Quarta, 20 de agosto de 2014


Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.








ponto do dia



BUNDAS E PEITOS NA TV? É CRIME!
MAS PODE  TODA SACANAGEM "RELIGIOSA"


Não lembro quando, mas há anos, numa novela das seis da Globo, o principal personagem era uma cortesã. Não lembro o nome da novela, mas era interpretada pela Malu Mader. Em português claro, cortesã é um sinônimo fresco para puta. Nesta mesma época, moralistas, das mais diversas matizes ideológicas, bradavam discursos furibundos contra "a perversidade na TV", especialmente contra as mulheres de "sumários biquínis" nos programas dominicais. Lembra? "Abominável a baixaria em nossa TV!".
Certo, neste século as bailarinas na TV usam apenas biquínis anos 60, com as bundas completamente tapadas; raramente se vê, por alguns segundos, uma mulher ou homem semi-nu; o máximo do liberalismo é dizer "merda!" nas novelas. Sim, a moralidade venceu!
-
Sei que a grande maioria dos leitores do Blog do Prévidi tem TV a cabo.
Sugiro que façam uma experiência.
Coloquem numa TV "tradicional" - acho que nessas modernas não conseguirão - uma antena interna, comum. E acionem aquela tecla de busca de canais. Minutos depois percorram os canais depois do "12", no caso de Porto Alegre.
É impressionante a quantidade de canais com rezas, milagres e achaques. Vários, durante todo os dias e em todos os horários. Um negócio impressionante. Mais ainda nos finais de semana.
Quando tenho paciência sempre confiro esses canais. Acreditem, já vi de tudo, coisas que nem imaginaria, por mais "criativo" que possa parecer. Não sei como essa pilantragem vai ao ar numa TV aberta, uma concessão do Governo federal.
Ninguém fala nada, ninguém se rebela contra essa ladroagem. Estão liberados.
-
Selecionei quatro vídeos para que vocês confiram o que os moralistas de cuecas/calcinha fingem que não existe.






Pra encerrar: este é o mais "impressionante":




Será que os moralistas acham isso normalíssimo?
Será que os defensores dos conselhos de comunicação opinam sobre estes vídeos?
-
Ou serei obrigado a mandá-los chupar um carpim sujo do pastor ou da pastora?



* * * * *



ponto da fotografia / parecidos


Ontem vi esta foto no Google e pensei que fosse a saudosa Claudia Nocchi, que foi apresentadora durante muitos anos da RBS TV:




Mas, não. É a Fabiana do Nascimento, da RBS de Santa Catarina.
-
Esta é a Claudia Nocchi, na bancada com o Eloi Zorzetto:



Aliás, o RBS Notícias começou em 5 de março de 2002. Apresentação de Eloi Zorzetto e Cláudia Nocchi.
Eloi está no comando há 12 anos!! Competência, meus amigos!!
-
Para lembrar: a Nocchi no início da carreira. Acredito que na TV Pampa, com o Flávio Porcello, década de 80:





* * * * *


ponto do tiete


Espaço a disposição! Fotos para jlprevidi@gmail.com


O jornalista Nestor Tipa Júnior envia:

Segue a foto com o Ferrugem, aquele mesmo dos calçados Ortopé. Foi tirada durante o Seminário Cooplantio, onde ele era garoto propaganda da Basf.






* * * * *


ponto midiático



BOA NOTÍCIA - O sempre bem informado Darci Filho volta ao rádio. Terá um programa diário na Rádio Grenal e será comentarista nas jornadas.
Legal!!
Espero que continue com o www.futebolsemoff.com.br
-----

O IDIOTA ENFEITADO - Andy BC, via Facebook:
No jornalismo, aprende-se que as perguntas nas entrevistas jornalísticas devem ser concisas e objetivas. Abaixo, a pergunta de William Bonner para a Presidente Dilma, na noite de segunda-feira, no JN:

William Bonner: Candidata, no seu governo houve uma série de escândalos de corrupção e de desvios éticos. Houve escândalo de corrupção no Ministério da Agricultura, houve escândalo de corrupção no Ministério das Cidades, no Ministério dos Esportes, houve escândalo de corrupção no Ministério da Saúde, no Ministério dos Transportes, houve escândalo de corrupção no Ministério do Turismo, no Ministério do Trabalho. A Petrobras acabou se tornando objeto de duas CPIs no Congresso. A senhora sempre diz que todos esses escândalos foram revelados pela Polícia Federal e estão sendo investigados pela Polícia Federal, que é um órgão do governo federal. A questão que eu lhe faço é a seguinte: qual é a dificuldade de, desde o início, se cercar de pessoas honestas, que lhe permitam formar uma equipe de governo honesta e que evite esta situação que nós vimos de repetidos casos de corrupção? Não há uma sensação, não pode haver uma sensação no ar de que o PT descuida da questão ética ou da questão da corrupção?
-
UM MINUTO! No Rádio, isso é uma eternidade. Na TV, não consigo mensurar, mas é demasiado.
--
EM COMPENSAÇÃO - Ontem, Eloi Zorzetto e Simone Lazzari deram um bom exemplo de como deve ser uma entrevista com candidato. Quem apareceu - e isso é o lógico - foi o candidato do PDT, Vieira da Cunha. Ponto.
--
DO BALACOBACO - Claro, no melhor site de humor do RS, o Zero Hora online!!

A matéria é esta:

Desaparecidos há 24 dias18/08/2014 | 22h56Atualizada em 19/08/2014 | 07h20

Encontrados no Paraguai corpos que seriam de jovens de Bento Gonçalves

--
A ilustração é esta. Olha só o mapa dos humoristas:




No detalhe:



Notaram?
Divisa de Santa Catarina com o Paraguai!! Uau!!
A poderosa "editora em chefe" Marta Gleich deve ter adorado!!
-
Como o Blog do Prévidi também ensina, aí vão dois mapas:




No detalhe:

(clica em cima que amplia)



Não vão esquecer mais?
SANTA CATARINA FAZ DIVISA COM A A-R-G-E-N-T-I-N-A!!!!!

--
ESTILO O SUL - Um título quilométrico no Zero Hora online:

Delegada revela que jovens de Bento Gonçalves foram assassinados no Paraguai no dia 27 de julho

Não precisa texto.
--
O RETORNO - Ruy Gessinger voltou ao Pampa Debates, comandado pelo Paulo Sérgio Pinto.



--
PRECISÃO - Confiram os horários do site de humor - ZH online:

(clica em cima que amplia)


--
VAI NESSA?

(clica em cima que amplia)


--
ARI - Convocamos  nossos associados à participarem da Assembléia Geral Ordinária que será realizada no próximo dia 21 de agosto (quinta-feira),  conforme edital,  publicado em 31/07/2014 no jornal O Sul e em 06/08/2014 no jornal Zero Hora.
João Batista de Melo de Filho

Presidente



* * * * *



ponto da eleição



QUEM DIRIA - Esse Pastor Everaldo está se saindo melhor do que a encomenda.
--
O CIGANO - Gilmar Martins conta:
Pô, o Ricardo Macchi deu o maior chilique dia desses num evento de skate no IAPI por ter sido chamado de Cigano Igor pelo locutor. Não queria ser vinculado ao personagem, achava pejorativo, tal e coisa. Agora escuto na propaganda eleitoral: "Sou o ator Ricardo Macchi, mais conhecido como Cigano Igor". Candidato a deputado federal pelo PTB. Ah, o PTB...
--
A MIL - Meu amigo Valter Nagelstein, filho do querido Mathias Nagelstein, percorreu a fronteira, inaugurando comitês. Este é em Bagé:

(clica em cima que amplia)


--
GRINGO A MIL - Daniel Carniel, um jornalista dos bons, também está a milhão!!

(clica em cima que amplia)


--
TARSO VAI ESCLARECER - Cumprindo agenda de campanha em Taquara, no Vale do Paranhana, ontem, o governador Tarso Genro, candidato à reeleição pela Unidade Popular Pelo Rio Grande (PT, PTB, PCdoB, PPL, PTC, PR, PROS), afirmou que o início dos programas eleitorais no rádio e na televisão serão a oportunidade para que gaúchos e gaúchas tomem conhecimento sobre a atuação do governo.
Tarso acredita que o espaço dedicado à prestação de contas e apresentação de propostas para os próximos quatro anos terá capacidade para ampliar a cobertura da grande imprensa local, que foca sua pauta nos problemas do Estado, ignorando soluções construídas pela administração pública.
"Estou convencido que este é um momento decisivo para o Rio Grande. A direita conservadora que quer voltar ao poder tem dois objetivos: derrotar a presidenta Dilma e reocupar o nosso Estado, um dos mais importantes do país", alertou, lembrando que um eventual retorno ao antigo modelo de gestão significará arrocho salarial, paralisação de investimentos e fim dos programas sociais.
O governador ressaltou que em seu segundo período à frente do governo do Estado continuará priorizando programas que impactem diretamente na vida da população, ampliando a renda e promovendo políticas públicas para quem precisa. "Para nós, política só tem sentido quando conseguimos melhorar a vida das pessoas", disse o candidato.
Ao lado dos suplente à vaga de senador, Carlinhos Vargas e Patricia Beck, e de candidatos a deputado estadual e deputado federal, Tarso caminhou pelo centro da cidade em contato direto com a população. Representantes de todos os partidos que compõe a Unidade Popular Pelo Rio Grande também acompanharam a atividade.
A campanha em Taquara terminou com um comício na Praça Central, em frente à prefeitura. Antes da agenda de campanha, Tarso visitou a Prefeitura Municipal e o Hospital Bom Jesus.
--
EM BRASÍLIA - A candidata ao Governo do Estado pela coligação Esperança que Une o Rio Grande (PP-PSDB-PRB-SD) Ana Amélia, cumpriu agenda ontem em Brasília, no Congresso Nacional. Despachou no gabinete, participou da missa de sétimo dia em memória do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e discursou na tribuna do Senado.
Na sua fala durante a sessão ocorrida à tarde, Ana Amélia elogiou a declaração de Eduardo Campos na última entrevista antes do acidente: "Não vamos desistir do Brasil. É aqui onde vamos criar nossos filhos. É aqui onde temos que criar uma sociedade mais justa".
Conforme destacou a parlamentar, a melhor homenagem a Eduardo Campos que os candidatos em todos os níveis e de todos os partidos podem fazer é respeitarem-se.
- A melhor homenagem que nós podemos prestar à memória de Eduardo Campos, à missão e ao papel desse jovem de 49 anos, é fazer uma campanha eleitoral absolutamente respeitosa. Mesmo nas divergências, com respeito. Nós somos adversários, mas não somos inimigos. É essa a conduta que devemos ter nessa disputa - afirmou a senadora.
Ana Amélia retornou hoje de manhã ao Estado. À tarde, participa de reuniões internas. Às 19 horas será entrevistada no programa RBS Notícias. Depois, participa de reunião de mobilização com lideranças dos partidos coligados, em Porto Alegre.
--
SARTORI E A SEGURANÇA - Em reunião com empresários distribuidores de veículos, ontem, o candidato a governador José Ivo Sartori defendeu a adoção de parcerias público-privadas (PPPs) para possibilitar mais investimentos em diversos setores. Entre eles, citou a segurança, que poderia obter mais recursos para o sistema prisional por meio da participação da iniciativa privada em projetos públicos.
Aos representantes do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos (Sincodiv-RS) e da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) presentes no encontro, Sartori disse que esse modelo de gestão pode favorecer também segmentos como energia e transporte. “A parceria com a iniciativa privada no setor energético já mostrou resultados no passado em investimentos em subestações, o que pode ser retomado, a partir do desconto gradativo nos custos das empresas”, observou. Com relação aos transportes, afirmou que o Rio Grande do Sul precisa de melhorias urgentes em sua infraestrutura, para que o escoamento da produção e o desenvolvimento regional sejam garantidos com eficiência.
O candidato recebeu do presidente do Sincodiv-RS, Fernando Esbroglio, uma carta com reivindicações da categoria, incluindo a solicitação de equilíbrio das taxas de transferência de propriedade de veículos junto ao Detran-RS, que dobraram de valor em 2013. Ao concluir sua fala, Sartori lembrou a frase que se tornou um bordão do presidenciável Eduardo Campos, falecido em acidente aéreo no último dia 13: “Não vamos desistir do Brasil”. E completou: “Vou defender os interesses do Rio Grande em Brasília, para que se chegue a uma partilha justa dos recursos do governo federal com os estados”.
Também presente no encontro, o candidato a vice-governador José Paulo Cairoli disse que o atual governo do Rio Grande do Sul não demonstra êxito. “É preciso um projeto de Estado, que nossa coligação, Um Novo Caminho para o Rio Grande, apresenta com compromisso social, e não de maneira político-partidária”, destacou.
--
VIEIRA COM A BM - O candidato do PDT ao Governo do Estado, Vieira da Cunha, esteve ontem na Associação Beneficente Antônio Mendes Filho (Abamf), entidade que representa os servidores de nível médio da Brigada Militar. Do presidente Leonel Lucas, Vieira ouviu as principais reivindicações da categoria, como a implantação do plano de carreira e a modificação na forma de ingresso de novos PMs, com a exigência de curso superior para todos os níveis – hoje, o pré-requisito para quem ingressa na carreira de soldado é o ensino médio, quem possui o curso de Direito tem a opção de fazer concurso para oficial, entrando como capitão.
Vieira assumiu os dois compromissos com a instituição, e deu um panorama das demais ações que constam no seu plano de governo, como a realização de concurso para o ingresso de novos policiais civis e militares, o investimento em tecnologia e inteligência policial, a integração dos órgãos de segurança e a atenção às ações de prevenção da violência.
“Estas duas questões fundamentais, que são o curso superior e o plano de carreira, serão imediatamente incorporadas ao meu plano de governo. E as demais sugestões também serão estudadas”, disse Vieira aos PMs.
Durante a reunião eles também falaram sobre a defasagem no efetivo, que hoje é de quase 6 mil policiais. O reduzido número de PMs nas ruas é apontado como a causa principal para o aumento nos índices de criminalidade, reclamação recorrente de comerciantes nas duas últimas caminhadas de Vieira na Capital, na Avenida Oswaldo Aranha e na Azenha.
“Tive também recentemente uma conversa com a Associação dos Delegados de Polícia e recebi a informação de que o efetivo da Polícia Civil, atualmente, representa 1/3 da necessidade. Aqui do nosso lado, o Presídio Central vive essa situação calamitosa que nós acompanhamos, e as transferências foram interrompidas porque os presos estavam indo para casas prisionais sem o número de agentes penitenciários suficientes. O que a Segurança Pública vive é um descalabro”, criticou Vieira.



* * * * *


ponto g


PARA QUEM NÃO VIU - O último vídeo, do avião caindo. O do Eduardo Campos:



--
IPE DESCUMPRE ACORDO - O Instituto de Previdência do Estado (IPE) descumpriu o acordo com a Famurs para a manutenção dos convênios com 90 das 311 prefeituras gaúchas e está cancelando os planos de saúde de mais de 1 milhão de servidores municipais. A Federação foi informada nesta terça-feira (19/8) que o pedido de uma funcionária pública de Cachoeira do Sul por uma cirurgia para a sua filha não foi autorizada pelo IPE. O procedimento de timpanomastoidectomia seria agendado para o dia 3 de setembro deste ano, mas teve sua solicitação negada. Um servidor do Instituto informou à funcionária que todos os procedimentos a serem realizados após a data de 1º de setembro não estão sendo autorizados porque o convênio encerra nessa data.
Entretanto, o presidente do IPE, Valter Morigi, havia prometido em 7 de julho, durante a última reunião com a comissão de prefeitos da Famurs, que não seriam rompidos convênios. “Não há a menor possibilidade de interrupção dos convênios enquanto estivermos conversando”, afirmou Morigi, à época. Desde abril, a Famurs solicita a relação detalhada de exames e consultas prestadas em cada município e a abertura dos cálculos atuariais que justificariam a elevação das alíquotas. Em março deste ano, o IPE reajustou de 13% para até 22% o valor da alíquota cobrada das prefeituras nos planos de saúde dos funcionários municipais. A Federação já encaminhou ofício para o governador solicitando uma audiência, mas até o momento não houve resposta.



* * * * *


ponto da piadinha


Em São Paulo.





* * * * *


ponto final



TENTATIVA DE MORDAÇA


Monica Leal, jornalista e vereadora de Porto Alegre


Registro o meu apoio e admiração à Band RS pela postura tomada após ser contestada por parte da assessoria do governo Tarso Genro sobre a divulgação de pesquisa que demonstrou a preferência do eleitorado pela candidata do PP, Ana Amélia Lemos, ficando o atual governador, do PT, que concorre à reeleição, em segundo lugar.
Foi colocado em jogo o trabalho tanto da Band quanto do Instituto Methodus, responsável pela pesquisa.
Uma resposta foi lida no ar pelo apresentador Sérgio Stock, dentro do Band Cidade de segunda-feira, representando o posicionamento da emissora, íntegra e independente frente ao ocorrido.
É dever da imprensa apurar e levar à público a verdade dos fatos, exercitando a  ética, a isenção e imparcialidade jornalística.
O juramento do jornalismo diz: Juro exercer a função de jornalista  assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais, através da crítica e análise da sociedade,  visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros. Assim eu Juro.
Ora, esse episódio reflete uma clara tentativa de coerção, que atinge diretamente o povo gaúcho, pois quem tenta calar uma rede de comunicação cala também a população em seu direito de opinião e conhecimento da verdade.
Frente a isso, ainda perplexa, fico me perguntando: como um partido que se alardeia democrático e contra qualquer tipo de ditadura tenta aplicar essa mordaça na imprensa?


4 comentários:

  1. Prévidi, ao falares do RBS Notícias, dá a entender que o noticioso tece início em 2002. Porém, o RBSN é muito anterior, tem origem nos anos 80! A apresentação em dupla sim, que começou por esta época de 2002, quando a Globo padronizou o jornalismo local.

    ResponderExcluir
  2. Só uma amável correção, Prévidi: o "RBS Notícias" estreou em 1983, isso sim. Infelizmente, não houve por parte da RBS TV nenhuma referência especial aos 30 anos por ele completados, a mesma falta de referência se dando também no ano passado e pela mesma idade para o "Bom Dia Rio Grande".

    ResponderExcluir
  3. Quanto ao caso com a Band, tal fato demonstra claramente o quanto são "democratas" nossos atuais governantes.

    ResponderExcluir
  4. " Certo, neste século as bailarinas na TV usam apenas biquínis anos 60, com as bundas completamente tapadas; raramente se vê, por alguns segundos, uma mulher ou homem semi-nu; o máximo do liberalismo é dizer "merda!" nas novelas. Sim, a moralidade venceu! "

    Prévidi, conheço seu blog há pouco, mas tenho lido bastante. Gosto do seu estilo e o blog está bem legal, de um modo geral. Porém, coloquei aspas nas primeiras frases que você escreveu hoje. São estarrecedoras. Como você pode escrever uma loucura destas? Nunca assististes o Pânico? Isso só pra citar um. Nada a favor das bizarrices dos religiosos, mas dizer que não tem peladagem na TV???? Por favor, corrija isto: você está se humilhando!!! Ainda mais pra um cara que cobra até as vírgulas dos outros de imprensa.

    ResponderExcluir