Terça, 24 de novembro de 2015



Atualizado diariamente ao meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.









O LEITOR DO DIA


Talvez alguns leitores não conheçam o Luiz Gonzaga Veras Mota.
Ele não está sempre na mídia. Mas é bola cheíssima.
Me disse que quando dá tempo lê o Blog do Prévidi
Trata-se do presidente do Banrisul


Bom dia, Luiz!






Semana do Tango


Moderno.
Assistam aos dois. E escolham o melhor.
Gosto muito dos dois. Mas o segundo é pra liquidar.











mundo midiático


CONFERI A NOVA TV COMUNITÁRIA.
DE CARA, UM ET


Pode ser o logo da TV comunitária, não?



Liguei na TV comunitária logo depois das 19 horas e enquanto arrumava a imagem parei para ver quem falava. Não deu para reconhecer, mas fiquei com a nítida impressão de que era um ET que dizia estar de cueca. Negócio estranho.
Bons apresentadores. Descontraídos. Parecem atores. Ou estudantes.
De cara me pareceu uma programação especialíssima para a geração brechó/natureba/ciclista, aquela garotada certinha, que acha que tá todo mundo errado e só eles sabem tudo. Os mesmos que adoram dar esmola para craqueiros.
Algumas partes lembram aquele programa do Adnet na Globo, com trechos de músicas, comerciais, etc.
-
Mostraram uma reunião de pauta.
Todos que falaram eram pessoas normais. Nada de gracinhas.
Ah, sim, a chefe da TV comunitária não estava em Porto Alegre. Só falava numa tela. Aliás, dizem que ela raramente vem à capital gaúcha.
-
Na real, querem que as pessoas mandem vídeos, qualquer coisa.
E esse negócio que falei na sexta, dia 20: JORNALISMO DE WHATSAPP, TWITTER, FACEBOOK E OUTRAS MUMUNHAS.
Ou seja, não precisa uma porrada de repórteres, redatores, cinegrafistas, técnicos.
-
Legal que dê certo.
Até há pouco tempo se falava muito que a TV comunitária seria fechada.
-
Cá entre nós: vi um ser dando um depoimento que vou te contar.
-
Larguei. Fui ver a Juliana Paes.
-
Mais tarde dei algumas passadas por lá.
Tinha um debate e reconheci - imagem ruim - o Lauro Quadros e a Flávia Moraes. Tomavam chimarrão e falavam de modernidades.
Depois assisti uma pessoa cantando, afinadíssima.
Na última passagem, duas moças dançavam e se beijavam, e falavam de amor. Depois um casal tradicional fazia o mesmo.
-
Ontem recebi uma opinião interessante:
Caio muito no riso toda vez que anunciam algo que apresenta "um novo conceito de ________ e ________" (preencha com absolutamente qualquer coisa). Continua divertido.
-
Outra:
No novo conceito, a programação é baseada em uma rotina de semana que não pode ser mais clichê: sexta: balada; sábado: viagens; domingo: churrasco, futebol, etc, etc. Desculpa, minha semana não é "tão inovadora" assim.
-
Pra encerrar:
"... é uma TV comunitária após o raio gourmetizador."


--


mundo cruel

Falta culhão!

Como é que esses donos e diretores da tal Samarco não estão em cana!!
Ontem deu nojo ver o CQC. O repórter na frente de um diretor e o cara não falava, não disse uma palavra. Apenas passou o celular para uma burocrata, da assessoria de imprensa. A mulher era tão ridícula que falava assim: "Qual a sua demanda, nós vamos atendê-lo".
Esse bandido tinha que estar em cana!
-
Enquanto isso, o STF está decidindo se transsexuais podem usar banheiros públicos feminimos.
-
Olha esse canalha, bandido também:

(clica em cima que amplia)


-
Aí dá uma olhada no amontoado de bobagens que a nossa presidente fala:
https://www.facebook.com/BelezasCapixabasBrasil/videos/1183255031689116/?fref=nf


--


mundo político

Oportunismo!

Do jornalista João Carlos Machado Filho (joaocarlosmachadofilho.blogspot.com):

Quando saiu do governo, em 2003, o petista Olívio Dutra passou a receber a pensão de ex-governador. Durante 12 anos recebeu, todos os meses, sem dizer uma só palavra contra. Agora, quando seu partido precisa de qualquer coisa para justificar os erros cometidos pelo governo federal, e tentar recuperar um pouco do prestígio entre os eleitores, ele dá entrevista afirmando que é a favor do fim da pensão "indevida" que é paga aos ex-governadores.
Se é indevida, 'cumpanhero', não seria mais honesto ter doado a pensão para uma instituição de caridade, por exemplo? Aproveitar a pensão durante 12 anos e só agora declarar que é indevida, soa como um oportunismo hipócrita.
Antes que alguém pergunte, informo que sou contra o pagamento de pensão vitalícia. Acho que até pode ser justo pagar durante um tempo, a vida toda não!.


--


mundo vizinho

Imagina agora: o cara se elegeu no domingo 
e já estavam sacaneando a bela mulher dele

Do www.nexofin.com, de abril de 2015:

Polémica: famosa revista española define a la esposa de Macri como una "insaciable en la cama"




La revista española Vanitatis indicó que Juliana Awada, la esposa de Mauricio Macri, es “insaciable en la cama”. Así lo reveló en una nota sobre aspirante a Primera Dama, y según indicaron, es el mismo Macri quien considera así a su mujer.
Por otra parte, la misma revista indicó que Juliana es fanática de los bolsos grandes y los relojes caros.
Según afirmaron en la publicación, sus bolsos preferidos son los de Birkin de Hermès, la misma marca que consume la presidente Cristina Fernández de Kirchner. A la hora de los relojes, Awada elige un clásico: la marca Rolex.
El actual jefe de Gobierno de la Ciudad no es el primer marido de la diseñadora. Cuando tenía tan solo 23 años, Juliana se casó con el millonario conde belga Bruno Barbier.
Este hombre se convirtió en el padre de Valentina, la primera hija de Awada. Y no le falta el dinero: el conde tiene una fortuna estimada en 400 millones de euros, según indicó el diario Clarín. Hoy, Macri y Awada comparten el amor de Antonia, la única hija de la pareja.
En relación a las posibilidades de su esposo de ser el próximo presidente de la Argentina, Awada no lo duda: según indicó, se mudarán a la residencia presidencial de Olivos si Mauricio es elegido en octubre.


--


mundo midiático 2

Variadas

LIVRO DO RAUSCH - Recebi da Editora da Universidade de Caxias do Sul o livro "O Jornalismo Sensacionalista na Imprensa Gaúcha", do jornalista Fábio Rausch. Trata-se de uma versão revista e ampliada da dissertação de mestrado em Comunicação na PUC. Rausch analisa 30 anos de coberturas.
Vou ler e depois comento.
Contatos com o autor pelo fabiorausch@yahoo.com.br

-
QUE FEIO!! - Dê uma olhada. Inacreditável: http://minutoprodutivo.com/brasil/emissora-chama-deficiente-visual-de-racista-e-gera-polemica
-
NEÓFITOS - Impressionante. Repórteres, redatores, editores e apresentadores (alguns) se acham tão brilhantes que não fazem nem mesmo uma mera pesquisinha no Google. Ontem, o chefão de uma rádio gaúcha deu uma mijada, com toda razão:
(clica em cima que amplia)



-
URUBU CANSADO - Leio que aquela repórter da Globo, que vive na Itália (sempre de preto, cara e voz de tédio) vai perder a boquinha. Outro dia, depois dos atentados em Paris, ela disse em pleno Jornal Nacional que estava muito cansada. Urubu cansado ao vivo!!
-
PÉROLA - Do jornal popular:

Ônibus depredados no Gre-Nal
renderão prejuízo de R$ 20 mil 
-
PÉROLA 2 - No CP:


-
PÉROLA 3 - Ainda o jornal popular. UM FILHO DA POLÍCIA!!

Polícia encontra filho desaparecido em Canoas

-
NA ALDEIA - Dois jornais de Porto Alegre cheios de imaginação!! (no primeiro, veja a criatividade da cor que está escrito INTER)




--


porto alegre abandonada

Como sempre, só para os amiguinhos

Amanhã, a prefeitura de Porto Alegre formalizará a criação do Escritório Municipal de Apoio à Produção Audiovisual – Porto Alegre Film Commission (ui!!). Oficialmente servirá a captar, coordenar e servir de agente facilitador para produções audiovisuais nacionais e internacionais na Capital nas áreas de cinema, publicidade, documentários e novelas, promovendo o destino Porto Alegre para essas atividades e - a grande piada - fomentando o turismo cinematográfico local.
-
Por falar em turismo, o que faz a Secretaria de Turismo de Porto Alegre?
E A DECORAÇÃO NATALINA?


--


mundo da comunicação

Mudanças no portal

Após constatar que cerca de 40% dos acessos a seu site são feitos via aparelhos móveis, a Oi promoveu uma reformulação completa de seu portal (www.oi.com.br), que se tornou mais ágil e responsivo, ou seja, ajustável a qualquer aparelho que acesse a internet, seja celular, tablet, computador ou mesmo TV. A reformulação do portal foi feita a partir de estudos do comportamento do cliente para identificar suas preferências e expectativas em relação ao atendimento digital. Uma das principais mudanças foi a redução do número de templates do portal de 96 para 6, facilitando a navegação e a visualização das ofertas.
O portal aboliu completamente os banners tradicionais, priorizando o conteúdo dinâmico e adaptado ao contexto e perfil de consumo dos usuários. A Oi simplificou ainda mais a navegação, agrupando as principais páginas em apenas três templates: Home, Planos e Atendimento. Além disso, a abertura do site não vai mais pedir ao usuário informações sobre a sua localização, pois utiliza um recurso de geolocalização, permitindo identificar automaticamente o local de acesso, trazendo o conteúdo adequado para o usuário.
-
Atualmente o canal  Minha Oi, portal de relacionamento digital, tem 7 milhões de clientes cadastrados, que gerenciam um total de 18 milhões de terminais. Esse canal digital hoje já representa 40% do atendimento ao cliente (customer care)  da empresa e a previsão é que os canais digitais respondam em 2 anos por 65% do autoatendimento e 15% das vendas* da Oi, por isso o investimento no portal,  plataforma que suportará esse crescimento do negócio.

--


mundo midiático 3

Aulinha do Professor Renato Kern, o Rekern:

Ontem me referi a expressão "pauta 500" nas Variadas do mundo midiático - "picaretagem sofisticada".

COMO SURGIU A EXPRESSÃO PAUTA 500

No baixamente do jornal, as laudas das matérias eram literalmente embrulhadas na folha de diagramação e nela era colocado com o lápis azul oleoso o número da página 01, 02, 03…, as matérias de adianto tinham a numeração 201, 202, 203… e as de interesse da empresa levavam a numeração 501, 502, 503…mas não eram só as de interesse comercial, as contra o aeroporto de Belém Novo também eram matéria 500, o falecido dono da Zero Hora tinha uma chácara no fim da pista, só separados pela estradinha que levava a Belém. morria de medo de que um teco-teco falhasse  na decolagem e caísse sobre sua posse. Hoje ali é o Terraville. Faz uns 40 anos em que trabalhamos junto naquela redação.


--


mundo esportivo




Agora é oficial: BOTAFOGO É CAMPEÃO!!
E antecipamos como será a nudez da Maitê Proença!!

Calma, muita calma nesta hora.
Não esqueça que ela está com quase 60 anos.






--


mundo das piadinhas






8 comentários:

  1. Assisti o tal Octo, mas ficou a sensação de um octógono (ringue de oito lados do UFC). Imagens brigando com apresentadores-atores, pautas incensando os menestreis da RBS, Rech, Flávia, etc.), caras e bocas das âncoras.Toda inovação é bem-vinda, mas ficou evidente que as reportagens 500 são vendidas de acordo com o aporte comercial na emissora. Pura direção publicitária. Ficar refém de uma programação sem grade, então vou me jogar na internet que é melhor. Só não consegue ser pior que o tal Mídia Express da própria TV Com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também assisti ao tal Octo; como sou velho, pareceu um tape, até pelas imagens borradas, desfocadas do "Perdidos na Noite" da década de 80 na TV Band, com vantagem para o Perdidos: ao menos tinha um âncora fixo!

      Excluir
  2. Bem mal informado esse tal João Carlos Machado Filho. Oportunismo é falar de um homem honrado pra seguir a modinha de bater no PT. Me lembro perfeitamente do governador ter se manifestado logo após sair do governo que sim era contra a pensão que iria receber. Se não me falha a memória creio ter declarado que iria devolver a grana aos cofres. Mas, jornalista de Facebook, mero repetidor de meias informações, não se deu o trabalho de averiguar, ligar pro governador e perguntar o que ele faz com a grana que recebe... Nem vou no google tentar achar essa declaração pq não vou fazer o trabalho que esse dito "jornalista" deveria ter feito. Assinado: Andres Vince

    ResponderExcluir
  3. De pronto e, sobre o assunto em epígrafe, ressalto que não conheço pessoalmente o Jornalista João Carlos Machado Filho. E tampouco atuo como advogado. Porém e, mesmo sem ser solicitado, penso ser justo comentar que apreciei o tópico aberto pelo José Prévidi, assim como igualmente apreciei o relato do João Carlos em seu blog.
    Sim, eu quero comentar. Primeiro, porque, na última vez que chequei, constatei que moro em um democrático país do continente conhecido como America. Segundo, por saber que manifestações pró e/ou contra determinados assuntos/atitudes são aceitas (mas, como precaução nunca é demais, consultei um querido amigo da área Jurídica, Dr. Afrânio – McMann & Tate – que, sem delongas, garantiu-me que manifestações sobre atitudes são bem vindas. Desde que dentro dos ditames da boa-educação e afins. Afinal, divergências conceituais podem muito bem serem vistas como saudável exercício de democracia).
    Em terceiro lugar, acrescento que nada de vi de ‘errado’ na atitude do João Carlos em termos de comentar assuntos referentes ao político. Mais que óbvio, manifestar opinião e indagar situações não é apenas direito de jornalistas competentes e renomados como o João Carlos, mas intransferível dever por parte de pessoas que, como eu, também almejam um mundo justo.
    Por ultimo mas, não menos importante, ressalto que o João Carlos certamente tomou conhecimento da crítica e certamente liquidou o assunto sem precisar de minha ajuda. Porém, pelo fato de admirar todo e qualquer profissional do Rio Grande do Sul detentor de competente currículo, não me custa ressaltar suas qualidades. E igualmente solicitar que, se ainda der tempo, que a ‘atitude’ dantes destilada, seja corrigida. Posto o fato de que costumo guardar arquivos de reportagens de assunto público – o Prévidi sabe que tenho o costume de guardar incontáveis páginas de jornais e revistas ( = sou a prova viva de que é possível uma pessoa acumular montanhas de papel sem que isto demande esforço para futuras consultas) –, confesso que procurei reportagens nas quais poderíamos constatar se o político efetuou doação de ao menos PARTE da fortuna angariada. Porém, até o momento, nada encontrei.
    Cedo o beneficio da dúvida: pode haver registro de repasse em reportagens das chamadas mídias eletrônicas – TV e/ou websites de internet. Então, se houver, registro pedido para que tal ‘momento’ ( = doação do salário para entidades) seja aqui compartilhado. O Prévidi, democrático como sempre, certamente abrirá espaço para sanar uma duvida que deixa muita gente intrigada...
    With kind regards,

    Paulo McCoy
    Jornalista & Pesquisador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Louvo a longa e bem fundamentada defesa em favor do colega jornalista. Porém, tudo que foi explanado aqui, é o que está sendo negado ao ex-governador, que é o direito de se manifestar, receba ele a pensão ou não. (desculpe pela não identificação no comentário, mas a ferramenta do site não funciona, para que me identifique adequadamente). Ass. AndresVince

      Excluir
    2. Ao resgate da verdade então: A única referencia que encontrei sobre o assunto é essa em que disponibilizo o link logo mais abaixo. Onde o próprio ex-governador confirma o recebimento da pensão, e que pelo menos "parte da fortuna" vai pro partido, não esclarecendo qual a dimensão dessa parte:

      "Dutra aposentou-se no Banrisul, o banco estadual, com salário de 3.020 reais-. Somado ao vencimento mensal de 18.127 reais de ex-governador, ele leva uma vida tranquila. “Mas não mudei de padrão por causa desses 18 mil. Além do mais, um porcentual sempre vai para o partido. Nunca deixei de contribuir.”

      Excerto retirado de: http://www.cartacapital.com.br/politica/olivio-dutra-o-anti-palocci

      Julgo esclarecida a questão, apenas reitero que a posição da nota deixou, subjetivamente, a ideia que o ex-governador estava sendo hipócrita ao criticar a pensão, estando ele recebendo a dita. Foi essa atitude que condenei, jamais o fato da livre manifestação, a qual julgo o governador também gizar de pleno direito. Com certeza, deveria ter esperado outro momento para tecer o comentário, o fiz de cabeça quente e talvez tenha pesado a mão na crítica. Por isso e em respeito ao alto nível do debate, peço desculpas ao jornalista por te-lo ofendido. Ass. Andres Vince

      Excluir
  4. Engraçado é que tem mais uns 6, 7 que levam essa pensão.

    Nenhum se absteve de recebê-la.

    A maioria ainda milita na política, muitos desta maioria bradando discursos de imoralidade, etc.

    Mas nunca propuseram redução de vencimentos do Legislativo (que não gera nenhum valor e recebe montas obscenas).

    Aí, por mera coincidência, o único "achacador" do Rio Grande é o senhor do partidão.

    E depois dizem que a indignação não é seletiva.

    Não me venham com churumelas,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudemir,
      Temos, por dever de honestidade intelectual, de afirmar, elevando este fato!, que o ex-senador Pedro Simon, enquanto senador, não recebia a aposentadoria de governador. Houve um pequeno lapso de tempo, há uns 5 anos, em que sua esposa (nova esposa), não entendendo estas questões de ética, moralidade, exigiu dele o recebimento do "justo direito"; Simon cedeu, houve criticas, preferiu se indispor com a esposa, e acabou cancelando o estipêndio extra. E, falando em ética, o Sr. Jair Soares, um dos piores políticos que este estado já teve, há uns 15 anos já recebia um total de 66 mil reais/mês relativos às aposentadorias das funções: funcionário público estadual, deputado estadual, deputado federal, e, por fim, governador. Hoje deve estar em uns 120 mil reais/mês; é só checarem!
      Abraços e "vida longa ao Senador Pedro Simon, a ética elevada à enésima potência".

      Excluir