NÃO LEVE A SÉRIO
QUEM NÃO SORRI!
SEJA DA PAZ
Dois minutos com prévidi
- NÃO ESQUEÇAM!! AO VISITAR O CANAL DO PRÉVIDI (@JLPREVIDI NO YOUTUBE) CLIQUE EM INSCREVER-SE.
AGRADECIDOI!! AH, E SE GOSTAR DÊ UM POSITIVO:
Olá!
Não é verdade que a enchente que atingiu o Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, tenha sido causada porque as comportas de três barragens da região foram abertas ao mesmo tempo. Segundo a administradora das hidrelétricas, nenhuma delas possui comportas capazes de controlar a vazão das represas. O governo estadual também afirmou que não há indícios de que as barragens tenham influenciado no volume da enchente que atingiu a região.
As peças que trazem essa alegação se baseiam em uma fala do apresentador Alexandre Garcia que, por sua vez, repercute um trecho do ofício enviado pela Prefeitura de Bento Gonçalves (RS) à administradora das barragens. Ao todo, as publicações enganosas acumulam mais de 21 mil curtidas no Instagram e 14 mil compartilhamentos no Facebook.
Publicações têm viralizado nas redes com alegação enganosa de que a enchente que atingiu o Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, foi causada pela abertura de comportas de três barragens ao mesmo tempo. A região tem três hidrelétricas — Castro Alves, Monte Claro e 14 de Julho —, mas nenhuma delas possui comportas ou estruturas semelhantes que poderiam ser utilizadas para controlar o fluxo de água.
Conforme explicado pela Ceran (Companhia Energética Rio das Antas), que administra as estruturas, elas "não têm capacidade de armazenamento e nem de regular o fluxo do rio, pois todo o excedente de água passa por cima da barragem".
Em nota enviada ao Aos Fatos, a Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do governo gaúcho disse que "no caso da barragem Castro Alves da Ceran, atingida pelo evento climático, não há evidências de que as barragens tenham influenciado no agravamento da enxurrada".
A afirmação vai ao encontro do posicionamento da secretária Marjorie Kauffmann em entrevista à Rádio Independente no domingo (10). Segundo ela, as barragens possuem pequenas comportas que são "incapazes de controlar o fluxo de água naquela quantidade" e, por isso, a operação nas barragens não teria influência no desastre. A secretária aponta que o que houve foi um excesso excepcional de chuva que fez a água passar por cima da barragem.
Hidrelétrica. Em situações normais, vazão da água da hidrelétrica de Castro Alves ocorre por meio de fio d'água (Reprodução/Ceran).
Linha do tempo. Desde o dia 4 de setembro, publicações nas redes sociais passaram a especular que as comportas das barragens na região do Vale de Taquari teriam sido abertas, o que teria contribuído para aumentar as enchentes que atingiram a região.
Prefeitos se organizaram para questionar a Ceran sobre o assunto e, na sexta-feira (8), a gestão de Bento Gonçalves (RS) encaminhou um ofício à empresa com perguntas sobre a enchente que atingiu a região. Um dos questionamentos foi se houve fechamento ou abertura de alguma comporta. Na tarde daquele dia, a Ceran publicou a nota na qual explicou que não havia comportas nas barragens. Aos Fatos entrou em contato com a prefeitura para questionar se a companhia respondeu as outras perguntas feitas no ofício, mas não recebeu retorno até a publicação desta checagem.
No mesmo dia, o apresentador Alexandre Garcia repercutiu o envio do ofício feito pela Prefeitura de Bento Gonçalves no programa Oeste Sem Filtro: "É preciso investigar, que não foi só a chuva, a chuva foi a causa original, mas em governo petista foram construídas, (...) três represas pequenas que aparentemente abriram as comportas ao mesmo tempo", disse.
Por mais que as hidrelétricas tenham sido, de fato, inauguradas durante a gestão petista e tenham recebido financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social), vale ressaltar que elas são administradas pela Ceran, uma empresa privada que tem investimento da CEEE-G (Companhia Estadual de Geração de Energia Elétrica).
A fala de Garcia passou, então, a ser compartilhada nas redes como se ele tivesse culpado o PT pela enchente. No sábado (10), o chefe da AGU (Advocacia-Geral da União), Jorge Messias, disse no X (ex-Twitter), que determinou a "imediata instauração de procedimento contra a campanha de desinformação promovida pelo jornalista".
COMUNICAÇÃO
Cá entre nós, esta constatação é triste para os jornalistas da casa e para os jornalistas colaboradores.
POLÍTICA
PORTO ALEGRE
- SISTEMA ELETRÔNICO DE ATENDIMENTO - A Secretaria Municipal de Saúde dá mais um passo na informatização e modernização dos serviços de saúde com a implantação do sistema eletrônico para gerenciar filas e fluxos de atendimento. Os telões, programados em tecnologia de código aberto e sem custos de licenciamento, já estão em operação no Centro de Saúde Santa Marta e no laboratório do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (Pacs).
A projeção das equipes de tecnologia da informação é que até o final deste ano a instalação dos equipamentos ocorra em serviços com maior volume de usuários atendidos por dia. Todas as Unidades de Saúde devem ser equipadas até 2024. “O sistema auxilia na organização dos pacientes na medida em que são utilizados recursos visuais e sonoros para o encaminhamento de atendimentos diários como vacinação, escuta, consultas e procedimentos”, destaca a diretora da Atenção Primária, Vânia Frantz.
A otimização dos acolhimentos já vem acontecendo no CS Santa Marta e no Pacs. “Essa gestão é responsável por garantir que as solicitações sejam processadas da forma mais rápida e eficiente, sem prejudicar a qualidade do atendimento”, avalia a coordenadora da região Oeste, Deise Réus. “É um mecanismo de transparência entre os profissionais e pacientes atendidos, mensurando números de pacientes atendidos e tempo de espera”, complementa a diretora do Pacs, Catia Stein.
Os próximos a receberem a tecnologia, ainda em setembro, são o Centro Logístico de Medicamentos Especiais (Celme) e o Centro de Saúde Modelo.
especial
- ISSO É INIMAGINÁVEL!
PERGUNTINHAS
- CADÊ OS VÍDEOS DA "AGRESSÃO" AO URUBU PAI E URUBU FILHO NA ITÁLIA?
O Ministério da Justiça da Itália recebeu ontem um CD com as imagens da confusão do urubu careca, gravadas por câmeras de segurança no aeroporto de Roma em julho. O urubu disse que foi agredido por turistas. Quando chegará ao Brasil? Não há prazo.
As informações sobre o trâmite das imagens foram fornecidas pela Eurojust, agência criminal europeia, ao gabinete do procurador-geral da República, Augusto Aras.
cONFRARIA DO
CACHORRO QUENTE
- ATENÇÃO!! ATENÇÃO!! ATENÇÃO!!
Será no próximo dia 28 o encontro que irá comemorar os 10 anos da Confraria do Cachorro Quente.
Estamos aceitando a indicação de local para o evento.
O confrade Flávio Dutra enviou duas propostas:
O Cachorro do R na Barros Cassal funciona só das 11h às 4 da tarde.
O Cachorro do Bonfa tem horário na noite, basta reservar.
Ou na João Alfredo, 395
ATENÇÃO: VEJA OS PANCHOS NO CARDÁPIO DO PANAS
CONTINUAMOS NA BUSCA POR UM LOCAL PERFEITO - E QUE TENHA UM CQ OU PANCHO EXCELENTE.
IDEIAS PARA JLPREVIDI@GMAIL.COM
solidariedade
- VAMOS DAR UMA FORÇA AO GRANDE JOÃO GARCIA?
Ele mesmo nos conta:
QUERO VER O JOÃO NOVAMENTE NO MICROFONE |
Olá amigos,
Muitos não sabem mas estou hospitalizado. Minha condição é delicada. Estou tratando 2 bactérias - 1 bactéria hospitalar super resistente (KPC) e 1 bactéria na urina que também é super resistente e só é vulnerável a 2 antibióticos.
Com tudo isso eu e minha família estamos tendo gastos e não temos mais condições de arcar com as despesas. Por isso decidi criar a minha vakinha on-line.
No link da vakinha fiz um texto especificando tudo sobre a minha condição e para onde será destinado esse valor.
O link é https://www.vakinha.com.br/
(É IMPORTANTE CONTINUAR AJUDANDO PORQUE ELE TERÁ MUITOS GASTOS OBRIGATÓRIOS. POR ISSO UTILIZE O PIX, QUE VAI DIRETO PRA CONTA, SEM BUROCRACIAS OU DESCONTOS, COMO A VAKINHA. DOE!!!)
O pix diretamente da minha conta para quem preferir é e-mail:
joaojggarcia@gmail.com
FUtebol E OUTROS
piadinha
ERA TRANQUILO
Como é que é o negócio? deixa eu ver se eu entendi: agora fake news, mentira, mal-caratismo virou "publicações enganosas"?? kkkkkkk
ResponderExcluirnão precisa se esforçar muito pra fazer humor com vocês. a piada já vem pronta!
Caro Prévidi, embalado no informe de que o Ladir Brandalise recebeu o titulo de 'Cidadão Caxiense', indicado pela unanimidade da Câmara local, amanhã, quinta, 14 de setembro, estarei honrosamente, recebendo o título de 'Cidadão Honorário de Taquari' . E não é por beleza, dinheiro, ou influência política, e sim pela minha atividade na cultura e história da 'minha' Taquari,
ResponderExcluire tudo isso faço por gosto pessoal e mero diletantismo.
Ainda sobre as enchentes,
ResponderExcluirA Tragédia Decamilenar ( será?)
Caros leitores, segunda, 04, por volta da meia noite, eu interrompo minha costumeira leitura, pois acabara de receber uma mensagem de um colega do grupo de escritores do Vale do Taquari. Era um vídeo ainda não alarmista, talvez apenas curioso.
Do alto de um prédio de Encantado o colega mostrava uma das ruas principais da cidade sendo invadida pelas águas. Até então, creio, ambos estávamos apenas curiosos, ‘como, isso não é normal!’.
Mas, dentro de uma hora apenas, ele me manda outro, agora alarmista, preocupado: as águas haviam avançando muito e mostrava um automóvel sendo arrastado pela enxurrada!
No espaço de uma hora, ter evoluído tanto! Isso não é uma enchente, pensei comigo, é um aluvião! E era mesmo.
Eu criei-me em São Leopoldo e convivi durante muitos anos com as cheias do Sinos, até que, por volta de 1970, foram colocados os salvadores muros de contenção. Na realidade a gente se acostumava com a rotina, assim como, creio, era a regra até então dos moradores de Muçum, Arroio do Meio, Encantado, Lajeado, Estrela, etc.
Ninguém, absolutamente ninguém estava preparado para esse extraordinário volume d’água e sua rápida progressão.
Eu usei o termo aluvião. Foi ainda pior. A vazão do Rio das Antas, fruto de uma enxurrada histórica de 300 mm em 24 horas, superou cálculos probabilístico que nem mesmo o mais pessimista especialista em engenharia hidráulica imaginaria em seus sonhos devaneios catastrofistas! A vazão média do nosso Taquari é relativamente alta, por volta de 400 m³/s (como parâmetro, o São Francisco, que nasce na Serra da Canastra, em Minas, tem vazão sete vezes maior). Mesmo bem menos que o Chico, a vazão é muito alta, pois o Taquari, acrescido do Jacuí e Caí, formam 95% das águas do Guaíba.
Existe um termo científico que define esses fenômenos absolutamente extraordinários, ‘decamilenar’. No caso de uma barragem ou mesmo de análises hidrológicas probabilísticas diz-se que que a vazão das águas superou a decamilenar quando o volume ou a taxa de fluxo de água é tão, mas tão elevada que estatisticamente só poderia ocorrer uma vez a cada 10 mil anos! Uau!!!
É claro, por óbvio, que um caso desses tem um potencial catrastrófico inimaginável.
Sem o uso das palavras técnicas e sofisticadas acima, eu raciocíno pela seguinte lógica: numa diferença de cota (altura) entre as cabeceiras do rio Taquari-Antas de uns 500 metros para os 100 metros do epicentro da tragédia (Muçum, Roca Sales), num espaço de pouco mais de 100 quilômetros, é como alguém jogar na minha cabeça um balde cheio de água em um segundo!
Finalizando um dado oferecido pela Metsul que obtive via web:
‘A Usina Hidrelétrica de Energia Castro Alves, mantida pela CERAN (Companhia Energética Rio das Antas) tem uma vazão média de longo período de 162 m³/s. Já a chamada vazão decamilenar (10 mil anos) estimada por complexos cálculos de engenharia é de 9.011 m³/s. Na segunda-feira (4/9), esta usina teve vazão afluente registrada de 9.783 m³/ às 18h.’
Agora, finalizando mesmo, expresso minha opinião de que essas três usinas de pequeno porte existentes a juzante do rio não tiveram nenhuma influência na tragédia, pois, nota da CERAN – que não mentiria –, não possuem comportas, ou seja, as águas passam por cima das muradas da represa.
Desse ‘tranco’ a região, com a solidariedade das pessoas e os aportes do governo federal, principalmente, se recupera, mas se esse fenômeno se tornar uma ‘novo normal’, bom, aí não sei não! Rezo para que a decamilenar prevaleça!
Pensei que havia um erro de digitação na idade da Cris Barth, mas o bolo não deixa dúvidas. Mesmo assim, custo a acreditar. Sério, eu não dava mais de 32 anos para ela. Que maravilha de mulher!
ResponderExcluirPelo que entendi, as imagens da agressão chegaram ao Ministério da Justiça no dia 4 e devem estar com a PF. Acho que eles não mentiriam sobre o assunto.
ResponderExcluirhttps://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/noticias/nota-oficial-12
A iniciativa do prefeito de Bento Gonçalves de questionar os responsáveis pelas usinas hidrelétricas é extremamente salutar. Um gestor público deve se preocupar em investigar os elementos que contribuíram para a tragédia ocorrida, de modo a colher dados para promover medidas mitigatórias de novos eventos e também para apurar responsabilidades. Nenhuma dúvida deve ficar em aberto. A questão das comportas é apenas uma entre tantas outras. Aliás, se é algo tão fácil de ser respondido, por que esse alvoroço todo?
ResponderExcluirNão há nada mais chato do que esta chamada diária para a "Confraria do Cachorro Quente".
ResponderExcluirTotalmente fora de propósito o jornalista fazer menção de que as barragens foram construídas "em governo petista". Imagino então que caso tivesse sido obra do governo Bolsonaro ele diria que as mesmas evitaram uma tragédia maior...
ResponderExcluiresse é o raciocínio bozolóide. nem junta psiquiátrica explica!
ExcluirInfelizmente nao é possivel colocar video na resposta, mas procure no Twitter e no Telegram que verás videos confirmando a abertura das barragens e a situação do rio no desvio da barragem
ResponderExcluirCeran argumenta que "não há evidências ", Hahahahahaha Hahahahahaha Hahahahahaha
ResponderExcluirQuase careca, narigudo, pelancudo, idade avançada, barrigudo, pinguço, mentiroso(mente mais que respira)....é muito amor !!!
ResponderExcluirComo dizia Nelson Rodrigues, "o dinheiro compra até amor verdadeiro".
ExcluirA pensão é de 'míseros' 42 mil mês, fora o cash escondido aqui e lá fora.
ExcluirLularápio & Esbanja "Namastê rumo à Cuba e uma conta de até agora R$ 25 milhões em viagens p/ povão pagar. Impeachment urgente!
ResponderExcluirA turma do L não se importa. Mal sabem eles que serão os primeiros a se...
ExcluirO médico J.J. Camargo é mesmo o melhor colunista daquele jornal, tanto na forma como no conteúdo. E o melhor jornalista colunista não é da casa: J.R. Guzzo.
ResponderExcluir