- DOIS VÍDEOS QUE COMPROVAM QUE O DEPUTADO-POLICIAL NÃO PODE ESTAR NO LEGISLATIVO
SEGURA ESSA quem se trumbica não comunica
- POR QUE É UM FIASCO A COBERTURA DA RBS NA COPA?
O pessoal da RBS saiu de Porto Alegre com a pretensão de fazer a maior cobertura de sua história. Dava a impressão de que não dariam bola para o pessoal da Globo e iriam matar a pau, liquidar com todos os demais grupos. Mas, desde o início, como poderiam perder em audiência para o grupo do Debate Raiz, que atua apenas no Youtube? O fiasco é maior ainda quando se assiste a RBSTV. Meu Deus, é a primeira vez que vejo uma repórter entrevistando um "comentarista" da própria emissora. E desde o início da Copa foram várias "entrevistas" desse quilate. Para terem uma ideia, os protagonistas daqeuilo que seria a maior cobertura do Universo, tornou-se um amontoado de suburbanos quando chegam pela primeira vez numa praia de mar. Não entenderam? Ora, o pessoal da RBS está em êxtase com Nova York. Claro que qualquer pessoa normal se impressiona com Manhattan, mas esse deslumbramento pode ficar para os momentos de lazer e não na frente da câmera. É bom explicar como normalmente funciona a reportagem. Começa com o pauteiro, que sugere uma matéria para o chefe de reportagem. Este pode trocar uma ideia como editor e todos chegam a melhor maneira de fazer aa repoortagem. Aí o chefe dá a pauta para o repórter. Estevai pra rua com sugestõesaté de perguntas. Tudo mastrigado. Existem TVs que ainda fazem os produtores escrever os breves textos que o repórter lê em of. Lembram quem a RBS mandou para a cobertura da Copa? Só pessoal de vídeo, ninguém de rprodução. Será que as chefias foram tão idiotas em acreditar que poderiam exercer suas funções em Porto Alegre? Claro que todos lá ficaram sem "suas" chefias. Estão lá soltos. E isto é um passo para uma enormidade de bobagens, como está acontecendo. Na última Copa assisti matérias maravilhosas da Band no Qatar. Todos os dias os programasapresntavam peculiaridades do país. O que fazia lá a Risadinha? Repetia o que o pessoal da Globo já tinha falado e os telespectadores já estavam careca de saber.
- DO JORNALISTA EVARISTO VILLALOBOS NOBRINHO:
Mediocridade
Cobertura da RBS TV na Copa.
Entrevistando torcedores e torcedores nos Estados Unidos.
Nada contra os torcedores.
Mas, se for só para entrevistar torcedores, que isso se faça em Porto Alegre..
Tantos assuntos fora...
Tantos lugares inéditos fora para mostrar...
Tanta cultura diferente...
Mas fazem o mais fácil.
Pobreza!!! Mediocridade!!!
Não me surpreende.
Em tempo: a Globo ouve torcedores, exagera nisso, mas também faz matérias jornalísticas.
Ponto
- BAIXARIA TAMBÉM NA GLOBO O narrador Everaldo Marques publicou:
"Narrando em pé, porque sentado não dá pra ver o campo todo. E o monitor tem um atraso na imagem. Mínimo, mas suficiente para me incomodar, pois tento estar em cima do lance o máximo possível. Como nossa posição de transmissão era na última fileira, eu ficar em pé não atrapalhou ninguém, pois não havia outras equipes posicionadas atrás. Perrengue chique, como dizem por aí. Que a gente tenta tirar de letra, pois desfrutar de uma Copa do Mundo é sempre um privilégio. Vamos em frente."
O QUE FAZ o RS crescer
- DUDU MILK PODERIA CONSTRUIR NO NOSSO LITORAL. E FAZER UMA ADAPTAÇÃO PARA PORTO ALEGRE
DE TUDO muito
- DIREITA VOLVER!! - Na semana passada a tal direita ganhou no Peru. Neste final de semana, na Colômbia a tal direita venceu a ixquerda. APENAS UMA CONSTATAÇÃO: Só temos um governo de ixquerda na América do Sul: no Uruguai. Não se esqueça que o nosso presidente Lula declarou oficialmente que NÃO É DE IXQUERDA. TÓING!!!
- AS QUATRO PRINCIPAIS ESPORTISTAS BRASILEIRAS E SUAS NAMORADAS
Rebeca Andrade, Marta, Rayssa Leal e Gabi Guimarães com suas namoradas.
- NA CONTAGEM REGRESSIVA!!
PORTO ALEGRE é assim!
- DE UM LEITOR - Até hoje tem invasores morando em cima dos diques e outras áreas de risco. Amparados por decisões judiciais. Depois culpam a Prefeitura.
- ACONTECEU EM PORTO ALEGRE
R$ 60,00 com despesas de correio incluídas
Aconteceu em Porto Alegre resgata histórias que marcaram a memória da capital gaúcha
Paulo Pruss e Rafael Fleck lançam o livro "Aconteceu em Porto Alegre", publicado pela Editora Escuna. Com 162 páginas, a obra reúne episódios históricos, curiosos, emocionantes e surpreendentes que marcaram gerações de porto-alegrenses.
Resultado de ampla pesquisa histórica e jornalística, o livro apresenta acontecimentos que mobilizaram a cidade em diferentes épocas, transformando-se em verdadeiros marcos da memória coletiva de Porto Alegre.
Entre os episódios retratados estão o sequestro do táxi lotação que manteve a cidade em suspense durante 27 horas; o maior motim da história do Presídio Central; o último dia de circulação dos bondes elétricos; a morte do lendário narrador esportivo Pedro Carneiro Pereira, o Pedrinho; além de histórias envolvendo jornalistas, artistas, esportistas e personagens que fizeram parte da vida da capital gaúcha.
Mais do que contar fatos, a obra procura contextualizar cada acontecimento, mostrando sua importância para a cidade e para a formação da identidade porto-alegrense.
Segundo os autores, o objetivo é preservar histórias que ajudaram a construir Porto Alegre, muitas delas conhecidas apenas por quem viveu a época ou acompanhou as notícias nos jornais, rádios e televisões.
"A cidade é feita não apenas de ruas, prédios e monumentos. Ela também é construída pelas histórias que emocionaram, chocaram, divertiram e marcaram seus habitantes. Este livro procura resgatar parte dessa memória", afirmam os autores.
"Aconteceu em Porto Alegre" é um convite para revisitar momentos inesquecíveis da capital gaúcha e conhecer episódios que ajudam a compreender melhor sua trajetória.
Paulo Pruss é editor, com livros lançados entre eles, Porto Alegre De Todos os Tempos, já Rafael Fleck é vereador de Porto Alegre, porém na época que foi escrito não era.
Ficha Técnica
Título: Aconteceu em Porto Alegre
Autores: Paulo Pruss e Rafael Fleck
Editora: Escuna
Páginas: 162
Valor: R$ 60,00 (já com despesas de envio pelos Correios incluídas)
JJOÃO PAULO DA FONTOURA é de Taquari-RS. É escritor e historiador diletante, membro da ALIVAT – Academia Literária do Vale do Taquari, titular da cadeira nº 26. Autor do livro biográfico "Costa e Silva", edição 2025
- Hino da Legalidade -
Avante, brasileiros, de pé! Unidos pela liberdade, Marchemos todos juntos com a bandeira Que prega a lealdade!
Protesta contra o tirano E recusa a traição, Que um povo só é bem grande Se for livre sua Nação!
Caros leitores, dias atrás, precisamente dia 10, uma quarta-feira, eu – como de hábito – entro no blog do Prévidi para ver as postagens quase sempre porradas, socos no estômago, polêmicas ao limite! Então, vejo um texto, no ‘padrão Prévidi’, muito legal sobre Pereio, Brizola, Tarso de Castro, Costa e Silva, falando da Legalidade e do Hino da Legalidade, de 1961, da feitura do hino, mas da lavra de um escritor de nome Tom Cardoso, o qual, honestamente, desconhecia (mas o problema sou eu, não ele, pois tem livro biográfico já editado e à venda do escritor e boêmio Tarso de Castro). Gostei tanto do texto, que resolvi postar uma mensagem no espaço do blog.
Motivos para eu ter gostado do texto havia muitos, mas – principalmente – o vocativo referente ao hino em si, inclusive com a postagem da letra. Pra mim é difícil de explicar, talvez seja a marca de um momento importante da nossa história, a tensão de uma possível guerra civil, etc., sei lá!, mas eu nunca consegui tirar da cabeça a letra e a melodia desse hino e dos fatos, curiosos, relacionados à sua feitura, tipo, ‘como pode o Pereio ter feito a melodia do hino se não tocava nenhum instrumento, no máximo batucava dedos em mesas de bares boêmios da Porto Alegre e do Rio de Janeiro?’
Já no dia seguinte, dia 10, recebo uma ligação de um leitor do blog da cidade de Nova Petrópolis, da nossa Serra, entusiasmado com o assunto e sabendo tudo da poetisa que havia escrito a letra (eu até então achava que a letra era do Pereio e a Laura de Lemos havia composto a melodia). Deu-me uma série de dicas sobre a poetisa, mostrou-me um conhecimento apurado do Costa e Silva e, para meu prazer, marcou uma visita a Taquari para conversarmos sobre os eventos de agosto de 1961, sobre o hino, sobre Costa e Silva, e adquirir o meu livro/biografia do ‘Costa e Silva’.
Como muitos dos leitores não têm idade para ter alcançado esta página da história brasileira, resolvi escrever alguma coisa que sei de memória e outras que procurei informar-me em livros e na web.
Movimento da Legalidade, agosto de 1961,
Vejam abaixo um inserto do meu livro ‘Costa e Silva’, no qual falo da crise institucional gerada pela renúncia à presidência feita por Jânio Quadros em 25 de agosto de 1961. O ato ocorreu de forma inesperada com o envio de um curto bilhete ao Congresso Nacional, onde ele alegava estar sofrendo pressão de ‘forças terríveis’ que o impediam de governar. Esse episódio encerrou um mandato de pouco menos de sete meses e mergulhou o país em uma grave crise política.
(...) Eu vivi o início da minha adolescência por essa época. Ergo, posso afirmar que sou uma testemunha ocular e auditiva desses eventos. Meu pai, um líder sindical bastante ativo, possibilitou-me vivenciar noites de vigília na sede do sindicato nos dias tensos que se sucederam à demissão intempestiva do doidivanas Jânio Quadros, em agosto de 1961, e a reação sulina montada pelo governador gaúcho Leonel de Moura Brizola, que, com a adesão do III Exército, chefiado pelo general José Machado Lopes, organizou aqui um movimento pela legalidade, ou seja, quem deve assumir a Presidência na vacância do cargo é João Goulart, vice-presidente constitucionalmente eleito.
Sou, portanto, testemunha da terrível situação em que nosso Brasil vivia. Diria mais, insustentável a ponto de explodir a qualquer momento. Esses 12 dias que abalaram a nação, e que trariam graves consequências na já tão instável política nacional, dias da tensa ‘Cadeia da Legalidade’, foram dias marcantes de medo, angústia, incerteza pelo vindouro.
A crise foi parcialmente mitigada com a solução-tampão encontrada pelos políticos, e que teve a (necessária) anuência do Exército: Goulart governaria o país, mas num regime parlamentar – e que só durou até janeiro de 1963, quando voltou, por plebiscito, o presidencialismo puro.
A feitura do hino e seus compositores,
Dizem que foi o governador Brizola (Leonel de Moura Brizola – 1922-2004), que liderava o Movimento a partir do Palácio Piratini e do prédio ‘Mata-borrão’, que ficava (foi demolido) na Borges de Medeiros, quem pediu, pessoalmente, ao Pereio, gaúcho de Alegrete (Paulo César Pereio – 1940-2024), para compor um hino em homenagem ao Movimento pela Legalidade’.
Missão dada, missão cumprida!
O Governador havia montado a ‘Rede da Legalidade’, através da Rádio Guaíba, que à época era o ‘canhão do Rio Grande’, requisitada na marra e instalada nos porões do Palácio Piratini.
A gente saía à rua e ouvia, ressoando nos velhos rádios valvulados das casas, os discursos candentes e abrasivos do Brizola (‘pois que venham, pois que venham...’, inticando os militares, cujos exércitos já estava margeando o Mampituba!), coreografados pelo som do hino em tons que subiam e desciam alternadamente. Em meros quatro dias de audição, tinha virado um mega-hit. A letra original, depois modificada, falava em ‘gaúchos’ e ‘legalidade’,
Pereio, ator de teatro, cinema e tv, à época, um jovem de 21 anos, não era músico nem mesmo tocava um instrumento qualquer, no máximo, como dito adrede, batucava dedos em mesas de bares de boêmios. Mas, no fervor da situação, simplesmente começou a cantarolar algo que se aproximava de uma marcha (que posteriormente ele disse ter se baseado na Marselhesa, mas ele enganou-se, pois sua mente baseou-se mesmo em marchas do tipo o ‘Hino do Exército’, mais vibrante e forte que a cadenciada Marselhesa).
Junto ao jovem Pereio estava uma poetisa já relativamente conhecida no meio cultural de Porto Alegre, Lara de Lemos, nascida em 1923, que escrevia, rabiscava, apagava e escrevia novamente versos, belos versos, versos imortais.
Essa cria conjunta, testemunhada por outros membros, todos reunidos na sede de um grupo de teatro de Porto Alegre, teve gestação quase que instantânea, de uma simplicidade singular; partitura, nem pensar!, transformou-se em um hino belo, marcante, imortal!
E eu sou uma prova, vira e mexe o estou cantarolando. Minha esposa, professora estadual aposentada, disse-me que nos eventos do CPERS – Sindicato dos Professores do RGS – o hino é sempre entoado!
Além desses dois autores, também ocorre, em forma de participação, o nome do jornalista, radialista, poeta e compositor musical Demósthenes Gonzalez, que traduziu a obra desses dois notáveis ‘amadores’ em forma de arranjo para a posterior (e urgente) gravação em fita e depois em vinil.
Vou terminar, falando um pouquinho do Brizola, um político que, mesmo morto já há mais de 20 anos, continua presente nos debates do dia-a-dia da política brasileira, mormente nos dias (tristes) em que vivemos.
A eterna questão: Brizola foi anjo ou demônio? Pra mim, que curto e adoro a história, nenhum dos dois e os dois ao mesmo tempo, ou seja, foi um ser político ao extremo, sem meios-termos, produto de sua época, do contexto, das circunstâncias...
Uma das coisas que me deixa triste, muito, é a questão de como os políticos tratam temas importantes como, por exemplo, as trágicas e recorrentes enchentes em nosso estado.
Se uma cheia, como a de maio de 2024 retornar, adeus, Rio Grande do Sul!
A última quase acabou com o Vale dos Sinos, com o Vale do Taquari, com grande parte de Porto Alegre, principalmente o 4º Distrito, e nada, absolutamente nada foi feito. Precisamos – urgente, para ontem – de um programa de investimento em proteção e prevenção, pra valer. Vai custar, se for sério, mais de 20 bilhões de dólares, ou uns 100 bilhões de reais.
Isso, constitucionalmente, é da responsabilidade da União. Mas, o nosso atual Governador é um fingidor que finge que cobra, e o Executivo Federal é um fingidor que finge que atua.
De fato, estamos quase no ‘zero’. Os parcos investimentos são perfumarias, cosméticos", nada mais!
And, what if?
E se o governador atual fosse um redivivo Leonel de Moura Brizola?
Respondo: estava instalada uma nova "Legalidade".
Brizola era de certa forma avesso aos flashes dos jornais, tevês, mídias em geral, que não o curtiam muito, pois, "radical".
O Alerta de Rica Perrone a Casemiro da CazéTV: O Perigo de Bater de Frente com o Gigante da Mídia
O jornalista e influenciador Rica Perrone publicou um contundente e irônico "recado" direcionado ao streamer e empresário Casemiro Miguel, o "Cazé", a mente por trás do fenômeno de audiência CazéTV. Em sua análise, Perrone adotou um tom de alerta misturado com puro sarcasmo para aconselhar o criador de conteúdo a não entrar em rota de colisão com a Rede Globo, sugerindo que o preço de desafiar o monopólio da emissora carioca pode ser alto demais.
Com o crescimento meteórico da CazéTV — que passou a disputar direitos de transmissão de grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo, Olimpíadas e o Brasileirão —, a tensão entre a nova mídia digital e a televisão tradicional ficou evidente. Foi nesse cenário que Rica Perrone decidiu intervir com suas observações.
A Máquina de Narrativas e o Risco de "Queimar" a Imagem
Em seu comentário, Perrone utilizou uma ironia fina para descrever o modus operandi do jornalismo tradicional quando se sente ameaçado pela concorrência da internet. Ele alertou Casemiro de que a estrutura midiática da velha guarda possui ferramentas poderosas para moldar a opinião pública e que, se contrariada, pode ser implacável.
O cerne do aviso: Rica ironizou que a emissora tem o poder de inflar polêmicas, tirar falas de contexto ou até mesmo "inventar fake news" disfarçadas de análises sérias e críticas editoriais. O objetivo, segundo ele, seria criar uma cortina de fumaça para "queimar" o streamer no cenário nacional, minando a credibilidade que ele construiu com o público jovem e com as grandes marcas patrocinadoras.
O Conselho de Ouro: "Esqueça a Globo!"
Com o estilo direto e sem filtros que o caracteriza, Rica Perrone deixou claro que Casemiro não precisa desse tipo de desgaste. Para ele, a CazéTV já alcançou um patamar de independência financeira, relevância e engajamento que a coloca em um ecossistema próprio, sem a necessidade de validar seu sucesso batendo de frente ou provocando a televisão aberta.
SEGURA ESSA quem se trumbica não comunica
- O BOM repórter ds RBSTV, Jeferson Ageitos, comunica que começa a fazer parte da "equipe de Comunicação do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Que honra! Para mim, Jornalismo é prestação de serviços à comunidade. E dessa missão eu não fujo. Você pode acompanhar o nosso trabalho pelo @ministeriopublicors".
- DO ANTENOR SILVA: Não é só a TV Globo que está apanhando na cobertura da Copa 2026 da Tv Cazé. Por aqui, a Rádio Gaúcha no programa Sala de Redação apresentado dos EE.UU também apanha da turma do Debate Raiz. Pelo YouTube num dos jogos da última terça-feira: Sala de Redação com 14.000 visualizações e 341 curtidas. Debate Raiz com 24.530 visualizações e 1.900 curtidas. O laço é diário.
- ACREDITEM: Este cidadão aí embaixo é o Caco Coelho. Ele mesmo, o ator e teatrólogo. Aquele que é especialista em Nelson Rodrigues. Não duvidem, é o Caco Coelho. Aquele que também foi diretor da Usina do Gasômetro. E não venham com desconfiança de que o CC fez harmonização facial e pintou o cabelo de branco-neve. Nada disso!! Ele só está um pouquinho "diferente".
- MAIS UMA "denúncia" do repórter Giovani Grizotti, da RBS TV. Como faz há décadas, suas denúncias são sempre relacionadas a partidos de "direita". Desta vez, no Jornal do Almoço, denunciou um"funcionário fantasma" da Prefeitura de Canoas. Claro, do PL.
- GIOVANI Grizotti está a mil. Sua mais recente denúncia refere-se a uma funcionária fantasma, mas uma funcionária fantasma que até o mais religioso petista gostaria de ter em casa. GG a filmou indo na fruteira onde o prefeito de "direita" é sócio:
- INUTILIDADE
Cacau Corazza: Um programa de CINEMA A estreia na maior cobertura de todos os tempos do grupo RBS começou - pra mim - nesse domingo e não é por nada não, mas foi ao vivo da Times Square 🥹🤏🏼Teve Brasil x Marrocos, lâmpada gigante e NBA.Obrigada @eduardo.rachelle por todo suporte e mergulhar no caos! E minha dupla incrível, @kellymatosk 💛Uma baita equipe espalhada por diversos pontos de Estados Unidos, Canadá e México. Além da nossa queen @alicebastosneves comandando esses (nós) loucosNosso time tá brilhando e tá só começando.
- ÚLTIMAS VAGAS!
Seu pet já protagonizou momentos inesquecíveis? Então esta é a oportunidade de transformar essas histórias em literatura!
Diário Animal
Uma coletânea de crônicas sobre amor, amizade, travessuras e saudade dos nossos companheiros de quatro patas (ou não!).
- Participação com até 3 crônicas por autor.
- Restam poucas vagas!
Garanta seu espaço neste projeto especial da Editora Escuna e eternize em livro as histórias que marcaram a sua vida ao lado de um pet. - Informações: (51) 99361-8138
O QUE FAZ o RS crescer
- DUDU MILK PEDE PARA A SALETE PULAR NA PISCINA
DE TUDO muito
- NÃO PODE SER!!! UM SENADOR CORRUPTO DO PT!!!!
Da Folha de .Paulo:
A Polícia Federal apura suspeitas de que o senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo Lula no Senado, recebeu pagamentos ligados ao Banco Master, de Daniel Vorcaro, por meio da empresa da esposa do enteado, além de um apartamento em Salvador avaliado em R$ 2,5 milhões.
A apuração foi feita a partir da análise de material apreendido com Augusto Lima, ex-sócio do Master, e motivou a fase da Operação Compliance Zero desta quinta-feira (18). Lima também foi alvo novamente de buscas.
Procurado por meio da assessoria de imprensa por mensagem às 7h, Wagner ainda não se manifestou. Em nota, os advogados de Lima afirmam que "as diligências realizadas pela Polícia Federal nesta data eram desnecessárias, uma vez que Augusto Lima está há seis meses à disposição das autoridades para esclarecer os fatos em apuração".
"De todo modo, as medidas contribuirão para demonstrar que os fatos apurados nesta fase da investigação são rigorosamente lícitos. Augusto Lima sempre atuou dentro dos limites da lei, com transparência, responsabilidade técnica e observância das normas que regem o sistema financeiro e a administração pública", diz o comunicado, assinado por Pedro Ivo Velloso, Eduardo Toledo e Sebástian Mello.
Em novembro de 2024, o senador Jaques Wagner encaminhou à Augusto Lima o contato do gerente da Construtora Moura Dubeux, de Salvador, e escreveu: "A unidade é a 1702 e o preço é 2,45 mi". No dia seguinte, enviou também o livro digital do empreendimento, segundo a investigação policial. Em novembro de 2024, o senador Jaques Wagner encaminhou à Augusto Lima o contato do gerente da Construtora Moura Dubeux, de Salvador, e escreveu: "A unidade é a 1702 e o preço é 2,45 mi". No dia seguinte, enviou também o livro digital do empreendimento, segundo a investigação policial.
Naquela mesma data, Augusto Lima teria repassado a um associado dados do corretor, do empreendimento, da unidade e do valor do apartamento.
Seis meses depois, Jaques Wagner encaminha mensagem de texto de "um filho ou filha", segundo a PF, e pede que Lima consiga dados do proprietário real do imóvel.
"Pai, bom dia! Para envio do projeto com as alterações no apartamento, é exigido ta mbém o envio do Registro de Responsabilidade Técnica (RRT). Para emitir esse RRT são necessários dados do proprietário: nome completo, CPF, endereço atual completo com CEP, endereço da obra", diz a mensagem recebida por Wagner e encaminhada à Lima com o pedido: "consiga esses dados".
"Tais elementos conferem plausibilidade à hipótese de que o imóvel se encontrava formalmente vinculado a terceiro, em estrutura de dissimulação da titularidade real", afirma André Mendonça na sentença.
A operação apura também pagamentos feitos a Bonnie Bonilha, a esposa do enteado do senador, por meio de consultoria.
A investigação ainda mostra que Jaques fez viagens em um jatinho de Augusto Lima e recebeu dele ingressos para um show na Califórnia, nos Estados Unidos, pagos pela Reag, empresa que era central no esquema de fraude bilionário organizado por Vorcaro com o Master.
Segundo a decisão, a PF aponta que o senador cobrou de Augusto Lima a compra de ingressos para show de uma "cantora internacional" na cidade de Los Angeles, em junho de 2023.
Lima teria orientado sua secretária a adquirir os ingressos para familiares de Jaques. Quem fez a aquisição, por R$ 63 mil em valores da época, foi a gestora de investimentos Reag, de João Carlos Mansur, após uma conversa de Augusto com Mansur a respeito dos bilhetes.
Em novembro de 2023, Jaques teria questionado o empresário Augusto Lima sobre os "ingressos de sábado". Depois, solicitou ampliação do número de entradas para cinco pessoas, ao que Augusto respondeu: "Pronto amigo. Seguem os outros dois. Abs."
A decisão também narra que Augusto Lima liberou uma aeronave para viagem do senador à Ilha da Paixão, na Bahia, em outubro de 2023, propriedade que pertence ao empresário e onde os dois se encontraram.
Em outra ocasião, em abril de 2024, Wagner teria pedido ajuda a Augusto para um deslocamento ao Rio de Janeiro. Augusto encaminhou ao senador o contato "Breno copiloto banco", e na sequência passou o contato do senador ao piloto. "Tais elementos indicam a relação de proximidade entre Augusto Lima e Jaques Wagner", diz Mendonça.
A PF cumpre nesta quinta 18 mandados de busca e apreensão em nova fase da operação Compliance Zero.
Os mandados foram expedidos pelo ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal), na Bahia, em São Paulo e no Distrito Federal.
Foram feitas buscas em endereços ligados a Wagner e Lima em Salvador e em um hotel em Brasília onde o senador mora.
Policiais federais também estiveram em endereço em Salvador de Eduardo Sodré Martins, enteado de Wagner e marido de Bonnie. A reportagem não localizou a defesa de Sodré e de Bonnie.
- MARCON E UM PAU BEM DADO
- A PARADA DO PSOL NA PAULISTA
- "TRUMP NEM OLHOU PARA O DESCONDENADO"
DOIS MINUTOS com o PRÉVIDI
- SEI EM QUEM NÃO VOU VOTAR PARA GOVERNADOR. MAS VOU TER CANDIDATOS E FAZER CAMPANHA.
PORTO ALEGRE é assim!
- DRAGAGENS A MIL
As diferentes frentes de dragagem mantidas pelo Dmae nos arroios de Porto Alegre retiraram, neste ano, mais de 20 piscinas olímpicas de resíduos acumulados. O balanço, divulgado nesta quarta-feira, 17, indica que o volume recolhido pelas equipes entre janeiro e junho ultrapassa a marca de 53 mil metros cúbicos.
“A dragagem é um trabalho silencioso, mas fundamental para o funcionamento do sistema de drenagem. Por meio desta atividade, ampliamos a capacidade de escoamento da água dos principais arroios e reduzimos o risco de transtornos causados por chuvas intensas”, afirma o diretor de Proteção Contra Cheias e Drenagem Urbana do Dmae, Alex Zanoteli.
Neste ano, na Zona Norte, as atividades se concentraram nos canais dos pôlderes 9 e 10 e nos arroios Passo das Pedras e Santo Agostinho. Já na Zona Sul, a dragagem foi realizada, entre outros locais, nos arroios Rincão e do Salso e nas bacias de detenção abertas da Moradas do Sul. O serviço é permanente e seguirá sendo realizado em outros cursos d’água até o final de 2026.
Histórico – Os serviços de dragagem e desassoreamento foram retomados pelo Dmae em janeiro de 2022. Somente no ano passado, mais de 142 mil metros cúbicos de resíduos foram retirados dos cursos d’água internos de Porto Alegre – volume equivalente a cerca de 57 piscinas olímpicas.