NÃO LEVE A SÉRIO
QUEM NÃO SORRI!
SEJA DA PAZ
AGOSTO 2003, O INÍCIO IMPROVÁVEL
Estava pensando em mudar de rumo. Jamais tinha ficado num trabalho mais de três anos. Uma vez quase cheguei a quatro anos. Fora o longo período em que trabalhei na Assembleia Legislativa.
Me deram a ideia de registrar o previdi.com.br. Era uma novidade. Tinha uma boa prática de computador - era sócio de uma editora e lá compramos um computador usado, 386. Na década de 1990. E com uma impressora HP laser e mais um poderoso Compaq 486. Conseguíamos fazer as artes dos jornais que editávamos. Uma revolução!
Saí da editora. Fui fazer um jornal mensal, Turismo RS. Dava para sobreviver. Aí fui editar a revista Press. No final do período da revista editei o meu primeiro livro solo, Tempos do Róseo - Histórias de Jornalistas.
Fui trabalhar em casa. Meus filhos, que dominavam aqueles tempos iniciais de sites, fizeram o desenho do Site do Prévidi. Eu brincava com aquilo, porque fazia os meus jornais mensais. Alguns meses depois, já estava recebendo mensagens de leitores. Fiquei impressionado com o retorno. Não fazia nada sério. Eu brincava.
Até que resolvi levar a sério. Mais ou menos, é verdade. Não editava todos os dias. Mas comecei a escrever sobre o que gostava ou não na TV, jornais, revistas, rádios e mesmo dos outros sites.
Me esforçava em escrever todos os dias sobre comunicação. Aí fui num almoço em uma dessas entidades empresariais. Vários colegas comentaram comigo que liam o site. E que gostavam. Uauu!!
E COMO GANHAR DINHEIRO?
O problema é que não ganhava nada com aquilo e passava as manhãs buscando notas para o site. E a tarde, quando não saía, ficava nesse trabalho. Comecei a tentar banners em alguns lugares onde tinha contato. Primeiro que consegui foi na Assembleia. Depois no Governo do Estado.
Quem me ajudou muito, porque gostava do meu trabalho, era o Celito de Grandi, coordenador de Comunicação do Governo Rigotto. Ele me ligava e dizia assim: "Vai em tal lugar, fala como fulano que tem um banner pra ti".
Bah, comecei a ganhar uma grana mais do que legal. Os banners ocupavam um bom espaço do site. E aí os meus guris já estavam craques e o site estava muito melhor, que facilitava a leitura.
O PRIMEIRO PROCESSO
A GENTE NÃO ESQUECE
Um dia recebi um e-mail que não dava para identificar. Tratava de um jornalista que tinha uma lista de pessoas proibidas de serem entrevistadas em seu programa de rádio. E quem poderia confirmar era um ex-produtor do programa (não cito porque ele já faleceu).
Publiquei três notinhas sobre o sujeito. Aquilo que dá na pleura. Não demorou muito recebi a visita de um oficial de justiça me comunicando a bronca. A amiga e colega Ana Cássia Henrich, quando soube do processo, me disse que o escritório de seu marido, o advogado Marco Antônio Campos, iria me representar. Bah!! Entrou em campo o advogado Norberto Flach. Em resumo: em seis linhas o juiz mandou arquivar o processo.
Há pouco anos fui condenado em um processo e fiz até uma vaquinha para pagar a bronca. Inúmeras pessoas, a maioria eu não conhecia, contribuíram, mas não chegou ao que a juíza decidiu. Aí o meu filho menor, Gustavo, e a esposa Luciana, completaram para eu ficar livre.
Manifestações maravilhosas, contribuições de altos valores e até amigos se justaram e fizeram um livro "Todos por Um". E o resultado da venda foi toda pra pagar o processo.
Claro que não vou dar o nome da criatura que me processou, porque está no lugar certo: na lata de lixo da história do jornalismo. Aliás, depois que terminou o processo, o dito foi demitido sumariamente.
Quase sofri outros processos, que felizmente não andaram. Um deles foi de um "diretor-presidente" de uma TV. Eu o chamava de torresmo, ou algo parecido, e contava as bobagens que fazia. Um bom tempo depois me liga um advogado dizendo que estava entrando com um processo contra mim. "Tens uma chance: tira todas as notas sobre o meu cliente". Claro que eu tirei, porque todo mundo já tinha lido e repercutido o que escrevi.
Outro foi de um sujeito importante de uma cidade do interior. Recebi um e-mail de um conhecido e publiquei. No dia seguinte me liga um amigo, conhecido do tal cara do interior: "vais te incomodar, o fulano é dono da cidade. vais ter que ir várias vezes lá para as audiências. Faz um desmentido". Óbvio que fiz e fiquei livre da fúria do sujeito.
Os outros não merecem registro.
QUASE DESISTI DO BLOG VÁRIAS VEZES
Jamais tive tanta audiência como quando dava pau diário na RBS. Tinha pessoas que me informavam em todos os veículos e mesmo nos setores administrativos. Eram impressionantes os meus posts, com riqueza de detalhes. Brincava com os executivos - o chamavam de "comedores de sucrilhos com nescauzinho". E me deliciava em liquidar com a reputação de chefetes que s achavam grandes jornalistas.
Para terem uma ideia, eu colocava o Blog no ar e em poucos minutos já tinha mais de mil visitantes únicos. Estava achando aquilo muito legal.
Um dia chegou um boleto e eu não tinha dinheiro pra pagar. Não tinha nada pra receber, porque não tinha nada de propaganda (banners).
Durante dois dias conversei com amigos e a conclusão foi óbvia: eu não tinha anunciantes porque eles se borram de medo da RBS. Escrevi no blog sobre o pepino em que estava metido. E sem grana para nada, porque o caminho que estava seguindo era de um desfiladeiro.
Mudei e recebi o apoio de algumas entidades. Com o passar dos tempos, os banners foram chegando.
A POLÍTICA E O ANTI-PETISMO
Comecei a acompanhar a Política no início dos anos 70. Não era um período legal, porque os milicos proibiam tudo. Mas em 1980 entrei no Zero Hora justamente na Editoria de Política. Desde este tempo acompanho diariamente o que acontece no mundo político.
Foi um erro ter levado o Blog para o lado da Política, porque muita gente não se preocupa com o que fazem em Brasília ou mesmo aqui no Estado.
Por isso, neste ano fiz uma mudança e coloquei dentro de um espaço. Mesmo assim tem gente que me critica porque continuo brincando com aparências.
Mas eu não brinco com aparências, me dedico apenas com quem está ainda admirando os governos petistas de Brasília e do RS - não esqueça que os petistas votaram em Dudu Milk.
Sou um anti-petista de carteirinha. E muitos não entendem porque tenho um passado ligado ao PDT e a Alceu Collares. Não.
Sempre votei no MDB. Na tal abertura, com a formação de novos partidos, fiz parte do Núcleo de Jornalistas do PT. Pouco tempo antes quase fui ser assessor de imprensa da bancada do PDS na Assembleia. Senti que não teria estômago para algumas figuras e fiquei no Zero Hora (e um simpatizante do PT).
Quando comecei a cobrir o PDT para o jornal, fiz boas amizades e, com as entrevistas e os papos que tinha com Leonel Brizola, resolvi apostar no Socialismo Moreno.
Mas jamais me filiei a partido.
Já neste tempo, década de 1980, fui conhecendo melhor as práticas do PT e, a cada ano, me decepcionava. Irritado mesmo ficava com aquelas coisas, "quem não é petista é de direita". Só o que os petistas faziam era o certo. Quem ganhava uma eleição contra o PT, no dia seguinte eles já estavam falando mal e sempre com o "Fora...!!".
Me tornei um anti-petista mais radical. Exemplo? Cada bandidagem que faziam com o Bolsonaro eu retrucava e dava a real. E sempre que possível mostrava as bobagens de dona Dilma e Lula. Adorava e adoro mostrar as ladroagens dos petistas e amiguinhos.
Aí virei bolsonarista. HAHAHAHA!!!!
Hoje o PDT não tem nada a ver com o PDT do tempo do Brizola. O PDT hoje é um apêndice do PT no âmbito nacional e um apêndice do PSDB no RS - venderam o partido para o Dudu Milk por alguns carguinhos no Governo estadual.
Abomino o PDT assim como o PT.
E O BIBO NUNES?
Somos amigos há décadas. Conto duas passagens recentes.
Quando começou a pandemia, em março de 2020, o médico endocrinologista que me atendia acreditou ser melhor eu ficar em minha casa na praia. Não se sabia o que aconteceria se eu pegasse o bicho chinês, tendo insuficiência renal crônica. Eu estava em seu gabinete de Porto Alegre e continuei trabalhando da praia.
Dois anos depois, estava muito mal. Em fevereiro de 2022 vim para Porto Alegre porque estava me sentindo muito mal. Fui para a Emergência da Santa Casa e o Bibo foi fundamental para que eu voltasse a ter saúde. Sempre teve paciência comigo e eu o ajudo sempre, independente de cargo formal.
Quem me acompanha sabe que eu sempre publiquei as novidades do empresário de comunicação e apresentador de TV.
MAIS DE 100 COLABORADORES
Desde o início os amigos leitores/colaboradores me enviam, principalmente, títulos e trechos de matérias com erros e piadinhas. Além disso, comentários de fatos em geral.
Um dos primeiros a colaborar foi o Marco Souza, que era funcionário da CRT. Hoje, um baita colaborador é o Roque Braghirolli, um advogado que foi funcionário do Banco do Brasil.
Bah!, não vou citar alguns, porque assim pé uma maneira de se queimar com queridos amigos. Por isso, citei o primeiro e um dos mais constantes nos dias de hoje.
Acredite, tenho colaboradores em várias cidades do RS e mesmo do Rio, SP e Brasília. E fora do Brasil. Sim, em vários países onde residem brasileiros.
PRÊMIOS
Recebi por seis vezes um prêmio que não existe mais, o Press.
Mas me inscrevi em apenas uma premiação. Foi num Prêmio ARI, com a história de um secretário da Saúde de Porto Alegre que autorizou um projeto de um editor. Publiquei todas as falhas e "documentos" fajutos que foram aprovados pelo tal secretário. Negócio de alguns milhões de reais que a Prefeitura perdeu. Que foi roubado da Prefeitura.
Como entendi que não tinha nada parecido publicado em sites/blogs no período, resolvi entrar na disputa.
Estranhei que não recebi nem uma menção honrosa. Vencedores foram duas matérias frias de portais de notícias de jornais diários.
Passados alguns meses, membros do júri me informaram que a minha matéria não tinha sido distribuída aos jurados.
Entenderam como são estes "prêmios"?
GRANDES ENTREVISTAS
Nestes 20 anos bati excelentes papos. No início tinha uma seção que se chamava "Pelo Telefone". Entrevistei várias personalidades e jornalistas. Sempre tive este tipo de espaço.
Mas a entrevista mais longa e mais importante foi com o então presidente da RBS, Duda Melzer. Um papo histórico!!
E A PARTIR DE AGORA?
Já participei ou fiz mais de 15 livros e daqui a uns dias lanço mais um, infantil, que terei o prazer de distribuir para crianças que estão em casas de acolhimento, creches, hospitais e colégios. Claro que também estará a venda a nova aventura do beija-flor Filô.
Gustavo Previdi
Alguns não enviaram. Mas vejam as mensagens que recebi e gostei de todas - até mesmo daqueles que não admiram o Blog:
Vinte anos mantendo o Blog do Previdi!
Alceu Collares
Sempre gostei de humor, não importando o tipo, e digo isso porque considero a ironia como um tipo refinado de humor.
Algumas categorias não curtem muito, como médicos, engenheiros, publicitários e jornalistas, entre tantas outras. Acho que eles entendem que a sisudez, seriedade e até o mal humor vão lhes dar mais credibilidade, sei lá. Pra corroborar essa observação basta ver quais podcasts fazem mais sucesso: nenhum feito por alguém das categorias acima.
Digo isso apenas para mostrar porque o BLOG DO PRÉVIDI é diferenciado e sua audiência me dá ainda mais razão, pois ali você tem a informação que precisa, sem encheção de linguiça e com a ironia correta que o assunto merece. Claro que alguns leem e acham uma droga (sempre tem), mas taí uma droga que vicia.
Parabéns, meu velho, tu é o melhor!
Zurba Fagundes, humorista
...
* Pra sacanagem ficar completa, fiz um "clone fake" do teu vídeo no Youtube...
Tenho um blog da mesma idade. Blog é liberdade editorial para um trabalho autoral. Tu, meu conterrâneo, escolheu a liberdade dessa ferramenta logo que ela surgiu. Isso não nos torna blogueiros e sim profissionais do texto , da notícia e da literatura. Somos autores, essencialmente jornalistas assim como quem trabalha em jornal não é jornaleiro. Há ainda preconceito contra quem usa e gosta di blog como nós. Mas temos o essencial: um espaço para mostrar a cara, difundir nossa identidade, exercer a liberdade de expressão.
Feliz 20 anos de blog meu amigo.
Nei Duclós, jornalista e poeta
O Prévidi já é pessoa jurídica, de tanto que o conhecem. Fisicamente eu não lembro mais, porque desde a pandemia eu não o vejo com olhos de olhar. Essa pandemia destroçou a vida de muita gente, mas o citado blogueiro é um sobrevivente, desses de nadar de poncho contra a correnteza e levando chuva nos óio. Salve o pioneiro dos blogueiros que cuidam do quintal da nossa profissão.
Fernando Albrecht, jornalista, colunista de jornal e blogueiro
São 20 anos de convívio diário com o teu blog que já foi saite. Leio desde sempre e participo das tuas observações e das tuas angústias com nossa profissão cada vez mais dominada pelo analfabetismo funcional, assim como a nossa política que está sem rumo desde que seus (e nossos) representantes imprimiram um código de barra nas suas consciências para um melhor "diálogo" com quem manda. Salvadas as raríssimas exceções de sempre - na mídia e na política - te considero um sobrevivente neste mundo da comunicação. Parabéns pela tua coragem diária e pelos 20 anos. Sei que nada é fácil nos dias de hoje, mas a luta continua, companheiro!!
Rogério Mendelski, jornalista e apresentador de rádio
O Blog do Prévidi é das publicações jornalísticas que classifico como ndispensáveis, por suas abordagens e opiniões independentes. Pode-se iscordar ou aplaudir as suas corajosas posturas. Elas representam onsistentes contribuições ao debate sobre a sociedade que envolve políticos, gestores e profissionais dos meios de comunicação, o que faz parte o contexto que defendemos de liberdade de expressão e pensamento, consagrados na Constituição.
Nestes 20 anos, o Blog se consolida como leitura obrigatória pelos conteúdos e análises, para os que transitam e ouvem e leem nas rádios, TVs, ornais e redes sociais, como também entre os que têm a responsabilidade em administrar instituições públicas. E ajudam a entender a natureza das emandas da população.
Críticas ou elogios de jornalistas como José Luiz Prévidi consolidam a garantia de defesa da cidadania.
Alexandre Postal, presidente do Tribunal de Contras do RS
Imprensa livre, falando verdades, nos dias de Brasil é (quase) tudo.
Minha relação com a tua peleja comunicativa é de respeito, pois de ti, Previdi, sempre tive.
Acho que está na hora de abrir alguns espaços para questões de Memória do RS e POA, pois a indigência midiatica local é grande.
Adeli Sell, professor, escritor e bacharel em Direito.
Tango e Maldade
“Veinte años no es nada”, canta Gardel a letra de Le Pera no tango Volver”. Há 20 anos, a leitura do Prévidi é obrigatória no site e depois no blog, para saber o que rola nos bastidores da imprensa, contratos, demissões, decadência e apogeu, detalhes obscuros, opiniões certeiras e sacanas da política tupiniquim e nacional. Quem escreve texto curto capaz de furar como uma agulha tem de ser que nem o Prévidi, atilado, sarcástico, aguçado sendo de humor e certa maldade no coração.
Parabéns parceiro de tantos anos, estamos juntos!
Tibério Vargas Ramos, jornalista, escritor e professor
Conheço o Prévidi desde o milênio passado, atento às movimentações políticas na Assembleia Legislativa RS. Ele soube fazer a transição do analógico para o digital sem perder a garra do jornalista que se esmera em apurar a informação, garantir a privacidade das fontes e não se corromper com as tentações empacotadas pelos poderosos de plantão. No digital não se acomodou, avançando do site para o Blog do Previdi, sempre atualizado, irreverente, provocativo, sempre Prévidi, um cara de respeito que é referência no jornalismo da nossa "Gália Gaudéria".
Marcos Martinelli, jornalista e profissional de marketing eleitoral
Se o ex-site e hoje Blog do Prévidi está fazendo 20 anos, eu também me sinto de aniversário, porque há 20 anos o leio diariamente. Leio, mesmo, não dou uma passada de olhos. Fora isso, somos amigos desde a década de 1980, quando éramos vizinhos. Assim como o acompanho sei que ele também está sempre comigo. Compro seus livros, sempre vários exemplares, para presentear aos amigos. E ele sempre esteve em meus programas de TV. Olha, está aí um jornalista com persistência, porque não é mole as pressões que sofre e os processos e tentativas de processos nessas duas décadas. Tenho uma alegria enorme em redigir estas linhas, para comemorar 20 anos de jornalismo apenas na internet!
Bibo Nunes, jornalista, apresentador de TV e deputado federal.
Parabéns, Prévidi, pelo brilhante trabalho de jornalismo que você entrega a todos nós. Há anos o teu blog, que nasceu site, e hoje é um dos mais relevantes blogs do Rio Grande do Sul, fala sobre as “coisas” que impactam o dia a dia de todos. A singularidade, sinceridade e um pouco de sarcasmo identificam o DNA do Prévidi. Tenho certeza que estes 20 anos de história são coroados pelo princípio básico do jornalismo, INDEPENDÊNCIA E LIBERDADE DE EXPRESSÃO.
Márcio Irion, CEO RDC TV
Alguns jornalistas são preciosistas nas informações, outros são irônicos e fazem dela uma escada para satirizar o cotidiano... Tem ainda aqueles que informam agregando opinião e por onde passam deixam admiradores e críticos... Em todos eles a marca do jornalismo são feitos na relação exata do seu talento e destemor... O Previdi é o símbolo de tudo isso e ao longo de duas décadas impôs uma marca que tornou o seu blog um sucesso e digno de aplausos de quem gosta de jornalismo com opinião e bom humor. Parabéns, Previdi, seu blog orgulha a imprensa gaúcha!
Gustavo Victorino, jornalista, radialista, advogado, guitarrista e deputado estadual
O Blog do Previdi eu tive o prazer de conhecer em 2010 quando estava entrando em uma nova jornada na televisão. Era finalmente a transformação de um dos programas mais preferidos pelos gaúchos, entrando em uma nova concepção e etapa. Lembro que nesta época de profundas mudancas tanto na estética dando o adeus a tradicional bancada, quanto no conteúdo que marcava um período da ascensão da classe da maioria o produto tomava um rumo mais próximo da vida real ilustrado como uma revista. Mas o blog do seu Previdi todo o dia falava muito mal de mim me transformando em um diretor e editor-chefe poderoso demasiadamente. Eram as ideias de colegas muito conservadores que estavam na “zona de conforto” e se negavam as novas imersões. Normal. Eles não queriam errar. Um dia resolvi o assunto após me reunir com todos no estúdio afirmando que assumiria todos os erros da transformação. Problema solucionado. Mas ao ver meu nome sendo criticado no blog não me incomodava por que os números subiam surpreendentemente dia a dia e um dos melhores ensinamentos que aprendi no jornalismo foi a de “saber ouvir". Ouça, veja, leia, acompanhe sempre que puder o Blog do Previdi!
Raul Ferreira, jornalista e diretor de TV
A verdade nunca é inconveniente, sempre é necessária, mas para isso é preciso coragem para falar o que nem sempre é consenso ou majoritário na opinião pública, em tempos de redes sociais.
Previdi com seu blog sempre buscou o caminho da verdade, nadando muitas e muitas vezes contra a correnteza.
Como jornalista, fico feliz de poder saudar 20 anos de Blog do Previdi. Que seu êxito e longevidade possam inspirar os novos profissionais a fazer o bom jornalismo, sem cair no aplauso fácil ou nas falsas polaridades.
Jairo Jorge, jornalista
O blog do Prévidi é leitura deliciosa. Ali, diariamente, ou quase sempre diariamente, temos uma mistura de informação, opinião e humor. Seu autor é mais do que um jornalista padrão, é um escritor com enorme capacidade de síntese. Por isso, curta, sua coluna parece longa. E, o mais importante, não se leva muito a sério e não tem a pose e a empáfia que caracterizam o colunismo tradicional. Enfim, Prévidi é saboroso. kkkk. Abraço e boa sorte.
Tadeu Viapiana, economista e CEO de agência de propaganda
Opinião, bom-humor, sensatez e acidez na medida que o jornalismo contemporâneo precisa. Prévidi é um tipo raro que, com competência, empresta ao mundo a sua perspicácia e sensibilidade, com uma leitura profunda e diferenciada do contexto político brasileiro. Há 20 anos acompanho o seu trabalho com admiração e respeito.
Vida longa ao Blog do Prévidi. A democracia precisa do bom jornalismo.
Karim Miskulin, cientista política, presidente do Grupo VOTO, Vice-presidente do Conselho Feminino da FIESP
Eu leio o Prévidi há anos...
Sempre, desde que brincávamos na faculdade de escrever. Depois, no Diário de Notícias, quando viramos gente, o lia sempre. Depois na Zero Hora... E aí seguimos vida fora. A vida tomou rumos pra lá ou pra cá. E ele manteve sempre com aquela fina ironia, o humor e pena fina e cortante. Concordando ou discordando, ninguém fica imune à opinião do Prévidi. Ele sempre foi certeiro. Certeiro não quer dizer traiçoeiro.
Quando ele atira, ele avisa. Vai atirar de frente, à luz, nunca será desleal. Foi o Cabeça que conheci na Faculdade e que vejo hoje. Se vai atirar, avisará. Sai da frente companheiro, que vai chumbo. E vai chumbo mesmo.
Mas junto com o chumbo segue prosa firmada em um argumento muitíssimo bem escrito, porque esse é um dos principais dotes deste escriba, escreve como ninguém, que tem este talento não sei de onde.
Às vezes, ele me irrita. Me tira do sério. Mas às vezes dou risadas e penso: Será que ele está falando sério?... Será?
Marcelo Villas-Boas, jornalista e escritor
Um dos hábitos que carrego comigo é levantar, fazer a higiene, como diz a minha mulher e, mesmo antes do café da manhã, dar uma olhada no blog do Previdi, acho que desde que era um site. Ali fico sabendo as principais notícias da nossa imprensa local, nacional e até internacional.
Isso não tem nada a ver como nossa amizade que vem de muitos anos. Posso dizer que o José Luiz Prévidi é um verdadeiro irmão, daqueles emprestados e que a gente guarda no lado esquerdo do peito.
Se for juntar aqui as histórias que já vivemos juntos, acho que ficaria um dia inteiro me lembrando de todas e dando boas risadas.
Acabo de lembrar uma que aconteceu no Paraná.
Fomos de Curitiba a Paranaguá e acabamos chegando lá por volta de meio dia. Lógico que a fome bateu, nos dois. Pedi um ala minuta e o Prévidi, por gostar muito, pediu um filé com fritas.
Lá pelas tantas me veio uma lembrança da minha mãe que usava um dos lados da faca para bater “o filé” que serviria no almoço.
Quando as batidas começaram, olhei para o Previdi e afirmei: - Estão batendo o teu filé. E caímos na risada.
João Carlos Machado Filho, jornalista e apresentador de TV
"Pode dar pau, linhas sinceras." Esse é o Prévidi que eu admiro e curto, lendo as notícias, informações criativas, comentários inteligentes, emoções familiares e até as piadinhas, no BLOG DO PRÉVIDI, que completa 20 anos. Um BLOG sincero, autêntico, direto, sem rodeios. Na lata. Jornalismo, dos poucos.
“Escreva o que não gosta e até o que goste”. Bah! Só gosto, sinceramente. É um jornalismo que vale a pena. Segue firme. Parabéns!
Meu carinho e admiração.
Maria do Carmo Bueno Garcia, jornalista
Irreverente porém coerente, pouco mudou a essência do Previdi que era editor do Diário de Notícias, onde nós, guris debutando no jornalismo, após o fechamento da edição nos reunirmos no bar a Hora na esquina da Pernambuco com a São Pedro para tentar salvar o mundo. Eram muitas posições peremptas e provocativas sobre a política daquele tempo, algumas externadas ainda até hoje. Exaurida aquele época do jornalismo analógico ,o meu amigo Cabeça tá comemorando agora 20 anos de site e blog com a mesma personalidade forte, provocativa e com posições firmes nestes tempos digitais. Kk...Parabéns! Sou teu fã! Você é o cara! Pra não fugir do lugar comum, desejo sucesso por muito tempo, aliás...Sempre! Um abraço! E quem não gostou..
Que se lixe!!! Kkk
Jalmo Fornari, jornalista e empresário (rádio)
Conheci o blog através do Rogerio Mendelski que me indicou ,disse ele: - Se tu quer saber tudo que se passa no meio jornalístico é só ler o blog do Previdi. E foi ali que fiquei sabendo em 1ª mão que ele o Rogerio iria para a Rádio Bandeirantes , e até hoje, é o blog das notícias quentinhas . Agora com 2 minutos com Previdi ficou melhor ainda. Parabéns pelos 20 anos do blog.
Um grande abraço
Marco Verri, livreiro e empresário
O BLOG DO PRÉVIDI é aquela coisa cheia de humor ácido que faz com o que o leitor tenha uma relação estranhamente saborosa. Têm dias que leio e adoro. Outros eu odeio. Na maioria das vezes eu dou risada, passo alguma nota adiante, aprendo algo ou lembro de alguém. Noutros não concordo, fico com raiva, acho as piadas sem graça, não entendo o porquê ele está escrevendo sobre determinado assunto. Lembro de muitos sentimentos ao ler o BLOG DO PRÉVIDI, só não lembro de não o ler.
Acho que quando a gente gosta de algo é assim mesmo: não entendemos os porquês. Sei apenas que tenho uma mescla de sentimentos. Só na leitura de hoje ele me fez sentir pobre (por causa dos salários dos globais), mais colorado do que nunca (nem vou comentar a vitória sobre o River), com pena de mais e mais colegas demitidos(o que houve com a Band?), com raiva da política do Planalto Central e do STF (nem vale comentar) e ter vontade de rir de nervoso com o irritante politicamente correto (na piadinha). Parabéns aos 20 anos - texto maravilhoso e irritante BLOG!
Gustavo Firenci, jornalista e secretário de Transparência da Prefeitura de Porto Alegre
“Lá vem ele”, foi o que ouvi de uma colega atenta às coisas das redes sociais. “Não lembro mais o que a contrariava mas percebi que estava publicado no Blog do Previdi. Isso já faz algum tempo e, foi graças a ela que passei a acompanhar, mais atentamente, as publicações deste experiente jornalista. Às vezes discordo, em outras apoio, mas sempre é uma leitura inteligente e de opinião forte.
Afinal, como resistir a um estilo que cutuca o poder, seja ele político, ou financeiro? São pílulas douradas de sarcasmo, de um humor bem ácido e, quando necessário, sereno como um entardecer à beira mar.
A diferença é que o Previdi vive no extremo sul, onde o mar chocolatão, sempre tem um repuxo e um vento nordestão que afoga a benevolência e instiga um aguçado espírito crítico. Não espere meias palavras, ternurinha paz e amor, o Previdi detona mesmo! Não gostou? Vá lá e faça o contraponto.
Então, é por isso que venho aqui reconhecer o bom trabalho, a dedicação e seriedade deste blog. E estou na torcida por muitos outros anos de informação crítica, bem redigida e com muita personalidade. Tudo isso em dias de tantas aplicativos engraçadinhos e de tão pouca originalidade. Com o Previdi, é sempre pauta raiz!
Ari Teixeira, jornalista e escritor
Na vida não basta ser pensante: há que ser, SENTINTE!
Pensar a vida além de ser "café pequeno" é para "os fracos". SENTIR a vida é para os fortes... CORAJOSOS e DESTEMIDOS, como o Prévidi: esse cara incomodativo que não nos deixa ACOMODARMOS! O "cariúcho" Prévidi é o NOME que tem: é "imPREVIDISÍVEL" e é "imPREVIDIente" pq não se "PREVIDIne" de mortais ataques! "SOL humano" está na vida para ILUMINAR mentes mas também para "SE QUEIMAR", imoladamente! Prévidi é o necessário e infaltável PREGADOR DO DESERTO de infinitas mediocridades!... Sem ele e seu BLOG salvador...já teria agendado minha cremação! Mais meia-centúria para esse vasto Oceano de Coragem e Sabedoria... que é o meu Elixir de Cidadania: o BLOG do Prévidi!!!...
Paulo Alberto Rebelato, psiquiatra
Eu leio o Blog do Prévidi. E talvez aqui já esteja um elogio. Porque a idade me faz tentar evitar ler porcarias. Já fui criticado dezenas de vezes pelo Prévidi e nunca vi problemas nisso. Dou gargalhadas e não concordo com tudo que ele escreve. Mas leio. Acho que me identifico com a acidez do Prévidi porque exerço o jornalismo também chupando limão. Ou bergamotas, laranjas, algo cítrico, porque jornalismo se faz desta forma: com contenção de elogios! Quando eu quero ser elogiado vou à casa da minha Mãe - e olhaaaaa, ela também tem soltado seus marimbondos...
Não deve ser fácil ficar 20 anos escrevendo diariamente, sobre jornalistas, radialistas, emissoras e também política...acumulando inimizades, somando desafetos...O Prévidi é um resiliente! Parabéns, Cabeça! Por duas décadas me fazendo digitar o previdi.com.br
Leonardo Meneghetti, jornalista, apresentador de TV e Youtuber
Eu também "não levo a sério quem não sorri". Frase emblemática do Previdi. Adiciono: não levo a sério quem nada fez. Eu levo muito a sério os sorrisos dele evolução que fez e faz. Mais ainda: sua contribuição para o jornalismo de opinião. Sua independência. Seu, hoje blog, nasceu como um site mas, o dna continua o mesmo. Lembro muito bem daquele ano que surgiu pois, foi no mesmo ano da conquista da primeira medalha de ouro no mundial de ginástica pela gaúcha Daiane Santos. Seu blog nasceu antes do Orkut e Face. Não tem como não tirar o chapéu pro Previdi. Pelo seu pionerismo e relevante contribuição para o jornalismo gaúcho. Como seu leitor caminho para as bodas de prata. Um "casamento" todo dia renovado pela relevância e indispensabilidade de seu conteúdo.
Gil Kurtz, publicitário
Irreverência... uma marca
Conheço o Prévidi acho que há mais de 30 anos, quando ele ainda trabalhava na Assembleia Legislativa. Nunca fomos de um convívio muito próximo porque o foco dele era a política e eu atuava com o esporte e fazia free-lancers em defesa do consumidor. Lembro que fui no lançamento do primeiro livro do Prévidi ali no Pedrini da Venâncio Aires – antes da marca ser gourmetizada. E também acompanhei o nascimento do Blog do Prévidi e a ótima receptividade. Foi um dos pioneiros nesse processo junto com o Políbio Braga. No início eu adorei o estilo irreverente, as notícias dadas e comentadas de uma forma mais livre, sem a censura de um patrão. Sempre imaginei que o Prévidi, por ter assessorado o Collares e ter o trabalhismo como uma referência, teria um comportamento menos belicoso quanto à esquerda, especificamente o PT. Não sou PT e muito menos de direita, mas a fase atual do blog não me agrada. É a minha opinião. Goste ele ou não. Respeito a opinião de todos. Não deixo de ler, porque tem boas informações, mas nem sempre concordo com o teor do comentário. O contraditório é necessário e saudável na política e na economia, mas... Não sou de libra, mas gosto da balança equilibrada.
Julio Sortica, jornalista
Legítimo jornalista em carne, osso e células, o Prévidi já foi premiado diversas vezes por este seu legendário Blog.
Não à toa, pois é um alquimista que sabe combinar e balançar humor, ironia, sátira, franqueza e louvar o que bem merece ser louvado.
Um tanto irritadiço com a mediocridade que cresce como erva daninha neste Estado de um bagualismo bizarro e igualmente neste Pindorama a todo instante surreal, o Prévidi já se meteu em perrengues os mais exóticos porque não sabe, e creio que, felizmente, jamais saberá, conter sua justa indignação com os boquirrotos que teimam em produzir asneiras e asnices em todo santo dia destas paragens outrora plácidas.
Completar vinte anos de sólida e criativa atuação, mexendo com o que mexe neste turbilhão diário de acontecimentos, é tarefa para um forte e impávido profissional.
José Luiz Prévidi, sempre com aquele bom humor invencível, tira tudo de letra e ainda dá a volta por cima e não deixa nada nem ninguém em paz.
Adelante, meu galo!
Vanderlei Cunha, jornalista e pesquisador
Blog do Previdi chegando aos 20 anos!! Amado ou odiado mas nunca indiferente. Eu mesmo já amei e odiei esse blog, mas sempre dei minha passada pra saber o que estava acontecendo no nosso mercado publicitário! Parabéns Previdi, um blog que entrou na história da publicidade do RGS, longa vida.
Luís Grisolio, diretor comercial
Há 20 anos, o jornalismo feito com seriedade e pitadas de bom humor transmite, com qualidade, a tua opinião sobre os mais variados assuntos da atualidade. O Blog do Prévidi informa, com credibilidade e transparência, fatos e acontecimentos que ocorrem em nossa sociedade, cumprindo essa missão com distinção. São duas décadas que consolidam esse jeito próprio de se comunicar com os leitores do mundo virtual. Parabéns pela caminhada de muitos desafios, mas também de grandes vitórias.”-
Fernando Postal, diretor do Banrisul
Um jornalista diferenciado. Noticia o que ninguém tem coragem de noticiar. Muitos furos da sociedade porto-alegrense, se a gente achava que alguém ia ser demitido ou queria ser o motivo, lá estava a notícia. Deve ter ganhado alguns haters ao longo da vida. Haters ou fãs? Só o tempo dirá.
Acompanho o PRÉVIDI desde que eu era estagiaria na CWA Clipping. Aquele tipo de site que a gente toda manhã dá aquela espiadinha. *Ele mete o pau na esquerda, eu meto o pau na direita, e tá tudo certo. Respeitar as diferenças acima de tudo.* Vida longa, muita saúde pro PRÉVIDI continuar nos abastecendo com muito humor e sarcasmo!
Andressa Riquelme, jornalista
Apesar da suspeição pela amizade com o Prévidi, que compromete o depoimento, admito que manter uma publicação independente por 20 anos uma façanha que exige competência, coragem e persistência. É um êxito a transição da comunicação social tradicional para as plataformas digitais, que precisou mudar a abordagem dos conteúdos. Analisar o jornalismo e o trabalho de colegas é um desafio que compromete amizades e reputações profissionais,
O Prévidi atua desta maneira com destemor, não tendo dificuldades m expor suas opiniões. Pela experiência, cultura e profissionalismo, tem as condições intelectuais de avaliar o ambiente da política, da economgestão pública e das administrações dos meios de comunicação. Sempre com requisitos de autonomia, liberdade e coragem.
Só deveria evitar opiniões sobre futebol. Assunto que continua não entendendo nada (risos)!
Sérgio Seppi, jornalista
Parabéns Previdi, pelos 20 anos de sucesso. Seu trabalho é um grande espelho para nós! E quem não se olha no espelho todos os dias?
Abraço e vida longa!!!
Chico Pereira, jornalista e empresário
Aparicio Torelly viveu alguns meses em Bagé, tabalhou no Correio do Sul. Depois foi viver no RJ. Eu, lá de Bagé, lembro dos linotipos da redação daquele velho jornal, o chumbo derretido nas caldeiras daquelas máquinas, que logo virariam letras, linhas, folhas... Já em 1935 Aparicio Torelly é preso na Capital da República. Levado para um navio da Marinha, um oficial o chama e diz: - O senhor está convidado a depor. -Depor o governo? retruca o Barão de Itararé. Jornalismo é uma luta. Lembrando do meu pai, lembrando do humor de Torelly, lembrando dos perigos de ter opinião, lembro do Prévidi, um combativo guerreiro, que não se deixa intimidar, nem desanimar, nessa difícil jornada pela busca do jornalismo de verdade.
Valter Nagelstein, ex-vereador de Porto Alegre
Ler e se divertir com Previdi
Já não tem muita graça ler o noticiário atual, muito correto e clássico. Previdi está acima disso, ler Previdi é poder ler o que a gente não vai ver em outro lugar. Previdi poderia ser o gaúcho mais gaúcho de todos, conhece bem a história local e seus personagens, mas guarda consigo o espírito carioca. Com graça é muito deboche, seu texto e para ser lido duas ou três vezes, para poder entender bem a sua finalidade do texto. Previdi é um mestre, e como todo mestre, amado e odiado, mas lido, porque duvido que alguém que não goste do seu texto, não passe pelo seu blog. Afinal, ele é Ipanema no Guaíba, ele é a caipirinha necessária, mas sem açúcar, a contragosto, por causa das visitas ao Hospital. Previdi é um homem que todos os jornalistas ou comunicadores deveriam conhecer, porque ele é uma enciclopédia, no entanto, com muita graça e suavidade. Sim, eu acho o Previdi suave, é muito amigo dos seus amigos. E respeita quem respeita ele. Muita saúde Previdi, tu faz falta, ainda bem, que em cada almoço, minha sobremesa com café, é acompanhada pela leitura e agora os vídeos . Dois minutos são poucos, mas me divertem muito. Saúde e paz.
Alejandro Malo, jornalista e apresentador de TV
Oi Prévidi, meu querido amigo de muitos anos, curto muito o teu trabalho. Continua com esta força, com esta maldade histórica para escrever. Um jornalista top. E não esquece de mim, teu amigo de sempre.
Xicão Tofani, homem de televisão
O Blog do Prévidi é muito bom. Trata de todos os assuntos com objetividade, franqueza e bom humor. E, especialmente, com liberdade. O Prévidi com seu talento fica livre das pressões dos veículos e escreve o que quer. O que pensa. É uma leitura obrigatória para todos. Eu acesso o blog sempre que ele é publicado e gosto muito. Segue assim, amigo Prévidi. Se mudar, estraga. Parabéns e grande abraço. Nonrinho.
Evaristo Villalobos, jornalista
Seguramente, acompanho o Blog do Previdi desde a primeira vez em que foi publicado. O que é algo natural, pois na verdade acompanho o Previdi desde que nos conhecemos no RH da RBS, quando fomos contratados no mesmo dia para a redação de ZH. Isso, evidente, aconteceu há mais de 20 anos. Bem mais. Nestes 20 anos de blog, o Previdi tem nos brindado com o seu estilo inconfundível de ver e comentar com o seu olhar, os fatos do cotidiano e, principalmente, nos apresentar suas opiniões politicamente incorretas sobre muitos temas, rompendo uma narrativa chata e modorrenta que domina muitos noticiários.
Flávio Pereira, jornalista, radialista e blogueiro
Duas décadas de resiliência não é pra qualquer um, Prévidi. Creio que sou um dos teus leitossauros primevos. Acesso diário, obtendo fatos e versões interessantes sobre comunicação, algumas risadas, muitos sorrisos. Depois, fui me afastando. O jornalismo de opinião com bom humor perdeu a segunda parte. Finalmente, a opinião tornou-se sectária em demasia, embora articulada e inteligente. (Um pouco, faz parte e dá pra engolir, mas quando é muita tranca na garganta mesmo). Agora, acesso esporadicamente. Sei lá, acho que estou ficando muito chato e resmungão... Parabéns e longa vida!
Mario Rocha, jornalista e professor
O que falar do Blog do Prévidi 20 anos? É leve, realista, sem fake news, inovador e principalmente humano!! Tenho muitos exemplos, mas gostaria de ressaltar quando ele abraçou a causa da nossa amiga Rochelle que precisava de um transplante dos dois pulmões, imaginem dos dois!! Infelizmente ela não conseguiu, mas pode ter certeza, meu amigo, dito por ela, a sua ajuda fez muita diferença!! Leio o blog todos os dias e espero ler por muitos e muitos anos! Vida muito longa!
Rafael Breda, profissional de vendas
Parabéns ao Prévidi pelos 20 anos do blog com informação e muito conteúdo.
Guaracy Andrade, jornalista e apresentador de TV
Acho improvável sair da serena e cômoda neutralidade de jubilado ou ex-jornalista, Prévidi! Só quero paz, amor... Na real, nunca tive gosto por polêmicas ou barracos com colegas ou grupos discordantes ou afins, embora possa eventualmente ter desconfortos e até inquietações quanto opiniões e condutas. Se na ativa jamais mantive perfil público crítico não será agora que adotarei tal posição. Tenho noção de limitações técnicas e não posso dar-me ao luxo de colocar em risco e perder em instantes credibilidade construída ao longo de anos ou décadas por conta de controvérsias, em especial sobre política, religião, futebol e sexualidade. Enfim, independentemente do viés ideológico ou jornalístico, admiro quem põe a cara a tapa, mas particularmente não sei lidar. Se avaliar oportuno pode usar esse pequeno texto e já antecipo parabéns por tua disposição e capacidade de se manter na corda bamba mesmo sob ventania e turbulência sem fim. O título desse diminuto comentário pode ser "afasta esse cálice de mim". Abraços.
Marçal Alves Leite, jornalista
Dia 13 é véspera do meu aniversário, então antes de dar parabéns pelos 20 anos do blog que era site, eu agradeço pela gentileza de ter publicado alguns dos meus textos despretensiosos, alguma das minhas "filosofadas" sempre acolhidas com carinho. A jornalista em mim não mais existe, mas a escrita nunca deixou de fazer parte de mim. Muito obrigada pela generosidade comigo. Vida longa!
Carol Borne, massoterapeuta e sempre jornalista
Tenho muito a dizer sobre o Blog do Prévidi, que se iniciou com uma linha editorial bem diferente, menos política. Hoje ele é “ame-o, ou deixe-o”. Por causa de suas opiniões, ao longo desses 20 anos, respondeu processos e chegou a perder um deles, movido por um executivo da RBS. Atualmente, sem dúvida, José Luiz Prévidi é um dos jornalistas mais polêmicos do Rio Grande do Sul. Ele é odiado por uma parcela significativa das militâncias de esquerda. E nem sempre foi assim.
O “Cabeça”, como o pessoal da antiga o conhecia nas redações, foi um dos primeiros a me enxergar como escritor, conceder espaço para eu falar sobre literatura e dos meus escritos de então, 2003. E eu ainda não havia publicado um livro sequer. Após duas décadas, além de três obras individuais, dois livros de contos e um romance, participei de inúmeras coletâneas, incluindo algumas com destaque nacional, escrevi mais de dez volumes como ghost writer e editei outros tantos livros, embora muitos dos que estão lendo essas palavras não façam a menor ideia de minha existência. Muito prazer, sou Caco Belmonte, leitor assíduo e eventual colaborador do Prévidi, desde o princípio.
Quando fui assessor de imprensa em órgãos públicos, função que já não exerço faz quase dez anos, o Prévidi também abria espaço para a divulgação de notícias que fossem relevantes (abobrinha de político em encontro chinfrim com liderança cocô, não!).
Em 1993, dez anos antes do surgimento do Blog do Prévidi, houve o lançamento do livro Contos de Oficina 10 e, por conta dele, concedi a minha primeira entrevista como escritor. Foi no Programa Radar, da TVE, na época apresentado pela Marla Martins. A segunda entrevista foi na rádio Ipanema FM, com a Kátia Suman. A terceira, falando sobre literatura, foi para o José Luiz Prévidi. Saiu publicada numa quarta-feira, 22 de outubro de 2003, na seção intitulada “Pelo Telefone”, onde ele fazia um Ping-Ping com os entrevistados.
Parabéns, meu amigo, por essa longa e exitosa trajetória!
Caco Belmonte, jornalista e escritor
SEM MEDO DE OPINAR
O Prévidi é um jornalista que não mede (muito) as consequências do que publica em seu blog, que sucedeu ao site. Dar as suas opiniões e publicar as dos seus leitores, mesmo que o esculhambem, é o segredo do seu sucesso.
É claro que pagou – e caro - por isso, e estes tempos radicalismo político-ideológico não facilitam em nada a vida de quem diz o que pensa, mesmo que isto venha a melindrar ídolos e mitos.
Aos 20 anos, o Blog do Prévidi continua sendo uma leitura obrigatória, até para quem o detesta. Isto não é pouco. Parabéns, rapaz. Vai em frente.
Clovis Heberle, jornalista
Frequentar o BLOG DO PREVIDI ao correr de duas décadas significa receber informação independente e arejada, temperada com senso de humor único.
Informar, instigar, fazer pensar ê uma arte ligada a maestria de escrever, a independência e qualidade da informação. Dirigente esportivo cunhou a expressão "ter cabelo no peito", o que sempre remete imaginar tenha o Previdi uma floresta amazônica naquele espaço corporal. Somos gratos pelos fortes conflitos com autoridades e pavões de todo gênero.
Seguirei fiel a leitura do blog, plenamente satisfeito por acessar um dos últimos redutos de coragem jornalística disponível.
Nestor Fernando Hein, advogado e produtor rural.
O Previdi não é uma unanimidade. E nem deveria. Opinião é isso mesmo. Incomoda, instiga, divide. E que cada um escolha seu lado. Chegar aos 20 anos de publicação neste terreno pantanoso é uma peleia danada, diária. E uma grande conquista, ainda mais nestes tempos de pensamentos rasos e patrulhas ideológicas ensandecidas. Parabéns Previdi, e que venham mais 20 anos do bom combate!
Ricardo Azeredo, jornalista e escritor
Gosto de ler o Blog do Previdi. Faço isso diariamente. Precisaria dizer mais? Sim, ele está completando 20 anos, o que é raro, especialmente nesse ambiente onde tudo é efêmero. Nos tempos atuais a imprensa está fraca, impessoal, politicamente correta e parece que estão sempre dando explicações e justificativas do que fazem. Em uma palavra, está muito _chata_. O Blog do Prévidi é o oposto disso. Tem opinião, tem cara, é _humano_ com os acertos e erros próprios do ser humano, por isso gosto de ler. Parabéns pelos 20 anos. Abraço
Leo Iolovich, advogado e escritor
Amigo Prévidi
Sempre ouvi dizer que cachaça vicia e que cachorro comedor de ovelha, só matando! É a figura que me vem ao constatar que todos os dias acesso o Blog do Previdi, buscando informação do meio jornalístico, me divertindo com tuas broncas e piadas e me compadecendo com aqueles que, por serem muito "democráticos" sentem-se ofendidos por qualquer citação.
Ao mesmo tempo, gosto de verificar a tua coragem e franqueza, gostem ou não, teu portugiuês não admite subterfúgios, nem aquelas insinuações dos que, por fraqueza ou medo, ou talvez ambos, ficam cercando e não assumem posição.
É gostoso esperar a sexta-feira para ver a cesta que recupera e homenageia a quem, nas artes e na literatura, muito contribuiu com nossa cultura. Assim como acompanhar os dois minutos do Prévidi, onde cada um deles tem em média 150 segundos! E ainda vou entender porque o blog nasceu num dia 13, e de agosto, ainda por cima!
Vida longa, ao Blog do Prévidi, amigo Cabeça.
Grande abraço,
Joabel Pereira, jornalista e radialista
O Blog do Previdi foi um precursor das redes de informações na internet. É amado por uns e odiado por outros. Mas todos sempre dão uma conferida no que o Previdi está escrevendo. Parabéns pela trajetória.
Abraços
Claudio Thomas, jornalista, ex-editor-chefe do Diário Catarinense, Diário Gaúcho e O Pioneiro (Caxias)
O que dizer sobre o Blog do Prévidi?
Seriam muitas coisas... o que mais gosto é o humor ácido em suas piadas, as insinuações que me fazem gargalhar com alguns codinomes, que não precisamos pensar muito para sabermos de quem se trata, os bastidores de Leonel Brizola, a sabedoria das palavras bem colocadas em momentos oportunos. Me divirto muito! Vida longa ao Blog, meu querido amigo!
Lucia Nascimento, pedagoga e empresária
No início lia o Prévidi porque recebia a Newsletter, diariamente, por email. Viciei. Agora está entre os favoritos. É o único que aborda assuntos ligados a mídia com críticas e não só informação.
Boas análises sobre a "nova imprensa" que decidiu abandonar o contraditório. Não concordo com quase tudo que é publicado no blog sobre política mas é o único que consegue enxergar a mediocridade do governo estadual e criticá-lo.
Infelizmente a grande mídia decidiu blindar esse governador que, acredito, tratar-se da figura mais dissimulada que a política gaúcha já produziu. Como gremista já nem leio o que é publicado sobre futebol. É só pau no Grêmio.
Mas quero aproveitar pra deixar um pedido. Que a Cesta das Sextas inclua compositores. Pode começar por gaúchos como Jerônimo Jardim, Raul Elwanger, Túlio Piva, Radamés Gnhatali, Ciro Pereira, etc. Acho que sobre Lupi e Hermes Aquino já foi publicado.
Vida longa ao Prévidi!
Ataides Miranda, jornalista
Prévidi querido, sou tua fã! Gosto muito de assuntar o teu Blog.
Maria Luiza Benitez, radialista e cantora
O trabalho jornalístico do Previdi é único na Internet. Um dos jornalistas precursores da Internet e sua forma de divulgação de notícias na "Web Info". Desde o início acompanho seu trabalho precursor na Ciência da Informação primeiro por ser vizinho de Cidade Baixa, Carnaval e o Leonel de Moura sempre atento a tudo e na frente da chegada da informática no Jornalismo independente no Rio Grande."
Parabéns e saudade do amigo.
Gerson Schirmer, jornalista repórter fotográfico
Gosto muito da maneira sincera como divulgas Jornal, Rãdio e Tv.
Rui Srtrelow, radialista
Meu Mestre!
Paulo Motta, jornalista, escritor e homem de poucas palavras.
Ontem, aos 45 do segundo tempo, o meu ídolo mandou um texto, para demonstrar que não é um homem de poucas palavras:
Prévidi, meu querido sacripanta, dono do Blog do Prévidi, que completa vinte anos. Na verdade todos nós somos donos do teu blog e compartilhamos as tuas verdades, sempre!
Muitas vezes insultado ou esculhambado mas nunca desistes, seu medonho! Nessa sombria democracia que vivemos dá medo de opinar em redes sociais ou até num bar, tu sabe. Mas tu não, que coisa mais doida, meu amigo!
Te admiro, meu mestre, dia desses vamos nos encontrar e tomar cântaros de licor de embargo com lambisgóias e sirigaitas dançando, lânguidas, ao som de esculápios de seis cordas manipulados por bigorrilhos escravos pubianos, de Púbia! Que Deus te conserve pra mais vinte anos de Blog do Prévidi, amigão!
Paulo Motta, jornalista e escritor
PREVIDI FOREVER
Nem lembro quando comecei a acompanhar o Previdi em seu blog. Só sei que faz tempo e ainda hoje o blog do Previdi é minha leitura obrigatória no início da tarde. Já fui brindado com algumas citações, que me deixaram bem faceiro.
Mas, na verdade, não aplaudo tudo o que ele escreve, nem concordo com todas as implicâncias que ele sustenta, muito menos com algumas preferências que expressa e, com isso, estou afirmando que o Previdi não esconde que tem posição - e posições bem claras - e ninguém pode dizer que foi surpreendido com alguma manifestação dele com a qual não concorde.
Assim, tem o meu reconhecimento e minha fidelidade como leitor. Longa vida ao Previdi e a seu blog e mais 20 anos, mais 20 anos, mais 20 anos...
Flávio Dutra, jornalista e escritor
Ter você no nosso dia a dia faz uma grande diferença. O trabalho que você executa hoje no Blog e antes no site é FANTÁSTICO. É inspirador para mim te acompanhar todos os dias. PARABENS.
Leo Jorge, jornalista
Quando o Previdi começou escrever há 20 anos foi uma grande novidade. Hoje a gente tem vários blogs, sites e podcasts, mas há duas décadas, era só o Previdi praticamente.
Sempre escrevendo com o seu humor crítico e ácido, por vezes, incomodando muitos. Mas de qualquer maneira também trazendo informação de bastidores apontando falhas nas empresas de comunicação, que muitos tem medo de falar.
Então parabéns por esses 20 anos!!! Que venha muito mais pela frente!! Parabéns pelo trabalho e continua assim! É desse jornalismo que o Brasil precisa!!!
Claudio Andrade, jornalista e apresentador de TV
Viver de blog não deve ser fácil. Você tem que, por conta própria, obter patrocinadores, leitores e, fundamentalmente, conteúdo, fontes que lhe passem boas informações, de preferência as de bastidores, aquelas que não aparecem na grande mídia. Acredito que blogs propiciem ao jornalista mais independência - a tão sonhada autonomia para decidir o quê e como publicar -, mas também é fato que, com eles, o profissional terá de, solitariamente, se responsabilizar pelo que publica e, mais que isso, enfrentar a verdadeira guerra de foice que é a briga pelas verbas publicitárias do mercado da Comunicação.
Ao José Luiz Prévidi, portanto, os meus parabéns pelos 20 anos do "Blog do Previdi". O Cabeça, como o chamamos os que já trabalharam com ele, é, além de um jornalista bem informado, um verdadeiro sobrevivente, e só por isso merece admiração. Eu o leio com regularidade, porque sei que, ao fazê-lo, vou ficar sabendo como andam as coisas na área jornalística e, sobretudo, rir de piadas e estocadas contra o politicamente correto, o falso bom-mocismo e o coitadismo que tomaram conta dos nossos tempos.
Muitos anos de vida ao teu blog, Prévidi! Continua batendo, fazendo piada e resistindo!
Moema Bauer, jornalista
Seguidamente ouvia o Rogério Mendelski citar o Prévidi em seu programa matinal na Rádio Guaíba, até que um dia acessei o Blog, e desde então, passados cerca de 8 anos, acompanho diariamente o Blog do Prévidi.
Sobre conteúdo do Blog
Gosto: Mesmo quando se trata de textos de terceiros, geralmente tem conteúdo relevante e interessante. Em textos publicados pelo próprio Prévidi, gosto da linguagem utilizada, principalmente pelo humor e pela ironia de seus comentários.
Não Gosto: Não gosto, e se dependesse de mim, não permitiria a publicação de comentários "anônimos" ou de perfis "fakes".
Recomendaria: Adequar o tempo do quadro/vídeo "Dois minutos com Prévidi". Talvez mudar para 5 minutos, mas, de qualquer maneira ajustar o tempo do vídeo ao título do quadro.
Roque Braghirolli, advogado e ex-bancário
O "Blog do Previdi" tá completando 20 anos. Um pioneiro nas redes e que deu certo, como se vê. Noticias de bastidores da política e monitoramento total sobre as mancadas da mídia (rádio, tv e jornais). É uma leitura obrigatória pra saber o que acontece,de verdade, na cidade e no estado. Eu gosto do estilo implicante do "Cabeça" fazer jornalismo. Implicância é resistência ao que nos querem empurrar goela abaixo. Implicância com o extremista politicamente correto.
Com a incoerência da esquerda, que não faz o que fala. Implicância com as mancadas da imprensa como resistência ao mau e militante jornalismo. O Previdi também sabe ser generoso e distribuir elogios quando gosta de alguma coisa.
Por exemplo, começou implicando com o rapaz do tempo da RBS, uma revelação no telejornalismo, e hoje não esconde a admiração pelo guri. Vida longa e grande ao Blog e ao implicante Previdi.
Gustavo Mota, jornalista e apresentador de rádio
Grande Cabeça.
Baita figura, controversa, humana, irônico, sarcástico, debochado, botafoguense, Montevideano de carteirinha, não muito chegado na esquerda, muito menos em professorinhas de inglês, como ele mesmo diz.
Enfrentou e enfrenta grandes problemas de saúde, sempre otimista e pra frente. Tenho todos os livros dele, devidamente autografados com dedicatória e tudo. Discordamos em 99% das ideias, mas sempre com respeito. Minha finada mãe costumava dizer: "Encontrei teu amigo Prévidi no Záffari, escabelado, de pantufas e chambre…". Grande beijo no ❤️.
Roberto Vargas Dorneles, bancário e estudante (e vizinho da Rua da República)
Te acompanho desde o tempo do site. No blog acompanhei os revezes que tivestes com alguns inconformados psico ou sociopatas. A franqueza e a defesa pelo jornalismo e pelos colegas podem levar-te a ser odiado, mas conheço há 43 anos um cara alegre, sincero e de bem com a vida.
Cláudio Moretto, jornalista e radialista
Parabéns pelos 20 anos do blog do Previdi! Que venham muitos anos mais de sucesso com esse jeito leve de escrever e de trazer aos seus leitores muita informação, notícias, curiosidades, variedades! Parabéns! Sou sua fã! Bjs
Luciana Xuly Gabriel
Comecei a ler o site do Previdi quando ainda não tinha nenhum cabelo branco. Era lá que se encontravam as principais noticias dos bastidores da imprensa gaúcha. Depois ficou metido e virou Blog, nem por isso, deixou de ser um dos principais meios de informações de bastidores. Alem de ser confiável, ele tem a coragem de falar o que nenhum outro tem. Parabéns por estas duas decadas de trabalho. Vida longa.
Daniel Carniel, jornalista e empresário (TV)
Meu abraço, amigo Previdi. Sucesso sempre e que possas multiplicar estes 20 anos por pelo menos por 2 ou 3.
Antonio Goulart, jornalista
Conheci o jornalista Prévidi na extinta revista Press, no início dos anos 2000. E através dos artigos e entrevistas também pude conhecer a pessoa bacana que ele é, porque através da escrita transparece o cidadão. Anos depois, muito antes de conhecê-lo pessoalmente, virei leitor fiel do Blog. Bom humor, informação, opinião, preservação da memória e, até mesmo, algum azedume (quando ele manda alguém chupar um carpim) tornam esse veículo de duas décadas um agradável e obrigatório exercício diário de leitura.
Parabéns, José Luiz. Que venham os 30.
André Corrêa Rollo, Doutor em Letras
Há muitos anos, tive que ir à casa de meu primo Carlos De Ré, mais conhecido por Minhoca, buscar algo. Meu tio tinha uma loja na Protásio, e meu pai, seu irmão, trabalhava com ele. Ao entrar na casa, meu primo estava dormindo no sofá, no chão repousava um copo de whisky e uma Zero Hora, dobrada na última página, coluna do Carlos Nobre.
Fiquei observando aquela cena, o Minhoca tinha saído da cadeia há pouco (preso político), e aquilo deveria dar uma grande satisfação a ele, mas o que mais me chamou a atenção foi a coluna do Carlos Nobre - ele tinha que escrever todos os dias sem trégua, imaginei o quão difícil seria isso. Depois que Carlos Nobre morreu veio o Paulo Santana, foram mais de 40 anos escrevendo crônicas, Carlos Nobre usava fotos, Paulo Santana não, só texto, todos os dias, imagine. Após Paulo Santana entrou, para mim, o mais genial, David Coimbra, o cara além de escrever todos os dias ainda publicava livros. Escrevia uma coluna todos os dias!!
Claro que estou caminhando em direção ao meu amigo Prévidi, pois seu blog completa 20 anos, todos dias no ar, com chuva ou sol, não interessa, está lá, certamente não é para qualquer um.
Evidente que não concordo com tudo que ele publica, quando não concordo, fico quieto, penso que é à minha maneira de homenagear o jornalista que praticamente criou o hábito da gente procurar todos os dias seu blog, sobretudo quando a matéria tinha continuidade e muito interesse, como homeopatia ele despejava as informações aos poucos. Super bem-informado, o blog era aguardado ansiosamente. São tantos, não esqueço de um Secretário da Saúde, bueno deixa para lá.
Quem emite opiniões e informa diariamente é claro que cria uns inimigos aqui outros acolá, umas broncas por aí, mas uma coisa não podemos deixar de registar, o blog absolutamente não é rancoroso, muitos desafetos que fizeram contatos têm grandes chances até de se tornar amigo, porque antes de mais nada o Prévidi nasceu para ser amigo, esse é seu objetivo, pode ser que não alcance sempre, é da vida, o blog é uma extensão do homem Prévidi.
Me honra ser seu amigo, 20 anos todos os dias, ainda com vários livros publicados, são poucos neste mundão de meu Deus.
Espero no mínimo mais vinte, concluo dizendo “Não leve a sério quem não sorri”.
Abração, meu velho
Paulo Palombo Pruss, escritor e editor
No lugar da mensagem, um cacoete do publicitário. Minha saudação ao amigo nos 20 anos.
De São Paulo, Sérgio Cunha, publicitário
OS MEUS LIVROS
Pelos 20 anos, estou colocando a venda, por preços especiais, as poucas edições que tenho guardadas. Não são todos, porque Tempos do Róseo e Histórias de Praia tenho apenas os que estão nos arquivos.
Aí estão as barbadas.
Quem se interessar faça um deposito em
Banrisul
agência 0847
Conta Poupança 39.081430.0-0
ou um pix para
jlprevidi@gmail.com
Aí me comunique pelo jlprevidi@gmail.com que envio pelo Correio, mesmo morador de Porto Alegre.
EIS OS CONJUNTOS:
TRÊS LIVROS DE PIADINHA - 200 PIADINHAS CONTRA QUALQUER CRISE, 200 PIADINHA PARA LER NA VIAGEM E 200 PIADINHAS PARA LER NAS FÉRIAS - 30 REAIS (10 PEDIDOS)
TRÊS LIVROS SOBRE PORTO ALEGRE (PORTO ALEGRE É assim, A PORTO ALEGRE DELES E PERSONAGENS DO CENTRO - 50 REAIS (15 PEDIDOS)
QUER FAZER UM PROGRAMA? E ALFREDO OCTÁVIO - O MAIOR JORNALISTA DO BRASIL - 60 REAIS (20 PEDIDOS)
QUINZE MANEIRAS DIFERENTES DE SER AINDA MAIS FELIZ E A REVOLUÇÃO DE MINHA JANELA - 25 REAIS (20 PEDIDOS)
FILÔ, O BEIJA-FLOR PERDIDO - 20 REAIS - 10 EXEMPLARES
Poxa que bacana, tantas homenagens e merecidamente!!
ResponderExcluirSou leitor desde 2016 e desejo longa data ao blog e a ti Previdi.
Parabéns.
Ismael de Novo Hamburgo .
Parabéns pelos vinte anos . Quando chega o meio dia eu sei que é hora da obrigação e do deleite em ler a tua coluna .
ResponderExcluirParabéns, com tantos amigos conspícuos que tu tens, eu ser um deles, quanta HONRA!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirParabéns.
Abração!
Saude!
Não sei por quê, saí anônimo acima, coisa que não sou nem quero ser! KKKKKK!
ExcluirAcertei-me com o Google, novamente!
O dia só está completo depois de uma passadinha no Blog do Prévidi.
ResponderExcluirParabéns pelos 20 anos. Sou leitor diário do blog. Abraço . Paulo Zanotta, Gravataí RS
ResponderExcluirExcelente e histórica edição, Prévidi.
ResponderExcluirA postagem de hoje ainda será celebrada e elogiada bastante tempo.
Tu que preservas a memória dos amigos, de profissionais, de lugares e momentos especiais erigiu um marco na trajetória da imprensa local - com ecos espalhados pelo mundo - que merece toda a comemoração e todas as saudações suscitadas.
Como era mais do que previsível, a jornapetista e seus coleguinhas se lançaram a criticar a vitória de Milei nas primárias argentinas.
ResponderExcluirParabéns !
ResponderExcluirVida longa ao blog !
Parabéns de teu leitor diário.
ResponderExcluirConheci o Prévidi num programa da rádio, onde ambos participávamos. E lembro de momentos deliciosos e de muitas risadaa.
ResponderExcluirE o meu vício saudável há 7 anos. O blog que trata da realidade.
ResponderExcluirUma cachaça... do bem.
ExcluirLegal esse cara...o Anônimo.
ResponderExcluirO Blog do Prévidi é virtuoso e viciante...
ResponderExcluirEspero o meio-dia, ingresso ansioso e depois volto várias vezes para ler os comentários.
Ironia, sarcasmo, humor e, sobretudo, honestidade para contar a realidade.
Nas opiniões não necessariamente se coincide em tudo, mas o suficiente para serem respeitadas...
Parabéns e vida longa!!
Cheguei aqui buscando notícias sobre os bastidores da imprensa gaúcha e virei fã. Costumo ler no domingo à noite os posts da semana. Peguei a fase dos comedores de Sucrilhos com Nescauzinho. Era sensacional! Vida longa!
ResponderExcluir