Terça, 28 de junho de 2016




Atualizado diariamente até o meio-dia.
Eventualmente, à tarde, notícias urgentes.










Semana Konstantin Razumov, 1974
Pintor Impressionista
-2-








mundo midiático espetaculoso



E O JORNALISTA-ATIVISTA
VIROU SUB-CELEBRIDADE



Matheus Chaparini em um evento (foto Maurício Concatto)


Só falta ser entrevistado pelo Nelson Rubens, no programa da Rede TV!. Naquela atração em que as sub-celebridades brasileiras são bajuladas.
A mais nova sub-estrela gaudéria, como todos sabem, é o Matheus Chaparini, misto de jornalista e ativista, preso no último dia 15, quando a Brigada Militar terminou com a brincadeirinha de uma invasão ao prédio da Secretaria da Fazenda do Estado, por estudantes e outros ativistas.
Desde o histórico dia em que o rapaz passou pela triste experiência de dormir no Presídio Central, já concedeu dezenas de entrevistas, participou de um debate na ARI e foi a Caxias do Sul para um evento de jornalistas e estudantes.
E narrou sua epopeia, vítima do arbítrio. A melhor matéria que li é esta:  http://www.sul21.com.br/jornal/tu-sai-para-trabalhar-as-7h-nao-acha-que-vai-sair-do-central-algemado-as-2h-do-outro-dia/
-
Interessante mesmo é a matéria veiculada no site do Sindicato dos Jornalistas sobre a participação do Chaparini no evento de Caxias do Sul, no último final de semana:

   Para esclarecer os fatos pertinentes ao episódio, o próprio Chaparini participou do painel de abertura do encontro promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SINDJORS), ao lado da advogada e professora Leticia Bortoluzzi, da Faculdade da Serra Gaúcha. Após a exibição de dois vídeos gravados durante a cobertura, o repórter relatou a sua participação no caso.
   "A pauta estava lá dentro. Em podendo entrar, entraria. Pude e entrei", declarou, evidenciando ao público que estava no local para cumprir com a sua tarefa de noticiar o fato. "Houve uma tentativa de defender a realização de uma cobertura oficialista. Mas a versão oficial não bate nem com os vídeos divulgados", contesta.

Tudo bem, Ok, OK, OK!!
-
Neste final de semana li um texto do Elmar Bones, o diretor do Jornal Já, onde milita o Chaparini,
Para quem não sabe, Elmar é um dos mais respeitados jornalistas gaúchos.
Com o título "O repórter cumpriu o seu papel", EB escreveu:

O repórter Matheus Chaparini, de 26 anos, era o único jornalista dentro do prédio da Secretaria da Fazenda do Estado, no centro histórico de Porto Alegre, às 9h da manhã, da quarta-feira, 15 de junho de 2016.
Há quase uma hora, o prédio estava “ocupado” por mais de 40 estudantes, que exigiam uma audiência com o governador Ivo Sartori.
Do lado de fora, um comando especial da Brigada Militar preparava a invasão do prédio para desalojar os invasores.
Chaparini há um mês faz cobertura do movimento de estudantes que ocupam escolas.
Ficou sabendo pelo face que um grupo dissidente, contrário ao acordo firmado com o governador, decidira ocupar a Secretaria da Fazenda.
Correu para lá, quando chegou os estudantes estavam entrando, ele entrou junto.
Filmou, fotografou e anotou toda a operação para retirar os estudantes. Foi punido com a prisão e a imputação de quatro crimes,  inclusive corrupção de menores.
Pior: muitos colegas tentaram desqualificá-lo, por sua militância. Mas, a verdade é que só ele estava lá e se portou como um repórter. As imagens e seu relato dizem tudo.

OK, OK, OK!

Mas eu trocaria o título para "O repórter não cumpriu o seu papel". Ou "O repórter que cumpriu parte de seu papel".
No dia em que tomei conhecimento da história, pensei: "Esse guri tem uma baita história para contar. O tempo em que conviveu com as pessoas que estavam no prédio até a chegada da Brigada. Vai fazer uma baita matéria, daquelas para estudo nas faculdades e até mesmo ganhar prêmio".
Aguardo a matéria há quase duas semanas.
Nada da matéria.
De repente eles acham mais importante a repercussão da prisão do que o motivo, em tese, que o levou a ser o único jornalista que estava dentro do prédio da Secretaria: PRODUZIR UMA MATÉRIA!
O cara não fez uma linha!! NADA!!!
Só deu entrevistas!
MAS EU QUERIA LER A MATÉRIA!!
-
A impressão que tenho é que o Matheus esqueceu que é jornalista e "falou mais alto" o ativista.
Ou a sub-celebridade.




--



mundo político


Conteste se for capaz


Do The Piaui Herald:

PF vasculha sede do PT e não
encontra ideologia que fundou o partido



--



mundo das perguntinhas 1


Se o Exército patrulha as ruas do Haiti, há anos, por que não pode ocupar (ou invadir?) as cidades brasileiras mais violentas, e dar um fim na bandidagem?



--



mundo midiático 2


Decifre


Presidência da República
Casa CivilSubchefia para Assuntos Jurídicos
Autoriza a transferência indireta da concessão de serviço de radiodifusão de sons e imagens outorgada à Globo Comunicação e Participações S.A., nos Municípios e cidade que menciona.

O VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de Presidente da República, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput, inciso IV, da Constituição, tendo em vista o disposto no art. 38, caput, alínea “c”, da Lei nº 4.117, de 27 de agosto de 1962, e no art. 96, § 3º, do Regulamento dos Serviços de Radiodifusão, aprovado pelo Decreto nº 52.795, de 31 de outubro de 1963, e de acordo com o que consta do Processo nº 53900.042184/2015-92,

DECRETA:

Art. 1º  Fica autorizada a transferência indireta da concessão de serviço de radiodifusão de sons e imagens outorgada à Globo Comunicação e Participações S.A., inscrita no CNPJ sob nº 27.865.757/0001-02, nos Municípios de Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, São Paulo, Estado de São Paulo, Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, e Recife, Estado de Pernambuco, e na cidade de Brasília, Distrito Federal.
Art. 2º  As alterações societárias deverão ser efetivadas e registradas perante o órgão competente no prazo de sessenta dias, contado da data de publicação deste Decreto, sob pena de invalidação e reversão da operação.
Art. 3º  A outorgada deverá encaminhar documentação comprobatória da efetivação e do registro das alterações societárias autorizadas por este Decreto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Parágrafo único.  Após o recebimento da documentação a que se refere o caput, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações notificará o Congresso Nacional.
Art. 4º  Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 24 de junho de 2016; 195º da Independência e 128º da República.




--



mundo cascateiro


A rua mais bonita do mundo?






Desculpem, mas nem de Porto Alegre.
A rua Gonçalo de Carvalho tem belos jacarandás (?), como várias vias da cidade. Mas é mal iluminada, o calçamento não tem  conservação, as calçadas são ridículas e, como em toda a cidade, faltam placas de sinalização



--



mundo midiático 3



MEDALHA - O jornalista Marcelo Canellas, Rede Globo, recebeu ontem a Medalha do Mérito Farroupilha, da Assembleia Legislativa. É a mais alta homenagem do Legislativo. Marcelo é de Passo Fundo, mas passou boa parte de sua vida em Santa Maria, onde formou-se em jornalismo.
Para Canellas, a medalha recebida é uma homenagem ao jornalismo, à reportagem como instrumento de reflexão e aos temas que aborda. Lembrou que mora fora do RS há 28 anos, mas que o sentimento de pertencimento nunca deixou de estar ligado a Santa Maria e ao Rio Grande do Sul. Segundo o repórter, a Medalha do Mérito Farroupilha seria, então, uma reafirmação de sua identidade gaúcha.
-
A-D-O-R-O!! - Quando as riquinhas deixam um veículo para se dedicar a um "projeto pessoal". Invariavelmente, acham que viverão fazendo a apresentação de dois, três eventos por dia. Umas abrem empresas e tornam-se "produtoras culturais". Riquinhas ou casadas com "bons maridos".
-
ISSO É IRRELEVANTE? DETALHE!!

PORTO ALEGRE

Operação combate tráfico em bairr que teve ônibus incendiado


-




--



mundo das perguntinhas 2


Esse novo hospital Mãe de Deus é mais um que só atenderá alguns planos de saúde?Se é, aí não dá para entender o motivo de anunciarem nas rádios. 



--





mundo midiático 4


A grande ameaça aos jornais


Roy Greenslade* escreve:

O estudo que mostra que mais de 50%, entre todos os usuários da internet, tratam as redes sociais como sua principal fonte de notícias pode fazer alguns jornalistas piscarem os olhos, mas não irá surpreender muita gente. E a mais popular dessas fontes é o Facebook, naturalmente. A pesquisa, feita pelo Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo, revelou que 44% das pessoas o usam como sua principal fonte.
Numa recente palestra que fiz no Conselho Irlandês de Imprensa, identifiquei o Facebook como uma importante ameaça à existência dos jornais – tanto impressos quanto digitais. Levando em conta as revelações feitas pelo Instituto Reuters, o que eu disse naquela ocasião sobre o Facebook ser “o último prego no caixão dos jornais” resiste a ser repetido.
No mês de abril, o Facebook deixou pasmados os analistas do mercado de capitais com um retorno dos lucros do primeiro trimestre da ordem de 5,38 bilhões de dólares [R$ 16,1 bilhões] – 10% acima do que era esperado por qualquer “especialista”.
Mais de três milhões de empresas anunciam atualmente através do Facebook e a maioria delas é de pequenas e médias empresas que costumavam comprar espaço nos jornais. Seu fundador e principal executivo, Mark Zuckerberg, tem sido transparente em relação ao seu objetivo: monopolizar a distribuição digital de notícias. Ele diz que quer que os Instant Articles, do Facebook, sejam a “principal experiência de notícias” das pessoas.
-
A galinha dos ovos de ouro
Na realidade, isso já vem ocorrendo, como revela a pesquisa do Instituto Reuters. Para milhões de usuários, o Facebook é sua janela para o mundo, o seu “Diário do eu”. Fornece informações pessoais íntimas, por meio das mensagens de amigos, e, ao fazê-lo, destrói em grande parte o valor dos jornais locais. Além disso, também oferece, naturalmente, acesso ao noticiário nacional e internacional através de suas listas de tendências das notícias.
As pessoas passam mais tempo no site do que jamais passaram lendo jornais. Um estudo feito pelo Centro de Pesquisas Pew no ano passado revelou que 30% da população adulta norte-americana considerava o Facebook sua principal fonte de todas as notícias. No geral, o Facebook comanda mais de 80% do mercado das redes sociais.
Como observou Emily Bell [diretora do Centro Tow, da Universidade de Columbia] em sua palestra no Cudlipp Memorial, em 2015, o jornalismo não passa de “um fio fino numa imensa tapeçaria global de conversação e informação”. Fino e, em minha opinião, com a probabilidade de ficar cada vez mais fino.
Por quê? Porque o Facebook é um parasita: ele se alimenta de seu anfitrião, o jornalismo, e pouco a pouco vai chupando seu sangue vital. O Facebook quer que acreditemos que sua relação com a mídia é uma de locador e locatário, uma parceria mutuamente benéfica. Mas a realidade é que o locador, o Facebook, ao atrair audiências dos principais provedores de notícias e seduzindo seus financiadores, os anunciantes, vem gradativamente levando à falência seus locatários jornalísticos.
Numa rápida mudança de analogia, o perigo é que o Facebook possa estar num processo de matar a galinha (os jornais) que põe os ovos de ouro (o conteúdo).
* Roy Greenslade é professor de Jornalismo e tem um blog no Guardian.



--



mundo mercantil


Quem tem um rádio Teleunião e quer vender?


O Egon Muller quem comprar! Pagamento à vista em dinheiro.
Contato pelo gol@redesul.com.br







--



mundo das piadinhas



Dá para contestar?







2 comentários:

  1. Prévidi,
    O Felipe Vieira, âncora do bom radiojornalístico Agora - Guaíba - não comandou o seu programa hoje pela manhã. Será que ele já bateu suas asinhas pras banda da Ipiranga?
    Acredito que este bom jornalista não mais está aguentando o forte viés esquerdista impregnado nas paredes, portas, microfones da Guaíba. A Coisa está demais! O Jurandir "amoamariadorosario" Machado, não bastasse trazer diariamente uma romaria cães lulistas,dilmistas,esquerdistas ao seu programa, sublimou trazendo a "dona dos cães" para emitir criticas ao injusto defenestro. Toda a história dezenária da outrora maior rádio do nosso estado, jogada na lata do lixo, lata do lixo esquerdista. Será que não há direção nesta empresa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Paulo, vc não anda lendo zeagá pelo visto. TUDO o que vc escreveu sobre a Guaíba se aplica a uns 80% dos "jornalistas" do CM (como diz "carinhosamente" o Prévidi rsrsrsrs). Tipos como o tal Matheus Chaparini é o que mais abundam lá e nas matérias sofríveis sobre polêmicas do Facebook, "grupos de vanguarda", "coletivos independentes" (mas não muito), cultura do estupro, gordofobia e diversas tolices esquerdoidas. Isso se explica pelo elevado número de demissões e a não-contratação de profissionais. Hj, na RBS um número elevado de "jornalistas" não é mais contratado, sendo de free-lancers. Nenhum problema aí, se os tais profissionais não fossem quase todos mais militantes de alguma causa do que jornalistas propriamente ditos (sei que alguns nem diploma tem). Além disso, parece não haver mais editores na empresa. Cada um escreve e fala o que quer e fica por isso mesmo. Os free-lancers são mal-pagos e a rotatividade está mais elevada do que nunca. O jornalismo da RBS, principalmente o impresso e eletrônico, mas não só, está quase morto. E tome erros crassos de informação, de português, de pontuação, que um bom aluno do ensino médio não faria. Trágico. Trágico. Trágico. E nas outras empresas? Mais do mesmo. Tristes tempos.

      Excluir