Sexta, 16 de deze mbro de 2022


NÃO LEVE A SÉRIO
QUEM NÃO SORRI!
 


LEVO ESSE SORRISO
PORQUE JÁ CHOREI DEMAIS





Escreva apenas para


MUDANÇA NOS COMENTÁRIOS
Quer criticar, quem quer que seja?
Uma porrada?
Legal, publico, mas só com identificação.
OK?
Ah, e chega de baixarias.




especial

Nesta sexta, uma cesta
de Rossyr Berny!


Um poeta
batalhador





Rossyr Berny assumiu a cadeira 39 
da Academia Rio-Grandense de Letras:



Perdido de ti
sou metade de mim


Rossyr Berny

Adão Rossir Berny de Oliveira nasceu em São Gabriel (RS),  em 30 de agosto ("mês de desgosto  e de cachorro louco") de  1952. Ele resume: "Sou o nono de uma penca de 19 filhos, muitos nascidos na pequena casa junto ao rio Vacacaí, seguidamente expulsos pelas repentinas enchentes."

- O Adão do meu nome deve-se ao fato da mãe, antes de nascer, ter perdido cinco filhos em sequência. Todos morriam antes de completarem o primeiro ano. Muito religiosa fez a promessa de que se o próximo rebento sobrevivesse ao primeiro ano, chamaria Eva, caso fosse mulher. Nasceu o menino que rompeu a sequência de mortes. Dona Maria e seu Ervandil nunca mais perderam filhos naquelas tristes circunstâncias.


Sem o sustento do leite materno pela doença da mãe – que anos depois se submeteria a uma mastectomia total de um seio – foi alimentado por cinco mães de leite, que se revezavam nos momentos vagos de suas labutas. Adoentado só foi registrado aos nove anos de idade, quando então cumpriu-se a promessa da sobrevivência.


Vive em Porto Alegre desde 1973, onde formou-se em Jornalismo, sendo Mestre em Teoria da Literatura, ambos pela PUC-RS; e professor pela Faculdade de Formação de Professores, na São Judas Tadeu.


De 1976 a 2020, com O Gemido Animal do Homem – 44 anos de estrada, soma 22 obras publicadas nos campos da poesia, biografia e romance. Em 1974 publica seu primeiro texto, inaugurando sua estrada literária.

Traduziu cinco livros do Espanhol para o Português, obras de Carlos Higgie, Nélida Marina Manfrú e Rubinstein Moreira. Igualmente foi traduzido na Argentina, por Perpétua Flores; no Paraguai, por Victor Casartelli e, no Uruguai, por Rubinstein Moreira.


Em 1985 fundou a Editora Alcance, uma das que mais pública no Rio Grande do Sul e a que mais publica Poesia no Brasil.


Editora e Diretor têm recebido importantes Prêmios nacionais e estrangeiros, como o Jabuti, São Paulo; Carlos Drummond de Andrade, Minas Gerais; Prêmio Raíces, Argentina; Carlos Sabat Ercasty, Uruguai, entre muitos outros.


É pai de Rossano, Schariza e Dênis; e avô de Eduarda, Fernanda, Leonardo, Pedro, Catarine, Miguel e Enzo.


Pra encerrar: "Ah, do desgosto do mês de agosto fez-se o gosto pela resistência solidária e amorosa ao longo de sua vida; e do cachorro louco construiu o grito lúcido contra as desigualdades sociais."


Rossyr Berny  venceu o Jabuti

O jornalista e editor Rossyr Berny esteve em São Paulo, no dia 31 de outubro de 2008, para receber a maior premiação literária do Brasil: o Prêmio Jabuti 2008, que comemorou 50 anos de existência.

A obra vencedora, apresentada pela Editora, foi A prenda de seu Damaso e outros contos, classificada em 2º lugar na categoria contos. O livro foi escrito pelo Geólogo gaúcho que reside há anos no Rio de Janeiro, Jorge Hausen. Autor e editor estiveram juntos para o recebimento da láurea tão cobiçada no meio literário brasileiro. A Editora Alcance foi a única do Rio Grande do Sul presente na festividade.O evento para 1.200 convidados aconteceu na belíssima Sala São Paulo, na Praça Julio Prestes, Centro, onde o Prêmio homenageou as 20 categorias de escritores e editoras de grande parte do Brasil. Já está no prelo a 2ª edição da obra, visando distribuição nacional. 



Porto improvável

Perdido de ti
sou metade de mim

Em meio a oceanos revoltos
minúsculo barco
o melhor porto que busco
é o milagre do teu abraço

Isso se deixares rastros
aos meus digitais, faro, olhos
Te buscam enlouquecidos

Isso se deixares indícios
nos faróis céus cios
madrugadas indormidas

Isso se nos ventos de tua passagem
deixares resquícios na paisagem
Talvez te denuncie algum flagrante
de meu nome em tua lembrança
E a saudade te surpreenda em pranto

Perdido de ti
sou pedaço de mim
Serei inteiro contigo inteira
quando teu peito reabrir-se ao meu
no porto fantasma do teu retomo


AUTORES E LIVROS



Um comentário:

  1. A trajetória de Tite na seleção lembra a trajetória do boxeador Maguila.

    ResponderExcluir