Terça, 25 de novembro de 2014



Atualizado diariamente até o meio dia.
Eventualmente, a tarde, notícias urgentes.









um Bom Dia! especial



Para  os  780 bravos funcionários de secretarias e órgãos de Porto Alegre que entregaram formalmente um pedido de abertura de CPI para  investigar as condições de atendimento à saúde e o "trabalho" do secretário Carlos Henrique Casartelli. O abaixo-assinado lista 14 fatos determinantes para a abertura da CPI. Para ser aceito o pedido de CPI, são necessárias as assinaturas de 12 vereadores.
Perguntinha: quantos processos Casartelli responde na Justiça?


Funcionários da Saúde "adoram" o Secretário Casartelli
Foto de Cristiane Moreira




ponto do dia



AMIGOS SÃO INDELETÁVEIS


O espaço hoje é do Gilberto Jasper,  jornalista.

Meu celular é um modelo simples. Fazer e receber ligações, enviar e receber torpedos. É o meu cotidiano. Mas é intensa a pressão para adotar um aparelho sofisticado que acesse as redes sociais. Colegas e familiares - principalmente os meus filhos, jovens adultos - cobram uma atualização tecnológica.
Dois temores impedem esta mudança: o temor de virar escravo, do tipo que acessa freneticamente as mensagens de texto, e o medo de perder parte (ou a totalidade) da minha agenda. É uma lista com mais de 400 nomes com os respectivos números, colecionados em mais de 30 anos de jornalismo.
Em busca de mais espaço reviso com frequência esta minha relação de contatos. Ultimamente esta rotina se transformou num doloroso exercício, gerando tristeza e depressão, e provocando reflexões sobre a vida.
Ao longo de 2014 estes sentimentos se intensificaram. Perdi inúmeros amigos, ex-colegas e conhecidos. Sábado, ao me despedir do jornalista Celito de Grandi num crematório de Porto Alegre, tiquei sozinho para me dar conta de quão efêmera é a vida.
Soube do falecimento do amigo Celito na sexta-feira à noite, pouco antes de dormir. Comentei sobre o fim abrupto das amizades que florescem ao longo da nossa existência.
- Tu tá é ficando velho, pai! – disse o Henrique, estudante de Jornalismo, 19 anos de muita energia, inúmeras expectativas e planos, mas com doída verdade.
Ele tem razão.
O avanço do tempo empresta sabedoria. Mas machuca ao tolher afetos forjados em nossas relações. Ao ministrar palestras e no relacionamento diário com estagiários enfatizo a importância de valorizar os amigos. Eles nos socorrem nos momentos de dificuldade, são apoio quando uma demissão nos coloca à beira da depressão e representam eterna esperança de recomeço.
Cargos, bons salários e posições de destaques são temporários. Só permanecem os verdadeiros afetos. Por isso sofro tanto com a perda de amigos de longa data ou as recentes amizades promissoras.
Amigos são “gente guardada no lado esquerdo do peito”, escolhidas por vontade própria. O laço que nos mantêm unidos independe da frequência dos encontros. O sentimento supre as ausências que se torna definitivo quando o círculo da vida se rompe.
Por medo de perder contatos tenho enorme dificuldade em aceitar a perda, sou cético em acreditar que um amigo se foi. Nego-me a deletar nomes da minha agenda do celular. Um dia - quem sabe? - talvez, descubra-se ter ocorrido um engano. Eu não me perdoaria se não tivesse como ouvir outra vez a voz das pessoas que foram inesquecíveis na minha vida.



* * * * *



ponto da reflexão



Quando ouço no noticiário o quanto foi roubado da Petrobras, sinto saudade do governo Itamar Franco.
Ele quase foi derrubado por causa de uma xoxota...

Auber Lopes de Almeida, jornalista





* * * * *



ponto da perguntinha



Chega a ser constrangedor o silêncio dos vereadores de Porto Alegre com relação ao jogo de braço entre Prefeitura e ATP, a associação dos empresários de ônibus.
Por que não se manifestam, por que não defendem posições?
Não posso acreditar no motivo que me contam.
-
O espaço está a dispsição.



* * * * *



ponto midiático



ATENÇÃO PARAQUEDISTAS!




Trabalhei muitos anos na Assembleia Legislativa. E SEMPRE me impressionou uma jornalista "vendendo" para os colegas o deputado estadual José Ivo Sartori. Isso lá na década de 80.
Era a Eunice Flores, que está ao lado do governador, de óculos.
Quando começam a especular nomes e mais nomes para exerceram funções no Palácio Piratini sempre falo na Eunice. Pode exercer qualquer cargo.
Hoje ela está na Prefeitura de Porto Alegre - informação do seu perfil no facebook.
(A conheço desde que foi repórter da TV Pampa. Acredito que nem ela se lembra que trabalhou lá!)

--

DUDU/DUDA ESTÁ ENLOUQUECIDO!! - Ele mesmo, o presidente jovem e tímido do Grupo RBS.
Não satisfeito em "ganhar" todos os prêmios imagináveis no RS, Dudu/Duda quer mais.
Me contam que ele teve um ataque apoplético quando viu o seu chefe Roberto Irineu Marinho presidente do Grupo Globo, recebendo o Grammy de  Personalidade Mundial da Televisão, em evento realizado em Nova York.
- EU QUERO UM PRA MIM!! EU QUERO UM GRAMMY!!
Outros "executivos" comedores de sucrilhos com nescauzinho tentaram, em vão, comentar que o Grammy não é uma premiação como as que ele está acostumado.
Estava inconsolável!
Coitado!!

--

GENIAL!! O CÚMULO DA PRECISÃO!! 1.005 - Recebo:



--

DA "PRODUTORA DE CONTEÚDO" - Na matéria do ZH, sobre a prisão de um tal de Gordo, no Paraná:

A polícia identificou vários tipos de crimes praticados. Chamaram a atenção dos agentes o uso e falsificação de documentos falsos para tentar regularizar na Marinha do Brasil uma lancha roubada. Os outros crimes são roubo, furto e clonagem de veículos, estelionato e furto e roubo de embarcações.

--

ESCOLA ZH - Agora, os "executivos" comedores de sucrilhos com neucauzinho também fazem escola.
Em Novo Hamburgo a coisa é assim.
Recebo:

Trata-se de um executivo comedor de sucrilhos com toddynho, Eduardo Gusmão, filho do Mario Alberto Gusmão, co-fundador do Grupo Sinos.
Na sexta-feira mais dois foram "desligados" do Grupo: os: fotógrafos Néia Dutra e Rodrigo Rodrigues.
No início do ano, Eduardo ficava indeciso se andava com a Porsche branca ou com a Porsche preta...

--

ESCOLA ZH NO CP


--

ALÔ FLÁVIO DUTRA E DEMAIS APRECIADORES DE CALDÁVEIS!

Olha o biquinho!!






* * * * *



ponto g



NADA COMO TER LEITORES ATENTOS!
TODO MORADOR DE PORTO ALEGRE TEM QUE SABER DISSO - Ontem publiquei isso:

PREFEITURA X CEEE - Na sexta retrasada funcionários da CEEE cortaram, na Rua da República, os galhos dos jacarandás que atrapalhavam os fios. Fizeram montes dos galhos e os dias foram passando e ninguém aparecia para recolher.
Alguns ligaram para a SMAM e DMLU. Funcionários dos dois foram definitivos: se a CEEE cortou tem que recolher. Por sua vez, os funcionários da CEEE diziam que a coleta era responsabilidade da Prefeitura.
Pois bem, neste domingo, um caminhão da CEEE apareceu para retirar os galhos. Era equipado com um pequeno guindaste para "transportar" os galhos da calçada para a caçamba.
Coisa de funcionário público preguiçoso: os galhos que caiam, no "transporte" eles não juntavam.
Outra: uma pitangueira atrapalhava o "transporte" do tal guindaste. Não tiveram dúvida em passar a motoserra nos galhos que "atrapalhavam.
-
Fiquei matutando: quando uma árvore cai, durante um temporal, os barnabés informam que somente São Pedro tem que retirar o "indivíduo arbóreo"?
--
Aí o competente Marco Aurélio Souza envia:

http://www.ceee.com.br/pportal/ceee/Component/Controller.aspx?CC=65799
04/06/2014
Convênio entre CEEE e Smam melhora gerenciamento de poda de árvores em Porto Alegre

A Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) assinaram, nesta quarta-feira, 04, um convênio que traz avanços no gerenciamento dos resíduos de árvores que sobram após o trabalho de poda junto às redes de energia elética. Segundo os técnicos das duas instituições envolvidas no trabalho, além de melhorar a limpeza da cidade, a partir dessa parceria, será possível ampliar o reaproveitamento de material orgânico gerado nesse processo, evitando desperdício de matéria-prima que acabaria descartada em aterros sanitários. Somente na Capital, por mês, através da desobstrução de árvores e redes elétricas, a CEEE é responsável por 260 toneladas de resíduos.

O documento foi assinado pelo secretário do Meio Ambiente, Cláudio Dilda, pelo procurador-geral do Município, João Batista Linck, pelo diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), André Carús, pelo diretor-presidente do Grupo CEEE, Gerson Carrion de Oliveira, e pelo diretor de Distribuição da CEEE, Guilherme Toledo Barbosa. O convênio disciplina e possibilita à concessionária de energia a execução de podas de árvores que estejam interferindo no bom funcionamento do sistema elétrico, substituindo as autorizações pontuais e garantindo o correto manejo da arborização e o destino adequado para os resíduos. A promotora de Justiça de Meio Ambiente Ana Marchezan e o gerente Metropolitano da CEEE-D, Marcelo Paludo, assinaram como testemunhas.

Pelo acordo, as equipes de poda da CEEE deverão passar por capacitação de 16 horas/aula antes do início das atividades e serão acompanhadas por técnicos agrícola, florestal ou agropecuário para realizar o serviço. Entre os destaques do convênio está a cláusula que proíbe a poda que mutile ou desequilibre a copa do vegetal. Os galhos podados devem ser recolhidos imediatamente após a realização dos serviços programados e levados para a Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) do DMLU, onde serão triturados. A CEEE irá instalar, até o final deste ano, na UTC, um equipamento para triturar os galhos, facilitando os processos de compostagem e destino final.

O presidente do Grupo CEEE, Gerson Carrion de Oliveira, destacou que esse convênio segue um dos objetivos da Empresa, que é melhorar constantemente a qualidade do fornecimento de energia elétrica e diminuir o número de interrupções. Ele acrescentou que, na região Metropolitana, a CEEE-D possui ações dessa natureza com as Prefeituras de Butiá, Charqueadas, Eldorado do Sul, Guaíba, São Jerônimo e Viamão, e já há negociações semelhantes também para efetivar parceria com a administração do município de Alvorada.

O diretor de Distribuição da CEEE, Guilherme Barbosa, acrescentou a adoção de outras ações que estão sendo implantadas pela Companhia para reduzir interrupções de energia elétrica, como a construção de redes compactas e ecológicas, que utilizam tecnologia mais adequada em locais que possuem grande arborização. A Capital gaúcha, por exemplo, segundo dados da administração municipal, conta com 1,3 milhão de árvores plantadas nas vias urbanas.

Recentemente, também, houve assinatura de termo de cooperação técnica entre a Regional da Companhia de Rio Grande com o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura Municipal.
Responsabilidades ajustadas pelo Acordo:

Cabe à CEEE:
- Executar as podas programadas mediante acompanhamento de técnicos agrícolas, florestal ou agropecuário;
- Evitar a poda de galhos que abriguem ninho habitado de aves e informar a Smam para a adoção dos procedimentos adequados;
Efetuar o imediato recolhimento dos resíduos de vegetais após a execução dos serviços programados e no prazo de 24 horas, em caso de podas emergenciais;
- Informar à Smam, semanalmente, a localização das turmas de poda e os serviços a serem executados;
- Encaminhar à Smam, mensalmente, relatório das intervenções realizadas, detalhando a data da intervenção, o nome do logradouro com numeral e a quantidade de vegetais podados;
- Realizar a divulgação dos serviços de poda por meio da instalação de placas informativas, com os dizeres: “veículo trabalhando a serviço da CEEE”;
- Realizar capacitação com no mínimo 16h/aula dos colaboradores que irão efetuar os serviços de poda;
- Adquirir, instalar e ceder ao DMLU, na forma de comodato, equipamento para a trituração de galhos;
- Elaborar projeto da rede elétrica, especificando o transformador para a instalação do triturador.

Cabe à Smam:
- Dispensar a CEEE da necessidade de requerer autorizações pontuais para cada intervenção arbórea. As regras, porém, não se aplicam às espécies vegetais consideradas em extinção, tombadas ou localizadas em Áreas de Preservação Permanente, exceto quando em casos de emergência ou iminente risco elétrico;
- Fiscalizar as podas realizadas pela CEEE;
- Atender, com prioridade, quando solicitadas pela CEEE, as podas para instalação de ramais elétricos e novas unidades consumidoras;
- Disponibilizar no site da Smam, todas as segundas-feiras ou no primeiro dia útil subsequente, as informações repassadas pela CEEE a respeito dos bairros onde ocorrerão as podas previstas para aquela semana;
- Planejar e executar a arborização urbana sob as redes elétricas através de espécies compatíveis com os serviços de energia elétrica;
- Adquirir e instalar o transformador com a rede elétrica necessária para a operação do triturador, de acordo com o projeto e as especificações técnicas repassadas pela CEEE.

Compete ao DMLU:
- Receber os resíduos de poda da CEEE durante a vigência do convênio, conforme quantitativos previstos no Plano de Trabalho, sendo que o recebimento dos resíduos de podas somente ocorrerá após a conclusão da obra de instalação do triturador;
- Realizar a triagem, o transporte interno (lenha, rejeito, composto), trituração e compostagem dos resíduos de poda realizada pela CEEE;
- Dispensar a CEEE do pagamento de tarifa de trituração, compostagem e manutenção para o recebimento dos resíduos de poda;
- Realizar as manutenções necessárias ao funcionamento do triturador;
- Elaborar projeto civil para a construção de galpão e encaminhar à CEEE para a inclusão do projeto elétrico com as especificações do triturador;
- Realizar os procedimentos necessários (projeto básico, licitação e contratação) para a construção e adequação do galpão, visando à instalação e operação do triturador de galhos.

O novo convênio tem validade de 60 meses e a estimativa é de que o galpão e o triturador estejam em funcionamento até o final do ano.

Fonte: Grupo CEEE e SMAM - Foto: Guga Marques



* * * * *



ponto da piadinha






--

Marcão era um antigo funcionário de uma cervejaria.
Ele era feliz no trabalho, embora seu sonho fosse ser degustador de cerveja, bebida que tanto adorava.
Certa vez, trabalhando no turno da noite, ele caiu dentro de um tonel de cerveja.
Pela manhã, um diretor deu a triste notícia:
- É com profundo pesar que informo que o Marcão se desequilibrou, caiu no tonel de cerveja e infelizmente morreu afogado.
O delegado sindical pergunta:
- Meu Deus! Imperícia da empresa! Será que ele sofreu?
O diretor responde:
- Acredito que não! Segundo as imagens da câmera de segurança, ele chegou a sair três vezes do tonel para urinar.



* * * * *



ponto final










2 comentários:

  1. Previdi o prêmio que falas é o Emmy. O Grammy é da música. Mas talvez o jovem/tímido tb ache que mereça ganhá-lo ...kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Cecília Malan, o mais delicioso sotaque carioca chiado da televisão brasileira. (já que a Christiane Pelajo foi perdendo o seu ao longo de 9 anos em SP...)

    ResponderExcluir