FIM DE ANO 2024/25





PRÊMIO PRÉVIDI É PRÉVIDI,
2024/25 E OTRAS COSITAS MÁS


PRÊMIO PRÉVIDI É PRÉVIDI:
O OSKÁR DOS JORNALISTAS DE 
BOMBACHA E DAS DE
CALCINHA-BOMBACHINHA


Como o Prêmio Prévidi é Prévidi é muito dinâmico, nesta edição temos um novo formato. Também não faço mais o tradicional balanço de final de ano e aquela enorme relação de pretensões para o ano seguinte. Não tenho mais muitos projetos, muito menos vaidades. No entanto, vou começar a tomar um remédio que vai diminuir a minha circunferência abdominal – não que o remédio seja para tal, mas vai ter este efeito. Te mete!!

Conheça o troféu destinado aos bons,
o Framboesa de Ouro


Conheça o troféu destinado aos piores,
o Troféu Jiló de Cobre




-*- Antes de tudo, nada de desejos para 2025, porque já ultrapassei esta fase – a cada  dia vivo uma nova fase, a cada dia uma nova certeza – ou não. Um dos meus baratos sempre foi viajar, desde pequeno. Mas estou desiludido - o máximo que posso me aventurar é ao Rio/São Paulo. Queria ir a Machu Pichu e meus filhos me desencorajaram, porque não é lugar pra avô; queria ir a Israel, mas fiquei com medo de um homem bomba em casa, mesmo; ainda tenho plano de visitar duas primas uruguaias que vivem na Espanha, em Madri e Ibiza. Se os preços das passagens ajudarem poderei me aventurar.

-*- PRÊMIO PRÉVIDI É PRÉVIDI  - MELHOR PROGRAMA DE TV – O desenho animado “Eu Sou um Gênio”, retransmitido pela TVE (TV Brasil). É muito bom, puro divertimento, sem encheção de saco do politicamente correto. É o meu programa predileto, seguido pelo “Chaves”, no SBT. E deu, porque antes o meu predileto era o Esporte Espetacular, mas virou uma porcaria. Aliás, programas de futebol são deploráveis. Noticiários? Reproduzem tudo que leio durante o dia. As vezes dou risada com o Ratinho. MEU NEGÓCIO É DIVERSÃO!! Ah, claro, e aos domingos... Celso Portiolli!!

 


-*- EXCLUSIVA!! PODEM COPIAR A VONTADE!!
É muito bom começarmos com uma fofoquinha que vai pegar o mercado de comunicação e imobiliário de surpresa. Consta que em março/abril de 2025 a Rede Pampa deixa os prédios na Rua Orfanotrófio, 711, no Alto Teresópolis. Aliás, faz anos que a UniRitter sonha em ampliar os seus domínios na área ocupada pela Pampa. Aí a Rede Pampa vai de cuia e bomba para a avenida Ipiranga, onde é a revenda Ramada. Mas pode acontecer alguma mudança nos planos. Sabe como é o doutor Gadret, o nosso "Silvio Santos dos Pampas" - muda de opinião a cada 30 minutos.



-*- PRÊMIO PRÉVIDI É PRÉVIDI - DESTAQUE TELEVISIVO – Claro que o Mauricio Saraiva acredita piamente que é ele o grande destaque das TVs, com sua imitação pobre do professor Ruy. Muito menos a risadinha do Globo Esporte. O ex-rapazinho do tempo está muito saidinho e até já debochou da sua madrinha, La Ranzolin (duvidou que ela soubesse lavar louça). Na RBS TV continua soberana a Cris Silva. E repórteres o Cristiano  Dalcin e o Arildo Palermo. Mateus Trindade está pegando  jeito. Tem uma guria ótima, mas não lembro seu nome e não a vejo mais fazendo matérias de esporte. Ah, fora do eixo RBS, estou gostando muito das participações do Mano Changes no Atualidades Pampa - o problema é ter que aguentar os cortes nos debates pela Magda Beatriz para fazer  comercial estilo Rádio Guaíba no século 20.


-*- PRÊMIO PRÉVIDI É PRÉVIDI - POLÍTICOS DE 2024 - Tenho muito orgulho de estar ao lado dos dois aí de cima. Tento mostrar diariamente o árduo trabalho do deputado federal Bibo Nunes em Brasília e no Rio Grande do Sul. Da mesma forma, tive muita satisfação em participar da campanha de Sebastião Melo à Prefeitura de Porto Alegre - demos um banho de voto naquela figura lamentável do petismo.

-*- PRÊMIO PRÉVIDI É PRÉVIDI – DIRIGENTE DE VEÍCULO – É impressionante o trabalho que o Orestes de Andrade Júnior está fazendo na Ulbra TV. Várias iniciativas durante o ano que deixam as demais emissoras dando a impressão de que ainda vivem no século passado.
Vejam o vídeo acima.


-*- PÊMIO PRÉVIDI É PRÉVIDI – FOFOCA DO ANO – Me contaram, mas não acredito. Tanto que nem vou escrever nada sobre o assunto. Só digo que existem casais na editoria de esporte da afiliada da globo no calcanhar do Brasil. E que as chefias privilegiam seus pares, não? Viagens internacionais? Ora, senhores e senhoras... imagina quem usa passaportes...

                 

-*- Depois de assistir algumas dezenas de shows – todos da Elis e Ray Charles no Gigantinho foram inesquecíveis – até  2024 não tinha assistido Ivan Lins e Fábio Júnior. Pois bem, neste santo ano fui ao Araújo Vianna assistir ao melhor cantor, Fábio Júnior. Não é boiolice, mas foi algo inesquecível! Falta o Ivan Lins...

-*- Continuo fazendo aquilo que gosto. Apenas. Continuo sem comer peixe e similares, galinha só viva, mulher peituda nem em filme pornô, jamais acampei e jamais acamparei, ir a SC só sob a mira de revólver (admito passar voando), Gramado não terá mais o prazer em me ver, cada vez gosto mais de cães e gatos, escrever continua um grande prazer, sinto muita falta do contato contínuo com o mar, Porto Alegre me deprime, mesmo com a eleição do meu prefeito Tião Melo (imagina se aquela coisa se elegesse...)

-*- PRÊMIO PRÉVIDI É PRÉVIDI – IMPRESSOS – Alguns ainda insistem em imprimir jornais e revistas, mas deveriam mudar logo. É ridículo em todo o país o número de bancas fechadas ou que vendem quinquilharias. Para terem uma ideia, uma das bancas mais tradicionais de Porto Alegre (esquina da República com João Pessoa) está fechada há quase um ano. Não vendia nem revistinha de palavras cruzadas. Se ao menos tivessem as reedições do Catecismo...

-*- PRÊMIO PRÉVIDI É PRÉVIDI – NOVOS VEÍCULOS – É impressionante o papel crescente de sites e blogs. Muitos brasileiros se informam através desses veículos do século 21. Num ataque de gentileza destaco o Prêmio para todos os sites e blogs. Surgiram muitos veículos que chegam a milhares de brasileiros através do e-mail. Recebo quase diariamente três. Dois não abro, porque são de opinião de pessoas que desconheço e que sabem tudo - bem coisa de petistas. E outro de petistas, que vejo os títulos, o Matinal. Nesta campanha fez o possível e o impossível para eleger aquela coisa do PT prefeita de Porto Alegre, mas levaram um banho de votos em toda a cidade. Vivem pedindo dinheiro para sobreviver – aliás esta é uma característica desses novos veículos.

-*- PRÊMIO PRÉVIDI É PRÉVIDI – NOVOS VEÍCULOS 2 – Impressionante o sucesso dos programas de futebol no YouTube. Muito legal o sucesso deles. Dão um banho de audiência nos programas formais de rádio e TV.

-*- Não falaria em futebol, porque a dupla Grenal e o Juventude não ganharam nada de títulos decentes em 2024. Nada. Mas tenho que destacar o meu Botafogo – em breve, no Dois Minutos com Prévidi, usarei meu MANTO NEGRO E BRANCO. Espetacular!! O Fogão voltou a ser o maior!!

-*- PRÊMIO PRÉVIDI É PRÉVIDI – MÚSICA – Estamos chegando no primeiro quarto do século 21 e ainda não apareceu um brasileiro bom de música e poesia. Tudo ainda está nas mãos de gente com mais de 70, 80 anos. Ou falecidos. E não adianta me contestar.


-*-  PRÊMIO PRÉVIDI É PRÉVIDI – RÁDIO – Não ouço mais. Aliás, quando o Milton Cardoso me falou da emissora que estava dirigindo, a 95.5FM,  fui procurar um rádio em casa e não encontrei. Me salvou o celular. Lá escuto o Milton às 21 horas e durante o dia música selecionada. Me nego a escutar rádios que se dizem de “jornalismo”. Pura cascata. Apenas defendem os patrões – governo federal e/ou estadual. Pessoal que se acha importante.
Nos comentários do Blog do Prévidi postam muitas gozações com as Irmãs Cajazeiras, aquele trio da novela Bem Amado. Doroteia (Ida Gomes), Dulcineia (Dorinha Duval) e Judiceia (Dirce Migliaccio). Aí  tem um trio nas manhãs de uma dessas rádios de “informação” que lembram muito as apaixonadas pelo Odorico Paraguassú.

-*- OK, muita satisfação em escrever, mas o problema é começar. Como é difícil. Para terem uma ideia, o livro sobreo beija-flor Filô demorou mais de 30 anos para sair da ideia. Agora, estou parindo um novo e “definitivo”, mas está difícil, porque toco em vários bichinhos que estão guardados há décadas.

 ATENÇÃO: Ninguém é obrigado a assistir ao vídeo dela. Este não é um blog para crianças. Portanto...


-*- PRÊMIO PRÉVIDI É PRÉVIDI – MULHER – Vamos combinar: não vale a que temos próxima. Tem que ser aquela inatingível.
Neste Prêmio já ressaltei Juliana Paes, Paola Oliveira e Isis Valverde. Já larguei as três. Volto para uma veterana, Viviane Araújo. Um esplendor.


-*- PRÊMIO PRÉVIDI É PRÉVIDI – DESTAQUES DA COMUNICAÇÃO – Difícil, muito difícil. Mas é necessário juntar uma pessoa popular no rádio e TV, com fãs-clubes nas redes sociais, que conseguem  milhares de views num mero comentário no Instagram ou Youtube. E que além disso ainda é um empreendedor de sucesso? Aí tenho dois. E se além disso ainda é um dos políticos mais votados na última eleição estadual?
Pois bem, pela ordem, três jornalistas:
Gustavo Victorino (deputado estadual mais votado de 2022), Milton Cardoso (Rádio Livre Brasil) e Paulo Gilvane Borges (Radioweb)


-*- PRÊMIO PRÉVIDI É PRÉVIDI – DESTAQUE DE RÁDIO – Não tem como ser outro: Rogério Mendelski, que hoje ainda está na Rádio Guaíba. É há décadas o nome mais importante do rádio gaúcho. Gostaria de dar o destaque ao Antônio Carlos Macedo, mas está na rádio errada.


-* - PRÊMIO PRÉVIDI É PRÉVIDI – “FENÔMENO” DO JORNALISMO – Um comentarista de futebol, de política, de economia ou de política internacional é um sujeito preparado. Tem que ter conhecimento até mesmo histórico de sua área. Duas áreas complexas são Política e Internacional. Pois bem, pela primeira vez na história do jornalismo mundial, um jornalista acumula as duas funções. E esta “grande novidade” está, obviamente, no Zero Hora e RBS TV: trata-se do GENIAL Rodrigo Lopes.


-*- PRÊMIO PRÉVIDI É PRÉVIDI – EXEMPLO DE SOBERBA – O Brasil, raras vezes, se uniu para ajudar a população de um Estado como aconteceu em maio passado, na tragédia que atingiu o RS. Raríssimas vezes – talvez tenha sido a mais impressionante. Os brasileiros deram uma aula de solidariedade aos gaúchos. Pessoas e profissionais de todos os Estados foram espontaneamente ajudar como podiam e as contribuições de alimentos e demais necessidades superaram qualquer expectativa.
Hoje, o que se nota, em propagandas oficiais e em discursos de autoridades, é que o gaúcho é resiliente, que o gaúcho é forte, que o gaúcho supera tudo sozinho. NÃO VI UM GRANDE AGRADECIMENTO AO POVO BRASILEIRO. Algo como um "MUITO OBRIGADO” nas capas de jornais, nas TVs e rádios de todo o Brasil.
Sério, ficou muito feio, uma imodéstia inimaginável.

-*- PRÊMIO PRÉVIDI É PRÉVIDI – O FIASCO DE 2024/25 – Quando alguns vereadores de Porto Alegre, na legislatura passada, se negaram a cantar o Hino do Rio Grande porque o consideravam “racista”, agora conseguiram ser ainda mais idiotas. Ao serem diplomados, os vereadores que se dizem de “ixquerda”, depois de receberem o seu diploma, abriram um aviso “SEM ANISTIA PARA GOSLPISTAS”. Receberam mais vaias do que aplausos. O último a ser diplomado, Jessé Sangalli, recebeu o diploma e lascou, a pleno pulmões: FORA LULA!!

-*- DEUSA DA COMUNICAÇÃO DO RS

Apesar de ter solicitado que votassem apenas pelo meu e-mail, muitos votos chegaram até pelo whatsapp. Deu uma trabalheira danada, mas duas candidatas tiveram tecnicamente os mesmos números de votos.
PORTANTO, TEMOS DUAS DEUSAS DA COMUNICAÇÃO:


CARLA FACHIM

 

BRUNNA COLOSSI

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário