Terça, 16 de setembro de 2014


Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.









ponto do dia /midiático / da eleição




1 - CARLOS ARAÚJO E DONA DILMA






Jamais me passou pela cabeça cometer alguma deselegância com o ex-deputado Carlos Araújo e dona Dilma. Não me perdoaria por isso, a não ser por um joguinho mais do que rasteiro, mesquinho. Baixo.
Meus amigos e inúmeros leitores sabem do apreço que tenho por Carlos Araújo. Poucas pessoas nesta vida me deram tanta força quanto ele. Vou sempre lhe dever um ou vários favores.
Há 11 anos escrevo neste espaço e nas vezes que me referi ao Araújo foi com respeito. O mesmo não posso dizer de Dilma, porque ela ocupou cargos polêmicos e toma decisões que, as vezes, não concordo.
-
As "notícias" que li sobre a tal da CC da senadora Ana Amélia me irritaram. Muito. Pura maldade. Havia, na década de 80, um outro mundo, um outro Brasil. Os "jornalistas", provavelmente assessores do PT, não situaram o que AA fazia e como era feita a política. Mas eu não sou assessor da senadora (e de ninguém) e acredito que ela não vá se meter nesta baixaria.
Ontem publiquei uma nota que alguns não gostaram. Está em  Segunda, 15 de setembro de 2014
-
Já me cansei de escrever que não puxo o saco de ninguém e não recebo dinheiro algum para defender quem quer que seja. Claro que sempre tem alguém fantasiado de "esquerdista", que sempre mamou nas tetas públicas, que escreve e/ou fala que sou "vendido". Não estou preocupado.
-
Só quem viveu a política nos anos 80 sabe do que estou falando. Na época em que os partidos estavam em formação. Vi muito "esquerdinha" do Pedrini deitar falação sobre Lenin e Trotski, batendo ponto na imprensa do governador nomeado Amaral de Souza. Até o poderoso chefão dos sem terra mamou nas tetas da Secretaria da Agricultura do RS.
Foi uma década de formação política. Ninguém estava preparado para nada.
-
Há um tempo, encontrei o amigo e colega Adão Oliveira, já falecido. E ele:
- Tens que colocar num livro o que tu sabes de política.
Eu não deixei por menos:
- Espero sair o teu livro e aí faço.
Sei de quase tudo o que aconteceu até meados deste século na política gaúcha e brasileira.
Sempre tive bons amigos, bons interlocutores.



* *


2 - COMO FUNCIONAVA A "ESTRUTURA"
DE CARGOS DA BANCADA DO PT NA AL







Detesto baixaria.
Como fazer um mero comentário sobre a "notícia" da CC da senadora Ana Amélia?
Alguém duvida que foi plantada?
Pena, né?, com raízes falsas.
O que tem a ver com a eleição para o Governo do RS a função gratificada que dona Dilma tinha na Assembleia gaúcha?
Pois é, o que tem a ver a CC de Ana Amélia no Senado com a disputa pelo Piratini?
O mais emblemático caso de baixaria em campanha eleitoral foi a "denúncia" do abandono de uma guria, filha de Lula. Um negócio nojento.
Mas a política é assim mesmo. Hoje, o "denunciante" Collor de Mello é um bom aliado do PT
-
Ah, um bom parêntesis para esta gente, que adora sacanear os outros:
Quando era repórter da Zero Hora fui assessor de imprensa da bancada do PDT. Um ano depois estava a ponto de perder o meu cargo, porque o PDS ganhou no STF a presidência da Assembleia. Aí, ajeita daqui, ajeita dali, fiquei na primeira secretaria da mesa diretora. Sabe quem era o deputado? Lóris Reali. Isso mesmo, do PDS, e eu jamais escrevi uma linha para ele. E ele, um homem honrado, nunca me pediu nada.
Trabalhava diariamente na assessoria de imprensa da AL. No ano seguinte voltei ao PDT.
Ia esquecendo de contar que quase fui o primeiro assessor de imprensa da bancada do PDS. Uma CC gordíssima!! Na última hora recuei.
-
Na Assembleia, o deputado contratava para o seu gabinete quem ele bem entendesse. Mulher, filho, cunhado, todos aqueles que, em princípio, ele confiava  Todo mundo sabia que muitos pegavam uma CC e dividiam em três "salários", porque sempre foram contra-cheques acima do que o mercado pagava. Um negócio completamente esculhambado, que os veículos de comunicação sabiam mas deixavam por isso mesmo. Não só na Assembleia gaúcha, mas em TODAS as casas legislativas do Brasil.
Os detentores de mandatos, independente de partidos - recém criados - trocavam figurinhas.
Era mais do que normal um deputado estadual ou federal, um senador contratar a esposa.
Dona Dilma, por exemplo, não era funcionária do seu então marido, o deputado Carlos Araújo. Mas trabalhava na assessoria da bancada. Do seu marido.
Hoje é muito fácil julgar aquele tempo. Mas na época não existiam parâmetros - não se sabia o que era certo ou errado. Ético ou não - apesar de que a imensa maioria das pessoas nem imaginava - ou imagina - o que significa Ética.
-
Até que veio a eleição de 1986 e o PT conseguiu eleger os primeiros quatro deputados estaduais. Chegaram a mil, com muitos "princípios éticos". Tomaram conhecimento da esculhambação geral e resolveram "arrumar a Casa". O que fizeram? Enquanto os demais deputados, por exemplo, repartiam as CCs, o PT oficializou a sacanagem: fixou um teto para cada função. Por exemplo, jornalista ganharia X. Ou seja, o sujeito era contratado com uma CC e devolvia ao partido o que recebia além do teto.
A rigor, todos os funcionários devolviam o vencimento e recebiam aquilo que o PT achava certo.
Entenderam a ética?
Como os novos deputados eram os paladinos da moralidade, recém chegados ao "universo podre da política", nenhum jornal, rádio ou TV denunciou a oficialização da mutretagem.
A coisa era cheia de frescuras. Os jornalistas, por exemplo, além de filiados, se submetiam a uma prova e só aí eram contratados. Logo no início teve um caso muito interessante. Uma jornalista, quando recebeu o seu primeiro vencimento da AL ficou enlouquecida! Era o triplo do que iriam pagá-la! Não teve dúvidas: negou-se a devolver o dinheiro à direção do PT. E só ficou um mês no trabalho.



* *



3 - A POLÍTICA DO SÉCULO 21
É A QUE SEMPRE SE PRATICOU
´







Geralmente estas denúncias, numa campanha, são piadas. Tentam mascarar, mas não adianta.
A tal "matéria" que o jornal eletrônico sul 21 publicou sobre a CC da Ana Amélia no Senado é do mesmo nível da "denúncia" de Collor de Mello, em 1989, de que Lula abandonou a filha. Não? É, tem uma diferença: a candidata ao Governo não foi para a TV, como Lula fez, tentar desmentir.
Agora, o mesmo sul 21 "denuncia" que o candidato ao Senado pelo PDT integrava a Mocidade da Arena. O mais incrível é que o meu amigo Lasier Martins foi dar explicações!!
-
Não adianta responder na mesma moeda.
- Mas, então, por que fazes?
Ora, meu Deus, não tenho nada a ver com as campanhas!!
Apenas lembro fatos!!
-
Depois que lembrei ontem que a nossa presidente Dilma tinha uma função gratificada na bancada do PDT, que era integrada pelo seu então marido, surgiram uma série de "denúncias" sobre esposas "informais", sobrinhos, primos, etc, de integrantes do primeiro escalão do petismo gaúcho.
Normal.
Duas me chamaram a atenção e estão assinadas - via Facebook.
Do jornalista Auber Lopes de Almeira:
Sabia que a irmã do Carlos Pestana ocupa, desde o início do governo, uma CC altíssima no Daer? Cargo de superintendente de projetos especiais (de uma autarquia, diga-se, que não faz projeto algum há mais de 30 anos). Nepotismo descarado.
O nome dela é Ana Paula Pestana Cardoso, pra quem quiser conferir.
A outra do jornalista Vitor Vieira:
E vocês já viram sair no Sul21 algo sobre o CC de sua sobrinha, a filha do Adelmo Genro (irmão do governador Tarso Genro), na Secretaria da Educação?
-
Como sou um jornalista que vivencia a política brasileira há quase 40 anos não me surpreende nada. Nada mesmo.Por exemplo, antes de criticar a CC ou FG da irmã do figurão do PT proporia o fim do DAER.b Jamais um veículo de comunicação percorreu os vários andares do prédio deste órgão, em Porto Alegre, para saber o que fazem. E o que faz - ou fazia - a Secretaria dos Transportes (hoje tem outro nome).
A Secretaria da Educação? Aquilo não existe!!
-
Hoje existe uma "ética". No início do ano o amigo e jornalista Carlos Bastos não pode ser contratado para trabalhar na Assembleia. Sabem o motivo? Ele tem um sobrinho emprestado que é funcionário de uma deputada.
"Ética" isso, não?
Hahahahaha!!!!
-
Acredito que tenham assuntos mais importantes para o sul 21 tratar.
Uma boa pauta para debate é o que está no site da Fundação de Economia e Estatística - FEE. Aliás, é o órgão onde dona Dilma foi diretora - e é funcionária (aposentada?). Uma Fundação respeitável e, por princípio, independente, apesar de vinculada ao Governo do Estado.
Leiam: http://www.fee.rs.gov.br/indicadores/pib-rs/pib-trimestral/destaques/
-
E, por favor, não me façam tratar de política e campanhas novamente.


8 comentários:

  1. I - ESQUERDA, DIREITA. POIS É...
    Se você se antenar no seu município, irá verificar que grande parte dos petistas são filhos de arenistas; a Arena, partido que deu sustentação à ditadura, foi formada por políticos oriundos em grande parte da UDN – União Democrática Nacional; aí, quando você critica os governos do PT, alguns companheiros, por estar o PDT lá no Ministério do Trabalho, lhe acusam de usar o “discurso udenista”; até o Zé Dirceu, o mensaleiro- mor (não seria o Lula?), usa este expediente, mesmo sendo ele filho de um udenista (acham que não? Pesquisem); outros petistas filhos de udenistas: Fracklin Martins, Luiz Dulci, Freio Beto (aquele que, depois do mensalão, ao que parece, perdeu o rumo), os irmãos Vianna, lá do Acre; Vladimir Palmeira, que foi do PT, também era filho de udenista (Rui Palmeira; teve um irmão senador pela Arena, Guilherme Palmeira), hoje está no PSB (o PSB pré/64 originou-se de uma dissidência da UDN, chamada de Esquerda Democrática; tanto a UDN, quanto o PSB pré/64, eram anti-Getúlio Vargas); outro dia, quando citei num comentário de um post estes petistas filhos de udenistas, um companheiro desdenhou (Zé Dirceu e Frei Beto, filhos de udenistas. Menos), o que me fez pesquisar, encontrando um texto do famigerado Freio Beto, no qual ele cita que seu pai, além de ser udenista, era americanófilo.
    Aí mencionam a história de direita, muitas vezes citando o PSDB (nada tenho a ver com este partido); o PSDB é de direita? Em que esfera? Em todas? Tanto na esfera federal, quando na estadual e, também, na municipal?
    Ora,ora,ora.
    Segundo alguns, os partidos são assim classificados:
    Esquerda (PCB, PCdoB, PSOL).
    Direita (PR, DEM,PP,PSC).
    Centro-direita (PRB,PMN ).
    Centro-esquerda (PDT,PT,PPL,PSB,PSTU,PSOL).
    Centro (PTN,PTB,PMDB,PTL,PV,PSDB,PTdoB,PRP,PSL,PRTB,PSDC,PDS,PROS, PSD,PEN,SDD,PPS).
    Extrema-esquerda (PCO).

    ....continua

    ResponderExcluir
  2. II - ESQUERDA, DIREITA,. POIS É...
    ........ CONTINUAÇÃO
    Em relação ao PT, por exemplo, qualificado acima como centro-esquerda, o Zé Dirceu declarou, em 2002, diante de críticas de alguns membros do PT, em vista de uma aproximação com o PL, hoje PR (direita): nós já fomos para o centro há muito tempo. Já o Lula, por várias vezes, declarou que nunca foi de esquerda, afirmando que a maturidade o fez se afastar da mesma. Disse mais, querendo fazer pilhéria, quando recebeu prêmio da revista Isto É, em 2006: - Quem é mais de direita vai ficando mais de centro. Quem é mais de esquerda, vai ficando social-democrata. As coisas vão se confluindo de acordo com a quantidade de cabelos brancos que você vai tendo e de acordo com a responsabilidade que você tem. Não tem outro jeito. Se você conhecer uma pessoa idosa esquerdista é porque está com problema. Se acontecer de conhecer alguém muito novo de direita é porque também está com problema. Quando a gente tem 60 anos está no equilíbrio porque a gente não é nem um e nem outro.
    O José Luiz Pena, presidente nacional do PV, declarou certa feita que seu partido não era nem de esquerda, nem de centro e nem de direita, mas prá frente. Então tá.
    Por sua vez a Marina disse que em seu partido, a Rede, predominaria a horizontalidade, dando a entender, creio, que o mesmo não teria caciques, como se ela não fosse a “cacicona” do partido.
    Diz-se que uma pessoa está na horizontal, quando está deitada; também quando da inumação, que é a ação de sepultar um cadáver.
    Sou pedetista e acho engraçado, quando alguém afirma que temos que nos coligar com o PT, por sermos de esquerda. Em primeiro lugar é de se perguntar: os eleitores levam em conta isto na hora de votar? Depois podemos demonstrar que todo mundo coliga com todo mundo, em determinado momento.
    Em 2012 o PT (de esquerda? Centro-esquerda? Centro?) fez parte de coligações em 1.104 municípios, das quais o PSDB (centro; ou direita?) era partícipe; em 1.041 municípios onde o DEM (direita) era um dos coligados; em 1.531 municípios onde o PP (direita) era um dos integrantes.
    O PDT (centro-esquerda) participou de coligações com o PSDB (centro; ou direita?) em 1.523 municípios; com o DEM (direita) em 1.346; com o PP (direita) em 1.521.
    O PSB (centro-esquerda) fez parte de coligações com PP (direita) em 1.455 municípios; com DEM (direita) em 1.291; com PSDB (centro, ou direita para alguns) em 1.469.
    O PMDB (centro) participou de coligações com o PP (direita) em 1.739 municípios; com o DEM (direita) em 1.612; com o PSDB (centro, ou direita, segundo alguns) em 1.762.
    PSDB (centro? Direita?), DEM, PP municipais não tem nada a ver com o PSDB (centro? Direita?), DEM, PP estadual ou federal?
    Sendo considerados de direita em nível nacional e estadual, também o serão em nível municipal.
    Esta argumentação, de que não podemos nos coligar com este ou aquele partido, considerado de direita, porque somos de esquerda, ou centro-esquerda, geralmente é utilizada em nível estadual e federal, que tem visibilidade na mídia; lá no município a coisa é diferente, sendo utilizado o argumento “do fator local”. Ora, com fator local ou não, se o partido é considerado de direita em nível estadual e federal, repito, o será também em nível municipal.

    ResponderExcluir
  3. No meu comentário em duas partes, constou duas vezes Freio Beto, ao invés de Frei Beto; como ele sumiu, depois do mensalão, deve ter posto um freio em si.

    ResponderExcluir
  4. II – ESQUERDA, DIREITA. POIS É....
    ... continuação
    Em relação ao PT, por exemplo, qualificado acima como centro-esquerda, o Zé Dirceu declarou, em 2002, diante de críticas de alguns membros do PT, em vista de uma aproximação com o PL, hoje PR (direita): nós já fomos para o centro há muito tempo. Já o Lula, por várias vezes, declarou que nunca foi de esquerda, afirmando que a maturidade o fez se afastar da mesma. Disse mais, querendo fazer pilhéria, quando recebeu prêmio da revista Isto É, em 2006: - Quem é mais de direita vai ficando mais de centro. Quem é mais de esquerda, vai ficando social-democrata. As coisas vão se confluindo de acordo com a quantidade de cabelos brancos que você vai tendo e de acordo com a responsabilidade que você tem. Não tem outro jeito. Se você conhecer uma pessoa idosa esquerdista é porque está com problema. Se acontecer de conhecer alguém muito novo de direita é porque também está com problema. Quando a gente tem 60 anos está no equilíbrio porque a gente não é nem um e nem outro.
    O José Luiz Pena, presidente nacional do PV, declarou certa feita que seu partido não era nem de esquerda, nem de centro e nem de direita, mas prá frente. Então tá.
    Por sua vez a Marina disse que em seu partido, a Rede, predominaria a horizontalidade, dando a entender, creio, que o mesmo não teria caciques, como se ela não fosse a “cacicona” do partido.
    Diz-se que uma pessoa está na horizontal, quando está deitada; também quando da inumação, que é a ação de sepultar um cadáver.
    Sou pedetista e acho engraçado, quando alguém afirma que temos que nos coligar com o PT, por sermos de esquerda. Em primeiro lugar é de se perguntar: os eleitores levam em conta isto na hora de votar? Depois podemos demonstrar que todo mundo coliga com todo mundo, em determinado momento.
    Em 2012 o PT (de esquerda? Centro-esquerda? Centro?) fez parte de coligações em 1.104 municípios, das quais o PSDB (centro; ou direita?) era partícipe; em 1.041 municípios onde o DEM (direita) era um dos coligados; em 1.531 municípios onde o PP (direita) era um dos integrantes.
    O PDT (centro-esquerda) participou de coligações com o PSDB (centro; ou direita?) em 1.523 municípios; com o DEM (direita) em 1.346; com o PP (direita) em 1.521.
    O PSB (centro-esquerda) fez parte de coligações com PP (direita) em 1.455 municípios; com DEM (direita) em 1.291; com PSDB (centro, ou direita para alguns) em 1.469.
    O PMDB (centro) participou de coligações com o PP (direita) em 1.739 municípios; com o DEM (direita) em 1.612; com o PSDB (centro, ou direita, segundo alguns) em 1.762.
    PSDB (centro? Direita?), DEM, PP municipais não tem nada a ver com o PSDB (centro? Direita?), DEM, PP estadual ou federal?
    Sendo considerados de direita em nível nacional e estadual, também o serão em nível municipal.
    Esta argumentação, de que não podemos nos coligar com este ou aquele partido, considerado de direita, porque somos de esquerda, ou centro-esquerda, geralmente é utilizada em nível estadual e federal, que tem visibilidade na mídia; lá no município a coisa é diferente, sendo utilizado o argumento “do fator local”. Ora, com fator local ou não, se o partido é considerado de direita em nível estadual e federal, repito, o será também em nível municipal.

    ResponderExcluir
  5. Disseste tudo, amigo! parabéns por teus comentários, por teus questionamentos!

    ResponderExcluir
  6. Resumindo : cada dia me convenço mais de que o estado deve ser mínimo, mas bem mínimo mesmo, daí pode ser que alguns trabalhem uma vez que seja na vida e o país possa, finalmente, crescer.

    ResponderExcluir
  7. Hoje o ponto piadinha poderia ser da CCnadora. Engraçado, né? Perco o amigo, mas não perco a piada.

    ResponderExcluir
  8. Minha unica curiosidade é o que o futuro governo do PP no Estado do RS vai fazer com os pensadores do Partido (Deputados Federais, etc)

    ResponderExcluir