Terça, 23 de junho de 2026


Agora em e-book (Kindle - Amazon)

Alfredo Octávio: o maior jornalista do Brasil

Livro Alfredo Octávio

SEGUINTE:

SEM CONVERSA MOLE

OK, Lula não é de ixquerda, como ele diz agora, assim como a maioria dos petistas, de norte a sul do Brasil. A petezada não tem ideia do que é um governo socialista, nunca leram sobre as propostas "progressistas" implantadas nos poucos países que conseguiram eleger presidentes de ixquerda ou que ditadores venceram nas armas.

Lula apenas repete o que seus amigos de 40, 50 anos lhe ensinam ou que escrevem para que decore e repita. Mesmo assim, na maiorias das vezes fala besteiras. Ele se criou porque na época em que se dizia sindicalista sabia negociar com os patrões e com os que representavam a ditadura dos milicos.

Se pensarmos bem... Lula não faz nada desde que perdeu o dedo. Virou sindicalista. E naqueles tempos verde-oliva o brasileiro precisva de um "líder popular", que "surgiu no seio do povo". Desde então ficamos apenas com ele.

Um  sujeito como Lula tem que ter muita sorte. Na última eleição enfrentou um candidato, Bolsonaro, um craque em falar besteiras. Um líder popular, mas  que acumulou erros e não se preocupou em aumentar a sua base de apoio. Pelo contrário, na pandemia, por exemplo, irritou os brasileiros com declarações estapafúrdias.

Agora, até outubro, o pessoal de ixquerda que manda no PT, terá a difícil tarefa de fazer com que Lula não fale e não faça besteiras.

Seu adversário é tão ou mais falastrão do que o pai. E tem um rabo...          

Abaixo, assistam algumas (poucas) asneiras ditas por Lula ao longo de sua "carreira": 


SEGURA ESSA
quem se trumbica não comunica

- EU NÃO ACREDITO QUE VI ISSO NO INSTAGRAM:


- CONFIRAM no YouTube o estrondoso fracasso da cobertura da  Copa no GZH. Uma audiência de brincadeira de adolescentes. Em jogos conseguem 200 "interessados". 

- DE UM LEITOR - A cobertura da RBS na Copa é a consagração do jornalismo tik tok. Além das dancinhas e das boquinhas tipo postagem-no-Instagram, uma pequena prova do deslumbramento em cidade grande, estamos vendo e ouvindo bobagens pueris. Quem está coordenando esse vexame jornalístico - caro e inútil? Em outros tempos haveria demissões na chegada...

- VERGONHA ALHEIA!!
AS MENTIRAS DAS RBS SOBRE AUDIÊNCIA


DO JORNALISTA Vitor Bley de Moraes: Entrando no canal Histórias de Gremistas, pelo YouTube, a íntegra da entrevista com Lupicínio Rodrigues Filho sobre o Hino do Grêmio.

O HELP DO JOÃO GARCIA


Em 2023, em um dos momentos mais difíceis da minha vida, recebi uma corrente de apoio que jamais vou esquecer. Muitas pessoas contribuíram, compartilharam minha história e me ajudaram a enfrentar uma longa recuperação com mais dignidade. Graças a Deus e à ajuda de vocês, consegui seguir em frente.
Hoje, infelizmente, me vejo diante de mais um grande desafio.
No último mês fui diagnosticado com uma grave doença vascular, chamada aterosclerose, que comprometeu a circulação das minhas pernas. Mesmo com todos os esforços da equipe médica, precisei passar por duas amputações nos dedos do pé para impedir o avanço da infecção.
Também realizei um cateterismo e recebi dois stents para restabelecer a circulação sanguínea.
Agora estou voltando para casa para iniciar mais uma etapa da recuperação. Porém, minhas limitações aumentaram e os custos com cuidados, medicamentos, fraldas, curativos, fisioterapia, alimentação adequada e adaptações em casa também cresceram. Por isso, com humildade, venho novamente pedir ajuda. Se você contribuiu comigo em 2023, saiba que sua ajuda fez toda a diferença e sou eternamente grato. Se puder me ajudar mais uma vez, ficarei muito agradecido. E se está conhecendo minha história agora, qualquer contribuição ou compartilhamento será muito importante.
Cada valor faz diferença.
Cada compartilhamento ajuda a alcançar mais pessoas.
Cada oração também é uma forma de apoio.
Obrigado por continuarem caminhando comigo nessa luta.
Link da vakinha na bio
Dados para contribuição 
Banco ITAÚ 
Agência 4269
Conta Corrente: 48389-9
PIX CPF - 202.436.690-20

O QUE FAZ
o RS crescer

- O QUE OS CARANGUEJOS FAZEM
NUMA PLANTAÇÃO DE ARROZ?

  
ESTES SÃO CARANGUEJOS ÚTEIS.
AO CONTRÁRIO DOS QUE VIVEM EM PORTO ALEGRE, ESPECIALISTAS EM "ATRAVANCAR O PROGRESSO".

DE TUDO
muito

- O LADRÃO AMIGO DO LULA HÁ 50ANOS!!

INFORMAÇÕES DE WINSTON LING:

Jaques Wagner, líder do governo Lula no Senado, mora em apartamento de luxo avaliado em mais de R$ 20 milhões em Salvador, com píer privativo e teleférico. Saiu do sindicalismo e chegou ao metro quadrado mais caro de Salvador — alguém explica como?
A morada de Wagner fica no edifício Mansão Victory Tower, no Corredor da Vitória — o metro quadrado mais caro de Salvador. 
Isto é espetacular para um ex-sindicalista que, segundo relatos, chegou à Bahia “com a mão na frente e outra atrás”.
O imóvel de R$ 2,5 milhões que teria sido negociado como propina para o senador — sim, aquele sobre o qual pairam suspeitas graves — vale dez vezes menos do que o apartamento onde ele já mora. Ou seja: o suposto suborno seria, nos padrões de vida do petista, pouco mais que uma gorjeta imobiliária.
Wagner alegou que o apartamento de R$ 2,5 milhões, com 203 metros quadrados, seria destinado à sua filha. Praticamente uma quitinete, considerando o patamar de luxo em que o senador habita.
E é aí que a história complica.
Como um homem que construiu toda a sua carreira no sindicalismo e na política — e somente nisso — acumulou patrimônio capaz de sustentar um estilo de vida que a esmagadora maioria dos empresários brasileiros jamais alcançará? Qual empresa ele fundou? Qual negócio ele tocou? Qual risco ele correu com dinheiro próprio?
A resposta é simples: nenhum. 
O patrimônio veio do poder. Do Estado. Do mesmo aparato que, segundo a cartilha do PT, deveria servir aos mais humildes.
Wagner gosta de dizer que a Bahia “tem muro baixo”. Ironia das ironias: a Mansão Victory Tower, seu endereço, é protegida por muros altíssimos. Muros que separam, com eficiência brutal, o mundo do discurso do mundo da prática.
A informação sobre o estilo de vida do senador foi publicada pela Coluna Claudio Humberto, do Diário do Poder.
Não é a primeira vez que um líder da esquerda brasileira prega igualdade de cima de uma torre de luxo. Mas poucas vezes o contraste foi tão escancarado. Píer privativo. Teleférico. Vista para a baía. Tudo isso para quem diz lutar pelo povo.
A pergunta que ninguém faz é simples: se o Estado é tão bom para o povo quanto o PT promete, por que seus líderes preferem viver exatamente como a burguesia que dizem combater?
Talvez porque, no fundo, eles sempre souberam o que funciona. Só não querem que os outros tenham acesso.

-  CONFIRAM A CARA DE PAU DO BANDIDO:


- QUEM DIRIA, A ITAPEMIRIM
FOI PRO SACO
A massa falida do Grupo Itapemirim deve começar o pagamento aos credores nos próximos diaS. O processo acontece em meio a um imbróglio judicial envolvendo o arrendamento de linhas interestaduais que pertencem à companhia.
A disputa opõe a administradora da massa falida, a atual arrendatária, concorrentes que desejam operar as linhas e a ANTT.
Decisão do STJ do último dia 9 determinou a continuidade do processo competitivo pelo arrendamento "sobretudo pela apresentação de propostas por renomadas empresas do setor e pela situação de urgência descrita nos autos", decretou o tribunal, atendendo a pedido da Viação Águia Branca, que pleiteia a concessão, hoje em dia operada pela Suzantur em caráter temporário e emergencial. (FSP)

- BIBO NUNES, DEPUTADO FEDERAL:



DOIS MINUTOS
com o PRÉVIDI

- Até mesmoo nosso presidente idiota é contra o Neymar, porque o craque não é petista. Aí toda a petezada é contra a Seleção e o Neymar.
Então tá.
Agora, sou o maior torcedor da Seleção e do Neymar.
E aposto  que Neymar vai fazer o gol do hexa!!!!


PORTO ALEGRE
é assim!

- ACONTECEU EM PORTO ALEGRE  

R$ 60,00 com despesas de correio incluídas


Aconteceu em Porto Alegre resgata histórias que marcaram a memória da capital gaúcha
Paulo Pruss e Rafael Fleck lançam o livro "Aconteceu em Porto Alegre", publicado pela Editora Escuna. Com 162 páginas, a obra reúne episódios históricos, curiosos, emocionantes e surpreendentes que marcaram gerações de porto-alegrenses.
Resultado de ampla pesquisa histórica e jornalística, o livro apresenta acontecimentos que mobilizaram a cidade em diferentes épocas, transformando-se em verdadeiros marcos da memória coletiva de Porto Alegre.
Entre os episódios retratados estão o sequestro do táxi lotação que manteve a cidade em suspense durante 27 horas; o maior motim da história do Presídio Central; o último dia de circulação dos bondes elétricos; a morte do lendário narrador esportivo Pedro Carneiro Pereira, o Pedrinho; além de histórias envolvendo jornalistas, artistas, esportistas e personagens que fizeram parte da vida da capital gaúcha.
Mais do que contar fatos, a obra procura contextualizar cada acontecimento, mostrando sua importância para a cidade e para a formação da identidade porto-alegrense.
Segundo os autores, o objetivo é preservar histórias que ajudaram a construir Porto Alegre, muitas delas conhecidas apenas por quem viveu a época ou acompanhou as notícias nos jornais, rádios e televisões.
"A cidade é feita não apenas de ruas, prédios e monumentos. Ela também é construída pelas histórias que emocionaram, chocaram, divertiram e marcaram seus habitantes. Este livro procura resgatar parte dessa memória", afirmam os autores.
"Aconteceu em Porto Alegre" é um convite para revisitar momentos inesquecíveis da capital gaúcha e conhecer episódios que ajudam a compreender melhor sua trajetória.
Paulo Pruss é editor, com livros lançados entre eles, Porto Alegre De Todos os Tempos, já Rafael Fleck é vereador de Porto Alegre, porém na época que foi escrito não era.
Ficha Técnica
Título: Aconteceu em Porto Alegre
Autores: Paulo Pruss e Rafael Fleck
Editora: Escuna
Páginas: 162
Valor: R$ 60,00 (já com despesas de envio pelos Correios incluídas)
Informações e vendas:
WhatsApp: (51) 99361.8138

RECREIO

- Depois de publicar uma fábrica de suco de melancia, agora, uma fábrica de côco ralado:


OLIMPO
a morada das deusas do século 21

ESFOMEADA



PIADINHA
sem nome feio, sem política e sem futebol

EDUARDO PIADINHA BUENO
(não cometa o desatino de assistir!!)


Segunda, 22 de junho de 2026

 

Agora em e-book (Kindle - Amazon)

Alfredo Octávio: o maior jornalista do Brasil

Livro Alfredo Octávio

SEGUINTE:

- DOIS VÍDEOS QUE COMPROVAM
QUE O DEPUTADO-POLICIAL NÃO
PODE ESTAR NO LEGISLATIVO



SEGURA ESSA
quem se trumbica não comunica

- POR QUE É UM FIASCO A
COBERTURA DA RBS NA COPA?

O pessoal da RBS saiu de Porto Alegre com a pretensão de fazer a maior cobertura de sua história. Dava a impressão de que não dariam bola para o pessoal da Globo e iriam matar a pau, liquidar com todos os demais grupos.
Mas, desde o início, como poderiam perder em audiência para o grupo do Debate Raiz, que atua apenas no Youtube?
O fiasco é maior ainda quando se assiste a RBSTV. Meu Deus, é a primeira vez que vejo uma repórter entrevistando um "comentarista" da própria emissora. E desde o início da Copa foram várias "entrevistas" desse quilate.
Para terem uma ideia, os protagonistas daqeuilo que seria a maior cobertura do Universo, tornou-se um amontoado de suburbanos quando chegam pela primeira vez numa praia de mar.
Não entenderam? Ora, o pessoal da RBS está em êxtase com Nova York. Claro que qualquer pessoa normal se impressiona com 
Manhattan, mas esse deslumbramento pode ficar para os momentos de lazer e não na frente da câmera.
É bom explicar como normalmente funciona a reportagem. Começa com o pauteiro, que sugere uma matéria para o chefe de reportagem. Este pode trocar uma ideia como editor e todos chegam a melhor maneira  de fazer aa repoortagem. Aí o chefe dá a pauta para o repórter. Estevai pra rua com sugestõesaté de perguntas. Tudo mastrigado. Existem TVs que ainda fazem os produtores escrever os breves textos que o repórter lê em of.
Lembram quem a RBS mandou para a cobertura da Copa?
Só pessoal de vídeo, ninguém de rprodução.
Será que as chefias foram tão idiotas em acreditar que poderiam exercer suas funções em Porto Alegre? Claro que todos lá ficaram sem "suas" chefias. Estão lá soltos. E isto é um passo para uma enormidade de bobagens, como está acontecendo.
Na última Copa assisti matérias maravilhosas da Band no Qatar. Todos os dias os programasapresntavam peculiaridades do país. O que fazia lá a Risadinha? Repetia o que o pessoal da Globo já tinha falado e os telespectadores já estavam careca de saber.

- DO JORNALISTA
EVARISTO VILLALOBOS NOBRINHO:

Mediocridade
Cobertura da RBS TV na Copa.
Entrevistando torcedores e torcedores nos Estados Unidos.
Nada contra os torcedores.
Mas, se for só para entrevistar torcedores, que isso se faça em Porto Alegre..
Tantos assuntos fora...
Tantos lugares inéditos fora para mostrar...
Tanta cultura diferente...
Mas fazem o mais fácil.
Pobreza!!! Mediocridade!!!
Não me surpreende.
Em tempo: a Globo ouve torcedores, exagera nisso, mas também faz matérias jornalísticas.
Ponto

- BAIXARIA TAMBÉM NA GLOBO
O narrador Everaldo Marques publicou:


"
Narrando em pé, porque sentado não dá pra ver o campo todo. E o monitor tem um atraso na imagem. Mínimo, mas suficiente para me incomodar, pois tento estar em cima do lance o máximo possível. Como nossa posição de transmissão era na última fileira, eu ficar em pé não atrapalhou ninguém, pois não havia outras equipes posicionadas atrás. Perrengue chique, como dizem por aí. Que a gente tenta tirar de letra, pois desfrutar de uma Copa do Mundo é sempre um privilégio. Vamos em frente."


O QUE FAZ
o RS crescer

- DUDU MILK PODERIA CONSTRUIR
NO NOSSO LITORAL. E FAZER UMA
ADAPTAÇÃO PARA PORTO ALEGRE


DE TUDO
muito


- DIREITA VOLVER!! - Na semana passada a tal direita ganhou no Peru.
Neste final de semana, na Colômbia a tal direita venceu a ixquerda.
APENAS UMA CONSTATAÇÃO:
Só temos um governo de ixquerda na América do  Sul: no Uruguai.
Não se esqueça que o nosso presidente Lula declarou oficialmente que NÃO É DE IXQUERDA.
TÓING!!!

- AS  QUATRO PRINCIPAIS
ESPORTISTAS BRASILEIRAS
E SUAS NAMORADAS

Rebeca Andrade, Marta, Rayssa Leal e Gabi Guimarães com suas namoradas.

- NA CONTAGEM REGRESSIVA!!


PORTO ALEGRE
é assim!

- DE UM LEITOR - Até hoje tem invasores morando em cima dos diques e outras áreas de risco. Amparados por decisões judiciais. Depois culpam a Prefeitura.

ACONTECEU EM PORTO ALEGRE  
R$ 60,00 com despesas de correio incluídas


Aconteceu em Porto Alegre resgata histórias que marcaram a memória da capital gaúcha
Paulo Pruss e Rafael Fleck lançam o livro "Aconteceu em Porto Alegre", publicado pela Editora Escuna. Com 162 páginas, a obra reúne episódios históricos, curiosos, emocionantes e surpreendentes que marcaram gerações de porto-alegrenses.
Resultado de ampla pesquisa histórica e jornalística, o livro apresenta acontecimentos que mobilizaram a cidade em diferentes épocas, transformando-se em verdadeiros marcos da memória coletiva de Porto Alegre.
Entre os episódios retratados estão o sequestro do táxi lotação que manteve a cidade em suspense durante 27 horas; o maior motim da história do Presídio Central; o último dia de circulação dos bondes elétricos; a morte do lendário narrador esportivo Pedro Carneiro Pereira, o Pedrinho; além de histórias envolvendo jornalistas, artistas, esportistas e personagens que fizeram parte da vida da capital gaúcha.
Mais do que contar fatos, a obra procura contextualizar cada acontecimento, mostrando sua importância para a cidade e para a formação da identidade porto-alegrense.
Segundo os autores, o objetivo é preservar histórias que ajudaram a construir Porto Alegre, muitas delas conhecidas apenas por quem viveu a época ou acompanhou as notícias nos jornais, rádios e televisões.
"A cidade é feita não apenas de ruas, prédios e monumentos. Ela também é construída pelas histórias que emocionaram, chocaram, divertiram e marcaram seus habitantes. Este livro procura resgatar parte dessa memória", afirmam os autores.
"Aconteceu em Porto Alegre" é um convite para revisitar momentos inesquecíveis da capital gaúcha e conhecer episódios que ajudam a compreender melhor sua trajetória.
Paulo Pruss é editor, com livros lançados entre eles, Porto Alegre De Todos os Tempos, já Rafael Fleck é vereador de Porto Alegre, porém na época que foi escrito não era.
Ficha Técnica
Título: Aconteceu em Porto Alegre
Autores: Paulo Pruss e Rafael Fleck
Editora: Escuna
Páginas: 162
Valor: R$ 60,00 (já com despesas de envio pelos Correios incluídas)
Informações e vendas:
WhatsApp: (51) 99361.8138

RECREIO

- QUE MARAVILHA!!


OLIMPO
a morada das deusas do século 21

QUAL?



PIADINHA
sem nome feio, sem política e sem futebol

- SÓ PENSA NAQUILO



Sexta, 19 de junho de 2026






JJOÃO PAULO DA FONTOURA é de Taquari-RS. É escritor e historiador diletante, membro da ALIVAT – Academia Literária do Vale do Taquari, titular da cadeira nº 26. Autor do livro biográfico "Costa e Silva", edição 2025






- Hino da Legalidade -  


Avante, brasileiros, de pé! 
Unidos pela liberdade, 
Marchemos todos juntos com a bandeira
Que prega a lealdade!

Protesta contra o tirano 
E recusa a traição,
Que um povo só é bem grande
Se for livre sua Nação!



 

Caros leitores, dias atrás, precisamente dia 10, uma quarta-feira, eu – como de hábito – entro no blog do Prévidi para ver as postagens quase sempre porradas, socos no estômago, polêmicas ao limite! Então, vejo um texto, no ‘padrão Prévidi’, muito legal sobre Pereio, Brizola, Tarso de Castro, Costa e Silva, falando da Legalidade e do Hino da Legalidade, de 1961, da feitura do hino, mas da lavra de um escritor de nome Tom Cardoso, o qual, honestamente, desconhecia (mas o problema sou eu, não ele, pois tem livro biográfico já editado e à venda do escritor e boêmio Tarso de Castro). Gostei tanto do texto, que resolvi postar uma mensagem no espaço do blog.

Motivos para eu ter gostado do texto havia muitos, mas – principalmente – o vocativo referente ao hino em si, inclusive com a postagem da letra. Pra mim é difícil de explicar, talvez seja a marca de um momento importante da nossa história, a tensão de uma possível guerra civil, etc., sei lá!, mas eu nunca consegui tirar da cabeça a letra e a melodia desse hino e dos fatos, curiosos, relacionados à sua feitura, tipo, ‘como pode o Pereio ter feito a melodia do hino se não tocava nenhum instrumento, no máximo batucava dedos em mesas de bares boêmios da Porto Alegre e do Rio de Janeiro?’

Já no dia seguinte, dia 10, recebo uma ligação de um leitor do blog da cidade de Nova Petrópolis, da nossa Serra, entusiasmado com o assunto e sabendo tudo da poetisa que havia escrito a letra (eu até então achava que a letra era do Pereio e a Laura de Lemos havia composto a melodia). Deu-me uma série de dicas sobre a poetisa, mostrou-me um conhecimento apurado do Costa e Silva e, para meu prazer, marcou uma visita a Taquari para conversarmos sobre os eventos de agosto de 1961, sobre o hino, sobre Costa e Silva, e adquirir o meu livro/biografia do ‘Costa e Silva’.

Como muitos dos leitores não têm idade para ter alcançado esta página da história brasileira, resolvi escrever alguma coisa que sei de memória e outras que procurei informar-me em livros e na web.

Movimento da Legalidade, agosto de 1961,

Vejam abaixo um inserto do meu livro ‘Costa e Silva’, no qual falo da crise institucional gerada pela renúncia à presidência feita por Jânio Quadros em 25 de agosto de 1961. O ato ocorreu de forma inesperada com o envio de um curto bilhete ao Congresso Nacional, onde ele alegava estar sofrendo pressão de ‘forças terríveis’ que o impediam de governar. Esse episódio encerrou um mandato de pouco menos de sete meses e mergulhou o país em uma grave crise política.

 

(...) Eu vivi o início da minha adolescência por essa época. Ergo, pos­so afirmar que sou uma testemunha ocular e auditiva desses eventos. Meu pai, um líder sindical bastante ativo, possibilitou-me vivenciar noi­tes de vigília na sede do sindicato nos dias tensos que se sucederam à demissão intempestiva do doidivanas Jânio Quadros, em agosto de 1961, e a reação sulina montada pelo governador gaúcho Leonel de Moura Brizola, que, com a adesão do III Exército, chefiado pelo general José Machado Lopes, organizou aqui um movimento pela legalidade, ou seja, quem deve assumir a Presidência na vacância do cargo é João Goulart, vice-presidente constitucionalmente eleito.

Sou, portanto, testemunha da terrível situação em que nosso Brasil vivia. Diria mais, insustentável a ponto de explodir a qualquer momento. Esses 12 dias que abalaram a nação, e que trariam graves consequências na já tão instável política nacional, dias da tensa ‘Ca­deia da Legalidade’, foram dias marcantes de medo, angústia, incer­teza pelo vindouro.

A crise foi parcialmente mitigada com a solução-tampão encon­trada pelos políticos, e que teve a (necessária) anuência do Exército: Goulart governaria o país, mas num regime parlamentar – e que só du­rou até janeiro de 1963, quando voltou, por plebiscito, o presidencialis­mo puro.

 

A feitura do hino e seus compositores,

Dizem que foi o governador Brizola (Leonel de Moura Brizola – 1922-2004), que liderava o Movimento a partir do Palácio Piratini e do prédio ‘Mata-borrão’, que ficava (foi demolido) na Borges de Medeiros, quem pediu, pessoalmente, ao Pereio, gaúcho de Alegrete (Paulo César Pereio – 1940-2024), para compor um hino em homenagem ao Movimento pela Legalidade’.

Missão dada, missão cumprida!

O Governador havia montado a ‘Rede da Legalidade’, através da Rádio Guaíba, que à época era o ‘canhão do Rio Grande’, requisitada na marra e instalada nos porões do Palácio Piratini.

A gente saía à rua e ouvia, ressoando nos velhos rádios valvulados das casas, os discursos candentes e abrasivos do Brizola (‘pois que venham, pois que venham...’, inticando os militares, cujos exércitos já estava margeando o Mampituba!), coreografados pelo som do hino em  tons que subiam e desciam alternadamente. Em meros quatro dias de audição, tinha virado um mega-hit. A letra original, depois modificada, falava em ‘gaúchos’ e ‘legalidade’,

 

Pereio, ator de teatro, cinema e tv, à época, um jovem de 21 anos, não era músico nem mesmo tocava um instrumento qualquer, no máximo, como dito adrede, batucava dedos em mesas de bares de boêmios. Mas, no fervor da situação, simplesmente começou a cantarolar algo que se aproximava de uma marcha (que posteriormente ele disse ter se baseado na Marselhesa, mas ele enganou-se, pois sua mente baseou-se mesmo em marchas do tipo o ‘Hino do Exército’, mais vibrante e forte que a cadenciada Marselhesa).

Junto ao jovem Pereio estava uma poetisa já relativamente conhecida no meio cultural de Porto Alegre, Lara de Lemos, nascida em 1923, que escrevia, rabiscava, apagava e escrevia novamente versos, belos versos, versos imortais.

Essa cria conjunta, testemunhada por outros membros, todos reunidos na sede de um grupo de teatro de Porto Alegre, teve gestação quase que instantânea, de uma simplicidade singular; partitura, nem pensar!, transformou-se em um hino belo, marcante, imortal! 

E eu sou uma prova, vira e mexe o estou cantarolando. Minha esposa, professora estadual aposentada, disse-me que nos eventos do CPERS – Sindicato dos Professores do RGS – o hino é sempre entoado!

Além desses dois autores, também ocorre, em forma de participação, o nome do jornalista, radialista, poeta e compositor musical Demósthenes Gonzalez, que traduziu a obra desses dois notáveis ‘amadores’ em forma de arranjo para a posterior (e urgente) gravação em fita e depois em vinil.

 

Vou terminar, falando um pouquinho do Brizola, um político que, mesmo morto já há mais de 20 anos, continua presente nos debates do dia-a-dia da política brasileira, mormente nos dias (tristes) em que vivemos.

A eterna questão: Brizola foi anjo ou demônio? Pra mim, que curto e adoro a história, nenhum dos dois e os dois ao mesmo tempo, ou seja, foi um ser político ao extremo, sem meios-termos, produto de sua época, do contexto, das circunstâncias...

Uma das coisas que me deixa triste, muito, é a questão de como os políticos tratam temas importantes como, por exemplo, as trágicas e recorrentes enchentes em nosso estado.

Se uma cheia, como a de maio de 2024 retornar, adeus, Rio Grande do Sul!

A última quase acabou com o Vale dos Sinos, com o Vale do Taquari, com grande parte de Porto Alegre, principalmente o 4º Distrito, e nada, absolutamente nada foi feito. Precisamos – urgente, para ontem – de um programa de investimento em proteção e prevenção, pra valer. Vai custar, se for sério, mais de 20 bilhões de dólares, ou uns 100 bilhões de reais.

Isso, constitucionalmente, é da responsabilidade da União. Mas, o nosso atual Governador é um fingidor que finge que cobra, e o Executivo Federal é um fingidor que finge que atua.

De fato, estamos quase no ‘zero’. Os parcos investimentos são perfumarias, cosméticos", nada mais!

And, what  if?

E se o governador atual fosse um redivivo Leonel de Moura Brizola?

Respondo: estava instalada uma nova "Legalidade".

Brizola era de certa forma avesso aos flashes dos jornais, tevês, mídias em geral, que não o curtiam muito, pois, "radical".

Os atuais, mais pavões que políticos, adoram!

 

É isso, amigos!!