3ª Semana Fevereiro 2012

DIÁRIO DO PARAÍSO - 23

É O INÍCIO DO FIM DO IMPÉRIO?


Calma, calma.
Quero deixar bem claro que fico enfurecido, emputecido mesmo quando sei que algum veículo de comunicação dispensou um jornalista e, mais ainda, quando fecha a vaga. Claro que os donos de rádios, TVs, jornais e revistas têm o direito, certíssimo, de fazer ajustes  e eu tenho o direito e dever de espernear.
Mas a pergunta do título acima não implica, necessariamente, em dispensas.
--
O Rio Grande do Sul jamais viu empreendedores como os irmãos Sirotsky, Maurício e Jayme. Criaram o maior imprério de comunicação do RS e um dos 5 maiores do Brasil. Com competência, trabalho e feelling. Fizeram tudo certo, tudo às claras - exceção para a aquisição do jornal Zero Hora, do então empresário Ary de Carvalho. Mas isso não vem ao caso.
O Grupo RBS é um exemplo para qualquer um que tenha a pretensão de ser, um dia, empreendedor.
--
Mauricio e Jayme prepararam os filhos para tocarem a "empresa familiar". Só que a família não esperava que Maurício fosse falecer aos 61 anos, em 1986. Jayme ficou na presidência do Grupo até 91, quando não resistiu as estrategias de Nelson, o filho mais velho de Maurício, que desde então conduz as empresas da RBS. Diga-se de passagem que Maurício preparou Nelson para substituí-lo, apesar de ter um caráter diferente do pai.
Ao contrário do doutor Maurício, não leva ninguém para compadre, não tem amigos, apesar dos puxa-sacos acreditarem que o doutor Nelson é uma pessoa doce e justa, "amigo dos amigos". Gostam de se enganar esses bajuladores.
O doutor Nelson não mede esforços para alcançar os seus objetivos e os da empresa - seu irmão, mais moço, Pedro, que o diga. Não lembra? Ele ERA o comandante da RBS em Santa Catarina.
--
Doutor Nelson  e o Pedrinho estão próximos dos 60 anos. Milionários, mas muito ricos, não precisam mais se incomodar. Querem desfrutar a vida, especialmente o mais velho, porque Pedro está na sombra e água fresca, apesar de tocar os seus negócios.
E a terceira geração dos Sirotsky?
Tenho absoluta certeza de que o doutor Nelson não gosta de tocar nesse assunto.
Teoricamente, alguns Sirotsky já deveriam estar preparados para ocupar cargos fundamentais - até mesmo o de presidente. Mas não é isso que acontece. Não existe UM Sirotsky preparado para o cargo número 1 do Grupo.
--
Os criadores da RBS erraram muito pouco, ao contrário da segunda geração. Não vamos entrar fundo nisso, porque é sempre triste lembrar do fiasco da telefonia (com a Telefonica), da NetSul (TV por assinatura), entre outras.
--
OS SIROTSKY NÃO SÃO OS ÚNICOS DONOS DA RBS
Em 2008, a Gávea Investimentos, do Armínio Fraga, comprou 15% do capital do Grupo RBS. No ano passado a boataria era grande - a Gávea teria comproado mais 15 por cento, mas esta segunda operação não foi confirmada.
E, desde então, surgem mais e mais boatos e informações sobre o destino da RBS.
Quais?
- O Canal Rural é de Nizan Guanaes? Até hoje isso não foi esclarecido;
- Preparam a TVCOM, inclusive com demissões, para ser vendida;
- Jackie Chan do pampas, "especialista" em enxugar as folhas de pagamento, cumpre um papel "sugerido" pelos investidores ao presidente Nelson. Ele adora mandar passear o pessoal com mais de 10 anos de casa;
- Interessante o fim da parceria Globo/RBS na GEO Eventos;
-A lista é imensa, mas estas são as evidências mais claras.
--
Interessante mesmo é a
NOVA POLÍTICA DE INTERNET DA RBS PARA 2012
Estou curiosíssimo para saber e entender essas "mudanças".
Por que os sites da RBS TV estão hospedados no G1, da Rede Globo?
Outra: abra o clicrbs.com.br e veja o que tem lá em cima. Isso mesmo, tudo sobre o globo.com!!
Sei lá, mas estou com o palpite de que todos os sites e blogs da RBS vão para o globo.com ou o G1.
Aí, como iremos rir daqueles títulos maravilhosos da zerohora.com?
--
PALPITE, NADA MAIS DO QUE ISSO:
- As emissoras da RBS TV, no RS e SC, vão ser repassadas para "investidores" - leia-se Rede Globo;
- A RBS vai se dedicar unicamente aos jornais e algumas rádios. Certamente vão profissionalizar os cargos - ser um Sirotsky não é mais certeza de uma boquinha na RBS.
--
O império começou a balançar no fiasco da telefonia e inclinou-se mais um pouco com a TV por assinatura.
Mas isso não significou muito. Funcionou como uma ducha de água morna.
Mais um ingrediente:
Em 19 de fevereiro do ano passado, a Justiça Federal do RS acatou uma denúncia do Ministério Público contra o doutor Nelson, acusando-o de crime financeiro. Foi enquadrado no  Art. 21 da Lei 7.492, que define os crimes contra o sistema financeiro nacional —, sabe-se que a denúncia é aplicada a quem "atribuir-se, ou atribuir a terceiro, falsa identidade, para realização de operação de câmbio", ou para quem "sonega, para o mesmo fim, informação que devia prestar ou presta informação falsa."
A pena máxima é de quatro anos de prisão, e junto com Nelson, foi indiciado também Eduardo Melzer, conselheiro do Grupo RBS.
--
 Só uma coisinha: se tudo estivesse as mil maravilhas não haveria razão para o "investimento" da Gávea, não?
--
Tranquilo mesmo está o Império Alviverde, de Rio Branco do Sul.

10 comentários:

  1. Olha, para o mercado dos jornalistas seria uma tragédia, já que apesar de tudo, trabalhar na RBS é uma grande chance de progredir na carreira ou não? Quantos desses teriam emprego na Globo? Só sobraria a RECORD/RS que não absorveria todos.

    ResponderExcluir
  2. Interessante o comentário do Anônimo. Quem tem mais de 50 anos lembra do trauma do fechamento do Correio do Povo e do fim da Caldas Júnior, a de Breno Caldas.Só que na época a RBS já era uma empresa emergente, carente de mão de obra qualificada, e absorveu boa parte dos desempregados. Para os que torcem pelo fim do "império", eu digo: será uma catástrofe sem precedentes para o mercado de trabalho de nós, jornalistas. Restarão os empregos de piso salarial (com raras exceções), com a opção de um bico numa assessoria de imprensa. Mas não acredito que isto vá a acontecer tão cedo, por duas razões: há muita gente competente na direção da empresa, e - infelizmente - falta concorrência.

    ResponderExcluir
  3. Se engana quem pensa que seria uma tragedia, a Rede Globo é a nº1 do Brasil e a 3ª ou 4ª do mundo porque VALORIZA muito os seus profissionais. Não seria o caso da RBS que para pagar mal desvaloriza seus funcionários.

    ResponderExcluir
  4. Sobre o site da RBS TV, Prévidi, é porque desde o ano passado a Rede Globo está migrando para a sua página as de todas as emissoras próprias e afiliadas, entrando uma por uma aos poucos. Já estão hospedadas ali as páginas das emissoras de RS, PR, MG, PE, BA, CE, PB, AM e GO, entre outras várias. Todos estes Estados ganharam versões locais do G1 e do GloboEsporte.com, sendo independentes estes sites regionais do conteúdo todo do ClicRBS.

    ResponderExcluir
  5. Prévidi, ficou simplesmente horrível essa de colocarem os conteúdos da RBS no site da Globo! Antes a distinção era bem clara pra quem queria navegar pelos conteúdos gerados pela Globo ou pela RBS, ou seja, ou você navegava pelo G1 ou pelo Clic. Agora é uma mistureba braba, você tá procurando algum vídeo do Teledomingo e dá de cara com o Pedro Bial, é um horror! Mas, apesar de terem estragado um site de conteúdo exclusivo dos gaúchos, acho que não tem nada a ver com uma possível compra da RBS pela Globo. Acho que é uma política nacional da Globo, pois as outras afiliadas dos demais estados também migraram pro G1. Mas que ficou uma bosta, ficou!

    ResponderExcluir
  6. O império está se adequando aos novos tempos, só isso. A concorrência é muito fraca, porque não diminuir custos se não terão concorrentes mesmo ? Deixa lá 4/5 medalhões para chamar o público e o restante contrata baratinho, garantindo os ganhos. Simples !
    Murilo - POA

    ResponderExcluir
  7. Não tenho nenhuma simpatia pela RBS, mas se a RBS "cair", aí no RS a "grande rede" será a do Edir Macedo?!

    ResponderExcluir
  8. Pô Previdi! Mais uma baixa entre os repórteres da RBS e que tu não destes no teu site: o Felipe Bueno, repórter esportivo foi para a Bandeirantes de Sampa.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o seu texto. E a demissão da Tânia Carvalho, como explicar? Na TVCom não sobrou ninguém para contar história... com certeza vai acabar. Faz tempo que não via tantas demissões de gente de peso. Agora só nos resta esperar.

    ResponderExcluir
  10. Previdi, Nizan Guanaes pulou fora do Canal Rural em 2008 ainda, toda a gestão do Canal Rural é do Grupo RBS desde então, mas é um produto aberto a parceiros que tiverem interesse.

    A GEO Eventos segue sendo uma participação conjunta da RBS e da Globo - apesar do "Quem Somos" do site da GEO identificar somente a Globo como gestora... Abraço!

    ResponderExcluir