Segunda, 15 de dezembro de 2025 a Segunda, 19 de janeiro de 2026 - FÉRIAS!!

 

SEGUINTE:

VIDA

pra todos nós


Eu adoro esse vídeo:




Gostaria de dar esta notícia, igual da lindinha aí de cima:
-Vou fazer o transplante!
Não, vai demorar ainda um pouco para entrar na fila. O cardiologista vai me liberar em junho de 2026.  
Longe de mim dizer que 2015 foi um ano ruim. Foi atípico, posso dizer.
Os 15 dias que fiquei na Emergência do Hospital Nora Teixeira foram inesquecíveis. Hoje, quando penso em reclamar de algo, recordo-me daqueles dias infernais que vivi numa cama gradeada, de avental e fralda, num frio inesquecível até na alma.
A cirurgia, para colocarem minhas quatro pontes, foi o de menos. Ruim, mesmo, foi uma médica paraguaia ou boliviana, na UTI, que queria encontrar doenças em mim para atrasar a minha saída daquela área. Ela  perdeu.
Uma semana depois fui pra casa e tive um tempo para voltar à vida - até de cadeira de rodas circulei entre a minha casa e o hospital.
Ia esquecendo que antes do pepino do coração descobriram em mim uma doença crônica. Ainda bem que não preciso escrever aquela palavra que não escrevo... porque a doença tem um nome: leucemia linfocítica crônica.  Todo mês vou a um hematologista, Dani Lacks, um cara maravilhoso, e tomo o remédio 7 dias do mês. Não é o medicamente ideal. O ideal custa 25 mil reais, 30 comprimidos, mas os urubus do stf não autorizam a compra pelo Estado.
Em compensação, fui duas vezes ao Rio e, graças ao cartão de crédito (pagamento em seis vezes) me hospedei num dos melhores hotéis. Fui para Oeisis International diversas vezes e agora em dezembro já banhei-me em suas águas abençoadas!
Fui assistir o Fábio Júnior no Araújo Viana. Falta agora um show do Ivan Lins.
Estou completamente apaixonado pelas empadas de palmito do Armazém 47, na Rua da República.
Pago com prazer o suco de Tangerina, do Zaffari. Pena que só é produzido na safra.
Não vivo sem ar condicionado e a conta  da CEEE é absurda.
Viu como meus prazeres são simples?
Notou que Montevidéu saiu do meu roteiro? Por uma razão: não existe mais voos de Porto Alegre para a capital uruguaia. Não tenho saúde para encarar um ônibus.
Nestes 30 dias de férias quero ir algumas vezes a Oeisis. Para aproveitar mais, vou matar umas duas sessões de hemodiálise. E  quero terminar o livro "Algumas Vidas".
Sem planos mirabolantes para 2026. Talvez uma ida ao Rio, a Buenos Aires e, se voltarem os voos, para Montevidéu. Camboriú? São Paulo?
Claro, para o segundo semestre torcer para que chegue um rim.
E que os urubus do stf liberem a compra, pelo governo, do remédio de 25 mil reais.
Evidente que vou me meter na eleição de 2026.
Tenho esboços de candidatos, mas ainda é cedo para falar.
BAH!! Ia me esquecendo: tenho que operar catarata nos dois olhos, mas não tem urgência. Dependendo da cirurgia, do material que for usado, posso dispensar os óculos!!

VAI SEM UM 2026 EMOCIONANTE!!





AO TRIBUNAL DE CONTAS
demais autoridades estaduais e
gaúchos

COMO CONTRIBUINTE...

Espero descobrir o que faz o Tribunal de Contas do Estado.


TUDO A VER!!
ou não?

QUEM LEMBRA?


SEGURA ESSAS
quem se trumbica não comunica

CONTRATE!!



OS PLANOS DO DINAMITE
2026 é o ano da consolidação dos canais identificados com os clubes de futebol. O Baldasso largou na frente e cada um que construa a própria história.

O Canal do Dinamite 598 do YOUTUBE - www.youtube.com/@canaldodinamite598 - surgiu em maio de 2023 com a proposta de acompanhar todos os jogos do Internacional e oferecer aos colorados uma alternativa de áudio, enquanto assistem pela TV. Além disso, opinião de um cronista esportivo com 4 décadas de experiência, mas BETO PERES, O DINAMITE, ainda sem a expertise no tal tráfego de mídia. Durante a enchente de 2024, que arrasou o território gaúcho, o Canal do Dinamite acompanhou, também, alguns jogos do tradicional adversário, ressaltando o Grêmio como tradicional adversário, mas não inimigo. Narração neutra.

Ano que vem nossa ideia é decolar, depois que o Inter quase se espatifou no “buraco da Segunda Divisão” com a pilotagem desastrada do comandante Alessandro Barcellos. Menos mal que o carisma do Abel fez os boleiros acordarem a tempo.

Hoje, com a experiência do Alan Patrick e a vontade do Ricardo Mathias o Beto ‘Dinamite’ aguarda um “Abel da Informática” para ajudar. Enquanto não aparece. assistam esse vídeo especial de uma tarde memorável na história do Inter.

O Campeão de Tudo estava em baixa e praticamente rebaixado à série B do campeonato brasileiro, mas, no último jogo, na última batalha, o Gigante acordou e a nação colorada é só felicidade. E se o povo colorado está feliz, de modo especial... Narra, Dinamite!


APENAS NESTE PERÍODO DAS FÉRIAS


O livro ALFREDO OCTÁVIO - O MAIOR JORNALISTA DO BRASIL, do JLPrévidi, e o pocket 15 MANEIRAS DIFERENTES DE SER AINDA MAIS FELIZ, por apenas 40 reais. Entregue em qualquer endereço.
Deposite 40 reais na seguinte conta:
CPF 238 550 700 59
BANRISUL
AGÊNCIA 0834
CONTA 35.1200973.0-2
ENVIE o comprovante, com endereço completo para
jlprevidi@gmail.com


CONVITE


VAMOS COLABORAR!!
O CPF do Appel é 149 132 670 00




DE TUDO
muito

O NATAL DOS URUBUS DO STF




Preço para envio pelo correio, 45 reais com custos de envio já incluso.
Basta solicitar por whatApp ou e-mail, passar os dados para o envio e fazer o pagamento via PIX -
51981561947
Banrisul - Daisi da Fontoura
WhatApp - 99689 96 98

BIBO NUNES, DEPUTADO FEDERAL PL

  b

DOIS MINUTOS
com o PRÉVIDI

UM PAÍS GOVERNADO PELO DITADOR
ALEXANDRE DE MORAES NÃO PODE DAR CERTO



PORTO ALEGRE É ASSIM





RECREIO



OLIMPO
a morada das deusas do século 21




PIADINHA
sem nome feio, sem política e sem futebol



Segunda, 15 de dezembro de 2025

 

SEGUINTE:
especial

O PRÊMIO ARI E EU
O PRÊMIO ARI É PATROCINADO PELO
GOVERNADOR DUDU MILK E PELA RBS


Nunca me entusiasmei com prêmios, disputas em geral. Nem na época da faculdade de Jornalismo. Ah, sim, uma vez integrei um grupo que fez um caderno especial para o Diário de Notícias e ganhei uma grana legal. Em 47 anos de Jornalismo - jornais, rádios, revistas e assessorias variadas - não me entusiasmei com concursos.

Lembro que uma vez, em 1982, trabalhava na Política da Zero Hora e fizemos um trabalho extraordinário e exaustivo para aquelas históricas eleições. Lembro que cheguei a comentar que deveríamos juntar todo aquele trabalho e inscrevê-lo num dos prêmios que existiam. Mas meus colegas não se entusiasmaram.

Em 2013 produzi um material que bagunçou com muita gente e foi parar até na Justiça Federal.

Inscrevi no Prêmio Ari.

Leiam o que contei num post de 21 de dezembro de 2022:
https://previdi.blogspot.com/2022/12/quarta-21-de-dezembro-de-2022.html

UMA BAITA SACANAGEM
QUE O "PRÊMIO ARI" ME FEZ

Antes, explico que este post não envolve a atual e nem as DIRETORIAS DA ARI anteriores. Como não tenho provas documentais, não posso divulgar o nome das pessoas que me atenderam na ARI. E nem mesmo os três jurados que não receberam e, lógico,  não leram o meu material que estava inscrito para o Prêmio.
É apenas um desabafo, de um fato ocorrido há quase 10 anos.

-

Um dia, o amigo e jornalista Milton Cardoso me liga:

- Recebi um calhamaço, um monte de documentos com uma denúncia sobre um livro e palestras. Não tenho como divulgar isso na rádio. É uma pena, porque é tudo documentado. Quer pra ti?

Evidente que eu quis. Ele deixou num local combinado.

No dia seguinte, mal tinha começado a entender a mutretagem, não me segurei e dei uns toques na abertura do Blog. A começar por uma denúncia de um vereador do PT e um post do jornalista Vitor Vieira. Um dos artífices das sacanagens mordeu a isca e me mandou um email desaforado.



Qualquer pessoa com um senso razoável sentia que ali tinha sacanagem da grossa. Enquanto se comentava, sem provas, a sacanagem que nasceu na Secretaria da Saúde de Porto Alegre, envolvendo o próprio secretário e um "editor de livros", eu estava lendo atentamente todos os documentos e ia dando toques. Tudo para irritar ainda mais o tal "editor de livros" e fazer que ele se mostrasse "como vítima".

Tudo era tão grave que um jornalista, mais veterano que eu, não conseguia nada e não tinha o que colocar em seu blog. Aí não se aguentou e me ligou dizendo que eu não tinha provas da roubalheira. Claro que não entrei no joguinho dele e sugeri que lesse nos próximos dias as provas. A parir daí, a criatura se irritou, como um idoso mimado, e se tornou "meu inimigo".
Para não ficar muito longo, veja como começou a cair a máscara do tal "editor" e do secretário da Saúde de Porto Alegre. Confira, tudo documentado!! A mutreta com papel timbrado!!



Depois de o assunto ter uma grande repercussão, novo post:


A mutreta se tornou um assunto em todas as rodas, mas era proibido na Prefeitura, porque o tal secretário da Saúde era amigo da família do prefeito.

Mas isso não impediu que diversas instâncias da Justiça começassem a investigar a denúncia - repito, toda documentada, coisa (mutreta) de amadores - e foram abertos procedimentos.

O secretário não tinha o que dizer. Como não tinha argumentos, apelou: "estão fazendo essas denúncias contra mim, porque sou homossexual". E essa aberração saiu na Zero Hora. No dia seguinte dei um pau na matéria e o jornal não tratou mais do assunto.

Mas recebi o apoio de vários veículos e colegas, ao contrário dos puxa-sacos da RBS.

Como estava insustentável para o secretário, a saída do prefeito foi levá-lo para um tour por Paris. ACREDITEM, foi isso que aconteceu.

Pois bem, reuni todo o material, tirei cópias e fui me inscrever no Prêmio ARI. Tudo OK, mas senti um certo constrangimento de um dirigente da entidade, em função de ter proximidade com o prefeito.

Aguardei para ver como se comportariam. Saíram os escolhidos que disputariam as estatuetas e eventualmente uma menção honrosa. As minhas matérias não estavam classificadas na premiação Internet. O que mais me irritou foram os finalistas - matérias geladíssimas, publicadas na Zero Hora.

Ora, um júri esclarecido me concederia, no mínimo, uma menção honrosa. No mínimo.

Fui descobrir quem fazia parte do júri. E, acreditem, soube que os jurados não receberam as minhas matérias.

Ou seja, minhas matérias foram engavetadas!! LIXO!!!

Não mais paguei a mensalidade da ARI e muito menos passou pela minha ideia concorrer em prêmios desse tipo.

Quer ler todo o material que os jurados do Prêmio ARI não puderam conferir?

Continue lendo:
https://previdi.blogspot.com/2022/12/quarta-21-de-dezembro-de-2022.html

-

No ano passado voltei a pagar a anuidade da ARI, por entender que a atual diretoria faz um trabalho admirável.

No início desse ano, recebi uma publicação do Diário Oficial do Estado que mostrava um ESCÂNDALO. Inacreditável.

ACREDITEM, DIÁRIO OFICIAL DE 30 DE JANEIRO DE 2025:

CONTRATANTE: Detran; CONTRATADO: RBS Participações S/A, CNPJ: 68.737.857/0001-22; OBJETO: Patrocínio Planeta
Atlântida 2025. O processo estará  disposição dos interessados, eletronicamente, pelo e-mail compras@detran.rs.gov.br.;
PRAZO: 31/01/2025 até 01/02/2025; VALOR: R$1.600.000,00 (Total); ORÇAMENTÁRIO: UO: 44.01

A publicação aconteceu quando tudo já estava pronto e a RBS anunciava os patrocinadores do evento: Renner, Banrisul, Coca Cola, KTO e Budweiser.

Fora disso, Dudu Milk mandou o Detran dar ao grupo quase dois milhões de reais, no mole.

O DETRAN NÃO FOI CITADO NOS DOIS DIAS DO EVENTO!!

Quer dizer que o Detran-RS deu para a RBS R$ 1.600.000,00 no mole!!

Dinheiro que poderia ser aplicado na reconstrução do Estado!!

Claro que fiz um carnaval.

E decidi inscrever no Prêmio ARI, mesmo sabendo que o evento é patrocinado pelo Governo Dudu Milk e pela própria RBS.

Se os jurados tiveram a oportunidade de ler o material enviado e não gostaram, tudo bem. Cada um com seus critérios. Mas lendo os títulos das matérias finalistas... tudo bem.

Neste final de semana li a matéria sobre o Prêmio ARI na Coletiva.net.

Gostei muito da homenagem que fizeram à RBS e ao- Seu Maurício:

O 'Troféu Antonio Gonzalez de Contribuição à Comunicação' também foi entregue na ocasião. A primeira pessoa a receber foi Marta Gleich, em nome do Grupo RBS e da família Sirotsky, pela celebração ao centenário de Maurício Sirotsky Sobrinho (in memorian).

Claro, mera casualidade.

Gostaria de saber o que a jornalista Marta Gleich conclui sobre esta ajuda do Detran-RS à empresa em que ela é uma importante diretora.

UM 2016 MARAVILHOSO PARA TODOS!!!

Sexta, 12 de dezembro de 2025

 

NESSA SEXTA
a cesta do João Paulo





JOÃO PAULO DA FONTOURA é de Taquari-RS. É escritor e historiador diletante, membro da ALIVAT – Academia Literária do Vale do Taquari, titular da cadeira nº 26.




- José Custódio de Sá e Faria –
Fundador de Taquari e sexto governador da
Capitania do Continente do R. G. de São Pedro


Caros amigos leitores desta cesta cultural e histórica semanal, grande parte dos municípios, ou a maioria, tem um fundador.

Alguns poucos anos atrás, a nossa coirmã Lajeado, a partir de um responsável trabalho de pesquisa histórica cometido pelo meu colega professor Alfredo Schierholt, aponta para a oficialização do nome do taquariense Antônio Fialho Vargas, como o fundador, em março de 1855, deste belo município do Vale do Taquari




E nós, taquarienses, ‘Habemus’ fundador?
Sem dúvida, temos sim, é o coronel José Custódio de Sá Faria. Inclusive eu o aponto na página 22 da minha monografia São José de Tebiquary. Ali no livro, como há um contexto, não há muita necessidade de explicações. Mas aqui, neste espaço, eu o farei, ou tentarei fazer.
Explico e justifico.
O nosso estado só passa a existir, como uma unidade administrativa da colônia brasileira, em 19 de fevereiro de 1737, quando da fundação do Forte/Presídio de Rio Grande, e, em consequência, do povoado do Rio Grande, o primeiro povoado do nosso estado.
O fundador foi o brigadeiro José da Silva Pais, que acabou sendo o nosso primeiro governante, ou comandante militar, pois iniciamos nossa existência  como uma simples Comandância Militar, status mantido até 1761, quando então nos tornamos uma Capitania.
Em 1763 (um ano antes da fundação do povoado de Taquari, o sexto povoado do nosso estado) quem governava a nossa então capitania já há algum tempo era o coronel Inácio Elói Madeira.
E, nesse ano, ocorreu a inditosa invasão do sul do Brasil quando o governador de Buenos Ayres dom Pedro de Ceballos, liderando numerosa tropa, invade e toma a fortificação de São Pedro, em 18 de abril de 1763 – a porta de entrada da capitania de São Pedro do Rio Grande.
(Um dos grandes prejuízos que essa inditosa invasão provocou ao nosso estado foi a vandalização cometida pelos soldados arruaceiros espanhóis dos documentos/registros guardados nos arquivos da Câmara de Vereadores da cidade de Rio Grande, à época, sede/capital da nossa então Capitania. Todos esses registros históricos, que não possuíam duplicidades nos arquivos da sede do vice-reinado no Rio de Janeiro, foram, tragicamente,  perdidos!)
E é a partir dessa tragédia que os eventos conspiram para a formação do  povoado de Taquari, ou melhor, Tebiquary.
O governador coronel Inácio, junto com seus soldados e parte da população local, foge dos espanhóis e vem para Viamão – em cuja câmara se instala a nova sede provincial.
Como esse coronel governador não gozava mais das simpatias do vice-rei conde da Cunha, ele é substituído pelo coronel Custódio, à quem caberá organizar as defesas da capitania.
Custódio está no Rio de Janeiro.


Detalhe do Relatório de José Custódio de Sá e Faria, referente à expedição ao Iguatemy, em 1774. Original pertencente à Mapoteca do Itamaraty-RJ. Fonte: BUENO, Beatriz. Do borrão às aguadas. Anais do Museu Paulista, v. 2, 2009. 

Ele então embarca e consegue chegar a Viamão, onde, em 16 de junho, toma posse como governador provincial.
Uma das suas primeiras decisões é organizar a defesa da nossa terra.
Então ele decide fundar duas fortificações, e uma delas é num passo do rio Tebiquary.
Junto aos soldados, ele manda vir os 60 casais açorianos. Isso ocorre por volta de aproximadamente meados do mês de julho de 1764.
Essa fortificação, em terra batida e com vinte canhões, foi executada a partir de um mapa detalhado e colorido (esta relíquia histórica está sob a guarda do Arquivo do Exército – Rio de Janeiro).
O local exato da fortificação ainda não é conhecido, mas com esse mapa, vontade política, e um grupo determinado de especialistas, creio ser possível determiná-lo.
Portanto, sem dúvida, Taquari é fundada por ordem do coronel José Custódio de Sá Faria.
Com isso, aproveito e provoco nossos historiadores locais para que criemos algo que marque, destaque esse eminente nome. Uma rua, um ginásio, uma praça com seu nome vai bem, mas o melhor mesmo é que nossos edis oficializem o nome desse coronel Custódio como FUNDADOR de Taquari.
Une petite bio,
Nascido em Portugal, em local não precisado, por volta de 1723, e falecido em Buenos Ayres, Argentina, em 08 de janeiro de 1792, esse importante e decisivo personagem da fundação de Taquari e, mais ainda, de todo o território que hoje abrange o Sul do Brasil, a Argentina e o Uruguai, foi quase tudo em sua laboriosa vida: engenheiro militar, cartógrafo, arquiteto, geógrafo e administrador colonial.
Foi, como acima descrito, um laborioso governante da nossa capitania quando da invasão dos castelhanos de Ceballos.
Com aproximadamente 22 anos, formou-se na Academia Militar das Fortificações de Portugal em 1745; partiu de Lisboa para o Brasil em 1751 como integrante da comissão de demarcadores do Tratado de Madri – que havia sido lavrado um ano antes, em 1750
Essa comissão, designada pelo Vice-Rei do Brasil, Gomes Freire de Andrade, teria a importante tarefa de assentar os limites ultramarinos das possessões dos reinos de Portugal e Espanha.
Executados os trabalhos no Sul, ele volta ao Rio de Janeiro em 1759, substituindo o próprio Gomes como governador da Capitania.
Quando veio, era somente um sargento-mor, mas dez anos após, em 1760, devido aos seus trabalhos magnificamente executados (entre outros feitos cartográficos, preparou os dois mapas que ornariam a ‘História Topográfica e Bélica da Nova Colônia do Sacramento’, somente publicada em 1900), teve confirmada a patente de tenente-coronel, dada provisoriamente por Gomes em 1756, pelas autoridades da Corte.
José Custódio comandava um regimento de infantaria na capitania do Rio de Janeiro quando nova e grave crise eclode no sempre turbulento Sul: tropas castelhanas, lideradas pelo governador de Buenos Ayres Dom Pedro de Ceballos, invadem e tomam a fortificação de São Pedro, a porta de entrada da capitania.


Representação do Rio Grande de São Pedro em 1763, por Sá e Faria.


Custódio é então nomeado governador-militar assumindo, na câmara de Viamão, em 16 de junho de 1764, o pesado encargo de limitar o avanço desses inditosos castelhanos.
(Eis a razão pela qual Taquari somente foi fundada, estima-se, em julho de 1764. Antes era impossível, pois o homem que decidiu fundar a tranqueira às margens do Rio Tebiquary, só assumiu seu cargo de governador, como já dito e amplamente documentado, em 16 de junho de 1764.)
Mas, em política as coisas nunca são simples, um pesado opróbrio desaba sobre sua cabeça.
Em 18 de maio de 1767, ele tentou reconquistar a fortificação e Vila de Rio Grande em, é o que parece, desacordo às ordens emanadas pela corte na Metrópole.
Esse homem, valoroso homem, foi apeado do governo, preso e substituído pelo brigadeiro José Marcelino de Figueiredo, isso em 1769.
Somente escapou de ser enviado a Lisboa, para ser  julgado, visto ter sido defendido pelo vice-rei, conde da Cunha, cujas ordens secretas Custódio apenas as executara.
Além de militar conspícuo e um cidadão de elevado espírito patriótico, era também possuidor de vasta erudição como comprovam seus trabalhos legados à história.
Entre 1772 e 1775, já brigadeiro, atuou em São Paulo e em Mato Grosso. Em 1776, com a iminência de uma nova ação espanhola no sul do continente, mais uma vez sob os auspícios do determinado Dom Pedro de Ceballos, seu velho conhecido, o velho militar torna à ilha de Desterro e ao continente de Santa Catarina, cobiçados agora do general espanhol.
Os portugueses acabam derrotados, cabendo ao brigadeiro assinar a rendição das suas tropas. Submetido ao ódio do Marquês de Pombal, que o ameaça publicamente de execução, deserda do seu posto, tendo seus bens (todos) confiscados e vendidos em hasta pública.
Mesmo sendo depois absolvido em Conselho de Guerra, viveu o resto da sua vida em terras espanholas, mais precisamente em Buenos Aires, onde em pouco tempo torna-se o arquiteto e urbanista mais importante da região.
Sobre ele, escreve Ceballos, seu antigo inimigo e que o acolheu na desgraça: “não há nas duas nações que haja visto e reconhecido como ele, nem tenha seu conhecimento dos confins de ambos os domínios neste continente.”
Está enterrado, o fundador de Taquari, no Convento de Santo Domingo, em Buenos Ayres.
Tenho um amigo argentino, o eng, Falconi, de Buenos Ayres, que, a pedido meu, visitou o cemitério e me retornou: ‘... posso entrar em contato com o pessoal encarregado das visitas na igreja para tentar conseguir informações adicionais, Na verdade vejo várias paredes onde seria possível colocar-se uma placa comemorativa do José Custódio. Nunca estive nessa rua, mas gostei do lugar que está muito arrumado, estilo colonial...’
Post scriptum,
Este meu texto acima foi escrito originalmente há uns sete anos, e tinha como objetivo incentivar, dar subsídios, para que as autoridades municipais da minha Taquari honrassem a biografia do José Custódio de Sá e Faria como fundador de Taquari.
Houve êxito.
Por Lei Municipal da lavra da Câmara de Vereadores, sancionada pelo prefeito municipal, José Custódio de Sá e Faria é oficialmente "Fundador de Taquari".
Como prova da sua elevada importância e valor, os pesquisadores e historiadores Luisa Durán Rocca e Ramón Gutiérrez escreveram e editaram o livro/documento – lindíssimo – JOSÉ CUSTÓDIO DE SÁ E FARIA – Um engenheiro na América além das fronteiras, editado pela UFRGS, em 2020, e no qual, pra minha honra, tenho uma pequena contribuição.

Quinta, 11 de dezembro de 2025

 

SEGUINTE:

AGORA, TEMPORAL VIROU CICLONE


Gostaria que o professor Eugenio Hackbart, idealizador, fundador e diretor-geral da MetSul Meteorologia estivesse entre nós para ver os movimentos alarmistas de seus pupilos. Assustaram tanto que um colunista da província escreveu: "Levem a sério este ciclone que varrerá o RS amanhã e depois". E ainda deram explicação: "Trata-se de uma combinação explosiva e de altíssimo risco de tempo severo que vai se criar e afetará vários estados na primeira metade da semana com uma grande onda de tempestades que afetará o Sul e ainda estados do Centro-Oeste e do Sudeste no final da segunda e durante a terça."
Vivo em Porto Alegre e os dias dessa semana foram regados a um vento fresco e a garoa.
No interior, infelizmente, estragos, como aconteceu em Flores da Cunha e Osório.
No Litoral muito vento e pelo que me disseram os telhados continuam intocados.
Aí eu pergunto: é necessário todo esse pânico?
Acontece que as previsões são PREVISÕES. nada mais do que isso.
Lembro doCatarina. Os entendidos não levavam a sério a possibilidade de um ciclone DE VERDADE. Apenas um meteorologista amador, de Minas Gerais, afirmava que o ciclone iria atingir Santa Catarina e parte do RS. Deu no que deu.
NINGUÉM previu o maior temporal em Porto Alegre, em 29 de janeiro de 2016. A cidade foi devastada. Os entendidos, ao serem chamados, apenas disseram que era um fenômeno da natureza. Tóing!!
A partir daí, qualquer temporal virou ciclone.
Temporais terríveis sempre aconteceram. Lembro que num dia 31 de dezembro eu estava na prsaia e o vento era tão forte que era impossível abrir a porta. Quando acalmou, o número de casas destelhadas era grande e as caixas de água estavam nos terrenos e até nas ruas. E a repercussão foi pequena, porque esses vendavais são comuns.
Por favor, menos.
Pra encerrar: os moradores da zona norte de Porto Alegre e os municípios vizinhos foram alertados sobre a enchente de 2024?


AO TRIBUNAL DE CONTAS
demais autoridades estaduais e
gaúchos

CTG NA ESCOLA: R$ 332 MIL POR MÊS!!

O jornalista Giovani Grizotti escreveu no Facebook:
O governo do Rio Grande do Sul lançará, no dia 17 de dezembro, o novo projeto “CTG na Escola”, iniciativa voltada à valorização da cultura gaúcha, à educação e à inclusão. O anúncio será feito durante um evento no Teatro da Ospa, em Porto Alegre, às 17h30, com a presença do secretário estadual da Cultura, Eduardo Loureiro, e de representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
O secretário me antecipou que o programa será executado em parceria com o MTG. 
O encontro também marcará um pacote de ações voltadas ao tradicionalismo. Serão entregues as certificações e efetuados os pagamentos às 550 entidades contempladas no Prêmio Tradicionalismo Gaúcho. 
Haverá, ainda, a assinatura dos convênios do edital Invernadas Culturais, que beneficiará 35 entidades tradicionalistas e do convênio com o MTG para apoio financeiro a atividades e eventos promovidos ao longo de 2025.

A GRANA JÁ ESTÁ N O DIÁRIO OFICIAL!!
R$ 332 MIL POR MÊS!!

Inexigibilidade Parceria FPE nº 4343/2025
Partes: Secretaria de Estado da Cultura e MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO – MTG/RS. CNPJ n°:  87.923.587/0001-99.
Objeto  da  Parceria:  realização  do  Projeto  "Programa  CTG  NA  ESCOLA". 
Valor  do  repasse:  R$ 3.320.000,00 (três  milhões,trezentos e vinte mil reais)
Tempo de execução: 10 (dez) meses.
Recurso Financeiro: Atividade/Projeto: 9074 - Natureza daDespesa: 3.3.50.43 . Recurso: 0001 - Unidade Orçamentária: 11.01. Fundamento Legal: Art. 31, Lei 13.019/2014, Art. 28, II do Decreto Estadual nº 53.175/2016, bem como Art. 22, II, da Instrução Normativa n.º 05/2016 CAGE.

------------=

PARTES: ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, por intermédio da SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO, e a empresa JANKIEL FRANCISCO  CLAUDIO OBJETO:  Contratação  do  rapper  e  educador  Chiquinho  Divilas  para  apresentação  artística  de  uma composição autoral e exclusiva no Evento de Final de Ano, a ser realizado no dia 15 de dezembro, segunda-feira, no Palácio Piratini.. PRAZO:  15/12/2025. VALOR: R$ 6.000,00 (seis mil reais). BASE LEGAL: Lei Federal nº 14.133, de 01 de abril de2021, art. 74, inciso II. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES: O Secretário de Comunicação, no uso de suas atribuições, atesta conformidade da presente contratação com as normas constantes na Lei Complementar Federal nº 159, de 19 de maio de 2017, eno Decreto nº 56.638/2022, de 07 de fevereiro de 2022.

-----------

Partes:  Secretaria  de  Turismo  –  SETUR,  inscrita  no  CNPJ  sob  nº  40.736.903/0001-50,  e  a  empresa  ALMA  GAUDÉRIA PRODUÇÕES E EVENTOS LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 11.210.766/0001-17.
Objeto: O objeto do presente instrumento é a contratação da “Caravana O Sul te Espera nas Quatro Estações”, com realização de 08 (oito) caravanas natalinas, com 4 horas de duração cada, e 04 (quatro) shows temáticos, com duração de 4 horas (02 hs de show e 02 hs de ativação), no período de 09 de dezembro de 2025 até 25 de dezembro de 2025, no Municípios descritos noTermo de Referência.
Recursos Financeiros: Valor a ser pago pela Secretaria de Turismo: R$ 578.000,00 (quinhentos e setenta e oito mil reais). Os recursos financeiros correrão à conta de: U.O 23.01, Atividades: 2041, NAD: 3.3.90.39, Recurso: 1190, Empenho nº: 25008097065.


TUDO A VER!!
ou não?

CONTESTE


A CARA-DE-PAU NÃO TEM LIMITES


A CARA-DE-PAU NÃO TEM LIMITES - 2




SEGURA ESSAS
quem se trumbica não comunica


PERGUNTINHA - Para que a Rede Pampa está construindo a sede nova, de 7 mil metros quadrados, na esquina das avenidas Ipiranga com João Pessoa? Para transmitir "programas" de "igrejas" de manhã e de tarde? Sede nova para transmitir as pegadinhas, que já foram ao ar dezenas de vezes? As rádios rodam música - podem funcionar numa quitinete... Os três "programas" diários poderiam ser realizados em uma sala, com três divisões... Ah, o jornal? Um computador na casa do jornalista já basta.
REPITO: PRA QUE AQUELA ESTRUTURA?
...
E aquela dívida milionária com a União?

DE UM LEITOR - É comovente a dedicação assistencialista de nosso governo, que, demonstrando um refinado senso de caridade social, parece ter transformado a TV Brasil — essa joia da coroa financiada com o suor dos contribuintes — em uma espécie de "Fundo de Amparo ao Jornalista Decadente", uma elegante 'Bolsa Família Louis Vuitton' desenhada para oferecer um porto seguro aos talentos que encontraram o mercado de trabalho ligeiramente... ingrato. A escalação é de gala: de Cissa Guimarães a Marcos Uchôa, o elenco de resgatados culminou na criação de um trio esportivo, onde Juca Kfouri, José Trajano e o quase desconhecido Lúcio de Castro podem, finalmente, exercer o jornalismo esportivo, utilizando o placar como um pretexto para o proselitismo de esquerda. Afinal, assistir um veterano como Kfouri encarar com a fleuma de um gentleman a mijada ao vivo da jovem Domitila Becker não é sinal de decadência, mas sim a prova cabal de que a estabilidade governamental alcançada através de empregos, patrocínios e os benéficos raios da Lei Rouanet, garante a todos os "eleitos" a paz de espírito necessária para sustentar a narrativa... e a conta no final do mês.

DE UM LEITOR 2 - A TV Brasil é o Tribunal de Contas dos jornalistas alinhados.
HAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!

MULHER DE VERDADE jamais comprará esta revista Marier Clair.
Agora, é uma revista para trans.

É MAIS OU MENOS como a Playboy do século passado colocar na capa um travesti como "mulher do ano".

CONVITE


VAMOS COLABORAR!!
O CPF do Appel é 149 132 670 00


MARIANA BECKER não quer saber mais de Fórmula 1. Depois de 20 anos.

NA RBS TV que faz as pautas dos programas locais é o Comercial. Vejam a principal pauta do próximo Baita Sábado.

DE TUDO
muito

O RIO GRANDE MUDOU, NÉ DUDU MILK?
QUANTOS PEDÁGIOS NOVOS VAIS IMPLANTAR?


Preço para envio pelo correio, 45 reais com custos de envio já incluso.
Basta solicitar por whatApp ou e-mail, passar os dados para o envio e fazer o pagamento via PIX -
51981561947
Banrisul - Daisi da Fontoura
WhatApp - 99689 96 98

ASSISTA A ESTE DISCURSO DA FILHA
DA MARIA CORINA
NA ENTREGA DO NOBEL DA PAZ


ELE NÃO TÁ NEM AÍ.
SE PUDESSE TERMINAR COM O AGRO...

O CARA PIROU!!

UMA AULA OU TAPAS  NA CARA?


DOIS MIUTOS
com o PRÉVIDI

O BRASIL DO URUBU CARECA É INSPIRADO
NUM FILME DO WODDY ALLEN DE 1971, BANANAS


PORTO ALEGRE É ASSIM

BOM CONSELHO RECEBE DIPLOMA

A Câmara Municipal de Porto Alegre realiza hoje, às 19 horas, no Plenário Ana Terra (Avenida Loureiro da Silva, 255 – Centro Histórico), Sessão Solene de Entrega do Diploma de Honra ao Mérito ao Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, que em junho de 2025 completou 120 anos de história.

A homenagem, proposta pelo vereador Rafael Fleck, reconhece a trajetória da instituição marcada pela excelência pedagógica, pela formação integral de gerações e pelo compromisso com a sociedade porto-alegrense.

Fundado no início do século XX, o Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho consolidou-se como referência em educação, unindo tradição e inovação. Além de formar milhares de estudantes, destaca-se pela cedência de espaços à comunidade. Conforme Fleck, a cerimônia reforça o papel do Bom Conselho como instituição que educa para transformar vidas e contribuir com a construção de uma cidade melhor.

RECREIO


OLIMPO
a morada das deusas do século 21

ESCOLHA



PIADINHA
sem nome feio, sem política e sem futebol


Quarta, 10 de dezembro de 2025

 

SEGUINTE:

O ESCÂNDALO DE 2025!!



DO PAULO CURSINO:
Toffoli viajou de jatinho particular com o advogado do Master.
Dias depois decretou sigilo máximo sobre o caso Master.
Depois estabeleceu que investigações sobre o Master só podem ocorrer com autorização prévia da corte.
No meio de tudo isso, Gilmar Mendes solta liminar proibindo impeachment de magistrado pelo Senado.
Agora, um grande furo jornalístico dentro disso tudo, sabemos dos valores do contrato da mulher de Moraes com o Banco Master.
Estes são, meus senhores, os heróis da democracia.
Aqueles que "nos salvaram do pior".
Vamos dar a real: não é um Supremo. É uma quadrilha.
Parabéns a todos que endeusam essa corja.
Vocês são mais otários e canalhas do que eu imaginava.

AO TRIBUNAL DE CONTAS
demais autoridades estaduais e
gaúchos

O GRANDE NEGÓCIO É FAZER EVENTOS!!

PERGUNTINHA: Como uma MEI vai dar uma nota fiscal de 100 mil reais ou mais?

"Qual é o limite do MEI em 2025? Para o ano de 2025, o limite de faturamento MEI continua sendo de R$ 81.000,00 por ano. Esse valor é o que vale para a sua operação hoje e para a declaração que você fará em 2026, referente ao ano de 2025. Isso equivale a uma média de faturamento de R$ 6.750,00 por mês."

No Diário Oficial de terça, dia 9:

Lei de Incentivo à Cultura, Lei nº 13.490/2010.
Projeto  cultural  "aprovado",  contemplado  no EDITAL SEDAC nº 20/2025 LIC RS - Eventos Continuados do 1º semestre de2026.

- Festival de Orquestras de Alto Feliz/ 9665 - ACADEMIA MUSICAL DESSOTTI LTDA/ R$ 102.500,00

- FESTIVAL INTERNACIONAL DO FOLCLORE – OUTONO EM DANÇA - 5ª EDIÇÃO/ 6160 - MARCEL K.TIZOTTI PRODUÇÕES LTDA ME/ R$ 100.000,00

- 11º Festival Rap Contra o Frio / 9685 - ANDRE LUIZ MARQUES GOMES 01770480005 / R$ 210.000,00

- Settiana Italiana di Porto Alegre / 4640 - PL FERNANDES DE BARROS - ME / R$ 100.000,00

- Olhares Sobre o Rio Uruguai - 3° Edição / 6825 - MAYARA BOENO BRUM MEI / R$ 156.700,00

No Diário Oficial de terça, dia 8:

Alguns projetos aprovados, que estão no DO neste dia

- 12º  Levante  da  Canção  Gaúcha  e  3º  Levantinho  da  Canção  /  11067  -  J.  J.  DE  MORAES  LTDA  /  R$310.200,00

- 13º Vertente da Canção Nativa de Piratini e 3º Vertentinha da Canção / 11067 - J. J. DE MORAES LTDA / R$265.300,00

- Intercâmbio Cultural Arte Nativa IV Edição / CEPC: 9320 - Arte Nativa Produções / R$ 349.860,00

- 12º Gramado in Concert / 3967 - VS CULTURA E COMUNICAÇÃO LTDA / R$ 700.000,00

- 39º CARIJO DA CANÇÃO GAÚCHA e 23º CARIJINHO DA CANÇÃO GAÚCHA/ 4893 - JBA PRODUÇÕESCULTURAIS LTDA/ R$ 349.630,00

- FESTIVAL ATENA - Artes Cênicas/ 4144 - ASSOCIAçãO CULTURAL ATENA – ACA/ R$ 118.000,00

- 150 Anos de São Sepé/ 6778 - CMP PRODUÇÕES CULTURAIS LTDA/ R$ 200.000,00

- 3º MATA EM FOLIA – 2026/ 4209 - JESPROART - PRODUÇÕES ARTÍSTICAS/ R$ 137.350,00

- 38º Aniversário de Morro Redondo/ 5367 - MJ PRODUTORA DE EVENTOS LTDA – ME/ R$ 200.000,00

- 5ª FEVAC/ 9497 - JULIANA TONINI/ R$ 200.000,00

- Carnaval do Bepi - O Palhaço da Folia/ 0409 - CECAR - CENTRO CULTURAL E ARTÍSTICO/ R$ 100.000,00

- Ibirubá  71  anos  -  Juntos  Fazemos  História  /  14816  - Associação  Comercial,  Industrial,  de  Pretação  de Serviços e Agropecuária de Ibirubá - ACISA / R$ 200.000,00

- MOSTRA CULTURAL NA EXPOTAPEJARA 2026 / 12588 - EXPOTAPEJARA FEIRAS E EVENTOS / R$200.000,00

- Polentaço - 13ª Edição / CEPC 2774 - CENTRO DE TRADIÇÕES ITALIANAS DE MONTE BELO DO SUL /R$ 200.000,00

- Universidade do Samba - Carnaval de Alvorada 2026 / CEPC: 9320 - Arte Nativa Produções / R$ 200.000,00

TUDO A VER!!
ou não?

É HOJE!!


TAQUARI EM FESTA!!
Preço para envio pelo correio, 45 reais com custos de envio já incluso.
Basta solicitar por whatApp ou e-mail, passar os dados para o envio e fazer o pagamento via PIX -
51981561947
Banrisul - Daisi da Fontoura
WhatApp - 99689 96 98


SEGURA ESSAS

quem se trumbica não comunica

 CRISTINA RANZOLIN, no Jornal do Almoço de ontem, estava elegantíssima!


UM PEDIDO DE AJUDA.
DO JORNALISTA ALEXANDRE APPEL.
ASSISTA E DÊ A SUA CONTRIBUIÇÃO


PEÇO A TODOS OS AMIGOS QUE
REPRODUZAM O VÍDEO EM SEUS ESPAÇOS.

NADA MAIS IDIOTA do que uma picaretagem com patrocínio da PUC, no Jornal do Almoço. Agora. a RBS TV não tem mais pruridos para picaretagens em geral.

CONVITE



DO JORNALISTA TIBÉRIO VARGAS RAMOS
Nunca é de graça.
Millôr para Chico: "Desconfio de idealistas que lucram com seu Ideal". 




GABRIEL SANT'ANA WAINER: finalmente, um colunista no GZH que não é chapa branca. O texto do Gabriel, que republiquei acima, é ótimo.

MERECIDO: Rafinha Bastos foi confirmado como atração principal de uma das noites do Just for Laughs 2026, o maior festival internacional de comédia do mundo. A apresentação acontece no dia 20 de fevereiro de 2026, em Vancouver, Canadá.

O JORNALISTA MAIS PUXA-SACO DO LULA


DE TUDO
muito

SERIA A INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA
DA FAMÍLIA DO ALEXANDRE DE MORAES

O contrato do Banco Master com o escritório de advocacia de Viviane Barci de Moraes, mulher do ministro do STF Alexandre de Moraes, previa um pagamento de R$ 3,6 milhões por mês durante três anos — o que totalizaria R$ 129 milhões.
Pagamento total de R$ 129 milhões ocorreria apenas no caso de cumprimento integral do contrato. Segundo o jornal, o documento dizia que o escritório Barci de Moraes deveria representar o banco onde fosse necessário, com remuneração de R$ 3,6 milhões mensais por 36 meses, a partir do início de 2024.
O banco foi liquidado e, por isso, o contrato extinto. Segundo O Globo, o valor total não foi pago, já que o acordo não foi cumprido integralmente. "Tudo indica, porém, que o escritório foi regiamente pago enquanto possível, porque nas mensagens com a equipe Vorcaro deixava claro que os desembolsos para Viviane eram prioridade para o Master e não podiam deixar de ser feitos em hipótese alguma", afirma a coluna de Malu Gaspar.

Coluna de Gabriel Sant'Ana Wainer, no GZH:
Toffoli e o Supremo sem vergonha (9/12/25)

A vergonha mudou de lugar no Brasil. Ela já não mora no Código Penal, na tipificação fria dos crimes, mas na percepção pública de que a cúpula do Judiciário perdeu o pudor. Quando um ministro do Supremo Tribunal Federal aceita embarcar num jato particular ao lado do advogado de um investigado de um caso que cedo ou tarde iria parar no Supremo, não é preciso ser criminalista para perceber que alguma coisa está profundamente errada.
No dia 28 de novembro, pela manhã, Dias Toffoli embarcou rumo a Lima, no Peru, para assistir à final da Libertadores num avião de um empresário e ex-senador. Na mesma aeronave viajava Augusto de Arruda Botelho, advogado de Luiz Antônio Bull, diretor de compliance do Banco Master, hoje em prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica. À noite, o mesmo Toffoli foi sorteado relator do caso Master, após uma reclamação da defesa do banqueiro Daniel Vorcaro. Na volta da viagem, colocou sigilo absoluto sobre o processo, puxou o caso inteiro para si no Supremo e decidiu que tudo o que disser respeito ao Master precisa, antes de mais nada, passar por sua caneta.
O ministro diz que não conversou sobre o processo no voo, que o recurso foi protocolado depois, que está tudo dentro da liturgia. Pode até ser. Mas o problema aqui não é apenas o que se prova em juízo. É o que se vê a olho nu. Um juiz que já anda há anos na borda da suspeição – “o amigo do amigo do meu pai” –, que acumula decisões controversas em favor de empreiteiras e delatados ilustres, não se constrange em misturar vida social e caso bilionário que abala o sistema financeiro. Vira uma espécie de garoto-propaganda do “deixa comigo que eu resolvo”, como se o Supremo fosse balcão de atendimento personalizado para quem tem jato, bons contatos e advogado influente.
Diante deste escárnio todo, há quem ainda tente acreditar no funcionamento dos freios e contrapesos. Minha colega Rosane de Oliveira, bem mais elegante do que eu, lembrou que esta seria a hora de o procurador-geral da República agir, pedindo a suspeição ou o impedimento de Toffoli. Em teoria, faz todo sentido. Na prática, o roteiro é outro. Quando o PGR pede a suspeição de um ministro, quem decide primeiro é o próprio ministro acusado. Ele é quem diz, antes de qualquer coisa, se se considera suspeito ou não. Se tivesse esse pudor, já teria se declarado impedido de ofício. Se não se considera suspeito, o caso vai para o julgamento dos seus dez colegas. E aí começa o verdadeiro pacto de autodefesa.
Não é hipótese.
O ex-procurador-geral da República dos bambus, Rodrigo Janot, tentou, mais de uma vez, pedir a suspeição de Gilmar Mendes. Quando o supremo ministro supremo do Supremo concedeu habeas corpus ao empresário Jacob Barata Filho, cujo casamento da filha teve Gilmar como padrinho, o então procurador-geral enxergou o conflito óbvio. A Corte não viu problema. Em seguida, no mesmo episódio da máfia dos transportes no Rio, Janot tentou outra vez arguir a suspeição de Gilmar, agora em relação a Lélis Teixeira e novas alegações de relações pessoais. Mais uma vez, o Supremo olhou para o lado. Janot ainda tentou uma terceira vez em outro caso, o de Eike Batista, em que a ex-esposa de Gilmar era sócia do escritório que defendia o empresário. De novo, nada a declarar. Em todas essas situações, a mensagem foi a mesma: aqui dentro ninguém mexe com ninguém.
É justamente esse histórico que torna ainda mais escandalosa a decisão da semana passada, na qual o mesmo Gilmar Mendes resolveu que só o procurador-geral da República pode protocolar pedidos de impeachment contra ministros do Supremo. O único personagem que não consegue – ou não quer – levar adiante uma suspeição evidente passa a ser também o porteiro único do condomínio. Deputados, senadores, entidades de classe, cidadãos comuns: todo mundo é empurrado para fora da porta. Só o PGR pode tocar a campainha. E, como a história mostra, ele quase nunca toca e quando toca, ninguém atende.
O resultado é uma distorção completa da ideia de República. Em vez de poderes que se limitam e se vigiam, temos uma Corte que concentra para si o direito de errar sem ser incomodada. Um ministro pode viajar em jatinho de empresário, conviver socialmente com advogado de investigado, centralizar um escândalo bilionário sob sigilo máximo e ainda assim seguir julgando como se fosse apenas mais um dia no fórum. O órgão que poderia reagir, a Procuradoria-Geral da República, é o mesmo que agora detém o monopólio dos pedidos de impeachment. O jogo se fecha e o círculo se protege.
Num país com vergonha, um ministro sequer cogitaria entrar nesse avião. Se, por algum desvario, entrasse, se declararia impedido de julgar o caso, por respeito ao tribunal e a si mesmo. Num país com vergonha, a Corte não teria transformado em rotina a negação de suspeições escandalosamente justificadas.
Aqui, não. Aqui o Supremo é duríssimo com o réu de sandália de borracha, mas cheio de compreensão com o réu que chega de terno bem cortado e jato à disposição.
No fim, quem perde a vergonha não são os ministros. Somos nós. Nós, que assistimos a tudo isso, ouvimos explicações burocráticas sobre “normalidade institucional” e ainda somos convidados a aceitar que está tudo dentro das regras. Nós, que olhamos para um tribunal que deveria ser o guardião da Constituição e enxergamos um clube fechado que se autoabsolve enquanto reescreve a lei. Se eles já não têm vergonha do que fazem, o mínimo que nos resta é não perder a nossa ao chamar esse estado de coisas pelo nome: um Supremo descontrolado e autoritário em um país que se acostumou demais a viver sem vergonha.

O MAIOR PUXA-SACO




MULHER DO ANO!!
(coisa de petismo, claro)



HISTÓRIA


DOIS MIUTOS
com o PRÉVIDI

O BRASIL DO URUBU CARECA É INSPIRADO
NUM FILME DO WODDY ALLEN DE 1971, BANANAS


PORTO ALEGRE É ASSIM

CARTILHA PARA MULHERES
VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

 A Secretaria Municipal da Inclusão e Desenvolvimento Humano lança, hoje, às 18 horas, a Cartilha da Rede Interinstitucional de Atendimento, Proteção e Garantia de Direitos à Mulher em Situação de Violência – Conta Comigo. O evento acontece no auditório da Faculdade de Direito da PUC (avenida Ipiranga, 6681, prédio 11) .
Produzido com apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, o material reúne serviços, portas de acesso e fluxos de atendimento para mulheres vítimas de violência doméstica e de gênero em Porto Alegre. A cartilha será disponibilizada em formato digital e impresso, nos idiomas português, espanhol e creole.
Criada em 2024, a Rede Conta Comigo reúne órgãos municipais e instituições parceiras, organizando procedimentos e fortalecendo a comunicação intersetorial para qualificar o atendimento às mulheres.
O lançamento integra a Semana Municipal de Direitos Humanos, que segue até sábado, dia 13.

RECREIO

ASSISTA ATÉ O FINAL

OLIMPO
a morada das deusas do século 21

PIADINHA
sem nome feio, sem política e sem futebol