Terça, 23 de agosto de 2016






Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.









especial



Post do jornalista Paulo Moreira:

Devido ao falecimento de um dos grandes músicos deste planeta, o gaitista belga TOOTS THIELEMANS, o SESSÃO JAZZ derruba sua programação anteriormente anunciada e faz um grande tributo ao mestre da harmônica que nos deixou aos 94 anos.
Vamos ouvir as parcerias de TOOTS com ELIS REGINA, JACO PASTORIUS, BILL EVANS, PAUL SIMON, ELLA FITZGERALD, JOE LOVANO e SHIRLEY HORN. SESSÃO JAZZ, de segunda a sexta, das 20h às 22h, nos 107.7 da sua FM CULTURA. www.fmcultura.com.br
-
Antecipo duas joias, Paulo:













mídia 1

O JABÁ É UMA TRISTE REALIDADE
NAS RÁDIOS "JOVENS".  ATÉ HOJE







O jabá ou jabaculê é uma antiga prática. As gravadoras e até mesmo os cantores pagavam e pagam -  para os programadores das rádios divulgarem seus trabalhos. Pra variar, surgiu nos Estados Unidos, "nos anos 50, mais especificamente em 1959. Nos EUA, o jabá se tornou um escândalo de nível catastrófico e, na época, era usado para divulgar o rock’n roll, tornando-se o jabá crime federal em 1961. A justificativa: não se pode usar o poder econômico para influenciar a cultura popular", explica  Andreyson Jambersi, articulista do www.regenciacoletiva.com. Aqui  o jabá virou crime em 2006, após um projeto de lei anti-jabá ser proposto em 2005.
-
Hoje, o jabá não é exclusividade da indústria fonográfica. Disseminou-se por todas as áreas. Mais no futebol, onde os apreciadores de jabás se disfarçam de "assessores de imprensa". Exemplo: um apresentador de programa é "assessor de imprensa ou "consultor" de algum clube ou "empresário de jogador" - por isso sempre tem algum jogador sondado por um grande clube europeu.
-
Como é crime, o jabá radiofônico sofisticou-se. Hoje é muito dissimulado e alcançou níiveis muito acima dos programadores. Na TV, por exemplo, as grande redes de TV negociam diretamente com as gravadoras e empresários de "ídolos", atingindo cifras astronômicas.
O mesmo acontece nas rádios.
-
Na semana passada me enviaram um texto extraordinário de Nei Van Soria, de outubro de 2008. Nei é cantor, guitarrista e compositor de rock and roll. Foi integrante do TNT e de Os Cascavelletes. Para terem uma ideia, gravou três músicas em Buenos Aires com a banda de Charly García. Seu último trabalho foi apresentado no ano passado, RockLUV.
O texto do Nei tem o título "Jabá".

"Acho que a maioria de vocês, senão todos, já ouviram falar sobre o jabá, que nada mais é do que uma forma de corrupção. Mas é uma forma de corrupção um pouco diferente, porque se passa no meio musical e, por isso, tem suas particularidades. Na verdade, não no meio musical, mas no meio que erradia a música pras pessoas: a rádio.
(...)
"Sempre procurei me manter a certa distância desse tipo de arranjo, mas, por ocasião do lançamento do Mundo Perfeito, resolvi ir a campo e fazer um contato direto com um programador da rádio de maior audiência, do segmento jovem, aqui de Porto Alegre, na esperança de que, por méritos das músicas, meu novo disco tocasse com mais freqüência naquela rádio. Conheço esse programador há muitos anos e, apesar do talento que tem como radialista, ele comprometeu seus méritos pela pequenez de sua visão e pela grandeza da sua ganância!
(...)
"Vou contar como foi esse encontro que aconteceu no final de 2007.
Cheguei ao prédio da emissora sem avisar e logo fui entrando pela redação até chegar ao fundo, onde fica a sala desse programador. Os vidros da sala dele eram um pouco espelhados e, como a luz interna estava desligada, parecia estar vazia. Mesmo assim me aproximei e abri a porta, sem bater. Encontrei lá dentro esse programador enterrado na sua cadeira, na frente do computador e com um olhar que espreitava na minha direção e que dizia: putz, descobriu meu esconderijo! Essa cena durou uma fração de segundo, mas disse muito e me preparou pra conversa que aconteceria!
Entrei sem cerimônia e ele abriu um sorriso amigável, desfazendo a verdadeira face, agora ocultada pelo sorriso. Disse a ele que a razão de ter ido até lá era apresentar meu novo cd. Então, começamos a falar sobre algumas amenidades e também sobre filhos!
Depois de algum tempo de conversa, enveredei pro assunto que me levara até lá. Disse a ele que conhecia bem a prática corrente do jabá e que achava que aquilo tudo estava estabelecido e que pouco adiantaria eu ficar ali fazendo panfletagem sobre a ética e o valor de uma boa canção. Nessa altura da conversa, ele abriu um sorriso e soltou uma frase mais ou menos assim:
- É, fala a verdade, com um azeitezinho as coisas andam mais fáceis, não é?!
(...)
"... eu não estava disposto a colocar nenhum “azeitezinho” na engrenagem mentecapta que ele tinha se transformado!
Busquei valorizar o cargo que ele exercia, tocando na sua vaidade e dizendo a ele que tinha feito uma coisa que não tinha o hábito de fazer, que era justamente estar ali pra falar das músicas com ele e escolhermos uma, entre as 21 do cd, pra tocar na rádio. Ele me entendeu mal e achou que eu estava ali dando uma de coitadinho implorando a ele, pelo amor de deus, que tocasse minha música e pousou de magnânimo, dizendo:
- Pô, Nei, tu não precisa te rebaixar assim. Tu tens o teu valor!
(...)
"Fiquei embasbacado e entendi porque, hoje em dia, nessa rádio só toca lixo! Lixo que paga entre 3 e 20 mil pra que toque uma música durante 15 dias ou até quando ele achar que já “valeu o toco”!
Foi triste constatar que a prática do jabá está tão simbioticamente ligada aos programadores das grandes rádios comerciais. Essa tristeza só é aplacada pela consciência de que, essas mesmas rádios, no formato que hoje conhecemos, estão fadadas a uma morte impiedosa devido ao advento da internet; que seus programadores amargarão o desprezo dos que fazem música e terão que esconder dos seus filhos a vergonha que é ser um corrupto que tira o espaço das músicas feitas com verdade em favor daquela que, simplesmente, traz alguns trocados pra ele gastar em cocaína!
Lamentável".

-
Quem acertar o nome do "programador do jabá" recebe em casa três livros do Prévidi.
Evidente que não publicarei a resposta do primeiro acertador.
Escreva para jlprevidi@gmail.com

-
O texto completo está aqui.



--



reflexão



Depois de 13 anos no poder, eles governam somente por glamour.

Luiz Carlos Pauli



--



porto alegre abandonada 1



Depois reclamam


Não levo a sério as primeiras pesquisas eleitorais, mas nesta do Ibope tem um dato muito interessante, que eu acredito.
Leiam:

"A pesquisa aponta que 30% dos entrevistados não têm nenhum interesse no pleito, e outros 27% responderam ter pouco interesse. Os demais se dividiram entre interesse médio (23%), muito interesse (19%) ou não sabem/não responderam (1%)".



--



agenda


(in)segurança


A reunião entre Sindicato Médico RS (SIMERS) e Secretaria da Segurança Pública para tratar de medidas contra a violência na saúde será às 15 horas de hoje, na sala de reuniões do Departamento de Comando e Controle Integrado na Rua Voluntários da Pátria, 1.358, 2º andar.

A reunião foi solicitada pelo SIMERS na semana passada, e a SSP estendeu a mais entidades da saúde e órgãos de segurança (Polícia Civil, Bombeiros e Instituto Geral de Perícias). O presidente do SIMERS, Paulo de Argollo Mendes, será recebido pelo titular da SSP, Wantuir Jacini. Argollo vai cobrar medidas para assegurar condições de atendimento nas unidades de saúde (postos e hospitais).



--



campanha


O porto-alegrense não é tão despirocado


Por que não acredito nas primeiras pesquisas eleitorais?
Professorinha Luciana e Comandante Raul disputando a liderança. HAHAHAHA!!!!
Logo depois, o Magistrado Marchezan e Tião Melo.
Sei não, como a Professorinha sempre faz bobagem, HOJE, aposto no Comandante para a disputa do segundo turno.
Do outro lado, Magistrado e Tião, um dos dois. HOJE.
-
Disputa legal vai ser, de verdade, para vereador.
Uma encrenca imensa.
Está tudo proibido para as campanhas, até tirar meleca do nariz!
No entanto, pode ser uma Câmara melhor do que a atual.



--



menos um


Pedro Américo Leal, uma figuraça









Sempre ouvi algumas pessoas falarem mal dele. Era ligado aos milicos do golpe de 64 - era coronel. Foi chefe de Polícia, naquela época braba.
Em 1980 fui ser repórter de Política e, no início, acompanhava os debates no plenário da Assembleia.
Bons e excelentes deputados estaduais. Discursos fantásticos, debates instigantes - nada a ver com as baboseiras dos últimos anos.
O melhor debate era entre o deputado Cezar Schirmer, do PMDB, e o deputado Pedro Américo Leal, do PDS. Olha, se tivesse tempo iria resgatar e publicar o que um falava ao outro. Opiniões irreconciliáveis, mas não perdiam o bom humor. Lembro uma vez que Pedro Américo disse que Schirmer era tão comunista que usava até cuecas cor-de-rosa.
-
Em março de 2009 o golpe militar completava 45 anos. Eu acabara de lançar um livro, "A Revolução da Minha Janela", e decidi promover um debate, no auditório da Câmara de Vereadores. O jornalista João Garcia foi o mediador. Entre os convidados, o jornalista João Batista Marçal e o ex-deputado Pedro Américo Leal, então com 85 anos. Sabe quem foi o primeiro a chegar e o último a sair? Ele mesmo, e respondeu a todas as provocações.
-
Uma de suas filhas, a vereadora Mônica Leal, escreveu:

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Coronel Pedro Américo Leal (92 anos), na tarde desta segunda-feira, dia 22 de agosto de 2016.
Carioca, chegou a Porto Alegre em 1944 onde assentou-se e construiu família.
Ascendeu na carreira militar e na política. Professor de Educação Física, psicólogo e jornalista. Coronel e poeta. Deputado estadual e vereador. Comandante da 1° Cia de Guarda, Chefe de Polícia, diretor da Escola de Polícia e presidente da Cruz Vermelha.
Esposa: Carmen Maria Ibanez Leal
Filhos: Maria Inês, João Pedro, João Paulo, Cristina, Angela, Martha e Mônica Leal.
O velório acontece hoje, das 9h30min às 17 horas na Assembleia Legislativa.



--



política


Acreditem


Trechos de matéria do www.anda.jor.br:

Um novo partido estará pronto para as eleições de 2018: o Partido ANIMAIS.
Calma, calma, não se assanhem!
Não será abrigo para asnos, escorpiões, víboras e piranhas que habitam o congresso nacional.
É o primeiro partido animalista da América Latina e 14º do mundo.
-
"ANIMAIS é constituído por ativistas veganos, integrantes de mais de 20 ONGs e protetores independentes de 17 estados do Brasil, estudiosos e especialistas diversos dedicados à defesa de animais não-humanos em todas as suas variantes biológicas".
-
Assessoria de Imprensa:
Gelcira Teles, jornalista
(51) 3331.7941 / (51) 9204.1669
jorngelcirateles@yahoo.com.br




--





cooperação


Crea e TCE




O presidente do CREA-RS, Melvis Barrios Junior, participou ontem de reunião com o presidente do TCE, Marco Peixoto, visando discutir a ocupação de cargos técnicos por profissionais habilitados. O objetivo é estabelecer um termo de cooperação técnica para fiscalizar os cargos técnicos nas prefeituras e nos órgãos públicos.
O engenheiro Melvis ressaltou que, principalmente, no interior do Estado diversos cargos são ocupados por profissionais não habilitados, o que diminui a eficácia do trabalho público. “Nossa proposta é que o Conselho faça um levantamento de todos os cargos que não são ocupados por profissionais habilitados e contar com o respaldo do TCE para a necessária fiscalização”, concluiu.
Segundo Peixoto, o TCE estará à disposição para celebrar esse acordo e auxiliar o Conselho. “Esta preocupação é muito importante para que os recursos públicos sejam mais bem reaproveitados”, apontou.



--



falcatrua 1



Do Sensacionalista




Igreja lembra Neymar que não pode ser
100% Jesus porque 10% são do dízimo

A faixa provocou polêmica. Agora, gera uma cobrança. A igreja evangélica enviou um ofício ao jogador Neymar dizendo que ele não pode usar uma faixa escrito 100% Jesus porque 10% são para o pagamento do dízimo. De acordo com o texto, a faixa de Neymar foi boa mas não se pode esquecer da parte da igreja.
“Ele fez um marketing bom do nosso garoto propaganda mas não podemos deixar de lembrar isso”, disse um porta voz.
Procurado, Jesus não foi encontrado pela reportagem. Um assessor disse que Jesus tinha saído mas que Jesus voltará.



-



falcatrua 2


Aposto


Jogo, uma garrafinha de água milagrosa ou um sabonete da purificação espiritual, que Neymar papai e Neymar craque devem ter assinado mais um contrato milionário com alguma dessas igrejas.



--



mídia 2



MAIS UM GRANDE CONCURSO!!





Começa amanhã!!
O jornalista e/ou radialista com a RISADA MAIS FORÇADA DO RIO GRANDE DO SUL!
Quer sugerir nomes?
A comissão organizadora já decidiu-se por três e o páreo vai ser duro!
Pode sugerir candidatos, de todo o Estado, pelo jlprevidi@gmail.com

-

PAPAI FELIZ - Jurandir Soares, especialista em "Mundo" da Rádio Guaíba e integrante do programa Bom Dia, comentou que seu filho Fábio está na gerência de Marketing da CBF. Mas deixou claro que o cara não tem nada a ver com aqueles personagens de falcatruas da entidade. "Ele faz o seu trabalho, e muito bem feito", afirmou.
-
MENOS UM - Hoje, mais um que se foi: Goulart de Andrade, um baita jornalista, aquele do "vem comigo". Viveu muito, 83 anos. Deixa esposa, três filhos, três netos e uma bisneta. Luis Felipe Goulart de Andrade estava casado há 13 anos com Margareth Bianchini - quer dizer, o cara casou de novo com 70 anos!! O seu programa Comando da Madrugada foi muito imitado. Muitos jornalistas optaram pela profissão tenho o Goulart de Andrade como parâmetro.


DEVE SER UM SEGUIDOR DO CLEO VENTINHO





--



porto alegre abandonada 2


Acredite


Sete pessoas assassinadas em 12 horas em Porto Alegre.
Não tem jeito.



--



rio grande abandonado


O Augusto Leitão conta

Esta aconteceu às 6h15min da madrugada de hoje.
No bairro chamado Jardim Porto Alegre, divisa do município de Alvorada com Porto Alegre.
Trabalhadores saiam de casa para mais um dia quando receberam a ordem de dois homens armados:
- Voltem para suas casas, pois vamos matar estas 3 mulheres.
Ordem dada, ordem cumprida.



--



piadinhas

3 comentários:

  1. Pedro Américo Leal, Coronel do Exército Brasileiro, logo milico de verdade, partiu ontem. O conheci na POLÍCIA nos idos de 1970. Grande figura humana, preocupado com a segurança pública e que não se envolveu nos covardes crimes ocorridos contra resistentes naquela época. Homem educado e equilibrado. No GOE onde também trabalhei ele era mito querido. Um cidadão dos mais respeitáveis que conheci ao longo da vida. Sou muito grato a três especiais amigos que muito me ajudaram quando precisei vaga de internação no Hospital Ernesto Dornelles e dentre estes amigos está a filha do Leal, Mônica Leal que muito empenhou-se por mim. Ele descansou, penso, pois chega o momento em que temos que partir e ele já havia vivido 92 anos profícuos.
    Mônica no Governo da tYa, a paulistana foi Secretária Estadual da Cultura e fez uma bela gestão, cortando desvios até então comuns nessa área. Isto me foi contado por um amigo que vive nesse ambiente e cuja identidade preservo.

    ResponderExcluir
  2. Nesta semana, uma moradora de minha rua contou-me que indo tomar o ônibus das 6h para ir trabalhar, foi atacada por uma mulher, que ela havia avistado sentada no meio-fio, e por um homem que saiu do meio do mato que toma conta de um dos terrenos da imediação, ambos armados com facas. Ela estendeu-lhes a bolsa e até o jaleco lhe tomaram. Assim, recomendou-me que tomasse cuidado ao passar por ali.

    ResponderExcluir
  3. Esse senhor que tem vergonha de ser filho de pai de origem germânica razão pela qual usa tão somente o nome por parte da mãe certamente vai vender o festerê dessa tal erva mate que ocorre em Venâncio Aires. Ele poderia levar junto aquela titia que felizmente nos últimos dias não tem estado no ar ao meio dia. Aqui não tenho o privilégio de sintonizara Bandeirantes que por certo em nada vai lucrar, penso.

    ResponderExcluir