Bom Dia!! Terça, 2 de outubro de 2012

ACREDITEM!!
GRUPO BAND SE DESFAZ DA IPANEMA!!
NEGOCIAÇÕES QUASE ENCERRADAS!!


Ontem, no final da tarde, recebi o e-mail abaixo:

A verdade é que a RBS comprou mesmo a Ipanema/Band.
Vão anunciar isso nos próximos dias. Depois da eleição, se conseguirem segurar...
O comando só muda em fevereiro, pois há questões comerciais que a atual Ipanema precisa encaminhar - entrega de comerciais a clientes, etc.
Mas já aconteceram reuniões aqui sobre isso. Você informou/especulou certo, entrará a Farroupilha nos 94,9. 
Esta compra é o grande trunfo da direção Melzer. Servirá como um troféu, uma carta de apresentação ao mercado.
Confirme esta informação com teus bruxos. Esta é a informação do ano.
Mais uma: por contrato, só a RBS pode falar sobre isso e fazer o anúncio. Por isso o silêncio banderantino. 
--
Liguei para o diretor-geral da Band no RS, Leonardo Meneghetti.
- Não falo sobre isso.
Insisti, mas o Meneghetti mudou de assunto.
--
Fui atrás.
Olha, tem muita fumaça nesse mato.
Por um lado, há tempos que dei a notícia de que a Ipanema está restrita a 4 funcionários. O lado comercial não está bem. Mal, mesmo.
O Grupo Band conta com duas rádios nacionais, Bandnews e Esporte FM - em fase de implantação em Porto Alegre. E a tradicional Band AM.
A Ipanema é uma rádio jovem. Há 29 anos no ar. "Será que os jovens da década de 80, do século passado, ainda escutam a Ipanema?", me indaga um ex-funcionário da emissora.
--
Continuei conversando com o pessoal da Band, aqui de Porto Alegre. Todos me disseram que a rádio-corredor está a mil. Para todos, a Ipanema já foi vendida.
--
Aí fiquei pensando: Será que a gurizada classe média ainda escuta rádio, com esta infinidade de opções, que possibilitam "montar" a sua própria rádio em um pen drive?
Qual é a situação da Atlântida? E da Cidade? Mal das pernas. Se seguram em apenas um programa de sucesso relativo.
Rádios jovens estão encolhendo - ou seja, demitindo. Pop Rock? Sei que está mal das pernas e já tem gente fazendo propostas para comprar.
--
A informação do e-mail pode estar errado e pode até ser um pega ratão.
Mas faz algum tempo que rola este papo.
Outra coisa: Esta é uma negociação que está sendo levada pela direção nacional do Grupo Band. Óbvio.
--
O que vale a Ipanema?
Para terem uma ideia, as tais igrejas evangélicas pagam por rádios na Grande Porto Alegre quantias que variam de 5 a 7 milhões de reais.
Por baixo, a Ipanema pode valer de 20 a 25 milhões de reais.
Pode, sim, porque não existe parâmetro no mercado gaudério.
--
Bah, se sair, mesmo, vai ser o assunto do ano.
Já imaginou o Zambiasi e o Gugu em AM e FM, durante todas as manhãs?
--
Olha, para bater esta transação só mesmo a venda da Rádio Guaíba e Correio do Povo!!

15 comentários:

  1. Vender ou transformar a Ipanema, por mais duro que seja, para os roqueiros, ainda passa. Agora ter nesse canal Zambiasi e Gugu é dose dupla de desgosto. O FM que surgiu para tocar mais músicas, hoje vira um AM. É o inicio do fim do rádio musical.

    ResponderExcluir
  2. Prévidi: aqui no Vale do Sinos sobrevivem basicamente 3 emissoras FM. A Alegria, que toca sertanejo, a União, especializada em música ambiente e a Imperial de Nova Petrópolis, que tem muita penetração nas localidades do interior, com programação de música alemã e prestação de serviços. Rock, pop ou MPB estão em baixa por essas bandas.
    Logo teremos só FM popular (leia-se sertanejo), Notícias e Rádios pentecostais.

    ResponderExcluir
  3. E dizer que a Band AM poderia passar seu sinal para a frequência da Ipanema, igualando-se com a Gaúcha, a Guaíba e a Rádio Gre-Nal. Uma pena se isso acontecer. É a RBS dominando o mercado, sem qualquer reação e com a parceria de todas as agências de publicidade de olho no BV. Pobre Rio Grande do Sul...

    ResponderExcluir
  4. Se você mesmo disse que as rádios jovens estão mal das pernas, por que o interesse em comprar uma? Para mudar totalmente o foco? Não vejo isso como vantagem de quem compra, apenas do lado Band.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a nota for verdade, a RBS não está comprando a rádio para mantê-la. Está comprando a rádio pra acabar com ela e assumir o Dial com a Farroupilha.

      Excluir
  5. vai acabar a última rádio musical decente para se ouvir. É uma pena. Espero que não seja outra jogada de marketing como aquela do ano passado em que magoou muito ipanêmicos.

    ResponderExcluir
  6. Isso chama-se incompetência de gestão. Se uma emissora não da audiência, e agora nem lucro, fica vulnerável mesmo aos "tubarões do mercado". A RBS está na na dela. A culpa é de quem detém o canal e não faz por merecer. Independente do segmento em que vai atuar, tens que ser competitivo, e isso faz tempo que a Ipanema deixou de ser. E Previdi, esta tua dica de migrar a ESPORTES FM para a frequência da IPANEMA é uma ideia que circula por lá algum tempo. A decisão fic apra SP.

    ResponderExcluir
  7. Atlântida e Cidade mal das pernas? Tu já olhou o Ibope delas? E não o ibope hora a hora...o ibope geral mostra outra coisa.

    ResponderExcluir
  8. A ipanema perdeu o rumo sozinha ha muitos anos, parei de ouvir radio por isso e pra mim tanto faz, ela esta cada dia pior

    ResponderExcluir
  9. Se isto acontecer, será um "Chinelagem" sem precedentes. Um retrocesso cultural. Escuto a Ipanema desde que ela era Cultura POP na Rua do Brique. Já existem tantas rádios classes D,E, por que a Ipanema? todo mundo escuta a IPANEMA FM seus babacas!

    ResponderExcluir
  10. Espero que não seja mais uma daquelas pegadinhas que fizeram uns tempos atrás. E que tbm não seja verdade a notícia.

    ResponderExcluir
  11. Eu sou da geração anos 80 escuto a Ipanema a tempos, claro q com a facilidade da Internet para baixar músicas as rádios em geral se defasaram, mas mesmo assim curto as programações e os comunicadores é uma pena se for verdade...ainda se for para manter o mesmo estilo (formato) beleza! agora colocar Zambiasi por favor né...nem sabia que ainda tinha audiência para este tipo de programação.

    ResponderExcluir
  12. Bá, o Grupo Bandeirantes vender a Ipanema pra RBS até vai, o que não desce é eles venderem para a RBS colocar no Dial a Farroupilha... Bota retrocesso nisso... Tenha dó.

    ResponderExcluir
  13. Ipanema já era faz muito tempo, se liguem!!!!! se transformou numa rádio pedante e sem o porquê de existir... e desde aquela palhaçada do ano passado, aquela falsa prog brega, ela tinha se suicidado... ouvi a Ipa desde o começo mas larguei faz horas pq o tempo dela se foi, infelizmente...

    ResponderExcluir