Quinta, 7 de agosto de 2014


Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.







ponto do dia



PIADINHA DO DIA:
DUDA E A "FAMÍLIA RBS"




Concluíram que esta ilustração aí de cima é uma brincadeirinha do Blog do Prévidi?
Nada disso, guris e gurias. A ilustração é de uma das tantas festas de final de ano do então grupo de comunicação do RS, que reunia os funcionários e seus familiares.  Felizes, todos saíam com presentes.
Um negócio muito legal.
Quero ver o ventríloquo da Gávea fazer uma festa no final de 2014. Hahahahaha!!!
No máximo vai distribuir balinhas da sweet sweet way.
--
Recebo (como não consegui falar com o autor, nesta manhã, não assino):

O Jornalismo no Rio Grande do Sul já estava morto e hoje foi sepultado pelo presidente da RBS, o Duda (é assim que ele se apresenta), que escreveu mensagem aos funcionários anunciando que o grupo vai redirecionar seu foco de negócios, passando a privilegiar “as operações virtuais”, citando a Wine, que vende vinhos on line, que classificou como a menina dos olhos dos líderes da empresa e exemplo a ser seguido daqui para frente. De quebra, aproveitou para explicar que 130 colaboradores serão imediatamente demitidos, principalmente nos jornais impressos, na sua avaliação um meio ultrapassado. Quer dizer, a Zero Hora vai ficar ainda pior, será que consegue?
O que esperar de um estado onde os dois grandes grupos de comunicação – RBS e Record – são comandados por gente que não tem a menor afinidade com jornalismo e,  se já leram algum livro na vida, certamente não foram de autores como Gabriel Garcia Márquez , Rubem Fonseca (dúvido que conheçam), ou mesmo do ex-colaborador, o saudoso Moacyr Scliar. O primeiro, a RBS, é comandada por um sujeito que, herdeiro de um império com emissoras de rádio, TV e jornais, até os 35 anos vendia balas da franquia SoftSoft (ou coisa parecida) em lojinhas de shopping. O outro, a Record, é dirigida por pastores evangélicos. Nada contra qualquer tipo de negócio ou igreja, mas ouço e leio os discursos destes “lideres da comunicação” e não consigo perceber um, passageiro que seja, comentário sobre a situação do mundo, do Brasil, da sua rua, que seja,  o futuro da humanidade, coisas que tocam a qualquer um que tenha algum espírito público, mesmo que apenas pela obrigação de estar a frente de empreendimentos que mexem com a informação, a cultura, a política, a segurança, a educação, a economia, enfim, com tudo que envolve a vida de uma comunidade.
O Maurício, com quem trabalhei, deve se revirar no túmulo. Sua criação vai virar um e-qualquercriatura. Logo a Rádio Gaúcha vai estar oferecendo as últimas maravilhas do E-business na sua programação. E o Dr. Breno, este deve estar comemorando o fato de não correr o risco de ser exorcizado nas madrugadas que antes eram ocupadas por trilhas sonoras de clássicos da música universal, selecionadas pelo Fernando Veronesi. E a gente torcia o nariz para aquilo. Veja só, hein? Que saudades do Dr. Roberto Marinho, que sentava na sua velha Remington e datilografava editoriais que eram publicados na capa d’O Globo, ou do Otávio Frias, que as vezes eu considerava pernóstico, mas que escrevia sobre Ionesco e Molliére. Ou do Rodrigo Mesquita, que discorria sobre Niestcke. Resta o Mino Carta, mas este hoje vive da sombra do próprio passado em meio a esta nuvem de gafanhotos culturais.
Certa vez, quando o GBOEx, patrocinador do Corresponde que levava o seu nome, faliu, ficamos numa saia justa. Eu era editor da Rádio Gaúcha, conversei com o o Cláudio Moretto, coordenador de jornalismo e o Cleyton Selistre, gerente geral, e fomos ao Nélson e ao Pedro pedir a posição da empresa, já que faltavam umas três horas para o jornal ir para o ar. Duas horas depois, os dois nos chamaram, achamos que era para buscar o texto. Não,  pediram para a gente escrever a notícia. Redigi umas 20 linhas, levei para que lessem, um pegou, passou os olhos, deu para o outro, que “leu” ainda mais rápido. Entreolharam-se e o Nélson, decidiu: “está muito bom, coloca no ar”. Tenho certeza que não leram nada, nem com curso de leitura dinâmica daria tempo.
Sobre o Pedrinho, grande figura, aliás, nunca esqueço. Um mês antes das eleições, a rádio havia montado um grande esquema de cobertura, coisa nunca feita por aqui. Aí, circulando no meio daquela multidão de jornalistas, políticos, analistas, etc e tal, ele andava com um moderníssimo radinho (acho que era um walkman, ninguém conhecia aquilo) colado no ouvido. Comentamos que devia estar acompanhando atento o grande esforço jornalístico da sua emissora. O Moretto, que é meio impulsivo, gritou: “Pedro, que legal este teu aparelhinho”; o Cleyton, que estava ao lado,  era mais afoito e tinha mais intimidade com o chefe, passou a mão e tirou o radinho do ouvido do diretor da Rádio, escutou um pouco e me passou, incrédulo. Estava tocando um rock tri legal na Atlântida, a rádio jovem do Grupo, que, direcionada aos magrinhos (deve constar no Google o significado) não estava integrada na grande cobertura...



* * * * *


ponto da fotografia






É HOJE!! -  O 6º Encontro Histórico da CONFRARIA DO CACHORRO QUENTE é hoje, a partir das 19 horas, no Posta del Diablo, na rua Lima e Silva, 587 (Cidade Baixa), ao lado do Nicu's.
É só chegar, fazer amizades e dar boas risadas. Estão todos convidados para saborear as delícias de um pancho com uma legítima cerveja uruguaia.



* * * * *


ponto da mídia



NIVER DA LEILA - A queridíssima jornalista Leila Weber (a primeira editora a gente não esquece) está de aniversário neste sábado, dia 9. Ela e o filho Pedro estarão almoçando no Restaurante Copacabana - todo mundo sabe onde é. Mais ou menos às 13 horas. EU VOU!! QUEM MAIS??
--



O ABADE JORNALISTA - Escreve o jornalista Antonio Goulart:
O abade José, que há 30 anos abraçou a ordem dos beneditinos e passou a viver no mosteiro de São Bento, no RJ, foi durante 15 anos, até 1976, redator do Correio do Povo, com o nome de Paulo Palmeiro Mendes. De férias em Porto Alegre, sua terra natal, o religioso foi homenageado nesta quarta-feira por um grupo de antigo colegas de Redação, durante um almoço na sede esportiva do Clube do Comércio. Aparecem na foto acima: Jayme Copstein, Liberato Vieira da Cunha, Julio Mariani, Walter Galvani Karla Irigaray, Ivo Stigger, Antônio Goulart, Raul Rubenich, Clóvis Rezende.
--
SELFIE - Quinta, 15h30min, Bar Pinguim, na Cidade Baixa - Porto Alegre.
Dois demitidos pelo ventríloquo da Gávea, o impopular Duda: Alexandre Bach, ex-editor-chefe do Diário Gaúcho e André Feltes, ex-editor de fotografia do mesmo jornal.



--
PERGUNTINHA - O amigo leitor quer, mesmo, saber, o que um comedor de sucrilhos com Toddynho falou na redação do Zero Hora? Sério, me responde!!
Imagina: o ventríloquo do ventríloquo "falando", ao lado da aspirante a Megera.
Degolas por degolas, passaralhos por passaralhos estão acontecendo na RBS desde o ano passado. Toda semana.
E, o pior, grandes profissionais - não apenas jornalistas - estão sendo dispensados por essa gente que vai se dedicar a vender VINHOS & CERVEJAS.

REDE BRASIL SUL DE VINHOS & CERVEJAS

--
PENSANDO BEM, O DUDA TEM RAZÃO! HAHAHAHAHA!!!!!

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2014/08/apos-roubo-policia-encontra-carro-usado-pela-primeira-dama-do-rs.html
07/08/2014 06h49 - Atualizado em 07/08/2014 07h08

Após roubo, polícia encontra carro usado pela primeira-dama do RS

Buscas eram realizadas desde a noite de quarta-feira (6) em Porto Alegre.
Polícia encontrou veículo após perseguição; ninguém foi preso ainda.


* * * * *


ponto da eleição



ABSURDO ELEITORAL - O indignado jornalista Gustavo Mota escreve:
A mídia da capital escondeu da população gaúcha o principal debate sobre o horário eleitoral, que provocou grande polêmica na reunião, patrocinada pelo TRE, com a presença dos representantes dos partidos e das emissoras de rádio e TV.
Os jornais não noticiaram uma linha sobre o anuncio do recurso (petição) dos partidos, que se uniram. contra a norma, defendida pelas empresas, e que em tese deveria ser aplicada, que prevê envio de spots comerciais para mais de 400 rádios, por carta. Um estímulo a gastança tão criticada pela imprensa gaúcha. O Jurídico do PMDB fez a proposta de envio por Correio Eletrônico, com base na posição unânime dos partidos, contra a posição das rádios.
Os partidos, mesmo ás vésperas de uma campanha dura, demonstraram unidade em defesa de uma campanha mais barata, em sintonia com a era digital, e até como discursou uma representante partidária, ecologicamente correta. O exemplo dos “catarinas” que pioneiramente conseguiram um acordo neste sentido, deve ser seguido.
Afinal, no Brasil do orgulho pela Urna Eletrônica, mandar CDS pelos Correios, é retroceder ao século passado.
--


AA EM LAGOA VERMELHA - A candidata ao Governo do Estado pela coligação Esperança que Une o Rio Grande (PP-PSDB-PRB-SD) Ana Amélia, que cumpriu agenda como senadora em Brasília na terça e quarta, retorna a Porto Alegre hoje para reunião-almoço da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde e do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre.
Amanhã, Ana Amélia cumpre agenda em Estrela, Lajeado e Arroio do Meio, quando participará de inaugurações das Casas de Ana Amélia, nome dado aos comitês de campanha, e em Gramado, onde estará no encerramento de congresso promovido pelo Ministério Público.
No sábado, às 10 horas, estará em Montenegro e depois segue para Sapiranga, onde também inaugura suas Casas. No mesmo dia, às 16 horas, estará pela primeira vez nesta campanha em sua cidade natal, Lagoa Vermelha, para inauguração de mais um comitê.
No domingo, a candidata progressista estará em Vacaria para, às 10 horas, inaugurar uma Casa de Ana Amélia naquela cidade.
--
NAS RUAS - O fim do expediente de trabalho na quarta foi mais colorido no Centro Histórico de Porto Alegre. A mobilização da Unidade Popular pelo Rio Grande (PT, PCdoB, PTB, PR, PPL, PTC, PROS) percorreu os principais pontos de ônibus da Capital para distribuir material de divulgação das candidaturas da coligação.
Trabalhadores que estavam nas filas dos coletivos receberam informação através de panfletos e também puderam trocar ideias com os militantes sobre as propostas de Tarso, Abgail e Olívio para o governo do Estado e o senado federal. Muitos aceitaram levar as ideias adiante e alguns já pediam o material com entusiasmo quando identificavam os rostos impressos no papel.
O militante do PPL de Viamão, Eduardo Duarte, já participou de várias atividades de mobilização nestes 30 dias de campanha. Para ele, é notória a crescente aceitação da UPPRS nas ruas. “A gente vê que estão pegando o material, que é colorido e chama a atenção. Além de tudo, tem um conteúdo muito bom”, elogia.
As paradas de ônibus da Avenida Borges de Medeiros e Salgado Filho, além do Terminal Mauá (próximo ao Centro Popular de Compras) concentraram os bandeiraços desse fim de tarde. Mas, o ponto alto foi a Rua Uruguai, na lateral da Prefeitura de Porto Alegre. O local reuniu a maior concentração de militantes, todos com muita empolgação. “Eu acredito que o Tarso irá se reeleger no primeiro turno! É para isso que estou nas ruas. Lamento ter só o final do expediente para estar aqui, pois trabalho”, disse a professora Cleni Rosa, que gostaria de fazer campanha em tempo integral pela coligação.
Também houve bandeiraço nos pontos de ônibus da Avenida Assis Brasil, entre os bairros Obirici e Cristo Redentor. Hoje, será a vez dos metroviários e usuários do Trensurb receberem as bandeiras das cores da Unidade Popular pelo Rio Grande. A atividade está marcada para às 17h30min, nas estações Mercado e Rodoviária. (Foto de Guilherme Santos/UPPRS)



* * * * *


ponto g


GOL - Auber Lopes de Almeida conta:
Recebi SMS da Vivo informando que ganhei um Gol 0 km e mais R$ 30 mil. Mas preciso ligar para um número interurbano para saber como retirar os prêmios.
Tsc tsc tsc. Os caras estão na cadeia, não leem jornal, não têm como saber que a Volkswagen parou de fabricar o Gol em dezembro, portanto, não existem mais modelos 0 km.
Tolinhos...
--
GRATIFICAÇÃO - O único projeto de lei aprovado em plenário durante a convocação para o esforço concentrado na Câmara dos Deputados é o que cria gratificação por exercício cumulativo de ofícios dos membros do Ministério Público da União.
Relator da matéria, o deputado Vieira da Cunha (PDT/RS) conseguiu manter uma emenda que havia sido suprimida pelo Senado, estendendo a bonificação à magistratura da União quando houver acumulação de juízo, acervo processual ou função administrativa.
A gratificação será devida aos membros do MPU e magistrados federais que forem designados em substituição e o valor corresponderá a 1/3 de seus subsídios, sendo paga proporcionalmente ao tempo de substituição.
Vieira também é relator na Comissão de Constituição e Justiça do Projeto de Lei 7717/2014, do Superior Tribunal de Justiça, que tem o mesmo objetivo, ou seja, instituir gratificação aos membros da Justiça Federal por exercício cumulativo de gratificação.
Para Vieira, o projeto aprovado pela Câmara, bem como o que tramita na CCJ, fazem justiça aos procuradores e juízes que hoje são submetidos a carga extra de trabalho sem qualquer adicional remuneratório.
--
PRORROGAÇÃO - Recebo do Edemir V. de Oliveira:
Peço um minuto da sua atenção para ajudar os alunos do Pre Vestibular do POD. Este programa é da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e auxilia pessoa sem acesso aos pré-vestibulares da moda, a se prepararem ao ENEM e ao vestibular da UFRGS.
São necessárias 2000 assinaturas até sexta feira, para que este projeto seja estendido até o fim do ano. Só assim vamos mostrar a força das pessoas que querem conquistar uma vaga na universidade. Agradeço desde já a compreensão e o apoio. Se puderes divulgar a todos os teus conhecidos. fico grato.
O link para acessar a petição on line e assinar é este:
http://peticaopublica.com.br/psign.aspx?pi=BR73388



* * * * *


ponto da piadinha






* * * * *


ponto final



TORRES, A MAIS BELA

Cristina Duarte, jornalista





Você leu a coluna da Martha Medeiros sobre Torres? Parece que faz muito tempo que ela não visita a Mais Bela e está saudosa de uma praia que não existe mais em nenhum lugar do país.
-
Resposta a Martha Medeiros

“Torres quer ser grande sem atentar para o quanto se tornou feia.” Opinião da colunista Martha Medeiros, que no dia 6 de agosto, demonstrou desconhecimento da nossa realidade atual.
Torres é um município localizado no litoral norte gaúcho que recebe visitantes de todas as partes do mundo. É frequentado por pessoas que buscam suas belezas naturais e sua infraestrutura que nos últimos anos tem merecido destaque com prêmios nas áreas de saúde e educação.
É considerada através de estatísticas a cidade mais segura do litoral.
Está aplicando boa parte do seu orçamento na drenagem pluvial e pavimentação da área urbana e rural. Projetos elencados pela população no primeiro ano de governo, quando se realizaram, semanalmente, encontros nas comunidades com o Projeto Prefeitura na Rua.
Tem um projeto de Cidade Planejada com Malha Cicloviária, Padrão de Passeio Público, Plano Viário, revitalização da Av Castelo Branco (acesso à cidade), Rotatórias, Terminal Central de Ônibus, entre outros.
O Projeto que modifica o Plano Diretor Municipal passou por várias Audiências Públicas, foi apresentado seu relatório, agora esta sendo compilado por técnicos da Prefeitura e entidades afins, será encaminhado e votado na Câmara de Vereadores com a participação do maior número possível de pessoas da comunidade, ainda este ano. Quem constrói o Plano Diretor é a sociedade.
Tem atualmente, uma Secretaria de Cultura e Esporte com o objetivo de sanar o déficit dos programas culturais que a cidade vivenciou por alguns anos, acolhendo e divulgando artistas locais e convidados, músicos, grupos teatrais, festivais de dança, sessões gratuitas de cinema, todas as segundas-feiras no Centro Municipal de Cultura, apresentações da história local com pessoas tradicionais do município, além dos campeonatos e apoio às atividades esportivas.
Torres tem o título da mais bela há muito tempo. Passa por dificuldades como todos os municípios que tem sazonalidade e o turismo como vocação. Porém realiza um dos maiores Festivais de Balonismo do mundo, o maior Reveillon do Sul do país e, das cidades que não receberam jogos durante a copa, no estado, Torres foi a segunda mais visitada.
Atualmente recebe todas as semanas grupos de visitantes, estudantes, melhor idade e estrangeiros. Turistas, veranistas e moradores reconhecem o embelezamento e a qualificação dos serviços no município.
Martha Medeiros venha nos visitar. Comer uma casquinha de siri sob a iluminada Praia dos Molhes. Dar uma volta na nova ciclovia beira mar. Tomar chimarrão na Prainha ao entardecer. Fazer exercícios nas academias ao ar livre. Voar de balão. Participar de um show cover do Raul Seixas no Moto Beach. Encenar no Auto de Natal. Visitar as mulheres apenadas que constroem o Natal dos Sonhos. Surfar nos campeonatos locais. Participar e contribuir no debate do plano diretor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário