "8 de janeiro de 2023" e mesmo a prisão de pessoas que nem sabem o que é "golpe".

Mas eu fico triste mesmo quando vejo uma pessoa dizer que é contra a Anistia aos que estavam naquela esculhambação de 8 de janeiro.

Sabe por quê?

Porque eu participei de vários atos e até contribuí com grana para o movimento Pró-Anistia. Cantei, aos berros, o Hino da Anistia, na voz de Elis Regina. E chorei com cada Brasileiro que retornava ao Brasil, depois de anos no exílio. Depois convivi com vários personagens, que foram exilados, e soube como sofreram. Tive o privilégio de ouvir Brizola falando sobre os anos de exílio.

Um dos amigos que fiz no Rio de Janeiro, quando trabalhei no Governo Brizola, foi Alvaro Rabelo, um mineiro que viveu exilado em Paris com sua família - pais e irmãos. Muito conversamos e ouvi inúmeras histórias das comunidades no exílio. Infelizmente, Álvaro faleceu em Belo Horizonte.

A Anistia que se propõe agora é totalmente diferente.

Agora, não são pessoas que assaltaram bancos. que mataram, que queriam realmente tomar o poder.

Hoje, a grande maioria dos presos em 8 de janeiro de 2023 não tem a menor ideia do que é golpe, revolução ou seja lá o que for. Não apoiavam a posse do bandido condenado. A grande maioria  dos presos há mais de dois anos - vários condenados a penas absurdas - não participaram do quebra-quebra dos prédios públicos. Ou seja, não fizeram nada, foram apenas lúmpens.

Sabe o que me deixa mais triste? Todos os dias leio ou assisto na TV a notícias de criminosos que são soltos pela justiça e mesmo pelo stf. Alias, chefes do tráfico não ficam presos no Brasil. Todos  os dias, nas tais audiências de custódia, "autoridades da justiça" soltam bandidos, sob as mais esdrúxulas justificativas.

Mas os participantes do 8 de janeiro não tiveram a chance de falar com uma "autoridade da justiça". Não puderam dizer nada.

Tudo o que escrevi aqui os meus amigos jornalistas e as pessoas esclarecidas não conseguem contestar. Claro que alguém pode contestar, mas, por favor, não venham com texto nos "Comentários" como figuras "anônimas". Usem o jlprevidi@gmail.com


Quinta, 4 de setembro de 2025

 

EU TIVE MUITA SORTE



PEÇO QUE SE  INSCREVAM NA PÁGINA DO

JOSÉ LUIZ PREVIDI

NO YOUTUBE

GRACIAS!!



Domingo, 31 de agosto de 2025

 

CONVERSAS POR E-MAIL


Amigos, conhecidos que prezo e ídolos morrem em final de semana. Tento encontrar um motivo. Neste final de semana, esta imensa relação aumentou com a notícia da despedida de Luis Fernando Verissimo.

Mais um final de semana triste.

Tento amenizar a angústia me lembrando dele e nos poucos e maravilhosos contatos que tivemos.

Apesar de insistirem em afirmar que LFV começou a publicar em Zero Hora, sou seu fã desde o tempo em que trabalhava na Folha da Manhã, projeto inovador da Caldas Júnior do doutor Breno. Comprava a Folhinha todos os dias, antes de ir para a aula do cursinho IPV, na rua Salgado Filho.

Tive os primeiros contatos com as  Cobras e com seu estilo único de tratar temas do dia-a-dia de "pessoas comuns". Não existia nada parecido - mesmo considerando que a Folha da Manhã reunia o que de melhor havia entre jornalistas e colaboradores.

Depois, quando eu descobria onde estava escrevendo ou desenhando dava um jeito de acompanhar. Comprei todos os seus livros - li e reli as aventuras de Ed Mort.

Na década de 80 a Playboy era uma das mais importantes revistas brasileiras. Sempre publicava longas entrevistas com personalidades. Os leitores sempre pediam uma entrevista com o Luis Fernando. Até que numa edição eles justificaram: ele só aceitaria se mandassem as perguntas para ele responder. Tentaram justificar que as entrevistas eram no molde do que O Pasquim fazia, mas não adiantou. Só "falaria por e-mail".

Em 26 de setembro de 2006, quando ele fez 80 anos, fiz um texto sobre LFV no Blog do Prévidi.

Reproduzo uma parte:

"No início da revista Press só fazíamos grandes entrevistas. Em todos os sentidos. Seis, sete, oito páginas e tinha que ser na casa do entrevistado, de preferência. Foram várias assim, e é uma pena que não estejam registradas em um livro.
Lá pelas tantas, 2001, por aí, passamos um email pra ele, pedindo uma entrevista. "Faço, por email". Respondi que não dava, que a gente dava o clima, tal e coisa. "Por email". Aí desistimos.
Algumas semanas depois ele foi capa da Veja, o carão dele, com um monte de páginas. Por email. E nós ficamos chupando o dedo."

Claro que eu jamais tive coragem de tentar uma entrevista com ele, mesmo que alguns amigos, como o Felipe Vieira, tenham "conseguido" arrancar frases em agradáveis papos em sua casa no bairro Petrópolis, em Porto Alegre.

Olha só o que contei:

"Um tempo depois, eu estava no Barranco e vi o cara numa mesa. Ele me olhou e eu o cumprimentei todo animado. Ele fez um gesto com a mão, como dizendo, "não vem!"

HAHAHAHAHA!!!

Mas tive contatos por e-mail e suas manifestações estão  em livros que publiquei. E era interessante: eu mandava um e-mail e ele respondia em poucos minutos.

O primeiro contato foi quando fiz o livro Porto Alegre é Assim!. Quando fui tratar da Sociedade Amigos de Porto Alegre - SAPA - surgiram várias figuras que se diziam autores da brincadeira - Porto Alegre era maravilhosa no verão, mesmo com o tradicional calorão.

Em dezembro de 2005 ele me mandou a história da SAPA e publiquei cheio de orgulho:

"A SAPA - Sociedade Amigos de Porto Alegre - foi criada pelo publicitário Jesus Iglesias.
Para ser membro bastava acreditar, como o Jesus, que não havia melhor lugar no estado para se veranear do que Porto Alegre.
(...)
A SAPA não tinha sede e, que eu saiba, nunca se reuniu formalmente. Quer dizer, seus membros também não precisavam se incomodar com estatutos, atas, eleições de diretoria, etc além de só conhecerem engarrafamentos na freeway de ouvir falar, e dar risada.
O Jesus, infelizmente, já morreu. A única desvantagem da SAPA não existir formalmente é que não há um lugar onde colocar aplaca que seu fundador merece".

Outro contato legal foi quando estava escrevendo Apaixonados por Porto Alegre - Personagens do Centro, em julho de 2012.

Renato Maciel de Sá Júnior, músico e escritor (Anedotário da Rua da Praia), era uma das personalidades retratadas. Descobri que LFV integrou o conjunto liderado pelo Renato.

Fiz o contato e, em minutos, Luis Fernando enviou o texto:

Conheci o Renato quando ele me convidou a fazer parte do conjunto que estava formando.
Eram todos estudantes, menos eu. O Renato tocava bateria. O conjunto se chamava "Renato e seu sexteto", mas quando estreou já tinha onze figuras, o que nos permitia dizer que era o maior sexteto do mundo.
(...)

Ele era uma personalidade complexa, com opiniões e posições intransigentes e, ao mesmo tempo, uma extrema simpatia. 
Convivemos muito bem, apesar das diferenças.
Ele tinha um grande senso de humor, e foi o gosto pelo humor que o levou a compilar o "Anedotário da Rua da Praia", que acabou virando uma série de volumes, todos com grande sucesso. Tive a honra de escrever a apresentação do primeiro volume".

Luis Fernando Verissimo é uma unanimidade nacional. 

No entanto, ele teve uma fase, quando escrevia na Zero Hora, em que deixou o humor de lado e  se "dedicou" a tratar de assuntos políticos, especialmente em defesa de Lula e sua turma. Claro que muita gente o deixou.

Paulo Cursino, depois de revelar toda sua admiração, escreveu:

(...)
"Entretanto, da virada dos anos noventa para cá, infelizmente, apesar de continuar afiado em alguns trabalhos, Verissimo passou a viver de louros e foi afetado pela já crescente polarização política do país. Da sua birra gratuita e inexplicável contra Fernando Henrique – que chegou a dizer, incomodado, que "do Verissimo só leio o pai" – ao seu apoio quase incondicional a tudo que vinha da esquerda, suas crônicas passaram a ser invariavelmente mais sisudas, menos engraçadas, presas demais à baixa política que se praticava e ainda se pratica no país. De escritor e humorista indiscutivelmente brilhante passou a ser apenas mais um analista político discutível, frequentando o mesmo DCE do resto do nosso colunismo."

Luis  Fernando, assim como seu pai, estão naquele seleto grupo de "gaúchos orgulho do Brasil".



Sábado, 23 de agosto de 2025

 O PT JÁ TEM CANDIDATO
A PRESIDENTE DO BRASIL!!



- Como está chegando o som?

- E a imagem?

- Mande para jlprevidi@gmail.com

- Estou fazendo algumas mudanças e quero saber como estão recebendo.

- Não deixem de se inscrever no canal do Youtube - José Luiz Previdi

IRMÃOS, AMIGOS E TORCEDORES

 


Na quarta passada, dia 16, completei 30 dias da cirurgia, que tornaram o meu peitoral uma obra de arte com quatro novas pontes.
Estive no Hospital para que os médicos vissem as minhas pernas, de onde saíram as tais safenas entre outras.
Agora só estou com curativos nas pernas.
E não caminho sem a cadeira de rodas. Nas ruas, claro. Não me importo, não quero dar sorte para o azar e levar um tombo. As pernas ainda estão fracas.
Tenho que ir a dois bancos para reativar as minhas contas no celular. É um horror a burocracia e a má vontade de funcionários. Nesta sexta tenho que dar um jeito nisso.
Estou planejando um novo Blog do Previdi. Acho que vai ficar muito legal. Menos textos.


10 PRAZERES QUE NÃO TEREI MAIS

 primeiro levantamento em 10-7-25

Quando digo que fiquei 45 anos sem me preocupar com a rubrica Saúde algumas pessoas me olham com desconfiança. Acreditem, fiz uma cirurgia na perna, em 1974, e há pouco, neste século, briguei com uma bactéria que se instalou num dedo do pé.

Depois das broncas neste primeiro semestre tenho que ser um senhor responsável e não fazer mais aquelas merdas que acumulo por décadas. Vocês podem ter uma noção clara dessa nova "realidade" quando saibam que estou usando uma cadeira de rodas por tempo limitado e só consigo descer ou subir as escadas do edifício com a ajuda do Gustavo, o meu gurizinho de 36 anos.

Como estou melhorando - as pernas já começam a dar uma tímida resposta - o cabeção começa a buscar "alternativas". Há alguns anos não vou a Montevidéu, tenho passagens para o Rio (novembro) e já me sinto em Oeisis International no início do verão.

Acontece que tudo não continua simples. Não sei ainda as consequências da longa cirurgia que fiz - um dos médicos me disse que no final do ano estarei bem. Afinal, sou um velhinho de 71 anos, com broncas acumuladas. Estou, agora, com uma galeria de "obras de arte" no peito, que me lembram as pontes inauguradas no tempo em que os milicos mandavam.

Ontem, me enchi de coragem e comecei a escrever aquilo que imaginava proibido para o vovô.

Ixperto, escrevi no Facebook sem salvar. Resultado? Perdi tudo. Agora tento reeditar, contando com uma combalida memória.

Vamos lá!!

1 - O MEU ESPORTE PREDILETO - Depois de ensinar filhos, sobrinhos, primos e amigos decidi abandonar a prática marítima do Jacaré, nas ondas fabulosos de Oeisis International. Não posso dar chance para o azar. Imagina se numa onda mais rebelde, meu novo tórax desliza na aspereza das areias límpidas daquele paraíso? Ou se esbarro numa pedra ou numa outra impureza? Nem pensar, imagine se quebra uma ponte, uma obra de arte torácica?
Estou pensando em registrar a Fundação Jacaré de Oeisis, para formar legiões de Jacaresistas!!

2 - NEM EM SONHO - Num final de tarde, no Othon-Rio, sair da suíte calmamente, caminhar até o bar do térreo, pedir um copo alto com bastante gelo e nem se preocupar com o absurdo do preço da dose de um scotch?

3 - EM SÃO PAULO - Jamais fui e/ou irei ao Café Photo!!

4 - MINHA LINDA - Nas duas semanas que fiquei exilado na emergência do Hospital Nora Teixeira pensei muito em Montevidéu. Me sentia caminhando pelo Centro, pela Orla, no Paque Rodó, nos centros comerciais, por tudo!! E sempre me angustiava: será que voltarei? E Punta? E aquelas pizzas maravilhosas?

5 - E O MEU CARRO? - É uma das minhas paixões. Hoje é praticamente inútil, porque há alguns anos não dirijo em Porto Alegre - no máximo pego a Castelo Branco para encarar a friuei. Existe uma tendência forte para que venda o bruto, parado numa garagem da avenida João Pessoa a 300 paus por mês. Quero estar melhor de resistência para chamar um amigo mecânico e colocá-lo de novo na ativa. Aí pretendo levá-lo para Oeisis e utilizá-lo apenas para compras no súper e me carregar para a beira da praia.

6 - SHOWS - Sempre escrevi que queria assistir a dois shows: Fábio Jr. e Ivan Lins. Meu maior ídolo, Ray Charles, tive o privilégio de assistí-lo. O primeiro conferi no ano passado, numa apresentação pra lá de mixuruca. O outro, sei lá, sumiu.

7 - TRANSPLANTE - Ainda não sei se é possível, mas estou pensando em entrar na fila para um transplante de rim. Sem delírios. De repente, com essas obras de arte no peito, consigo entrar no páreo e aí... BINGO!! Sei lá, delírio, vontade de ficar uma semana, duas em Oeisis. Nada além disso.

8 - PICOLÉS - Dentro dessas novas realidades, nas duas semanas que fiquei na emergência, sonhei muito em estar saboreando um picolé de manga. Ou abacaxi. Morango. Cheguei a sentir o gosto na boca de uma espiga de milho com os grãos brancos, brilhosos. E um copo de Coca estupidamente gelado!!
Aquelas batidas de abacaxi são coisas de um passado remoto.
E um pastel de queijo?

9 - NÃO ABRO MÃO - De estar ao lado das pessoas que admiro. Posso até ajudar, desde que isto não ultrapasse a barreira do bom senso. Tenho prazer de estar ao lado das pessoas que gosto, que me fazem bem. Acreditem, ajudo até mesmo a pessoas que não conheço. Vou ser sempre assim.

10 - ESCREVER, ESCREVER - Não decidi, não sei o que fazer do Blog do Prévidi. São 20 anos escrevendo diariamente e tenho a impressão de que a forma se esgotou. Logo que estiver melhorzinho vou recomeçar a escrever o próximo livro, "Algumas Vidas". Vai ser uma trabalheira danada. O Blog? Estou pensando em uma nova fórmula - quem sabe, um tema diferente a cada dia. Uma ou duas vezes por semana uma gravação. Sei lá. Sério, aceito sugestões.
Escrever é como uma doença.
Voltei para casa dia 26 de junho. Não consigo fazer nada direito, mas, bem ou mal, estou no terceiro texto. Os dois anteriores estão em minha página no Facebook.

A medida que for me lembrando de "prazeres proibidos" vou escrevendo, tentando alguma relação com "novos prazeres". Também aceito sugestões de novos prazeres.

Sábado, 05/07/2025 - Irmãos, amigos e torcedores

 Não foram fáceis ou últimos 40, 50 dias. Imaginei que já tinha passado por tudo, mas me enganei feio. Tão enganado que comecei a escrever um livro, "Algumas Vidas", sobre períodos maravilhosos da minha vida e outros nem tanto.
Babaquara, não reparei que este ano começou com sinais estranhos no meu dia-a-dia. Vários exemplos. Há muitos anos que não era mais o dromedário, que tinha prazer em caminhar por toda Porto Alegre. MEU!! Eu não estava caminhando 200 metros!! Conseguia me sentir mal numa sessão santa de hemodiálise. Dor nas pernas constante. E uma maldita anemia que não me largava.
Entrei em maio acreditando que os 71 estavam chegando para me revigorar. Mais enganos. Estava dormindo mal, ainda mais cansado do que nos meses anteriores e estava sempre brigando com meus fantasminhas. Estava tudo errado.
Resolvi voltar ao setor de Transplantes da Santa Casa para tentar um transplante de rim. Baterias de exames. Sem comentar com ninguém, fui perdendo o que me restavam de forças. Estava com a agilidade de um velhinho que vai namorar na Praça da Alfândega.
A degringolada se deu na terceira sexta-feira de maio. Estava feliz por fazer a diálise, mas eufórico demais. A Santa Doutora Juliana estranhou o meu comportamento e pediu que o técnico de enfermagem Juliano tirasse os meus sinais.
Não lembro detalhes, mas em questões de minutos estava conhecendo a Emergência do Nora Teixeira. Tentaram um cateterismo - e as tais molinhas. Nem tentaram porque o coração do vô estava em frangalhos.
Veio um cara falar comigo:
- Teu caso é de cirurgia complexa Vão abrir o teu peito de cima a baixo.
Tentei argumentar: me liberem agora que volto na segunda.
Risadas.
Quando me dei conta estava de avental, deitado numa maca e entrando numa grande sala vermelha.
Bah, uma velharia... não era um bom sinal. De repente começaram a tirar os velhos da sala. E eu fico lá num campo. E entra uma velhinha respirando muito mal.
Poucos minutos depois uma mulher diz:
- Ela não tem batimentos.
O médico puxa uma cortina e isola a coitada.
Me levam para Emergência.
Comecei a receber injeções, comprimidos, oxigênio e me perguntam se estou com fome. Comecei a chupar um canudinho e identifiquei um sabor de infância. Era café com leite. Uns 30 minutos depois tive a mais violenta diarreia da minha vida.
Acreditem, minha barriga sumiu.
Fralda. Não havia a menor chance de sair da maca. E falei pra todos que não usaria papagaio ou comadre.
Fiquei um pouco mais feliz porque estava me sentindo  vivo de novo.
Apareceu um médico, a cara do Tulio Milman, com uns 20 anos a menos. Uma grande figura.
Na primeira noite saí da maca e fui caminhando ao banheiro. Uma enfermeira só faltou me surrar.
Bem, foram duas semanas na Emergência.
Indescritível.
Aí fui para um quarto do Hospital São Francisco. E me arrumarem para a cirurgia que seria se segunda seguinte.
Algo como 10 horas de cirurgia.
Fui feliz para a encrenca.
Acordei na UTI e não podia me mexer. Mais uma semana. Até que um médico me mandou para o quarto e mesmo sem caminhar fui para casa.
Ninguém consegue imaginar o que é a alegria de ir para casa.
Não desejo que um inimigo passe por isso porque tenho a pretensão de não ter inimigos.
Não quero provar nada com esse relato. Apenas não sei se suportaria sem o carinho da Rute, Gustavo e Xuly. E o apoio de todos os que são próximos a mim.
Estou um fracote. Sem forças nas pernas, mas já estou tratando da anemia. E tomando uma
quantidade enorme de remédios.
Pelo que dizem os médicos vou estar em forma em novembro.
Não sei o que  farei até lá. Talvez volte a escrever o Outras Vidas. Não sei.
Quando estava na Emergência, fiquei sabendo que meu último vídeo no YouTube já tinha passado de 60 mil views. UAUUUU! Descobri a pólvora!!
Pode ser que escreva um texto por dia e grave um ou dois vídeos por semana.
Sei, sim, que quero continuar trabalhando (ajudando) meus irmãos, amigos e torcedores. E sempre agradecido pelas orações e torcidas.
Continuo cada vez mais fiel a Iemanjá e Pai Ogum, meus protetores. Meus Anjos da Guarda.
MUITO OBRIGADO a todos.
Vocês me inspiram a viver!!
Beijos!!

Informações - Prévidi - 02/07/2025

 

 

José Luiz Prévidi já está em casa se recuperando.

Agradecemos as mensagens, o carinho e a oração de todos!

Informações - Prévidi - 20/06/2025

 

José Luiz Prévidi saiu da UTI e já está em leito no Hospital São Francisco se recuperando.

Agradecemos as mensagens, o carinho e a oração de todos!

Informações - Prévidi - 16/06/2025

  

José Luiz Prévidi realizou a cirurgia cardiovascular no Hospital São Francisco na data de hoje. 

O procedimento transcorreu dentro da normalidade; o Prévidi permanecerá inicialmente na UTI e, após alguns dias, irá para o leito iniciar a sua recuperação. 

Agradecemos o carinho e a oração de todos!
 

Abraços!

Informações - Prévidi - 15/06/2025

 

 

Gostaríamos de informar que o José Luiz Prévidi saiu da Emergência da Santa Casa, e está aguardando a cirurgia cardiovascular em leito do Hospital São Francisco. 

O Prévidi permanece confiante, estável e consciente. 

A expectativa é de que a cirurgia ocorra no início desta semana.

Ele agradece o carinho e apoio que tem recebido de todos!
 

Abraços!

Informações - Prévidi

 

Gostaríamos de informar que o José Luiz Prévidi segue internado no Hospital Santa Casa. Ele está aguardando a liberação de um leito pré-operatório para realizar a cirurgia cardiovascular.

Felizmente, o Prévidi encontra-se estável e consciente. Ele pediu para agradecer imensamente todo o carinho e apoio que tem recebido de seus familiares e amigos.

Daremos novas notícias assim que houver atualizações.

Segunda, 26 de maio de 2025

 



FALE COM O EDITOR:
jlprevidi@gmail.com





ACREDITO NOS ANIMAIS
(DE OLHOS FECHADOS)






DOIS MINUTOS
COM  PRÉVIDI

- A MULHER E O FILHO
DO ALEXANDRE DE MORAES



OLÁ!

JANJA  E O EXEMPLO CHINÊS DE CENSURA

- Escreve Paulo  Cursino:

"Por que é tão difícil falar disso aqui?". Janja admitindo que o Brasil, supostamente uma democracia, precisa ter uma regulação das redes como a China, assumidamente uma ditadura. 
Janja hoje não é mais um incômodo, mas uma peça necessária para entendermos o que realmente o governo petista almeja, afinal ela dorme com o chefe da gangue que tomou o palácio.
O destrambelhamento e a falta de noção de Janja dão a exata medida do governo que temos: autoritário, corruto, deslumbrado, e aliado das piores ditaduras do mundo.
Claro que os isentões ignorarão a fala, jamais assumirão a grande cagada que foi trazer Lula de volta. Como já falei por aqui, é preciso ter alma para haver arrependimento verdadeiro e essa gente já demonstrou não ter uma.
Que venha então legislação chinesa, ora. Isso aqui só terá conserto no dia que houver artista e youtuber progressista trabalhando forçadamente em plantação de arroz. 
Até lá, cada um que se proteja.

O QUE ESSA MULHER FALA É INACREDITÁVEL:




- RÁDIO LIVRE BRASIL -
95.5 FM

OUÇA E ASSISTA AGORA!! 

Jornalismo de verdade, opiniões livres de hipocrisia.
Tá Valendo a Companhia!



COMUNICAÇÃO
 
DESCULPE, CRIS SILVA...



- ... mas a Luciane Kohlmann está maravilhosa na apresentação do Masbah! (SBT-RS, sábado, meio-dia). A atração está do tamanho certo - as matérias não ficam enchendo linguiça. E ela conduz as entrevistas como se estivesse conversando em sua casa. Os entrevistados se sentem a vontade com ela.
Não assistiu ao programa do sábado passado? Bah, vai atrás, porque vale a pena. Ela no boxe é imperdível!!


- CRIS, CRIS - A Cris Silva montou um teatrinho bonitinho durante o Jornal do Almoço para falar das atrações do Baita Sábado. Ela com uma caneca na mão, fingindo que estava tomando um café. Lá pelas tantas a caneca escapa de sua mão e cai em seu colo. Só que era uma cascata e não tinha nada dentro.
"Sem graça"pediu licença e se instalou.
Daniela Ungaretti, que apresentava o Jornal do Aklmoço, registrou o seu espanto.
- Cris, Levei um susto com a tua xícara!

MILTON CARDOSO - O comunicador está diariamente a partir das 21     horas na Rádio Livre Brasil. 
95.5 FM
Também das 12h às 14h Milton apresenta o Fora das Quatro Linhas.

- JÁ FAZ SOMBRA HÁ TEMPO - Maisa Silva, aquela do Silvio Santos, fez 23 anos.


- ACREDITEM - Isto aí em cima é a Gretchen.

- O TEMPO É CRUEL - A conheci nesse tempo, quando namorava um amigo de Porto Alegre:

- E AÍ, COMPROU O LIVRO DO ALEMÃO?
 PRECISO VENDER 70 LIVROS,"Cem Histórias da Bola" de minha autoria, PELO SITE DA EDITORA, melhorpubli.com.br, para receber o auxílio.
Sempre reiterando, que puder e quiser.
Já comprou? Compre outro e dê para um amigo.
Não comprou? Aproveite agora e já é uma mão.
IMPORTANTE: Só vale se for adquirido pelo site da editora (eles mandam pelos Correios), melhorpubli.com.br, telefone (51) 2111-7394.
OUTRA COISA, COMPROU ME MANDE UMA FOTO COM O LIVRO, POIS PUBLICAREI NAS REDES SOCIAIS, ME MARCANDO OU MANDANDO "POR DENTRO". É UMA FORMA DE AGRADECIMENTO SINGELO E DE FISCALIZAR, COMO ESTÁ A VENDA, POIS ISSO É MEIO COMPLEXO, ENFIM.
TÁ VALENDO, ENTÃO!

MIMOS
DO DUDU

- DOIS ÚLTIMOS PATROCÍNIOS DA SECRETARIA DE TURISMO TOTALIZAM R$ 135.000,00

- O DETRAN-RS DEU 2100 MIL REAIS PARA O SESC-RS PARA O PATROCÍNIO DA CORRIDA PELA ADOÇÃO, REALIZADA DIA 17 DE MAIO.

- COMO TEM SUMMIT, NÉ?
DUDU, O BONZINHO, ADORAUM SUMMIT!!
Vai acontecer nos dias 29 e 30 de maio, o Centro de Eventos da PUC, o GovTech Summit 2025. Evento da Capacitá.
PATROCÍNIO DO DUDU: R$ 300.000,00

PÉRIPLO DO PESSOAL DO DETRAN 

CONTRATANTE: Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN/RS.III  -  CONTRATADO: ESTONIA HUB TRANSFORMACAO DIGITAL LTDA, CNPJ: 17.730.289/0001-05, com sede na ALAMEDARIO NEGRO, 503- Sala 2020 - CEP: 06.454-000, ALPHAVILLE CENTRO INDUSTRIAL E EMPRESARIAL/ALPHAV, BARUERI/SP.IV - DO OBJETO: Participação de três servidores na Missão Internacional dos Detrans à Estônia, Finlândia e Suécia - Associação Nacional dos Detrans 2025, que ocorrerá nos dias 11 a 17 de maio de 2025.V - DO VALOR: R$ 111.000,00 (cento e onze mil reais)   /

- DUDU MILK VIAJA COM DOIS SOLDADOS E UM MAJOR.
O QUE FEZ EM SÃO PAULO?
Viagem a São Paulo/SP, no período de 04/05/2025 a 06/05/2025, em objeto de serviço, com ônus para o Estado, sem prejuízo de seus vencimentos e demais vantagens com direito a 02 (duas) diárias inteiras, 1 (uma) meia diária, passagens aéreas e transporte terrestre. Evento e Justificativa: Missão Oficial de Segurança de Dignitário, a ser prestada ao Exmo. Sr. Eduardo Leite, Governador do Estado do Rio Grande do Sul.

- ESSE PATROCÍNIO É MELHOR DO QUE UMA LOTO!!

Delos Produções Culturais é uma empresa da DC Set e tem sede em São Paulo.


EVENTOS

FRONTEIRAS DO PENSAMENTO
DIAS 28 E 31 DE MAIO DE 2025 - Praça da Matriz - Porto Alegre
patrocínio Gov do RS - R$ 2.800.000,00
 
JORNADA DE COMUNICAÇÃO
- Dias 5  e 6 de junho de 2025
- Organização: Notório Estratégia e Reputação, de Lucas Dalfrancis da Silva e Thiago Zahreddine
- Patrocínio Governo do RS - R$ 65.000,00

FIEMA BRASIL
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO: Patrocínio para realização do evento “FIEMA BRASIL - 10ª Edição”, que ocorrerá entre os dias 20 e 22 de maio, em Bento Gonçalves/RS; VALOR:  R$  95.000,00  (noventa  e  cinco  mil  reais)

SERGS DEBATE INCENTIVO PARA A
 FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS
A Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul realizará na próxima terça-feira (27) em conjunto com a Rede de Mulheres na Engenharia o SERGS Debates Talentos na Engenharia no qual será abordado o Programa “RS Talentos” lançado pelo Governo do Estado durante o South Summit Brazil. O Programa tem por objetivo oferecer bolsas de estudo para a formação de engenheiros em universidades públicas e comunitárias do Rio Grande do Sul. Num investimento de R$ 21 milhões, serão disponibilizadas 400 bolsas em cursos de engenharia e áreas afins. O programa terá início no segundo semestre de 2025, tendo como propósito formar talentos em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado, incentivando a inovação e a pesquisa científica e tecnológica. A abertura do evento será feita pela coordenadora da Rede de Mulheres na Engenharia, engª. Daniela Cardeal, seguindo-se palestras da secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Simone Stülp e do secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho.
 
O debate será realizado das 9h às 12h, na sede da Sociedade de Engenharia, Av. Cel. Marcos, 163, bairro Pedra Redonda, em Porto Alegre.
 
OBS.: FAVOR CONFIRMAR PRESENÇA COM A TODT COMUNICAÇÃO –  E-MAIL todtcom@terra.com.br


54ª Ciranda Cultural de Prendas

CONTRATO DE PATROCÍNIO: Secretaria de Turismo – SETUR e CENTRO DE TRADIÇÕES GAÚCHAS ESTÂNCIA DA SERRA, inscrito no CNPJ nº 93.593.978/0001-95.Objeto: Constitui  objeto  deste  contrato  de  patrocínio  o  apoio  financeiro  concedido  ao  PATROCINADO  referente  à  ação  de comunicação no evento 54ª Ciranda Cultural de Prendas, ocorre dos dias 15 a 17 de maio de 2025 em Osório e Tramandaí/RS, com contrapartidas conforme Proposta de Patrocínio (Cota Diamante) e Termo de Referência.Recursos Financeiros: Valor a ser pago pela Secretaria de Turismo: R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais). 

ERECHIM RALLY BRASIL - ERB 2025
EVENTO QUE A SECRETARIA DE TURISMO DO RS PATROCINA COM 100.000,00 REAIS. ACONTECE DE 22 A 25 DE MAIO DE 2025 EM ERECHIM.

JURÍDICO E IMOBILIÁRIO
O Sinduscon Caxias do Sul e a OAB - Subseção de Caxias do Sul, Antônio Prado, Flores da Cunha e São Marcos convidam para participar do III Seminário Jurídico e Imobiliário Sinduscon/OAB, que ocorrerá no dia 16 de maio, no auditório da CIC, localizado na rua Ítalo Victor Bersani, nº 1134, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.
Entre os palestrantes, grandes nomes como Ricardo Marques Dip, João Pedro Lamana Paiva, Fernando Guedes Ferreira Filho e Melhim Namem Chalhub.
Contatos pelo secretaria@sinduscon-caxias.com.br ou WhatsApp (54) 99604.2670.

RURAL
XIII Congresso Brasileiro de Turismo Rural, de 7 a 10 de maio, na Expogramado em Gramado/RS.
PÁTROCÍNIO DA SECRETARIA DE TURISMO - R$ 200.000,00

EXPOSOL 2025 – Feira Internacional
Ocorre dos dias 1º a 4 de maio de 2025, no Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz em Soledade/RS
PATROCINIO DA SECRETARIA DE TURISMO DO RS - R$ 75.000,00

COMÉRCIO ATACADISTA
O futuro do comércio atacadista gaúcho e brasileiro será debatido durante o 1º Fórum Atacadista RS que será realizado no dia 4 de setembro deste ano em Porto Alegre, numa promoção dos Sindicatos do Comércio Atacadista de Porto Alegre e do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiatacadistas-RS).
O primeiro grande evento de conteúdo para discutir o futuro do atacado no País contará com palestras, painéis e debates com especialistas de referência no mercado setorial.
Entre os palestrantes confirmados estão Ricardo Amorim, economista mais influente do Brasil, Martha Gabriel, uma das principais pensadoras digitais brasileiras e Dado Schneider, nomeado o palestrante imperdível pelo portal BuzzFeed.
O Fórum acontecerá durante todo o dia, na sede da Fecomércio-RS e os associados ao Sindiatacadistas-RS contam com descontos especiais.
Confira a programação através do www.forumatacadista.com.br
...
(mande o seu evento para divulgação)


POLÍTICA

MAIS UMA VEZ


- DUDU MILIK COMEÇA A SEMANA EM SÃO PAULO
Claro que o cara-de-pau vai a capital paulista para fazer política e conhecer seu nome partido, o PSD. Mas ai ele encontra um evento "oficial" para que possa ir com o   pessoal da Brigada Militar e levar jornalistas.

- VICTORINO E OS LADRÕES DO INSS


- QUEM ACREDITA?



 
ACREDITE SE QUISER 

- COMPORTAMENTO DE 
DITADOR, UM CHINELÃO ESCROTO



REGISTRO


- RESPONDA SE FOR CAPAZ! - Do jornalista e escritor Márcio Pinheiro:

Ainda não vi esse novo filme, O Agente Secreto, pelo qual Wagner Moura foi premiado. Mas essa foto de divulgação tem me deixado confuso. Nela aparecem Marcos Freire e Cid Sampaio. Li que a ação se desenrola em 1977.
1. Se os cartazes fizerem referência a 1974, o erro é que Marcos Freire não concorreu nem contra nem ao lado de Cid. Concorreu sozinho ao Senado e assim derrotou João Cleofas, da Arena. Cid, também pela Arena, nem foi em busca da reeleição como deputado.
2. Se os cartazes se referem a 1978, outro erro. Marcos Freire - ainda com 4 anos de mandato - não concorreu. Apenas Cid, que ainda pela Arena e pela sublegenda, ajudou Nilo Coelho, da Arena, a derrotar Jarbas Vasconcelos, do MDB.
3. Se por fim a foto for de 1982, aí sim quase parece verdade. Marcos e Cid concorreram juntos, mas não mais pelo MDB e sim pelo PMDB. Os dois foram derrotados.
Qual é a explicação?

- ERA O QUE ME FALTAVA - Asssistir jogo do Grêmio às 11 da manhã.

- ALAN PATRICK - Outro dia me mandaram um vídeo de um babaca colorado falano mal do nosso craque maior. O papinho do cara era  em cima dos dois pênaltis perdidos pelo craque. Só que o animal não diz que o Internacional venceu o Maracanã poe 3 X 0. E passou de fase.
 


PERGUNTINHA

- QUAL A DIFERENÇA DOS PRESOS POLÍTICO
DE HOJE PARA OS PRESOS POLÍTICOS
DO PÓS 64?

(os de hoje não mataram e não roubarambanco)


PENSANDO BEM



RESPONDE AÍ!

O QUE EU TENHO SAUDADE DE PORTO ALEGRE?
(uma pessoa, um lugar, um bar/restaurante, um...)

- Legal!! Mandei para alguns amigos e não esperava que todos respondessem ao RESPONDE AÍ. Então vou publicar respostas de segunda a quinta neste espaço. Vai ficar  10!! E não aguarde eu pedir. Mande as suas saudades!!

- CACO BELMONTE, jornalista / escritor.

Saudades

São muitas, difícil selecionar.
Posso ir de lugares célebres, ou malditos, até o barbeiro "oficial"do bairro, que ficava defronte a casa de meus pais, onde frequentam ex-senador e ministro (Gay da Fonseca),  jornalistas (Belmonte, Edegar Schidt), ex-reitor da Ufrgs (MCarthur), empresários e ex-jogadores (Batista, Bráulio).
Tem até prostíbulos, como o Kiwi, saunas Gávea, Ilha da Fantasia e Five Star (todos em Ipanema).

O BAR DO TORTO
No bairro Ipanema à beira do Guaíba, final da década de 80, início dos anos 90, quando ainda existiam os bares na orla, como a famosa boate Taba, um desses estabelecimentos era muito concorrido. Frequentado por jovens classe média, universitários, músicos, malandros, traficantes, vagabundos profissionais e jovens prostitutas das saunas Gávea, Ilha da Fantasia e Five Star. Basicamente, em muitos momentos, era o mesmo perfil de público do Timbuka, que existia na Assunção. A diferença é que no Bar do Torto, em Ipanema, não tínhamos a presença do ilustre Carlos Araújo, nem mesas de sinuca. Apesar disso, o bar era célebre.

Houve uma vez em que um gaiato, frequentador do boteco, amigo de comunicadores da rádio Ipanema FM, conseguiu que determinado locutor mandasse um "abraço para o pessoal do Bar do Torto". E não perdeu tempo. Ardiloso, tentou tirar proveito da "propaganda gratuita", reivindicando para a sua mesa uma rodada grátis de cervejas. Seu Orlando, dono da birosca, foi lacônico na resposta. "Vai tomar no cu. Meu nome não é Torto".

O bar do seu Orlando na orla do Ipanema era muito bom, e ficava ainda melhor, depois das onze da noite, horário em que os intelectualizados começavam a migrar para o Bom Fim.

GARRAFAS VOAVAM NO KIWI
Desde que abandonei as narrativas mundanas, me arrependi de ainda não ter escrito sobre o Kiwi, boate do tipo Drink Bar na zona Sul, quase à orla do Guaíba. O prostíbulo era sediado defronte ao clube familiar Sociedade Amigos do Balneário de Ipanema (SABI). Entre idas e vindas, da década de setenta até o início dos anos 90, quando fechou em definitivo, houve apenas um momento de boate sem putaria, embora antro. Nem o Tarantino seria capaz de idealizar em seus filmes, algo minimamente parecido. O Kiwi era território dos fortes.

RECORDAR É VIVER

- NO SÉCULO XX ERA ASSIM




MARIA BETHÂNIA


           
DEUSAS



PIADINHA