Quarta, 15 de maio de 2024

 

NÃO LEVE A SÉRIO
QUEM NÃO SORRI! 




PLANEJE SEUS VOOS



A antiga luta contra a censura não era motivada
por um princípio moral; era, antes de mais nada,
expressão do ressentimento de
a censura ter sido feita por outros.

Foto @ricardomullerfoto RICARDO MULLER






ESCREVA APENAS PARA
jlprevidi@gmail.com


dois minutos com prévidi

- VOU GUARDA PARA SEMPRE:
 A CARINHA DESSAS CRIANÇAS,  O CARINHO DOS MINEIROS E UMA MÃE.


Olá!

- AO LADO DE UM BANDIDO/TERRORISTA - Sem comentários. Apenas o registro da Folha de S.Paulo:

 João Daniel é o quarto da esquerda para direita.
O bandido é o terceiro da esquerda para direita

O deputado federal João Daniel (PT-SE) encontrou e tirou uma foto com um porta-voz do Hamas na última sexta-feira (10) durante um evento pró-Palestina em Joanesburgo, na África do Sul. O parlamentar postou a imagem em suas redes sociais, junto de outras publicações sobre o evento.
O parlamentar viajou ao país africano para participar da Conferência Global Antiapartheid pela Palestina. O evento é organizado pelo Comitê Antiapartheid Sul-Africano, uma organização criada pelo político Frank Chikane, líder religioso que lutou contra o regime de segregação.
Em comunicado, o grupo diz que o evento tem como objetivo "criar as bases para uma mobilização mundial que responsabiliza Israel pelos crimes que comete contra o povo palestino", além de "trabalhar para desmontar o apartheid israelense do rio Jordão ao mar Mediterrâneo".
O deputado Daniel se reuniu com Basem Naim, membro da ala política do Hamas e principal porta-voz do grupo terrorista responsável pelos ataques de 7 de outubro contra Israel, que mataram mais de 1.200 pessoas e serviram de estopim para o conflito atual. Desde então, os ataques de Israel já mataram mais de 35 mil palestinos na Faixa de Gaza em bombardeios e invasões do território.
A Folha não conseguiu localizar o deputado até a publicação deste texto, que será atualizado assim que houver uma manifestação sobre o encontro.
Naim participou de uma série de entrevistas tensas com veículos ocidentais. Em uma delas, ele falou com o programa australiano 60 Minutes Australia e negou que os integrantes do Hamas tenham cometido quaisquer crimes — mesmo quando confrontado com os relatos de estupros e mortes de civis em 7 de outubro.
No dia 4 de março, o porta-voz também agradeceu ao presidente Lula (PT) por suas declarações a favor da Palestina em um vídeo publicado dias depois que o petista comparou os civis mortos em Gaza por Israel com o extermínio de judeus pela Alemanha nazista durante o Holocausto.
Em discurso na conferência, João Daniel disse que participava do evento representando a bancada do PT na Câmara. "Estamos na luta a nível internacional, e não podemos jamais deixar esse tema da Palestina de fora de qualquer atividade. A luta contra esse massacre, contra esse genocídio cometido por Israel e financiado pelos Estados Unidos que precisa acabar."
Entre os outros participantes do evento estavam a ministra de Relações Exteriores da África do Sul, Grace Naledi Pandor, o intelectual palestino Salman Abu Sitta, e Declan Kearney, conselheiro nacional do partido republicano irlandês Sinn Féin.


comunicaÇÃO



- VAIAS PRA GLOBO - Concordo com todas manifestações contrárias ao trabalho da globo. Todos nós conhecemos as manipulações de até uma simples informação. Agora, consideram fake aquelas informações que contestam aquilo que noticiam. As "ajudas" do Governo federal são saudadas com espalhafato, mesmo que não passem de meras antecipações de recursos.
Mas tenho que reconhecer que o alcance da globo beneficia, de várias maneiras, os gaúchos que estão passando por momentos inimagináveis. Acredito que eles ajudaram para que o RS esteja recebendo toneladas e toneladas de água, alimentos e roupas, de todos os Estados e mesmo de fora do Brasil.
Claro que a globo merece todo tipo de manifestação dos brasileiros e mesmo restrição dos governos. Mas, por favor, não é momento.
Tudo bem, mas eu não consigo aceitar que o governo brasileiro esteja enviando ajuda para os terroristas do hamas. Também defendo punição exemplar a parlamentar que apareça em foto ao lado dos bandidos da organização criminosa.

BONNER PERDEU A OPORTUNIDADE - Poderia ter feito ontem o jornal nacional montado no cavalo que estava no terceiro andar de um prédio.
E se fazendo de trabalhador relachado, continua com a camiseta preta e uma camisa de manga cumprida, de brim, que deve ser de doação em algum abrigo.

- UM DEPOIMENTO MARAVILHOSO DA ADRIANA ARAÚJO, DA BAND:



- O FRIO CHEGOU - TVs e rádios não vão fazer as tradicionais matérias sobre o "friozinho gostoso"?

- PERGUNTINHA - O que faz a TVE RS?
Pergunto porque não "pega" na Cidade Baixa e nem em Oeisis International.

- LAGO É A... - Da mãe. De um leitor?
De novo estamos vendo, lendo e ouvindo as bobagens sobre o "Lago" Guaíba. É de ficar com vergonha quando repórteres definem o Guaíba como lago. Que o vulgo repita essa bobagem, tudo bem, mas jornalistas entrarem nessa fria? Sequer conhecem a geografia primária - "lago, uma porção de água cercada de terra por todos os lados"
Mas como a ignorância alimenta a ignorância, pois se trata de uma continuidade, bastaria uma informação básica: lago não tem correnteza forte e nem tem foz e afluentes.
Alguns lagos famosos: Nahuel Huapi (Bariloche), Ontário (divisa do Canadá com EUA), Titicaca (Bolívia), Ness (aquele do monstro na Escócia). Algum deles tem foz ou rios desaguando neles?
Mas o que acabou com a tese do "lago" foi a correnteza. Na verdade, a mudança de rio para lago se deve exclusivamente à especulação imobiliária. São as tais Áreas de Preservação Permanentes (APPs). Em lago, a APP é de 30 metros da margem. Em rios as APPs podem chegar até 500 metros.
Acredito que a maioria dos jornalistas que falam "lago" desconhecem estes obstáculos legais e ambientais.

- NÃO INTINDI - Se fossem no século passado diria que um repórter fotográfico iria usar dezenas de rolos de filme nesta enchente. Hoje, os profissionais da área não e preocupam mais com isso. E, claro, tudo é motivo para uma foto. E, na maioria dos cliques, são fotos tristes.
Legal.
Li na Coletiva que o fotógrafo gaúcho Nathan Carvalho produziu um "ensaio documental sobre a cheia no Centro Histórico de Porto Alegre. O objetivo é que as imagens sejam vendidas e a renda destinada para a campanha oficial de arrecadação do governo do Estado."
OK, mas aí o que a pessoa vai fazer com a foto? Botar na parede de casa?
Até posso contribuir mas não quero foto.

- UFA!! NÃO TINHA SONHADO - Quando falo de um enchente em 1967 na nossa capital as pessoas me olham e devem pensar: "coitado, tá variando". Mas eu conto até detalhes: um tio morava numa casa na rua Luiz Afonso, próxima da rua João Alfredo. E a água chegou bem mansa até lá. A gurizada brincava com a possível invasão das águas. Bem, aí já deviam estar pensando que o meu caso é de internação.
Até as pessoas da minha geração duvidavam do que falava.
Ontem dei um Google "Porto Alegre enchente 1967". 

- UFA!! NÃO TINHA SONHADO 2 - Eu já estava achando que tinha inventado esta enchente. Mas aí o Google é implacável!No dia 3 passado, o Leandro Staudt publicou em GZH:

                  Em vídeo, veja como foi a
                  última vez que o Guaíba
                  invadiu o Centro Histórico
                  de Porto Alegre 

Pelos bueiros, água invadiu as ruas em setembro de 1967

- UFA!! NÃO TINHA SONHADO 3 - UAUUU!! Não estou gagá!! Mesmo sendo um quase septuagenário!! Grande Leandro!!
Mas lembro muito bem da enchente em 1967 em Porto Alegre e um ano antes no Rio de Janeiro - uma catástrofe jamais vista na cidade. Eu morava na Rua das Laranjeiras e a água ficou correndo na rua, como um rio, por três dias. Mas outro dia falo disso. Hoje é a de 1967 em Porto Alegre.
"A última vez que o Guaíba invadiu o Centro Histórico de Porto Alegre foi na enchente de 1967. O nível chegou a 3m13cm no Cais Mauá, 13 centímetros acima da cota. Sem a proteção do muro, construído na década de 1970, a água avançou pelas ruas. A chuva no final do inverno também causou problemas em outras cidades da Região Metropolitana.
A redação de Zero Hora precisou trabalhar à luz de velas. Em 23 de setembro de 1967, a manchete do jornal foi "Nossa triste cidade.  A enchente afetou o transporte dos ônibus e trens, deixou boa parte da cidade sem energia elétrica e causou desabastecimento de gasolina e alimentos. 
No Centro Histórico, a água do Guaíba subia nos bueiros. Nos bairros Floresta, São Geraldo e Navegantes, o nível chegou a 60 centímetros nas ruas. 
O bairro Sarandi, na Zona Norte, também ficou inundado. A prefeitura de Porto Alegre concentrou no parque de exposições do Menino Deus as famílias retiradas de casa. Em torno de mil pessoas foram abrigadas. Duas crianças nasceram dentro dos pavilhões. O número de flagelados chegou a 25 mil na cidade. Porto Alegre tinha quase 900 mil habitantes.
A secretaria estadual da Fazenda, na Avenida Mauá, precisou remover o dinheiro do governo gaúcho para o Palácio Piratini. O cofre do prédio em frente ao Cais Mauá ficou inundado. Em reportagem da produtora Leopoldis-Som, que você pode assistir acima, vemos como Porto Alegre ficou em 1967. 

- UFA!! NÃO TINHA SONHADO 4 - Ok, veja o vídeo de 1967 na matéria do Staudt:

POLÍTICA

- AONDE ESTÃO AS MULHERES GUERREIRAS?





- UMA DAS VERDADEIRAS GUERREIRAS!
Carregou o filho, operado da coluna, por 60 quilômetros.
Como? É uma mãe, apenas:




- DONA DILMA DÁ UMA FORÇA
A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Dilma Rousseff, anunciou nesta terça-feira empréstimos em um total de 1,1 bilhão de dólares do banco dos Brics para ações de socorro e reconstrução e na recuperação da infraestrutura do Estado”, acrescentou. 
O dinheiro será distribuído da seguinte forma, segundo Dilma:

- 200 milhões de dólares para aplicação direta em obras de infraestrutura; 
- 500 milhões de dólares por meio do BNDES, sendo metade para pequenas e médias empresas e a outra metade para obras de proteção ambiental, água e tratamento de esgoto e prevenção de desastres; 
- 100 milhões de dólares por meio do Banco do Brasil para INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA;
- 20 milhões de dólares por meio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para projetos de desenvolvimento e mobilidade urbana e recursos hídricos;
- e 295 milhões de dólares previstos no contrato com o BRDE, em processo de aprovação final, para obras de desenvolvimento urbano e rural, saneamento básico e infraestrutura social. (Veja on line)

- O SONO DO CANSAÇO


"ESCOLA URUBU CARECA" - Post do jornalista Cleber Benvegnú (o título é do Blog):
AGU reúne plataformas digitais para criar uma grande mobilização de ajuda internacional para o RS? 
Não. Para combinar uma ação coordenada de bloqueio de perfis em redes sociais.

A antiga luta contra a censura não era motivada
por um princípio moral; era, antes de mais nada,
expressão do ressentimento de
a censura ter sido feita por outros.

(clica em cima que amplia)


acredite se quiser

Maiores enchentes no Guaíba
1873 - 3m50cm
1914 - 2m60cm
1928 - 3m20cm
1936 - 3m22cm
1941 - 4m76cm 
1967 - 3m13cm
1984 - 2m60cm
2015 - 2m94cm
2016 - 2m65cm
2023 - 3m18cm (27 de setembro)
2023 - 3m46cm (21 de novembro)
2024 - 5m33cmn

PENSANDO BEM

- DO TWITTER - Vocês perceberam o comportamento dos animais perante a situação do RS? Até eles estão colaborando, Estão se juntando nos barcos sem atacarem... Estão se jogando na água em direção aos barcos. Parece que eles estão entendendo tudo. É impressionante isso.


- O BARCO DOS CÃES



recordar é viver

ESTA JOIA ESTÁ COBERTA PELA ÁGUA TURVA DO GUAÍBA. FUNDADO EM 1889, O RESTAURANTE GAMBRINUS RESISTIRÁ BRAVAMENTE E LOGO ESTARÁ A NOSSA DISPOSIÇÃO!!


INFELIZMENTE, O MERCAO PÚBLICO, ONDE FICA O GAMBRINUS, ESTÁ INUNDADO, O PORTO-ALEGRENSE ESTÁ PERDIDO, PORQUE LÁ SE COMPRA OS MELHORES AZEITES DE OLIVA "
MADE IN RS", AS MORTADELAS CERATTI, CUCAS DA SERRA, BACALHAU... E EM PLEO INVERNO CONSIGO ENCONTRAR CAQUIS DA MELHOR QUALIDADE!!

CNN BRASIL /  Miguel Noronha/Enquadrar/Estadão Conteúdo

intervalo

- SIMONAL 3


DEUSAS


piadinha

11 comentários:

  1. São as mulheres guerreiras emphoderadas.

    ResponderExcluir
  2. Prezados leitores deste blog, o que os senhores (as) estão achando desta polêmica entre o Prefeito de Farroupilha e o Ministro Pimenta? Será que o Prefeito armou toda esta situação pra lacrar com a direita?

    ResponderExcluir
  3. E aonde estão a Fernanda Barth e a Comandante Nádia? Nenhuma das outras citadas recebem dos cofres porto-alegrenses como essas ambas...

    ResponderExcluir
  4. Permissão para discordar respeitosamente do Prévidi: não foi a globo quem auxiliou na remessa de donativos feitos por brasileiros e estrangeiros; foram as redes sociais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não entendi essa manifestação em defesa da Globo. A participação dela na cobertura só foi intensificada depois do show da Madonna, quando gaúchos já sofriam as agruras da enchente havia vários dias. E, mesmo assim, é uma das emissoras que menos tempo de programação dedica à tragédia. Como disse o Carlos, foram as redes sociais que disseminaram rapidamente a ideia de ajudar os atingidos.

      Excluir
  5. Muito fácil o LD defender o Estado quando ele próprio tem um contratinho que lhe rende R$ 400 mil por ano vindos desse mesmo Estado.

    ResponderExcluir
  6. Olá Previdi, quero usar seu espaço para chamar atenção da prefeitura sobre o dique da FIERGS. Obrigado! Gilson Guedes.
    https://gauchazh.clicrbs.com.br/porto-alegre/noticia/2024/05/video-com-dique-extravasando-e-casas-de-bomba-fora-de-operacao-agua-segue-subindo-no-sarandi-clw8267xe00an014esei9x1px.html?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR0bXHCk3A_JZ4W4Z7Yb3cRmW1kwx0F_M2HwzLzYXtQYj0WOM1nbUDfxVAE_aem_AXbZKY3q_G_o-MZ3Ma8itILP0Tyz36MxBXM-N_pYzDeV2L_WlSbnDERu7U3yVr1pqGYafr_1lC6OKK7csaIPCEDD

    ResponderExcluir
  7. Se vc observar atetamente verá que não existe direita no bananil

    ResponderExcluir
  8. Esses recursos da "Dona Dilma" tem tudo p/ se transformar em propinas assim como o resto que virá. "Estilo" PT.

    ResponderExcluir