Quarta, 15 de junho de 2016




Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.










AS BACTÉRIAS ME ADORAM





Mais uma vez estou em guerra contra elas.
Mais uma vez em um dedo do pé.
Anti-inflamatório, antibiótico, curativos, perna pro ar, etc.
Imaginem o meu humor.
Feia a coisa.






mundo abandonado



AÍ NÃO DÁ!! ESTÃO LIQUIDANDO
COM O EXCELENTE SAMU! FALTA TUDO!


Uma triste realidade brasileira


Já escrevi várias vezes que o SAMU é um dos poucos serviços que funcionam bem em Porto Alegre. Já usei duas vezes para familiares, há alguns anos, e o atendimento é rápido e competente. Mas há um bom tempo a situação piorou muito - assim como tudo em Porto Alegre.
Faltam de médicos reguladores e o sucateamento de ambulâncias é flagrante e devasta e determina o desmonte do SAMU não apenas em Porto Alegre mas em todo o Estado.
Para terem uma ideia, apenas em 2015, 30 profissionais pediram demissão pela falta de condições de trabalho.
Luz no fim do túnel: o SIMERS negocia contratação de mais médicos reguladores. As negociações avançaram com a Secretaria Estadual de Saúde. O diretor-geral da Secretaria, Francisco Bernd, afirmou que vai pedir ao secretário João Gabbardo que interceda junto ao governador José Ivo para que as contratações sejam feitas, para garantir o número adequado de médicos para o trabalho.
-
Segundo material do SIMERS - Sindicato Médico do RS -m médico, que optou por não ser identificado, detalhou como é trabalhar no SAMU. “A nossa função é, com poucos recursos, fazer o melhor possível. Só que chegamos a um ponto absurdo. Não há como gerir esta situação caótica. Como médico, é realmente triste falar diretamente com uma pessoa, ouvir o desespero do outro lado da linha, a tentativa de salvar um familiar, e não ter como resolver. É um fracasso, parece que não estamos cumprindo nosso papel por todo um sistema ineficiente que se estabeleceu”.
A essência do trabalho dos médicos reguladores é prestar o primeiro atendimento por telefone e encaminhar, conforme a necessidade, uma ambulância munida de médico e equipe para dar continuidade ao salvamento da vítima. A realidade é que com um sistema precário, muitas vezes sem veículos ou profissionais suficientes e sem leitos nas instituições de referência, o médico regulador se vê em um beco sem saída. A solução é orientar as pessoas a prestar socorro e procurar ajuda na unidade de saúde mais próxima, mas isto não torna a tarefa mais fácil. Pelo contrário, coloca o profissional numa situação de frustração absoluta por ser incapaz de fornecer à vítima o serviço na sua totalidade.
Para ele, os piores atendimentos são estes, quando não há recursos para enviar para a vítima, casos que têm ocorrido com frequência. “Nós decidimos, por telefone, pela vida de outra pessoa o tempo inteiro. Tomamos condutas que definem a vida de alguém e fazemos isso levando em conta os recursos escassos. A maioria dos municípios têm apenas uma ambulância. Se eu mandar uma ambulância para um caso não tão grave neste local, estou arriscando perder alguém que logo, daqui cinco minutos, vai realmente precisar do serviço”, pondera.
O médico se emociona ao lembrar dos inúmeros casos que ele e os colegas têm atendido nos últimos tempos e que denotam a falta de estrutura na saúde pública de todo o estado. De um lado, as cidades do interior com poucos hospitais como referência. De outro, a superlotação nos leitos da capital que desafiam os reguladores: para onde mandar mais um caso grave atendido pelo SAMU? “A saúde na Grande Porto Alegre e no interior tem piorado muito. Vamos exemplificar: imagine uma cidade pequena sem condições de atender um caso grave, como um infarto, por exemplo. Essa localidade tem como referência uma instituição de maior complexidade, mas a verdade é que estes locais estão lotados. Se chega um infarto em um município pequeno, o médico que o recebe não consegue enviar para a referência e quando ele não consegue encaminhar para lugar algum, ele liga para nós do SAMU. Ou seja, ele usa um recurso que existe, o chamado vaga zero, nos liga e explica a situação. Isso era algo que até dois anos atrás acontecia esporadicamente. Num plantão de 12 horas, tinha um pedido de vaga zero ou até mesmo nenhum. Hoje, um médico regulador, durante um plantão de 12 horas, recebe quatro ou mais pedidos de vaga zero, então temos que pegar este paciente e encaminhar para um hospital que já não tem vagas. Vamos ligar para um colega e dizer que estamos enviando um paciente em situação delicada, mesmo que ele não tenha espaço e equipamentos para receber esta pessoa”, conta.
-
O especialista cita detalhes de um fator importante: o sucateamento de ambulâncias que ficam estragadas e fora de ação por meses em diversos municípios. Foi o caso recente de Santa Maria. Dos quatro veículos existentes na cidade, dois ou três estiveram estragados ao mesmo tempo em várias ocasiões, limitando o atendimento a apenas uma equipe. Pinhal, no litoral norte, ficou sem o serviço por quase dois meses em função do conserto das duas ambulâncias. Ainda assim, a população precisa e segue fazendo contato com o serviço. “Essas áreas ficaram descobertas, mas as pessoas seguiram ligando para nós. Orientamos a procurar o serviço mais próximo ou auxiliamos em alguma manobra em casos mais graves, mas não temos o que enviar. Como dizer isso ao familiar que está na linha?”, questiona.
Ele recorda também que já foram registrados casos em que foi preciso enviar uma ambulância para socorrer outra equipe que ficou empenhada em um atendimento por que o veículo estragou durante o percurso, devido as condições precárias dos carros.
-
A realidade desoladora que comove até os profissionais mais calejados é o resultado de fatores associados à ineficiência da gestão da saúde pública. Para o médico que conversou com o SIMERS, o desmonte do SAMU se refere especialmente à soma de redução de leitos SUS em hospitais de referência; sucateamento de ambulâncias para prestar o serviço e também a falta de médicos. 30 médicos reguladores do SAMU se exoneraram do serviço pelas péssimas condições de trabalho no último ano e estas vagas não foram repostas. Dos 70 profissionais necessários para o trabalho, pouco mais da metade segue ativa, o que dificulta ainda mais a função. “O objetivo do SAMU é ótimo e era para funcionar muito bem, mas não temos vagas suficientes em hospitais, não temos médicos ou equipes suficientes, nem ambulâncias. E é por isso que não está funcionando adequadamente”, explica, lembrando que o último concurso para médicos reguladores no estado foi há dois anos.




--




porto alegre abandonada


O que faz a Secretaria de Turismo da capital gaúcha?


Há anos que faço esta pergunta e jamais recebi uma resposta.
Ah, sim, uma vez soube que funcionários da tal "secretaria" tinham ido a Punta del Este para distribuir, nas ruas, folders sobre as maravilhas de Porto Alegre. Detalhe: em pleno verão. Imagina o sacrifício dos barnabés.
Mas é uma secretaria tão inútil que não conseguiram nem dar uma ajeitada no Belvedere do Morro Santa Tereza, o mais tradicional ponto turístico da cidade. Hoje, um morador da cidade não se anima levar um visitante para ver a cidade "de cima".
-
Ontem, li no Jornal do Comércio uma boa matéria com o título ""Setor hoteleiro da Capital tem maior crise em 40 anos". O entrevistado é o meu amigo Carlos Henrique Schmidt, da Rede Plaza e presidente do Sindicato de Hotéis de Porto Alegre.
Porto Alegre tem 125 hotéis e desde o início do ano foram fechadas mais de mil vagas de trabalho.
Na matéria: "um dos principais fatores para dados tão negativos é a insuficiência de investimentos no turismo de Porto Alegre (...)". Mais adiante fala o Carlos Henrique: "É a pior crise dos últimos 40 anos, por isso é preciso pensar urgente uma política de turismo mais agressiva para a cidade ou corremos o risco de ver mais empresas fechando até o fim do ano".
Para completar a bronca, estão previstos 17 novos hotéis até 2019.
-
Schmidt defende como uma das prioridades a construção de um Centro de Convenções, para sediar eventos com até 10 mil participantes.
E a revitalização do Cais Mauá seria um bom atrativo.
Mas, como se sabe, é grande o número de caranguejos porto-alegrenses que detestam qualquer melhoria.
-
Certo, o atual prefeito mais erra do que acerta - ou só erra -, mas temos que concluir que os prefeitos, desde a década de 80 do século passado,nada ou muito pouco fizeram pelo Turismo.
Lembra de um, que está louquinho para ser prefeito de novo, que dizia que "turismo é coisa de burguês"?



--



mundo midiático 1


O novo Cidadão Emérito





O jornalista André Machado recebeu ontem uma homenagem especial da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Por proposição do vereador Christopher Goulart (PDT), André recebeu o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre.
A cerimônia foi no Plenário Otávio Rocha.
André é uma das estrelas do Grupo Bandeirantes.
-
Será que este cara não irá concorrer nas próximas eleições?



--



mundo da fiscalização


Aleluia!




A Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa aprovou a indicação do deputado Alexandre Postal (PMDB) para ocupar vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. A confirmação será tarefa do plenário.
Como não houve arguição, Postal agradeceu aos colegas e afiançou que, se for conduzido ao TCE, agirá em conformidade com a Constituição, com as diretrizes do órgão, apoiado no quadro técnico de servidores.
Modesto, não falou da sua experiência de prefeito e de cinco mandatos na AL.
-
Agora, falta a confirmação de que Fernando Postal concorrerá no lugar do Alexandre.



---



mundo político


Para esclarecer


Ontem publiquei que o deputado federal Onyx Lorenzoni deixou o conselho de ética da Câmara "para uma viagem", e que ele era voto certo contra o bandido eduardo cunha.
Pois bem, o substituto de Onyx também votou contra o bandido.
O deputado viajou a convite da Fundação Friedrich-Naumann, da Alemanha. O Rodrigo Mota conta: Onyx já estava confirmado como palestrante desse evento na alemanha, desde o ano passado. Falará sobre Operação Lava Jato e corrupção no Brasil.



--



mundo midiático 2


Maio legal no SBT


O SBT RS registrou crescimento de 7% em audiência na faixa das 24 horas e encerrou o mês com 3,3 pontos de média. Já no período da manhã, a emissora alcançou a vice-liderança com 8% mais audiência que a terceira colocada, um aumento de 10% em audiência e média mensal de 2,5 pontos, contra 2,3 da sua principal concorrente.
Na faixa da tarde a emissora obteve um acréscimo de 3% em audiência e 4,0 pontos de média. Já no horário nobre, o SBT RS ampliou em 6% o resultado quando comparado com o mês anterior e alcançou sua maior média desde outubro de 2015, com 5,0 pontos. E na faixa da madrugada, a emissora progrediu 14% em audiência e fechou com 1,7 pontos de média, enquanto a terceira colocada marcou apenas 1,0 ponto, após queda de 6%.
-
Além do crescimento nas faixas horárias da emissora, a programação local do SBT RS também registrou crescimento e vice-liderança entre os seus principais produtos. O Masbah! apresentou o maior crescimento: 12% em audiência e 17% em participação, e a média mensal do programa ficou em 3,5 pontos e 8,1 de share, contra 1,6 da terceira colocada. Ficou na vice-liderança isolada!
Já o SBT Rio Grande 2ª edição obteve um aumento de 5% em audiência, no comparativo com o último mês, 3,9 pontos de média e 5,8 de share. E o SBT Rio Grande segue na vice-liderança por mais um mês, com 4,0 pontos de média e 10,6% de share, contra 3,1 da emissora terceira colocada.
O SBT Esporte alcançou 3% de crescimento tanto em audiência como em participação em maio, fechando o mês com 3,8 pontos e share de 8,4%. Anonymus Gourmet, vice-líder desde sua estreia em maio do ano anterior, mantém o segundo lugar de audiência em todas as suas exibições e registrou 3,6 pontos de média e 8,6% de share, enquanto sua principal concorrente que sofreu queda de 13% marcou 2,8 pontos no horário



--



mundo das perguntinhas


Quem são mais chatos?
Os "estudantes" ou os "educadores"?



--


mundo midiático 3


A CARA-DE-PAU NÃO TEM LIMITES - Ou poderia ser "o bom cabrito não berra". Oi ainda: "Perdeu, mano!".
É normalíssimo. Quando há troca de governo, quando assume uma nova direção em uma entidade ou os executivos de uma empresa, a publicidade é, invariavelmente, revista. E, como está no parágrafo anterior, bom cabrito não berra.
Aí o pessoal  do Temer cortou toda a grana dos sites e blogs dos amiguinhos de dona Dilma; ou seja, daqueles veículos que são oposição ao atual Governo. Pau puro.
E eles ficaram furiosos!!!
Por exemplo, o  Opera Mundi, do Breno Altman, tinha um contrato "pequeno" de 83 mil reais. Bah, o cara devia viver só dessa mumunha.
Aí esperneou da forma mais canalha possível. Vale apenas perder uns minutos e ler a bobagem que ele escreveu:
http://operamundi.uol.com.br/brenoaltman/2016/06/13/golpe-contra-liberdade-de-imprensa/
-
É UM TIPO COMUM DE BABACA - Inclusive aqui no RS, gente como esse Breno. Conto uma historinha rápida. O Banrisul sempre anunciou em portais, sites e blogs. Sempre. Aí, numa das trocas de governo, pararam de anunciar geral. E todo mundo ficou quietinho, "sem berrar".
Na época que eu tinha banner do Banrisul, um jornalista babaca e petista vivia dizendo que eu não criticava o governo da época. Eu publicava o que ele escrevia e dava um pau no cara, porque eu dava pau e ele não me lia. O idiota acreditava no que diziam pra ele. Aí não demorou muito, o babaca idiota publicou um livro com patrocínio da Petrobras. Adivinha o que escrevi contra o pilantra?
-
ESSAS SÃO MUITO BOAS! - Como será a desarticulação de membros dos ladrões?

Dez homens se uniam para roubos a residência e de veículos

-
O QUE É ISSO, MEU DEUS? - E não ficam nem com vergonha de publicar!!


-

UMA AULA DE REDAÇÃO JORNALÍSTICA

Um jovem de aproximadamente 20 anos foi encontrado morto com as mãos e os pés amarrados na manhã desta terça-feira, em Porto Alegre. Ele estava caído na Rua Maria Lúcia Petit, no Bairro Partenon, na Zona Leste. 
O local onde ele foi encontrado é perto de uma área de vegetação e longe das residências
Além das amarrações nos membros, o corpo estava com marcas de tiros na cabeça e nas costas. A vítima ainda não foi identificada. 



--



mundo das piadinhas


Do jornalista Paulo Motta


Há anos atrás, cedo da manhã, sentado no ônibus - o 95 TV, da Trevo - ao lado de uma amiga, falei:
- Putz, vontade de tomar uma cerveja!
- Às oito e meia da manhã?
- Com sucrilhos!
Quase apanhei!


Nenhum comentário:

Postar um comentário