Sexta, 12 de agosto de 2016





Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.













13 de agosto de 2003.
Quando decidi deixar a editoria da revista Press não tinha a menor ideia do que fazer. Apenas tinha começado, na data acima, a brincar de escrever no previdi.com.br. Muitos me perguntavam o que ia fazer. E eu só dizia, "não sei, tô vendo", como se não tivesse nenhum compromisso, como um guri irresponsável.
Como as contas não esperaram, me dediquei a vender o primeiro livro, "Tempos do Róseo - Histórias de Jornalistas" e a escrever mais dois. Tentei assessoria de imprensa, mas não tinha mais paciência de lidar com quem se contentava apenas com uma página nos jornais para anunciar um pum.
Resolvi escrever no site,o Site do Prévidi, mesmo sem ter a menor ideia do que poderia oferecer. Fui escrevendo, testando e assimilando as avaliações dos amigos. Até que um dia fui a um almoço numa entidade e vários jornalistas comentaram que me acompanhavam, que gostavam das notas sobre mídia.
Fiquei muito bobo.
Estava encontrando o meu espaço numa época em que surgiam sites a cada hora. Um negócio maluco, modinha.
O tempo foi passando e a maioria ficou no caminho.
Foi dando tão certo, com o número de leitores aumentando vertiginosamente a cada dia, cada mês, que em 2013 fiz o livro "10 Anos às Ganhas - Uma Década do previdi.com.br".
Nestes 13 anos tentei parar várias vezes,  principalmente porque em alguns momentos me faltaram apoios - afinal não posso viver sem eles, já que passo 4, 5 horas do dia envolvido com uma edição.
Também me assustei muito com processos, inúmeras ameaças, das mais variadas, sustos e, acreditem, teve uma época que tinha medo até de dar uma volta pela Cidade Baixa ou na Redenção.
Mas eu tenho a certeza de que tenho um compromisso comigo.
E também tenho compromisso com alguns milhares de pessoas, por esse mundo, que se informam das coisas gaudérias através do Blog do Prévidi.
Não posso parar.
Agora, não posso mais, só se me proibirem.
Tenho muito orgulho em afirmar que nesses 13 anos conquistei amizades que jamais poderia imaginar. Ao mesmo tempo, consegui inimigos ou pessoas que não gostam de mim, que considero tanto quanto os ratos que perambulam, nas madrugadas, na frente do prédio em que moro e que vivem numa boca de lobo fedorenta.
Agradecimentos?
Inúmeros. Não os cito, porque eles sabem que me ajudaram muito e que eu sou sempre grato.
Em tempo: naquelas roletas eletrônicas do Uruguai já ganhei várias vezes no "13". E no bicho, um semelhante.

Nesta semana, pedi a amigos, conhecidos e/ou personalidades, leitores mesmo que eventuais do Blog, que escrevessem algo sobre a proposta. 
Não imaginei um número tão expressivo e tão relevante.
Como hoje edito uma edição especial,  estão aí todos os que, gentilmente, me enviaram mensagens.
Ah, sim, não há critério na ordem dos depoimentos.




Há um segredo para se ler o Prévidi. Saber que a vida é feita também de ironia e de bom humor. Este mala sempre pegou no pé, encheu o saco com minhas férias, secou minha eleição (por estar no PCdoB), mas sempre esteve ao meu lado. Dá para entender? É que a vida não deve ser levada tão a sério. Há momentos para rir e para indignar-se. Quem não sabe disto transforma o Prévidi em inimigo. Que desperdício.
Deixem o cabeça trabalhar por mais 13 anos (pelo menos).
Andre Machado


Há muito anos não piso em Porto Alegre. Às vezes me surpreendo lembrando coisas esquisitas, como o Raja comendo uma lâmpada e tirando grana dos taxistas na churrascaria Itabira; o Marques Leonam descendo as escadas da Caldas Junior “depois de tudo isso, eu vou pro céu, eu vou pro céu”; na Rádio da Universidade, o Carlos Urbim me mandando, com aquele sotaque inconfundível, reescrever um texto; do Wanderlei Soares, no Porta Larga, bebericando uísque e dando ordens: “o final de semana é teu, é teu – te vira”.  E claro, do Cabeça, no Pedrini, ironizando o esforço do amigo: “Tu foi no ciclo do cinema polonês, Scotto! E ela é gostosa?”.  Tudo isso pra dizer da necessidade do “Blog do Prévidi”. Aqui fico sabendo que o Leonam se aposentou e foi homenageado – o Leonam merece tudo. Que o Raja morreu, e que se foram também o Urbim,  Wanderlei, o Ucha. É por esse espaço que consigo voltar à cidade que me interessa: a de quem, como eu, conheceu o Itabira e ouviu o sotaque do Urbim. Vida longa ao Blog e muito saúde ao seu editor. Obrigado, Cabeça!
Luis Scotto


Como leitor desde a inauguração do blog, acompanhei como amigo do Previdi  os momentos importantes dessa caminhada . Esse estilo saboroso e satírico, às vezes na linguagem do saudoso Pasquim e em outros momentos encarnando o jornalista capaz de revelar "furos " que desconcertam a grande mídia, me fez um viciado do blog. Abraço amigo!
Flávio Pereira


O Blog do Prévidi nestes 13 anos vem sendo uma referência jornalística com muito bom humor, sarcasmo e inteligência.
Boas fontes, lógica, ética, coerência e experiência.
É o nosso grande Ombudsman da  produção de conteúdo local.
Um grande abraço e vida longa ao Blog do Prévidi!
Luís Cruz


Posso resumir o que penso do Blog do Prévidi em poucas palavras: é uma leitura permanente e obrigatória para mim; é singular, ímpar e rico em  observações diretas sobre  a complexa maneira de vivemos neste mundo de rápidas mudanças culturais e de costumes.
Guilherme Socias Villela


No futuro, quando alguém quiser reescrever a “História Popular de Porto Alegre”, não tenham dúvida, vai ter que pesquisar muito no Blog do Prévidi. Afinal, comentários, notícias, opiniões e os bastidores de quase tudo passa por aqui. Parabéns!
Gilberto Perin


Em 13 anos, opiniões lúcidas, corajosas e sinceras fruto da inteligência, inquietude e sensibilidade deste grande jornalista. Com seu Blog, Prévidi rompe com o lugar comum e nos desperta para novos olhares e caminhos. Este 13 de agosto é um grande presente para o jornalismo gaúcho.
Jairo Jorge


O Prévidi é o jornalista mais bem informado sobre os bastidores do jornalismo gaúcho. Além de me informar, me divirto com o Blog do Prévidi. Vida longa e parabéns!
Maicon Bock


Jornalista costuma dizer que não é notícia. Não gosta quando o criticam, ainda mais pelo seu trabalho. Na verdade, toda figura pública é de interesse da sociedade, afinal nada é mais “notícia” do que suprir a curiosidade das pessoas. Não fosse por isso e a imprensa não teria se desenvolvido tanto.
O blog do Prévidi trabalha com isso, faz com que os jornalistas virem notícia. Um provérbio chinês ensina: “Ser pedra é fácil, difícil, é ser vidraça”. Ser criticado nos faz entender um pouco melhor o que aqueles que criticamos sentem quando são citados.
Quero dar os parabéns ao Prévidi pelos 13 anos do blog, desejando vida longa e esperando que os jornalistas saibam lidar com a crítica quando ela acontecer.
Sucesso Zé Luiz...
Nando Gross


O Blog do Prévidi tem uma característica que me identifico muito: verdadeiro e direto. Adoro poder  ler a verdade, coisa rara em  tempos de  mídia baseada em manchetes sensacionalistas. Avanti Prévidi!
Isabela Fogaça


Quando se acessa o Prévidi se sabe que ali vai encontrar atitude
Há alguns que sempre vão se guiar por algum aspecto ideológico
Não, não se podem negar as ideologias
Mas que seria do mundo se ele não fosse multicolorido.
Discordar não é pecado.
Perguntar por que razão pensas diferente de mim não pode ofender.
Gosto da franqueza que aqui encontro.
Sei que alguma dureza aqui ou acolá não  é fruto de jaba nem quando há algum elogio. E fruto de sua atitude
Por isso eu te leio, Prévidi.
Adeli Sell


Quando a correria me permite, lá estou eu lendo o blog do Prévidi. Me divirto, invariavelmente; e me irrito, com uma ou outra barrigada, algo que faz parte desta vida atrás de informações. E o Prévidi, mesmo com seus 700 anos de carreira, também está sujeito. Afinal, ele faz jornalismo de jornalistas, o que, nós sabemos, não é nada fácil. Mexe com egos, fala mal de um ou de outro, elogia alguns poucos escolhidos, escorre sua personalidade naquelas linhas. Deve angariar desafetos por ai. Abraço, Amigo. Sucesso. E que o juízo te acompanhe.
Leonardo Meneghetti


Obrigada pelas palavras de carinho de sempre quando falas de mim e do meu trabalho. Não há quem não tema tuas opiniões e que não desperte a curiosidade com teus questionamentos. Me sinto uma privilegiada de saber que estou entre tuas aprovações neste nosso meio tão crítico e, em algumas vezes, injusto. Que tenhamos sempre belas notícias para serem compartilhadas por ti.
Débora de Oliveira


Grande Prévidi!
Chegar aos 13 é para poucos. Mesmo de longe, nas bandas do Planalto Central, acompanho as notícias do nosso mercado pelo blog. Muita informação, bastidores, mas sem perder o bom humor. Vida longa!
Rodrigo Orengo


Parabéns pelo aniversário do blog   e cumprimentos pelo conteúdo, credibilidade e independência.
Mário Bernd


Amigo Prévidi, num mundo de competitividade e onde  a cada dia é maior a disputa pela informação só se conquista 13 anos de história quando as pessoas reconhece no teu trabalho , qualidade e um jornalismo sério que vem se perdendo no tempo  para o politicamente correto, o que não é o teu caso. Você faz um jornalismo com imparcialidade.
Parabens
Abraço fraterno
Milton Cardoso


Gosto muito do teu blog. Es bem informado, as vezes irônico e isso mexe com quem gosta de saber das coisas. Parabéns e siga em frente.
Adroaldo Guerra Filho


O Blog do Prévidi é leitura obrigatória e viciante.
Até quem diz que não lê, é leitor!
Ico Thomaz


Um blog que sobreviveu não por agradar a uns e outros, eventualmente. Mas por  bater em todos. Indiscriminadamente. Parabéns pelos 13 anos de tiro, porrada e bomba.
Claudia Tajes


Cumprimentos efusivos ao amigo jornalista José Luiz Prévidi pelos 13 anos de sucesso do Blog do Prévidi. O site, que surgiu de forma descompromissada, hoje é referência em informação e opinião com dose bem temperada de humor. Talento para investigar é a marca do Blog do Prévidi!
Ana Amélia Lemos


O Prévidi cumpre uma função importante, falar de bastidores do meio jornalístico gaúcho. Por vezes ainda são boatos, muitas vezes não confirmados. Mas em grande parte são verdades desagradáveis. Em meio a tudo isso, informações de cocheira sobre os vaivéns do mercado.
Humberto Trezzi


Parabéns, Prévidi. Não é fácil manter a análise diária de um jornalismo que cada vez tem menos compromisso com qualidade e honestidade na informação. Tá condenado  a mais 13 anos de sucesso. Grande abraço.
Oscar Simch


No Blog do Prévidi a gente descobre, com o tempo, que, coisas de bastidores - que à primeira vista podem parecer informações secundárias - são na verdade essenciais para saber de Porto Alegre e, enfim, conhecer a cidade como ela é.
José Fogaça


Boa informação e bom humor encontrei no Blog do Prévidi. Interessante um espaço onde se encontra leitores das mais variadas matizes ideológicas, outros nem tanto (teve um que emparedou a mãe).
Tirando esta pitadinha de humor negro (ops, escorreguei no politicamente correto), até porque cheguei a bater boca um dia no blog com o referido emparedador de progenitoras, sem saber obviamente desta sina, é uma satisfação ver um espaço tão plural chegar aos seus 13 anos.
Parabéns, Prévidi!
Marcelo Menna Barreto


Parabéns pelos 13 anos. Não é nada fácil. Só com muito trabalho, esforço e inteligências.
Roberto Brenol Andrade


Querido amigo Prévidi! Parabéns! Um profissional tem que ter muita coragem, discernimento, determinação e super-competência para manter um meio de comunicação rico, como o teu blog, por 13 anos!
Eu me puno e me condeno por não ler com mais frequência as informações ricas e muito bem interpretadas que publicas no teu espaço!
Muito obrigado, Prévidi, pelo excelente serviço que prestas a todos nós, continuando a exercer esta tua linda missão de informar e interpretar com lucidez e equilíbrio as notícias para a comunidade!
Muito obrigado! Parabéns! Grande abraço do
Paulo Boa Nova


"Jornalismo de opinião com bom humor". As vezes, sério demais. Normalmente com muito humor! Sempre exato e certeiro. Também, depois de 13 anos, já me acostumei com as variações. Tomara que a idade me permita, no mínimo, mais 13 anos de leitura. Irmão é que nem amigo; é prá essas coisas!
João Carlos Machado Filho


Cabeça véi de guerra.
Parabéns pela longevidade do blog.
Leio sempre para informação.
O bom humor é característico do autor que conheço desde os tempos de Famecos. Pena que alguns democráticos e mal humorados caçadores de bruxas se enxerguem depreciados e tentem prejudicar. Chega a ser ridículo quando tentam caçar as fontes das tuas informações.
Vai em frente, Cabeção Véi.
Claudio Moretto


Há treze anos pouca gente sabia o que era um blog. Mas pouco tempo depois muita gente já não passava um dia sem ler o Prévidi. Nesses mais de quatro mil dias, eles nos deu mais do que bom jornalismo, nos deu mais que notícias, nos deu mais que informações...Nesses 13 anos o Prévidi nos deu...o Prévidi! Com seu talento, sua verve, sua sagacidade e principalmente com a sua opinião sobre todos e tudo! Vida longa ao Blog!! Grande abraço!
Fernando di Primio


Um dos bons hábitos que adquiri foi de ler o Blog do Prévidi diariamente. Sempre bem informado, bem humorado e antecipando noticias, o Prévidi nos brinda com uma leitura inteligente dos fatos mais importantes. Por isso, ao completar 13 anos do Blog, quero parabenizar tanto o Prévidi quanto os seus milhares de leitores que tem o privilégio de usufruir dessa inestimável fonte de informações e de opiniões corajosas.
Daniel Tevah


Prévidi eu conheço! Gostem ou não é Prévidi! Único, às vezes o algoz; em outras o querido, mas sempre Prévidi! Meu amigo! Estilo Prévide (e é mais fashion)!
Xicão Tofani


O Blog do Prévidi é a prova de que há espaço para a imprensa livre e jornalismo de opinião sem sacanagem encomendada e paga. O guri é matador: diz o que precisa ser dito, sem frescura, sem direito à mel no sucrilhos...
Vida longa, Prévidi!
Parabéns e Quebra-costelas desde Manaus.
Marcos Martinelli


Há treze anos, a internet ainda era uma terra de ninguém. Mas o Blog do Prévidi já desbravava essa nova fronteira da comunicação. Pioneiro na blogosfera gaúcha, colecionou leitores fiéis - e também alguns desafetos - desde então. Amado por uns, odiado por outros, o Prévidi não está nem aí para a polêmica. Irreverente quase sempre, ácido às vezes, perde o amigo mas não perde a piada. Sempre bem informado, bate de frente com o politicamente correto e segue conquistando leitores. "Blogar" por 13 anos não é pra qualquer um.
Irineu Guarnieri


Há treze anos surgiu o Blog do Prévidi! O cara foi um visionário na WEB com esse formato de publicação. Mas não só no formato, mas também  no conteúdo! Com um jornalismo irônico e extremamente eficiente. Claro que tem muita gente que não gosta das críticas, porém  nos leitores e colegas agradecemos ao Prévidi por tornar nossa imprensa mais irreverente, isenta e principalmente menos chata. Parabéns meu querido Prévidi por esses treze anos de sucesso do teu Blog!!!!
Cláudio Andrade


Não importa se você é contra, a favor ou faz parte do imenso time dos em cima do muro. Se você trabalha com a mídia ou é apenas um curioso a respeito do que esse povo do tal de jornalismo e assemelhados faz por aí, a leitura do Blog do Previdi é obrigatória há 13 anos. Pra sorte nossa, aliás!
E azar dos que não leem.
Jimi Joe


Ler o Blog do Prévidi é pensar na vida como ela se apresenta: real ou fantástica.
É uma fotografia da sociedade na qual vivemos - seus ângulos bons ou maus, mas existentes no nosso dia a dia.
Deborah Pilla Villela


Grande mestre Prévidi,
Só quero desejar felicidades pelo aniversário do site/blog. Desde que descobri o site, é obrigatório dar uma passada para ver o que acontece no meio midiático e dar gargalhadas com teu humor por vezes ácido. É demais. Claro que não concordo com todas as opiniões, mas admiro muito tua postura, teu senso de humor e teu trabalho.
Que venham muitos anos de trabalho pela frente.
Forte abraço,
Daniel Weber


Algumas pessoas se confundem com a sua própria profissão. O Prévidi é exemplo desse fenômeno que faz com que as características de um jornalista se interliguem de tal forma a sua personalidade que fica difícil definir onde começa o profissional ou o ser humano. Ao longo de 13 anos conquistou prêmios, aplausos e fez do seu blog um sucesso que o coloca como o mais lido do estado. O profissional é consagrado e merece os aplausos que recebeu e ainda recebe pela brilhante carreira profissional. Mas quem conhece o ser humano, sabe que ele consegue ser ainda maior... Valeu, Prévidi! Longa vida ao blog de leitura obrigatória para quem gosta do jornalismo opinativo, divertido, mal-humorado, implicante, inteligente e que nos obriga muitas vezes ler nas entrelinhas a sua verdadeira mensagem. Coisas de um profissional genial... Parabéns e mil anos a esse espaço!
Gustavo Victorino


O Blog do Prévidi está completando 13 anos de muito sucesso! É um blog intimista e que atualiza o mundo da comunicação com muita vanguarda e opiniões geniais. O blog é feito com o coração.  Desejo sucesso, amigo.
Bibo Nunes


O Blog do Prévidi é referência em opiniões contundentes e comentários inteligentes. Gosto de ler e estou sempre acompanhando. Parabéns pelos 13 anos. Que venham muitos outros. Forte abraço!
(Não é da boca pra fora. É mensagem sincera! Hehehe valeuuu(
Rafael Machado


Um salve aos 13!
Leitura diária indispensável, fico na expectativa pela hora em que tu vai "baixar" a atualização diária. Vai atrás da informação, do exclusivo, do bom texto, porém sem deixar o bom humor de lado. Um texto mais leve e prazeroso.
As notícias da nossa área jornalística, os colegas, as empresas e, em especial, as cornetas! Espero não ser alvo delas no "Mundo Midiático"...
Fazer parte do jornalismo independente, empreendedor, é um desafio. Sei como funciona e isso só aumenta o valor do teu Blog nesses 13 anos. Parabéns, irmão!
Salve, Prévidi. Salve teu blog!
João Bosco Vaz


Blog do Prévidi, o imperdível. No final de todas as manhãs não tiro o olho do relógio, esperando o momento de acessar o Blog. Quando ele atrasa, vou almoçar de mau humor. Quando tirou uma semana de repentinas e injustificadas férias agora em maio, entrei em crise de abstinência. Parabéns pelos 13 anos do Blog e que tenhamos a sorte de desfrutar por no mínimo mais vinte e seis.
Renato Marsiglia


Há muitos anos que a leitura do Blog do Prévidi, para mim, é obrigatória!
Dou boas risadas sempre e também me atualizo principalmente em relação a nossa mídia do RS.
O Prévidi, além de um cara muito legal, um queridão, consegue informar e divertir seus leitores.
Quando quero saber alguma coisa a mais do que ele escreve, me comunico com ele pelo facebook e a resposta é imediata. Ele está permanentemente conectado, o danado.
Viva o Blog do Prévidi, vida longa para ele!
Alexandre Appel


Por que 13 não é dia do azar e agosto não é o mês do desgosto nem do  cachorro louco
Porque este dia 13 não cai numa sexta-feira, então o meu amigo Prévidi pode comemorar a data com pompa e circunstância.
Además como se diz lá na minha terra, nem todas as culturas do mundo antigo temiam o número 13. Os antigos egípcios acreditavam que a vida era uma jornada espiritual que se desdobrava em etapas. Eles acreditavam que 12 desses estágios ocorrem nesta vida, enquanto o décimo terceiro é uma ascensão transformadora e feliz para uma eterna vida após a morte.
Portanto, o número 13 representava a morte para os egípcios, mas não a decadência e medo, e sim o reconhecimento de uma gloriosa vida eterna.
Tudo isso para te desejar amigo Prévidi vida longa e que a tua coluna esteja sempre firme e forte e muito bem administrada pelo bravo guerreiro que tu és. Verbum volat, scriptum manet A palavra voa, a escrita permanece.
Maria Luiza Benitez


Direto, sem meias palavras. Incisivo, questionador. Premiado, premiado, premiado mais uma vez. Sucesso entre os leitores e entre os críticos - até quem não gosta faz questão de acessar para saber quais os assuntos do dia. Pontual, sempre com tempo de sobra para a ironia e o bom humor. Juro que pensei em escrever um texto mais literário, com metáforas a bel prazer, mas isso não tem nada a ver com o estilo do Prévidi. 13 é um número de sorte - o meu, pelo menos! -, mas o que é sorte quando se tem 13 anos de história e de sucesso?!
Daniele Freitas


A informação constitui pré-requisito indispensável ao processo democrático. Parabéns, Prévidi, pela trajetória de coragem que caracteriza a história do teu blog. Longa vida!
Tenente Coronel Nádia Gerhard


Tive o prazer de conhecer pessoalmente você num chá da tarde no Hotel Embaixador num evento. Lembra ? Desde então acompanho teu blog e acredito muito em pessoas que sejam autênticas e principalmente com opinião. Parabéns pelo teu trabalho e sorte e sucesso. Um beijo
Miltinho Talaveira


Como tantos, leio Prévidi. Mas, diferente de muitos, confesso que leio. Porque gosto do que leio, mesmo nem sempre concordando. Às vezes pela informação, noutras pelo bom humor, noutras até pela ranzinzice, o fato é que seu blog resiste há 13 anos. Respeito quem empreende na comunicação. Respeito o Prévidi.
Cleber Benvegnú 


O Facebook é um espécie de mercado persa, tem excesso de oferta.
A gente pode se perder diante de tantos posts, opiniões e notícias.
É preciso selecionar. Nunca deixo de ler o blog do Prévidi.
É algo diferente e de leitura agradável.
Muitas vezes não concordo, outras tantas concordo com a opinião dele,
mas não é preciso concordar para gostar.
Nem conhecia ele quando comecei a ler e curtir. Fiquei
seu amigo pelo blog, só isto já é um valor.
Desconfiado de puxa-sacos e distribuidor de carpins sujos,
seu estilo é inconfundível e autêntico.
Ninguém faz aniversário de 13 anos nessa área se não for bom. Ele é.
Parabéns. Abraço.
Léo Iolovitch


Como filho de jornalista, sobrinho de jornalista e pai de futuro jornalista aprendi  a respeitar o Prévidi por dois motivos: ele faz jornalismo independente ou seja não contaminado por outros interesses. Segundo, ele tem grandeza para ouvir o contraditório. Respeito muito.
Gil Kurtz


Moro em Brasília.Nunca vi o Previdi pessoalmente mas ele se tornou um dos meus  melhores  amigos.Todos os dias perto do meio dia ele me faz sorrir mesmo que o meu dia seja o pior dos dias. Previdi é um lutador e faz um trabalho sério e de qualidade.Vida longa para o Previdi.
Fábio Marçal


Meu caro, Prévidi. 13 anos?! Que coisa. Parece ontem que me indicaram o “blog de um jornalista das antigas que sabia de tudo”. Por boa parte desse tempo, sou teu leitor quase que diário. Mas quando passo um dia sem ler, sempre busco recuperar o que perdi. É por meio do teu blog que fico sabendo dos colegas e dos movimentos da mídia gaudéria. É nele que me divirto com teu deboche e bom humor peculiar. É nele que me informo com o bom e sério jornalismo sobre temas espinhosos, que raramente são tratados pela imprensa tradicional. Mas foi na convivência contigo nas viagens enogastronômicas do Ibravin que aprendi a te admirar ainda mais. E foi onde nos tornamos amigos! Um grande abraço pra ti. Parabéns pelo sucesso de sempre. E saúde para seguir me frente...

Orestes de Andrade Jr.


Conheci o jornalista Previdi no Clube de Opinião. Ele sempre demonstrou interesse em entender a pauta colocada. Sempre preocupado em buscar a melhor abordagem jornalística . Acompanho sempre o Blog.
Gelson Santana


Cumprimentos pelos treze anos do blog. Os 4 prêmios Press que recebestes ao longo destes anos é uma demonstração clara da qualidade da informação que transmites.
Germano Rigotto


O bom do Blog do Prévidi é que a gente sempre sai de bom humor, por pior que sejam as notícias.
Carlos Schmidt


13 anos mostram que tens credibilidade.
No início nossa relação de amizade foi um pouco conturbada, mas isso faz parte da democracia.
Mesmo sendo Caverna sei que vc é direto em suas colocações, diferentemente de muitos.
Parabéns pelo blog e pelo espaço que concilia informação e humor.
Antonio Edisson Caverna Peres


Não sabes, mas já sou teu íntimo amigo..... rsrsrsrs. Acompanho, há tempos, as reuniões da confraria do cachorro-quente e tudo o mais. Ainda não tive condições de comparecer em alguma, mas irei.
Trabalho no Judiciário e tive o privilégio de conhecer a Maristela, esposa de outra figura íntima, que talvez saiba de minha existência por ouvir dizer, através da Maristela, futura Prefeita de Unistalda campeira. Exatamente, falo do Des. Ruy Gessinger. Também sou leitor assíduo do blog dele, antes do teu, pois foi onde tomei conhecimento do "Blog mais lido de Porto Alegre", nas palavras dele. Acho que ele foi modesto contigo. Vai bem mais além de Porto Alegre.
Como já disse, sou um apaixonado por comunicação. Tenho fixação por rádio, em especial, desde criança. Cheguei a fazer um estágio informal na rádio de minha terra natal, São Francisco de Assis, próximo à Santiago, terra da Maristela, que vim conhecer em Porto Alegre e nos encontramos através de conversas sobre meu sobrenome. Há muitos Nicola em Santiago. Nos conhecemos, no Tribunal de Justiça, onde também trabalho de assessor judiciário, por força da Maristela, na época, atuar na 1a vice-presidência do Tribunal. Contudo, eu já era leitor assíduo do blog do brilhante Ruy, a quem conheço, apenas, das notícias de nossa região (São Chico, Santiago, etc.).
Espero algum dia podermos conversar, oportunidade na qual poderei te contar como vim "parar" no Direito e das peripécias que já fiz em amor à comunicação.
Fabiano Machado


Conheci o Prévidi num programa de rádio, onde participávamos Júlio Ribeiro,  Baldi, ele e eu. Convivemos alguns meses e, desde então, nunca mais deixei de ouvir suas opiniões, dicas, furos de reportagem (nisso, ele é imbatível) e seu maravilhoso senso de humor. Sou adicta ao “Blog do Prévidi”, aqui em casa já é até uma gíria: quando conto alguma novidade, minha filha e meu genro já dizem “já sei, saiu no blog do Prévidi”. Parabéns, meu amigo. Longa vida ao blog e a ti. Bjs
Laís Legg


Mesmo trabalhando em Florianópolis desde 1998 - com uma pausa entre 2009 e 2011, em Porto Alegre - sempre leio o blog do Prévidi para ter conhecimento das novidades gaúchas. Em tempo de informações instantâneas, o Prévidi consegue, muitas vezes, antecipar as notícias de mudanças ocorridas na mídia do Rio Grande do Sul. Parabéns pela longevidade.
Claudio Thomas


O Blog do Previdi é a melhor conjugação de talento, atualização é coragem.Coragem e resistência são insuperáveis agentes de transformação.
Um abraço do fiel amigo e leitor.
Batista Filho


O Blog do Prévidi é necessário à imprensa. Falo que é necessário a toda a imprensa, gaúcha ou nacional. Para o mal e para o bem. Baliza nossas opiniões, confronta nossas posições e pode até ter seus preferidos sem, no entanto, levar ninguém para compadre, como se diz na minha terra. Nem vou falar nas críticas e observações sobre  os redatores de blogs, sites, jornais  e noticiários de internet. Hoje ele é, talvez, o jornalista que mais recebe material dos observadores atentos de erros e acredito mesmo que muito veículo já teve que rever suas formas de trabalho em função de erros inacreditáveis. Mas tudo isso só existe porque um profissional atento, minucioso, crítico e com boa dose de sarcasmo –na medida certa – existe e, sem querer ser professor, ensina a muitos sobre como transitar entre a leveza e a força de uma crítica. Que me perdoem as vedetes, mas Prévidi é primeiro e único. Feliz Aniversário.
Nelcira Nascimento


Pelo menos uma boa notícia associada ao número 13. Os 13 anos do blog capitaneado por ti, comemorados nesta sexta-feira 13 de agosto. Para quem não curte, a data pode significar maus presságios. Afinal, o blog continua firme, com a mesma contundência de opinião e com informações de bastidores indispensáveis, sobretudo para nós jornalistas. Tenho um carinho especial pelo site e pela tua figura, sempre leal com os amigos e pronto para ajudar. Tenho a sorte de contar com a tua amizade. Longa vida, meu caro. Um abraço
Klécio Santos


Treze anos de muitas notícias, fortes opiniões e belas sacadas. Parabéns, Prévidi, poucos se mantêm por tanto tempo e com tanto talento. Teu humor refinado é revitalizante.
Lurdes Nascimento


Quando passei a ler o teu Blog há 12 anos atrás, senti uma espécie de medo e admiração. Te achava meio louco e  meio gênio. Podia sentir o jornalismo pulsando nas tuas veias a cada linha e me encantou desde sempre a originalidade e o humor refinado da publicação. Pra mim tu te tornaste uma referência pelo comprometimento com a verdade e pelo o que considero essencial na vida: bom-humor. E pra VOTO és uma referência de amor ao jornalismo.
Mas sempre tive medo de algum dia fazer parte daquela turma que tu, sem pudor, elege para divertidamente criticar e seduzir o leitor.
O Blog virou um vício. Todo o dia tenho que dar uma olhada para descobrir quem é a vítima da vez e me inteirar de todos os bastidores da política, da comunicação, da economia...
Sempre repito que “ser notícia boa no Prévidi é o melhor dos prêmios”, pois tua sinceridade é impar.
Parabéns querido!!! Tu nos inspira!! Beijos
Karim Miskulin 


Tá no Prévidi. Saiu no Prévidi. Deu no Prévidi. A imprensa gaúcha aprendeu a conhecer tudo em primeira mão no Blog do José Luiz. Virou referência. Parabéns pelos 13 anos.
Cristiano Dalcin


A importância do Blog do Prévidi para comunicação do RS é indiscutível, histórica e construtiva, à medida em que “sem querer e querendo” influencia o “agenda setting” da mídia local e as decisões das grandes empresas de comunicação do RS.
Prévidi se transformou num “setador” de colegas de todo tipo de veículo, que respeitam seu caminho diagonal das informações. Prévidi é um case que poderia ser uma fácil e excelente  tese de TCC ou dissertação para os acadêmicos de plantão.
Agora...
Quando vai surgir outro Prévidi?
Que tem a ousadia de especular e a coragem de dizer! IRREVERÊNCIA ADMIRÁVEL!
Que tem uma coleção de inimigos que se preocupam em ler seu blog todos os dias.
Que não tem medo de enfrentar processos e ameaças de poderosos.
Um simples blog... qualquer um poderia ter, escrever... mas este se transformou num veículo poderoso de ideias, de informação, criado e fortalecido por ele, para muitas vezes ser o justiceiro dos comunicadores indefesos e o algoz dos poderosos empresários donos de veículos.
TUDO SEMPRE COM MUITO HUMOR!
E mal todo mundo sabe que por trás de todo este talento está o meu avô paterno (ninguém acredita), já com 95 anos. Mas que a superação é tão grande que acabou até aprendendo a mexer no WhatsApp. E quando se empanturra daquele whisky fabricado em Viamão, percorre as noites da Cidade Baixa tentando namorar as meninas, assegurado pelos bandidos que o conhecem e pela luz da lua.
Antonio Sacomory


Queremos te parabenizar (Assessoria de Imprensa da OAB) pelos 13 anos do teu Blog, que de forma independente vem informando os gaúchos. Abraços!
Liziane Lima


Um blog ficar 13 anos no ar, e com grande audiência, é um fenômeno que deve ser celebrado. Parabéns, e obrigado por acolher os meus pitacos.
Clovis Heberle


Amigo Prévidi. Sou vereador há 12 anos e, portanto, tenho acompanhado o teu trabalho ao longo desse período. Isso me torna apto a afirmar que o teu blog é calcado na análise crítica diária da vida pública, jornalística, cultural e social da nossa cidade. A tua verve independente e afiada, felina diriam alguns, dá ao Blog do Prévidi o tempero ideal para uma leitura agradável, onde encontramos informações com bom humor e toques de ironia, muitas vezes necessários para dar o recado a quem precisa recebê-lo. Toca ficha, acredito que estás no caminho certo, solidificando o teu espaço profissional a partir do surgimento das ferramentas que permitem, pelas mídias sociais, falar para a tua aldeia e para o Mundo.
Mauro Zacher 


Século 21, 3º Milênio. Para alguns pode ter começado na virada de 1999 para 2.000. Outros, mais atentos diziam que só no 2.001 se iniciava o novo ciclo. Os sobreviventes sabem que, na verdade, essa nova era só iniciou depois de uma sequência de fatos que mudou a ordem das coisas em nosso mundo. Uma delas foi a chegada de internet rápida e com ela a revolução da instantaneidade na informação compartilhada. Desde estão nossa sociedade não é mais a mesma.
Um dos marcos iniciais para nós gaúchos que respiramos comunicação, foi a aparição do mais irriquieto e visceral blog contando as verdades, bastidores e boazinhas deste mercado em nossas bandas. Para sorte nossa, apenas mais uma das boas coisas que o jornalista José Luiz Prévidi fez em sua vibrante carreira jornalística.
Bom para nós! Bom para a comunicação no RS! Bom para os leitores que, aos milhares, se deliciam diariamente, com as novidades das mais sérias às mais engraçadas que só aqui, neste blog, se podem ver.
13 diria Zagallo, é o número da sorte!
13 diriam os políticos, é um número perigoso!
13 é o dia das bruxas, mas hoje é o dia do meu bruxo, o craque na comunicação, o botafoguense Prévidi e seu blog!
PBNS Cabeça, por nos brindar há exatos 13 anos com a delícia que é esse teu blog e que venham os próximos 13, pra seguirmos todos dando ainda mais risadas.
Marco Poli


Acompanhar o Blog do Prévidi é ficar por dentro da nossa cena política e jornalística. Eu sempre recomendo. Quem trabalha comigo vira leitor do Prévidi como eu. Ele faz um jornalismo que fala com todos e de forma muito autoral. Por isso, comemoro junto esse aniversário de 13 anos de muita informação e humor!
Mônica Leal


Jornalismo de opinião com bom humor retrata, com exatidão, o que é o próprio Prévidi: um baita cara, de bem com a vida e de imenso coração, a distribuir informações de interesse público, a posicionar-se frente às circunstâncias da vida, a exercitar sua fina ironia e a espalhar alegria por esse mundão afora. Continue assim, caro Cabeça! E parabéns pelos 13 anos do blog!
Fernando Postal


O Blog do Prévidi só me irrita.
Explico-me: lá pelas 11 da matina começo a acessar para ver qual a última das últimas. Nada, e assim, numa neura absurda, vou acessando antes do meio dia. Quando todos sabem que é só ao meio dia que ele libera a matéria.
Ok, 12 horas. Geralmente sai a matéria.  E quando a fera embesta de não postar um dia ou dois? Fico indignado, ligo para os amigos, “vocês sabem o que houve que o Previdi não postou”?
Devo me tratar?
Parabéns, meu galo cinza!!! Salve Previdi, o rei da blogosfera.
Ruy Gessinger


Já faz muitos anos que comecei o meu blog. Antes mantinha uma coluna no www.litoralmania.com.br de Osório do meu amigo Rogério Bernardes. Penso que elogios são algo a serem prestados especialmente em colunas sociais. Se escrevo até posso reconhecer algo bem feito, mas jamais serei capaz de derreter-me em elogios. Nasci assim e sou assim. Naquela época recebi e-mail de alguém que não conhecia. Seu nome é José Luiz Prévidi. Me convidava a escrever para espaço que mantinha em seu sítio, creio, pois penso que o blog veio bem depois.
Lembro também que ele foi claro que me convidava para escrever para o espaço FERRO E MAIS FERRO e que não pagava pelo “trabalho”.
Aceitei, pois como sou aposentado, Comissário de Polícia aceitei a empreitada. Hoje, passados muitos anos penso que sejamos bons amigos. Toda vez que ele está aqui na praia os visito, pois a esposa dele faz um café inigualável, o verdadeiro café e não ‘chafé’ que é muito comum em nossa sociedade. O Gustavo é meu amigo. Sou fã do PEDRÃO, neto dele que quando veio ao mundo fez esse sujeito um dos mais faceiros do mundo. Digo isto por que tendo dois casais de netos sou um avô babão tal como o Prévidi.
Jorge Loeffler


O Prévidi me pediu uma ou duas linhas sobre o aniversário do seu blog, mundialmente famoso. Duvidam? Então vai até Pequim e acessa o endereço que vais tê-lo na tela. Quanto às linhas - me pedir isso a essa hora, bitcho? - pensei em------------------------mas depois pensei melhor e fiz um esforço de reportagem, então cá vão duas linhas:=============================
Os parabéns vão para teus leitores, que te aguentam. Agora falando sério o José Luiz é uma unanimidade. Duvido que alguém que use internet - isto é, todo mundo - não conheça o seu blog.  Merece os melhores encômios disponíveis na praça.
Fernando Albrecht


(...)
Como todo bom gozador é um observador e crítico mordaz. Por isso, muitas vezes em uma nota que parece simples, ele toca em assuntos muito sérios!! E isso serve de pauta para mim e boa parte das redações.
Porém, o melhor do Prévidi é ele ser um homem apaixonado pela família que construiu e muito bom profissional, sem ser exibido, pretensioso e principalmente arrogante. Isso passa longe daquele corpanzil... do apê dele na Cidade Baixa, de "Oeisis Internéchional" ou de onde ele estiver. Entre as grandes qualidades da figura está a sabedoria de saber rir DELE MESMO! E só um homem inteligente e de bem com a vida sabe desfruta-la... Vida longa ao Blog e ao Prévidi!!
Felipe Vieira (via Facebook)



13 ANOS DE GRAÇA

Luiz Cláudio Cunha*

Agosto, 13. Mês de desgosto e dia de azar.
Se fosse em 2004, teria o agravante de ser uma amaldiçoada sexta-feira 13.
Indiferente a estas bobagens e crendices, mas com uma prudente dose de  cautela, o jornalista José Luiz Prévidi adiantou o calendário e inaugurou o seu blog num agosto 13 do ano anterior, 2003, quando a data caía numa inofensiva quarta-feira.
Assim, o Rio Grande, o Brasil e o mundo ganharam, sem sobressaltos, este espaço de visita diária obrigatória que completa 13 anos neste sábado.
Rejubile-se a gauchada dos pampas e de todos os rincões do planeta!
Afinal, dados de 2015 indicam que o Blog do Prévidi hoje é uma leitura de quase 35 milhões de pessoas espalhadas por 38 países e 500 cidades só no Brasil, graças à media mensal de 3,2 milhões de acessos. (Te cuida, Justin Bieber! Abre o olho, Lady Gaga!)
 E quem acessa, não se arrepende.
Escancara logo um sorriso na cara, como aquele que Prévidi — ou JLP para os intímos — exibe em todas as fotos onde aparece. Aliás, ganha um cartão carinhoso de Donald Trump quem localizar uma foto de cara amarrada, séria, fechada, casmurra, do risonho blogueiro. (Não vale citar aquela no topo do blog em que ele aparece, seriíssimo, ao lado do velho Luiz Carlos Prestes, cuja ortodoxa seriedade soviética não permitia qualquer esgar ou concessão pequeno-burguesa a uma mera risota).
Prévidi, afinal, é fiel ao seu lema: "Não leve a sério quem não sorri". O humor é coisa tão séria para ele que, dos 12 livros que escreveu, três são sobre piadas — Piadinhas contra qualquer crise”, Piadinhas para ler nas férias Piadinhas para ler na viagem. Para não deixar dúvidas, ainda tem um outro blog, ‘Piadinhas do Dia’.
Piadista assim só podia ser carioca. Nasceu em Copacabana, nos idos de 1954, e se tornou botafoguense na era de glórias de Garrincha, Didi, Nilton Santos, Zagalo e Quarentinha. Quando se mudou para Porto Alegre, em 1966, virou colorado, mas seu inquebrável bom humor absorve bem a hilariante fase atual do Internacional.
O sangue gaúcho vem do pai, natural de Caxias do Sul, que lhe legou a veia do humor. Waldemar Eberle Prévidi era gringo de fé. Só aprendeu português na adolescência e só estreou um sapato, mais tarde, quando foi trabalhar na metalúrgica Eberle, a maior indústria da serra, de propriedade do tio, o patriarca Abramo Eberle.
O pai era o seu melhor exemplo de piadista: dizia que foi o primeiro atropelado na cidade, num tempo em que Caxias tinha um único carro, contava o velho Prévidi, divertindo-se com o incidente leve.             É por isso que o blog dele se define como “jornalismo de opinião com bom humor”. É o que mais tem, em doses sempre equilibradas, fruto da experiência de quem trabalhou em todas as redações de jornais importantes de Porto Alegre – Diário de Notícias, Correio do Povo, Zero Hora --  e rádios e assessorias de imprensa. A migração da imprensa tradicional para a internet lhe fez bem: já ganhou quatro vezes o Prêmio Press como ‘Jornalista da Web’.
Traindo uma certa nostalgia da vida carioca, alterna sua residência em Porto Alegre, sempre calorenta no verão, com o frescor da brisa permanente de Oásis Sul, a praia de Tramandaí e seu refúgio óbvio, a apenas 135 km da capital. Lá ele abastece seu outro blog, o ‘Litoral Norte RS”, com a mais fornida coleção de fotos de bundas de todos os tamanhos e para todos os gostos: carnudas, rotundas, esféricas, proeminentes, exibidas, abundantes, sempre com a opulência que nunca se vê nos acabrunhantes desfiles de misses cada vez mais anoréxicas, ossudas, pelancudas, com muito mocotó e pouca carne, exemplares femininos bizarros e pálidos da modernidade que sempre abatem o bom humor de Prévidi.
Prévidi adora o seu Oásis particular, mas “o sonho de consumo é Montevidéu”, como diz em seu blog. De preferência num rancho ao lado do sítio de seu ídolo maior, o velho Pepe Mujica,o presidente mais pobre do mundo.
A quem estranha o fato de que não exista uma biografia de JLP na infalível Wikipedia, ele responde com outro lema de vida: “Quem tem biografia tá com o pé na cova”, diz, na flor de seus 62 anos, embalado pela família e pelos 4.229 amigos de sua página no Facebook.
No seu blog, Prévidi mescla, com toques de gourmet, os ingredientes da boa informação. Nem todo mundo, claro, concorda com ele. Prévidi, por exemplo, detestou a festa de abertura das Olimpíadas, que eu e bilhões de pessoas adoramos. Ele comenta tudo e todos, sempre com o tempero indispensável do humor, que lhe dá graça e sentido. E, por isso mesmo, fere com mais contundência.
Por força das circunstâncias, Prévidi tornou-se um foco de leitura predileto de um de seus alvos preferenciais: a RBS, o maior grupo de comunicação do Estado. Sem querer, JLP foi investido da alta função de ombudsman virtual de Zero Hora, ­o jornal mais importante do Rio Grande, onde o jovem Prévidi trabalhou três anos na editoria de Política. Com a graça que poucos têm, JLP cata sempre de forma divertida os impagáveis exemplos diários de erros, gafes e equívocos editoriais que se espalham pelo jornal, rádio, TV e portais do grupo.
É uma profusão impensável de erros para um grupo de comunicação tão profissional e influente. Poderia parecer mera perseguição, mas os flagrantes irrecorríveis de Prévidi são sempre documentados com fotos e reproduções das páginas e notas com a prova do crime, sempre apontado com cores e recursos gráficos irrefutáveis.  
A eterna e udenista vigilância de Prévidi sobre os malfeitos da RBS provocam reações díspares no grupo. As redações leem o blog deliciadas, a direção deplora o que ele escreve. Ele mesmo chegou a informar que “os executivos da RBS, num momento de maior exasperação, mandaram monitorar pela TI (Tecnologia de Informação) todos os funcionários que acessam o Blog do Prévidi”. A intenção, segundo ele, era assustar a audiência interna para que os funcionários da casa evitassem o blog. Comentário bem humorado de Prévidi: “Genial! Terão que proibir que os funcionários trabalhem com celular...”
É apenas uma reação de mau humor da RBS, que ao contrário deveria exaltar as notas de Prévidi como um serviço de utilidade pública e de preservação da qualidade jornalística de seus produtos. Assim, a leitura corretiva do Blog do Prévidi deveria ser uma exigência da própria RBS aos seus profissionais. Com certeza, essa salutar obrigação ajudaria a fazer um jornal mais qualificado e preciso no dia seguinte.
O bom disso tudo é que a RBS nem precisa contratar Prévidi.
Ele já faz esse serviço de graça. Com a graça de sempre.
Por tudo isso, dou minhas graças pelo aniversário de 13 anos deste sábado.
Quem venham outros tantos. Parabéns, Prévidi!
Um abraço,

*LUIZ CLÁUDIO CUNHA é jornalista e, ao contrário de
Prévidi, tem a graça de morar em Brasília e ser gremista. 



Um comentário:

  1. Parabéns Prévidi, teu blog e tão vital quanto um jornal com as primeiras informações do dia, a gente fica sabendo de coisas que não estão por ai, mas só no blog do Prévidi, nos vimos apenas uma vez em um hotel em Canoas, era eu tu e o Gentilio Modernel em um almoço. Grande abraço e sucesso sempre!! Sou teu fã.

    ResponderExcluir